You are on page 1of 25

Aires Fernandes |

CONFORTO AMBIENTAL Exigncias Humanas em relao ao conforto

Sumrio de aula
1 - O organismo humano e a termoregulao 2 - ndices de conforto trmico

1 - O organismo humano e a termoregulao

1.1 Organismo humano e metabolismo O homem um animal homeotrmico. Seu organismo mantido a uma temperatura interna sensivelmente constante. Essa temperatura da ordem de 37C, com limites muito estreitos entre 36,1 e 37,2C , sendo 32C o limite inferior e 42C o limite superior para sobrevivncia, em estado de enfermidade.

Homeotrmico: capacidade de manter a temperatura corporal dentro de uma faixa (...)

1 - O organismo humano e a termoregulao


1.1 Organismo humano e metabolismo (cont.)
A energia trmica produzida pelo organismo humano advm de reaes qumicas internas, sendo a mais importante a combinao do carbono, introduzido no organism sob a forma de alimentos, com o oxignio, extrado do ar pela respirao. Esse processo de produo de energia interna a partir de elementos combustveis orgnicos denominado metabolismo.

1 - O organismo humano e a termoregulao


1.1 Organismo humano e metabolismo (cont.)
O organismo, atravs do metabolismo, adquire energia. Cerca de 20% dessa energia transformada em potencialidade de trabalho. Ento, termodinamicamente falando, a mquina humana tem um rendimento muito baixo. A parcela restante, cerca de 80%, se transforma em calor, que deve ser dissipado para que o organismo seja mantido em equilbrio.

1 - O organismo humano e a termoregulao


1.1 Organismo humano e metabolismo (cont.)
Tanto o calor produzido como o dissipado dependem da atividade que o indivduo desenvolve. Em repouso absoluto metabolismo basal , o calor dissipado pelo corpo, cedido ao ambiente, de cerca de 75 W..

1 - O organismo humano e a termoregulao


1.1 Organismo humano e metabolismo (cont.)
Metabolismo basal ou taxa metablica basal a quantidade calrica ou energtica que o corpo utiliza, durante o repouso, para o funcionamento de todos os rgos, por exemplo, o corao, crebro, pulmes, intestino, etc.

Estrutura do trifosfato de adenosina, um intermedirio central no metabolismo energtico

1 - O organismo humano e a termorregulao


1.2 A termorregulao
O organismo humano experimenta sensao de conforto trmico quando perde para o ambiente, sem recorrer a nenhum mecanismo de termorregulao, o calor produzido pelo metabolismo compatvel com sua atividade. Termorregulao um termo que, em biologia, se refere ao conjunto de sistemas de regulao da temperatura corporal de alguns seres vivos (em especial, dos mamferos e das aves). Esta regulao exercida graas coordenao entre a produo (termognese) e libertao (termodisperso) do calor orgnico interno

1 - O organismo humano e a termorregulao


1.3 Reao ao frio
Quando as condies ambientais proporcionam perdas de calor do corpo alm das necessrias para a manuteno de sua temperatura interna constante, o organismo reage por meio de seus mecanismos automticos sistema nervoso simptico , buscando reduzir as perdas e aumentar as combustes internas. A reduo de trocas trmicas entre o indivduo e o ambiente se faz atravs do aumento da resistncia trmica da pele por meio da vasoconstrio, do arrepio, do tiritar.

1 - O organismo humano e a termorregulao


1.3 Reao ao frio
O aumento das combustes internas termognese se d atravs do sistema glandular endcrino.
vasoconstrio o processo contrao dos vasos sanguneos de

sistema glandular endcrino: Regula as atividades do corpo produzindo e liberando, na corrente sangnea, substncias chamadas hormnio, que so produzidos por glndulas chamadas endcrinas.

1 - O organismo humano e a termorregulao


1.4 Reao ao calor
Quando as perdas de calor so inferiores s necessrias para a manuteno de sua temperatura interna constante, o organismo reage por meio de seus mecanismos automticos sistema nervoso simptico , proporcionando condies de troca de calor mais intensa entre o organismo e o ambiente e reduzindo as combustes internas. O incremento das perdas de calor para o ambiente ocorre por meio da vasodilatao e da exsudao.

1 - O organismo humano e a termorregulao


1.5 Catabolismo, anabolismo, fadiga higrotrmica
O organismo humano passa diariamente por uma fase de fadiga catabolismo e por uma fase de repouso anabolismo. O catabolismo, sob o ponto de vista fisiolgico, envolve trs tipos de fadiga: a) fsica, muscular, resultante do trabalho de fora; b) termo-higromtrica, relativa ao calor ou ao frio; c) nervosa, particularmente visual e sonora.

1 - O organismo humano e a termorregulao


1.6 Catabolismo, anabolismo, fadiga higrotrmica
A fadiga fsica faz parte do processo normal de metabolismo. A fadiga termo-higromtrica resultante do trabalho excessivo do aparelho termorregulador, pela existncia de condies ambientais desfavorveis, no tocante temperatura do ar, tanto com relao ao frio quanto ao calor, e umidade do ar.

1 - O organismo humano e a termorregulao


1.7 Pele, o principal orgo termorregulador
Sendo a pele o principal rgo termorregulador do organismo humano a temperatura da pele , atravs dela que se realizam as trocas de calor. A temperatura da pele regulada pelo fluxo sangneo que a percorre quanto mais intenso o fluxo, mais elevada sua temperatura.

1 - O organismo humano e a termorregulao


1.8 O papel da vestimenta
A vestimenta representa uma barreira para as trocas de calor por conveco.

A vestimenta, que mantm uma camada, mnima que seja, de ar parado,dificulta as trocas por conveco e radiao. Em clima seco, vestimentas adequadas podem manter a umidade advinda do organismo pela transpirao.
A vestimenta funciona como isolante trmico que mantm, junto ao corpo, uma camada de ar mais aquecido ou menos aquecido, conforme seja mais ou menos isolante, conforme seu ajuste ao corpo e conforme a poro de corpo que cobre.

1 - O organismo humano e a termorregulao


1.8 O papel da vestimenta (cont.) A vestimenta adequada ser funo da temperatura mdia ambiente, do movimento do ar, do calor produzido pelo organismo e, em alguns casos, da umidade do ar e da atividade a ser desenvolvida pelo indivduo.

1 - O organismo humano e a termorregulao


1.8 O papel da vestimenta (cont.) A vestimenta reduz o ganho de calor relativo radiao solar direta, as perdas em condies de baixo teor de umidade e o efeito refrigerador do suor. Reduz, ainda, a sensibilidade do corpo s variaes de temperatura e de velocidade do ar. Sua resistncia trmica depende do tipo de tecido, da fibra e do ajuste ao corpo, devendo ser medida atravs das trocas secas relativas de quem a usa.

1 - O organismo humano e a termorregulao


1.9 Variveis do conforto trmico
As condies de conforto trmico so funo, portanto, de uma srie de variveis. Para avaliar tais condies, o indivduo deve estar apropriadamentevestido e sem problemas de sade ou de aclimatao. certo que as condies ambientais capzes de proporcionar sensao de conforto trmico em habitantes de clima quente e mido no so as mesmas que proporcionam sensao de conforto em habitantes de clima quente e seco e, muito menos, em habitantes de regies de clima temperado ou frio.

2 ndices de Conforto trmico


2.1 Aspectos histricos dos ndices de conforto trmico

Primeiros estudos: Comisso Americana da Ventilao. Em 1916, presidida por Winslow. Objetivo: determinar a influncia das condies termohigromtricas no rendimento do trabalho, visando, principalmente, ao trabalho fsico do operrio, aos interesses de produo surgidos com a Revoluo Industrial e s situaes especiais de guerra, quando as tropas so deslocadas para regies de diferentes tipos de clima.

2 ndices de Conforto trmico


2.1 Aspectos histricos dos ndices de conforto trmico

Para o trabalho fsico, o aumento da temperatura ambiente de 20C para 24C diminui o rendimento em 15%; A 30C de temperatura ambiente, com umidade relativa 80%, o rendimento cai 28%.

2 ndices de Conforto trmico


2.1 Aspectos histricos dos ndices de conforto trmico

Observaes acerca do rendimento do trabalho em minas, na Inglaterra, mostraram o seguinte: o mineiro rende 41% menos quando a Temperatura Efetiva 27C, com relao ao rendimento Temperatura Efetiva de 19C.

2 ndices de Conforto trmico


2.2 Classificao dos ndices de conforto
Os ndices de conforto trmico foram desenvolvidos com base em diferentes aspectos do conforto e podem ser classificados como a seguir: ndices biofsicos que se baseiam nas trocas de calor entre o corpo e o ambiente, correlacionando os elementos do conforto com as trocas de calor que do origem a esses elementos;

ndices fisiolgicos que se baseiam nas reaes fisiolgicas originadas por condies conhecidas de temperatura seca do ar, temperatura radiante mdia, umidade do ar e velocidade do ar;
ndices subjetivos que se baseiam nas sensaes subjetivas de conforto experimentadas em condies em que os elementos de conforto trmico variam.

2 ndices de Conforto trmico


2.2 Classificao dos ndices de conforto
Como o conforto ambiental oscila de indivduo para indivduo, os ndices de conforto trmico procuram englobar em um s parmetro diversas variveis ambientais. Estes ndices podem ser classificados em: biofsicos, fisiolgicos e subjetivos. Os primeiros so os mais famosos e mais comumente encontrados, baseando-se em trocas de calor entre o corpo e o ambiente. Os fisiolgicos, por sua vez, se baseiam na reaes metablicas originadas de variaes das condies ambientais. E por ltimo, os subjetivos baseiam-se em sensaes trmicas de um grupo de indivduos em experimentos de campo e laboratrios Artigo cintifico: BIOMETEOROLOGIA ARQUITETURAL

2 ndices de Conforto trmico


2.3 Escolha do ndice de conforto
Existem cerca de trs dezenas de ndices de conforto trmico, porm, para fins de aplicao s condies ambientais correntes nos edifcios como habitaes, escolas, escritrios etc., e para as condies climticas brasileiras, sero apresentados apenas trs: a) Carta Bioclimtica, de Olgyay(44). b) Temperatura Efetiva, de Yaglou e Houghthen; Temperatura Efetiva Corrigida, de Vernon e Warner. ou

c) ndice de Conforto Equatorial ou ndice de Cingapura, de Webb(59).

2 ndices de Conforto trmico


2.3.1 A Carta bioclimtica:
PRXIMA AULA: DESENVOLVIMENTO DAS CARTAS

You might also like