You are on page 1of 3

Umberto Eustquio dos Reis

IV PROGRAMA DE CONTROLE MDICO DE SADE OCUPACIONAL P

OBJETIVO Uma das maneiras de se preservar a sade dos empregados em funo dos riscos existentes no ambiente de trabalho atravs do PCMSO. A obrigatoriedade destes exames est estabelecida no artigo 168 e da CLT. A NR-7, por sua vez, detalha procedimentos que devem ser seguidos na sua aplicao, dentre os quais destacamos: Custear, sem nus para o empregado, todos os procedimentos relacionados ao PCMSO. Indicar um coordenador responsvel pela execuo do PCMSO. Ficam desobrigadas de indicar mdico coordenador as empresas: N de empregados Grau de risco At 25 empregados 1e2 At 10 empregados 3e4 + 25 at 50 empregados 1 e 2 (*) + 10 at 20 empregados 3 e 4 ** (*) Por determinao do Delegado Regional do Trabalho, ** em decorrncia de quando suas condies representarem potencial risco negociao coletiva grave aos trabalhadores, as empresas podero ter a obrigatoriedade de indicao de mdico coordenador

OBSERVAO: no caso da contratao desse servio, o PCMSO ficar sob a responsabilidade tcnica do mdico e no da empresa que o mesmo esteja vinculado

EXAMES MDICOS Os empregados da empresas, alm do exame admissional ou pr-admissional, ficam ainda sujeitos a realizao dos seguintes exames mdicos a cargo do PCMSO.

22

Umberto Eustquio dos Reis

PERIDICO A avaliao clnica no exame mdico peridico deve observar os seguintes prazos: a) anualmente, para os empregados menores de 18 anos e maiores de 45 anos de idade; b) a cada 2 anos, para os empregados entre 18 e 45 anos de idade; c) No caso de trabalhadores expostos a riscos ou situaes de trabalho que impliquem o desencadeamento ou agravamento de doena ocupacional, ou ainda, para aqueles que sejam portadores de doenas crnicas, os exames devem respeitar a seguinte periodicidade: A cada ano ou a intervalos menores, a critrio do mdico encarregado, ou se notificado pelo mdico agente da inspeo do trabalho, ou ainda, como resultado de negociao coletiva do trabalho; e A cada 6 meses, para os trabalhadores expostos a condies hiperbricas. DE RETORNO AO TRABALHO O exame mdico de retorno ao trabalho somente ser obrigatrio quando o empregado ficar afastado da atividade por perodo igual ou superior a 30 dias, em virtude de doena ou acidente, de natureza ocupacional, ou parto. Esse exame mdico deve ser realizado, obrigatoriamente, no primeiro dia de volta ao trabalho. DE MUDANA DE FUNO Esse exame somente ser obrigatrio quando a nova funo expor o empregado a riscos diferentes daqueles a que estava exposto antes da mudana. O referido exame dever ser realizado antes de o empregado passar a exercer a nova funo. DEMISSIONAL O exame mdico demissional poder deixar de ser exigido dependendo da data em que o empregado realizou seu ltimo exame. Esse exame deve ser realizado, obrigatoriamente, at a data da homologao da resciso do contrato de trabalho, desde que o ltimo exame tenha ocorrido h mais de:

23

Umberto Eustquio dos Reis

135 dias, quando se tratar de empresas com grau de risco 1 ou 2, podendo esse prazo ser ampliado por mais de 135 dias em decorrncia de negociao coletiva; 90 dias, no caso de empresas enquadradas em grau de risco 3 ou 4; esse prazo tambm poder ser ampliado por at mais de 90 dias, em decorrncia de negociao coletiva. Entretanto, as empresas podero ser obrigadas a realizar o exame mdico demissional independentemente da poca de realizao de qualquer exame, quando suas condies representarem potencial de risco grave aos empregados. A realizao do exame ser por determinao do Delegado Regional do Trabalho, com base em parecer tcnico conclusivo da autoridade regional competente em matria de segurana e sade do trabalhador, ou em decorrncia de negociao coletiva. Os rgos homologadores da resciso do contrato de trabalho tm exigido no ato da homologao a apresentao do exame mdico demissional. ATESTADO DE SADE OCUPACIONAL Para cada exame mdico realizado pelo PCMSO dever ser emitido, em duas vias, o Atestado de Sade Ocupacional (ASO). orientar o empregador quanto necessidade de adoo de medidas de controle no ambiente de trabalho.

24

You might also like