You are on page 1of 9

Vantagens de comer ''Biolgico'' A Agricultura Biolgica tem-se vindo a afirmar como uma forma mais s de produzir alimentos.

Aqui encontrar uma smula das vantagens para a sade, sociedade e ambiente de uma forma de agricultura que ganha cada vez mais adeptos. Alexandra Costa (AGROBIO) e Jean-Claude Rodet Nenhuma actividade humana, nem mesmo a medicina, tem tanta importncia para a sade como a agricultura. Prof. Pierre Delbet (Academia de Medicina, Frana). Na civilizao em que vivemos, nem sempre evidente a importncia que o sector primrio assume nas nossas vidas. medida que a populao activa que se ocupa deste sector se vai reduzindo, os nossos filhos vo crescendo, nas cidades, habituados a conhecer como origem dos alimentos asspticas prateleiras de supermercados. Se o fosso que separa a populao portuguesa das suas origens rurais parece acentuar-se, um pressuposto permanece inaltervel: dependemos da terra para a nossa sobrevivncia; a agricultura que sustenta a actividade e conquistas da nossa civilizao moderna. , pois, uma actividade vital e com repercusses globais: no ambiente, nas plantas, nos animais, no Homem. Mas... que agricultura? Tradicionalmente sabia-se, no nosso pas, como preservar a fertilidade do solo, faziam-se sideraes, rotaes existia uma racionalidade na agricultura que se prendia com a continuidade ao longo das geraes, porque a terra era passada como um bem precioso de pais para filhos e servia verdadeiramente como base para a sade e sobrevivncia. No final da primeira Grande Guerra, no entanto, as empresas que fabricavam explosivos foram reconvertidas para a produo de adubos azotados para a agricultura. Foi o incio da Agricultura moderna. Seguiram-se a este inmeros avanos tecnolgicos, desenvolveu-se a indstria dos pesticidas, uniformizaram-se prticas e aumentaram-se rendimentos. Mas o preo deste acrscimo de produtividade foi elevado: contaminao do solo, das guas, da atmosfera e dos alimentos; desertificao do meio rural; endividamento e dependncia do agricultor relativamente a factores de produo e subsdios; perda de biodiversidade, descaracterizao da agricultura e perda de prticas ancestrais de uma agricultura sustentvel no tempo; milhares de envenenamentos acidentais por pesticidas todos os anos; efeitos na sade humana e animal que ainda agora comeam a ser conhecidos: cancros, doenas degenerativas do sistema nervoso, infertilidade.

A Agricultura moderna contribuiu largamente para inquinar o ambiente e os alimentos, que so a base da nossa sade. Como alternativa a estes sistemas de produo tem vindo a ser desenvolvida, desde os anos 40 (embora com razes em movimentos que tiveram incio nos anos 20), a Agricultura Biolgica. Longe de representar um retrocesso no tempo, um sistema de produo que procura aliar tecnologias modernas com prticas de agricultura sustentvel, no poluente, de base ecolgica. Em pases desenvolvidos, trata-se de uma mudana fundamental para inverter o processo de poluio e contaminao generalizada, de eroso e perda de solo, de desertificao de zonas rurais. Em pases do Terceiro Mundo, permite s populaes cuidarem do prprio solo, tornarem-no ou manterem-no frtil, produzirem o seu prprio alimento com base em recursos locais, conferindo-lhes a autonomia necessria para um desenvolvimento mais equilibrado e independente. Enquanto consumidores, podemos ter uma palavra a dizer, a nvel individual, atravs das nossas escolhas de consumo. Estas podem exercer uma influncia determinante: em benefcio da nossa prpria sade e da dos nossos familiares e, ao mesmo tempo, em defesa do ambiente, dos solos e das guas, da vitalidade dos espaos rurais. Nesse sentido, consumir alimentos biolgicos um gesto positivo e inovador, um voto concreto para uma mudana necessria no sentido da sade e do bem-estar global individual e planetrio. Vejamos mais aprofundadamente como e porqu. AS VANTAGENS DE CONSUMIR BIOLGICO Vantagens para a sade O consumo de alimentos sos, no desnaturados e isentos de contaminao qumica, um meio preventivo por excelncia. Nesse sentido, os alimentos biolgicos contribuem plenamente para uma alimentao promotora de sade e bem-estar. A superioridade destes produtos para a alimentao humana tem sido demonstrada em vrias vertentes: 1. Valor nutritivo e sabor Diversos estudos realizados indicam que os produtos de Agricultura Biolgica so mais

ricos em matria seca, minerais e vitaminas, incluindo anti-oxidantes (importantes na preveno do cancro). O seu menor teor em gua, dando lugar a uma maior concentrao em matria seca e nutrientes, reflecte-se num sabor e aroma mais ricos. Consumir produtos de Agricultura Biolgica , assim, um modo de reencontrar o sabor genuno e tradicional dos alimentos, uma forma saborosa de promover a sade.
Tabela 1 - Composio de produtos hortcolas fertilizados com composto (Agricultura Biolgica), comparativamente com produtos fertilizados com adubos qumicos de sntese (Agricultura convencional (mdias de 12 anos) (Schuphan, 1975).

Cientistas comprovam maior valor nutritivo dos alimentos biolgicos Investigadores da Universidade de Rutgers meteram mos obra no sentido de contestar a ideia de que o biolgico melhor. Tendo seleccionado alguns produtos adquiridos em supermercados e lojas de dietticos, passaram a analisar o seu contedo em matria de elementos minerais. Entende-se por alimentos biolgicos todos os produtos provenientes de culturas sem recurso a pesticidas ou fertilizantes qumicos. Os alimentos no biolgicos, aqui entitulados de convencionais, foram produzidos custa de inmeros produtos qumicos para aumentar o crescimento e destruir pragas, muitos dos quais so j reconhecidos ou suspeitos de gerar cancro e que contribuem largamente para a destruio do ambiente e da vida selvagem. Os investigadores esperavam que os produtos biolgicos apresentassem eventualmente valores comparativos pouco superiores, mas os resultados foram surpreendentes. A quantidade de ferro nos espinafres biolgicos era 97% mais do que nos espinafres convencionais e o teor em mangans 99% superior. Muitos oligoelementos essenciais estavam totalmente ausentes nos produtos convencionais, enquanto que nos produtos biolgicos eram abundantes. Os anti-oxidantes Os anti-oxidantes so muito importantes na alimentao humana, uma vez que capturam os radicais livres, molculas que destroem os nossos tecidos, conduzindo a doenas degenerativas. So indispensveis na preveno do cancro, doenas cardio-vasculares, cataratas, etc. Os mais comuns so o beta-caroteno, a vitamina C, a vitamina E, os flavonides, o licopeno e a lutena. As melhores fontes so os produtos vegetais. Fontes de beta-caroteno: espirulina (alga), abbora, cenoura, batata doce, manga, espinafres, damascos, pimento verde, brcolos e hortalias verdes de folha. Fontes de licopeno: tomate, cenoura, pimento verde, damasco, toranja e melo. Fontes de vitamina C: papaia, goiaba, laranja e outros citrinos, kiwi, manga, brcolos, pimento, couve e morangos. Fontes de flavonides: cebola, salsa, ruibarbo, toranja, laranja, ma, damasco, pra, pssego, tomate, cereja, groselha, uva, ameixa, framboesa, morango, leguminosas, salva, ch verde e vinho tinto. Fontes de vitamina E: sementes de oleaginosas, leos de primeira presso a frio, grmen de cereais; o processo de refinao e a fritura dos leos destroem a vitamina E.

Uma abordagem puramente analtica do valor nutritivo dos alimentos, no entanto, no tem em considerao determinadas substncias (antibiticos naturais, leos essenciais, etc.), no avalia efeitos sinrgicos nem antagnicos entre as substncias e nada indica acerca da atividade das mesmas. Da que tm procurado fazerse estudos de base holstica, constatando-se efeitos surpreendentes em animais alimentados com produtos de agricultura biolgica, quando comparados com animais alimentados com produtos convencionais: os primeiros apresentam claramente maiores nveis de fecundidade e melhores defesas imunitrias.
Tabela 2 - Influncia da alimentao na fecundidade e resistncia a doenas infecciosas, em coelhos (Staiger, 1986).

Outros estudos vm corroborar estes resultados: Scharpf e Aubert (1976), constataram que coelhas alimentadas durante 6 semanas com forragem biolgica apresentavam 52% de fecundidade, quando a fecundidade de coelhas alimentadas com forragem convencional era de apenas 36%. Os mesmos autores constataram maior fecundidade (medida em termos de mobilidade dos espermatozides) em touros alimentados com forragem produzida de acordo com o modo de produo biolgico (42% de mobilidade normal dos espermatozides em touros alimentados com forragem convencional vs. 74%, em touros alimentados com forragem biolgica).

2. Ausncia de resduos de pesticidas Inmeros pesticidas proibidos em determinados pases devido sua toxicidade continuam a ser utilizados, por vezes vendidos ilegalmente e obtidos por contrabando. Os estudos toxicolgicos reconhecem a relao existente entre os pesticidas e certas patologias, como o cancro, as alergias, a asma, etc. A Organizao Mundial de Sade estimou que cerca de 3,5 a 5 milhes de pessoas em todo o mundo sofrem de envenenamentos agudos com pesticidas, anualmente. Em virtude disto, quaisquer que sejam os benefcios dos alimentos biolgicos a nvel individual, so certamente benficos a uma maior escala. A maior parte dos pesticidas autorizados para uso agrcola foram homologados muito tempo antes de se levarem a cabo os estudos que vieram a comprovar relao desses produtos com o cancro e outras doenas. Nos Estados Unidos, segundo informaes da Agncia de Proteco Ambiental, 90% dos fungicidas, 60% dos herbicidas e 30% dos insecticidas homologados so cancergenos. Um relatrio da Academia Nacional das Cincias concluiu que os pesticidas podem conduzir a um aumento de 1,4 milhes de casos

de cancro nos EUA. O simples tratamento de relvados com herbicidas aumenta 4 vezes o risco de leucemia em crianas at aos 10 anos. Em Portugal so aplicados anualmente cerca de 23.000 ton. de pesticidas, colocando o nosso Pas em quinto lugar a nvel mundial em termos de consumo de pesticidas por unidade de superfcie. Estudos realizados em Frana verificam uma correlao evidente entre a percentagem de alimentos biolgicos consumidos e o teor de resduos no leite materno: quando a me consome mais de 80% de alimentos obtidos por este modo de produo, o teor de resduos no leite quase trs vezes inferior.
Tabela 3 - Poluio do leite materno em funo da percentagem de alimentos de Agricultura Biolgica na alimentao, em Frana (Aubert, 1987)

O limite mximo de resduos (LMR) no garante a inocuidade dos alimentos O limite mximo de resduos, ou seja, o teor de resduos que tolerado por lei nos alimentos ou na gua, no tem em conta trs factores muito importantes: certos pesticidas, que mimetizam a aco de hormonas (e por isso conhecidos como disruptores endcrinos), tm uma aco mais forte a pequenas concentraes do que a concentraes elevadas. Tm sido associados a problemas de infertilidade e cancros nos rgos reprodutores. os pesticidas so susceptveis de bioacumulao nos tecidos adiposos de mamferos, incluindo no ser humano; combinaes de vrios pesticidas diferentes podem ter um efeito sinrgico, potenciando mutuamente a sua actividade. A investigao revela que uma mistura de quatro pesticidas, mesmo em pequenas doses, tem um efeito 1600 vezes superior ao dos mesmos pesticidas actuando isoladamente. Uma equipa de investigadores Dinamarqueses demonstrou que, entre 1949 e 1990, a quantidade de espermatozides presentes no smen humano baixou de 113 para 66 milhes por mililitro (British Medical Journal, 1992). Em Frana, de 1986 a 1996, a incidncia de cancro no testculo aumentou 50%, de acordo com Guy Hdelin, investigador dos laboratrios de Epidemiologia e Sade Pblica de Estrasburgo (Sciences et Avenir, 1997).

Nitratos Quando ingerimos alimentos com excesso de nitratos, estes convertem-se, no estmago, em nitritos e combinam-se com outras molculas dando origem a nitrosaminas. Estes produtos so cancergenos, mutagnicos (provocam mutaes genticas) e teratognicos (provocam deformaes nos fetos). O excesso de nitratos est fortemente associado ao uso de adubos azotados de sntese, em agricultura convencional. Estes adubos, por outro lado, so facilmente lixiviados, poluindo as guas subterrneas. Dado que em Agricultura Biolgica no so autorizados os adubos qumicos de sntese, os produtos biolgicos tm naturalmente um teor mais baixo de nitratos e promovem a qualidade ambiental.

Antibiticos 62% dos antibiticos utilizados no Reino Unido so usados em animais, como promotores de crescimento, como medida preventiva ou para tratamento de doenas. O resultado o rpido desenvolvimento de bactrias resistentes. Dado que muitos dos antibiticos utilizados em Medicina Humana so semelhantes aos usados para a produo animal e que as bactrias transmitem muito facilmente entre si os genes de resistncia, o seu uso abusivo em produo animal vem restringir as possibilidades de tratamento em seres humanos. A Produo Animal Biolgica um sistema de produo no intensivo em que so tidas em conta as necessidades comportamentais e fisiolgicas dos animais, promovendo o seu bemestar integral. Neste sistema est totalmente proibida a utilizao de hormonas ou antibiticos a ttulo preventivo.
Utilizao corrente de antibiticos em produtos alimentares Carne de porco e bacon - Nas exploraes intensivas, so administrados antibiticos aos porcos para estimular o seu crescimento e prevenir as diversas doenas a que esto sujeitos quando so criados em instalaes de reduzidas dimenses e sob grande stress. No total, podem ser prescritos at 10 antibiticos diferentes atravs de injeces, na gua e nas raes. Frangos Os frangos criados para alimentao humana so habitualmente alimentados com antibiticos de crescimento usados tambm para tratar infeces causadas por parasitas. Uma vez que no prtico tratar apenas algumas aves infectadas devido ao elevado nmero que as exploraes intensivas comportam, o tratamento , pois, aplicado a todas as aves, quer necessitem ou no. Ovos Raramente so administrados antibiticos de crescimento nas galinhas-poedeiras, mas a sua utilizao no combate coccidiose pode deixar resduos. Estes resduos foram encontrados em mais de 10% dos ovos. Em algumas exploraes extensivas e noutras em que so usados poleiros, utiliza-se correntemente antibiticos de modo a controlar a enterite necrtica. Carne de vaca Nas exploraes intensivas de gado bovino so permitidos diversos antibiticos nas raes. Leite Na sua maior parte, as vacas leiteiras so tratadas com antibiticos como medida de combate s mastites, sendo estes injectados directamente nas tetas do animal. O tratamento efectuado quando a produo de leite interrompida alguns meses antes do parto. Os antibiticos so igualmente utilizados para tratar vrias doenas, inclusivamente os animais que coxeiam (doenas do casco), um problema que atinge 25% das vacas leiteiras, todos os anos, devido a uma alimentao excessiva em protenas e s ms condies das vacarias. Peixe A utilizao de antibiticos na aquacultura uma prtica generalizada, apesar de se saber que os peixes absorvem apenas pequenas quantidades, sendo a restante disseminada no Ambiente. Foram encontrados resduos em peixes selvagens, bivalves e crustceos nas zonas vizinhas destas exploraes, e as concentraes podem exceder os valores admitidos para consumo humano.

Organismos Geneticamente Modificados (OGMs) Um produto biolgico, por lei, no , no contm e no pode ser produzido a partir de OGMs. Estes produtos constituem pois uma alternativa a que tm direito os consumidores que preferem, para j e aplicando o princpio da precauo, no consumir produtos geneticamente manipulados.

Alguns riscos dos OGMs - Os OGMs apresentam possibilidades de desenvolvimento de novos agentes causadores de alergias e de novas toxinas. As alergias constituem j um risco alimentar, que tem vindo a aumentar e pode causar a morte. A criao ou agravamento deste problema um dos riscos mais evidentes da alimentao transgnica. As alergias so, com efeito, causadas por protenas e frequentemente por aquelas que esto implicadas na defesa das plantas contra pragas e doenas. Ora a resistncia das plantas a pragas e doenas um dos caracteres mais frequentemente introduzido nas plantas geneticamente modificadas. - Os OGMs apresentam riscos de transferncia de genes de resistncia aos antibiticos aos microorganismos do tubo digestivo. A resistncia aos antibiticos torna certos medicamentos ineficazes no combate a doenas em seres humanos e animais. - Um medicamento japons que utilizava bactrias transgnicas causou 27 mortes e milhares de deficientes permanentes. A responsabilidade pelo OGMs foi habilmente recusada no processo judicial que se seguiu a estes acontecimentos. - Um certo nmero de manipulaes genticas visa tornar as culturas resistentes aos herbicidas. Esta resistncia vai conduzir inevitavelmente a um aumento importante das doses aplicadas e portanto conduzir a um aumento da poluio alimentar e ambiental. - Um estudo levado a cabo na Universidade do Kansas demonstra que a broca do milho desenvolve rapidamente resistncia toxina segregada pelo milho transgnico Bt. portanto uma manipulao gentica cuja utilidade parece ter os dias contados. - Perda de biodiversidade, impactos sobre insectos teis ou no visados, criao de infestantes resistentes a pragas e herbicidas e poluio gentica. - Monoplio de grandes indstrias de biotecnologia sobre o sector agroalimentar, perda de independncia dos agricultores e negao do direito de escolha dos consumidores. Vantagens ecolgicas e ambientais A prtica da Agricultura Biolgica, por no utilizar pesticidas de sntese nem adubos azotados de sntese que contaminam os lenis de gua potvel uma garantia permanente de preservao da gua pura nos tempos futuros. Os estudos efectuados em Frana e na Alemanha revelam que o teor de pesticidas na gua da chuva, ultrapassa largamente, em muitos casos, o teor permitido em gua de consumo. Este motivo suficiente para ponderar se vale a pena continuar a aplicar pesticidas nas quantidades actualmente praticadas. A diminuio da diversidade biolgica um dos principais problemas ambientais dos dias de hoje. A Agricultura Biolgica preserva as sementes para o futuro impedindo, deste modo, o desaparecimento de inmeras variedades de grande valor nutritivo e cultural. Este modo de produo respeita o equilbrio da natureza e contribui para um ecossistema so. O

equilbrio entre agricultura e floresta, as rotaes de culturas, etc., permitem a preservao de um espao rural capaz de satisfazer as geraes vindouras.

EUA Nas guas subterrneas de diversos Estados foram encontrados 98 pesticidas contaminando a gua de 10 milhes de habitantes. Alemanha inspeco a 300 sistemas de distribuio de gua mostrou que mais de metade estavam contaminados com herbicidas. Portugal um estudo realizado pelo Instituto Superior de Agronomia regio do Ribatejo e Oeste revelou a existncia de um pesticida num furo de gua em concentraes 45 vezes superiores ao limite admissvel. 33% furos com resduos. 40% dos furos continham pesticidas acima do LMR.

Vantagens agronmicas Proteco da fertilidade do solo, da vida microbiana e da diversidade biolgica. O solo a base de toda a cadeia alimentar e a principal preocupao da Agricultura Biolgica. Qualquer prtica no mbito da pedologia deve visar a conservao do solo e, inclusivamente, melhorar a sua condio, em particular pelo aumento do teor em hmus das terras arveis. A diminuio da diversidade biolgica, por outro lado, um dos principais problemas ambientais dos dias de hoje. A Agricultura Biolgica preserva as sementes para o futuro, impedindo, deste modo, o desaparecimento de inmeras variedades de grande valor nutritivo e cultural. Franois CHABOUSSOU demonstrou que numerosos pesticidas, tais como os pertencentes ao grupo dos organofosforados, podem inibir ou mesmo suprimir a proteossntese e provocar nos tecidos uma acumulao de

substncias solveis, que podem estar na origem no s da recrudescncia de doenas criptogmicas nas plantas, mas tambm de vrus, por um efeito de natureza nutritiva. Vantagens para a sociedade A Agricultura Biolgica permite a revitalizao da populao rural e restitui aos agricultores a verdadeira dignidade e o respeito que lhe so merecidos pelo seu papel de guardio das paisagem e dos ecossistemas agrcolas. Graas dimenso humana que estas exploraes assumem, s prticas ecolgicas e gesto adequada dos recursos locais, os produtores agrobiolgicos geram oportunidades de criao de empregos permanentes e dignos. Nas suas compras: Prefira produtos de Agricultura Biolgica Evite carnes fumadas, chourios, salsichas e alimentos que contm conservantes com nitratos (E-249, E-250, E-251, E-252). Consuma produtos frescos da poca. Fonte: Naturlink (http://www.naturlink.pt/canais/Artigo.asp?iArtigo=3882)

You might also like