You are on page 1of 16

R UR I S

V OLUME

4 ,

NME R O

M A R O

10

A SOCIOLOGIA DO MUNDO RURAL E AS QUESTES DA SOCIEDADE NO BRASIL CONTEMPORNEO


MARIA DE NAZARETH BAUDEL WANDERLEY1
1 Professora Aposentada da UNICAMP. Colaboradora Permanente do PPGS/UFPE. Bolsista do CNPq

O convite para proferir esta conferncia uma decorrncia do Prmio Florestan Fernandes, que tive a grande honra de receber da Sociedade Brasileira de Sociologia. natural, portanto, que tente me debruar sobre o pensamento do patrono deste Prmio para, nele inspirada, construir uma reflexo sobre a sociologia do mundo rural e as questes da sociedade no Brasil contemporneo. Dividirei esta minha interveno em duas partes. Na primeira, tentarei sintetizar algumas idias-chave da obra de Florestan Fernandes, que me serviro de fio condutor para uma reflexo mais pessoal, objeto da segunda parte da palestra. Num ambiente de especialistas, no , certamente, necessrio citar minuciosamente o pensamento de Florestan Fernandes. Farei apenas referncias ao que considero central, para o tema sobre o qual estou refletindo, com a convico de que vocs sabero identificar a riqueza e a profundidade do pensamento do autor, no conjunto de sua obra. Para Florestan Fernandes, o processo de mudana social da sociedade brasileira profundamente marcado pelo embate entre o que denomina o antigo regime e a instaurao de um novo padro civilizatrio na sociedade brasileira. (FERNANDES, 1963, p. 84) O primeiro o antigo regime corresponde s foras sociais herdadas do sistema colonial. Ele significa, externamente, a dependncia em relao ao capitalismo internacional e, internamente, sua reproduo atravs de formas de dominao patrimonialistas e de relaes arcaicas de produo, fundamentalmente cristalizadas no ambiente rural. A mudana social, portanto, tem como alvo eliminar este antigo regime

21

R UR I S

V OLUME

4 ,

NME R O

M A R O

10

e alcanar o nvel de integrao da civilizao fundada na cincia e na tecnologia cientfica (FERNANDES, 1963, p. 55). A forma histrica que assume o capitalismo agrrio no Brasil, sob a hegemonia da economia urbanoindustrial, pode ser explicada pelo que Florestan Fernandes denomina a dependncia dentro da dependncia.
... as evolues que se iniciaram com a desagregao da economia escravocrata associaram-se a tendncias de formao de um mercado de trabalho e de dinamismos econmicos que impunham, a partir de dentro, modelos de relaes econmicas que, anteriormente, s se estabeleciam a partir de fora. Aos poucos, surgiram vrios tipos de vnculos heteronmicos, atravs dos quais a economia agrria evolui na direo do capitalismo moderno, mantendo laos de dependncia, diante das economias centrais, ou criando novos laos de dependncia em face dos focos internos de crescimento econmico urbanocomercial e urbano-industrial. (FERNANDES, 1973, p. 135)

A conseqncia desta dupla dependncia se traduz, antes de tudo, na transformao da economia agrria numa fonte produtora de excedentes, canalizados e apropriados pelos setores urbanos hegemnicos. para garantir esta vinculao, que ela reproduz as relaes de produo e trabalho, que esto na origem do que este autor considera uma atrofia do padro de desenvolvimento capitalista da economia agrria. (idem, p. 137) A empresa rural , assim, capitalista, sem que isto signifique a reproduo, no setor agrcola, das relaes de trabalho inseridas na dinmica do mercado de compra e venda de fora de trabalho.
... para que o capital possa reproduzir na economia urbana o trabalhador assalariado, necessrio que exista na economia agrria o capital que reproduz o trabalhador semilivre. Do mesmo modo, o despossudo, que no logra, sequer, a proletarizao, na economia agrria, est na raiz das possibilidades de trabalho assalariado do operrio urbano. (idem, p. 142)

22

R UR I S

V OLUME

4 ,

NME R O

M A R O

10

Os empresrios rurais tm uma posio privilegiada nesta estrutura, na medida em que so eles os agentes imediatos da captao dos excedentes agrcolas destinao dos setores dominantes, atravs do que sedimentam a base material de sua prpria reproduo social. De outro lado, encontra-se a grande maioria dos trabalhadores e agricultores, que no participam diretamente destes mercados.
Os estratos possuidores rurais no se ressentem dessa situao, porque eles extraem de ambos os processos, o privilegiamento relativo de sua prpria condio econmica, sociocultural e poltica. O mesmo no sucede com as massas despossudas rurais, que se vm irremediavelmente compelidas ao pauperismo e condenadas marginalizao. nesse nvel que se desvendam as iniqidades e a impotncia da economia agrria brasileira: uma moenda que destri inexoravelmente os agentes humanos de sua fora de trabalho. (idem, p. 133).

A superao desta ordem tradicionalista passa, necessariamente, pelos processos de industrializao e de urbanizao. Se durante um longo perodo, a indstria, bem como as cidades eram subordinadas economia agrcola e s formas de dominao dos senhores rurais, a mudana social desejvel consiste, precisamente, em emancipar estas novas estruturas, de forma a que se tornem os propulsores da ordem social competitiva. Florestan Fernandes aponta os principais focos de mudana, necessrios construo social desta nova ordem: A concentrao demogrfica, o crescimento econmico, a expanso tecnolgica e a democratizao do poder (FERNANDES, 1963, p. 279). No entanto, a prtica da democracia - democratizao da riqueza, do poder e da cultura para ele o requisito bsico, a tal ponto que lutar pela democracia vem a ser muito mais importante que aumentar o excedente econmico e aplic-lo produtivamente. (idem, p. 85).
23

R UR I S

V OLUME

4 ,

NME R O

M A R O

10

Ao contrrio de uma viso dicotmica, entre o atrasado e o moderno, que Florestan Fernandes recusa explicitamente, suas anlises revelam o quanto as duas ordens societrias se interpenetram e se influenciam reciprocamente. Em suas palavras,
... o arcaico e o moderno nem sempre entram em choque decisivo, que termine com a eliminao das estruturas repudiadas; estabelecem-se vrias espcies de fuses e de composies, que traduzem os diferentes graus de identificao dos homens com a herana tradicional e com a modernizao. (FERNANDES, 1968, p. 56)

Esta convivncia responsvel pela lentido das transformaes, a que se refere com frequncia Florestan Fernandes, que chega a comparar o fluxo da mudana social a uma espcie de afluente, que desaguava em um rio velho, sinuoso e lerdo. (FERNANDES, 2008, p. 48) Porm, mais que uma questo de ritmo, o que est em jogo a capacidade de resistncia da sociedade patrimonialista, ao interpor fortes barreiras emergncia de atitudes crticas consistentes sobre os modelos de organizao das instituies e de composio do sistema social (FERNANDES, 1963, p. 256). o que explica o fato de que o antigo regime tenha se perpetuado, em graus e sob formas variadas, para alm dos grandes marcos da histria brasileira: a independncia nacional, a abolio da escravido e a proclamao da Repblica. Referindo-se a este ltimo evento, Florestan afirma:
... aderindo Repblica os antigos senhores resolveram o problema dos braos para a lavoura, bem como salvam o monoplio da terra e o poder oligrquico, impondo revoluo burguesa em ascenso os seus prprios ritmos histricos arcaicos e o padro mandonista que iria minar e destruir a ordem republicana (FERNANDES, 2010, p. 92).

O resultado deste embate, para a sociedade, se expressa em diversos nveis. Em primeiro lugar, na polarizao entre interesses
24

R UR I S

V OLUME

4 ,

NME R O

M A R O

10

distintos: por um lado, os interesses e os valores das camadas tradicionalmente acostumadas estabilidade social e ao que ela sempre ocultou no Brasil: extrema iniqidade na distribuio da terra, da renda e das garantias sociais... (FERNANDES, 1963, p. 216); por outro lado, os interesses associados construo das estruturas alternativas, autenticamente nacionais e democrticas, tpicas de uma sociedade de classes (FERNANDES, 2008, p. 39). Florestan Fernandes identifica nesta polarizao o dilema social brasileiro. Como prevalecem motivos e interesses egosticos, que operam segundo os dinamismos da velha ordem social patrimonialista, no se pretende conservar, mas impedir a mudana o que outra coisa (FERNANDES, 1963, p. 206). Em segundo lugar, o embate referido se manifesta no seio dos prprios grupos tidos como modernizantes, que interiorizam tcnicas, instituies e valores, no condizentes com as exigncias da sociedade competitiva. Florestan Fernandes refere-se a este efeito, mais particularmente nas relaes de trabalho, nas relaes com o Estado e no estilo de vida. O no reconhecimento da fora de trabalho e de suas demandas sociais, como um elemento dinmico da sociedade competitiva uma prtica recorrente, no s dos antigos senhores rurais remanescentes, como de grupos industriais expressivos.
As motivaes subjacentes ao modo de lidar com o trabalho, por exemplo, so inconsistentes em face dos requisitos racionais da empresa capitalista. O trabalhador ainda visto, pelo empresrio industrial, atravs de categorias que tinham eficcia ou justificao aparente na poca da escravido e da transio para o trabalho livre (FERNANDES, 2008, p. 79). No plano das relaes com o Estado, este sustm, sobre seus ombros um colossal peso morto, na melhor tradio do antigo regime, resultante do parasitismo exercido por largos setores das camadas dominantes sobre os recursos e as realizaes do poder pblico. O pior que esse parasitismo no consome, apenas; ele corri as
25

R UR I S

V OLUME

4 ,

NME R O

M A R O

10

energias e paralisa a ao do Estado, impedindo por todos os meios a sua democratizao poltica e a sua modernizao tcnica. Mantm-no, em sntese, prisioneiro de interesses sociais estreitos, que no correspondem aos interesses da Nao como um todo. (FERNANDES, 1963, p. 86)

Finalmente, no plano do que o nosso autor considera os modos de pensar, de sentir e de agir, no basta, simplesmente, introduzir mquinas e insumos modernos nos processos produtivos. o horizonte intelectual do empreendedor, que precisa ser alterado, como requisito para a formao de uma mentalidade econmica compatvel com o grau de racionalizao dos modos de pensar, de sentir e de agir inerentes economia capitalista (FERNANDES, 2008, p. 65). A conseqncia a debilidade do prprio processo de mudana e a descaracterizao dos que seriam os agentes propulsores do progresso social que
divorciam o fluxo normal das atividades econmicas da filosofia da livre empresa, especialmente quanto s tendncias depreciao do trabalho, superestimao das mercadorias e ao recurso proteo governamental ou ao crdito como fatores compensatrios (FERNANDES, 1968, p. 90).

26

A concluso apresentada de forma contundente: Tudo se passa como se o capitalismo fosse aceito segmentarmente, como forma econmica e repudiado como um estilo de vida, isto , em suas formas jurdico-polticas e societrias. (idem, p. 95) E ainda: o sistema de administrao e de controle das empresas se alicera, estrutural e funcionalmente, em padres de mando e de obedincia predominantemente herdados da sociedade patrimonialista. A grande empresa, na realidade, s existe entre ns na aparncia (FERNANDES, 2008, p. 80). Um mundo moderno de razes to arcaicas (FERNANDES, 2010, p. 41) Mais significativo, para o que nos interessa diretamente reflexo que ora proponho, a anlise de Florestan Fernandes,

R UR I S

V OLUME

4 ,

NME R O

M A R O

10

segundo a qual a fora das relaes tradicionais no marca apenas a histria pretrita, mas permanece viva na sociedade brasileira de sua contemporaneidade. De fato, no prefcio ao livro Mudanas sociais no Brasil (includo, inclusive na ltima edio de 2008), o autor no hesita em afirmar que
O antigo regime ainda no desapareceu; a nova ordem social est em plena emergncia e formao. As lealdades morais e as preferncias ideolgicas prendem-se, confusa e dramaticamente, a foras sociais vivas, que tentam prolongar o passado ou procuram construir o futuro sem se definirem, plenamente, em torno de alvos coletivos explcitos, consistentes e ordenados (FERNANDES, 2008, p. 23)

Este o mote que me inspirar para construir a segunda parte desta minha palestra. Naturalmente, no se trata de desconhecer as profundas e complexas mudanas sociais, vivenciadas pela sociedade brasileira nas ltimas dcadas do Sculo XX e incio do presente sculo, precisamente, no sentido apontado por Florestan Fernandes - da industrializao e da urbanizao mas, de se interrogar sobre como estes processos afetaram o mundo rural na contemporaneidade. Defendo aqui, como eixo central de minha argumentao, que a mudana social, na direo de uma sociedade moderna reitera, e mesmo gera, a diversidade das formas de organizao social e espacial, particularmente, o campo e a cidade. O mundo rural - constitudo pelas pequenas aglomeraes, lugares de vida de pequenos grupos familiares e de vizinhana e envolvidas em predominantes relaes com a natureza - no desaparece sob o efeito da urbanizao. A sociedade moderna, industrial e urbana heterognea, constri descontinuidades, que expressam, no s graus e intensidade dos processos em curso neste caso, a homogeneizao seria apenas uma questo de tempo mas diferenas que se reproduzem, frutos de interesses e resistncias de grupos sociais distintos, no campo e na cidade.
27

R UR I S

V OLUME

4 ,

NME R O

M A R O

10

O exerccio do poder, a distribuio dos recursos da sociedade em termos do acesso a bens e servios e distribuio da renda a reiterao das formas especficas de trabalho e de produo, a emergncia e resoluo dos conflitos no se esgotam no plano local, mas encontram sua explicao nas formas como se efetuam, concretamente, as transformaes dos espaos rurais diante da dominao da cidade e de seu modelo de sociedade, a urbanizao. O objeto de estudo da Sociologia Rural , assim, constitudo, precisamente, por estas descontinuidades, pelas singularidades que delas resultam, pelo que elas geram de dependncia, desigualdade e assimetria, mas tambm, de solidariedades e afirmao de identidades e de direitos. Na sociedade moderna, o mundo rural no desaparece, nem se coloca em oposio ao desenvolvimento urbano. Seu prprio desenvolvimento depende, em grande parte, do dinamismo das cidades, como h muito tempo bem demonstrou Maria Isaura Pereira de Queiroz (QUEIROZ, 1973). condio, naturalmente, que se estabeleam formas de cooperao entre o campo e a cidade, que expressem solidariedades em mo dupla, nos planos econmico, poltico, social e cultural. Sob esse enfoque, o prprio processo de urbanizao brasileiro, que deve ser questionado, pelo que ele deixou de oferecer ao conjunto da sociedade, nela includa sua parcela rural. Refirome, especialmente, s formas de concentrao da riqueza, fruto da prpria associao entre urbanizao e industrializao, atravs da qual, as descontinuidades so inscritas como profundas desigualdades, nas relaes campo-cidade, na hierarquia entre as cidades, e no interior dos centros urbanos. Neste contexto, as disputas entre distintos projetos de sociedade atravessam o campo e a cidade, polarizando no o campo e a cidade, mas as foras sociais que representam, de um lado, as formas tradicionais de dominao - nas palavras de Florestan Fernandes, o antigo regime, ou as estruturas econmicas, sociais e polticas arcaicas, dele remanescentes
28

R UR I S

V OLUME

4 ,

NME R O

M A R O

10

(FERNANDES, 2008, p. 39) - e a dinmica das mudanas sociais. Enfrentamos, aqui, um paradoxo: as formas de dominao tradicionais e as relaes de produo que as sustentaram, ao longo da histria brasileira, so reproduzidas na atualidade por aqueles setores, dominantes nas atividades agrcolas brasileiras, que realizaram, sob a gide do Estado, a modernizao conservadora da agricultura. Esta singular simbiose entre o arcaico e o moderno se revela, particularmente, na manuteno da concentrao da propriedade da terra, como uma fonte de poder, para alm da condio da terra como meio de produo. Para melhor compreender este paradoxo, proponho que vocs imaginem a situao fictcia de um jovem holands, que pretenda ser agricultor em seu pas. Para isto, suas chances dependem, em primeiro lugar e fundamentalmente, do fato de ele ser ou no filho, herdeiro de pais agricultores. Resolvida a sucesso, o nosso jovem sabe que no ser realista pensar em adquirir mais terra para ampliar a produo de forma extensiva, j que o pas no dispe de terras livres para este fim. Assim, a nica possibilidade que ele tem de reproduzir o seu estabelecimento, de forma a poder transmiti-lo, mais adiante prxima gerao, investir capital sob a forma que lhe for acessvel e, sobretudo, investir enormemente a capacidade de trabalho de sua famlia. Escolhi o exemplo holands pelo contraste com a nossa realidade. Um brasileiro no precisa ser jovem, nem ter tradio agrcola na famlia ao pretender investir num ramo moderno e promissor da agricultura tal como o da soja - ter, como primeira iniciativa, que adquirir uma grande extenso de terra. A propriedade da terra, assim concentrada, o passaporte para o acesso condio de empresrio moderno. atravs dela que ele pode ter acesso ao crdito produtivo e aos servios de infra estrutura, em grande parte, assegurados pelas polticas pblicas. Mais do que isto, por este meio que ele obtm a mo de obra de que necessita, majoritariamente formada por migrantes,
29

R UR I S

V OLUME

4 ,

NME R O

M A R O

10

visto que a concentrao fundiria o mecanismo que cria o trabalhador sem terra, disponvel, portanto, permanente ou temporariamente, para o emprego assalariado agrcola. Penso que nestes termos que deve ser posta a questo fundiria na atualidade. No possvel camuflar o fato de que se trata de uma esdrxula unio entre a racionalidade do capital e a irracionalidade da propriedade fundiria (MARTINS, 1994, p. 92). A dependncia da concentrao da terra qualifica o capitalismo brasileiro, precisamente, nos termos propostos por Florestan Fernandes (WANDERLEY, 2009). Esta argumentao foi retomada, na atualidade, sobretudo, por Jos de Souza Martins, para quem a concentrao da terra a expresso fundamental da forma de dominao poltica tradicional, que se perpetua na sociedade brasileira moderna. particularmente essencial compreender que a forma assumida pela propriedade territorial amarra relaes sociais, organiza relaes de classe, sustenta relaes econmicas e relaes polticas, edifica uma determinada estrutura de poder, alimenta relaes de dominao, define limites para a participao democrtica das diferentes classes sociais, particularmente as classes trabalhadoras. O atual edifcio poltico brasileiro ruiria se esse alicerce fosse tocado, modificado ou destrudo: desapareceria uma das dificuldades para o progresso poltico das populaes do campo. A propriedade territorial constitui mediao essencial da organizao poltica brasileira. (MARTINS, 1986, p. 66). Mais recentemente, Martins prope uma sociologia da histria lenta, que permite fazer uma leitura dos fatos e acontecimentos orientada pela necessidade de distinguir no contemporneo a presena viva e ativa de estruturas fundamentais do passado (MARTINS, 1994, p. 14). E ele acrescenta, nesse mesmo livro:
A propriedade da terra o centro histrico de um sistema poltico persistente. Associada ao capital moderno deu a
30

R UR I S

V OLUME

4 ,

NME R O

M A R O

10

esse sistema poltico uma fora renovada, que bloqueia tanto a constituio da verdadeira sociedade civil, quanto da cidadania de seus membros. A sociedade civil no seno esboo num sistema poltico em que, de muitos modos, a sociedade est dominada pelo Estado e foi transformada em instrumento do Estado. E Estado baseado em relaes polticas extremamente atrasadas, como as do clientelismo e da dominao tradicional de base patrimonial, do oligarquismo. No Brasil, o atraso um instrumento do poder. (idem, p. 13)

A questo fundiria, portanto, no est resolvida no Brasil. Os recentes debates no Congresso Nacional, por ocasio da votao do Cdigo Florestal, revelaram o quanto a propriedade da terra percebida pelos seus detentores como um direito absoluto conceito que escapa racionalidade capitalista a tal ponto que as medidas de proteo ambiental, postas em discusso, foram interpretadas pelos senhores rurais, como uma ameaa sua segurana jurdica. A essa situao parece se aplicar com justeza e atualidade a afirmao de Florestan Fernandes, segundo a qual
... as escolhas dos alvos bsicos do desenvolvimento econmico, poltico e social so feitas por pequenas minorias, mais empenhadas em atender a seus prprios interesses sociais, que a levar em conta os interesses sociais das coletividades como um todo. (FERNANDES, 1963, p. 217) E ainda esta outra reflexo: a propriedade, o direito de propriedade, a empresa privada e a ordem social competitiva acabam ganhando precedncia sobre o uso capitalista da propriedade, do direito de propriedade e da empresa privada e preponderncia sobre o crescimento econmico em bases capitalistas. (FERNANDES, 1968, p. 93)

No por acaso que este posicionamento da chamada bancada ruralista no Congresso Nacional acontece ao mesmo tempo em que vem ocorrendo assassinatos de agricultores

31

R UR I S

V OLUME

4 ,

NME R O

M A R O

10

ligados a movimentos rurais e ambientalistas. Reproduz-se aqui, mais uma vez, os mtodos mais obscuros da dominao tradicional e reitera-se a reao de um lder ruralista que, por ocasio do lanamento do I PNRA, em 1985, no hesitou em afirmar: se o problema imolar vidas, que comecemos logo. (BRUNO, 2002, p. 173) Longe estamos, portanto, da disseminao dos modos de pensar, de sentir e de agir, que definem, segundo Florestan Fernandes, a sociedade moderna. As foras sociais tradicionais se expressam, igualmente, no plano das relaes que as empresas agrcolas costumam estabelecer com os seus trabalhadores, e que freqentemente se traduzem pela
... devastao do homem ou de subaproveitamento de suas capacidades fsicas, intelectuais e morais. Do trabalho escravo ao trabalho livre realizamos todo o progresso aparente da civilizao moderna, sem conseguirmos jamais conferir ao trabalho as funes dinamizadoras que ele deveria desempenhar como fator social construtivo. (FERNANDES, 1963, p. 319)

No Brasil, a supresso histrica da ordem escravocrata, no dizer de Florestan Fernandes, no se deu de maneira completa.
... ao desaparecer, o trabalho escravo deixou atrs de si vrias formas de trabalho semilivres e de trabalho escravo disfarado que continuam a existir at hoje, mesmo em economias de plantao tidas como especificamente modernas. (FERNANDES, 2010, p. 95)

Esse texto de Florestan Fernandes foi escrito em 1976. Porm, ainda na atualidade, nas situaes mais graves, a forma de utilizao da fora de trabalho nas empresas agrcolas modernas corresponde ao que se denomina trabalho anlogo escravido ou, mais recentemente, trabalho degradante (Lei 10.803, de 11 de dezembro de 2003). Dados divulgados em 2005 pelo MDA/INCRA informam que podem existir no Brasil 25 mil trabalhadores e trabalhadoras rurais vivendo em regime anlogo
32

R UR I S

V OLUME

4 ,

NME R O

M A R O

10

ao trabalho escravo, em diversos estados do pas, com nfase nos estados da Regio Norte. (BRASIL. MDA/INCRA, 2005, p. 9) Uma das principais contribuies ao estudo da degradao do trabalho agrcola nos oferecida, hoje, por Maria Aparecida de Moraes e Silva. Referindo-se s condies de trabalho na agroindstria aucareira de So Paulo, ela afirma:
Nos ltimos anos, a riqueza advinda do agronegcio do acar e lcool vem sendo exposta nas vitrines dos agroshows, feiras realizadas em Ribeiro Preto com o intuito de revelar o Brasil moderno, avanado tecnologicamente e cuja agricultura movida to-somente por mquinas. No entanto, h uma outra realidade situada atrs do palco deste show. Um mundo invisvel, escondido no meio dos canaviais e laranjais que compem a gigantesca produo desta regio: o trabalho e os trabalhadores (SILVA, 2006, p. 113)

Refletindo sobre o fato de que 13 trabalhadores morreram nas usinas de So Paulo durante a realizao de suas tarefas como cortadores de cana, entre 2004 e 2005, a autora afirma que as mortes so, na verdade, a ponta do iceberg de um processo gigantesco de explorao, no qual, no somente a fora de trabalho consumida, como tambm a prpria vida do trabalhador (idem, p. 124). E, descrevendo minuciosamente, as condies do trabalho do corte da cana, ela conclui:
A principal caracterstica deste trabalho o de ser extremamente rduo e estafante, pois exige um dispndio de fora e energia que, muitas vezes, o trabalhador no possui, tendo em vista o fato de serem extremamente pobres, seno doentes e subnutridos, alm de serem submetidos a uma disciplina rgida, cujo controle no incide apenas sobre o tempo de trabalho, como tambm sobre os movimentos do corpo e o grau de competio estabelecido entre os cortadores. (idem, p. 128)

Mas, h o inverso desse paradoxo: so estas foras sociais, vistas por alguns como residuais, sem futuro, que constroem
33

R UR I S

V OLUME

4 ,

NME R O

M A R O

10

a mudana social no mundo rural. Os movimentos sociais que lutaram e lutam contra a concentrao fundiria e pela democratizao do uso da terra pem o dedo na ferida, expondo a toda a sociedade as contradies desta classe dominante rural, que se incorpora apenas pelo alto elite modernizante do pas. Quem conhece hoje o meio rural sabe como grande o nmero de organizaes e associaes, que envolvem distintos grupos especficos agricultores, extrativistas, assentados da reforma agrria, pescadores, ribeirinhos, comunidades tradicionais, mulheres, jovens, idosos, etc - com os mais diversos objetivos (SABOURIN, 2009). So eles que animam os espaos rurais, dotando-os de vitalidade social, reforando, no campo, a sociedade civil organizada e propositiva e recusando, como inevitvel, a nica via que lhes foi oferecida pela modernizao produtivista e pela urbanizao restrita, pois centrada apenas nas grandes cidades: a migrao e a proletarizao. So estes rurais que tentam construir as bases de um novo modelo de desenvolvimento rural, sustentvel, baseado em outras formas de agricultura, em prticas democrticas no exerccio do poder e numa outra relao campo-cidade. So eles as foras modernas, que esto provendo as mudanas sociais no campo. Para concluir, retorno a Florestan Fernandes.
No se constri a histria dos homens com as foras sociais eliminadas do processo histrico-social. Podemos perpetuar, amparando tais foras e apoiando-nos nelas, um padro de vida que constitui uma afronta aos ideais de igualdade, de segurana e de plena realizao da pessoa difundidos pela civilizao moderna. No daremos, porm, passos decisivos para implantar entre ns uma ordem de coisas compatvel com esses ideais. Aquelas foras trabalham contra isso, porque se sentem obscuramente ameaadas pelos rumos previsveis da histria dos povos e temem no encontrar de novo um lugar ao sol na estrutura de poder de uma sociedade brasileira renovada. S aceitam as inovaes que conseguem dominar, dirigir e aproveitar, ou seja, as
34

R UR I S

V OLUME

4 ,

NME R O

M A R O

10

inovaes que no modificam a estrutura da situao e suas perspectivas de desenvolvimento. Em suma, no Brasil: inovaes que no fazem histria no cenrio da vida social criado pela civilizao da era industrial, da cincia e da tecnologia cientfica (FERNANDES, 1963, p. 207).

O pensamento de Florestan Fernandes atual e deve seguir inspirando as novas geraes de socilogos brasileiros.
REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

BRASIL. MDA/INCRA. Plano MDA/INCRA para a erradicao do trabalho escravo. Braslia, 2005. BRUNO, Regina ngela Landim. O ovo da serpente Monoplio da terra e violncia na Nova Repblica. Tese de Doutorado. Campinas, UNICAMP/IFCH, 2002. FERNANDES, Florestan. A sociologia numa era de revoluo social. So Paulo, Nacional, 1963. Coleo Biblioteca Universitria, Srie 2, Cincias Sociais, 12. ____. Sociedade de classes e subdesenvolvimento. Rio de Janeiro, Zahar, 1968. Coleo Biblioteca de Cincias Sociais. ____. Anotaes sobre o capitalismo agrrio e a mudana social no Brasil, in Tams Szmrecsnyi e Oriowaldo Queda (orgs), Vida rural e mudana social - Leituras bsicas de sociologia rural. So Paulo, Companhia Editora Nacional, 1973, pp. 131-50. ____. A revoluo burguesa no Brasil - Ensaios de interpretao sociolgica. Rio de Janeiro, Zahar, 1975. ____. Mudanas sociais no Brasil - Aspectos do desenvolvimento da sociedade brasileira. 4 Ed. rev. So Paulo, Global, 2008. (Primeira Edio, 1960) ____. A sociedade escravista no Brasil, in Circuito fechado - Quatro ensaios sobre o poder institucional. 2 ed. So Paulo, Globo, 2010. MARTINS, Jos de Souza. No h terra para plantar neste vero: o cerco das terras indgenas e das terras de trabalho no renascimento poltico do campo. Petrpolis, Vozes, 1986.
35

R UR I S

V OLUME

4 ,

NME R O

M A R O

10

MARTINS, Jos de Souza. O poder do atraso Ensaios de Sociologia da histria lenta. So Paulo, HUCITEC, 1994. Coleo Cincias Sociais, 34. QUEIROZ, Maria Isaura Pereira de. Bairros rurais paulistas - Dinmica das relaes bairro rural-cidade. So Paulo, Duas Cidades, 1973. SABOURIN, Eric. Camponeses do Brasil, entre troca mercantil e reciprocidade. Rio de Janeiro, Garamond, 2009. SILVA, Maria Aparecida de Moraes. A morte ronda os canaviais paulistas, Reforma Agrria, Revista da ABRA, Campinas, vol. 33, n 2, ago.-dez. 2006, pp.111-41. WANDERLEY, Maria de Nazareth Baudel. O mundo rural como um espao de vida - Reflexes sobre a propriedade da terra, agricultura familiar e ruralidade. Porto Alegre, UFRGS, 2009. Srie Estudos Rurais.

36

You might also like