You are on page 1of 4

Introduo

3. Ciclo Educao Visual


As metas que se identificam como essenciais ao desenvolvimento de uma aco educativa que, desde cedo, proporcione vivncias de diferentes universos visuais, assentam nos quatro eixos interdependentes que se conjugam para o desenvolvimento das competncias em Literacia das Artes, considerados no Currculo Nacional do Ensino Bsico: Competncias Essncias(p.152) que se designam: Desenvolvimento da Capacidade de Expresso e Comunicao; Desenvolvimento da Criatividade; Apropriao das Linguagens Elementares das Artes; e Compreenso das Artes no Contexto, designados neste documento por Domnios. A estes eixos correspondem trs organizadores das dimenses das competncias especficas, a saber: fruio/contemplao; produo/criao e reflexo/interpretao. (p.159), os quais se subdividem em: Comunicao Visual e Elementos da forma, os quais, no contexto deste documento, so identificados como Subdomnios. Por outro lado, a Educao Tecnolgica (ET) do 2. Ciclo, que surge definida separadamente no Currculo Nacional do Ensino Bsico, foi integrada com a Educao Visual neste ciclo de ensino, uma vez que constitui uma nica rea disciplinar. Neste sentido, faz-se uma articulao com os eixos estruturantes referenciados para a rea da Educao Tecnolgica, designadamente: Tecnologia e Sociedade, Processo Tecnolgico, Conceitos, princpios e operadores Tecnolgicos. Assim, tenta-se cruzar as competncias definidas para as duas reas referidas, tendo em vista uma efectiva integrao e aplicao em contexto escolar, uma vez que a disciplina leccionada por dois professores em simultneo. Enfatiza-se, ainda, nesta opo, a ideia que a Educao Visual e a Educao Tecnolgica podem proporcionar uma explorao integrada de aspectos estticos e cientficos com vista ao desenvolvimento de competncias para a fruio, a criao e a interveno dos aspectos visuais do envolvimento. Tendo por base nas competncias essenciais para a Educao Artstica e para a Expresso Plstica e Educao Visual e Tecnolgica, como acima se refere, procurou-se articular verticalmente as metas definidas para cada um dos nveis/ciclos, considerando: - para a Educao Pr-Escolar, com as referncias relativas Expresso plstica das Orientaes Curriculares para a Educao Pr-Escolar (pp.61-63);

Coordenao cientfica: 1

- para o 1. Ciclo, com o definido para a Expresso plstica na Organizao Curricular e Programas: Programa 1. Ciclo Ensino Bsico (pp.95- 103); - para o 2. Ciclo, com o Programa de Educao Visual e Tecnolgica Plano de Organizao do Ensino-Aprendizagem; - para o 3. ciclo, com Ajustamento ao Programa de EV: Comunicao; Papel da Imagem na Comunicao. Pressupondo-se uma articulao entre os diferentes nveis educativos, num plano de continuidade e de processos pedaggicos integrados e contextualizados que progressivamente levam a criana a fruir e contemplar universos visuais diversificados para enriquecer e ampliar o seu conhecimento, desenvolvendo o seu sentido esttico, as aprendizagens desejveis entrada para o 1. Ciclo e as metas para os 1., 2.e 3. Ciclos seguem uma orientao metodolgica que contempla as mesmas dimenses da aprendizagem (contacto e dilogo com a obra de arte; aprendizagem das linguagens especficas, produo plstica, contacto com diversos materiais e meios tecnolgicos e a expresso de juzos fundamentados de apreciao). Neste processo, cabe ao adulto/educador e ao professor uma adequao pedaggica perante diferentes nveis de desenvolvimento das crianas, uma vez que mesma idade cronolgica pode no corresponder o mesmo grau de conhecimento plstico-visual. Assim, as evidncias de evoluo na aquisio de conhecimento, verificam-se atravs do grau de concretizao das aces de uma mesma dimenso da aprendizagem, nomeadamente no que se refere aquisio da linguagem utilizada, aos modos expressivos (desenho, pintura, entre outros), aos materiais e meios tecnolgicos envolvidos, ao aperfeioamento da composio plstica e intencionalidade expressiva, ao grau de autonomia manifestada e capacidade de argumentao fundamentada. Em sntese, procura-se, nesta esta rea, que os saberes sejam desenvolvidos de um modo globalizante, nos quais sejam integradas as seguintes dimenses: - Afirmao da cidadania - Reconhecimento da importncia dos patrimnios cultural e artstico nacionais como valores indispensveis ao desenvolvimento das capacidades de apreciao esttica e artstica, implicando a mobilizao de processos de observao, anlise, sntese e juzo critico (opinies com critrios fundamentados); de modo a levar as crianas a um conhecimento mais profundo dos bens culturais, a uma maior proximidade e a uma maior capacidade de interveno e preservao.

Coordenao cientfica: 2

- Sentido esttico Permitir oportunidades de enriquecer e alargar a experincia visual das crianas, possibilitando o contacto com a obra de arte, entre outras formas visuais, despertando o gosto para apreciar e fruir os diferentes contextos visuais. - Linguagem especfica - Aquisio da linguagem da comunicao visual para identificar e analisar, com um vocabulrio especfico e adequado, conceitos, contextos, tcnicas em obras artsticas e noutras narrativas visuais, aplicando os saberes apreendidos em situaes de observao e/ ou da sua criao plstica. - Contacto com a obra de arte Utilizao de obras de arte de diferentes pocas e culturas, sendo indesejvel que se restrinja a Arte tradio ocidental e em determinados perodos histricos. - Produo plstica - Experimentar plasticamente conceitos, temticas e narrativas em diferentes meios expressivos, mobilizando os elementos da comunicao visual e os conhecimentos vivenciados nos diferentes contextos artsticos, dando especial relevo ao desenho, nas suas diferentes vertentes, como exerccio bsico e insubstituvel de toda a linguagem plstica e uma ferramenta essencial na estruturao do conhecimento visual. - Linguagens digitais - Perceber a importncia das linguagens digitais (Internet, computador, CDROM, fotografia; cinema de animao, entre outros) na interpretao de narrativas visuais e na concepo/produo de objectos plsticos nos quais se ensaiem solues originais, diversificadas e alternativas, no mbito da pintura, do desenho, do tratamento de imagem, de actividades interactivas e do processo de pesquisa (Internet).

Coordenao cientfica: 3

Equipa:

Elisa Marques (Coordenadora, Escola Superior de Educao, Instituto Politcnico de Lisboa)

Ana Macara Ana Paula Batalha Antnio Cardoso Cristina Faria Dinis Loureno Miguel Falco Paulo Rodrigues Ricardo Reis

Coordenao cientfica: 4

You might also like