You are on page 1of 21

AS UPANISHADS E O YOGA

Carlos Alberto Tinoco

ETIMOLOGIA
UPA = PERTO + NI = ABAIXO + SHAD = ASSENTAR-SE

REFERE-SE AO FATO DO DISCPULO SENTAR-SE JUNTO AO MESTRE COM HUMILDADE PARA APRENDER

UPANISHAD UM TIPO DE LITERATURA VDICA ESOTRICA, PARA SER ESTUDADA EM CRCULOS FECHADOS, PRIVADAMENTE.

COMO AS UPANISHADS ENTRARAM NO OCIDENTE


Em 1641,quando a India estava sob o domnio muulmano, o prncipe Mohammed Dara Shakor, filho do imperador mogul Shah Jahan, um mulumano de esprito aberto e que seguia o misticismo dos sufis, interessou-se pelas Upanishads e pediu aos seus sbios que traduzissem do snscrito para o persa - idioma falado pelos muulmanos - cinquenta Upanishads dentre aqueles mais recomendados pelos sbios hindus. A traduo deve ter sido um trabalho coletivo, feito com a ajuda dos Pandits (eruditos em snscrito) e foi terminada em 1657. Em 1801-2,o orientalista Anquetil Duperron, traduziu esses cinquenta textos, do persa para o latim, introduzindo-os na Europa.

A coleo ficou conhecida por Oupnek`hat. Foi esse o texto lido e muito elogiado por Arthur Schopenhauer. Segundo Paul Deussen (9),a traduo da coleo Oupnek`hat para o latim difcil de ser lida e Schopenhauer necessitou de um verdadeiro insight para perceber o ncleo principal ou a essncia do texto latino. Criticando a traduo latina de Duperon, Deussen compara a essncia oculta do texto a um caroo, envolto em repelente casca

PALAVRAS DE ARTHUR SCHOPENHAUER SOBRE AS UPANISHADS


CADA LINHA MOSTRA SUA FIRMEZA! DEFINIDA E COMPLETAMENTE HARMONIOSA EM SEU SENTIDO! TRANSCENDEM DE CADA SENTENA PENSAMENTOS PROFUNDOS, ORIGINAIS, SUBLIMES. DO CONJUNTO, EMANA UM ELEVADO, SANTO E ARDENTE ESPRITO! EM TODO O MUNDO NO H UM ESTUDO, EXCETO O QUE SE FIZER NOS ORIGINAIS, TO BENFICO E E LEVADO COMO O DAS UPANISHADS. TM SIDO O CONSOLO DA MINHA VIDA, E SERO O CONSOLO DA MINHA MORTE! (Shopenhauer,A . Parerga II, 185,Works VI 427)

DO QUE TRATAM AS UPANISHADS

AS UPANISHADS TENTAM EXPRESSAR COM PALAVRAS, UM CONHECIMENTO QUE EST ALM DAS PALAVRAS, ALM DO PENSAMENTO.

SNTESE DESSE CONHECIMENTO


1-O NCLEO ESPIRITUAL MAIS PROFUNDO DO SER HUMANO O ATMAN, SITUADO ALM DO INCONSCIENTE; 2-ATMAN (ALMA INDIVIDUAL) IDNTICA BRAHMAN, O ABSOLUTO (ALMA UNIVERSAL); 3-O CONHECIMENTO DE BRAHMAN NO PODE SER REALIZADO PELA RAZO; 4-H UNIDADE ENTRE TODAS AS COISAS; 5-A NATUREZA DA REALIDADE PURA CONSCINCIA (Aitareya Up.III,1,3) 6-BRAHMAN, PURA CONSCINCIA (Aitareya Up III,1,3) 7-BRAHMAN IMANENTE E TRANSCENDENTE REALIDADE; 8-O YOGA PODE LEVAR AO CONHECIMENTO DO ATMAN;

9-OS ESTADOS DE CONSCINCIA DO SER HUMANO; 10-O PRANA E SUAS VARIAES (Prasna Up.); 11-A SLABA SAGRADA OM, QUE REPRESENTA BRAHMAN; 12-A IMPORTNCIA DO MESTRE ESPIRITUAL; 13-O KARMA E O SAMSARA; 14-ANTROPOGNESE, COSMOGNESE (Aitareya Up.) 15-SOBRE OS CORPOS DO HOMEM (Taittiriya Up. II,1-5) 16-ATRIBUTOS DO ATMAN:EST ALM DO ESPAO E DO TEMPO E TUDO CONHECE. O ATMAN NO PENSA, POIS CONSCINCIA PURA

CLASSIFICAO DAS UPANISHADS


GRUPO N 1-PRINCIPAIS......................................10 2-SAMANYA VEDANTA.......................25 3-SHAIVA.............................................14 4-SHAKTA............................................08 5-VAISHNAVA......................................14 6-DO YOGA..........................................20 7-SAMNYASA.......................................17 TOTAL..................................................108

REFERNCIAS AO YOGA NAS UPANISHADS ANTIGAS


-MAITRI UPANISHAD (VI,25): A unificao (estabilizao) da respirao, da mente e dos (rgos dos) sentidos e o abandono de todas as formas de existncia, isto chamado Yoga -KATHA UPANISHAD (II,3,10): Quando os cinco sentidos concentram-se junto com a mente, e quando o intelecto no se movimenta, produzindo divagaes, ento a pessoa alcana o Supremo Estado, uma condio de concentrao segura e penetrante. (II,3,11): Esse estado caracterizado por firme controle dos sentidos, obtido pela prtica do Yoga; Quem assim procede, torna-se vigilante. A prtica do Yoga pode ser benfica e injuriosa, dependendo dos objetivos dessa prtica. (II,3,18);Aps receber esses ensinamentos do Rei da Morte, os quais esto associados s tcnicas do Yoga, Naciketas tornou-se livre das impurezas e da morte, alcanando Brahman. SVETASVATARA UPANISHAD (II,8):O Yoga deve ser praticado dentro de uma caverna, protegendo-se dos ventos fortes ou em local puro, plano, sem seixos e fogo, sem perturbaes de barulho, seco, no agressivo e prazeroso aos olhos.

ALGUMAS FRASES DAS UPANISHADS


S A VERDADE PREVALECE E NO A FALSIDADE. PELA VERDADE O CAMINHO ESTABELECIDO, O CAMINHO DOS DEUSES, SOBRE O QUAL OS VIDENTES CAMINHAM EM DIREO ELEVADA MORADA DA VERDADE.(Mundaka Up. III,1,6) BRAHMAN NO ATINGIDO PELA VISO, NEM PELA FALA, NEM POR OUTROS RGOS DOS SENTIDOS, NEM ATRAVS DAS PENITNCIAS OU PRTICAS RITUAIS. UM HOMEM TORNA-SE PURO ATRAVS DA SERENIDADE DO INTELECTO; EM MEDITAO, ELE PODE SER CONTEMPLADO UNO E SEM PARTES.(Mundaka Up. III,1,8). SEUS OLHOS ESTO EM TODOS OS LUGARES, SUAS FACES ESTO EM TODOS OS LOCAIS, SEUS BRAOS SO TODAS AS COISAS E TODAS AS COISAS SO SEUS PS. ELE DOTOU O HOMEM COM BRAOS,OS PSSROS COM ASAS E PS, DANDO PS TAMBM AOS HOMENS.TENDO FEITO O CU E A TERRA, ELE PERMANECE O IMUTVEL,EM SEU ASPECTO NO-DUAL. (Svetasvatara Up.II,3)

CLASSIFICAO DAS UPANISHADS DO YOGA SEGUNDO GEORG FEUERSTEIN(3):


1-Bindu Upanishads: expem a doutrina esotrica do ponto (bindu). Propem o uso de mantras para transcender a mente: -Brahmavydia -Mahavakhya -Pashupatabrahmana 3-Grupo que expem o Yoga como fenmeno luminoso. So elas: -Advayataraka -Mandalabrahmana 4-Upanishad que resume todas as formas de Yoga e prope o uso da mente para "cortar" o corpo at que reste o Atman. a: -Ksurika 5-Grupo que trata da Kundalini Yoga: So as seguintes: -Yogakundalini -Yogashudamani -Darshana -Varaha -Yogashikka -Trishikabrahmana -Yogatattva -Shandilya

AS UPANISHADS DO YOGA SO AS SEGUINTES


N NOME TRADUO DO TTULO ---------------------------------------------------------------------------------1-Yoga-chudamani Suprema Jia do Yoga 2-Mahavakya Grande Provrbio 3-Dhyanabindu Ponto de Meditao 4-Nadabindu Ponto Sonoro 5-Advayataraka Libertador No-Dual 6-Mandalabrahmana Mandala Brahmnica 7-Brahmavidya Conhecimento do Absoluto 8-Trishikhabrahmana Trs Tufos 9-Amritabindu Gota de Ambrsia 10-Amritanada (Amritanada-Bindu)Som Imortal 11-Kshurika Navalha 12-Darshana Ponto de Vista 13-Pasupatabrahmana Shiva,Senhor dos Animais 14-Yogakundalini Kundalini Yoga 15-Yogashika Cume do Yoga 16-Yogatattva Princpios do Yoga 17-Tejobindu Ponto Radiante 18-Varaha Javali 19-Hamsa Cisne 20-Shandilya (Sem Traduo)

TRADUES DAS UPANISHADS DO YOGA EM IDIOMAS OCIDENTAIS


1-DEUSSEN,Paul. Sechzig Upanishads des Veda. Leipzig, (?) 1897; -______________Sixty Upanishad of the Veda. Delhi, Motilal, 1995 (11 textos); 2-AYYANGAR, T.R.Srinivasa.The Yoga Upanishads. Madras, The Adyar Library, 1952 (20 textos); 3-VARENNE,Jean. Upanishads du Yoga. Paris, Editions Gallimard / UNESCO, 1972 (8 textos); 4-FEUERSTEIN, Georg. The Yoga tradition. (?),(?),1998 (3 textos); -___________________A tradio do Yoga. So Paulo, Pensamento, 2001; -AYAR, K. Narayanasvami. Thirty Minor Upanishads.Madras,Santaresa Publication, 1980; -KRIYANANDA,Goswami. The Kriya Yoga Upanishad.The Temple of Kriya oga of Chicago, 1993; -TINOCO, Carlos Alberto. As Upanishads do Yoga.So Paulo,Madras, 2005.

As Upanishads do Yoga so de forte influncia tntrica. So textos esotricos, escritos num estilo velado, algumas vezes confuso. A leitura dos originais snscritos revelam o mesmo estilo.Trata-se de um modo de escrever deliberadamente esotrico, visando ocultar dos incautos um conhecimento espiritual profundo e perigoso, caso seja tratado sem parcimnia. Da o estilo confuso. Foram escritos para serem estudados pelos ascetas que se retiravam para as florestas da ndia, onde passavam a adquirir conhecimento espiritual diretamente de um orientador, de um sat-guru. Esses homens que se retiravam para as florestas eram conhecidos por vanaprashtas. Abandonavam as suas famlias, sem traumas. Eram homens que tinham netos nascidos, a famlia materialmente sem problemas e os filhos assumiam a direo das finanas domsticas. Nas florestas, passavam a estudar as Upanishads e os Aranyakas.

As Upanishads do Yoga foram escritas entre os sculos VII e XVII d.C., aproximadamente.

Para que se tenha uma idia da profundidade das Upanishads do Yoga, apresentaremos abaixo a traduo da Hamsa Upanishad

HAMSA UPANISHAD (Upanishad do Cisne)


1.O Sbio Gautama se aproximou do Senhor e indagou: Tu que conheces todas as leis, Tu que sabes todas as cincias, diga-me Senhor Shiva, como despertar o esprito ao conhecimento de Brahman? Ao que Shiva respondeu: 2 Aprenda primeiramente as leis, disse-me o Senhor Shiva, assimile a fundo o ensinamento do Senhor-do-Tridente em seguida, sozinho, Gautama, eu te direi a Verdade tal como me foi revelada pela Deusa-da Montanha. 3.Esta Verdade secreta, no se deve divulg-La, pois eu a reservo ao yogin, perfeito cujo Yoga fez um porta joia, digno dos tesouros mais lindos. Ele o verdadeiro conhecimento do Pssaro Migrador, e por ele se obtm a liberdade para sempre! 4.Portanto, eu vou te dizer o que esta doutrina e o que o Pssaro Supremo pois tu s um novio mestre de si mesmo e devotado ao estudo: o ensinamento sobre o qual preciso meditar mais e mais, sobre o Pssaro, repetindo sem cessar: o Pssaro! o Pssaro!

5.Ele entra em todos os seres, o Pssaro Migrador, e torna-se presente neles como o fogo nas varetas de atritar. ou como o leo no ssamo. Saber isto vencer a morte. 6.O yogin, em primeiro lugar, assume a postura de lotus e retm o ar que inspira. Comprimindo em seguida o seu nus com o calcanhar esquerdo, ele faz subir o alento a partir do Centro da Base9 at a Porta das Jias no sem ter conduzido o ar de volta por trs vezes em torno do swadistana. De l o ar sobe at o anahata e o trespassa atingindo visudha que flanqueia as amigdalas semelhante aos testculos.

Retendo sempre o alento o adepto conduz o ar inspirado at o ajna chakra e o Brahmarandra ; ele realiza enfim o que o Atman trinitrio, Sat-Chit-Ananda, situado alm de toda a forma. 7.Ele o Pssaro Supremo, resplandescente como a luz de dez milhes de sois e pelo qual todas as coisas foram permeadas. 8.Habitando da em diante no lotus do corao encontra ali oito incitaes correspondendo a oito ptalas: a ptala oriental inclina para as aes piedosas a ptala de Agni a dormitar, a espreguiar, a de Yama a agir com crueldade;

a ptala de Niirte incita a fazer o mal junto a Varuni, a Deusa morada e sede do prazer, e junta a Vayavi o desejo de viajar; a ptala Soma inclina sensualidade e a de Ishana procura de bens materiais. No meio do Lotus jaz o desgosto que se segue saciedade; os estames regem o estado de viglia, o pericarpo o estado de sono rpido, e o androceu o sono profundo. Quanto ao estado Quarto o Pssaro o atinge quando ele deixou o Ltus; ele vai em seguida, mais alm deste estado Quarto quando nele se atinge

9.a ressonncia que circulava em todo o corpo sutil, do Centro da Base at o Brahmarandra igual ao canto de um cristal puro. Essa referida ressonncia, ela Brahman, a Alma Suprema. 10.Do mantra do Pssaro o profeta ele mesmo o verso, um octoslabo, o dedicador, o Pssaro Supremo, a semente (semeadura) verbal, o poder, Ele, o Pssaro, e a ponta afiada quer dizer:Eu sou Ele! 11.Esse mantra, preciso repeti-lo vinte uma mil e seiscentas vezes, meditando sobre os seis centros, de noite e de dia; dedicando sua meditao ao Sol e Lua, ao Senhor Impassvel e ao Brahman no manifestado, incitar-se- por este meio o elemento sutil e sem forma que est no fundo de ns.

12.Utiliza-se deste mantra para os ritos de toque comeando pelo corao, e seguindo-se por sobre todos os membros, repetindo a interjeio ritual: Vausat para Agni e Soma! 13.No final do rito, medita-se sobre o Pssaro aninhado no corao isto , sobre o Atman.

14.Neste Pssaro, Agni e Soma so as asas; Om a cabea, da qual A, U, M, so os trs olhos; Rudra e sua consorte so as duas patas: tais so as representaes 17. preciso desprezar que se utiliza no rito duplo as nove primeiras sonoridades efetuado a partir da garganta. e concentrar a ateno Por este modo o esprito elevado sobre a dcima que a de um trovo. e se obtm o benefcio esperado sem ter que repetir indefinidamente o mantra, 18. primeira sonoridade o corpo do yogin soa Cin-cini, 15.Porque pela livre vontade do Pssaro segunda,este desaparece; que o esprito do yogin incitado! terceira, o lotus do corao atravessado; quarta, a cabea treme,

16.Pode-se assim realizar o Som repetindo o mantra dez milhes de vezes; o Som se manifesta ento de dez maneiras, como segue: ouve-se logo cim. Depois, em Segundo lugar, cini-cini; a Terceira sonoridade a de um sino; a Quarta, de uma concha; a Quinta, de uma corda; a Sexta, de um cmbalo; a Stima, de uma flauta; a Oitava, de um tambor; a Nona de uma caixa grande; a Dcima, por fim, a de um trovo.

19. quinta, o palato exsuda sexta, bebe-se a ambrosia, stima v-se o mistrio, oitava ouve-se a palavra 20. nona o corpo torna-se invisvel e se abre o olho divino sem mcula, dcima, o yogin se torna Brahman, realizando a unio do Atman com a Alma Suprema. 21.Desde ento, e pelo mesmo, o esprito sendo dissolvido no esprito, tendo desaparecido o erro e a deciso, o mrito e o pecado tendo sido queimados, aparece o eterno Shiva por sua vez Alma e Poder presentes em todos os lugares, brilhando por si mesmo para, acordado, perdurvel, sem qualidades, ser para sempre apaziguado. Isso, a Escritura o atesta. Tal a Upanishad.

You might also like