You are on page 1of 6

Procedimentos Preliminares

Habilitao
O despacho aduaneiro processado no Sistema Integrado de Comrcio Exterior (Siscomex). Para que seja efetuada uma importao de mercadorias, por meio do Siscomex, o interessado deve providenciar junto RFB sua habilitao para operao no sistema. A IN SRF n 650/06 e o Ato Declaratrio Executivo Coana n 03/06 estabelecem os procedimentos de habilitao para operao no Siscomex e credenciamento de representantes de pessoas fsicas e jurdicas para a prtica de atividades relacionadas ao despacho aduaneiro. O importador pessoa fsica ou jurdica est dispensado da habilitao para a realizao das seguintes operaes: 1. Importao realizada mediante a utilizao dos modelos de formulrio de Declarao Simplificada de Importao (DSI - formulrio) nos casos previstos no art. 4 da IN SRF n 611/06; 2. No caso de bens integrantes de remessa postal internacional cujo valor no ultrapasse US$ 500.00 (quinhentos dlares dos Estados Unidos da Amrica) ou o equivalente em outra moeda, submetidos ao Regime de Tributao Simplificada (RTS), o despacho aduaneiro ser processado mediante o pagamento dos imposto de importao incidente, lanado pela autoridade aduaneira por meio da Nota de Tributao Simplificada (NTS), instituda pela IN DpRF n 101/91, sem qualquer outra formalidade aduaneira, nos termos do art. 5 da IN SRF n 611/06; 3. Bagagem desacompanhada e outras importaes eventuais realizadas por pessoa fsica, em que a legislao faculte a transmisso da Declarao Simplificada de Importao (DSI) por servidor da RFB, nos termos do 2 do art. 7 da IN SRF n 611/06. A pessoa fsica est dispensada da habilitao ainda que a DSI seja elaborada e transmitida por representante nomeado. Nesta hiptese, a RFB procede ao simples credenciamento da representao no Siscomex; 4. Importao realizada por intermdio da Empresa Brasileira de Correios e Telgrafos (ECT) ou de empresa de transporte expresso internacional, nos termos do 1 do art. 7 da IN SRF n611/06. H quatro modalidades de habilitao:


a. b. c. d. e.

Ordinria: para as pessoas jurdicas que atuem habitualmente no comrcio exterior; Simplificada: para as pessoas fsicas, as empresas pblicas ou sociedades de economia mista, as entidades sem fins lucrativos e, tambm, para as pessoas jurdicas que se enquadrarem nas seguintes situaes: Constitudas sob a forma de sociedade annima de capital aberto, bem como suas subsidirias integrais; Habilitadas a utilizar o Despacho Aduaneiro Expresso (Linha Azul); Que atuem exclusivamente como pessoa jurdica encomendante; Que realizem apenas importaes de bens destinados incorporao ao seu ativo permanente; Que atuem no comrcio exterior em valor de pequena monta, conforme definido no art. 2o, 2o e 3o, da prpria IN da SRF n 650/06, tambm includo nessa modalidade o importador por conta e ordem de terceiros. Especial: para rgos da administrao pblica direta, autarquias e fundaes pblicas, organismos internacionais e outras instituies extraterritoriais. Restrita: exclusivamente para a realizao de consultas ou retificaes de declaraes aduaneiras de pessoas fsicas ou jurdicas que tenham operado anteriormente no comrcio exterior e no estejam habilitadas em nenhuma das modalidades anteriores.

LEGISLAO IN SRF n 611/06; IN SRF n 650/06;

IN DpRF n 101/91; e Ato Declaratrio Executivo Coana n 03/06.

Habilitao de Responsvel Legal


A atuao da pessoa jurdica em operaes de comrcio exterior (importao, exportao, trnsito aduaneiro e internao da Zona Franca de Manaus) depende de anlise prvia pela RFB. Aps a habilitao da empresa para operar no comrcio exterior, a RFB efetua a habilitao do seu responsvel legal (dirigente, diretor, scio-gerente) nos sistemas. esta pessoa fsica habilitada quem credencia os representantes da empresa (prepostos ou despachantes aduaneiros) diretamente no Siscomex.

Credenciamento de Representante Legal


Aps a habilitao do responsvel legal pela pessoa jurdica junto RFB, este poder credenciar no Siscomex as pessoas fsicas que atuaro como representantes da empresa para a prtica dos atos relacionados com o despacho aduaneiro. Pessoa Jurdica: O credenciamento e o descredenciamento de representantes da pessoa jurdica para a prtica das atividades relacionadas com o despacho aduaneiro no Siscomex sero efetuados diretamente no sistema pelo respectivo responsvel legal habilitado, no mdulo "Cadastro de Representante Legal" do Siscomex, acessvel na pgina da RFB na Internet (www.receita.fazenda.gov.br => Aduana e Comrcio Exterior => Siscomex => Acesso aos Sistemas Web => Cadastro de Representante Legal), conforme dispe o art. 18, 1, da IN SRF n 650/06. Estes dados migraro para o Cadastro de Representantes Legais do Siscomex. Pessoa Fsica: O credenciamento e o descredenciamento de representante de pessoa fsica podero ser feitos na forma acima ou mediante solicitao para a Unidade da Secretaria da Receita Federal do Brasil (URF) responsvel pelo despacho aduaneiro, com a indicao do despachante aduaneiro, acompanhado do respectivo instrumento de outorga de poderes. O interessado, pessoa fsica ou jurdica, somente poder ser representado para exercer atividades relacionadas ao despacho aduaneiro de mercadorias (art. 809 do Regulamento Aduaneiro): 1. 2. 3. por intermdio do despachante aduaneiro; pessoalmente, se pessoa fsica; se pessoa jurdica, tambm mediante: a. dirigente; b. empregado; c. no caso de rgo da administrao pblica, misso diplomtica ou representao de organizao internacional, por funcionrio ou servidor especificamente designado.

Conseqentemente, somente tais pessoas podem ser credenciadas como representantes do interessado para atuar em seu nome no Siscomex.

LEGISLAO Regulamento Aduaneiro; e IN SRF n 650/06.

rgos Anuentes
A verificao do cumprimento das condies e exigncias especficas para mercadorias sujeitas a controle especial (art. 572 do Regulamento Aduaneiro), inclusive daquelas que exijam inspeo da mercadoria, conforme estabelecido pelos rgos competentes e agncias da administrao pblica federal, ser realizada exclusivamente na fase do licenciamento da importao. Essa inspeo, a critrio do chefe do setor responsvel pelo despacho aduaneiro, poder ser efetuada sob acompanhamento fiscal (art. 6o da IN SRF n 680/06). O chefe da unidade da RFB responsvel pelo despacho aduaneiro regulamentar o credenciamento para acesso ao recinto ou local de depsito da mercadoria importada, dos servidores dos rgos e agncias responsveis pela inspeo. Nos recintos sob responsabilidade de depositrio, a expedio de credencial de acesso dever ser executada por esse (art. 7o da IN SRF n 680/06).

A retirada de amostra para realizao de inspeo dever ser averbada em termo prprio, com as assinaturas do importador ou de seu representante, do servidor responsvel pela inspeo e do depositrio e, havendo acompanhamento fiscal, do representante da RFB. O termo de retirada de amostra ser mantido em poder do depositrio para apresentao RFB quando solicitada. As mercadorias retiradas a ttulo de amostra devem ser includas na DI (art. 8o da IN SRF n 680/06). Os relatrios ou termos de verificao de mercadoria lavrados por servidores dos rgos e agncias da administrao pblica federal (rgos anuentes) podero servir como elemento comprobatrio da identificao e quantificao das mercadorias inspecionadas, para os fins da fiscalizao aduaneira (art. 9o da IN SRF n 680/06).

PROCEDIMENTO Consultar os rgos anuentes no aplicativo Tabelas, opo rgos Anuentes, ou no stio do Ministrio do Desenvolvimento, Indstria e Comrcio Exterior na Internet. Consultar em tratamento administrativo os destaques especficos obrigatrios para determinado uso ou aplicao.

LEGISLAO Regulamento Aduaneiro; e IN SRF n 680/06.

Licenciamento da Importao
Ao registrar a Declarao de Importao, o contribuinte dever atentar para a exigncia de Licenciamento. A legislao prev hipteses de penalidades no caso de registro de Declarao de Importao com ausncia de licenciamento quando a operao estiver sujeita a licenciamento. Tambm h previso de penalidades se o licenciamento for obtido aps o embarque da mercadoria, enquanto ele deveria ter sido providenciado anteriormente ao embarque no exterior, ou se o embarque ocorrer aps vencido o prazo de validade do licenciamento. Em todos esses casos as penalidades sero aplicadas por Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil em atos de conferncia ou reviso aduaneira. Alm disso, a vinculao da LI com uma adio de DI faz com que os campos da adio correspondentes aos campos da LI sejam preenchidos automaticamente com o contedo declarado na LI. Isto , a informao fornecida na LI ser utilizada pelo Siscomex para a DI vinculada, de maneira que no haja incompatibilidade entre LI e DI. O correto preenchimento da LI, com informaes completas e corretas, ser refletido em correo, tambm na DI, nos campos correspondentes.

Introduo Tratamento Administrativo Pedido de Licenciamento Deferimento Validade da LI Alterao da LI Retificao da LI Exame de Similaridade

Outros Controles
H procedimentos especficos para alguns produtos que devem ser observados, como, por exemplo:

produtos sujeitos a selos de controle de IPI (cigarros, bebidas, relgios etc); produtos sujeitos a certificao compulsria (brinquedos, etc). Ver ADE/Coana n 17/09 e n 20/05; produtos sujeitos a marcao por meio de puno, gravao ou processo semelhante de cada unidade, nos termos do art. 217 do RIPI (classificados nos seguintes cdigos da TIPI: 71.13 a 71.15, 91.01, 91.03, 9111.10.00 Ex 01, 9112.20.00 Ex 01 e 91.13 - somente os de metais preciosos);

os casos especiais previstos nos arts. 597 a 637 do Regulamento Aduaneiro (entorpecentes, fumo e seus sucedneos, etc).

LEGISLAO Regulamento Aduaneiro; Regulamento do RIPI; ADE/Coana n 20/05; e ADE/Coana n 17/09.

Presena de Carga
A informao da presena da carga, qualquer que seja a forma, representa a comprovao, pelo depositrio, da disponibilidade da carga recolhida sob sua custdia. O depositrio de mercadoria sob controle aduaneiro, na importao, dever informar RFB, de forma imediata, a disponibilidade da carga sob sua custdia em local ou recinto alfandegado, de zona primria ou secundria (art. 5 da IN SRF n 680/06 e ADE COREP n 02/08). O registro da DI somente efetivado aps a confirmao, no Siscomex ,da disponibilidade da carga, exceto para as declaraes cuja modalidade de despacho seja o registro antecipado da DI (art. 15 c/c art. 17 da IN SRF n 680/06). Os sinais de avaria e a constatao de falta ou acrscimo de volume tambm devem ser informados pelo depositrio fiscalizao aduaneira ( 1 do art. 5 da IN SRF n 680/06). O NIC informado pelo depositrio dever ser utilizado pelo importador para fins de preenchimento e registro da DI ( 2 do art. 5 da IN SRF n 680/06). O procedimento acima estabelecido no se aplica carga ( 3 do art. 5 da IN SRF n 680/06):

ingressada no Pas por unidade da RFB usuria do Sistema de Gerncia do Manifesto, do Trnsito e do Armazenamento (Mantra), onde se processe o despacho aduaneiro de importao da mercadoria, hiptese em que dever ser observada a norma especfica; introduzida no Pas por meio de ductos, esteiras ou cabos; cujo despacho aduaneiro tenha sido autorizado com dispensa de seu descarregamento; transportada pelo servio postal ou despachada como remessa expressa; ou cuja DI seja registrada nos tipos nacionalizao de entreposto aduaneiro, nacionalizao de admisso temporria ou sada do EIZOF (Entreposto Internacional da Zona Franca de Manaus)

A Coordenao-Geral de Tecnologia e Segurana da Informao (Cotec) ou a Coordenao-Geral de Administrao Aduaneira (Coana) podem expedir instrues complementares sobre o assunto ( 4 do art. 5 da IN SRF n 680/06). A disponibilidade da carga em unidade da RFB localizada em ponto de fronteira alfandegado, onde inexista depositrio, informada no Siscomex pela fiscalizao aduaneira ( 5 do art. 5 da IN SRF n 680/06).

LEGISLAO IN SRF n 680/06; e ADE COREP n 02/08.

Verificao Prvia da Mercadoria


Havendo dvidas quanto ao tratamento tributrio ou aduaneiro a ser aplicado mercadoria importada, inclusive no que se refere a sua perfeita identificao com vistas classificao fiscal e descrio detalhada, o importador poder requerer sua verificao previamente ao registro da DI (art. 10 da IN SRF n 680/06). O requerimento deve ser instrudo com o conhecimento de carga correspondente e dirigido ao chefe do setor responsvel pelo despacho aduaneiro, o qual dever indicar um servidor para acompanhar o ato. Essa verificao

prvia no dispensa a verificao fsica pela autoridade aduaneira, por ocasio do despacho de importao, se for o caso ( 1 e 2 do art. 10 da IN SRF n 680/06 com a redao dada pela IN RFB n 957/2009). O importador poder tambm requerer a retirada de amostra que somente ser autorizada mediante solicitao formal, por escrito ou por meios informatizados. O exame prvio da mercadoria e a retirada de amostras sero efetuados sob controle da autoridade aduaneira. A autorizao para retirada de amostras indicar a quantidade de mercadoria a ser coletada, segundo sua natureza. A desembalagem, pesagem, reembalagem e qualquer outra manipulao da mercadoria, bem assim os gastos correspondentes, inclusive para sua anlise, quando seja necessria, correro por conta e risco do interessado (art. 21 da Deciso CMC n 50/04 internalizada pelo Decreto n 6.870/09).

LEGISLAO IN SRF n 680/06; Decreto n 6.870/09.

Pagamento de Tributos
O pagamento dos tributos e contribuies federais devidos na importao de mercadorias, bem assim dos demais valores exigidos em decorrncia da aplicao de direitos antidumping, compensatrios ou de salvaguarda, ser efetuado no ato do registro da respectiva DI, ou da sua retificao se efetuada no curso do despacho aduaneiro, por meio de Documento de Arrecadao de Receitas Federais (Darf) eletrnico, mediante dbito automtico em contacorrente bancria, em agncia habilitada de banco integrante da rede arrecadadora de receitas federais. (art. 11 da IN SRF n 680/06). As excees regra do dbito automtico, onde os recolhimentos podem ser feitos via DARF, so a DI vinculada a "processo judicial exclusivo DARF" e "declarao preliminar". Esta ltima deve ser utilizada nas seguintes situaes:

em caso de no ser possvel o acesso ao Siscomex, conforme previsto na IN SRF n 84/96; no caso de ser autorizado o incio ou a retomada do despacho de importao de mercadoria considerada abandonada. Nessa hiptese, o pagamento dos tributos incidentes na importao devem ser recolhidos com juros e multa de mora, nos termos e condies estabelecidos na IN SRF n 69/99; e no caso de incluso de adio na DI ou de DI devida a Ato Declaratrio, nos termos das Notcias Siscomex n 39, de 28/10/2008; 40, de 28/10/2008; e 42, de 20/11/2008.

Em situaes em que houver adio com utilizao de fundamento legal de suspenso de Imposto de Importao, conjugado com obrigatoriedade do recolhimento de direitos antidumping, at que seja corrigida falha do Sistema Siscomex, dever ser observado o seguinte procedimento pelo importador, imediatamente aps o registro da DI (antes de sua parametrizao), conforme Notcia Siscomex Importao no 55, de 12/12/2007, de forma a ser considerado espontneo o recolhimento dos direitos antidumping:

Verificar o valor do antidumping calculado pelo Siscomex (ficha tributos da adio, campo valor devido); Retificar a ficha "pagamento" da DI, efetuando o pagamento dos valores calculados e no recolhidos; e Retificar a ficha "informaes complementares" da DI, com informaes relativas aos direitos antidumping devidos;

Tratando-se de empresa habilitada ao despacho aduaneiro expresso (Linha Azul, Recof, Depsito Especial), existe ainda a necessidade da vinculao do nmero do processo administrativo da habilitao ao regime, conforme determinado na referida Notcia Siscomex Importao. Quando houver a apurao de crditos tributrios, a retificao da DI somente deve ser deferida aps o pagamento da diferena de tributos e/ou multas, quando cabveis. Em se tratando de exigncia de crdito tributrio efetuada no curso do despacho, no h necessidade de formalizao de processo. Havendo, no entanto, manifestao de inconformidade, por parte do importador, essa exigncia deve ser formalizada em auto de infrao ou notificao de lanamento, na forma prevista no Decreto n 70.235/72. ( 2 e 3 art. 570 do Regulamento Aduaneiro) Os depsitos administrativos (IN SRF n 421/04) efetuados no curso do despacho de importao, para liberao de mercadorias, devem ser objeto de confirmao no Sistema de Informaes da Arrecadao Federal (Sinal) (art. 12 da IN SRF n 680/06).

O importador deve observar os detalhes relativos ao recolhimento dos tributos no caso de admisso temporria para utilizao econmica no Pas, nos termos do art. 373 do Regulamento Aduaneiro e da IN SRF n 285/03. Os tributos ou contribuies devidos no momento do registro da DI no podero ser compensados com crditos apurados pelo importador ( 1 do art. 113 do Regulamento Aduaneiro).

PROCEDIMENTO Para verificar os cdigos de receita relativos aos tributos devidos na importao, ver no stio da RFB em Pagamento/Cdigos de Receitas. O recolhimento de tributos por exigncia fiscal, inclusive no curso do despacho, deve ser efetuado utilizando-se os cdigos de receita de lanamento de ofcio. Em relao ao recolhimento de multa de mora e juros de mora, observar as regras de clculo a seguir: Clculo de multa de mora:

calcula-se o percentual da multa de mora multiplicando-se a taxa de 0,33% ao dia pelo numero de dias de atraso, limitado ao mximo de 20%; o nmero de dias de atraso calculado contando-se a partir do primeiro dia til seguinte data em que deveria ter ocorrido o recolhimento, at o dia em que este efetivamente ocorrer. aplica-se o percentual da multa de mora sobre o valor do tributo ou contribuio devido.

Clculo de juros de mora:

o juro de mora calculada somando-se a taxa Selic desde o ms seguinte ao do fato gerador dos tributos devidos at a do ms anterior ao do pagamento, acrescentando-se soma 1% referente ao ms de pagamento; no h cobrana de juro de mora para pagamentos feitos dentro do prprio ms de vencimento, e de 1% o juro de mora para pagamentos efetuados no ms seguinte ao do vencimento. aplica-se a taxa do juro de mora sobre o valor do tributo ou contribuio devido.

LEGISLAO Regulamento Aduaneiro; Lei n 9.430/96; Decreto n 70.235/72; IN SRF n 680/06; IN SRF n 421/04; IN SRF n 69/99; e IN SRF n 84/96.

You might also like