You are on page 1of 32

Carlos Biasotti

Advocacia:
Grandezas e Misrias

2012 So Paulo, Brasil

O Autor

Carlos Biasotti foi advogado criminalista, presidente da Acrimesp (Associao dos Advogados Criminalistas do Estado de So Paulo) e membro efetivo de diversas entidades (OAB, AASP, IASP, ADESG, UBE, IBCCrim, Sociedade Brasileira de Criminologia, Associao Americana de Juristas, Academia Brasileira de Direito Criminal, Academia Brasileira de Arte, Cultura e Histria, etc.). Premiado pelo Instituto dos Advogados de So Paulo, no concurso O Melhor Arrazoado Forense, realizado em 1982, autor de Lies Prticas de Processo Penal, O Crime da Pedra, Tributo aos Advogados Criminalistas, Advocacia Criminal (Teoria e Prtica), alm de numerosos artigos jurdicos publicados em jornais e revistas. Juiz do Tribunal de Alada Criminal do Estado de So Paulo (nomeado pelo critrio do quinto constitucional, classe dos advogados), desde 30.8.1996, foi promovido, por merecimento, em 14.4.2004, ao cargo de Desembargador do Tribunal de Justia.

Condecoraes e ttulos honorficos: Colar do Mrito Judicirio (institudo e conferido pelo Poder Judicirio do Estado de So Paulo); medalha cvica da Ordem dos Nobres Cavaleiros de So Paulo; medalha Prof. Dr. Antonio Chaves, etc.

Carlos Biasotti

Advocacia:
Grandezas e Misrias

2012 So Paulo, Brasil

Advocacia: Grandezas e Misrias(*)

Meus amigos, boa noite! I. Como estou a falar perante Advogados, peo licena para faz-lo em p. um tributo que rendo queles que, na expresso de um engenho feliz, pertencem mais bela de todas as profisses: a Advocacia.(1) Quero, primeiramente, significar meu profundo reconhecimento Ordem dos Advogados do Brasil, Seo de So Paulo, na pessoa de seu valoroso Presidente, o Dr. Luiz Flvio Borges DUrso, pela honra do convite para privar de vossa companhia nesta noite, para mim a mais de um respeito memorvel. As faixas e cartazes de divulgao do evento Semana Jurdica anunciam que o conferencista de hoje um desembargador do Tribunal de Justia. -o deveras, ainda que dos mais obscuros. No entanto, primeiro que exercesse lugar na Magistratura declara-o com orgulho e muita saudade foi Advogado. Permiti-lhe, portanto, a consolao de, estando entre vs, ser contado tambm no nmero dos Advogados!
(*) Conferncia na OAB (Seo de So Paulo), em 8.8.2005. (1) Jaurais volu tre avocat: cest le plus bel tat du monde (Voltaire; apud Alberto Souza Lamy, Advogados, Elogio e Crtica, 1984, p. 102).

6 E, para que saibais, meus colegas, que no falo por metfora, nem me sirvo de encarecimento retrico, alegarei com a autoridade do conspcuo Evandro Lins e Silva. Antes de ser Ministro do Supremo Tribunal Federal, esse grande vulto foi advogado, sobretudo advogado criminalista. Indagado, certa feita, durante uma palestra para jovens, cultos e talentosos como os que esto hoje aqui a verdade manda Deus se diga sempre! , indagado se, ministro do Pretrio Excelso, j se esquecera da Advocacia, respondeu sentida e elegantemente: Amo minha segunda mulher, mas choro todas as noites a perda da primeira.(2) Estar convosco, por isso, lenitivo, blsamo para o corao dilacerado deste vosso velho colega, que, embora desembargador, nunca deixou de ser advogado. A razo que, na alma daqueles que a exercem, a Advocacia costuma imprimir um timbre indelvel, um carter verdadeiramente imortal! Desamos, afinal, ao tema de nosso encontro.

II. Coube ao clebre Cato, o Antigo, a glria de ter definido o Advogado como o vir bonus dicendi peritus. Em linguagem: homem de bem, perito na arte de dizer.

(2) Arca de Guardados, 1995, p. 41; Editora Civilizao Brasileira; Rio de Janeiro.

7 Donde a inferncia lgica imediata: deve o advogado cultivar em grau assinalado a virtude da honestidade (vir bonus, isto , homem ntegro) e as boas letras (dicendi peritus, ou seja, deve ter a cincia da linguagem). Ulpiano, ao resumir numa trilogia os preceitos a que os cultores do Direito deviam atender, aguou o estilete e escreveu, para toda a eternidade, em primeiro lugar: Honeste vivere (viver honestamente). E somente depois: Neminem laedere (no lesar a ningum) e Suum cuique tribuere (dar a cada um o que seu). A probidade, portanto, o apangio do Advogado! Dados lio da Histria, conheceis decerto aquele episdio da vida do preclaro vice-rei da ndia, D. Joo de Castro. Abatida sua fortaleza pelos mouros, e sem recursos para reedific-la, escreveu aos vereadores de Goa, em 1546, pedindo-lhes um emprstimo. De penhor, como nada tivesse de seu, mandou-lhes um punhado de sua barba. Os edis devolveram as barbas ao nobre e incorruptvel heri portugus e emprestaram-lhe a quantia de que necessitava.(3) Esta a inteireza que deve exornar tambm a figura imensa do Advogado!
(3) Andr Crabb Rocha, Epistolografia em Portugal, 1965, p. 90; Livraria Almedina; Coimbra; Lello Universal; v. Castro (Joo de).

8 Mas, perguntar algum, com acentos de dvida ou ceticismo: que me aproveitar a prtica extremada da virtude, se, na concepo do vulgo, precisamente a sagacidade (ou esperteza) a pedra-de-toque do advogado?! A objeo, data venia, especiosa (ou verdadeira s na aparncia)! Que o advogado seja perspicaz, de agudo entendimento e revele bom tirocnio no obrar, bem est; o que se no admite nem aplaude tenha o talento solerte dos velhacos e o olho vesgo da m-f, porque estes predicados, decididamente, no so prprios dos que abraaram a nclita profisso. Era certamente ao advogado honesto que o notvel Min. Laudo de Camargo, do Supremo Tribunal Federal, tinha diante de si, quando comps aquele formoso elogio: O nome de certos advogados debaixo de uma petio meia prova feita do que est pedindo.(4) Advogado desse quilate (e ainda trabalhador e estudioso), por fora que triunfar sempre! Mas porque, segundo o velho adgio, do Capitlio de glria Rocha Tarpeia no vai seno um passo, olhe o advogado no venha a precipitar-se no abismo, pela execrvel sede do ouro!

(4) Elizer Rosa, A Voz da Toga, 1a. ed., p. 24; Barristers Editora Ltda.; Rio de Janeiro.

9 S de brisa ningum vive! O vil metal necessrio ao homem! Tem direito, pois, o advogado ao galardo pecunirio, sua verba honorria! Deus o livre, porm, da tentao de deitar a mo ao dinheiro do cliente, uma das mais dolorosas e frequentes tragdias em que tem perecido, irremediavelmente, grande nmero de advogados. Alm de desmarcada quebra de carter, esse proceder constitui crime (apropriao indbita); tratando-se de advogado, o tipo qualificado, com exacerbao da pena (art. 168, 1, do Cd. Penal). Certas condutas do advogado no exerccio da profisso, ainda que reprovveis, muita vez se relevam e sofrem de boa mente. O advogado que se agasta com o Juiz ou com o Promotor de Justia infringe, pelo comum, apenas as regras do cdigo de urbanidade. Alis, veneranda mxima da experincia dos Tribunais franceses dispunha que todo advogado tinha o prazo de 24 horas para falar mal do juiz depois que perdia a causa.(5) Parecia natural e humano, com efeito, cobrir de vituprios aquele que matara o sonho de uma vitria! Em suma: o advogado que incorreu em falta grave, por no ter sabido refrear a lngua, esse poder ser absolvido e mandado em paz; jamais, no entanto, aquele que lesou o

(5) Elizer Rosa, op. cit., 1a. ed., p. 17.

10 cliente, fraudou a lei e, com dolo e malcia, induziu em erro o juiz!

III. Sobre ser homem de virtudes, o Advogado homem de letras: dicendi peritus, hbil no falar e no escrever. A palavra sua arma. A palavra, dom de Deus, o mais nobre dos atributos do homem.(6) Csar Salgado, glria do Ministrio Pblico e exmio cultor das boas letras, teceu engenhoso discurso a que denominou A Excelncia da Palavra , no qual afirma que Deus, antes mesmo de formar os cus e a terra, criou a palavra, porque a manifestao inicial da vontade divina se traduziu naquela expresso de sublime eloquncia: Fiat lux.(7) Faa-se a luz! Ordenou, portanto, pela palavra! Certamente j vos persuadistes, caros colegas, de que a palavra, como expresso do pensamento, h de merecer a todos ns, pela vida em fora, o mais diligente e fervoroso culto. Que coisa, afinal, cultivar a palavra?

(6) Jlio de Castilho, Os Dois Plnios, 1906, p. 195; Lisboa. (7) Csar Salgado, A Excelncia da Palavra, 1962, p. 5.

11 falar e escrever cada um corretamente sua lngua. expungi-la dos vcios ou defeitos graves que a ferem de morte, e que os tratadistas da matria consideram solecismo. So os erros inescusveis de gramtica, para os quais no h perdo judicial. Ser grande desdouro, com efeito, dizer algum: houveram testemunhas presenciais dos fatos; fazem 81 dias que o ru est preso; o policial interviu na discusso, etc. So despautrios ou disparates sintticos que arrunam implacavelmente a mais promissora reputao literria. Deve-se dizer: 1) houve testemunhas (e no houveram testemunhas). O verbo haver, na acepo de existir, unipessoal, isto , somente se conjuga na 3a. pessoa do singular; 2) faz 81 dias (e no fazem). O verbo fazer, no sentido de tempo decorrido, no se flexiona; s tem singular; 3) interveio na discusso (e no interviu). Composto de vir, por ele se conjuga: vim, vieste, veio (intervim, intervieste, interveio). H tambm os solecismos de prosdia ou pronncia. So palavres contra a gramtica ou heresia da lngua:

12 No interim, mas nterim que se deve dizer. Ainda: Gratuito (no gratuto), circuito, fortuito, intuito. Avaro, rubrica, ruim, recorde, txico (cs), etc. Como evitar esses erros e cincas horrveis, se errar prprio do homem?! Nada mais verdadeiro: todos conjugamos o verbo errar! Repetia Mrio Barreto, fillogo de alta estofa, que nisto do falar e do escrever, como nas outras coisas, o bom peca sete vezes no dia, e setenta vezes sete o mau.(8) O erro, portanto, contingncia humana: erra o Juiz, erra o Promotor de Justia, erra o Advogado. At o Supremo Tribunal Federal erra. Como dizia Nlson Hungria, ele tem apenas o privilgio de errar por ltimo.(9) IV. Os vcios combatem-se com as virtudes opostas.

(8) Mrio Barreto, Atravs do Dicionrio e da Gramtica, 1927, p. 185; Rio de Janeiro. (9) Heleno Cludio Fragoso, Advocacia da Liberdade, 1984, p. 199; Editora Forense.

13 As deficincias de expresso verbal suprem-se com o estudo aturado da lngua e a leitura assdua dos clssicos. Alm de ter sempre mo uma gramtica e um bom dicionrio, devemos conversar amide os autores que se reputam padro de vernaculidade. Do sculo XVII, perodo ureo da literatura leiamos: Manuel Bernardes, Lus de Sousa Vieira,* O Imperador da Lngua Portuguesa Pessoa); nele morava o gnio, conforme abalizada de Antnio Feliciano de Castilho. portuguesa, e Antnio (Fernando a opinio

Do sculo XIX no nos esqueam, principalmente, esses trs vultos notveis: Almeida Garrett (17991854), Camilo Castelo Branco (18261890) e Alexandre Herculano (18101877), todos escritores exmios. Do ltimo disse o historiador ingls Macaulay: A Espanha devia esforar-se por conquistar Portugal s para possuir Herculano (Alves Mendes, Discursos, 1897, p. 143). Dos nossos merecem indicados dois clarssimos autores, que, acima de todos, como guias voam: Machado de Assis, o principal romancista brasileiro(10), e Rui Barbosa,** de quem fez Laudelino Freire este singular
* Cf. Apndice I Lugares Seletos do Pe. Antnio Vieira. ** Cf. Apndice II Lugares Seletos de Rui Barbosa. (10) Machado de Assis, verdadeiro modelo de boa linguagem, assim na correo como no gosto (Rui, Rplica, n 74).

14 elogio: , dentre todos os mestres, o maior: o prprio gnio da lngua. Da mesma estirpe dos Sousas, dos Bernardes, dos Vieiras e dos Castilhos, foi de seu povo e de sua poca a mais alta expresso da potncia intelectual.(11) O maior de nossos jurisconsultos, Rui foi, entre ns, quem mais se distinguiu na perfeio da forma literria, propriedade e riqueza vocabular e valentia da argumentao. De sua copiosa produo literria so assaz conhecidas: Orao aos Moos, Parecer sobre a Redao do Cdigo Civil, Rplica, O Dever do Advogado, Esfola da Calnia, Trabalhos Jurdicos, etc. Ler, portanto, as obras desse varo eminente no seria apenas louvvel patriotismo, porque fora tambm aprender, com o Mestre dos mestres, a nobre e difcil arte de advogar. J vai adiantada a hora; por isso, tempo de fechar a abbada de minha palestra e agradecer-vos, de todo o corao, meus queridos colegas, a fidalguia com que me ouvistes. Muito obrigado! Sede felizes!

(11) Selecta Classica Brasileira, 1924, p. 132; Rio de Janeiro.

Apndice I Lugares Seletos do Pe. Antnio Vieira

(l6081697)

Corao

Para falar ao vento, bastam palavras; para falar ao corao, so necessrias obras (Sermes, 1959, t. I, p. 15). Nenhum homem to sbio, que no esteja sujeito a errar (Sermes, 1959, t. IV, p. 13). Os erros e as ignorncias, certo que so muitos mais que as cincias, porque para saber e acertar no h mais que um caminho, e para errar, infinitos (Sermes, 1959, t. VIII, p. 209).

Erro

16 Esperana O no mata a esperana, que o ltimo remdio que deixou a natureza a todos os males (Sermes, 1959, t. III, p. 278). As esperanas que tardam, tiram a vida (Histria do Futuro, 2a. ed., p. 59; Imprensa Nacional Casa da Moeda). Esperana: ltima ncora (Sermes, 1959, t. V, p. 265). Esperar da vida

No h maior tormento no mundo que o esperar (Sermes, 1959, t. V, p. 210). Ao mesmo Demnio se deve fazer justia, quando ele a tiver (Sermes, 1959, t. III, p. 329).
No hei de pedir pedindo, seno protestando

Justia

e argumentando; pois esta a licena e liberdade que tem quem no pede favor seno justia (Sermes, 1959, t. XIV, p. 302). Livro O livro um mudo que fala; um surdo que responde; um cego que guia; um morto que vive; e no tendo ao em si mesmo, move os nimos e causa grandes efeitos (Sermes, 1959, t. X, p. 57).

17 Olhos Os olhos tm dois ofcios: ver e chorar; e mais parece que os criou Deus para chorar, que para ver, pois os cegos no veem e choram (Sermes, 1959, t. IV, p. 274). At entre os anjos pode haver variedade de opinies, sem menoscabo de sua sabedoria, nem de sua santidade (Sermes, 1959, t. IV, p. 216). Quem fala muito no pode ser verdadeiro em tudo (Cartas, 1971, t. I, p. 110). cousa to natural o responder, que at os penhascos duros respondem e para as vozes tm ecos. Pelo contrrio, to grande violncia no responder, que aos que nasceram mudos fez a natureza tambm surdos, porque se ouvissem, e no pudessem responder, rebentariam de dor (Cartas, 1971, t. III, p. 572). A mais dura cousa que tem a vida chegar a pedir e, depois de chegar a pedir, ouvir um no: vede o que ser? (Sermes, 1959, t. III, p. 278).

Opinio

Palavra

Palavra, Silncio

Pedir

18 Tempo
Tudo cura o tempo, tudo faz esquecer, tudo gasta, tudo digere, tudo acaba (Sermes, 1959, t. IV, p. 289).

Valores

As coisas grandes no se acabam de repente (Cartas, 1971, t. I, p. 89).

19

(Folha de rosto do livro de Andr de Barros, Vida do Apostolico Padre Antonio Vieyra, 1746; Lisboa).

20

21

22

Apndice II Lugares Seletos de Rui Barbosa

(18491923)

Acusao

A acusao apenas um infortnio, enquanto no verificada pela prova. Da esse prolquio sublime, com que a magistratura orna os seus brases, desde que a justia criminal deixou de ser a arte de perder inocentes: Res sacra reus. O acusado uma entidade sagrada (Obras Completas, vol. XIX, t. III, p. 113). Assim que, em todas as naes livres, os advogados so, por via de regra, a categoria de cidados que mais poder e autoridade exercem (Obras Completas, vol. XXXVIII, t. II, p. 54). A lei e a nossa conscincia so os dois nicos poderes humanos, aos quais a nossa dignidade profissional se inclina (Idem, ibidem, p. 61).

Advogado

24 Defesa A defesa no quer o panegrico da culpa, ou do culpado. Sua funo consiste em ser, ao lado do acusado, inocente ou criminoso, a voz dos seus direitos legais (Obras Completas, vol. XXXVIII, t. II, p. 10). A defesa tem a sua religio, e h na defesa momentos em que aquele, que apela para a justia est na presena de Deus (Obras Completas, vol. XXIII, t. V, p. 61). A liberdade de defesa judiciria , por toda parte, sagrada, ainda nos seus excessos (apud Roberto Lyra, A Obra de Ruy Barbosa em Criminologia e Direito Criminal, 1952, p. 215). Elogio Histrico Caso, postos de parte os descontos humanos, houvessem de condensar numa sntese o meu
curriculum vitae, e do meu naufrgio salvassem alguns restos, tudo se teria, talvez, resumido

com dizer: Estremeceu a ptria, viveu no trabalho, e no perdeu o ideal (Discurso no Colgio Anchieta, 1981, p. 8). Erro Uma verdade h, que me no assusta, porque universal e de universal consenso: no h escritor sem erros (Rplica, n 10). A toga do magistrado no se deslustra, retratando-se dos seus despachos e sentenas,
antes se relustra, desdizendo-se do sentenciado ou resolvido, quando se lhe antolha claro o

engano, em que laborava, ou a injustia que cometeu (Obras Completas, vol. XLV, t. IV, p. 205).

25 Melhor ser que a sentena no erre. Mas, se cair em erro, o pior que se no corrija (Orao aos Moos, 1a. ed., p. 46). Felicidade A meu ver, a felicidade est na doura do bem, distribudo sem ideia de remunerao. Ou, por outra, sob uma frmula mais precisa, a nossa felicidade consiste no sentimento da felicidade alheia, generosamente criada por um ato nosso (Discursos e Conferncias, 1907, p. 332).
De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustia, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto (Obras Completas, vol. XLI, t. III, p. 86).

Honra

Igualdade

A regra da igualdade no consiste seno em quinhoar desigualmente aos desiguais, na medida em que se desigualam (Orao aos Moos, 1a. ed., p. 25). A imprensa a vista da nao. Por ela que a nao acompanha o que lhe passa ao perto e ao longe, enxerga o que lhe malfazem, devassa o que lhe ocultam e tramam, colhe o que lhe sonegam, ou roubam, percebe onde lhe alvejam, ou nodoam, mede o que lhe cerceiam, ou destroem, vela pelo que lhe interessa, e se acautela do que a ameaa (A Imprensa e o Dever da Verdade, 1920, p. 15).

Imprensa

26 Justia No h sentimento mais confrangente que o da privao da justia (Obras Completas, vol. XL, t. VI, p. 202). Se alguma coisa divina existe entre os homens a justia (Obras Completas, vol. XXV, t. IV, p. 329).
Justia atrasada no justia, seno injustia qualificada e manifesta (Orao aos Moos, 1a. ed., p. 42).

Ptria, Famlia

A ptria a famlia amplificada. E a famlia, divinamente constituda, tem por elementos orgnicos a honra, a disciplina, a fidelidade, a benquerena, o sacrifcio (Discurso no Colgio Anchieta, 1981, p. 9).
A certeza da punio um dos mais importantes e ativos elementos na organizao do sistema penal (apud Roberto Lyra, A Obra de Ruy Barbosa em Criminologia e Direito Criminal, 1952, p. 250).
Duvidosa foi sempre a sorte das lides judicirias,

Pena

Pleitos Judiciais

ainda quando manifesta a justia dos litigantes. Da, a utilidade, reconhecida em todos os

tempos, das transaes; e por isso a


sabedoria da experincia manda muitas vezes preferir a m composio boa demanda (apud Roberto Lyra, A Obra de Ruy Barbosa em Criminologia e Direito Criminal, 1952, p. 205).

27 Presuno O crime a presuno juris et de jure, a presuno de Inocncia contra a qual no se tolera defesa, nas sociedades oprimidas e acovardadas. Nas sociedades regidas segundo a lei a presuno universal , ao revs, a de inocncia (Obras Completas, vol. XXIV, t. III, p. 87).
No perder de vista a presuno de inocncia comum a todos os rus, enquanto no liquidada a prova e reconhecido o delito (Orao aos Moos, 1a. ed., p. 42).

Enquanto a acusao no prova, presume-se a inocncia do acusado. Sobre isto no h contestao em escola alguma (Obras Completas, vol. XXVIII, t. I, p. 197). Verdade O maior, o mais inviolvel dos deveres do homem pblico o dever da verdade (A Imprensa e o Dever da Verdade, 1920, p. 53).

28

29

http://www.scribd.com/Biasotti

You might also like