You are on page 1of 28

WWW.CONTEUDOJURIDICO.COM.

BR

A JUSTIA MILITAR DO BRASIL

THIAGO DE LIMA VAZ VIEIRA: Graduando em Direito (Centro Universitrio do Distrito Federal - UDF).

NATLIA DA SILVA DE CARVALHO: Graduanda em Direito (Centro Universitrio do Distrito Federal - UDF).

RESUMO: O presente texto tem como base entrevista com o Excelentssimo Senhor Ministro Ten.-Brig.-do-Ar Cherubim Rosa Filho e com o Excelentssimo Senhor Ministro Dr. Aldo da Silva Fagundes, realizada no dia 6 de maio de 2010, bem como pesquisa a diversas fontes. Procurou-se apresentar de forma concisa a Justia Militar considerando especialmente sua origem, histria, estrutura, rgos, competncia e atual atividade e importncia no ordenamento jurdico brasileiro.

Palavras-chave: Justia Militar, Superior Tribunal Militar, STM, Crime Militar

ABSTRACT: The following article is based on an interview with Honourable Minister Ten.-Brig.-do-Ar Cherubim Rosa Filho and Honourable Minister Mr. Aldo da Silva Fagundes, on 6th May, 2010 and also on researches from many different sources. The aim of this paper is to concisely present the Military Justice, focusing on its origins, history, structure, divisions, jurisdiction, present activities and its importance within the Brazilian law system.

Keywords: Military Justice, Military Supreme Court, MSC, military crime

Envie seu artigo, monografia, peas jurdicas para o editorial@conteudojuridico.com.br

WWW.CONTEUDOJURIDICO.COM.BR

1 INTRODUO

Com o objetivo de explorar temas relativos Justia Militar no Brasil, o presente texto visa apresentao de sua origem, evoluo histrica, estrutura, caractersticas, projees no sistema judicirio brasileiro e, principalmente, realar sua atividade jurisdicional atravs de fatos histricos que levaram a sua consolidao no pas.

A existncia das Foras Armadas figura-se como essencial preservao da integridade e soberania das naes, pois as funes exercidas por esta categoria sustentam as decises estratgicas do Estado que representam e inibem as ameaas contra a integridade poltica e territorial do pas.

Situa-se a Justia Militar como sendo grande aliada proteo estatal, pois ela que mantm as bases do mundo militar em consonncia com seus princpios, deveres e direitos, bem como valores morais que vinculam o militar ao Estado. Compreende-se como manifestaes do valor militar os descritos no artigo 27 da lei n 6.880 de 1980 (Estatuto dos Militares) quais sejam:

O patriotismo, traduzido pela vontade inabalvel de cumprir o dever militar e pelo solene juramento de fidelidade Ptria at com o sacrifcio da prpria vida;

O civismo e o culto das tradies histricas; A f na misso elevada das Foras Armadas; O esprito de corpo, orgulho do militar pela organizao onde serve; O amor profisso das armas e o entusiasmo com que exercida; e O aprimoramento tcnico-profissional.

Para que as peculiaridades dessa categoria diferenciada sejam devidamente atendidas, h a necessidade de se constituir uma justia diferenciada. Ao
Envie seu artigo, monografia, peas jurdicas para o editorial@conteudojuridico.com.br

WWW.CONTEUDOJURIDICO.COM.BR

lado da Justia Eleitoral e da Justia do Trabalho, a Justia Militar integra o gnero das justias especializadas previstas no ordenamento jurdico brasileiro. Diferentemente das outras duas, a Justia Militar carece de explorao e divulgao, at mesmo pelos Centros Acadmicos de Direito.

2 ORIGEM

Acreditam boa parte dos historiadores que o surgimento da Justia Militar, com um mnimo de organizao em sua estrutura, ocorreu na Roma antiga, quando da necessidade de julgamentos em tempos de guerra se fez necessrio instituir juzes dotados de competncia para punir os infratores. Apesar de antes disso, existirem Cdigos Sumerianos1 em que estavam previstas penalidades para quem cometesse crimes, se que se pode chamar assim, durante a guerra.

Como no tinham um espao fsico apropriado para julgar os autores dos crimes, j que a ocorrncia dos delitos se davam em plena guerra, nos campos de batalha, todo o processo de julgamento era feito nos prprios acampamentos militares, decorre dessa situao a Justia Militar ser tambm chamada de Justia Castrense, j que etimologicamente o termo deriva da palavra castrorum que em latim significa acampamento.

No Brasil, a criao da Justia Castrense se deu como uma das principais conseqncias da vinda da famlia real portuguesa justificada pelo bloqueio continental imposto por Napoleo Bonaparte. Tem como marco inicial sua previso no Alvar (com fora de lei) de 1 de abril de 1808, assinado pelo Prncipe Regente Dom Joo VI. O ato normativo criou o Conselho Supremo Militar e de Justia, na cidade do Rio de Janeiro, que figurou no cenrio jurdico brasileiro como rgo mximo da Justia Castrense.

Os Sumerianos compem a antiga civilizao da Mesopotmia junto com os Acadianos.

Envie seu artigo, monografia, peas jurdicas para o editorial@conteudojuridico.com.br

WWW.CONTEUDOJURIDICO.COM.BR

2.1 O Conselho Supremo Militar e de Justia

O rgo institudo pelo Alvar de 1808 tinha como competncia analisar as matrias pertencentes, em Lisboa, ao Conselho de Guerra, ao do Almirantado, e ao do Ultramar na parte militar. Possua tanto funes administrativas como judicirias, na administrativa tinha como principal competncia elaborar pareceres, quando fosse consultado, acerca de alguns atos do governo. Na funo judiciria, era competente para julgar em ltima instncia os processos criminais de rus que estavam sujeitos ao foro militar.

Ao rgo era facultado consultar o Prncipe quando achasse necessrio tendo como objetivo a melhor economia e disciplina do Exrcito e da Marinha.

Possua como estrutura bsica:

Conselho Militar: "que se compor dos Officiaes Generaes do Meu Exercito, e Armada Real, que j so Conselheiros de Guerra, e do Almirantado, e que se acho nesta Capital, e dos outros Officiaes de Huma, e outra Arma, que Eu Houver por bem Nomear, devendo estes ultimos ser Vogaes do mesmo Conselho em todas as materias, que nelle se tratarem.2

Conselho de Justia: que "se compor dos Conselheiros de Guerra, Conselheiros do Almirantado, e mais Vogaes, e de tres Ministros Togados que Eu Houver de Nomear".3

3 EVOLUO NO ORDENAMENTO JURDICO BRASILEIRO

Alvar de 1 de abril de 1808.

Envie seu artigo, monografia, peas jurdicas para o editorial@conteudojuridico.com.br

WWW.CONTEUDOJURIDICO.COM.BR

Como j mencionado, o marco de instituio da Justia Militar no Brasil se deu com o ato normativo de abril de 1808 que criou o Conselho Supremo Militar e de Justia. Este foi o primeiro rgo com jurisdio em todo territrio nacional e o primeiro Tribunal Superior de Justia do pas. Sendo considerada a mais antiga justia do Pas.

Por essa Corte, passaram Imperadores, Prncipes, Presidentes da Repblica e grandes chefes militares, verdadeiros mitos na histria do pas. Presidiramna, sucessivamente, D. Joo VI, D. Pedro I e D. Pedro II, quando foi proclamada a Repblica. A partir de ento, outras personalidades de extremo relevo na Histria do Brasil passaram pela presidncia da instituio, como o Marechal Deodoro da Fonseca e o Marechal Floriano Peixoto que trouxeram o conhecimento das prticas militares, e aliaram-se a bacharis de notvel saber jurdico, como Joo Pessoa, Salgado Filho e Washington Vaz de Mello.

A Justia Militar foi a nica justia especializada prevista na primeira Constituio Republicana, promulgada em 24 de fevereiro de 1891. Foi na Constituio Federal de 1934 que se encontrou a soluo original de vincular a Corte ao Poder Judicirio, como perdura at hoje, pois, inicialmente, a Justia Castrense integrava o Poder Executivo.

3.1 Histrico Constitucional

3.1.1 Constituio Poltica do Imprio do Brazil (de 25 de maro de 1824)

Nota-se que esta Constituio no tratou da Justia Militar em seu texto, porm a falta de previso constitucional no significa a inexistncia da referida Justia no Imprio. Foram adotados pelo Prncipe Regente, como efeito da colonizao, a
3

Alvar de 1 de Abril de 1808

Envie seu artigo, monografia, peas jurdicas para o editorial@conteudojuridico.com.br

WWW.CONTEUDOJURIDICO.COM.BR

legislao, os costumes e as tradies do colonizador. Nessa poca o ordenamento jurdico de Portugal j previa em sua estrutura a Justia Castrense, sendo esse um dos exemplos de adoo pelo ordenamento legal brasileiro. A criao efetiva da Justia Militar foi anterior a data da vigncia da referida Constituio outorgada, como dito anteriormente, a Justia Militar foi instituda em 1808. Do texto desta Constituio pode-se extrair o seguinte: Art. 179 (...) X. A' excepo de flagrante delicto, a priso no pde ser executada, seno por ordem escripta da Autoridade legitima. Se esta fr arbitraria, o Juiz, que a deu, e quem a tiver requerido sero punidos com as penas, que a Lei determinar. O que fica disposto acerca da priso antes de culpa formada, no comprehende as Ordenanas Militares (...)4

3.1.2 Constituio da Repblica dos Estados Unidos do Brasil (de 24 de fevereiro de 1891)

A primeira Constituio Republicana trouxe a diferena entre Justia Comum e Justia Federal, j no mbito militar v-se referncia s Foras Armadas como instituio permanente, porm, apesar de ter previso, no foi estabelecido concretamente o foro especial da Justia Militar.

Conclui-se a consolidao das Foras Armadas como instituio permanente devido aos seguintes artigos:

Constituio Poltica do Imprio do Brazil de 1824

Envie seu artigo, monografia, peas jurdicas para o editorial@conteudojuridico.com.br

WWW.CONTEUDOJURIDICO.COM.BR

Art 76 - Os oficiais do Exrcito e da Armada s perdero suas patentes por condenao em mais de dois anos de priso passada em julgado nos Tribunais competentes. Art 77 - Os militares de terra e mar tero foro especial nos delitos militares. 1 - Este foro compor-se- de um Supremo Tribunal Militar, cujos membros sero vitalcios, e dos conselhos necessrios para a formao da culpa e julgamento dos crimes. 2 - A organizao e atribuies do Supremo Tribunal Militar sero reguladas por lei.5

3.1.3 Constituio da Repblica dos Estados Unidos do Brasil (de 16 de julho de 1934)

Foi nesta Constituio que se estabeleceu concretamente o foro especial da Justia Militar, ganhando esta seo especfica para o seu tratamento no texto constitucional. Houve tambm, a previso de outro ramo especializado: a Justia Eleitoral, que foi criada 1932 (promulgao do Cdigo Eleitoral- Decreto 21.076/1932).

A Justia Militar, que integrava o Poder Executivo, passou a fazer parte do Poder Judicirio. Percebe-se atravs da leitura dos seguintes artigos que o foro especial para os crimes militares poderia ser estendido aos civis, porm apenas nos casos expressos em lei (princpio da reserva legal), na represso de crimes especficos previstos pelo prprio texto constitucional. SEO V Da Justia Militar

Constituio da Repblica dos Estados Unidos do Brasil de 1891

Envie seu artigo, monografia, peas jurdicas para o editorial@conteudojuridico.com.br

WWW.CONTEUDOJURIDICO.COM.BR

Art 84 - Os militares e as pessoas que lhes so assemelhadas tero foro especial nos delitos militares. Este foro poder ser estendido aos civis, nos casos expressos em lei, para a represso de crimes contra a segurana externa do pas, ou contra as instituies militares. Art 85 - A lei regular tambm a jurisdio, dos Juzes militares e a aplicao das penas da legislao militar, em tempo de guerra, ou na zona de operaes durante grave comoo intestina. Art 86 - So rgos da Justia Militar o Supremo Tribunal Militar e os Tribunais e Juzes inferiores, criados por lei. Art 87 - A inamovibilidade assegurada aos Juzes militares no exclui a obrigao de acompanharem as foras junto s quais tenha de servir. Pargrafo nico - Cabe ao Supremo Tribunal Militar, determinar a remoo de Juzes militares, de conformidade com o art. 64, letra b.6

3.1.4 Constituio dos Estados Unidos do Brasil (de 10 de novembro de 1937)

Apesar de esta Carta Poltica ter abolido a Justia Federal e a Justia Eleitoral, ela manteve os Juzes e Tribunais Militares como a Carta Magna anterior. DA JUSTIA MILITAR Art 111 - Os militares e as pessoas a eles assemelhadas tero foro especial nos delitos militares. Esse foro poder estender-se aos civis, nos casos definidos em lei, para os crimes contra a segurana externa do Pais ou contra as instituies militares. Art 112 - So rgos da Justia Militar o Supremo Tribunal Militar e os Tribunais e Juzes inferiores, criados em lei.

Constituio da Repblica dos Estados Unidos do Brasil de 1934

Envie seu artigo, monografia, peas jurdicas para o editorial@conteudojuridico.com.br

WWW.CONTEUDOJURIDICO.COM.BR

Art 113 - A inamovibilidade assegurada aos Juzes militares no os exime da obrigao de acompanhar as foras junto s quais tenham de servir. Pargrafo nico - Cabe ao Supremo Tribunal Militar determinar a remoo dos Juzes militares, quando o interesse pblico o exigir. 7

3.1.5 Constituio dos Estados Unidos do Brasil (de 18 de setembro de 1946)

Criou o Tribunal Federal de Recursos e restabeleceu a Justia Federal e a Eleitoral integrando tambm, ao Poder Judicirio, a Justia do Trabalho, o que completou o conjunto das justias especializadas previstas atualmente.

Modificao importante a ser considerada foi a transformao do nome do rgo mximo da Justia Militar. O Supremo Tribunal Militar passou a ser chamado Superior Tribunal Militar, h que se considerar a impossibilidade de existir dois Supremos o que estabeleceu o conflito: Supremo Tribunal Federal e Supremo Tribunal Militar. SEO IV Dos Juzes e Tribunais Militares Art 106 - So rgos da Justia Militar o Superior Tribunal Militar e os Tribunais e Juzes inferiores que a lei instituir. Pargrafo nico - A lei dispor sobre o nmero e a forma de escolha dos Juzes militares e togados do Superior Tribunal Militar, os quais tero vencimentos iguais aos dos Juzes do Tribunal Federal de Recursos, e estabelecer as condies de acesso dos Auditores.

Art 107 - A inamovibilidade, assegurada aos membros da Justia Militar no os exime da obrigao de acompanhar as foras junto s quais tenham de servir.

Envie seu artigo, monografia, peas jurdicas para o editorial@conteudojuridico.com.br

WWW.CONTEUDOJURIDICO.COM.BR

Art 108 - A Justia Militar compete processar e julgar, nos crimes militares definidos em lei, os militares e as pessoas que lhes so, assemelhadas. 1 - Esse foro especial poder estender-se aos civis, nos casos, expressos em lei, para a represso de crimes contra a segurana externa do Pas ou as instituies militares. 2 - A lei regular a aplicao das penas da legislao militar em tempo de guerra. 8

3.1.6 Constituio da Repblica Federativa do Brasil de 1967

Com o advento do Regime Militar, a Justia Militar sofreu alterao constitucional pelo Ato Institucional n 02 e mais tarde a prpria Constituio de 1967 teve seu texto modificado pelo Ato Institucional n 06 de 1969, segue o texto com as alteraes. SEO V Dos Tribunais e Juzes Militares Art 120 - So rgos da Justia Militar o Superior - Tribunal Militar e os Tribunais e Juizes inferiores institudos por lei. Art 121 - O Superior Tribunal Militar compor-se- de quinze Ministros vitalcios, nomeados pelo Presidente da Repblica, depois de aprovada a escolha pelo Senado Federal, sendo trs entre oficiais-generais da ativa da Marinha de Guerra, quatro entre oficiais-generais da ativa do Exrcito, trs entre oficiais-generais da ativa da Aeronutica Militar e cinco entre civis.

7 8

Constituio dos Estados Unidos do Brasil de 1937 Constituio dos Estados Unidos do Brasil de 1946

Envie seu artigo, monografia, peas jurdicas para o editorial@conteudojuridico.com.br

10

WWW.CONTEUDOJURIDICO.COM.BR

1 - Os Ministros civis sero brasileiros natos, maiores de trinta e cinco anos, livremente escolhidos pelo Presidente da Repblica, sendo: a) trs de notrio saber jurdico e idoneidade moral, com prtica forense de mais de dez anos; b) dois auditores e membros do Ministrio Pblico da Justia Militar, de comprovado saber jurdico. 2 - Os Juzes militares e togados do Superior Tribunal Militar tero vencimentos iguais aos dos Ministros dos Tribunais Federais de Recursos. Art. 122 - Justia Militar compete processar e julgar, nos crimes militares definidos em lei, os militares e as pessoas que lhes so assemelhados. 1 - Esse foro especial poder estender-se aos civis, nos casos expressos em lei para represso de crimes contra a segurana nacional, ou s instituies militares. 2 - Compete, originariamente, ao Superior Tribunal Militar processar e julgar os Governadores de Estado e seus Secretrios, nos crimes referidos no 1. 3 - A lei regular a aplicao das penas da legislao militar em tempo de guerra. 9

3.2 Nomenclaturas do rgo mximo

No decorrer dos anos, recebeu vrias denominaes, quais sejam:

CONSELHO SUPREMO MILITAR E DE JUSTIA, criado pelo Alvar Rgio de D. Joo VI, em 1 de abril de 1808, o rgo que d origem Justia Militar da Unio.

Constituio da Repblica Federativa do Brasil de 1967 alterada pelo Ato Institucional n 6 de 1969

Envie seu artigo, monografia, peas jurdicas para o editorial@conteudojuridico.com.br

11

WWW.CONTEUDOJURIDICO.COM.BR

SUPREMO TRIBUNAL MILITAR, em 1.893. Com o advento da Repblica em 1.889 embasou-se a modificao do nome atravs do Decreto Legislativo n 149, de 18/09/1893.

SUPERIOR TRIBUNAL MILITAR, a partir da designao dada pela Constituio de 1946. o nome atual, definido na Constituio vigente.

ATUAL

PREVISO

CONSTITUCIONAL

DA

JUSTIA

CASTRENSE DO BRASIL

Para analisar a previso constitucional da Justia Castrense do Brasil, h a necessidade de esclarecer que o gnero Justia Militar subdivide-se em duas espcies, quais sejam, a Justia Militar da Unio, prevista nos artigos 122, 123 e 124 da Carta Constitucional, e a Justia Militar Estadual prevista em seu artigo 125:

Seo VII DOS TRIBUNAIS E JUZES MILITARES

Art. 122. So rgos da Justia Militar:

I - o Superior Tribunal Militar;

II - os Tribunais e Juzes Militares institudos por lei.

Art. 123. O Superior Tribunal Militar compor-se- de quinze Ministros vitalcios, nomeados pelo Presidente da Repblica, depois de aprovada a indicao pelo Senado Federal, sendo trs dentre oficiais-generais da Marinha, quatro dentre oficiais-generais do Exrcito, trs dentre oficiais-generais da Aeronutica, todos da ativa e do posto mais elevado da carreira, e cinco dentre civis.

Envie seu artigo, monografia, peas jurdicas para o editorial@conteudojuridico.com.br

12

WWW.CONTEUDOJURIDICO.COM.BR

Pargrafo nico. Os Ministros civis sero escolhidos pelo Presidente da Repblica dentre brasileiros maiores de trinta e cinco anos, sendo:

I - trs dentre advogados de notrio saber jurdico e conduta ilibada, com mais de dez anos de efetiva atividade profissional;

II - dois, por escolha paritria, dentre juzes auditores e membros do Ministrio Pblico da Justia Militar.

Art. 124. Justia Militar compete processar e julgar os crimes militares definidos em lei.

Pargrafo nico. A lei dispor sobre a organizao, o funcionamento e a competncia da Justia Militar.

Seo VIII DOS TRIBUNAIS E JUZES DOS ESTADOS

Art. 125. Os Estados organizaro sua Justia, observados os princpios estabelecidos nesta Constituio.

(...)

3 A lei estadual poder criar, mediante proposta do Tribunal de Justia, a Justia Militar estadual, constituda, em primeiro grau, pelos juzes de direito e pelos Conselhos de Justia e, em segundo grau, pelo prprio Tribunal de Justia, ou por Tribunal de Justia Militar nos Estados em que o efetivo militar seja superior a vinte mil integrantes.

4 Compete Justia Militar estadual processar e julgar os militares dos estados, nos crimes militares definidos em lei e as aes judiciais contra atos disciplinares militares, ressalvada a competncia do jri quando a vtima for civil,

Envie seu artigo, monografia, peas jurdicas para o editorial@conteudojuridico.com.br

13

WWW.CONTEUDOJURIDICO.COM.BR

cabendo ao tribunal competente decidir sobre a perda do posto e da patente dos oficiais e da graduao das praas.

5 Compete aos juzes de direito do juzo militar processar e julgar, singularmente, os crimes militares cometidos contra civis e as aes judiciais contra atos disciplinares militares, cabendo ao Conselho de Justia, sob a presidncia de juiz de direito, processar e julgar os demais crimes militares. 10

4.1 A Justia Militar da Unio

A Justia Militar da Unio a mais antiga justia do pas criada atravs do Alvar Rgio de 1808, que instituiu o Conselho Supremo Militar e de Justia, apresentado anteriormente. uma das justias especializadas previstas no ordenamento jurdico brasileiro, junto com a Justia Eleitoral e do Trabalho.

competente para aplicar a lei a uma categoria especial, a dos militares federais (Marinha, Exrcito e Aeronutica), julgando apenas os crimes militares definidos em lei. H a possibilidade de um civil ser julgado pela Justia Militar desde que o acusado seja sujeito ativo de um crime militar, conforme dita o artigo 9 do Cdigo Penal Militar.

A organizao, competncia e funcionamento da justia militar atribuio legal como dita o pargrafo nico do artigo 124 da Constituio Federal.

Tem como legislao especfica a Lei de Organizao Judiciria Militar (Lei n8457/92), o Cdigo Penal Militar (Decreto-Lei n 1001/69), o Cdigo de Processo Penal Militar (Decreto-Lei n 1002/69), o Estatuto dos Militares (Lei n 6880/80) e diversas resolues.

10

Constituio da Repblica Federativa do Brasil 1988.

Envie seu artigo, monografia, peas jurdicas para o editorial@conteudojuridico.com.br

14

WWW.CONTEUDOJURIDICO.COM.BR

O territrio nacional encontra-se, atualmente, dividido em doze Circunscries Judicirias Militares definidas pela Lei n 8.457/92:

Art. 2 Para efeito de administrao da Justia Militar em tempo de paz, o territrio nacional divide-se em doze Circunscries Judicirias Militares, abrangendo: 11

Tabela 1 Diviso das Circunscries Judicirias Militares no territrio nacional.

Circunscrio Judiciria Militar

rea Jurisdicional (por estados)

1 2 3 4 5 6 7

Rio de Janeiro e Esprito Santo So Paulo Rio Grande do Sul Minas Gerais Paran e Santa Catarina Bahia e Sergipe Pernambuco, Rio Grande do Norte, Paraba e Alagoas

8 9 10 11 12
Fonte: dados obtidos da Lei n 8.457/92.

Par, Amap e Maranho Mato Grosso e Mato Grosso do Sul Cear e Piau Distrito Federal, Gois e Tocantins Amazonas, Acre, Roraima e Rondnia

A Carta Constitucional prev como rgos da Justia Militar:


11

Superior Tribunal Militar; e

Artigo 2 da Lei n 8.457/92 que organiza a Justia Militar da Unio e regula o funcionamento de seus Servios Auxiliares.

Envie seu artigo, monografia, peas jurdicas para o editorial@conteudojuridico.com.br

15

WWW.CONTEUDOJURIDICO.COM.BR

Tribunais e juzes militares institudos por lei.

J a Lei de Organizao Judiciria Militar traz em seu artigo 1 como sendo rgos da Justia Militar:

O Superior Tribunal Militar; A Auditoria de Correio; Os Conselhos de Justia; e Os Juzes-Auditores e os Juzes-Auditores Substitutos.

4.1.1 O Superior Tribunal Militar

a instncia superior da Justia Militar da Unio tendo a Constituio de 1946 consagrado o nome: Superior Tribunal Militar (STM). Possui jurisdio em todo territrio nacional.

Ao longo do tempo sua composio foi alterada diversas vezes, como mostra o seguinte quadro extrado do stio do Superior Tribunal Militar12:

Quadro 1 Histrico da composio do Superior Tribunal Militar.

Composio ao longo do tempo Nome Conselho Supremo Militar Justia


12

Legislao

Membros Ttulo Conselheiros de Guerra Poder 15 Conselheiros Almirantado Vogais do Executivo

Alvar e de 01/04/1808

de

Stio eletrnico: www.stm.jus.br

Envie seu artigo, monografia, peas jurdicas para o editorial@conteudojuridico.com.br

16

WWW.CONTEUDOJURIDICO.COM.BR

Decreto Legislativo n 149, de 15

18/09/1893 Supremo Decreto 14450, de 9

Tribunal Militar 30/10/1920 Decreto 17231-1,

de 26/02/1926 Constituio 16/07/1934 Constituio Superior 18/09/1946 de de

10

Ministros

11 Poder 11 Judicirio

Tribunal Militar Ato Institucional n 2, de 27/10/1965

15

Fonte: stio do Superior Tribunal Militar (www.stm.jus.br).

Atualmente, compe-se de quinze Ministros vitalcios, que so nomeados pelo Presidente da Repblica, depois de aprovada a indicao pelo Senado Federal dentre os quais so:

Trs oficiais-generais da Marinha; Quatro oficiais-generais do Exrcito; Trs oficiais-generais da Aeronutica; e Cinco dentre civis:

Trs advogados de notrio saber jurdico e reputao ilibada, com mais de dez anos de efetiva atividade profissional. Dois, por escolha paritria, dentre juzes auditores e membros do Ministrio Pblico da Justia Militar.

Envie seu artigo, monografia, peas jurdicas para o editorial@conteudojuridico.com.br

17

WWW.CONTEUDOJURIDICO.COM.BR

Os decorrentes de carreira militar devem ser todos da ativa e do posto mais elevado da carreira. Os civis devem ser brasileiros maiores de trinta e cinco anos, que sero escolhidos pelo Presidente da Repblica.

A essa composio mista d-se o nome de ESCABINATO, e tem o propsito de aliar o conhecimento jurdico aportado pelos civis com a experincia dos militares. Esse sistema de composio sempre foi adotado pela Justia Castrense, da sua origem, com o Conselho Supremo Militar e de Justia aos dias atuais com sua previso na Carta Poltica.

Acumula funes ambivalentes de Tribunal Superior e de segunda instncia, apreciando recursos alusivos s aes criminais iniciadas nas Auditorias, em todo o Brasil, e questes suscitadas perante os juzos de primeiro grau. Tem como principal competncia originria o julgamento de oficiais-generais.

4.1.2 A Auditoria de Correio

A Auditoria de Correio rgo de fiscalizao e orientao jurdicoadministrativa (exercida pelo Juiz-Auditor Corregedor) que possui jurisdio em todo o territrio nacional, compe-se de um Diretor de Secretaria, auxiliares e pelo JuizAuditor Corregedor.13

4.1.3 Os Conselhos de Justia

Existem duas espcies de Conselhos de Justia:

13

Artigos 12 e 13 da Lei n 8.457/92.

Envie seu artigo, monografia, peas jurdicas para o editorial@conteudojuridico.com.br

18

WWW.CONTEUDOJURIDICO.COM.BR

Conselho Especial de Justia, cuja composio definida na lei n 8.457 de 1992; e Conselho Permanente de Justia, cuja composio tambm definida pela lei n 8.457 de 1992.

Em regra, os Conselhos funcionam na sede das Auditorias, sendo o Conselho Especial constitudo para cada processo e dissolvido aps concluso dos trabalhos, e o Conselho Permanente, uma vez constitudo, funciona durante trs meses consecutivos, coincidindo com os trimestres do ano civil, podendo o prazo de sua jurisdio ser prorrogado nos casos em que a lei prever.14

4.1.4 Os Juzes-Auditores e os Juzes-Auditores Substitutos

So rgos de primeira instncia da Justia Militar e sua lei de organizao define o nmero de auditorias por circunscrio judiciria militar, conforme tabela:15

Tabela 2 Nmero de Auditorias por circunscrio judiciria militar.

Circunscrio Judiciria Militar 1 2 3 4 5 6 7 8


14 15

Nmero de Auditorias 4 2 3 1 1 1 1 1

Artigos 17, 24 e 23, 1 da Lei n 8.457/92. Artigo 11 da Lei n 8.457/92.

Envie seu artigo, monografia, peas jurdicas para o editorial@conteudojuridico.com.br

19

WWW.CONTEUDOJURIDICO.COM.BR

9 10 11 12
Fonte: dados obtidos da Lei n 8.457/92.

1 1 2 1

Cada Auditoria conta com um Juiz-Auditor, um Juiz-Auditor Substituto, dois Oficiais de Justia Avaliadores e auxiliares conforme previso legal.16

4.2 A Justia Militar Estadual

A previso constitucional a de que a Lei Estadual pode criar a Justia Militar Estadual desde que o estado tenha o efetivo militar em nmero superior a vinte mil integrantes. Pode-se citar como exemplo de estados que possuem a Justia Militar Estadual: So Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.

A Justia Militar Estadual julga crimes que atinjam interesses das instituies militares estaduais, quais sejam: Corpo de Bombeiros Militar e Polcia Militar. Como a Justia Militar Estadual s julga militares, caso um civil seja sujeito ativo contra Instituio Militar (Corpo de Bombeiros ou Polcia Militar), ele ter de ser julgado pela Justia Comum Estadual, por competncia residual. Conforme dita a smula 53 do STJ: Compete Justia Comum Estadual processar e julgar civil acusado de prtica de crime contra instituies militares estaduais.

Diferentemente da Justia Militar da Unio no h previso para o julgamento de civis pela Justia Castrense Estadual, pois na Federal no incide a ratione personae (competncia determinada pela pessoa, o autor do delito), visto que a Justia Militar da Unio tem como jurisdicionados, tanto os militares como os civis que contrariarem o disposto legal que define o crime militar.

Envie seu artigo, monografia, peas jurdicas para o editorial@conteudojuridico.com.br

20

WWW.CONTEUDOJURIDICO.COM.BR

Aps a Emenda Constitucional 45, se uma vtima de crime praticado por militar for civil, no o Conselho de Justia que a julgar, e sim o Juiz de direito militar (julgamento monocrtico).

5 CRIMES MILITARES

Adotando o princpio da reserva legal dita o inciso XXXIX do artigo 5 da Constituio Federal: No h crime sem lei anterior que o defina, nem pena sem prvia cominao legal (Nullum crimen, nulla poena sine praevia lege), portanto o Direito Penal Militar deve obedecer regra suprema assim como o Direito Penal comum.

Da mesma forma que o Cdigo Penal (Decreto-Lei n 2848 de 1940), prev a regra constitucional em seu primeiro artigo,17 h a sua previso no Cdigo Penal Militar (Decreto-Lei n 1001 de 1969), tambm em seu artigo inicial:

Art. 1 No h crime sem lei anterior que o defina, nem pena sem prvia cominao legal.18

Segundo Cezar Roberto Bitencourt, a atual concepo tripartida do delito considera que para um fato ser considerado crime necessrio que a ao seja:

Tpica: tipicidade a conformidade do fato praticado pelo agente com a moldura abstratamente descrita na lei penal 19 Antijurdica: injusto a forma de conduta antijurdica propriamente: a perturbao arbitrria da posse, o furto, a tentativa de homicdio etc. A antijuridicidade, por sua vez, uma

16 17

Artigo 15 da Lei n 8.457/92. Artigo 1 do Decreto-Lei n 2848/40: No h crime sem lei anterior que o defina. No h pena sem prvia cominao legal. 18 Artigo 1 do Cdigo Penal Militar (Decreto-Lei n 1001 de 1969) 19 Cezar Roberto Bitencourt, Tratado de Direito Penal, volume 1, 2009, cit., p. 275.

Envie seu artigo, monografia, peas jurdicas para o editorial@conteudojuridico.com.br

21

WWW.CONTEUDOJURIDICO.COM.BR

qualidade dessa forma de conduta, mais precisamente a contradio em que se encontra com o ordenamento jurdico. 20 Culpvel: a culpabilidade como fundamento da pena referese ao fato de ser possvel ou no a aplicao de uma pena ao autor de um fato tpico e antijurdico, isto , proibido pela lei penal. Para isso, exige-se a presena de uma srie de requisitos capacidade de culpabilidade, conscincia da ilicitude e

exigibilidade de conduta conforme a norma que constituem os elementos positivos especficos do conceito dogmtico de culpabilidade.
21

H que se considerar que se no houver

culpabilidade no h pena (nulla poena sine culpa).

A tipicidade, antijuridicidade e culpabilidade so predicados de um substantivo, que a conduta humana definida como crime
22

. So tambm chamadas

de elementares do crime, ou seja, so condies para se configurar o delito. A tipicidade do crime militar est prevista em legislao especial, o Cdigo Penal Militar. A definio do crime militar se faz pelo critrio, previsto pela doutrina, ratione legis (em razo da lei), ou seja, aquele que a lei definir como tal.

Verifica-se que nem todo crime cometido por agente militar configura-se como militar, pois este atua diversas vezes como cidado.

O Cdigo Penal Militar no definiu o conceito de crime militar, porm enumerou, taxativamente, as hipteses em que se configura o delito em tempos de paz e em tempos de guerra em seus artigos 9 e 10:

Art. 9 Consideram-se crimes militares, em tempo de paz:

20 21

Cezar Roberto Bitencourt, Tratado de Direito Penal, volume 1, 2009, cit., p. 313-4. Cezar Roberto Bitencourt, Tratado de Direito Penal, volume 1, 2009, cit., p. 352-3. 22 Cezar Roberto Bitencourt, Tratado de Direito Penal, volume 1, 2009, cit., p. 353.

Envie seu artigo, monografia, peas jurdicas para o editorial@conteudojuridico.com.br

22

WWW.CONTEUDOJURIDICO.COM.BR

I - os crimes de que trata este Cdigo, quando definidos de modo diverso na lei penal comum, ou nela no previstos, qualquer que seja o agente, salvo disposio especial; II - os crimes previstos neste Cdigo, embora tambm o sejam com igual definio na lei penal comum, quando praticados: a) por militar em situao de atividade ou assemelhado, contra militar na mesma situao ou assemelhado; b) por militar em situao de atividade ou assemelhado, em lugar sujeito administrao militar, contra militar da reserva, ou reformado, ou assemelhado, ou civil; c) por militar em servio ou atuando em razo da funo, em comisso de natureza militar, ou em formatura, ainda que fora do lugar sujeito administrao militar contra militar da reserva, ou reformado, ou civil; d) por militar durante o perodo de manobras ou exerccio, contra militar da reserva, ou reformado, ou assemelhado, ou civil; e) por militar em situao de atividade, ou assemelhado, contra o patrimnio sob a administrao militar, ou a ordem administrativa militar; f) revogada. III - os crimes praticados por militar da reserva, ou reformado, ou por civil, contra as instituies militares, considerando-se como tais no s os compreendidos no inciso I, como os do inciso II, nos seguintes casos: a) contra o patrimnio sob a administrao militar, ou contra a ordem administrativa militar; b) em lugar sujeito administrao militar contra militar em situao de atividade ou assemelhado, ou contra funcionrio de Ministrio militar ou da Justia Militar, no exerccio de funo inerente ao seu cargo;

Envie seu artigo, monografia, peas jurdicas para o editorial@conteudojuridico.com.br

23

WWW.CONTEUDOJURIDICO.COM.BR

c) contra militar em formatura, ou durante o perodo de prontido, vigilncia, observao, explorao, exerccio, acampamento, acantonamento ou manobras; d) ainda que fora do lugar sujeito administrao militar, contra militar em funo de natureza militar, ou no desempenho de servio de vigilncia, garantia e preservao da ordem pblica, administrativa ou judiciria, quando legalmente requisitado para aqule fim, ou em obedincia a determinao legal superior. Pargrafo nico. Os crimes de que trata este artigo, quando dolosos contra a vida e cometidos contra civil, sero da competncia da justia comum. Crimes militares em tempo de guerra Art. 10. Consideram-se crimes militares, em tempo de guerra: I - os especialmente previstos neste Cdigo para o tempo de guerra; II - os crimes militares previstos para o tempo de paz; III - os crimes previstos neste Cdigo, embora tambm o sejam com igual definio na lei penal comum ou especial, quando praticados, qualquer que seja o agente: a) em territrio nacional, ou estrangeiro, militarmente ocupado; b) em qualquer lugar, se comprometem ou podem comprometer a preparao, a eficincia ou as operaes militares ou, de qualquer outra forma, atentam contra a segurana externa do Pas ou podem exp-la a perigo; IV - os crimes definidos na lei penal comum ou especial, embora no previstos neste Cdigo, quando praticados em zona de efetivas operaes militares ou em territrio estrangeiro, militarmente ocupado. 23 Apenas doutrinariamente, pois a lei no estabelece diferena, o crime militar um gnero que se subdivide em duas espcies: crime propriamente militar e
23

Artigo 9 e 10 do Decreto-Lei n 1001 de 1969 (Cdigo Penal Militar).

Envie seu artigo, monografia, peas jurdicas para o editorial@conteudojuridico.com.br

24

WWW.CONTEUDOJURIDICO.COM.BR

crime impropriamente militar. A essa subdiviso h referncia na Constituio Federal (artigo 5, inciso LXI) e no Cdigo Penal (artigo 64, inciso II): Art. 5 (...) LXI - ningum ser preso seno em flagrante delito ou por ordem escrita e fundamentada de autoridade judiciria competente, salvo nos casos de transgresso militar ou crime propriamente militar, definidos em lei; 24 Art. 64 (...) II - no se consideram os crimes militares prprios e polticos. 25

5.1 Crime Propriamente Militar

O crime militar prprio aquele de que trata o inciso I do artigo 9 do Cdigo Penal Militar (CPM), no tendo previso na legislao penal comum esse somente se encontra definido na legislao penal militar. Considera-se crime militar prprio aquele que somente pode ser cometido por militar ou que exijam do autor a condio de militar, tem-se como exemplos, a desero, abandono de posto, conservao ilegal do comando.

H dois elementos essenciais para que se configure o crime militar prprio: est previsto apenas na legislao penal militar e ser praticado por militar ou que exijam do autor a condio de militar. A exceo a esta ltima elementar est no crime de insubmisso (atenta contra o servio militar), que possui captulo prprio no Cdigo Penal Militar (artigo 183), porm o delito s pode ser cometido por um civil.

24 25

Artigo 5, LXI da Constituio Federal de 1988 Artigo 64, II do Cdigo Penal (Decreto-Lei n 2.848 de 1940)

Envie seu artigo, monografia, peas jurdicas para o editorial@conteudojuridico.com.br

25

WWW.CONTEUDOJURIDICO.COM.BR

O prprio Cdigo Penal Militar possibilita que essa situao ocorra ao descrever em seu inciso III do artigo 9 que civis podem incidir no que dispe o inciso primeiro do mesmo artigo.

5.2 Crime Impropriamente Militar

J o crime militar imprprio est previsto no inciso II do artigo 9 do Cdigo Penal Militar, sendo assim caracterizado por ter igual definio na legislao penal comum (Cdigo Penal e leis esparsas) e na militar. H que se considerar que para que esse tipo de delito se configure como militar, este deve se amoldar s alneas do artigo referido, que dispem, principalmente quanto autoria do delito. Pode-se citar como exemplos o homicdio, roubo, furto, leso corporal.

5.3 Crime Acidentalmente Militar

H casos em que um civil pode cometer um crime militar, so chamados de crimes acidentalmente militares. So previstos pelo inciso III do artigo 9 do Cdigo Penal Militar podendo ser contra as instituies militares e contra o servio militar (insubmisso).

7 BIBLIOGRAFIA

Bitencourt, Cezar Roberto. Tratado de Direito Penal, volume 1: parte geral I. 14 ed. So Paulo: Saraiva, 2009.

Stios:

Envie seu artigo, monografia, peas jurdicas para o editorial@conteudojuridico.com.br

26

WWW.CONTEUDOJURIDICO.COM.BR

www.planalto.gov.br Constituio Poltica do Imprio do Brazil de 1824; Constituio da Repblica dos Estados Unidos do Brasil de 1891; Constituio da Repblica dos Estados Unidos do Brasil de 1934; Constituio dos Estados Unidos do Brasil de 1937; Constituio dos Estados Unidos do Brasil de 1946; Constituio da Repblica Federativa do Brasil de 1967; Constituio da Repblica Federativa do Brasil 1988; Cdigo Penal (Decreto-Lei n 2.848/1940); Cdigo Penal Militar (Decreto-Lei n 1.001/1969); Lei n 8.457/1992 (Organiza a Justia Militar da Unio e regula o funcionamento de seus Servios Auxiliares); Lei n 6.880/1980 (Estatuto dos Militares); Lei n 7.170/1983 (Define os crimes contra a segurana nacional, a ordem poltica e social, estabelece seu processo e julgamento e d outras providncias). Alvar- de 1 de abril de 1808;

www.faustomoraesjr.sites.uol.com.br/mesopotamia1.htm

www.tj.ba.gov.br/publicacoes/mem_just/volume2/cap14.htm

www.historiacolonial.arquivonacional.gov.br

www.artigosnews.com.br/artigo.php?id_artigo=789

www.advogado.adv.br/direitomilitar

Envie seu artigo, monografia, peas jurdicas para o editorial@conteudojuridico.com.br

27

WWW.CONTEUDOJURIDICO.COM.BR

www1.jus.com.br/doutrina/texto.asp?id=8063

www.jusbrasil.com.br/topicos/291511/crime-militar

Envie seu artigo, monografia, peas jurdicas para o editorial@conteudojuridico.com.br

28

You might also like