You are on page 1of 10

PAPER TITLE [ARIAL 14, BOLD, CENTRED, UPPER CASE]

S. Senos1, A. Valente2
1 2

Universidade de Aveiro (PORTUGAL) Universidade de Aveiro (PORTUGAL) sofiasenos@ua.pt, avalente@ua.pt

Abstract [Arial, 12-point, bold, centred]


The main goal of this study is to understand the application of project methodology of Visual Education in two 8th grade classes of a Portuguese High School. Its purpose is the comprehension of project methodology as an engine to enhance creativity but also as a teaching process. To this end, Visual Education is perceived as a systematized subject while implementing a methodology than can be analyzed, assessed and measured. Based on the Bruno Munaris theory, it was created a mapping of Work Units for Visual Education classes that allowed, on one hand, that projects developed by students could be staged and, on the other hand, that would imply successive performing tasks, so they can be allowed to start from point A (the problem) and get to a point B (the solution). So, the analysis of this whole process is the subject of this research. Realizing its impact on students performance (or the quality of their production) and the comprehension of its pedagogical impact in the classroom (working method) are the two main aspects of this research. This article aims to analyze this process in a defined context, while trying to understand the preferences/learning styles of students. The project methodology has proven to be an educational tool used for systematizing, but its so often neglected in Art Education, which tries to give a context to the problems (projects) given and involves students. There are also indicators that allow us to think that it is a tool that develops critical thinking and creativity for most students. However, there are also some indicators that show the difficulty of some students to adapt to the existence of a systematic and linear method. Keywords: Design methodology, Arts Education, 3rd cycle of basic education, Bruno Munari, educational methodologies, learning styles, the final product.

INTRODUCTION

A sociedade da informao apresenta relaes sociais e laborais mais instveis e imprevisveis, que exigem competncias relacionadas com a flexibilidade e a criatividade. O ensino dever ser capaz de ensinar preparar os alunos para esta nova realidade. Neste contexto, a Educao Artstica renova o seu papel simblico fundamental na transmisso dos valores globais atravs da sua compreenso na cultura individual. Mas a Educao Artstica tem tambm a oportunidade de se transformar numa disciplina pragmtica, fundamental para o desenvolvimento da criatividade, a principal competncia expectvel nos dias de hoje. Para isso, como tambm referido na I Conferncia Mundial de Educao Artstica (Unesco, 2006), fundamental encarar a Educao Artstica como uma disciplina sistematizada, metodolgica que contribua para renovar a sua Imagem, mas tambm a sua Performance. A Educao Artstica frequentemente encarada como pouco metdica e por isso, secundria, ou eventualmente at dispensvel. Para alterarmos esta ideia temos que provar a sua utilidade, por um lado e por outro, expor processos metodolgicos capazes de ser percepcionados por todos. Encarar a disciplina como um processo criativo e no apenas relevando a resoluo de trabalhos finais, que sendo por vezes interessantes, so experincias isoladas que no transmitem a aprendizagem da criao. Contudo, a qualidade desses trabalhos finais dever ser tambm referenciada, sendo a sua face visvel e que portanto um marcador da evoluo da disciplina. Assim pretende-se mostrar a todos que possvel uma educao da arte mais sistmica, com objectivos claros e definidos e que isso no acarreta nenhum prejuzo para a liberdade, para a criatividade e para a produo de objectos artsticos, com determinadas qualidades estticas.

METHODOLOGY

Esta investigao introduz o conceito de Metodologia Projectual nas Unidades de Trabalho baseado em 3 objectivos: 1. Compreender a Educao Visual enquanto disciplina sistematizada: a Educao Artstica como todos os tipos de educao, tem de ser de alta qualidade para ser eficaz (Unesco, 2006, p. 20). 2. Compreender se a Metodologia Projectual contribui para a promoo de trabalhos mais criativos 3. Compreender a Metodologia Projectual enquanto prtica pedaggica e instrumento de avaliao: Os trabalhos dos estudantes no devem ser comparados primeiramente com colegas, mas sim com eles prprios (Lupwishi, 2006, p. 12). Neste contexto surgiram as seguintes hipteses: Hiptese 1. A Metodologia Projectual um instrumento pedaggico til para o entendimento da Educao Visual enquanto disciplina sistematizada. Hiptese 1.1. A Metodologia Projectual leva ao desenvolvimento de Produtos Finais de maior qualidade. Hiptese 1.2. Hiptese 1.3. A Metodologia Projectual optimiza o processo de ensino/aprendizagem. A Metodologia Projectual funciona melhor com certo tipo de alunos.

Para testarmos estas hipteses delinearam-se os instrumentos que seriam capazes de encontrar respostas, relacionando a Metodologia Projectual, o Produto Final e as Preferncias de Aprendizagem dos alunos.

2.1.1

Participants

Propusemo-nos ento a medir, a quantificar e a qualificar a aplicao da Metodologia Projectual nas aulas de Educao Visual em duas turmas do oitavo ano de uma escola secundria do litoral de Portugal. A amostra foi ento constituda por 40 alunos durante a realizao de duas Unidades de Trabalho (UT1 e UT2), correspondendo a dois perodos lectivos.

2.1.2

Design Methodology by Bruno Munari

Figura 1. Metodologia Projectual, esquema desenhado por Munari (Munari, 1982, p. 66) e apresentao do GT1 e GT2.

A Metodologia Projectual refere-se sucintamente ao faseamento de todas as etapas de um projecto. Assim, a UT1 e a UT2 presentes neste estudo foram organizadas segundo a Metodologia Projectual de Bruno Munari. Das coisas nascem coisas, Munari apresenta-nos ento uma teoria que vincula a criatividade utilizao de um mtodo: No se pode estabelecer relaes entre uma placa de vidro e pfzws (Munari, 1987, p. 31). A sua metodologia ensina-nos a criar essas relaes e demonstra-nos um processo que potencia a criatividade e a autonomia, apresentando-nos o seu carcter libertador.

A perceptibilidade da metodologia foi tambm uma caracterstica relevante no momento da escolha da sua teoria como base desta investigao. Munari apresenta-nos uma metodologia objectiva, faseada e linear, que parte de um problema (projecto) e que termina numa soluo (Produto Final), depois de cumprir determinadas etapas. A comunicao da Metodologia Projectual aos estudantes foi conseguida atravs da criao de um guia de trabalho (GT1 e GT2) para cada Unidade de Trabalho. O GT1 e o GT2 expunham todas as tarefas que os alunos deveriam realizar para a criao do produto final. O GT1 e o GT2 eram compostos por tarefas tericas e tarefas prticas. A performance dos alunos em cada uma destas actividades assim como no seu conjunto foram avaliadas para que se pudessem comparar performance na realizao do Produto Final.

2.1.3

Produto Final

Apesar desta investigao se centrar no processo da criao artstica e no sobre os seus resultados, a avaliao do Produto Final era fundamental para se compreender a performance dos alunos quando criam objectos estticos a partir de uma Metodologia Projectual. Mas no existe uma frmula para avaliar o Produto Final. Um dos desafios desta tese foi encontrar um instrumento que permitisse avaliar a criao artstica dos alunos na UT1 e na UT2, segundo os princpios da equidade, da coerncia e da transparncia, sem que isso invalidasse as qualidades artsticas dos objectos criados. Assim, como se pode verificar melhor no quadro 1, baseamo-nos em trs teorias para construir o nosso instrumento. Foram elas o Programa de Desenho A, que indiciava trs grupos de competncias. A Teoria de Rush (Boughton, Eisner, & Ligtvoet, 1996), que referia as qualidades estticas existentes num determinado objecto artstico. E por fim, o nosso entendimento pessoal sobre o assunto, assumindo a subjectividade da nossa critica, baseando-nos num visual thinkingou na racionalidade sensvel (Manuel Damsio), as ferramentas possveis e nicas sobre as quais nos podemos basear para chegar a um imediato e plausvel juzo crtico da obra de arte, embora esta faculdade humana no posso ser avaliada seno empiricamente e considerada essencialmente subjectiva (Dorfles, 1989, p. 23). Parecia-nos evidente que todas as categorias deste instrumento no poderiam funcionar como um somatrio, mas antes como grupo de qualidade classificados, que no deveriam anular-se uns aos outros, mas que traduzissem uma hierarquia de resultados. Os resultados da avaliao do Produto Final foram comparados com as performances dos alunos no GT1 e no GT2, na vertente prtica e terica e com a avaliao global dos guias de trabalho.
Programa de Desenho A Teoria de Rush Categorizao pessoal 0bservar e analisar (20%) sensorial Criatividade/inovao manipular e sintetizar (40%) Expresso e tcnica Concretizao da inovao Interpretar e comunicar (40%) Forma e tcnica comunicao visual

Quadro 1. Critrios de Avaliao do Produto Final

2.1.4

Preferncias de Aprendizagem

Os estilos ou Preferncias de Aprendizagem um tema bastante pertinente na investigao cientfica em educao nos dias de hoje, uma vez que a conscincia da existncia de uma diversidade de alunos permite um ajuste das metodologias mais adequadas e proporcionar maior conforto no processo de ensino/aprendizagem. Assim, interessmo-nos por compreender se existiriam grupos de alunos com determinadas Preferncias de Aprendizagem que se relacionassem melhor ou pior com a Metodologia Projectual. Aprofundmos esta temtica atravs dos estudos de Dunn&Dunn e David Kolb, mas escolhemos o questionrio VARK de Neil Fleming para identificar as diferentes tipologias de preferncias dos alunos. Essas preferncias so organizadas seguindo as iniciais do vocbulo VARK, sendo a primeira preferncia Visual, a segunda Aural, a terceira Read/Write e a quarta Kinesthetic. A escolha deste instrumento prendeu-se com o facto de existir uma verso para jovens e por ter apenas 16 questes o que conferia viabilidade sua utilizao em sala de aula. Posteriormente foram comparadas as preferncias dos alunos com as performances obtidas na realizao dos GT1 e GT2.

2.1.5

Questionrio

Utilizou-se um questionrio annimo para recolher a opinio de todos os alunos participantes neste estudo. Este inqurito foi elaborado segundo uma estrutura referente s variveis da investigao: Metodologa Projectual, Produto Final, Preferncias de Aprendizagem.

RESULTS
Metodologia Projectual VS Produto Final

3.1.1

A questo fundamental desta investigao prende-se com a performance dos alunos na execuo das tarefas da Metodologia Projectual (GT1 e GT2) e a sua relao com a qualidade da produo do seu trabalho, o Produto Final de cada UT. Assim Cruzmos os resultados obtidos em cada GT (avaliao global e a avaliao parcial da parte prtica e da parte terica) e a sua relao com os resultados obtidos nos respectivos Produtos Finais. Podemos verificar atravs da anlise dos resultados (quadros em baixo), que dos 17 alunos que tiveram classificao negativa no GT2, apenas 4 conseguiram classificao [4] ou [5] no Produto Final. No GT1 esta relao j no to evidente, mas os piores resultados relativamente ao Produto Final encontram-se nos alunos com classificao [3] no GT1. Observando os alunos que conseguiram classificao [4] ou [5] no GT1 e no GT2, compreendemos que a grande maioria conseguiu igualmente classificaes [4] ou [5] no Produto Final. O raciocnio inverso tambm ser relevante. Ou seja, dos 8 alunos que obtiveram classificao [5] no Produto Final da UT1, apenas 3 no tiveram classificao [4] ou [5] nos GT1 e GT2. J na UT2, dos 8 alunos com melhores resultados, apenas 2 no conseguiram uma performance semelhante no GT2. No entanto de salientar os 2 alunos que por cada UT conseguiram classificao [5] no Produto Final e classificao negativa nos GT1 e GT2. De referir ainda que um destes alunos mantm as suas classificaes nas duas Unidades de Trabalho. Podemos ento concluir que existe uma relao directa entre a performance dos alunos na realizao dos GT1 e GT2 e a performance dos produtos finais (quadro 2). Efectuou-se o mesmo tipo de estudo relativamente a cada fase do GT1 e GT2, fase prtica e fase terica, que provaram a afirmao anterior, ainda que a prtica obtenha uma relao mais directa com a qualidade dos produtos finais.
GT1 Grade 5
8AN2 8AN10 8DN9 8DN18

GT2 Grade 4
8AN1 8AN5 8AN8 8AN13 8AN16 8DN7 8DN11 8DN16 8DN22

Grade 3
8AN4 8AN15 8AN17 8AN19 8DN1 8DN2 8DN5 8DN6 8DN8 8DN10 8DN12 8DN13 8DN15 8DN17 8DN20 8DN23 8DN24

Negative Grade
8AN3 8AN6 8AN7 8AN9 8AN18 8AN20 8DN4 8DN19 8DN21 8DN25

Grade 5
8AN2 8AN5 8AN10 8AN13 8DN4 8DN8 8DN9 8DN18 8DN24

Grade 4
8AN1 8AN4 8AN6 8AN16 8DN2 8DN7 8DN11 8DN16 8DN20

Grade 3
8DN1 8DN15 8DN17 8DN19 8DN23

Negative Grade
8AN3 8AN7 8AN8 8AN9 8AN15 8AN17 8AN18 8AN19 8AN20 8DN5 8DN6 8DN10 8DN12 8DN13 8DN21 8DN22 8DN25

Quadro 2| Metodologia Projectual VS Produto Final, quadro base com os resultados obtidos pelos alunos no GT1 e GT2
com a informao atravs de cdigo de cores dos resultados obtidos no Produto Final da UT1 e UT2, respectivamente.

GT1 Grade 5
8AN2 8DN7 8DN9 8DN10 8DN12 8DN16 8DN18 8DN20

GT2 Grade 4
8AN1 8AN5 8AN8 8AN10 8AN13 8AN15 8AN16 8AN17 8AN19 8DN1 8DN5 8DN6 8DN8 8DN11 8DN13 8DN17 8DN22

Grade 3
8AN4 8DN2 8DN15 8DN23

Negative Grade
8AN3 8AN6 8AN7 8AN9 8AN18 8AN20 8DN4 8DN19 8DN21 8DN25

Grade 5
8AN5 8AN10 8AN13 8DN4 8DN8 8DN9 8DN18 8DN24

Grade 4
8AN4 8AN6 8AN16 8DN2 8DN7 8DN11 8DN16 8DN20

Grade 3
8DN15 8DN17 8DN19 8DN23

Negative Grade
8AN7 8AN8 8AN9 8AN15 8AN17 8AN18 8AN19 8AN20 8DN5 8DN6 8DN10 8DN12 8DN13 8DN21 8DN22 8DN25

Quadro 3 | Metodologia Projectual (TEORICA) VS Produto Final, quadro base com os resultados obtidos pelos alunos no
GT1 e GT2 com a informao atravs de cdigo de cores dos resultados obtidos no Produto Final na UT1 e UT2.

GT1 Grade 5
8AN1 8AN2 8AN3 8AN5 8AN8 8AN10 8DN9 8DN11

GT2 Grade 4
8AN6 8AN7 8AN9 8AN13 8AN16 8AN20 8DN5 8DN7 8DN8 8DN15 8DN16 8DN17 8DN18 8DN19 8DN21 8DN22

Grade 3
8AN4 8AN15 8AN17 8AN18 8AN19 8DN1 8DN2 8DN10 8DN12 8DN13 8DN20 8DN23

Negative Grade
8DN4 8AN6 8DN24 8DN25

Grade 5
8AN1 8AN4 8AN6 8AN10 8AN13 8AN19 8DN2 8DN4 8DN7 8DN8 8DN11 8DN24

Grade 4
8AN2 8AN3 8AN5 8AN7 8AN9 8AN16 8DN9 8DN15 8DN16 8DN17 8DN18 8DN19 8DN20 8DN23

Grade 3
8AN17 8DN1 8DN5 8DN6 8DN12 8DN21 8DN22

Negative Grade
8AN8 8AN15 8AN18 8AN20 8DN10 8DN13 8DN25

Quadro 4 | Metodologia Projectual (PRTICA) VS Produto Final, quadro base com os resultados obtidos pelos alunos no
GT1 e GT2 com a informao atravs de cdigo de cores dos resultados obtidos no Produto Final na UT1 e UT2.

3.1.2

Metodologia Projectual VS Preferncias de Aprendizagem

Esta investigao tinha tambm como objectivo identificar o tipo de alunos que mais facilmente se poderiam adaptar introduo da Metodologia Projectual nas aulas de Educao Visual. Para tal, era importante perceber se existiria alguma relao entre as performances dos alunos e as suas Preferncias de Aprendizagem.

Seguidamente apresentam-se alguns quadros que pretendem cruzar a informao destas duas variveis: Preferncias de Aprendizagem e a avaliao da Metodologia Projectual, GT1 e GT2. Ainda que os resultados no sejam absolutamente esclarecedores, podemos referir que os alunos com Preferncia de Aprendizagem Visual parecem ser os alunos com o melhor desempenho na execuo das tarefas dos guias de trabalho e os Read/Write os alunos com piores desempenhos. Para reforar esta observao efectumos uma anlise mais detalhada da performance dos alunos das diferentes tipologias nas diversas fases da Metodologia Projectual que indicaram as mesmas tendncias, mas que no entanto no so suficientemente conclusivas.

Visual (V) 8AN10 8AN13 8DN2 8DN8 8DN20 8DN24

Aural (A) 8AN2 8AN6 8AN7 8AN15 8AN16 8AN18 8DN1 8DN7 8DN9 8DN13 8DN15 8DN16 8DN18 8DN25

Read/Write (R) 8DN6 8DN10 8DN21

Kinesthetic (K) 8AN1 8AN4 8AN8 8AN9 8DN5 8DN11 8DN12 8DN17

Multimodal V/A 8AN5 8AN17 8AN19 8AN20 8DN22

Multimodal K/A 8AN3 8DN23

Multimodal A/R 8DN4

Multimodal V/R 8DN19

Quadro 5 | Metodologia Projectual (PRTICA) VS Produto Final, quadro base com os resultados obtidos pelos alunos no
GT1 e GT2 com a informao atravs de cdigo de cores dos resultados obtidos no Produto Final na UT1 e UT2.

Visual (V) 8AN10 8AN13 8DN2 8DN8 8DN20 8DN24

Aural (A) 8AN2 8AN6 8AN7 8AN15 8AN16 8AN18 8DN1 8DN7 8DN9 8DN13 8DN15 8DN16 8DN18 8DN25

Read/Write (R) 8DN6 8DN10 8DN21

Kinesthetic (K) 8AN1 8AN4 8AN8 8AN9 8DN5 8DN11 8DN12 8DN17

Multimodal V/A 8AN5 8AN17 8AN19 8AN20 8DN22

Multimodal K/A 8AN3 8DN23

Multimodal A/R 8DN4

Multimodal V/R 8DN19

Quadro 6 | Metodologia Projectual (PRTICA) VS Produto Final, quadro base com os resultados obtidos pelos alunos no
GT1 e GT2 com a informao atravs de cdigo de cores dos resultados obtidos no Produto Final na UT1 e UT2.

DISCUSSION

Analisamos de seguida cada uma das hipteses individualmente pela ordem inversa ao exposto, isto porque sendo a hiptese 1, a hiptese primria desta investigao, da qual derivam as restantes hipteses, faz sentido se exponha primeiramente os resultados relativos a essas conjunturas para consequente se obter a validade da hiptese principal.

4.1.1

Hiptese 1.3 A Metodologia Projectual funciona melhor com certo tipo de alunos.

Os resultados obtidos ao longo deste trabalho no demonstram a validade desta hiptese. A possibilidade de existirem alunos com determinadas Preferncias de Aprendizagem que optimizassem ou prejudicassem o cumprimento das tarefas propostas pelos GT1 e GT2 no se verificou, embora exista uma tendncia dos alunos Visual obterem melhores performances. Atravs do questionrio de opinio, os alunos indicaram preferir conhecer o calendrio e planificao de todas as disciplinas de forma a controlarem a sua organizao. Assim, atravs da informao obtida pelo questionrio VARK e tambm pelo questionrio de opinio podemos afirmar que a Metodologia Projectual aplicvel a todos os alunos e que potenciar a aprendizagem e a gesto das suas prprias tarefas e rotinas.

4.1.2

Hiptese 1.2 A Metodologia Projectual optimiza o processo de ensino/aprendizagem

Esta hiptese tem duas perspectivas de anlise: a perspectiva do professor e a perspectiva do aluno. A Metodologia Projectual revelou-se um instrumento fundamental na planificao das Unidades de Trabalho propostas. A criao dos guias de trabalho, que consistiam na aplicao da Metodologia Projectual, excluindo a etapa da soluo que se referia ao Produto Final, revelou-se extremamente til para o professor, facilitando a planificao, a avaliao e comunicao com os alunos. Assim, a Metodologia Projectual optimizou todo o trabalho do professor quer na sala de aula, quer na preparao das prprias aulas. Referindo os bons resultados relativos ao Produto Final podemos concluir que a introduo de uma metodologia na sala de aula potenciou a aprendizagem. No entanto, em termos de processo de aprendizagem a Metodologia Projectual tambm demonstrou ser bastante til, uma vez que todas as aulas e todas as tarefas passaram a ter uma importncia suplementar, no a nvel de quantidade de trabalho, mas de envolvncia dos alunos. Estas tarefas previam momentos para fazer analogias com as pesquisas efectuadas, questionar e reflectir sobre os projectos, momentos que foram importantes para a existncia de momentos criativos ao longo de todo o processo e no apenas no final. Ainda que nem todos os alunos tenham concludo todas as tarefas, podemos observar o seu desempenho por etapas em cada Guia de Trabalho (GT1 e GT2) e perceber que muitos deles se mostraram empenhados conseguindo bons resultados. Quando questionados, os alunos reconheceram as aulas de preparao do trabalho muito importantes para o seu resultado. Para alm disso indicaram gostar de previsibilidade e planeamento na gesto do seu percurso escolar. A introduo da Metodologia Projectual permitiu uma maior aproximao destes conceitos e consequentemente uma maior aproximao dos prprios alunos com a disciplina. Concluindo, quer da perspectiva do professor, quer da perspectiva dos alunos, a Metodologia Projectual demonstrou ser um instrumento facilitador da comunicao, da planificao, e da potencializao de todo o processo de ensino/aprendizagem, revelando-se til e com bastante influncia na qualidade dos Produtos Finais.

4.1.3

Hiptese 1.2 A Metodologia Projectual leva ao desenvolvimento de Produtos Finais de maior qualidade

Como j foi sendo referido ao longo deste artigo, os dados recolhidos demonstram haver uma relao directa entre a performance dos alunos nos GT1 e GT2 e a sua performance na elaborao dos Produtos Finais. Evidentemente que existem casos (dois alunos por cada Unidade de Trabalho) que conseguiram a classificao mxima no Produto Final, tendo classificao negativa. O seu nmero no muito significativo, mas no deixa de ser importante reflectir sobre este facto. Assim possvel que os alunos realizem Produtos Finais criativos e com as qualidades estticas expectveis, sem a existncia clara de um mtodo. No entanto possvel afirmar que a aplicao de uma metodologia a o desempenho dos alunos na sua concretizao potencia e garante a qualidade dos trabalhos finais. Ser tambm importante salientar que para alm da qualidade intrnseca do Produto Final, uma percentagem significativa dos alunos (70% no GT1 e 80% no GT2) diz estar satisfeito com o seu trabalho, o que certamente um factor extremamente importante para a motivao dos alunos na

disciplina. No entanto, de forma significativa, os alunos tambm pensam que poderiam ter feito ainda mais. possvel que este sentimento se deva conscincia da existncia de uma metodologia e a percepo que talvez pudessem ter feito mais em determinadas tarefas. Os resultados desta investigao vo de encontro s propostas pedaggicas mais actuais para a Educao Artstica, especialmente as referenciadas pelas Unesco (Unesco, 2006), que remetem para a necessidade de encarar o ensino da arte enquanto disciplina metodolgica. Por outro lado, responde tambm ao conceito de criatividade de Munari, das coisas nascem coisas (Munari, 1982). Concluindo, todos os dados desta investigao, assim como a opinio dos alunos remetem para uma clara relao entre a Metodologia Projectual e a qualidade dos trabalhos produzidos pelos alunos nestas duas Unidades de Trabalho concretas. No inteno deste trabalho afirmar que esta uma concluso generalizvel, uma vez que seria necessrio mais tempo de investigao e provavelmente com uma maior amostra. No entanto a introduo de uma metodologia teve uma influncia claramente positiva nos trabalhos dos alunos e deveria futuramente ser investigada com maior profundidade.

4.1.4

Hiptese 1 A Metodologia Projectual um instrumento pedaggico til para o entendimento da Educao Visual enquanto disciplina sistematizada.

A hiptese central desta investigao validada pelas hipteses subsequentes, especialmente pela hiptese 1.1 e hiptese 1.2. Relativamente hiptese 1.1, conclumos que existe uma relao directa entre o desempenho da Metodologia Projectual e a qualidade dos Produtos Finais desenvolvidos pelos alunos. Neste sentido podemos afirmar que a transformao da Educao Visual numa disciplina sistematizada, com procedimentos mais prximos das disciplinas cientficas leva ao surgimento de trabalhos mais criativos e esteticamente mais qualificados. Na hiptese 1.2, podemos observar que quer na perspectiva do professor, quer na perspectiva do aluno a aplicao da Metodologia Projectual traz uma optimizao do processo de ensino/aprendizagem, atravs de uma facilitao da comunicao, do processo de avaliao e a introduo de uma planificao que ajuda a contextualizar os alunos no problema e nas tarefas a desenvolver. Como tambm j verificmos os alunos demonstraram preferir um Educao Visual mais metodolgica. Os alunos parecem evidentemente estar dispostos a potenciar o seu trabalho, desde que compreendam o contexto e os objectivos que se propem. Neste sentido podemos concluir que a Metodologia Projectual um instrumento que transforma a Educao Visual numa disciplina sistematizada.

CONCLUSION

Na sequncia de todos os resultados obtidos e de uma anlise que tentou ser o mais rigorosa possvel dentro da subjectividade da Arte e imprevisibilidade da Educao, podemos concluir que a Metodologia Projectual um instrumento pedaggico til para o entendimento da Educao Visual enquanto disciplina sistematizada, porque optimizou o processo de ensino/aprendizagem e ajudou ao desenvolvimento de Produtos Finais de maior qualidade, mostrando-se capaz de se adequar a todo o tipo de alunos. Esta era uma concluso expectvel, mas circunscreve-se apenas no contexto especfico desta investigao. Ainda que alguns resultados tenham sido completamente conclusivos e outros apresentem alguns indcios, no possvel generalizar os resultados obtidos. A investigao ocorreu apenas em duas Unidades de Trabalho, correspondendo a dois trimestres e envolveu apenas quarenta alunos e no existem muitos estudos comparativos de forma a validar os dados encontrados. Seria ento necessrio uma amostra maior e um estudo mais continuado para se obterem resultados mais fiveis. No entanto ser importante no futuro existirem mais estudos nesta temtica para por um lado se reforar a imagem da Educao Artstica e por outro a sua performance, de forma a utilizar prticas pedaggicas cada vez mais optimizadas e produtivas.

REFERENCES
Bonsiepe, G. (1982). El diseno de la Periferia. Barcelona: Gustavo Gili. Boughton, D. (2004). Learning visual culture: the important relationship of curriculim and assessemen. Retrieved from http://ed.arte.gov.tw/uploadfile/periodical/916_0204_7690.pdf Boughton, D., Eisner, E., & Ligtvoet, J. (1996). Evaluating and Assessing the Visual Arts in Education: International Perspectives. New York: Teachers College Press. Cassidy, S. (2004). Learning Styles: An overview of theories, models, and measures. Educacional Psychology, 4, 419-443. Correia, E. S. L. (2004). Avaliao das aprendizagens - uma carta de prncipios. Aveiro: Universidade de Aveiro. Delors, J. (1996). Educao. Rio Tinto: Asa. Dorfles, G. (1989). As oscilaoes do gosto. Lisboa: Livros Horizonte. Eisner, E. W. (1999). The National Assessment in the Visual Arts. [Article]. Arts Education Policy Review, 100(6), 16-20. Estrela, A. (1994). Teoria e prctica de observao de classes: uma estratgia de formao de professores. Lisboa: Instituto Nacional de Investigao Cientfica. Fleming, N. (2010). VARK a guide to learning styles. learn.com/english/index.asp Retrieved Maro 2011, 2011, from http://www.vark-

Kolb, D. A. (1984). Experiential learning : experience as the source of learning and development. Englewood Cliffs (NJ: Prentice Hall. Lupwishi, M. (2006). Sesso de Encerramento da Confernica Mundial sobre Educao Artstica: Desenvolver as capacidades criativas para o sculo XXI. Paper presented at the Confernica Mundial sobre Educao Artstica. Ministrio da Educao - Departamento de Educao Bsica. (2001). Curriculo Nacional do Ensino Bsico competncias essenciais. Lisboa: Ministrio da Educao - Departamento de Educao Bsica. Munari, B. (1982). Das coisas nascem coisas (Vol. 16). Lisboa: Edies 70. Munari, B. (1987). Fantasia: inveno, criatividade e imaginao na comunicao visual (2 edio ed. Vol. 9). Lisboa: Editorial Presena. Munari, B. (1993). A arte como ofcio (4 edio ed.). Lisboa: Editorial Presena. Munart. Munart. from http://www.munart.org/index.php?p=6 Pedrosa de Jesus, M. H. (2003). Observao e anlise em educao e formao. Aveiro: Universidade de Aveiro. Ramos, A., Queiroz, J. P., Barros, S. N., & Reis, V. d. (2001). Desenho A. Robson, C. (Ed.). (2002). Real world research. Malden: Blackwell Publishing. Rogers, C. (1983). Tornar-se pessoa. Lisboa: Moraes. Srgio C. Andrade, A. P. C., Cludia Carvalho. (29 de Maro de 2011). Reaces escolha de Souto Moura para o Pritzker. pblico. Retrieved from http://www.publico.pt/Cultura/reaccoes-a-escolha-do-arquitectoportuense_1487196 Tavares, J., Sousa Pereira, A., Allem Gomes, A., Monteiro, S., & Gomes, A. (2007). Manual de Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem. Porto: Porto Editora. Tuckman, B. W. (2002). Manual de Investigao em Educao. Lisboa: Fundao Calouste Gulbenkian. UCLA, R. p. f. The Dunn And Dunn Learning Style Model of Instruction. Unesco. (2006). Roteiro para a Educao Artstica. Lisboa: Comisso Nacional da Unesco. Vasconcelos, L. A. L. d. (2009). Uma investigao em Metodologias do Design. Universidade Federal do Pernambuco, Pernambuco. Wooff, T. (1982). Educao Visual no Primrio e no Secundrio (Vol. 74). Lisboa: Horizonte.

You might also like