You are on page 1of 9

Despenalizar o aborto?

No sei se por ser "fassista", mas tenho alguma dificuldade em entender a pena suspensa. Algum comete um crime, vai a julgamento, condenado e a pena correspondente no cumprida. Resultado: O objetivo da pena - prevenir a reincidncia; criar, eventualmente, condies para a reinsero; simplesmente punir - so dados como desnecessrios. E a que propsito? No sei muito bem... Os entendidos na matria (no , de todo, o meu caso) diro que, ainda que a pena no seja cumprida, a condenao continuar sempre a constar do cadastro e que isso, por si, bastar. Vem isto a propsito de uma conversa com um amigo na qual, se bem percebi, ter defendido que condenao por aborto, estando este criminalizado, no deveria corresponder uma pena de priso efectiva. Ou seja, a prtica no estaria legalizada, ao contrrio do que hoje acontece, sendo totalmente proibida, mas as criminosas, provada a sua culpa, estariam livres do sol aos quadradinhos. Em princpio, no concordo. Sobretudo, porque me lembra aquela ridcula posio do Prof. Marcelo Rebelo de Sousa que, vendo bem, era semelhante da despenalizao - a despenalizao que nos foi vendida durante meses a fio na comunicao social, mas que no passava de areia para olhos para esconder algo bem mais grave. Na altura, essa posio no foi compreendida porque comportava a clara incoerncia de defender que, ainda que no fosse permitido abortar, as mulheres no deveriam sequer ir a tribunal. Portanto, o que no batia certo era algo ser ilegal (no liberalizado) mas no condenvel, o que est longe da opinio do meu amigo. Ainda assim, penso que a semelhana entre as duas posies estar no facto de serem ambas inconseqentes. A primeira, a do Prof. Marcelo, no conseqente pura e simplesmente porque no tem lgica: completamente impossvel proibir ou desincentivar algo que no pode levar condenao de algum. A segunda, porque condena, mas impede de punir, como se existisse uma atenuante que, por inerncia, teria lugar em qualquer barra de tribunal que julgasse abortos. Mais, porque acredita ser plausvel existir alguma razo suficientemente forte para crer que uma mulher, no sendo presa, no reincidir. Obviamente, tambm no sabemos se no reincidir depois de cumprida a pena, mas podemos facilmente concluir que a perspectiva de novo encarceramento, ou de primeiro, servir de dissuaso. Para mais, a punio de um assassino no s inquestionavelmente justa como desejvel, para alm de qualquer necessidade bvia de preveno.

Por isso, mesmo que a mulher em causa seja considerada incapaz de discernir sobre o assunto (por deficincia mental, por exemplo), ainda assim, e, sobretudo se for esse o caso, deve, em virtude daquela necessidade de preveno, ser efetivamente encarcerada em condies especialmente adaptadas sua incapacidade. Se a razo for de ordem ideolgica, com mais propriedade se compreende ter de ser afastada da possibilidade de voltar a abortar. O mesmo, ou proporcionalmente pior, para executores, cmplices e instigadores do crime, e excepo feita se a mulher, coagida a deixar matar o filho, ficar isenta de responsabilidade.

Dir-me-o: a violao no suficientemente atenuante? A fome no atenua a pena de um ladro de pes? A autodefesa no justifica, em determinadas circunstncias, provocar dano ao prximo? Pois bem, julgo que a h que analisar, caso a caso, a plausibilidade de suspenso de uma pena, mas nunca legislar uma garantia de despenalizao.

Miguelina Vecchio fala sobre a legalizao do aborto em entrevista


Published agosto 13th, 2012 | By admin Miguelina Vecchio, Vice-presidente de Mulheres da Internacional Socialista, luta pelas causas feministas h 30 anos no Brasil e na Amrica Latina. A sociloga v uma necessidade de avano na poltica brasileira para qualificar a participao dos quadros femininos e diz que nova legislao sobre aborto legal no d autonomia s mulheres. Dirigente do Partido Democrtico Trabalhista (PDT) e presidente da Ao Mulher Trabalhista (AMT), Miguelina acentua a necessidade de investir em educao, como forma de promover mudanas sociais e combater problemas como a gravidez precoce e a violncia contra mulheres. Favorvel ao aborto amplo, Miguelina diz que, mesmo com a aprovao do Novo Cdigo Penal, a legislao sobre o aborto legal no Brasil no contempla a autonomia das mulheres. O ideal seria poder decidir at a 14 semana, sem criminalizao para as mulheres, como ocorre na Espanha, compara. Ela lamenta que no Brasil, as mulheres pobres e negras sejam as vtimas da criminalizao por interrupo da gravidez. Se as pessoas entendessem que nenhuma feminista quer o aborto como prtica seria um ganho. O que queremos no precisar faz-lo, diz.

Abaixo, trechos da entrevista publicada pelo Sul21 em 13/08/2012 :


No Novo Cdigo Penal ser possvel a interrupo da gravidez at a 12 semana mediante incapacidade emocional ou psicolgica. Para as feministas, ainda no o ideal porque no traz a autonomia da mulher como princpio e ainda depender da autorizao de terceiros. Qual a sua opinio? Miguelina Vecchio No Congresso Nacional fizeram uma CPI do Aborto. Agora, h notcia de algum caso de mulher famosa ou com sobrenome importante que praticou aborto em um hospital e depois viajou para Paris? No. Ningum sabe se essas pessoas

fazem aborto. Eu quero saber como fica a situao das mulheres brasileiras que no tm condies de pagar clnicas ou hospitais e se introjetam agulhas de tric ou fazem outros mtodos para interromper a gravidez. Com essa CPI s vo prender pobres e negras. O pas tem que parar com a hipocrisia. Eu fui excomungada na Repblica Dominicana quando defendi o artigo 30 da Constituio dominicana. A organizao de mulheres dominicanas convidou trs mulheres no mundo para fazer a defesa, eu fui uma. A igreja dominicana dez vezes mais reacionria que a nossa, se que isso possvel, mas eu disse: Os padres que cuidem dos seus pedfilos e deixem que o nosso tero a gente cuida. Em termos de Amrica Latina, como est avanando o tema do aborto? Miguelina Vecchio H um processo latino-americano de recuo no tema do aborto. O Tabar Vasquez, que foi eleito pela Frente Ampla, que era do campo da esquerda e meu colega na Internacional Socialista, vetou a proposta aprovada no Congresso. A pior parte, que passar pelo Congresso, foi vencida e ele vetou. J o presidente da Nicargua, Daniel Ortega, revoga o aborto teraputico. Pela primeira vez no Brasil, aqui em Porto Alegre, mostrei um estudo sobre a reduo da mortalidade materna no mundo nos pases onde o aborto descriminalizado ou legalizado. Reduz a quase zero. E no final ainda exibi um filme em que os homens se emocionaram.

3 motivos para ser CONTRA a legalizao do aborto


Inauguramos a cesso Debate PdE com a questo do vegetarianismo (3 motivos para ser vegetariano e 3 motivos para no ser vegetariano). Daremos prosseguimento ela hoje e, no prximo artigo, 3 motivos para ser a favor do aborto. Lembrando que ser a favor do aborto e ser a favor da descriminalizao do aborto so coisas muito diferentes (temos a inteno bvia de debater a descriminalizao). Um sujeito pode muito bem defender a descriminalizao da prtica, mas no aceit-la em sua famlia, deixando no ar uma questo de liberdade individual perante as colocaes do Estado. Enfim, uma quantidade imensuravelmente grande de comentrios foram recusados no ltimo debate, o que mostra que a escola no Brasil ainda no cumpre seu dever fundamental de formar cidados aptos a priorizar a exposio ante a imposio. Algo sobre essas imposies descabidas: . Era de aqurios: trolls e a tal da incluso digital Que todos consigam expor com clareza seus pontos de vista.

1 motivo - O direito vida

Deixando de lado, no momento, a definio legal sobre o que ou no um indivduo e seus consequentes direitos, dentre eles, o de viver, por mais simples que seja o raciocnio, o correto no seria que todos tivessem o direito vida, com ou sem possibilidades de defend-la? Dizer que os pais deveriam definir, nesse sentido, o destino do pequeno amontoado de clulas ou mesmo do embrio existente no tero materno, no seria um pensamento precipitado? Ora, considerando a existncia de uma criana que possua um certo tipo de debilidade mental, seria correto (e legal) que os pais pudessem se posicionar, sem qualquer motivo que no fosse o da prpria inquietude acerca da situao, quanto possibilidade da realizao de eutansia? Talvez, aos olhos dos pr aborto, a segunda situao seja completamente distinta da primeira sem qualquer justificativa plausvel.

2 - Direito de escolha

A questo do direito de escolha bem interessante. Uma luz sobre o assunto talvez seja a ideia da construo deliberada de clones humanos. , em princpio, possvel. Vrios animais (no s a famosa Dolly) j foram clonados, mas tudo isso esbarra num ponto fundamental: o direito de escolha. Seria certo criar clones humanos (e a diferena fundamental, obviamente, reside no fato de humanos serem animais com capacidade de entender o mundo sua volta e a si mesmos) sem o consentimento dos mesmos? Em outras palavras: Seria certo criar um clone sem que ele tivesse aceitado a ideia de vir ao mundo exatamente como outro ser humano? uma questo tica fundamental. Embries no tem direito de escolha, portanto seriam "forados" a viver com a identidade gentica de terceiros. O mesmo pode se aplicar sobre a questo dos embries em geral. Dizer que uma criana no "ter futuro" em determinado lar ou sociedade uma afirmao, certamente, precipitada. Claro que tudo acaba encerrando-se na base das conjecturas, mas no poderamos imaginar um ser humano, que chegou perto de ser abortado graas ao argumento de que no seria capaz de viver de maneira satisfatria, absolutamente grato por estar vivo?

3 - Liberdade mascarada

Quando se defende a descriminalizao com o argumento da liberdade individual feminina, uma pergunta muito interessante deve emergir: de que liberdade se fala? Em primeiro lugar, como j foi dito, h o direito vida do embrio. A liberdade da mulher em ter ou no um filho (aps a fecundao, evidentemente) deveria se sobrepor ao "direito de nascer" do feto em seu ventre? Em segundo lugar, uma outra pergunta, de certa maneira irnica, tambm no pode deixar de ser feita (esta, diretamente ligada a um sistema educacional falho e total falta de campanhas eficientes de informao): antes da liberdade de abortar, no deveria vir a liberdade de escolher o parceiro certo no momento certo? O assunto dos mais complicados e no com 3 pontos que se chega a concluses, mas a ideia debater.

borto: 10 razes para legalizar. Voc pode ser contra o aborto, como eu, sem ser contra a legalizao do aborto

VOC PODE SER CONTRA O ABORTO SEM SER CONTRA A LEGALIZAO DO ABORTO!!

Se te disseram que legalizar o aborto vai fazer todas as mulheres sarem abortando bebs de at 9 meses todos os dias em hospitais pblicos e fazendo com que o nmeros de abortos aumente drasticamente gerando um caos social, voc foi enganad@ porque:

1) Os nmeros j so drsticos: aproximadamente mil mulheres morrem por ano ao realizarem abortos na clandestinidade. Fora essas, estima-se que 2 milhes de abortos clandestinos so realizados por ano. Essa soma apenas aproximada porque ilegal. Se o aborto fosse legalizado, o governo teria oficialmente o nmero de abortamentos, poderia control- los e saberia onde tem mais ou menos abortos para tentar diminuir este nmero. Se o aborto crime no se tem controle, o nmero de abortos no diminui, mais mulheres morrem, mais pessoas so presas e o governo no pode fazer nada para mudar isso.

2) Em todos os pases ocidentais em que o aborto foi legalizado h anos, observa-se cada vez mais uma diminuio do nmero de abortos. Quando se legaliza, fala-se mais sobre o assunto aumentando a informao para poder evitar.

3) Em quase nenhum pas ocidental em que o aborto legalizado, ele pode ser feito aps 3 meses de gestao. Portanto, essas fotos que

mostram abortamentos de bebs grandes e formados so enganadoras. No ser permitido aborto aps 3 meses de gestao!

4) As clnicas clandestinas lucram muito no comrcio ilegal de abortamentos, que sustentado por pessoas ricas que fazem o aborto num dia e saem no outro sem problemas e ainda dizendo publicamente que so a favor da vida. O problema fica com as mais pobres, na maioria negras. Criminalizao aumenta a hipocrisia e os bolsos de muita gente.

5) Se o aborto for legalizado nenhuma mulher ser obrigada a abortar. Quem contra poder manter sua opinio.

6) Legalizar o aborto no incentivar o aborto. Junto com a legalizao, o Estado vai reforar campanhas de educao sexual, direitos sexuais e reprodutivos, aumentar o acesso de mulheres e homens para os mtodos contraceptivos, como tambm aos mtodos de uma gravidez saudvel. Abortar no algo prazeroso, mas se alguma mulher precisar fazer, que ela no seja presa e tenha assistncia para isso.

7) Se voc pensa que a legalizao do aborto vai encher os hospitais de milhares de mulheres querendo abortar, no sobrando espao para as que querem dar luz, isso mentira. Os hospitais j esto cheios e gastando com mulheres que abortaram na clandestinidade e quase morreram por causa disso. Isso sai muito mais caro para os hospitais.

8) Se voc pensa que com a legalizao do aborto, voc mata 1 vida, com a criminalizao do aborto voc mata mais vidas: a do feto e a de milhares de mes que morrem tentando o processo de abortamento.

9) A legalizao no defende que abortar bom. Se voc pensa que abortar ruim, abortar na clandestinidade, ser presa ou at morrer muito pior. 10) Ser contra o aborto decidir por voc. Ser contra a legalizao do aborto decidir por todas. Ser contra o aborto no achar certo fazer um aborto. Ser contra a legalizao do aborto ser a favor da morte de milhares de mulheres.
TEMA:

O ABORTO
CDIGO: 019 - 31p

RESUMO
Abortar o ato de interromper a gravidez antes do beb atingir a capacidade de viver fora do organismo da me. So vrias as formas e mtodos de aborto existentes atualmente, no s no Brasil, mas em todo o mundo. Tambm so vrios os pontos de vista a respeito do tema. Temos a lei que cobe veemente, na maioria dos casos sem sucesso, a prtica do aborto. Temos a Igreja, com toda a sua fora vem pregando que o aborto um crime contra a vida de outra pessoa. Por outro lado, temos o lado social: as condies financeiras, o nvel de instruo de todos no nosso imenso Brasil, onde a deciso de abortar pode ser tomada em qualquer lugar e a qualquer momento, pois sempre haver uma clnica clandestina pronta a realizar a vontade da mulher. Por outro lado, tem aqueles que defendem a legalizao do aborto. Assim, dizem, haver um melhor controle e melhores condies estruturais para a mulher, em todos os sentidos, satisfazer sua vontade, praticando assim, um aborto seguro. Isso evitaria a morte de muitas mulheres que, com um pouco de irresponsabilidade, se submetem a prticas abortivas precrias em clnicas no legalizadas.

SUMRIO
RESUMO INTRODUO 1 O ABORTO 1.1 - Conceito 1.2 - Mtodos de Aborto 1.2.1 - Extrao Menstrual ou Mini-Aborto 1.2.2 - Aborto por Suco 1.2.3 - Aborto Tardio 1.2.4 - Plulas 2 O ABORTO SOB A VISO DO DIREITO 2.1 - As Leis na Civilizao Moderna 2.2 - Caractersticas Gerais das Legislaes 2.3 - A Legislao do Aborto no Brasil 3 O ABORTO SOB A GIDE DA IGREJA 3.1 - As Vrias Igrejas Existentes no Brasil 4 O ABORTO NO BRASIL ATUAL 4.1 - Uma Alternativa CONCLUSO REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS OBRAS CONSULTADAS

You might also like