You are on page 1of 15

MATEMTICA PARA CONCURSOS NOES DE TRIGONOMTRIA

Introduzimos aqui alguns conceitos relacionados com a Trigonometria no tringulo retngulo, assunto comum na oitava srie do Ensino Fundamental. Tambm dispomos de uma pgina mais aprofundada sobre o assunto tratado no mbito do Ensino Mdio. A trigonometria possui uma infinidade de aplicaes prticas. Desde a antiguidade j se usava da trigonometria para obter distncias impossveis de serem calculadas por mtodos comuns. Algumas aplicaes da trigonometria so: Determinao da altura de um certo prdio.

Os gregos determinaram a medida do raio de terra, por um processo muito simples. Seria impossvel se medir a distncia da Terra Lua, porm com a trigonometria se torna simples.
1

MATEMTICA PARA CONCURSOS


Um engenheiro precisa saber a largura de um rio para construir uma ponte, o trabalho dele mais fcil quando ele usa dos recursos trigonomtricos. Um cartgrafo (desenhista de mapas) precisa saber a altura de uma montanha, o comprimento de um rio, etc. Sem a trigonometria ele demoraria anos para desenhar um mapa. Tudo isto possvel calcular com o uso da trigonometria do tringulo retngulo. um tringulo que possui um ngulo reto, isto , um dos seus ngulos mede noventa graus, da o nome tringulo retngulo. Como a soma das medidas dos ngulos internos de um tringulo igual a 180, ento os outros dois ngulos mediro 90. Observao: Se a soma de dois ngulos mede 90, estes ngulos so denominados complementares, portanto podemos dizer que o tringulo retngulo possui dois ngulos complementares. Os lados de um tringulo retngulo recebem nomes especiais. Estes nomes so dados de acordo com a posio em relao ao ngulo reto. O lado oposto ao ngulo reto a hipotenusa. Os lados que formam o ngulo reto (adjacentes a ele) enusa. so os catetos.
Termo Cateto Origem da palavra Cathets: (perpendicular) Hypoteinusa: Hyp(por baixo) + teino(eu estendo)

Hipotenusa

MATEMTICA PARA CONCURSOS


Para padronizar o estudo da Trigonometria, adotaremos as seguintes notaes:
Letra Lado a b c Hipotenusa Cateto Cateto Tringulo Vrtice = ngulo Medida A = ngulo reto A=90 B = ngulo agudo B<90 C = ngulo agudo C<90

Para ver mais detalhes sobre ngulos Os catetos recebem nomes especiais de acordo com a sua posio em relao ao ngulo sob anlise. Se estivermos operando com o ngulo C, ento o lado oposto, indicado por c, o cateto oposto ao ngulo C e o lado adjacente ao ngulo C, indicado por b, o cateto adjacente ao ngulo C.
ngulo Lado oposto C B Lado adjacente

c cateto oposto b cateto adjacente b cateto oposto c cateto adjacente

Um dos objetivos da trigonometria mostrar a utilidade do conceitos matemticos no nosso cotidiano. Iniciaremos estudando as propriedades geomtricas e trigonomtricas no tringulo retngulo. O estudo da trigonometria extenso e minucioso. ngulos: Um tringulo retngulo possui um ngulo reto e dois ngulos agudos complementares.

MATEMTICA PARA CONCURSOS


Lados: Um tringulo retngulo formado por trs lados, uma hipotenusa (lado maior) e outros dois lados que so os ipotenusa catetos. Altura: A altura de um tringulo um segmento que tem uma extremidade num vrtice e a outra extremidade no lado oposto ao vrtice, sendo que este segmento perpendicular ao lado oposto ao vrtice. Existem 3 alturas no tringulo retngulo, tice. sendo que duas delas so os catetos. A outra altura (ver grfico acima) obtida tomando a base como a hipotenusa, a altura relativa a este lado ser o segmento AD, denotado por h e perpendicular base.

Tomando informaes da mesma figura acima, obtemos: omando O segmento AD, denotado por h, a altura relativa hipotenusa CB, indicada por a, o segmento BD, denotado por m, a projeo ortogonal do cateto c sobre a hipotenusa CB, indicada por a, o segmento DC, denotado por n, a projeo ortogonal do cateto b sobre a hipotenusa CB, indicada por a. Agora iremos indicar as projees dos catetos no tringulo retngulo.

MATEMTICA PARA CONCURSOS

m = projeo de c sobre a hipotenusa. n = projeo de b sobre a hipotenusa. a = m+n. h = mdia geomtrica entre m e n. Para saber mais, clique dia sobre mdia geomtrica. geomtrica Para extrair algumas propriedades, faremos a decomposio do tringulo retngulo ABC em dois tringulos retngulos menores: ACD e ADB. Dessa forma, o ngulo A ser decomposto na soma dos ngulos CD=B e DB=C.

Observamos que os tringulos retngulos ABC, ADC e ADB so semelhantes.

MATEMTICA PARA CONCURSOS


Tringulo hipotenusa cateto maior cateto menor ABC ADC ADB a b c b n h C H M

Assim: a/b = b/n = c/h a/c = b/h = c/m b/c = n/h = h/m logo: a/c = c/m a/b = b/n a/c = b/h h/m = n/h equivale a c = a.m equivale a equivale a equivale a b = a.n a.h = b.c h = m.n

Existem tambm outras relaes do tringulo inicial ABC. Como a=m+n, somando c com b, obtemos: c + b = a.m + a.n = a.(m+n) = a.a = a que resulta no Teorema de Pitgoras: a = b + c A demonstrao acima, uma das vrias demonstraes do Teorema de Pitgoras. As Funes trigonomtricas bsicas so relaes entre as rigonomtricas medidas dos lados do tringulo retngulo e seus ngulos. As trs
6

MATEMTICA PARA CONCURSOS


funes bsicas mais importantes da trigonometria so: seno, cosseno e tangente. O ngulo indicado pela letra x.
Funo Notao Definio medida do cateto oposto a x seno sen(x) medida da hipotenusa medida do cateto adjacente a x cosseno cos(x) medida da hipotenusa medida do cateto oposto a x tangente tan(x) medida do cateto adjacente a x

Tomando um tringulo retngulo ABC, com hipotenusa H medindo 1 unidade, ento o seno do ngulo sob anlise o seu cateto oposto CO e o cosseno do mesmo o seu cateto adjacente CA. Portanto a tangente do ngulo analisado ser a razo entre seno e cosseno desse ngulo.
CO sen(x)= H = 1 CO cos(x)= H CA = 1 CA tan(x)= CA CO = cos(x) sen(x)

Relao fundamental: Para todo ngulo x (medido em radianos), vale a importante relao: Dada uma circunferncia trigonomtrica contendo o ponto A=(1,0) e um nmero real x, existe sempre um arco orientado
7

MATEMTICA PARA CONCURSOS


AM sobre esta circunferncia, cuja medida algbrica corresponde a x radianos. Seno: No plano cartesiano, consideremos uma circunferncia trigonomtrica, de centro em (0,0) e raio unitrio. gonomtrica, Seja M=(x',y') um ponto desta circunferncia, localizado no primeiro quadrante, este ponto determina um arco AM que corresponde ao ngulo central a. A projeo ortogonal do ponto M sobre o eixo OX determina um ponto C=(x',0) e a projeo ortogonal do ponto M sobre o eixo OY determina outro ponto B=(0,y'). A medida do segmento OB coincide com a ordenada y' do ponto M e definida como o seno do arco AM que corresponde ao ngulo a, denotado por sen(AM) ou sen(a). sen(a

Como temos vrias determinaes para o mesmo ngulo, escreveremos sen(AM)=sen(a)=sen(a+2k )=y' Para simplificar os enunciados e definies seguintes, escreveremos sen(x) para denotar o seno do arco de medida x radianos. Cosseno: O cosseno do arco AM correspondente ao ngulo a, denotado por cos(AM) ou cos(a), a medida do segmento 0C, que coincide com a abscissa x' do ponto M.

MATEMTICA PARA CONCURSOS

Como antes, existem vrias determinaes para este ngulo, razo pela qual, escrevemos cos(AM) = cos(a) = cos(a+2k ) = x' Seja a reta t tangente circunferncia trigonomtrica no ja ponto A=(1,0). Tal reta perpendicular ao eixo OX. A reta que passa pelo ponto M e pelo centro da circunferncia intersecta a reta tangente t no ponto T=(1,t'). A ordenada deste ponto T, definida como a tangente do arco AM correspondente ao ngulo omo a.

Assim a tangente do ngulo a dada pelas suas vrias determinaes: tan(AM) = tan(a) = tan(a+k ) = (AT) = t' Podemos escrever M=(cos(a),sen(a)) e T=(1,tan(a)), para cada ngulo a do primeiro quadrante. O seno, o cosseno e a tangente de ngulos do primeiro quadrante so todos positivos. Um caso particular importante quando o ponto M est sobre o eixo horizontal OX. Neste caso: cos(0)=1, sen(0)=0 e tan(0)=0 Ampliaremos estas noes para ngulos nos outros para quadrantes Se na circunferncia trigonomtrica, tomamos o ponto M no segundo quadrante, ento o ngulo a entre o eixo OX e o segmento OM pertence ao intervalo /2<a< . Do mesmo modo que no primeiro quadrante, o cosseno est relacionado com a
9

MATEMTICA PARA CONCURSOS


abscissa do ponto M e o seno com a ordenada deste ponto. Como o ponto M=(x,y) possui abscissa negativa e ordenada positiva, o sinal do seno do ngulo a no segundo quadrante posit positivo, o cosseno do ngulo a negativo e a tangente do ngulo a negativa.

Outro caso particular importante quando o ponto M est sobre o eixo vertical OY e neste caso: cos( /2)=0 e sen( /2)=1

A tangente no est definida, pois a reta OM no inte intercepta a reta t, pois elas so paralelas. O ponto M=(x,y) est localizado no terceiro quadrante, o que significa que o ngulo pertence ao intervalo: <a<3 /2. Este ponto M=(x,y) simtrico ao ponto M'=(-x,-y) do primeiro M'=( y) quadrante, em relao origem do sistema, indicando que tanto a sua abscissa como a sua ordenada so negativos. O seno e o cosseno de um ngulo no terceiro quadrante so negativos e a tangente positiva.

Em particular, se a= radianos, temos que cos( )=-1, sen( )=0 e tan( )=0
10

MATEMTICA PARA CONCURSOS


O ponto M est no quarto quadrante, 3 /2<a< 2 . O seno de ngulos no quarto quadrante negativo, o cosseno positivo e a tangente negativa.

Quando o ngulo mede 3 /2, a tangente no est definida pois a reta OP no intercepta a reta t, estas so paralelas. Quando paralelas. a=3 /2, temos: cos(3 /2)=0, sin(3 /2)=-1 Em uma circunferncia trigonomtrica, se M um ponto no primeiro quadrante e M' o simtrico de M em relao ao eixo OX, estes pontos M e M' possuem a mesma abscissa e as ordenadas possuem sinais opostos. stos.

Sejam A=(1,0) um ponto da circunferncia, a o ngulo correspondente ao arco AM e b o ngulo correspondente ao arco AM', obtemos: sen(a) = -sen(b) cos(a) = cos(b) tan(a) = -tan(b)

11

MATEMTICA PARA CONCURSOS


Seja M um ponto da circunferncia trigonomtrica localizado no primeiro quadrante, e seja M' simtrico a M em relao ao eixo OY, estes pontos M e M' possuem a mesma ordenada e as abscissa so simtricas.

Sejam A=(1,0) um ponto da circunferncia, a o ngulo correspondente ao arco AM e b o ngulo correspondente ao ar arco AM'. Desse modo: sen(a) = sen(b) cos(a) = -cos(b) tan(a) = -tan(b) Seja M um ponto da circunferncia trigonomtrica localizado no primeiro quadrante, e seja M' simtrico de M em relao a origem, estes pontos M e M' possuem ordenadas e abscissas simtricas.

Sejam A=(1,0) um ponto da circunferncia, a o ngulo correspondente ao arco AM e b o ngulo correspondente ao arco AM'. Desse modo: sen(a) = -sen(b)
12

MATEMTICA PARA CONCURSOS


cos(a) = -cos(b) tan(a) = tan(b) Uma maneira de obter o valor do seno e cosseno de alguns ngulos que aparecem com muita frequncia em exerccios e ulos aplicaes, sem necessidade de memorizao, atravs de simples observao no crculo trigonomtrico.

Uma identidade fundamental na trigonometria, que realiza um papel muito importante em todas as reas da Matemtica e reas tambm das aplicaes : sin(a) + cos(a) = 1

13

MATEMTICA PARA CONCURSOS Exerccios Resolvidos:


1)(UFRGS) No tringulo retngulo da figura, BC=10 e cos=0,8. O valor de AB : =0,8.

a)8 b)6 c)5 d)4 e)2


Resoluo: Calculamos ento o segmento AC para em seguida temos o AB pedido na questo. Observe que encontraremos o cateto AC primeiro por ele ser o cateto adjacente, e como a questo nos d o valor do cosseno do ngulo, fazemos assim. Se a questo fornecesse o seno poderiamos calcular diretamente o cateto oposto AB: Cos = Cateto Adjacente Hipotenusa 0,8 = AC 10 AC = 8 Tendo o cateto AC e a hipotenusa fazemos Pitgoras e obtemos AB: Hipotenusa=Cateto+Cateto 10=8+AB 100=64+AB 100-64=AB 36=AB AB=36 AB=6 Gabarito Letra: B
14

MATEMTICA PARA CONCURSOS


2) (FGV) Num tringulo retngulo, a hipotenusa mede 15 e o ngulo ABC mede 60. A soma das medidas dos catetos vale: a) 15(1+3)/4 b) 15/4 c) 15(1+3) d) 15/2 e) 15(1+3)/2
Resoluo: Tomando esse ngulo como referncia, um dos catetos ser cateto oposto e o outro ser adjacente: Sen60 = Oposto Hipotenusa 3 = Oposto 2 15 153 = 2Oposto Oposto = 153 2 Cos60 = Adjacente Hipotenusa 1 = Adjacente 2 15 15 = 2Adjacente Adjacente = 15 2 Soma dos catetos: 153 + 15 2 2 15(3 + 1) 2 Gabarito Letra: E

15

You might also like