You are on page 1of 1

Faculdade Pitgoras - Campus Betim

Disciplina: Fsica: Energia


TRABALHO EM GRUPO AVALIATIVO

Profa. Valria Mattar Vilas Boas

1) As caractersticas de algumas das grandes represas e usinas brasileiras esto apresentadas no quadro abaixo. A razo entre a rea da regio alagada por uma represa e a potncia produzida pela usina nela instalada uma das formas de estimar a relao entre o dano e o benefcio trazidos por um projeto hidroeltrico. A partir dos dados apresentados no quadro, qual foi o projeto que mais onerou o ambiente em termos de rea alagada por potncia?

2) Uma mola pendurada num suporte apresenta comprimento igual a 20 cm. Na sua extremidade livre dependura-se um balde vazio, cuja massa 0,50 kg. Em seguida coloca-se gua no balde at que o comprimento da mola atinja 40 cm. O grfico abaixo ilustra a fora que a mola exerce sobre o balde em funo do seu comprimento. Adote g=10 m/s2. Determine: a) a massa de gua colocada no balde; b) o trabalho da fora-elstica ao final do processo.

3) Joo exerce uma fora uniforme de 210N sobre um carro enguiado, conforme o desloca por uma distncia de 18m. O carro tambm est com um pneu furado, de modo que para manter o movimento retilneo ele deve empurr-lo a um ngulo de 30 o em relao direo do movimento. Quanto trabalho ele realiza? 4) Um fazendeiro engata um tren carregado de madeira ao seu trator e o puxa at uma distncia de 20m ao longo de um terreno horizontal. O peso total do tren carregado igual a 14700N. O trator exerce uma fora constante de 5000N, formando um ngulo de 37 graus acima da horizontal, existe uma fora de atrito de 3500N que se ope ao movimento. Calcule o trabalho que cada fora realiza sobre o tren e o trabalho total realizado por todas as foras. 5) Uma mulher pesando 600N est em p sobre uma balana de mola contendo uma mola rgida. No equilbrio, a mola est comprimida 1,0cm sob a ao do seu peso. Calcule a K mola e o trabalho total realizado pela fora de compresso sobre a mola. 6) Cada um dos dois motores a jato de um avio Boeing 767 desenvolve uma propulso (fora que acelera o avio) igual a 197000N. Quando o avio est voando a 250m/s (900km/h), qual a potncia instantnea que cada motor desenvolve? 7) Uma velocista de Chicago com massa de 50Kg sobe correndo as escadas do edifcio mais alto dos Estados Unidos, com altura de 443m. Para que ela atinja o topo em 15 minutos qual deve ser sua potncia mdia em watts? E em quilowatts? 8) Voc arremessa uma bola de beisebol de 0,145 Kg de baixo para cima, fornecendo uma velocidade inicial de mdulo igual a 20m/s. Usando a conservao da energia, calcule a altura mxima que ela atinge, supondo que a resistncia do ar seja desprezvel. 9) Um cavaleiro com massa m= 0,20Kg est em repouso sobre um trilho de ar sem atrito, ligado a uma mola cuja constante dada por k= 5,0N/m. Voc puxa o cavaleiro fazendo a mola se alongar 0,100m e a seguir o liberta sem velocidade inicial. O cavaleiro comea a se mover retornando para sua posio inicial (x=0). Qual o componente de x da sua velocidade no ponto x=0,080m? 10) Um praticante de esqui sobre gelo, inicialmente em repouso, parte da altura h em uma pista sem atrito, conforme figura abaixo. Sabendo-se que sua velocidade de 20 m/s no ponto A, calcule a altura h, em metros.

You might also like