You are on page 1of 47

ALIMENTOS ORGNICOS

PARTE DOIS. POR QUE SO MELHORES OS ALIMENTOS ORGNICOS?

Prof. Adilson D. Paschoal


Professor de Agroecologia e Agricultura Orgnica da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, USP.

(Palestra proferida na ADAE-ESALQ, em maio de 2012).

ALIMENTOS ORGNICOS. VOC SABE O QUE SO?

ALIMENTOS ORGNICOS
Alimentos orgnicos so todos os produtos alimentcios produzidos atravs de tcnicas orgnicas e sob normas da agricultura orgnica, sendo processados, manufaturados, embalados, estocados e transportados sob critrios especficos, de modo a preservar o mximo de seus valores nutricionais e biolgicos, no sendo permitido o uso de agrotxicos sintticos, de fertilizantes minerais solveis, de organismos geneticamente modificados (transgnicos), de drogas veterinrias convencionais, de irradiaes ionizantes e de aditivos artificiais. A. Paschoal,
1994. Produo Orgnica de Alimentos.

QUAIS SO OS OBJETIVOS DA PRODUO ORGNICA DE ALIMENTOS?


Produzir alimentos em harmonia com a natureza e com a dignidade humana, incrementando a qualidade de vida, notadamente a sade de quem produz e de quem consome, crianas em particular; Gerar alimentos saudveis, nutritivos, saborosos, abundantes, sem resduos txicos e de bom aspecto comercial, sob princpios ecolgicos, sociais e econmicos; Utilizar racionalmente os recursos naturais de produo, mantendo e recuperando o solo, a gua, o ar e os organismos; Conservar a diversidade biolgica dos cultivares e das raas animais, evitando a eroso gentica; Manter e incrementar a biodiversidade vegetal, animal e microbiana, assegurando a estabilidade dos agroecossistemas e dos sistemas naturais; Melhorar o padro de vida dos pequenos e mdios agricultores, aumentando suas rendas, diminuindo os riscos, pelo uso de tecnologias brandas, integrando-os sociedade moderna com maior responsabilidade pelos atos que pratica.

TCNICAS E PREMISSAS BSICAS DA PRODUO ORGNICA DE ALIMENTOS


Manejo agroecolgico do solo, de modo a torn-lo vivo e no mero suporte fsico para as plantas. A matria orgnica humificada o fundamento de todo o processo; Adubaes orgnica e mineral de adubos pouco solveis, de maneira a que o solo nutra a planta e no o adubo, e no haja desequilbrios bioqumicos na planta; Rotao de culturas e cultivo mltiplo, de modo a criar estabilidade no sistema produtivo; Uso racional de mquinas e implementos agrcolas, diminuindo custos e mantendo as caractersticas fsicas, qumicas e biolgicais ideais do solo; Manejo agroecolgico de pragas, patgenos e invasoras, criando-se estabilidade no sistema atravs da biodiversidade e do equilbrio bioqumico nas plantas; Integrao de culturas vegetais com criaes animais, de maneira a criar sustentabilidade no sistema, otimizando o fluxo de energia, aumentando a eficincia energtica, e maximizando o ciclo de nutrientes; Manejo agroecolgico dos rebanhos, buscando o bem estar animal.

Galpo de poedeiras.

Galpo de frangos de corte e de poedeiras em prpostura.

UNIDADE AUTOSSUSTENTADA DE AGRICULTURA ORGNICA Fazenda Areo. ESALQ, USP, 1997 Prof. Adilson D. Paschoal

UNIDADE AUTOSSUSTENTADA DE AGRICULTURA ORGNICA Galinheiro de poedeiras, 1997

UNIDADE AUTOSSUSTENTADA DE AGRICULTURA ORGNICA Horta orgnica biocintica, 1997 Ao fundo, o capril.

UNIDADE AUTOSSUSTENTADA DE AGRICULTURA ORGNICA Horta orgnica biocintica, 1997

UNIDADE AUTOSSUSTENTADA DE AGRICULTURA ORGNICA Microtrator e minhocrio, 1997

Minhocrio.

ALIMENTOS ORGNICOS PRODUZIDOS NA UNIDADE AUTOSSUSTENTADA DE AGRICULTURA ORGNICA Fazenda Areo, ESALQ-USP, 1997

A A AGRICULTURA ORGNICA PODE ALIMENTAR A HUMANIDADE?


A PRODUTIVIDADE ORGNICA PODE SER IGUAL OU AT MAIOR DO QUE A CONVENCIONAL. Exemplos:
1. O mais longo estudo (115 anos) comparando as duas agriculturas, feito na Inglaterra na tradicioal Estao Experimental de Rothanstead, provou que o trigo orgnico produziu 2.668 kg/ha, contra 2.189 kg/ha do convencional. Rothanstead Reports. 2. Um estudo de 22 anos, conduzido pela Universidade de Cornell, provou serem as produes orgnicas de milho e de soja equivalentes s convencionais. Bioscience, 2005 3. Estudo da Universidade de Michigan, analisando 293 ensaios feitos em pases desenvolvidos e em desenvolvimento, mostrou que a agricultura orgnica pode produzir alimentos para suprir a demanda da populao mundial atual e maior ainda, sem ter de ampliar a rea plantada. Renewable
Agriculture, 2007.

4. Com base em ensaios feitos, estima-se que nos paises em desenvolvimento a agricultura orgnica, de pequenos e mdios produtores, possa produzir cerca de 80% a mais do que a convencional.

OS SISTEMAS ORGNICOS FUNCIONAM DE FORMA CCLICA, MAXIMIZANDO A CICLAGEM DOS NUTRIENTES.

A PRODUO ORGNICA LEVA VANTAGENS MESMO QUANDO A PRODUTIVIDADE MENOR.


A MENOR PRODUTIVIDADE DA AGRICULTURA ORGNICA PODE OCORRER EM DUAS CONDIES PRINCIPAIS: 1. Nos primeiros anos, mxime no periodo de converso, quando o solo comea a ganhar vida e o sistema caminha para a estabilidade; 2. Quando as variedades cultivadas no so adequadas aos sistemas orgnicos, melhoradas que foram para alta resposta aos adubos solveis. MESMO ASSIM A PRODUO ORGNICA COMPENSA, PORQUE:

O lucro do agricultor maior ( preo de venda maior); A eficincia energtica maior (custo de produo menor); mo de obra, quando maior, compensada pelo menor uso de insumos e de petrleo, alm de evitar o xodo rural; O sistema sustentvel, reciclando nutrientes, diminuindo gastos com importao de adubos, agrotxicos e outros insumos; Os recursos naturais so conservados e preservados, diminuindo custos para recuper-los (solo, gua, ar, biodiversidade, variedade e raas); Melhora a sade do produtor e do consumidor, diminuindo gastos com atendimentos mdicos e hospitalares.

A AGRICULTURA ORGNICA MAIS EFICIENTE NO USO DE ENERGIA?


COM O AGRAVAR DA CRISE ENERGTICA MUNDIAL, SOMENTE OS MODELOS DE AGRICULTURA EFICIENTES NO USO DA ENERGIA PODERO SOBREVIVER. AGRICULTURA CONVENCIONAL. Quase todas as culturas convencionais tm balano energtico negativo, i.e., gasta-se mais energia para se produzir do que se produz energia na forma de alimentos. 60% a 80% do custo da produo provm de agrotxicos e adubos solveis; Para se produzir 1kg de amnia (adubo) gasta-se 2kg de petrleo; Os agrotxicos tm ingredientes de petrleo ou dele dependem para serem produzidos. AGRICULTURA ORGNICA. Todos os estudos feitos provam ser a agricultura orgnica mais eficinte no uso da energia. Em Cornell, em 22 anos de estudo, provou-se que o milho e a soja orgnicos usavam 30% menos energia do que os convencionais. Bioscience, 2005 OS SISTEMAS ORGNICOS FUNCIONAM DE MODO A OTIMIZAR O FLUXO DE ENERGIA, SENDO MENOS DEPENDENTES DO PETRLEO, PERMITINDO REDUZIR EM 20% EM MDIA O USO DE ENERGIA FSSIL.

. . .

SOMENTE MODELOS DE AGRICULTURA QUE CONSERVAM OS RECURSOS NATURAIS SO SUSTENTVEIS.


AGRICULTURA CONVENCIONAL. no sustentvel, provocando: . Eroso do solo e perda de sua fertilidade. 200 milhes de t/ano de solo perdidas em SP, com 80% das terras cultivadas com valores acima dos limites tolerados; . Eroso gentica. Desaparecimento de variedades e raas; . Eroso biolgica. Perda da biodiversidade; . Eroso dos recursos hdricos. Poluio e esgotamento das reservas de gua; . Eroso tica. Imediatismo; e . Contaminao dos alimentos. Resduos txicos.
AGRICULTURA ORGNICA. sustentvel, pois: Adubao orgnica, policultivo, rotao de culturas, plantio direto e cultivo mnimo mantm as qualidades do solo, conserva gua, diminui eroso, preserva recursos naturais, evita o uso de agrotxicos e aumenta a biodiversidade.

A AGRICULTURA ORGNICA SUSTENTVEL?

Estudo da Universidade de Michigan, analisando 293 ensaios feitos em pases desenvolvidos e em desenvolvimento, mostrou que as leguminosas podem fixar suficiente nitrognio para substituir os adubos nitrogenados em uso atualmente.
Renewable Agriculture, 2007.

OS SISTEMAS ORGNICOS CONSERVAM OS RECURSOS NATURAIS.

REA PLANTADA DE ALIMENTOS ORGNICOS (em hectares).


(alguns valores atualizados pelo autor)

Brasil. 2010 7 milhes de ha. US$ 108,2 milhes Crescimento de 20%/ano.

Mercado mundial: 2012- US$ 60 bilhes. Crescimento de 4,5%/ano.

OS ALIMENTOS ORGNICOS SO MAIS NUTRITIVOS?


COMPONENTES ALIMENTARES (segundo literatura internacional )
Modificado de Daroz, 2009

org. > conv.


18

org. = conv.
28

conv. > org.


5

org. conv.
46

conv. org.
33

Total de estudos
51

Matria seca

Acares
Minerais (Ca,K,Mg,Cu,Fe,Mn,Se,Zn) Clcio Potssio

4
44 6 10

5
156 32 30

3
24 5 9

9
200 38 40

8
180 37 39

12
214 43 39

Magnsio
Cobre

15
5

27
16

1
2

42
21

28
18

43
23

Ferro
Mangans

6
0

16
13

0
4

22
13

16
17

22
17

Selnio
Zinco

0
2

2
19

1
1

2
21

3
20

3
22

Nitrato (cancergeno)
Vitamina C

0
21

3
15

9
3

3
36

12
18

12
39

Antioxidades(flavonoide,polifenol)

11

20

10

21

ALGUNS ESTUDOS QUE DEMONSTRAM A MAIOR QUALIDADE NUTRICIONAL DOS ALIMENTOS ORGNICOS.
Minerais e metais pesados. Valores a mais. Trigo: 1.300% (Se); 430% (Mn);
430% (Mg). Milho: 1.800% (Ca); 1.600% (Mn); 490% (Mo); 300% (Se). Ma, pera e batata: 60% (Ca), 59% (Fe), 138% (Mg), 91% (P), 125% (K), 72,5% (Zn), 159% (Na), 390% (Se). Valores a menos. Trigo: 65% (Pb); 40% (Hg). Milho: 80% (Al); 80% (Mg). Ma, pera e batata: 40% (Al), 29% (Pb), 25% (Hg) (Smith, 1993. Journal of Applied
Nutrition).

Antioxidantes (cidos fenlicos, polifenois, flavonoides e cido ascrbico) em


maiores quantidades em ma (Veberic et alli, 2005), uva (Nunez et alli, 2005), tomate (Caris et alli, 2004), milho e morango (Asami et alli, 2003), pssego e pera (Carbonaro et alli, 2003), espinafre e pimento (Ren at alli, 2001. Journal of Food Sciences, 2006). Ma orgnica: Firmeza das frutas (14%>); teste de sabor (15%>); fsforo (31%>); flavonoides (60%>) (Weibel et alli, 2004. ISHS Acta Horticulturae 517). Antioxidantes (cidos fenlicos e vitamina C) em tomate: valores maiores em orgnicos do que em convencionais (Borguini, 2006. Tese USP.). Vitamina A em ovos caipira 4x maior do que em ovos de granja (Anlises feitas na USP.). Durabilidade no armazenamento, vitamina A e betacaroteno maiores em cenoura orgnica do que em convencional (UNESP, Botucatu)..

A INGESTO DE ALIMENTOS ORGNICOS GARANTIA DE MELHOR SADE?


EXPERIMENTOS REALIZADOS COM ANIMAIS (nenhum estudo com humanos) PROVAM QUE A INGESTO DE ALIMENTOS ORGNICOS FORTALECE O SISTEMA IMUNOLGICO CONFERINDO MAIOR RESISTNCIA A DOENAS. Exemplos: Rebanhos leiteiros manejados organicamente apresentaram menor incidncia de doenas metablicas (cetose, lipidose, artrite, abcessos, mastite e febres) do que rebanhos convencionais (Rembialkowska,
2009).

Galinhas que receberam dieta convencional tiveram crescimento mais rpido, com peso final maior; com dieta orgnica, tiveram maior potencial para reatividade imunolgica (Huber, 2009). Ratos alimentados com dietas orgnicas tiveram maior atividade diurna, menor volume de tecido adiposo, melhor funo metablica do fgado e maior resistncia a doenas (Lauridsen et alli, 2008; Baranka et alli, 2007).

VOC O QUE COME!

OS ALIMENTOS ORGNICOS TM BOM ASPECTO COMERCIAL?


Fonte. Epagri-SC, 2011.

QUALIDADE E PRODUTIVIDADE DE HORTALIAS ORGNICAS.


Fonte. Epagri-Sc, 2011.

Alimentos, convencionais e orgnicos, podem ser contaminados por coliformes fecais (Escherichia coli) por falta de higiene de quem produz, transporta, estoca, conserva, embala, vende, compra, prepara ou consome. Fontes de contaminao (esterco bruto e guas com fezes humanas) so proibidas pelas normas de Agricultura Orgnica. A compostagem e bioestabilizao de estercos (obrigatria pelas normas brasileiras) esteriliza o meio, pela alta temperatura atingida (at 70). Excrementos animais aplicados em cobertura so proibidos nas partes comestveis das culturas. Em pases que usam esterco bruto exige-se rotao de culturas, por pelo menos dois anos, com espcies no alimentcias, ou a aplicao com pelo menos 90 dias (alimentos sem contato com o solo) ou 120 dias (com contato) antes da colheita.
Adubos orgnicos (composto, vermicomposto, biofertilizante, adubos verdes, tortas e outros resduos industriais, restos de culturas, algas marinhas) aplicados corretamente no solo, no oferecem risco sade humana.

ADUBAES ORGNICAS PODEM CONTAMINAR OS ALIMENTOS?

QUE FAZER PARA EVITAR A CONTAMINAO BIOLGICA DOS ALIMENTOS POR Escherichia coli. 1.
LEMBRE-SE QUE: 1. A probabilidade de um alimento orgnico ter coliformes fecais (E. coli) pouco difere daquela de um alimento convencional. A contaminao se d, principalmente, por falta de higiene na ps-colheita. Portanto, o procedimento para se evitar a doena o mesmo. (US Center for
Disease Control & Prevention, 2003; Journal of Food Protection, 2004).

2. A legislao do uso de excrementos animais muito mais rigorosa na produo orgnica do que na convencional (que tambm usa estercos), mxime para os agricultores certificados. Assim, alimentos orgnicos certificados devem ser preferidos. (Journal of Food Protection, 2004).

QUE FAZER PARA EVITAR A CONTAMINAO BIOLGICA DOS ALIMENTOS POR Escherichia coli. 2.
1. 2. 3. 4.

5.

ALGUMAS MEDIDAS PREVENTIVAS: Compre apenas alimentos de aspecto saudvel, sem cortes, podrides, bolores. Todo alimento (adquirido in natura ou processado) deve ser lavado antes de ser guardado em geladeira, ou ter sua embalagem substituida por outra, disponvel na residncia; Carnes no devem ser preparadas junto com legumes e verduras, e devem ser consumidas sempre bem cozidas. As mos devem ser lavadas antes e aps manipular qualquer alimento, usar o sanitrio e manusear lixo e dinheiro. Higienize verduras , legumes e frutas antes de consum-las.

HIGIENIZAO DE FRUTAS E HORTALIAS ORGNICAS CONSUMIDAS CRUAS . 2. Deixe os alimentos de molho (15 a 30
minutos) em uma soluo de hipoclorito de sdio a 2,5%, preparada colocando-se uma colher rasa de sopa de gua sanitria (2,0% a 2,5% de cloro ativo) em um litro de gua;
gua sanitria

OBS. Vinagre no eficiente.

1. Selecione os alimentos,
descartando verduras, legumes e frutas danificados; Lave bem, em gua corrente, as verduras, folha a folha, e os legumes e frutas, um a um. No use detergente;

3. Enxge em gua corrente tratada,


para eliminar o cloro.

Fotos de autores desconhecidos.

ALIMENTOS ORGNICO TM MAIS MICOTOXINAS (AFLATOXINA) DO QUE OS CONVENCIONAIS? .1.


1. Alimentos de origem vegetal que podem ter altas concentraes de micotoxinas: gros de cereais (milho, arroz,
trigo, aveia), castanhas, amendoim, nozes, avels, frutos e legumes frescos e secos. ALIMENTOS CONVENCIONAIS E ORGNICOS PODEM CONTER MICOTOXINA, devido a secagem e armazenamento inadequados, e pela presena do fungo no solo. EM GERAL, OS VALORES SO MAIS BAIXOS NOS ORGNICOS. Exemplos:
ISIS Report, 2004)

Micotoxinas (ocratoxina) em cereais infants. Itlia (Cummings, J.


a) De fazendas orgnicas: contaminao apenas em arroz; baixa incidncia e valores baixos. b) De fazendas convencionais: contaminao de vrios cereais; alta incidncia e valores altos. c) De fazendas com manejo integrado: sem contaminao.

Micotoxina em milho, trigo e arroz. Itlia. (Cummings, J. ISIS Report, 2004). Convencionais com valores muito mais altos do que os orgnicos.

ALIMENTOS ORGNICO TM MAIS MICOTOXINAS (AFLATOXINA) DO QUE OS CONVENCIONAIS? .2.


2. Alimentos de origem animal que podem apresentar micotoxinas: leite, carnes e ovos.
ALIMENTOS CONVENCIONAIS E ORGNICOS PODEM CONTER MICOTOXINA, devido ingesto, pelos animais, de raes contaminadas. EM GERAL, OS VALORES SO MAIS BAIXOS NOS ORGNICOS. Por se alimentarem a pasto, com maior quantidade de volumosos do que de concentrados (gros de cereais), os alimentos orgnicos de origem animal tendem a ter menor contaminao do que os convencionais. Exemplo. Micotoxina (ocratoxina) em leite e formulaes infants. Noruega.
(Cummings, J. ISIS Report, 2004).

a) Ausente nas formulaes; b) Seis de 40 amostras (15%) de leite convencional contaminadas; c) Cinco de 47 amostras (10%) de leite orgnico contaminadas, o maior valor do convencional superando em 2x o maior valor do orgnico.

O NO USO DE FUNGICIDAS SINTTICOS FAZ COM QUE OS ALIMENTOS ORGNICOS TENHAM MAIS MICOTOXINAS?
VRIOS ESTUDOS AFIRMAM QUE NO. Segundo a FAO (2003): "studies have not shown that consuming organic products leads to a greater risk of mycotoxin contamination. Mesma opinio tm Bourn & Prescott, 2002 e Kouba, 2002. Porque o sistema imunolgico da planta ativado quando no se usa agrotxico, produzindo-se substncias de defesa contra pragas e patgenos (fitoalexinas), a tendncia dos alimentos orgnicos ter menos micotoxinas. Fitoalexinas fungistticas so responsveis pela maior durabilidade dos alimentos orgnicos no armazenamento. Fitoalexinas, usadas pelas plantas em sua defesa, so alimentos funcionais de grande importncia para a sade humana (Boue, S.M. et alli,2009. USDA). Uma delas (o resveratrol) importante antioxidante, existente no vinho tinto e no suco de uva, mxime nos orgnicos.
ALIMENTOS RICOS EM FITOALEXINAS S SO POSSVEIS COM A AGRICULTURA ORGNICA. (Boue, S.M. et alli,2009. USDA).

PRESENA DE FUNGOS EM ARROZ ORGNICO, INTEGRAL, POLIDO E PARBOILIZADO (GO).


ufc= Unidade Formadora de Colnias.

Populao mdia de fungos* (ufc/g de arroz triturado) nas amostras de arroz comercializados em mercados de Goinia, GO. Aspergillus, Penicillium, Fusarium, Rhizopus e Bipolaris.
FONTE: Rosa e Silva et alli, 2010. Embrapa, Goinia.

O CUSTO DA PRODUO ORGNICA MAIOR?


INSUMOS CULTURAS Batata convencional* Batata orgnica** Tomate convencional* Tomate orgnico** NMERO CUSTO DAS DE APLICAES APLICAES /HA QUMICAS 15 10 15 10 1.050,00 600,00 1.360,00 1.000,00 CUSTO DA ADUBAO /HA 1.180,00 250,00 3.000,00 1.100,00 CUSTO TOTAL/HA ECONOMIA COM INSUMOS. % 25% menor 50% menor

2.230,00 850,00 4.360,00 2.100,00

Cebola convencional* Cebola orgnica**

15 10

760,00 540,00

900,00 750,00

1.660,00 1.290,00

30% menor.

*Aplicaes de agrotxicos sintticos e adubos minerais solveis. **Aplicaes de calda bordalesa e leo vegetal a base de nim e esterco de aves.

MO DE OBRA. Os autores no encontraram diferenas significativas no emprego de mo de obra em ambos os sistemas, mas recomendam a escolha de reas com poucas plantas invasoras, rotaes e consorciamentos para os cultivos orgnicos.
Fonte. Empresa de Pesquisa Agropecuria e Extenso Rural de Santa Catarina. Epagri-SC,

Em mdia, os alimentos orgnicos in natura tm sobrepreo de 40%; algums, como trigo e aucar, chegam a ser 200% mais caros.

Em Curitiba (kirchner, 2006) constatou, para uma cesta de 13 produtos, valores mdios superiores a 118% nos supermercados. A mdia de preos orgnicos foi de R$ 1,75

na feira orgnica e de R$ 3,82 no supermercado.

Foto de autor desconhecido

POR QUE SO MAIS CAROS OS ALIMENTOS ORGNICOS NO BRASIL?


Demanda maior do que oferta. As propriedades orgnicas representam 1,75% do total do pas e 60% dos produtos in natura so exportados (soja,
acar, arroz, caf, cacau, carne, leite e derivados, mel, palmito, aai) (IBGE, 2006);

Especulao na rede varejista e por grandes produtores, por no existir parmetros definidos para os preos dos alimentos orgnicos; Parte dos produtores orgnicos (23% em 2006) no detem a posse das terras, o que onera o custo da produo para eles. (IBGE, 2006); A certificao e as inspees adicionam custos aos agricultores orgnicos, embora ainda pequena parte seja certificada (5,5%, em 2006). (IBGE, 2006). Para culturas que demandam maior mo de obra, ou onde ela mais cara, o custo dos alimentos pode ser maior; Por no praticar monocultivos em grande escala (90% da produo provem de pequenos e mdios agricultores), no ter acesso fcil ao crdito, no dispor de pesquisa nem de assistncia tcnica, carecer de tecnologias apropriadas e de variedades mais adequadas, o produtor orgnico pode ter queda de colheita nos primeiros anos, elevando-se os preos.

PROPORO DE ESTABELECIMENTOS PRODUTORES DE ORGNICOS NO TOTAL DOS ESTABELECIMENTOS, SEGUNDO OS GRUPOS DA ATIVIDADE ECONMICA BRASIL 2006. Fonte: IBGE, Censo Agropecurio 2006
.

Grupos da atividade econmica


Total Produo de lavouras temporrias
Horticultura e floricultura Produo de lavouras permanentes Produo de sementes, mudas e outras formas de propagao vegetal Pecuria e criao de outros animais

Estabelecimentos
Total Produtores de orgnicos Absoluto 90.497 (100%) Percentual (%) 1,75

5.175.489 1.908.654
200.379 558.587 2.682 2.277.211

30.168 (33,34%)
8.900 (9,83%) 9.557 (10,56%) 52 (0,06%) 38.014 (42,01%)

1,58
4,44 1,71 1,94 1,67

Produo florestal florestas plantadas Produo florestal florestas nativas


Pesca

74.344 126.649
15.072

1.638 (1,81%) 1.644 (1,82%)


153 (0,17%)

2,20 1,30
1,02

Aquicultura

11.911

371 (0,41%)

3,11

VANTAGENS DE SE CONSUMIR ALIMENTOS ORGNICOS , QUE SUPERAM O MAIOR CUSTO.


PARA O INDIVDUO.
Melhor sade, diminuindo os custos com medicamentos; Maior envolvimento com questes sociais, contribuindo para melhorar o padro de vida dos pequenos e mdios agricultores e a sade deles; Maior envolvimento com questes agroecolgicas, contribuindo para diminuir as perdas de solo, a poluio das guas, a contaminao dos alimentos e a manuteno das variedades e raas tradicionais; Maior envolvimento com questes econmicas, contribuindo para diminuir os custos do pas com sade, saneamento, recuperao de reas degradadas por atividades agrcolas ,e importao de insumos (agrotxicos, adubos, sementes e mquinas).
Imagem de Ziraldo, em Olho do Consumidor, MAPA, 2009.

VANTAGENS DE SE CONSUMIR ALIMENTOS ORGNICOS , QUE SUPERAM O MAIOR CUSTO.

Foto de autor desconhecido.

COMO SABER SE UM PRODUTO DE FATO ORGNICO?

O OLHO DO CONSUMIDOR V TUDO!

V SE BONITO SE FRESCO
SE DURVEL SE RENDE
PRODUTO ORGNICO? QUE ISSO?

ILUSTRAES DE ZIRALDO. O OLHO DO CONSUMIDOR. MAPA, 2009

MAS SE EU QUISER VER SE UM PRODUTO ORGNICO, COMO E QUE QUE EU FAO?

DESDE 2010, TODO PRODUTO ORGNICO VERDADEIRO PRODUZIDO NO BRASIL TRAZ SELO DO SisOrg.
Como o consumidor no pode ver se um produto de fato orgnico, o governo criou um sistema oficial para controlar essa produo, com um selo que identifica os verdadeiros produtos orgnicos.
Agora d pra confiar!

FONTE. MAPA, 2009. Olho do consumidor

Selo do Sistema Brasileiro de Avaliao da Conformidade Orgnica (SisOrg),obrigatrio para todo produto orgnico brasileiro, exceto aqueles vendidos diretamente pelos agricultores familiares.

O OLHO FONTE.DO CONSUMIDOR. MAPA, 2009

Para garantir que um produto orgnico, preciso olhar todo o sistema de produo,visitar os produtores. Os agricultores tm de seguir as normas de uma certificadora,credenciada pelo Ministrio da Agricultura, para poderem usar o selo de garantia de qualidade orgnica.

CERTIFICAO DE PROPRIEDADES ORGNICAS POR CERTIFICADORAS CREDENCIADAS .

ALGUMAS CERTIFICADORAS NO BRASIL.


CREDENCIADAS PELO MINISTRIO DA AGRICULTURA EM 2012.

Certificao por Auditoria.

INSTITUTO CHO VIVO .Esprito Santo

ECOCERT BRASIL CERTIFICADORA. Santa Catarina.

IBD CERTIFICAES LTDA. So Paulo.

IMO CONTROL DO BRASIL Ltda. So Paulo.

INSTITUTO DE TECNOLOGIA DO PARAN. Parana.

INSTITUTO NACIONAL DE TECNOLOGIA Rio de Janeiro.

AGRICONTROL LTDA. So Paulo.

Sistema Participativo de Garantia.

ASSOCIAO BRASILEIRA DE BIODINMICA. So Paulo.

ASSOCIAO DOS AGRICULTORES BIOLGICOS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. Rio de Janeiro.

ASSOCIAO DE AGRICULTURA NATURAL DE CAMPINAS E REGIO. So Paulo.

ASSOCIAO ECOVIDA DE CERTIFICAO PARTICIPATIVA. Rio Grande do Sul.

VISITAS DE INSPEO DAS CERTIFICADORAS S PROPRIEDADES ORGNICAS


CERTIFICAO INDIVIDUAL. Visitas agendadas: no mnimo uma vez por ano, para cada propriedade rural certificada. Sem aviso prvio: por amostragem, uma vez por ano, em pelo menos 5% das propriedades.
FONTE. O OLHO DO CONSUMIDOR. MAPA 2009.

CERTIFICAO EM GRUPO (pequenos proprietrios, agricultores familiares,projetos de assentamento, que tenham Sistema de Controle Interno). O nmero de inspees externas ser ,no mnimo, a raiz quadrada do nmero total dos produtores.

SISTEMA PARTICIPATIVO DE GARANTIA


Muitas vezes, a produo orgnica tende a formar um grupo entre produtores e outros interessados, como consumidores, tcnicos e organizaes sociais. Nestes casos, os participantes desse grupo podem criar um SISTEMA PARTICIPATIVO DE GARANTIA.

FONTE. O OLHO DO CONSUMIDOR. MAPA,2009.

AVALIAO DOS ALIMENTOS ORGNICOS NO SISTEMA PARTICIPATIVO DE GARANTIA

VISITAS DE VERIFICAO so feitas pelo menos uma vez por ano.

FONTE. O OLHO DO CONSUMIDOR. MAPA,2009.

FORNECEDORES DE PRODUTOS ORGNICOS (agricultores, distribuidores, comerciantes, transportadores e armazenadores) so fiscalizados pela COMISSO DE AVALIAO do OPAC (Organismo Participativo de Avaliao de Conformidade), orgo credenciado pelo MINISTRIO DA AGRICULTURA, responsvel pela emisso de ATESTADO DE CONFORMIDADE ORGNICA, vlido por um ano.

CONTROLE SOCIAL NA VENDA DIRETA AO CONSUMIDOR, SEM CERTIFICAO.


Muitos consumidores preferem comprar direto dos agricultores familiares da sua regio, em feiras e pequenos mercados. Nestes casos, os produtos so vendidos sem o selo SisOrg. Mas tambm podem ser chamados de produtos orgnicos! Para dar garantias ao consumidor, esses agricultores devem estar vinculados a uma Organizao de Controle Social (OCS) cadastrada nos rgos do Governo. A OCS pode ser uma associao, cooperativa ou consrcio de agricultores.
Tem chuchu?

FONTE. O OLHO DO CONSUMIDOR. MAPA,2009.

Tem! E garantia, tambm!

PRODUTOS ORGNICOS E PRODUTOS COM INGREDIENTES ORGNICOS SO COISAS DIFERENTES


PARTE EM INGREDIENTES ORGNICOS.
(100% A 95%)

PARTE EM PARTE EM INGREDIENTES INGREDIENTES NO ORGNICOS. ORGNICOS.


(0% A 5%) (Mnimo de 70%)

PARTE EM INGREDIENTES NO ORGNICOS.


(Mximo de 30%)

Para ser orgnico ou produto orgnico, o alimento pode conter, no mximo, 5% de ingredientes no-orgnicos. Mas preciso dizer no rtulo quais so esses ingredientes.

Produtos que tem uma poro maior de ingredientes noorgnicos s podem ser chamados de produto com ingredientes orgnicos.A parte orgnica deve ser, no mnimo,70%.

FONTE. O OLHO DO CONSUMIDOR. MAPA, 2009

FINE GRAZIE

You might also like