You are on page 1of 5

www.agraadaqumica.com.

br

COMPORTAMENTO DOS GASES - EXERCCIOS DE FIXAO E TESTES DE VESTIBULARES


1. (UNIPAC-96) Um mol de gs Ideal, sob presso de 2 atm, e temperatura de 27C, aquecido at que a presso e o volume dupliquem. Pode-se afirmar que a temperatura final do gs vale:

a. b. c. d. e.

75C 108C 381 K 1200 K N.D.A.

2. (UNIPAC-97) Uma amostra de gs perfeito tem sua temperaturas absoluta quadruplicada. Pode-se afirmar que:

a. b. c. d.

o volume permanecer constante se a transformao for isobrica. o volume duplicar se a presso for duplicada. o volume permanecer constante se a transformao for adiabtica. o volume ser, certamente, quadruplicado.

3. (UFMG-96) Uma pessoa, antes de viajar, calibra a presso dos pneus com 24 lb/pol2. No momento da calibrao, a temperatura ambiente (e dos pneus) era de 27C. Aps ter viajado alguns quilmetros, a pessoa pra em um posto de gasolina. Devido ao movimento do carro, os pneus esquentaram e atingiram uma temperatura de 57C. A pessoa resolve conferir a presso dos pneus. Considere que o ar dentro dos pneus um gs ideal e que o medidor do posto na estradas est calibrado com o medidor inicial. Considere, tambm, que o volume dos pneus permanece o mesmo. A pessoa medir uma presso de:

a. b. c. d.

24,0 lb/pol2 26,4 lb/pol2 50,7 lb/pol2 54,0 lb/pol2

4. (UFMG-97) Um mergulhador, na superfcie de um lago onde a presso de 1atm, enche um balo com ar e ento desce a 10m de profundidade. Ao chegar nesta profundidade, ele mede o volume do balo e v que este foi reduzido a menos da metade. Considere que, dentro dgua, uma variao de 10 m na profundidade produz uma variao de 1 atm de presso. Se Ts a temperatura na superfcie e Tp a temperatura a 10m de profundidade, pode-se afirmar que:

a. b. c. d.

Ts < Tp Ts = Tp Ts > Tp no possvel fazer a comparao entre as duas temperaturas com os dados fornecidos

5. (FUNREI-92) Um gs aquecido a volume constante. A presso exercida pelo gs sobre as paredes do recipiente aumenta porque:

a. a distancia mdia entre as molculas aumenta. b. a massa especfica das molculas aumenta com a temperatura.

c. a perda de energia cintica das molculas nas colises com a parede aumenta. d. as molculas passam a se chocar com maior freqncia com as paredes e. o tempo de contato das molculas com as paredes aumenta.
6. (UFMG 99) Um mergulhador, em um lago, solta uma bolha de ar de volume V a 5,0 m de profundidade. A bolha sobe at a superfcie, onde a presso a presso atmosfrica. Considere que a temperatura da bolha permanece constante e que a presso aumenta cerca de 1,0 atm a cada 10 m de profundidade. Nesse caso, o valor do volume da bolha na superfcie , aproximadamente,

a. b. c. d.

0,67 V 2,0 V 0,50 V 1,5 V

7. (PUC MG 99). Uma das leis dos gases ideais a Lei de Boyle, segundo a qual, mantida constante a temperatura, o produto da presso de um gs pelo seu volume invarivel. Sobre essa relao, so corretas as afirmaes abaixo, EXCETO:

a. b. c. d. e.

temperatura constante, a presso de um gs inversamente proporcional ao seu volume. O grfico presso x volume de um gs ideal corresponde a uma hiprbole. temperatura constante, a presso de um gs diretamente proporcional ao inverso do seu volume. temperatura constante, se aumentarmos uma das grandezas (presso ou volume) de um certo valor, a outra diminuir do mesmo valor. temperatura constante, multiplicando-se a presso do gs por 3, seu volume ser reduzido a um tero do valor inicial.

8. (PUC MG 98) Um recipiente plstico est na geladeira, a uma temperatura inferior a 0 oC, parcialmente preenchido com alimento, e fechado por uma tampa de encaixe. Ao ser retirado da geladeira e mantido fechado a uma temperatura ambiente de 25oC, depois de alguns minutos observa-se a tampa "inchar" e, em alguns casos, desprender-se do recipiente. Sabe-se que no houve qualquer deteriorao do alimento. Sobre esse fato, CORRETO afirmar que:

a. ele ocorreria, mesmo que o recipiente tivesse sido fechado a vcuo, ou seja, sem que houvesse ar no
interior do recipiente.

b. houve aumento de presso proveniente de aumento de temperatura. c. ocorreu com o ar, no interior do recipiente, uma transformao isotrmica. d. o valor da grandeza (presso x volume/temperatura na escala Kelvin), para o ar do recipiente, e.
maior quando a tampa est a ponto de saltar do que quando o recipiente est na geladeira. o resultado do experimento independe da temperatura ambiente.

9. ( PUC MG 99). Sobre as transformaes sofridas por uma amostra de gs ideal, CORRETO afirmar:

a. b. c. d. e.

Em qualquer aumento de volume, h aumento da energia interna. Ocorrendo aumento de presso, forosamente o volume diminui. Em uma transformao adiabtica, no possvel haver variao de volume. Sempre ocorre troca de calor com a vizinhana em uma transformao isotrmica. presso constante, aumento de temperatura implica diminuio de volume.

10. ( PUC MG 98). Considere os sistemas abaixo:

I. II. III. IV.

Uma amostra de gs temperatura de 300 K. Um objeto slido temperatura de 150C. Dois litros de gua, inicialmente a 20C, misturados em um calormetro com 1 litro de gua inicialmente a 80C, e deixados em repouso at que se atinja o equilbrio trmico. Gs ideal inicialmente a 2 atm de presso e 100 K, aquecido a volume constante at que sua presso chegue a 10 atm.

A alternativa em que os sistemas esto corretamente enunciados em ordem crescente de temperatura :

a. b. c. d. e.

II, III, IV, I II, IV, III, I I, II, III, IV IV, III, I, II I, III, II, IV

11. (UFMG 98) A figura mostra um cilindro que contm um gs ideal, com um mbolo livre para se mover. O cilindro est sendo aquecido.

Pode-se afirmar que a relao que melhor descreve a transformao sofrida pelo gs

a. = constante b. pV = constante c. d.
= constante = constante

12. (FAFIC) Um gs perfeito sofre uma transformao na qual a temperatura permanece constante. O grfico que representa esta transformao :

13. (PUC) Um gs presso Po e temperatura de 20 C aquecido at 100 C em um recipiente fechado de um volume 20cm3. Qual ser a presso do gs a 100 C? Despreze a dilatao do recipiente.

a. b. c. d.

P2 = Po P2 = 2 Po P2 = 1,27Po P2 = 5Po

14. (UFMG) O volume de uma dada massa de gs ser dobrado, presso atmosfrica, se a temperatura do gs variar de 150C a:

a. b. c. d. e.

300 C 423 C 573 C 600 C 743C

15. (UFMG) A presso atmosfrica aproximadamente igual presso exercida por uma coluna de gua de 10 metros de altura. Uma bolha de ar sai de fundo de um lago e chega superfcie com um volume V. Sendo a mesma temperatura em todo o lago e sua profundidade 30m, qual era o volume da bolha no fundo do lago?

a. b. c. d. e.

4V 3V 3/4 V V/3 V/4

16. (PUCRS99) Um gs tende a ocupar todo o volume que lhe dado. Isso ocorre porque

I. II. III.

suas partculas se repelem permanentemente. o movimento de suas partculas aleatrio, e entre duas colises sucessivas elas se movem com velocidade constante. as colises entre suas partculas no so perfeitamente elsticas.

Analisando as afirmativas, deve-se concluir que

a. somente I correta.

b. c. d. e.

somente II correta. somente III correta. I e III so corretas. II e III so corretas.

17. Dois moles de gs Ideal, sob presso de 8,2 atm e temperatura de 27C. Dado: R = 0,082 atm.L/K.mol. Determine o volume ocupado pelo gs. 18. Um recipiente contm 20 litros de oxignio a 2atm de presso e 227C. Qual ser o valor da nova presso se esse gs for passado para um recipiente de 10 litros mesma temperatura? 19. (UFRS 2000) O diagrama abaixo representa a presso (p) em funo da temperatura absoluta (T), para uma amostra de gs ideal. Os pontos A e B indicam dois estados desta amostra.

Sendo VA e VB os volumes correspondentes aos estados indicados, podemos afirmar que a razo VB /VA

a. b. c. d. e.

1/4. 1/2. 1. 2. 4.

20. Assinale a afirmativa verdadeira:

a. b. c. d.

Todo gs real pode ser ideal. Todo gs perfeito pode ser ideal. Gs perfeito aquele que possui baixa temperatura e alta presso. Gs perfeito aquele que possui alta temperatura e baixa presso.

GABARITO 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 d b b c d d d b b e 11 c 12 d 13 c 14 c 15 e 16 b 17 6L 18 4 atm 19 c 20 d

VOLTAR

You might also like