You are on page 1of 9

01.

(Ufam) O sistema de castas, apesar de extinto por lei, ainda se mantm vivo na cultura do povo: a) druso b) chins c) muulmano d) indiano e) turco 02. (Ufpel) A disputa que se trava no Oriente Mdio entre Israel e Lbano e um confronto geopoltico que ha. mais de meio sculo perdura na definio das fronteiras entre os Estados envolvidos. Em 28 de junho de 2006, o exercito israelense atacou a Faixa de Gaza e prendeu vrios ministros da Autoridade Nacional Palestina na Cisjordnia, sob a alegao de resgatar um soldado seqestrado por extremistas palestinos. Na verdade, o convvio entre israelenses e palestinos tem razes histricas, em que pesam elementos definidores do espao, tais como estado, nao, fronteiras e territrios. Com base em seus conhecimentos e nas informaes acima sobre Israel e os TerritriosPalestinos, correto afirmar que a) a independncia de Israel permitiu que os judeus fossem retirados do territrio que ocupavam e formassem um estado na Faixa de Gaza e na Cisjordnia, motivando protesto por parte dos rabes. b) a ONU aprovou, em 1947, a diviso da Palestina, ento administrada pelos britnicos, em um estado rabe e outro judeu, possibilitando a criao de Israel, em 1948. c) os palestinos ficaram sem territrio e passaram a viver em acampamentos, apesar de receberem apoio poltico externo, sobretudo dos EUA. d) a Organizao para Libertao da Palestina (OLP) foi fundada, em 1964, com o objetivo de obter a soberania dos palestinos sobre a regio, ainda que permanecessem sob o domnio de Israel. e) a Autoridade Nacional Palestina (ANP) foi criada em 1993, pelo Acordo de Oslo. Alem disso, estava prevista a devoluo dos territrios da Faixa de Gaza e da Cisjordnia para controle libans. 03. (Ufg) Leia o trecho do artigo de Demtrio Magnoli. As etnias hutus e tutsis foram inventadas pelo poder colonial europeu, que encontrou uma sociedade organizada em torno de um rei de carter sagrado, cuja autoridade se baseava numa aristocracia de proprietrios de rebanhos (os tutsis) que subordinava a massa de camponeses (os hutus). Toda sociedade ligava-se por laos de dependncia pessoal, que asseguravam certa coeso. Tudo comeou com o censo, que registrou as duas etnias. Em 1926, o governo colonial emitiu documentos de identidade com rtulos tutsi e hutu. Manuais vulgares repetem, at hoje, narrativas histricas que opem as etnias, usando, para tanto, razes cientficas. MAGNOLI, D. O pas das cotas e do genocdio. Folha de S. Paulo, 19 ago. 2005. Ilustrada. [Adaptado].

O autor discute a relao entre os dois grupos envolvidos no conflito ocorrido em 1994, em Ruanda. Sobre a emergncia desse conflito contemporneo, pode-se afirmar que a) o desacordo era anterior ao colonialismo, pois historicamente tutsis e hutus disputavam a posse da terra. b) a distino entre tutsis e hutus reforou a oposio ao domnio colonial europeu. c) o discurso histrico desqualificou a sacralidade da figura real, induzindo os grupos rivalidade. d) a explorao dos proprietrios de rebanhos sobre os camponeses definia as relaes tnicas. e) as identificaes tnicas, patrocinadas por ao governamental, fermentaram o conflito e o massacre. 04. (Unesp) A diviso territorial da ex-Iugoslvia originou seis novos pases. Assinale a alternativa que contm o nome destes pases e sua localizao geogrfica. a) Repblica Tcheca, Eslovnia, Macednia, Crocia, Srvia, Montenegro; Europa do Sul. b) Albnia, Macednia, Bsnia, Crocia, Srvia, Montenegro; Europa Ocidental. c) Romnia, Crocia, Eslovnia, Bsnia, Srvia, Montenegro; Europa do Norte. d) Bsnia, Macednia, Crocia, Eslovnia, Srvia, Montenegro; Europa Oriental. e) Bulgria, Bsnia, Eslovnia, Macednia, Srvia, Montenegro; Europa Mediterrnea. 05. (Espm) Aps anos de violncia, a Srvia assistiU em dezembro de 2006 ao plebiscito na regio para decidir sobre o futuro da soberania do sul. No momento, a regio est sob interveno da Otan. A Albnia, interessada direta na questo, acompanha de perto o pleito.A regio em questo : a) Bsnia Herzegvina. b) Montenegro. c) Krajina. d) Voivodina. e) Kossovo. 06. (Espm) Observe o texto que aborda a recente crise no Lbano: Como ensina a Geografia Poltica, entregar territrio significa derrota poltica; ao vencedor, as terras (e no as batatas). Acossado internamente e assistindo a uma possvel conexo xiita Ir-Hezbollah, via Sria, Israel tratou de agir.(Carta Capital na Escola, setembro, 2006.) Sobre o cenrio geopoltico do Oriente Mdio abordado pela matria, podemos inferir que: a) O grupo Hezbollah reivindica a devoluo das Colinas de Golan ao Lbano, ocupadas por Israel desde a Guerra dos Seis Dias, em 1973. b) A conexo religiosa mencionada no texto, envolve o Ir, Lbano e a Sria, trs pases de maioria xiita.

c) O Hezbollah produto da ocupao israelense no sul do Lbano em 1982 e atua na regio com freqentes ataques Israel. d) Ao lado do Hammas, o Hezbollah um grupo palestino que tem sua base na Faixa de Gaza. e) A partir da Cisjordnia, o Hezbollah faz incurses a Israel e reivindica a devoluo dessa importante e frtil regio. 07. (Uff) Leia a notcia. Fim do Mundo Mais Prximo O ponteiro do Relgio do Fim do Mundo foi adiantado ontem em cinco minutos. Essa mudana deveu-se s exploses subterrneas, nos ltimos meses, de cinco bombas atmicas pela ndia e seis pelo Paquisto, em testes que ratificaram a entrada dos dois pases para o clube de potncias nucleares at ento limitado aos EUA, Rssia, Inglaterra, Frana e China.(...) As conseqncias de um possvel confronto nuclear entre ndia e Paquisto so imprevisveis, alerta o Boletim dos Cientistas Atmicos. a) a disputa pela regio da Cachemira, rea geogrfica fronteiria de maioria demogrfica muulmana, sob controle majoritariamente indiano; b) o avano do terrorismo na regio da Cachemira, com domnio paquistans sobre uma populao majoritariamente de origem hindu; c) a aliana poltica formada entre muulmanos do Paquisto e do Afeganisto, sob liderana talib, contrria ao hindusmo nas fronteiras; d) a presso militar atmica chinesa sobre a ndia, com a decorrente desestabilizao da identidade religiosa que une indianos e paquistaneses; e) o entrechoque de civilizaes milenares, tornadas rivais a partir da corrida nuclear estabelecida naquela parte da sia, nos ltimos anos. 08. (Fmtm) Observe as afirmaes: I. quase a metade dos 700 milhes de habitantes dessa regio do planeta vive em extrema pobreza, com renda abaixo de um dlar por dia; II. de cada dez pessoas portadoras do vrus HIV no mundo, cerca de sete vivem nessa regio do planeta; III. a histria recente dessa regio registra grande nmero de guerras civis e golpes de Estado. Os conflitos tnicos e religiosos esto associados, na maioria dos casos, disputa pelas riquezas naturais regionais. As afirmaes contm a problemtica de pases localizados a) no Magreb africano. b) no Golfo Prsico. c) na frica Subsaariana. d) na Amrica Central. e) nas Antilhas.

09. (Ufpr) A noo jurdica de genocdio foi criada em 1946, no processo de Nuremberg, para designar o extermnio sistemtico dos judeus pelos nazistas. Logo se estendeu tambm ao extermnio dos ndios do continente americano. O termo genocdio remete idia de raa e ao desejo de exterminar fisicamente um grupo tnico. O termo etnocdio, por sua vez, foi criado h alguns anos para designar no apenas a destruio fsica, mas principalmente a destruio da cultura de um povo. Com base no texto acima e nos conhecimentos de Geografia, assinale a alternativa INCORRETA. a) Genocdio e etnocdio so processos que ocorrem nas regies do globo onde impera a miscigenao devido elevada heterogeneidade racial e cultural. b) O genocdio e o etnocdio ocorreram na Amrica, mas, em muitas regies, no houve a eliminao fsica das raas nativas e nem o desaparecimento completo das suas culturas. c) O genocdio pode ser uma estratgia planejada pelo Estado ou por faces polticas armadas e pode resultar da irrupo repentina de conflitos civis, como se verificou recentemente em Ruanda, na frica. d) O etnocdio pode ocorrer tambm devido a mudanas culturais impostas e/ou induzidas de forma pacfica, por meio do proselitismo religioso, do comrcio, da miscigenao e da difuso de tecnologias. e) Um exemplo contemporneo de prticas de genocdio e etnocdio est nas perseguies nao curda, que, no possuindo territrio autnomo, distribui-se entre Turquia, Iraque e outros pases. 10. (Upe) H uma rea do planeta que deixou de ser includa nos mapas polticos oficiais. Ela abrange um territrio historicamente conhecido, desde pocas remotas. Compreende o sudeste da Turquia, o norte do Iraque, o Centro-Oeste do Ir, uma pequena rea de terras no norte da Sria e o sudoeste da Armnia. H muito tempo, os seus habitantes, que formam uma etnia sem Estado do mundo, lutam pela sua independncia. Assinale a rea descrita. a) Azerbaijo.b) Curdisto. c) Sri Lanka. d) Chechnia. e) Cisjordnia. 11. (Facasper) No intricado cenrio do conflito poltico no Oriente Mdio, nenhuma figura teve mais impacto que Yasser Arafat, (Revista Veja, 22/12/2004) Assinale a alternativa que caracteriza corretamente o lder palestino que faleceu em 2004 e a questo palestina. a) O lder demonstrou ao longo de toda a sua atuao, cujo incio se deu a partir de meados dos anos 60, a meta de atingir os seus objetivos por intermdio de aes pacficas.

b) O governo de Ariel Sharon, que evidenciou interesse especial em estabelecer relaes diplomticas com o lder em questo, opunha-se apenas a entrega de Jerusalm aos palestinos defendida por Yasser Arafat. c) A posio do governo George W. Bush foi a de exercer o seu poder de influncia, estimulando uma soluo negociada entre as duas partes. d) Pouco antes de morrer, Arafat manifestou publicamente apoio linha de ao do grupo Hamas, isto , a destruio do inimigo: Israel e) A assinatura do acordo de Oslo foi o ponto alto de sua liderana e marcou os maiores avanos diplomticos para a criao do Estado rabe Palestino. 12. (Ufba) Desgraadamente o mundo deve aprender, todavia, a conviver com a diversidade, como nos tem recordado dolorosamente os recentes acontecimentos nos Blcs e na frica Central. A realidade da diferena e a peculiaridade do outro podem sentir-se s vezes como um peso ou inclusive como uma ameaa. O medo diferena alimentado por ressentimentos de carter histrico eexacerbado pelas manipulaes de pessoas sem escrpulos, pode levar negao at mesmo da humanidade do outro, com o resultado de que as pessoas entram em uma espiral de violncia da qual ningum, nem mesmo as crianas, esto livres. (JOO PAULO II. In:LUCCI, p. 274) A partir da anlise do texto e dos conhecimentos sobre as questes relativas aos conflitos tnicos e polticos que marcaram a histria do mundo contemporneo, correto afirmar: (01) O termo diversidade, empregado no texto, diz respeito s diferentes caractersticas culturais, tnicas e demogrficas que, entre outras, identificam os grupos humanos, ao lado de condies geoambientais e econmicas peculiares a cada um deles. (02) O respeito diversidade depende das formas de aceitao da diferena entre os povos e pode levar soluo negociada, entre os cidados, de conflitos ligados posse de territrios e participao no poder. (04) Os Blcs so uma pennsula do sul da Europa, com marcantes contrastes tnico-religiosos, onde as guerras difundiram a expresso limpeza tnica, empregada especialmente pelos srvios na Crocia, na Bsnia-Herzegovina e em Kosovo. (08) O fenmeno do medo diferena registrou-se, preferencialmente, no confronto entre etnias africanas e asiticas espalhadas pelo mundo, durante a Guerra Fria. (16) A frica do Sul, atingida durante dcadas por conflitos tnicos expressos na prtica do apartheid, ainda se inclui na categoria de pases que no conseguiram superar os conflitos resultantes do medo diferena.

(32) A democracia racial existente no Brasil afasta o medo diferena e impede a ocorrncia de fenmenos ligados ao preconceito e ao racismo. (64) As diferenas tnicas e culturais do continente africano determinaram a forma de distribuio das fronteiras polticas ps-coloniais, minimizando a ecloso de conflitos intertnicos, a exemplo do confronto entre os tutsi e os hutu. 13. (Ufrn) Inmeros conflitos tm ocorrido no mundo como resultado do processo histrico de ocupao e invaso de territrios. Sobre esses conflitos, correto afirmar que a) os palestinos lutam, desde a criao do Estado de Israel pela ONU, em 1948, pelo reconhecimento e pela demarcao de fronteiras que configurem um Estado palestino independente. b) os curdos, menor dos grupos tnicos do Globo, que ocupavam territrios do Iraque, da Sria e do Ir, conseguiram recentemente a formao de um Estado independente. c) o povo basco tem procurado uma soluo pacfica para seus conflitos territoriais, ao abandonar a luta armada, aps o acordo de paz assinado, em 1980, com o governo espanhol. d) a diversidade tnica e cultural apontada como o principal motivo dos conflitos territoriais na Iugoslvia, sendo a guerra da Bsnia-Herzegovina o mais recente na regio dos Blcs. 14. (Pucpr) A civilizao rabe, predominantemente islmica, constitui-se de dezenas de estados e naes, totalizando um pouco mais de um bilho de pessoas. O islamismo atualmente a religio predominante nas seguintes regies do mundo, EXCETO: a) A frica Saariana b) As ilhas que compem a Indonsia. c) O Oriente Mdio. d) A frica Meridional. e) As ex-repblicas soviticas da sia Central, como o Casaquisto e o Uzbequisto, entre outros. 15. (Uff) O processo de integrao dos pases da Europa Ocidental no tem evitado que velhos conflitos reapaream e imprimam sua marca de violncia no interior de estados nacionais. Isto fica evidente ao se observar: a) as imposies do partido nacional flamengo, exigindo um parlamento independente da Inglaterra; b) a escalada do regionalismo poltico na Alemanha por parte de grupos separatistas neonazistas;

c) as reivindicaes de autonomia no sul da Itlia (Padnia) por parte dos partidos locais; d) a ascenso dos grupos paramilitares de origem corsa, que reclamam sua autonomia nacional perante a Blgica; e) a ofensiva do grupo ETA que reivindica a independncia da histrica regio basca, localizada entre o norte da Espanha e o sudoeste da Frana. 16. (Ufpr) "Aparentemente, a atual onda de conflitos tnico-nacionalistas contraria a tendncia para a formao de uma civilizao mundial. De fato, enquanto um movimento - a onda de conflitos - caminha no sentido da fragmentao, outro - a formao de uma civilizao mundial - 'persegue' o sentido da integrao/unificao." (LUCCI, BRANCO e MENDONA. Geografia. So Paulo: Saraiva, ) Sobre o tema, correto afirmar: 01) Os conflitos atuais dos pases do Centro-Leste europeu surgiram aps a decadncia do poder econmico e geopoltico da antiga URSS, que mantinha diversas etnias unidas artificialmente. 02) As causas que contriburam para os conflitos existentes nos territrios da exIugoslvia prenderam-se a diversidades de religio e de etnia. 04) A posse de Jerusalm, cidade santa para o cristianismo, o islamismo e o judasmo, continua sendo um dos motivos dos conflitos entre judeus e palestinos 08) Os curdos, que estavam espalhados em muitos pases do Oriente Mdio, conseguiram sua independncia no final dos anos 90. 16) A OLP uma organizao clandestina que luta pela independncia da Irlanda do Norte. 32) O grupo ETA, que se originou no Pas Basco, luta pela unificao das comunidades autnomas da Espanha. 17. (UERJ) No texto a seguir, so feitas reflexes sobre aspectos do nacionalismo na atualidade. "Os movimentos nacionalistas caractersticos dos anos finais do sculo XX so essencialmente negativos, ou melhor, separatistas. Da a insistncia colocada nas diferenas 'tnicas' e lingsticas, que aparecem, s vezes, de forma individual ou combinada com a religio (...)". (HOBSBAWM, E. J. "Naes e nacionalismo: desde 1870". Rio de Janeiro: Paz e Terra. 1990.) Dentre os conflitos internacionais descritos, aquele que pode ser corretamente relacionado ao texto : a) A interveno do governo indonsio no Timor Leste, em 1999, acarretou disputas com massacres da populao muulmana e destruio de cidades. b) A populao de maioria catlica da Bsnia, em 1989, organizou a luta contra o domnio da Albnia com o apoio das milcias srvias e de tropas croatas.

c) A suspenso da autonomia de Kosovo pelo governo srvio, em 1989, gerou um movimento poltico, com luta armada e formao do Exrcito de Libertao. d) A divergncia entre os grupos polticos da Tchetchnia, em 1996, desencadeou um levante militar com a participao da minoria da populao eslava e o apoio da Rssia. 18. (Adaptada da Unirio) Aps a Guerra da Bsnia, a antiga Iugoslvia continuou assolada por conflitos e acirramento das tenses tnicas. Em que outra rea especfica da regio balcnica o conflito atingiu propores desumanas? a) Na Ucrnia, parte da Crocia, de maioria russa. b) Na Eslovquia, de grande maioria grega. c) Na Eslovnia, hoje independente e regio mais rica e industrializada. d) No Kosovo, parte da atual Iugoslvia, e de maioria albanesa e muulmana. e) Em Montenegro, ao norte da Srvia, de maioria turca. 19. (Unb) Na construo da nova ordem internacional, verifica-se a crescente influncia das religies, em suas vertentes fundamentalistas. Assim, o Isl e o Judasmo esto constantemente em evidncia, tornando-se necessrio melhor entender tais fenmenos religiosos. Julgue os itens adiante, relativos a esse assunto, escreva a soma dos que estejam corretos. (01) O fundamentalismo um fenmeno essencialmente islmico, que se expressa em Israel, no Ir, na Arglia e no Egito. (02) Todo rabe islmico. (04) O mundo islmico inclui Indonsia, Bangladesh e Nigria, possuindo redutos em pases tais como Inglaterra, Frana, Alemanha e Estados Unidos. (08) Egito, Israel, Jordnia e OLP j aderiram oficialmente ao processo de paz no Oriente Mdio. 20. (Cesgranrio) Entre a ndia e o Paquisto existem diferenas mercantes, que alimentam conflitos territoriais h dcadas como, por exemplo, a disputa pela regio da Cachemira. Uma diferena bsica entre aqueles dois pases, geradora de forte tenso social, o(a): a) avano do programa nuclear paquistans bem frente do indiano. b) processo de colonizao: europeu, na ndia e asitico, no Paquisto .c) processo de urbanizao mais organizado no Paquisto do que na ndia. d) maioria da populao muulmana, no Paquisto, e hindu, na ndia. e) condio da ndia como pas central, e do Paquisto como perifrico.

Gabarito das questes anteriores


Segue o gabarito das 20 questes sobre conflitos mundiais: 01. D (Retificado aps sinalizao da aluna Renata). 02. D 03. E 04. D 05. E 06. C 07. A 08. C 09. A 10. B 11. E 12. 01 + 02 + 04 + 16 (23) 13. A 14. D 15. E 16. 01 + 02 + 04 (7) 17. C 18. D 19. 04 + 08 (12) 20. D

You might also like