You are on page 1of 82

Relaes pessoa-ambiente

Prof.: Gleice Virginia Azambuja Elali

Fabrcio Lira
Gabriela Assuno Josimar Corcino Silvana Mameri

A cidade uma construo social, fruto da convivncia e da distribuio do espao entre as pessoas, em um momento histrico, social e psicolgico e de certo modo nico (RAMIRES, 2010 ) A cidade preexiste industrializao a cidade oriental, a cidade arcaica (grega ou romana), a cidade medieval (relaes feudais). (LEFEBVRE, 2001)

A cidade ocidental moderna conseqncia do rpido crescimento da concentrao humana durante a industrializao massiva na segunda metade do sec. XIX na Europa, no primeiro tero do sec. XX na Amrica e no Brasil a partir dos anos 40. O processo de industrializao, h um sculo e meio o motor das transformaes na sociedade

Perto de 75% das populaes dos pases desenvolvidos vivem em meio urbano - espao ecolgico natural para milhes de seres humanos desafio aos limites de adaptabilidade do ser humano.
Ruptura e fragmentao do mundo social modelo de organizao em grande escala.

O pensamento sobre a cidade nasceu com a exploso urbana - Weber, Marx, Simmel
As cincias sociais so herdeiras da perspectiva antiurbana contida na teoria social clssica A cidade modernista Escola de Berlim A Ecologia Humana Escola de Chicago A cidade ps-moderna Escola de Los Angeles

A contraposio entre cidade e mundo rural central para a teoria social urbana.
Marx e Engels transformaes sociais trazidas pela industrializao - produo em massa mo de obra numerosa - condies miserveis de vida.

Georg Simmel a sociedade como um sistema de relaes e interaes recprocas. A nova cidade configura uma personalidade urbana peculiar indiferente, blas (SIMMEL).

Robert E. Park (discpulo de Simmel) concebe a cidade como um ecossistema natural (social) onde indivduos e grupos competem por recursos limitados.
A estrutura social se assenta sobre a distribuio de grupos no espao - fonte fundamental de conflitos.

O objetivo da investigao a distribuio espacial dos fenmenos sociais. Wirth (1938) explica o desenvolvimento urbano a partir de conceitos de tamanho, densidade e heterogeneidade cultural - numero elevado de indivduos impede o conhecimento pessoal direto caracterstico das pequenas comunidades, gerando o carter racional, menos afetivo, e mais utilitarista que caracteriza a atitude blas.

Conceito de ps-metrpole - Soja, Dear

Teoria social da cidade ps-moderna estreitamente relacionada com a ps-industrializao e a globalizao econmica.
Soja analisa a ps-metropole a partir de seis conceitos de urbanizao:
Flexcity mobilidade do trabalho, tecnociencia Cosmpolis nova hierarquia de cidades - economia

globalizada (NY, Tquio, Londres) Expolis crescimento suburbano distante do centro Metropolarities aumento das desigualdades sociais Carcereal Archipielagos (cidades fortaleza) desenhadas para evitar todo contato exterior inseguro Simcity a cidade do simulacro, cidade espetculo, a imitao

The city (1925) de Louis Wirth, Burgess e Park: o homem urbano vtima da sobredensidade populacional vinculaes afetivas destrudas, isolamento, perda de laos comunitrios, competio e diviso do trabalho.
Milgram (1970) sobrecarga cognitiva base psicolgica da personalidade racionalista e fria do ser urbano apatia. Outros expoentes da Escola de Chicago (Gans, Lewis) se contrapem viso pessimista da sociedade urbana organizao social em agrupamentos relacionais diretos mosaico de mundos sociais relativamente imunes aos efeitos do gigantismo urbano.

Situaes de superlotao invaso do espao pessoal Sobrecarga de estmulos seleo do que mais importante Estresse desencadeia respostas fisiolgicas Para milhares e milhares de pessoas da vida til gasto em transportes no movimento pendular casa-trabalho-casa, numa rea metropolitana como Lisboa (SOCZKA, 2005)

Anlises exaustivas demonstraram que a relao da superlotao com a patologia social se fazia quase nula, pois fatores como nvel econmico, educativo, caractersticas tnicas e os aspectos migratrios eram mais que suficientes para explicar as patologias. (HOMBRADOS, 1998) O bem-estar humano - relacionado com sua habilidade em regular os estmulos estes mecanismos dependem das normas e comportamentos culturais Cultura oriental: Hong Kong (baixa incidncia de patologia social).

MEGACIDADES

Xangai, China 17.836.133 hab Istambul, Turquia 13.255.685 hab Carachi, Paquisto 12.991.000 hab Bombaim, ndia 12.478.447 ha So Paulo (7) 11.316.149 hab

Devido a rapidez e o anonimato a interao entre pessoas na cidade fria e distante, utilitria e sem relaes afetivas. A motivao e o sentido de responsabilidade so menores nas cidades maiores difuso da responsabilidade.

Em muitos bairros pobres, a rede familiar um dos principais suportes da sobrevivncia humana. Hallman, Young e Willmott (1957) Fried e Gleicher (1961), em estudo hoje clssico, demonstraram: o sentimento de pertena dos residentes ao seu local, ao seu bairro, percepcionado claramente como uma autntica extenso da casa (territrio secundrio).

A fala do crime contagiante; As pessoas tem histrias para contar; A repetio constante refora as sensaes de perigo, insegurana e perturbao;

O medo reproduzido e a violncia ao mesmo tempo combatida ampliada;

A troca de informaes, as opinies e as percepes, organizam a paisagem urbana, molda o cenrio para as interaes sociais; A cidade se transforma por causa do crime e do medo.

Praa Tiradentes (RJ)

Travessa (So Jos de Mipibu/RN)

As narrativas e prticas:

impe separaes; constroem muros; estabelecem distncias; segregam; impe proibies; multiplicam regras de evitao e restringem movimentos.

O que a Violncia?

Ruptura desordenada que motiva a delinquncia e outras ilegitimidades nomeadas pelo Estado.

Delinquente aquele que aproveita de certas evidncias ambientais, que percebe as oportunidades e riscos para o xitos. Quais so os bons lugares? Onde esto as melhores vtimas? Quais so as estratgias de aproximao?

Criminalidade

Nos mapas cognitivos dos delinquentes, est a familiaridade com o lugar, a estratgia e a facilidade ou a dificuldade para o xito do delito.
Ramrez (2010)

Criminalidade Preferncia de espaos para o ato delitivo: Passeios estreitos e escuros; Em locais sem visibilidade;

Ramrez (2010)

Clerkenwell

So Jos de Mipibu/RN

Embaixo de rvores; Locais com boa rota de fuga.

Ramrez (2010)

Modelagem axial do centro de So Jos de Mipibu sobre plantas cedidas pelo IDEMA Integrao HH

O delito tambm frequente em:

reas comerciais (disponibilidade de objetivos; anonimato; acessibilidade a rea sem levantar suspeitas)
Ramrez (2010)

Vigilncia informal (Jacobs, 1960)

Vigilncia natural exercida pelas pessoas que usam o espao em atividades cotidianas; fundamental a presena das pessoas no espao atravs do movimento ou da ocupao mais esttica, sua capacidade de perceber o outro e tambm de interagir.

Vigilncia natural A percepo de segurana to importante quanto a segurana;

Influi na intensidade do uso e da apropriao dos espaos e, assim, nas possibilidades de vigilncia natural.

Newman (1972)

Espao defensivo; Residentes so os nicos vigilantes ativos e estranhos so vistos como inimigos em potencial e no como possibilidade de encontros variados e maior interao social; Defende o controle por parte dos moradores.

Newman (1972)

O espao cuidado, d sentido a territorialidade, favorece sentimentos de segurana e pode persuadir o delinquente na sua inteno.

Projeto antidelito

Se concentra na criao de barreiras reais ou simblicas;

reas de influncia definidas e melhores oportunidades de vigilncia (forma das edificaes, integrao com o entorno, distribuio das janelas, corredores e entradas e diversidade de uso)

Projeto antidelito

No elimina as razes do crime; Aumento da vida social nos lugares deve ser com cautela, pois quanto maior a acessibilidade para visitantes, menor a possibilidade de territorialidade pelos residentes.

Arquitetura do Medo

Espaos medievais, carcerrios, e a cidade est se tornando a cidade de muros.

Arquitetura do Medo

A paisagem est contornada por novas grades, muros altos, coroados e decorados por lanas pontiagudas, por "unhas" metlicas, ou garras e estacas pontiagudas e horizontais.

Arquitetura do Medo

Com a arquitetura urbana blindada comunidade se retrai e fica amedrontada;

A comunidade passa a utilizar pequenos espaos protegidos com os grandes espaos pblicos ficando cada vez mais vazios e at mesmo desertos; O isolamento faz com que eles fiquem perigosos;

Arquitetura do Medo

Ganham os delinquentes, ao mesmo tempo em que perde a comunidade, j que seu lugar de socializao e articulao est abandonado seja em funo do medo juntamente com o isolamento social que o crime produz.

Arquitetura do Medo

As mudanas de comportamento e o isolamento, surgem as mudanas de valores ticos que pautam a convivncia humana.

Cidade industrial e a experincia moderna Materializao de um modo de vida em que se atribua a responsabilidade da mudana social arquitetura Mudana de escala urbana

Humana x automvel

Produo em massa de habitao para resolver a demanda crescente, especialmente no ps segunda guerra Efeitos sociais nocivos sade humana

Plan Voisin - Paris

Empire State Plaza Albany, Estado de Nova York

Apropriao do Espao Sentimento de Lugar Topofilia Apego ao Lugar Identidade do Lugar Identidade Social Sentimento de Comunidade Satisfao Residencial
Resumindo: Vinculaes afetivas e laos funcionais apontam no sentido de demonstrar que a vizinhana por si s um elemento determinante na constituio de redes sociais urbanas

Comunidades retiradas de complexas redes sociais Ruas percebidas como extenses das casas

Redes sociais locais destrudas Territrio primrio Espao tercirio

Para sabermos de que modo o cenrio urbano afeta as pessoas, temos primeiro de saber de que modo esse cenrio afeta as redes sociais em que elas esto envolvidas. (Fisher, 1976)

Para Lynch, o espao que acessvel a todos. O uso do espao aberto indicador do grau de sucesso social deste espao Espaos vandalizados ou subutilizados (vazio) perde sua funo social Investigar como as pessoas percebem o espao urbano livre contribui para entender a dinmica de sua utilizao
Declividade do solo Massa vegetal Sons Distributividade com o espao construdo

Pesquisa pode ser focada em:


Quem usa o espao? Qual o significado deste espao para determinada comunidade? Controle e segurana Conforto Esttica e percepo Efeitos psicolgicos/ sociais da privatizao do espao pblico Aspectos fsicos e reflexos comportamentais

O que voc entende por espao pblico?

Espao aberto passvel de utilizao por todos e condicionado a alguma gesto e regulao por parte de uma instituio.

Cite uma qualidade do espao pblico


Frequncia de respostas
4

3
2 1 0
encontro de pessoas liberdade diversidade integrao com a natureza

Cite um problema do espao pblico?


Abandono, falta de respeito, insegurana, desordem, difcil gesto, reflexo de problemas sociais, falta de qualidade.

Daqui a 25 anos como voc imagina a relao das pessoas com os espaos pblicos?
5 4 3 2 1 0 Otimistas Pessimistas Reconhecem a importncia

Reconhecimento dos benefcios sociais, psicolgicos e econmicos dos espaos urbanos abertos. Avanos nas pesquisas sobre os espaos urbanos abertos e as prticas de design qualidade do ambiente pblico das cidades. Abordagem crtica do passado dos espaos urbanos abertos: falta de uso, vandalismo, instalaes obsoletas. Pesquisas de White (1980) contriburam para princpios de projetos, como a importncia de prover conforto nos espaos urbanos abertos.

A distino entre espao pblico e terrenos privados pertence ao campo do direito e segundo culturas e pocas assume formas jurdicas diferentes (PANERAI, 2006). O espao pblico compreende ruas e vielas, bulevares e avenidas, largos e praas, passeios e esplanadas, cais e pontes, rios, canais, margens e praias.

Tradicionais

Inovadores

Parques pblicos Playgrounds Calades Praas

Espaos abertos comunitrios Schoolyards Ruas Transit malls Farmersmarkets Town trails Espaos abertos vagos/pouco desenvolvidos Beira-mar Espaos informais

Orla de Diogo Lopes Macau/RN

Os ambientes centrais das cidades em particular, das concentraes metropolitanas - guardam um volumoso e profundo acmulo dos fatos que vm marcando de maneira mais significativa sua memria - a memria de sua evoluo - desde o tempo de suas fundaes at o estgio que sua urbanizao atingiu no presente. H neles uma riqueza concentrada de referncias culturais que expressam, de maneira muitas vezes bastante clara, os componentes que conformam a memria da cidade, do seu passado e tambm de seu presente. (CASTELLO, 2000, p.5)

Edifcios do gov. totalitrio de Salazar Grandes edifcios e ruas largas Sede de alguns centros do Universidade de Coimbra

Tradio Festa da latada - eventos acadmicos no espao pblico e nos edifcios Centro histrico continua vivo nos dias de hoje, inserido no contexto da vida contempornea, vinculado as tradies da populao.

Edificaes coladas umas as outras, ruas mais estreitas. Uso atual: comrcio e residncias Conflitos entre usos e preservao - porm o projetos para o desenvolvimento do centro passam pelo respeito do construdo e do cotidiano.

Uso noturno de algumas reas bastante vivo Problemas a serem resolvidos: fiao nas fachadas e regrar a circulao e estacionamento do automvel

Criao de novos valores - rea alagvel aproveitamento do potencial do rio e valorizao da paisagem Projeto importante para aumentar o vnculo da populao com o Rio Mondego e o centro histrico refora a identidade da cidade

Criao de enorme complexo Cultural Drago do Mar em Fortaleza Com o objetivo de revitalizao e inserir a cidade no contexto global Ruptura na malha urbana histrica e sem a preocupao com o estudo do cotidiano da rea termina gerando processo de gentrificao

Artista de rua contribuem para compor o pano de fundo do passeio Lojas, bares e restaurantes Espao de todos importante para o relacionamento dos indivduos

Identidade dos cidados - Relao com o rio - Espao diferenciado do traado da cidade O foco das intervenes em centros histricos no deve ser o turismo mas sim a populao, o cotidiano da cidade.

Ponto Sul Projeto Orla Braslia

Projeto Beira Rio Piracicaba

Projeto Beira Rio Piracicaba

Mapeamentos: Tecido urbano consolidado Tecido urbano no consolidado Espaos com densa cobertura vegetal Espaos vegetados com predominncia de forraes Espao livre de uso especfico Dunas e praias Corpos d'gua Dunas com densa cobertura vegetal Espaos livres de uso especfico com densa cobertura vegetal Tecido urbano com arborizao viria significativa Tecido urbano com boa distribuio de espaos livres

Propostas de intervenes em espaos pblicos mais recentes buscam a reaproximao do ambiente construdo com o ambiente natural. Algumas requalificaes urbanas objetivam mudar no s aspectos fsicos mas aspectos simblicos embutidos no espao.

Postura de manter a populao e realizar projetos que promovam a cultura, cidadania, acessibilidade, qualidade ambiental, dentre outros.

um espao possvel de dilogo enriquecedor, no sentido de transferncia de valores e informaes entre intercenrios. (SOCZKA, 2005)

Olinda carnaval na ruas do centro histrico manifestao cultural do povo interao entre a diversidade.

Internet velocidade informao

de

As redes sociais ampliaram as possibilidades de comunicao entre pessoas de qualquer parte do mundo.

De outro lado favoreceram a superficialidade da relaes entre as pessoas

Considerar a importncia dos espaos pblicos no ambiente urbano como lugar de interao entre as pessoas contribuindo para a criao de vnculos e para minimizar os problemas urbanos.
A complementaridade e sinergia entre ambiente construdo e espaos livres pblicos fundamental para a qualidade do ambiente urbano. A dimenso ambiental no est dissociada da dimenso urbana: o ser humano sujeito da proteo, numa relao biunvoca de usos e trocas sociais e ambientais. As permanentes avaliaes nos ambientes urbanos so fundamentais para que a evoluo e o redesenho destes espaos possam acompanhar a dinmica das cidades.

ALTMAN, I. E CHEMONS, M.. Living in Cities. In: Culture e Environment. Montrey, CA. Brooks/Core ,1980. CASTELLO, L. Revitalizao de reas centrais e a percepo dos elementos da memria. Preparado para a apresentao no encontro 2000 da Associao de Estudos Latino-Americanos. Miami, EUA. FRANCIS, Mark. Urban Open Spaces. In ZUBE, E.H. & MOORE, G.T.. Advances e Environment, Behavior and Design. New York. Plenum Press, 1987. JACOBS, J. Morte e Vida das Grandes Cidades. 2 Ed. So Paulo: Martins Fontes, 2009. LEFEBVRE, Henri . O direito a cidade. Traduo: Rubens Eduardo Frias. So Paulo: Centauro, 2001. PANERAI, Philipe. Anlise Urbana. Traduo de Francisco Leito. Braslia: Editora Universidade de Braslia, 2006. RAMIREZ, Baltazar Fernandes. El medio urbano. In: ARAGONES, Juan Igncio, AMERIGO, Maria (coors.). Psicologia Ambiental. Madrid: Pirmide, 2010. SOCZKA, L. (org.). Viver na Cidade. In: Contextos Humanos e Psicologia Ambiental. Lisboa: F.C.L., 2005.

You might also like