You are on page 1of 8

1

INTRODUO A proposta deste estudo analisar a produo cientfica da Universidade

Tecnolgica Federal do Paran- UTFPR- Campus Pato Branco que esta inserido entre os 12 campis da instituio no estado. A Universidade Tecnolgica Federal do Paran UTFPR - uma instituio federal de ensino que foi criada em 1909 como Escola de Aprendizes Artfices e, depois de algumas transformaes, passou a chamar-se Escola Tcnica Federal do Paran, em 1959. Desta, passou a Centro Federal de Educao Tecnolgica, em 1978, e, finalmente, transformou-se em Universidade Tecnolgica Federal do Paran, em 2005. Oferta mais de 60 cursos superiores de Tecnologia, bacharelados (entre eles Engenharias) e licenciaturas alm da ps-graduao, com dezenas de cursos de especializao, 20 mestrados e dois doutorados. CPIA DA INTERNET NO VALE, OLHA A O SITE

http://www.utfpr.edu.br/estrutura-universitaria/proreitorias/prograd/cursos/arquivo/Campus%20Ponta%20Grossa.pdf
NO FOI CITADA A FONTE DE PESQUISA

O Campus de Pato Branco iniciou suas atividades no dia 03 de maro de 1993, ainda como uma Unidade descentralizada do Cefet Centro Federal de Educao Tecnolgica. Ainda neste ano ocorreu a federalizao da Faculdade de Cincias e Humanidades, que pertencia Fundao de Ensino Superior de Pato Branco (Funesp),e era de responsabilidade do Municpio de Pato Branco. Alm da ampliao da estrutura fsica, o campus ganhou seis cursos superiores Administrao, Cincias Contbeis, Licenciatura em Matemtica, Letras, Processamento de Dados e Agronomia, o que quadruplicou o nmero e alunos e transformou no nico campus a contar com cursos na rea de humanas. (SABBI, 2011) Atualmente no Campus Pato Branco so ofertados e cursos tcnicos de nvel mdio, superiores de graduao bacharelados, licenciaturas, engenharias e tecnologias, e trs programas de ps-graduao stricto sensu a nvel de mestrado:

Engenharia Eltrica, aprovado pela Capes em 2008, Desenvolvimento Regional aprovado em 2009 e Tecnologia de Processos Qumicos e Bioqumicos aprovado em 2011, alm dos cursos de educao continuada: especializaes, cursos de extenso e a formao pedaggica.

Sendo instituio pblica atravs do trabalho de pesquisa e extenso que a universidade pode agir como ente transformador da realidade onde esta inserida. Neste aspecto, a publicao de resultados a legitimao das aes do pesquisador e instituio. Mantida atravs de recursos pblicos, a universidade deve ter em foco a execuo de pesquisas para a atender sociedade, e os seus resultados devem ser disponibilizados para sociedade.

JUSTIFICATIVA E CONTEXTUALIZAO

A importncia da UTFPR na regio sudoeste perceptvel atravs dos projetos governamentais e privados que a cercam. Empresas de tecnologia buscam instalar-se na regio devido ao potencial de desenvolvimento de novas tecnologias e o suporte, com possibilidade de realizao de pesquisas em parceria, oferecido pela instituio. O desenvolvimento de estudos no setor ambiental, a pesquisa que gera novas tecnologias para a agricultura nas busca da agregao de renda, do desenvolvimento regional e da melhoria da qualidade de vida da populao so pontos fortes da insero da instituio na regio. Assim se justifica O ESTUDO, PARA EVIDENCIAR A NECESSIDADE, a partir da transformao para UTFPR , DE SE analisar a produo cientfica do campus em Pato Branco atravs da quantificao destes trabalhos em dados que podero mostrar a produo cientfica dos pesquisadores locais. IGUAL VALOR TER O levantamento de como esto sendo publicados os resultados destas pesquisas. Sendo a realizao da pesquisa cientfica uma obrigao da universidade, a divulgao dos resultados uma resposta a sociedade. A proposta deste estudo a de proceder uma anlise do conjunto da produo cientfica dos pesquisadores do campus de Pato Branco da UTFPR, no perodo compreendido entre os anos de 2005 e 2011 nos cursos que aliceram a ps-graduao

stricto sensu, ou seja Agronomia, Engenharia Eltrica e Qumica. Inclui-se neste estudo a quantificao DA produo cientfica e a verificao do meio pelo qual o pesquisador optou em fazer a divulgao dos resultados. Devido ao ineditismo do trabalho e por seu carter estimulante, justifica-se sua realizao por oferecer a possibilidade de uma avaliao da produo cientfica e dos meios escolhidos para divulgao de seus resultados.

3 OBJETIVO

Analisar a produo cientfica da UTFPr Campus Pato Branco, no perodo de 2005 a 2011, nos cursos de bacharelado de Agronomia, Engenharia Eltrica e Qumica.

3.1 OBJETIVOS ESPECFICOS Avaliar quantitativamente a produo cientfica do Campus Pato Branco no periodo de 2005 a 2011; Identificar os meios utilizados pelos pesquisadores para a divulgao dos resultados; Identificar a motivao para o pesquisador para divulgar em perdico ou meio de comunicao de massa; Avaliar quantitativamente os projetos de pesquisa cientfica que surgiram atravs de solicitao de agentes externos. 4 FUNDAMENTAO TERICA DIFERENA DE ESPAAMENTO ENTRE LINHAS ARRUMEI EST COM ESPAOS DUPLOS ENTRE AS PALAVRAS, CONSERTAR DEPOIS DE PRONTO. NO TEM NUMERAO EX 1.OBJETIVOS 1.1 OBJETIVOS GERAIS. ARRUMEI MAS OBSERVAR SE FOR FAZER OUTRAS CORREES

A anlise da produo cientfica da UTFPR- Campus Pato Branco um indicativo da atuao e ao de desenvolvimento da instituio na regio de sua abrangncia. A utilizao do potencial tcnico e massa crtica do campus para

resoluo de questes da comunidade seja, atravs de temas indicados pela sociedade ou propostos pelos pesquisadores, pode mostrar a insero da instituio e sua usabilidade como ferramenta de desenvolvimento regional.

A divulgao cientfica e dos resultados de pesquisas fundamental para avaliar o seu impacto social e cultural, como tambm para recuperar, por meio do livre debate e confronto de idias, os vnculos e valores culturais que a descoberta do novo, muitas vezes rompe ou fere (CANDOTTI, 2002, p.17).

Serve ainda para a para constituio de um pblico crtico e como instrumento para despertar vocaes e novos talentos. Ento promover a discusso sobre a comunicao universidade/sociedade possibilita a abertura de um canal interativo, que pode resultar em ampliao da produo cientfica com uma maior aplicabilidade local. Einstein (1924) afirmou que a funo do pesquisador servir a cincia por ela, sem a necessidade de comprovar resultados prticos, mas tambm distinguiu uma funo comunidade cientfica, a de educar o grande pblico sobre temas cientficos. E destacou fortemente que a cincia no tem o direito de existir por si mesma.
(..) necessrio que cada homem que pensa tenha a possibilidade de participar com toda lucidez dos grandes problemas cientficos de sua poca e isso, mesmo se sua posio social no lhe permite consagrar uma parte importante de seu tempo e de sua energia reflexo cientfica. somente quando cumpre essa importante misso que a cincia adquire, do ponto de vista social, o direito de existir. (EINSTEIN, 1924)

FALTOU O NMERO DA PGINA ENTRE PARNTESES, SE NO TIVER, TIRE COMO CITAO DIRETA E INTERPRETE.

BOAVENTURA (2008), aponta que a produo cientfica nas universidades gera duas vertentes de conhecimento: o universitrio, pensado, criado e produzido pelos pesquisadores e o que denominou de conhecimento pluriversitrio. Este ltimo elaborado com aes extra-muros, onde a insero de demandas para pesquisas ocorre por necessidades comunitrias, ou pela ao de minorias que, quando acessam o mundo universitrio, veem suas culturas dispostas em tbua rasa e agem como agentes provocadores de novos questionamentos (pesquisas).
medida que a cincia se insere mais na sociedade, esta insere-se mais na cincia. A universidade foi criada segundo um modelo de relaes unilaterais com a sociedade e esse modelo que subjaz sua institucionalidade actual. O conhecimento pluriversitrio substitui a unilateralidade pela interactividade, uma interactividade enormemente potenciada pela revoluo nas tecnologias de informao e de comunicao. BOAVENTURA ( 2008, p.43).

O autor ressalta ainda que o campo profcuo do conhecimento pluversitrio esta centrado na parceria universidade-indstria e que serve como catalisador do processo de mercantilizao das universidades. Porm, a busca de sugestes junto a sociedade sobre possveis dificuldades tcnicas a serem superadas, necessidades de aprimoramento tcnico e outras fontes de gerao de temas para pesquisa, mesmo que atravs do parceria com o setor privado, pode parecer uma fonte longnqua ou inexistente para a maioria dos pesquisadores. A construo do conhecimento cientfico se faz, notadamente, atravs de ideias e interesses dos prprios pesquisadores, e por vezes, apresentando resultados que no encontram aplicao na regio de atuao da universidade. Um proeminente estudioso da comunicao cientfica Meadows (1999, p.1), afirmou que a comunicao situa-se no prprio corao da cincia . O autor destaca que a parceria intrnseca entre comunicao e produo promovem o crescimento cientfico.
[...]cincia e a comunicao parecem caminhar intrinsecamente juntas, tanto que a produo e a disseminao dos resultados de pesquisas esto lado a lado. Consequentemente, o crescimento cientfico tem envolvido no somente o aumento dos esforos humanos e os apoios financeiros, como tambm uma vasta proliferao de publicaes (MEADOWS, 1979, p. 1).

Tornasse assim perceptvel que a divulgao cientfica um meio de ampliar o espao da cincia e de criar instrumentos para que as pessoas leigas (no cientistas) possam ter acesso a construo de uma sociedade onde o conhecimento pode ser disseminado, a construo da cidadania pelo conhecimento. E neste ambiente de retroalimentao da comunicao que a sociedade poder contribuir com temas oriundos de suas necessidades para a produo de novas pesquisas, criando uma teia de produo cientfica que ultrapassa o espao da universidade. METODOLOGIA A pesquisa buscar avaliar a produo cientfica da UTFPR- Campus Pato Branco, sendo que observa-se a necessidade de aplicao dos mtodos quantitativo e qualitativo.( SILVA e MENEZES 2001) Atravs de levantamento bibliogrfico poder ser apontada e quantificada a produo cientfica dos pesquisadores do campus no perodo entre 2005 e 2011. COMENTAR O QUE LEVANTAMENTO BIBLIOGRFICO A PARTIR DE GIL NA VERDADE, PELO QUE EU ENTENDI SERIA LEVANTAMENTO DAS PRODUES BIBLIOGRFICAS QUE FORAM REALIZADAS PELOS

ACADMICOS DE MESTRADO NA UTFPR NO PERODO DE 2005 A 2011 SE FOSSE EU, FARIA MAIS ESPECFICO, SOMENTE DAS DISSERTAES, NO FICOU MUITO CLARO NO TEXTO QUAIS AS PRODUES

ACADMICAS QUE VOC PRETENDE ESTUDAR, OU ARTIGO. (GIL,2009). J para o levantamento que busca apontar o meio de divulgao mais utilizado pelos pesquisadores, os dados podero ser colhidos atravs de pesquisa qualitativa com a aplicao de entrevistas com questionrio semiestruturado . O QUE UM QUESTIONRIO SEMI ESTRUTURADO?

Para que sejam apontadas as preferencias dos meios de divulgao utilizados pelos pesquisadores a coleta de dados poder ser efetivada atravs de entrevista

semiestrutura (MOREIRA, 2002). Atravs de questionrio ( SILVA e MENEZES 2001) ser feito o levantamento do ndice de pesquisas que foram instigadas atravs de agentes externos a universidade. Com o uso adequado destas ferramentas de pesquisa possvel supor que haver condies da coleta que possibilitem uma aproximao com o objeto de estudo e que, apresentados de forma ordenada, cumpriro o aprofundamento necessrio para esclarecimento dos objetivos propostos. O mtodo qualitativo poder servir de instrumento a pesquisa documental (GIL, 2009). com o levantamento das diretrizes e do contedo dos programas de pesquisa, sendo tambm til como ferramenta de entrevista, preferencialmente semiestruturada, na busca de informaes com pesquisadores para a estabelecimento da origem dos temas abordados nas pesquisas; e com questionrio fechado para

determinao do meio onde se deu a divulgao dos resultados. O mtodo quantitativo (Silva e Menezes, 2001) ser empregado para a estabelecer a produo cientfica desenvolvida pelos pesquisadores no perodo de 2005 a 2011. MTODO QUALITATIVO PRA VER A QUALIDADE OU SEJA, PARA VER CARACTERSTICAS DE PERSONALIDADE, DE PENSAMENTO, DE PROJEO, CENRIO ETC. EU PENSO QUE A TUA PESQUISA SEJA MAIS QUANTITATIVA, MAS TEM UMA DA MOTIVAO QUE PODE SER QUALITATIVA. ENTO TEM QUE EXPLICAR AS DUAS. BASEADO NOS OBJETIVOS ESPECFICOS SUGESTES. QUANTAS DISSERTAES FORAM PRODUZIDAS NO PERODO DE 205 A 2011 VAI PESQUISAR A QUANTIDADE (EU REDUZIRIA ESSE TEMPO SE HOUVER MUITAS MONOS. APESAR DE QUE VOCE PODE RETIRAR APENAS UMA AMOSTRA PARA A PESQUISA).

Avaliar quantitativamente a produo cientfica do Campus Pato Branco no periodo de 2005 a 2011;

VOC DIVULGOU PARA A MDIA OS RESULTADOS DE SUA PESQUISA? ( ) SIM ( ) NO QUAIS FORAM OS MEIOS UTILZADOS PARA A DIVULGAO DOS RESULTADOS? ( ) INTERNET ( ) REVISTA CIENTFICA ( ) APRESENTAES EM SEMINRIOS ( ) APRESENTAO PARA ALGUMA ENTIDADE ( ) OUTRO ESPECIFICAR ETC.

EU ACHO ASSIM MAIS FCIL, S UMA SUGESTO, EU SEMPRE PROCURO PELO MTODO MAIS FCIL Identificar os meios utilizados pelos pesquisadores para a divulgao dos resultados;

Identificar a motivao para o pesquisador para divulgar em perdico ou meio de comunicao de massa;

Avaliar quantitativamente os projetos de pesquisa cientfica que surgiram atravs de solicitao de agentes externos.

You might also like