You are on page 1of 3

Trabalho de Biologia

Anabolizantes

Alunos:

Paula Almeida, Caio Laime & Diogo Cavalcanti.

Srie: 9ano A. Professor: Alexandre Roque. Data: 01/06/2012


Anabolizantes
Um termo que pode definir bem essa palavra : a busca do corpo perfeito
O uso desses esteroides teve incio em 1930, com alguns fisiculturistas e atletas que buscavam desenvolvimento

muscular rpido e melhora de performance. Com o passar dos anos, o uso se estendeu para esportistas amadores, frequentadores de academias e adolescentes.

Os anabolizantes so hormnios sintticos muito utilizados para aumento no tamanho dos msculos, fora fsica e resistncia. Seu uso mal uso leva a srias consequncias. Nos dias atuais, o culto ao corpo perfeito se tornou moda. Uma moda que leva muitas pessoas a tomarem certos tipos de medicamentos e drogas sem auxilio de um profissional. So vendidos em diversos lugares vrios tipos de medicamentos, remdios para emagrecer, para acabar com a flacidez entre outros. Algumas pessoas, que no aceitam o prprio corpo, e querem se tornar mais fortes e musculosas, acabam fazendo uso de anabolizantes sem saberem as consequncias que o uso desse hormnio poder acarretar em um futuro bem prximo.

Os anabolizantes so substncias sintticas produzidas atravs de hormnios sexuais masculinos e promovem,


portanto, um aumento da massa muscular e o desenvolvimento de caracteres masculinizantes. A massa corporal aumenta porque eles aumentam a capacidade do corpo de absorver protena, alm de reter lquido provocando o inchao dos msculos. Geralmente, os anabolizantes, ou "bombas", como tambm so chamados, so tomados oralmente em

cpsulas/tabletes, ou injetados no msculo. Muitas vezes, as drogas so usadas em associao de at trs tipos diferentes e em doses 100 vezes maiores que as recomendadas pelo tratamento mdico. Anadrol, Oxadrin e Durabolin so alguns exemplos de esteroides. Embora muita gente no saiba, o anabolizante tem uso na medicina, para casos de osteoporose, deficincia de crescimento, problemas hormonais masculinos. Entretanto, s ministrado em doses teraputicas e necessitam sempre de prescrio mdica para serem adquiridos. "Os mdicos receitam doses de, no mximo, 15mg enquanto que os fisiculturistas chegam a tomar at 300mg". ............................................................................................................................. ........ Quem os toma ter aumento no tamanho dos msculos, fora fsica e aumento da resistncia. H alguns anos essas drogas eram utilizadas somente para tratamento de algumas disfunes hormonais ou desgaste muscular. Hoje em dia so bastante conhecidas por atletas e fisiculturistas. As pessoas que fazem uso deste tipo de droga esto em busca de um corpo sarado, reduo da gordura corporal e melhor desempenho nos esportes. Os anabolizantes podem ser encontrados nas formas de comprimidos, cpsulas ou injees intramusculares. Em competies esportivas, se o atleta que estiver competindo for pego usando esse tipo de substncia, ser automaticamente desclassificado e punido pela coordenao responsvel pela competio.

O efeito de um corpo saudvel com os anabolizantes apenas aparente. Est provado que seu uso s gera danos
sade. Os efeitos colaterais das superdosagens so muitos. A pessoa que usar pode desenvolver problemas no fgado, inclusive cncer, reduo da funo sexual, derrame cerebral, alteraes de comportamento com aumento da agressividade, nervosismo, mudana de humor, aparecimento de espinhas, aumento nos pelos do corpo e rosto, queda de cabelo, engrossamento da voz, irregularidade nos ciclos menstruais, disfunes testiculares, como reduo na produo de esperma, impotncia sexual, hipertenso, ataques cardacos. Ao todo, 69 efeitos colaterais j foram documentados. Nos homens podemos observar tambm a ginecomastia (desenvolvimento dos seios ) e essa ginecomastia depois de iniciada, irreversvel, dificuldade ou dor ao urinar, calvcie, entre outros. Em adolescentes de ambos os sexos, tambm pode ocorrer parada prematura do crescimento, tornado-os mais baixos que outros, que no usam anabolizantes. Os anabolizantes podem causar dependncia. A parada brusca do uso de anabolizantes tambm pode produzir sintomas como depresso, fadiga, insnia, dores de cabea, dores musculares e desejo de tomar mais anabolizantes.

A busca de corpos esculpidos base de remdio est levando jovens de aparncia saudvel a um vcio muitas vezes sem volta. O motivo o uso dos chamados esteroides anabolizantes. Apesar de no haver estatsticas, sabe-se que vem crescendo o nmero de consumidores da droga. E no so apenas os atletas em busca de mais fora, velocidade, e resistncia dos msculos os nicos a us-lo. Homens, jovens e mulheres que querem apenas ganhar massa corporal em pouco tempo tambm se deixam seduzir pelos efeitos da droga. O abuso desse medicamento no novidade. O maior problema, atualmente, segundo especialistas, a adeso s drogas nas academias convencionais. E sem falar que uso compartilhado de esteroides por seringas e agulhas no esterilizadas capaz de expor o indivduo a doenas como AIDS, hepatites B e C e endocardite bacteriana e outras doenas transmissveis.

No se sabe at que ponto os problemas ocasionados pelo uso das "bombas" so reversveis. Os casos tm que ser analisados de forma isolada porque cada organismo reage de um jeito ao uso do asteroide. Em muitos casos, o nvel de comprometimento das funes to grande que no h opo de cura. Vrias pessoas j morreram por causa do uso indiscriminado dos anabolizantes. Por tantos riscos inconvenientes, o uso indiscriminado de anabolizantes deve ser desencorajado, banido do meio esportivo, a grande arma capaz de resolver esse problema so as campanhas educativas. " O uso de asteroides j se tornou um caso de sade pblica. O governo tem que tomar providncias cita em uma entrevista, um rapaz que conseguiu vencer a tentao do uso de esteroides.

"Cresce o nmero de pessoas que adere ao uso de esteroides anabolizantes para moldar o corpo e ganhar fora, resistncia e velocidade. Sem qualquer controle, o medicamento, apesar de ser proibido, oferecido principalmente em academias de ginstica. Os danos causados por seu uso, entretanto, podem ser irreversveis. O problema j est sendo visto como um caso de sade pblica".
"Muitas vezes, o prprio instrutor quem chega para o aluno e diz que seu desenvolvimento chegou ao limite. A vem a seduo pelos anabolizantes", diz algumas pessoas que resistiram a seduo dos anabolizantes, e decidiram lutar contra essa nova droga. Nas lojas de suplementos nutricionais, a situao no diferente, o charlatanismo muito grande nesse meio. As pessoas receitam o produto como se soubessem tudo sobre ele. Quem compra, na verdade est pagando pelo sonho de um corpo perfeito, na verdade, de uma iluso, porque os problemas ocasionados so muitos. Nos Estados Unidos, os anabolizantes j so considerados uma droga proibida, que s pode ser vendida com receita mdica. Na Sucia, existem servios que encaminham os usurios para tratamento, como se ele fosse um viciado em droga. No Brasil, apesar da proibio de venda, a Vigilncia Sanitria falha e os esteroides continuam sendo consumidos em larga escala.

You might also like