You are on page 1of 9

Estimativa da potncia dos motores de combusto interna

IT 154- MOTORES E TRATORES


27/04/2010 Universidade Federal Rural do Rio de janeiro Carlos Alberto Alves Varella

Introduo A potncia representa a taxa de transformao da energia ao longo do tempo. Nos motores de combusto interna a energia trmica proveniente da reao de combustveis com o ar atmosfrico. Nem toda a energia trmica gerada na combusto transformada em energia mecnica pelos motores trmicos. Assim, para fins de avaliao desses motores, temos trs tipos de potncias: terica, indicada e efetiva. A potncia deve ser expressa na unidade do Sistema Internacional, isto , em W ou seus mltiplos. A Organizao Internacional de Normalizao (ISO) publicou a partir de 1955 uma srie de normas internacionais sobre as grandezas e unidades. A ISO utiliza as sete unidades de base do Sistema Internacional de Unidades: 1) comprimento (metro, m); 2) massa (quilograma, kg); 3) tempo (segundo, s); 4) intensidade de corrente eltrica (ampre, A); 5) temperatura termodinmica (K); 6) quantidade de matria (mol, mol) e 7) intensidade luminosa (candela, cd). Quando uma unidade derivada, constituda pela diviso de uma unidade por outra, pode-se utilizar a barra inclinada (/), o trao horizontal, ou potncias negativas (INMETRO, 2007). Exemplo: m/s; ms-1 hp (horse power) cv (cavalo vapor) cv hp Potncia terica a potncia estimada com base em propriedades fsicas e consumo de combustvel. Essa potncia considera que toda energia trmica proveniente da combusto convertida em energia mecnica (Equao 1). (1) em que, PT pc q d = = = = potncia terica; poder calorfico do combustvel, kcal.kg -1 ; consumo de combustvel, L.h-1 ; densidade do combustvel, kg.L-1 ; ........................................................... ........................................................... ........................................................... ........................................................... 76 kgf.m.s-1 75 kgf.m.s-1 0,73551 kW 0,74532 hp

Page 1 of 8

Combustvel

Densidade (kg/L)

Poder Calorfico Superior (kJ/kg) kCal/kg

Relao Estequiomtrica Ar/Combustvel 15,50 15,70 15,20 15,00 15,00 6,49 9,03 11,20

Butano 0,580 49500 11831 Propano 0,509 50300 12022 Gasolina Comum 0,735 47600 11377 Diesel N. 1 0,823 45700 10923 Diesel N. 2 0,834 45500 10875 lcool Metlico 0,792 22700 5426 lcool Etlico 0,785 29700 7099 lcool Butlico 0,805 36100 8628 Quadro 1- Algumas caractersticas dos principais combustveis. Potncia indicada

A potncia indicada estimada a partir da presso na expanso, caractersticas dimensionais e rotao da rvore de manivelas do motor. Aps a combusto ocorre aumento da temperatura e presso. A presso desloca o pisto do PMS para o PMI havendo realizao de trabalho mecnico. De maneira geral, a potncia indicada pode ser estimada por meio da Equao 2.

em que, PI F L t P A Vcil n = = = = = = = = potncia indicada, W; fora na expanso, N; curso do pisto, m; tempo para realizar o ciclo, s; presso na expanso, Pa; rea do cilindro, m2; volume do cilindro, m3 ; nmero de cilindros.

A potncia indicada depende do ciclo do motor, isto , se o motor dois tempos (2T) ou quatro tempos (4T).

Page 2 of 8

Motores 2T Nestes motores so necessrios dois cursos para realizar o ciclo, e a potncia indicada estimada conforme a Equao 3.

t2T

= tempo para realizar o ciclo em motores 2T, s; (3)

em que, PI P Vcil N n = = = = = potncia indicada para motores 2T, W; presso na expanso, Pa; volume do cilindro, m3 ; rotao do motor, rps; nmero de cilindros do motor.

Motores 4T Nestes motores so necessrios quatro cursos para realizar o ciclo, a potncia indicada estimada conforme Equao 4.

Potncia efetiva A potncia efetiva estimada em funo do torque e da rotao no volante do motor. Esses parmetros so obtidos, segundo normas da ABNT, em equipamentos denominados dinammetros. A estimativa da potncia efetiva parte do princpio da energia mecnica resultante de uma fora tangencial a circunferncia de raio R (Figura 1). O ponto P1 gira em torno de P0 com velocidade angular constante .

Page 3 of 8

Figura 1- Diagramada fora tangencial FBy aplicada a uma distncia R do ponto P0 (centro do eixo da manivela). Adaptado de (Schmidt, et al., 2003) pgina 562. A fora atuante na haste da biela obtida pela Equao 6.

em que, FB P = fora na haste da biela, N; = presso na expanso, Pa; = ngulo entre haste da biela e vertical, graus.

O torque no eixo da rvore de manivelas obtido pela Equao 7.

Considerando-se que no incio da fase de expanso o pisto est em ento o ngulo igual a e temos que:

do PMS,

Page 4 of 8

O torque do motor ou torque no eixo da rvore de manivelas obtido pela Equao 7.

TO FBy R

= = =

torque no eixo da rvore de manivelas, N.m; fora tangencial, N; raio da circunferncia, m.

A potncia efetiva pode ser estimada em funo da fora tangencial F By e da velocidade angular do ponto P1 (Equao 8).

PE = potncia efetiva, W; TO = torque na rvore de manivelas (torque do motor), N.m; N = rotao na rvore de manivelas (rotao do motor), rps. Exemplo Calcular a fora na haste da biela e o torque no eixo da rvore de manivelas do mecanismo pisto-biela-manivela ilustrado na Figura 1. Dados: presso na expanso = 2 N/mm2; dimetro do cilindro 100 mm; .

Page 5 of 8

Rendimentos de motores trmicos Os rendimentos dos motores trmicos so usados como parmetros comparativos entre motores na avaliao de perdas calorficas e mecnicas. So coeficientes que expresso a eficincia dos motores trmicos na converso da energia proveniente da combusto. Rendimento trmico O rendimento trmico representa o percentual de energia trmica que est sendo convertido em energia mecnica nos pistes. calculado pela seguinte equao:

em que, RT = rendimento trmico; PI = potncia indicada; PT = potncia terica. Rendimento mecnico O rendimento mecnico representa o percentual de energia mecnica nos pistes que est sendo convertido em energia mecnica no volante motor. calculado pela seguinte equao:

em que, RM = rendimento mecnico; PE = potncia efetiva; PI = potncia indicada.

Page 6 of 8

Rendimento termo-mecnico O rendimento termo-mecnico representa o percentual de energia trmica que est sendo convertido em energia mecnica no volante motor. calculado pela seguinte equao:

em que, RTM PE PT = rendimento mecnico; = potncia efetiva; = potncia terica.

Curvas caractersticas dos motores As curvas caractersticas so utilizadas para analisar o comportamento do torque, potncia e consumo de combustvel em funo da rotao da rvore de manivelas dos motores. A Figuras 1 ilutra a variao do torque (N.m), potncia (kW) e consumoespecfico de combustvel (g.kWh-1) de dois motores em funo da rotao da rvores de manivelas (rpm).

Figura 1. Variao do torque, potncia e consumo especfico em funo da rotao do motor. Reserva de torque de motores A reserva de torque a diferena entre o torque mximo do motor e o torque correspondente a potncia mxima. Page 7 of 8

em que, TO = reserva de torque do motor, N.m; TO = torque mximo do motor (torque do motor); TOP = torque correspondente a potncia mxima do motor (torque mnimo). Referncias bibliogrficas INMETRO. 2007.Sistema Internacional de Unidades-SI. 8a Edio (revisada). Rio de Janeiro : Instituto Nacional de Metrologia, Normalizao e Qualidade Industrial, 2007. 114p. ISBN 85-87-87090-85-2. Schmidt, Richard J. e Boresi, Arthur P. 2003. Esttica. So Paulo : Pioneira Thomson Learning Ltda, 2003. p. 674. ISBN 85-22-10287-2.

Page 8 of 8

You might also like