You are on page 1of 2

UCL Faculdade do Centro Leste Disciplina: Materiais Metlicos Professor: Felipe Nylo de Aguiar REVISO PARA PROVA 1 Captulo

o 1 Definies. Diagrama de equilbrio Fe-C. Efeito dos elementos de liga 1. O que ao? 2. Diferencie ao-carbono e ao-liga. 3. No diagrama Fe-Fe3C, faa uma linha atravs da qual seja possvel dividir o diagrama entre os dois principais grupos de produtos siderrgicos. Quais so esses grupos? 4. Qual a microestrutura obtida atravs do resfriamento lento de um ao eutetide? 5. E para um ao hipoeutetide? 6. E para um ao hipereutetide? 7. Qual o percentual de ferrita e cementita num ao com 0,3%C? 8. Quais as principais caractersticas da austenita? 9. E da ferrita? 10. E da cementita? 11. E da perlita? 12. Para um ao com o mesmo teor de carbono, coloque em ordem as microestruturas citadas nas questes de 8 a 11, alm da martensita e bainita, do mais resistente ao menos resistente. 13. Qual a diferena entre perlita grosseira e perlita fina? 14. Atravs das Figuras 14 e 15, indique qual o efeito dos elementos de liga apresentados sobre: a. a composio eutetide. b. a temperatura eutetide. c. o campo austentico. Captulo 9 Aos-carbono 15. Cite 2 bases comuns de propriedades usadas para classificar os aos. 16. Qual o percentual de carbono em um ao AISI-SAE 1045? Este ao possui quais elementos de liga? 17. Como so formadas as incluses no-metlicas? 18. Como podem ser divididas as incluses no-metlicas? Explique-as. 19. O comportamento mecnico das incluses tem de ser considerado durante a conformao mecnica dos aos. Por qu? 20. Por que prefervel a formao do MnS ao FeS nos aos efervescentes? 21. Qual o efeito do encruamento na dutilidade dos aos-carbono? 22. Quais as microestruturas podem ser obtidas nos aos-carbono devido diferentes velocidades de resfriamento? 23. Quais as limitaes dos aos-carbono? Captulo 9 Aos-liga 24. Nos aos-liga, quais so os 5 constituintes presentes que vo conferir suas diferentes propriedades? 25. Qual o efeito dos elementos de liga sobre a ferrita? 26. Como os elementos de liga podem ser benficos aos aos-liga na forma de incluses nometlicas? 27. Que efeitos os elementos de liga na forma de partculas metlicas dispersas podem provocar? 28. Cite um efeito comum dos elementos de liga e dos carbonetos na formao da austenita. 29. Como os aos-liga podem ser classificados de acordo com a composio qumica? 30. Como os aos-liga podem ser classificados de acordo com a estrutura?

UCL Faculdade do Centro Leste Disciplina: Materiais Metlicos Professor: Felipe Nylo de Aguiar 31. Cite 3 grupos de aos-liga classificados por aplicao. Captulo 11 Aos Estruturais 32. Quais caractersticas dos aos o fazem to utilizado para estruturas? 33. Como podem ser divididos os aos estruturais? Em qual situao cada um desses tipos se enquadra? 34. Quais so os requisitos fundamentais para aos-carbono usados em estruturas? 35. O que acontece com o limite de escoamento e a trabalhabilidade dos aos estruturais com o aumento do teor de carbono ou mangans? 36. Cite 5 tipos de perfis de ao-carbono usados em estruturas. 37. Nos aos-carbono para uso em concreto armado, qual o objetivo de se ter o limite de resistncia pelo menos 10% maior que o limite de escoamento? 38. Qual o efeito do mangans nos aos ARBL? 39. Qual o efeito do cobre nos aos ARBL? 40. Qual a microestrutura dos aos de fase dupla ou dual phase? Captulo 21 Aos para ferramentas e matrizes 41. Quais so caractersticas fundamentais que se espera de um ao para matrizes e ferramentas? 42. Qual o efeito do vandio nos aos para matrizes e ferramentas? 43. Qual a principal caracterstica que o tungstnio confere aos aos para matrizes e ferramentas? 44. Por que a reduo de temperabilidade provocada pelo cobalto no significante nos aos para matrizes e ferramentas? 45. Qual a caracterstica marcante da adio de molibdnio nos aos para matrizes e ferramentas? 46. Qual o principal grupo de aos para matrizes e ferramentas? 47. Quais as principais caractersticas dos aos rpidos? 48. Por que se deve ter cuidados especiais na tmpera dos aos rpidos? 49. Que tipo de composto o tungstnio forma nos aos rpidos e quais caractersticas ele confere? 50. O que o endurecimento secundrio? 51. Por que interessante mais de um revenimento no tratamento trmico dos aos rpidos? Captulo 22 Aos resistentes ao desgaste 52. O que desgaste? 53. Qual o principal elemento de liga dos aos Hadfield e qual sua funo na microestrutura deste ao? 54. Como ocorre o endurecimento por encruamento nos aos Hadfield?

You might also like