You are on page 1of 2

A TERAPIA HOLSTICA A Terapia Holstica enxerga o ser humano como um todo, no se preocupando especifica mente com os sintomas apresentados

e sim com as causas. Enquanto um mdico, ao tratar de uma gripe, receita antitrmico para a febre, analgsi co para a dor e vitamina C para aumentar a resistncia, na terapia holstica pesquis a-se o que faz a pessoa absorver aquela enfermidade, qual foi o desequilibro emoci onal ou o estado mental negativo que originou aquela doena. Tratando a raiz da questo conseguimos muito mais rapidamente, e com maior eficcia, fazer com que a pessoa por si s se cure, entendendo e transformando dentro de si mesmo o que originou sua doena ou desequilbrio. A Lei de Hering diz: Toda cura oco rre de dentro para fora, do centro para as extremidades. Tudo isso vem do fato de que para a Terapia Holstica a doena na verdade o resultad o de todo um processo que deve e merece ser investigado. Como o stress que tem c ausas e efeitos diferentes em cada pessoa, o paciente na Terapia Holstica tratado como um ser nico e especial e no como um produto. Entre outras, algumas das Terapias importantes no tratamento das doenas e desequi lbrios so: a terapia Bioenergtica, o Jin Shin Jyutsu (a arte da cura), os toques te raputicos em suas mais diversas modalidades, a Terapia Cristalina, Elixires de C ristais, os florais em seus vrios sistemas, a auriculoterapia, a cromoterapia. A tcnica da radiestesia pode ser associada a todas a fim de ajudar na diagnose do c liente. Todas essas tcnicas atuam em nosso campo emocional, desbloqueando os meridianos d o corpo, reequilibrando a energia, centrando o Ser exatamente onde sua paz inter ior est armazenada. A TERAPIA CORPORAL E A SADE A sade um estado completo de bem-estar bio-psico-fisio-socio-espiritual. Bio refere-se Inteligncia celular. Psico refere-se ao comportamento, Alma. Fsio refere-se funcionalidade dos rgos e sistemas. Scio refere-se interao com a sociedade. Espiritual a religao com Deus. A terapia corporal visa pessoa e no o sintoma, toda a carga emocional e energtica que se encontra no corpo, na regio dolorida ou ferida.

A HIDRATAO Um adulto perde cerca de 1,5 l de gua por dia (na urina: 1l; na transpirao: 200 ml; na respirao: 100 ml; na evacuao: 200 a 300 ml). Quando o nvel da gua diminui a presso cai, a circulao fica lenta e o organismo sofre deixando de receber a energia necessria. O corao faz mais esforo na tentativa de bom bear o sangue para todo o corpo; as clulas cerebrais recebem pouco oxignio e dimin uem sua atividade o rim filtra menos toxinas. Para suprir essa falta e manter o bom funcionamento orgnico, o mecanismo da sede acionado. No crebro, um centro nervoso controla a sede. Por meio de receptores se nsveis concentrao do sangue possvel saber se h ou no, liquido no organismo. Nesse c disparada a vontade de beber. Ao beber, sensores da Orofaringe detectam a presena de gua indicando ao crebro se a sede est ou no saciada. Nos rins, outros receptores fiscalizam o nvel de hidratao do organismo. Se estiver baixo, a ordem ser economizar, ento a pessoa para de urinar. Enquanto desce pelo tudo digestivo, uma porcentagem mnima de gua consumida. O mximo da sua absoro ocorre no intestino, onde a corrente sangunea amplamente irrigada. O SANGUE hidratado beneficia todo o corpo, por que distribui melhor os nutriente s que transporta. A ingesto diria recomendada para o adulto de 30 ml por quilo de peso; para crianas de 6 meses a 1 ano de 100 a 120 ml por quilo de peso. Minha sugesto servir gua antes de iniciar a sesso teraputica e ao final da mesma.

FERRAMENTAS PARA A CURA Se buscarmos curar a doena, sob o ponto de vista fsico, podemos falhar, mas a paz d e esprito capaz de curar o mal fsico. Dr. Bernie Siegel, mdico oncologista. 1. F acreditar que o motivo primeiro para estarmos aqui o de aprender e de s ervir. 2. INTENO deixar velhos padres permite que caminhemos para um estado saudvel. o querer mudar para melhor, no mudando o prximo, mas a ns mesmos. 3. CONSCIENTIZAO buscar as causas de sentimentos e pensamentos que levam ao. OS CAMINHOS: o da revolta, que leva dor e ao desgaste emocional e o da resignao, q ue nos ajuda a encontrar as solues atravs da serenidade. O ideal, portanto, transformar: a angstia em serenidade; a preocupao em f; a tristez a em alegria; o medo em coragem; o orgulho em humildade; a impacincia na cincia da paz; a raiva em amor, atravs do auto-perdo; a vaidade em conscincia de que pouco s omos e pouco sabemos; o egosmo em fraternidade incondicional. Ressalto neste momento que durante o processo de tratamento holstico (sob qualque r forma de terapia) a f tem um lugar reservado e bastante importante, mas costumo dizer aos clientes que perguntam preciso acreditar?, que necessrio apenas abrir-se e sentir. Aprender a receber amor, carinho, energias positivas (neste caso, vin do do terapeuta), a chave de tudo. O desejo de cura interior sempre. Ao terapeut a cabe a conscientizao do que ocorre com o seu cliente e a inteno positiva de mudana e cura.

You might also like