You are on page 1of 54

CURSO ONLINE - AFO PARA TRIBUNAIS PROF.

GRACIANO ROCHA

AULA 03

Saudaes, caro aluno! No encontro de hoje, trataremos da execuo oramentria e financeira no mbito da Administrao. Estudaremos as etapas e estgios pelos quais passam a receita e a despesa pblicas. Posteriormente, veremos algumas lies sobre o SIAFI e o SIDOR, sistemas utilizados no mbito federal para administrao financeira e elaborao oramentria. O SIDOR, na verdade, est sendo aposentado, dando lugar a um novo

sistema, o SIOP; porm, enquanto esse processo no se reflete em questes de provas, vamos estudando dessa forma mesmo. Muito bem, vamos l. Boa aula!

GRACIANO ROCHA

Prof. Graciano Rocha

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ONLINE - AFO PARA TRIBUNAIS PROF. GRACIANO ROCHA

EXECUO ORAMENTRIA E FINANCEIRA - EXECUO DA RECEITA Previso A previso da receita oramentria a estimativa para a arrecadao durante o exerccio, estimativa essa que tomar forma nos valores consignados pela LOA. O Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Pblico relaciona esse estgio a uma fase de planejamento executado pela rea tcnica do governo, com base na "Metodologia de Projeo das Receitas Oramentrias". Conforme o Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Pblico (MCASP),

"Esta metodologia busca traduzir matematicamente o comportamento da arrecadao de uma determinada receita ao longo dos meses e anos anteriores e refleti-la para os meses ou anos seguintes, utilizando-se de modelos matemticos".
A importncia do estgio da previso para o oramento est em sua influncia sobre a fixao da despesa, cujo montante no poder, em princpio, superar a arrecadao estimada (princpio do equilbrio formal). Assim, esperado que a previso da receita obedea a rigorosos modelos de projeo, j que dela depender a definio do volume do oramento seguinte. Essa caracterstica tcnica que deve permear a previso oramentria

impede, por exemplo, que se faam alteraes na estimativa de arrecadao a partir de critrios polticos ou circunstanciais, conforme indica o seguinte dispositivo da Lei de Responsabilidade Fiscal:

Art. 12, 1. Reestimativa de receita por parte do Poder Legislativo s ser admitida se comprovado erro ou omisso de ordem tcnica ou legal.
Portanto, os clculos feitos pelos tcnicos do Executivo no podero ser suplantados por opinies sem perfil "cientfico" e objetivo, digamos assim.

Como isso cai na prova?

Prof. Graciano Rocha

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ONLINE - AFO PARA TRIBUNAIS PROF. GRACIANO ROCHA 1. (CESPE/ANALISTA/STF/2008) resultante da metodologia 2. (FCC/ANALISTA/TRT-23/2007) tcnica ou legal. A questo 1 est CERTA. Como vimos, h uma metodologia estabelecida no mbito do governo para se implementar a previso da receita. A questo 2 a reproduo fiel do dispositivo da LRF destacado mais acima, sobre a reestimativa de receita por parte do Legislativo. Questo CERTA. A estimativa de arrecadao da receita

de projeo S ser

das receitas oramentrias. admitida a reestimativa de receita

por parte do Poder Legislativo se comprovado erro ou omisso de ordem

Lanamento Como dissemos, o MCASP correlaciona o supracitado estgio da previso a uma fase de planejamento das receitas, e considera os prximos trs estgios abrangidos pela fase de execuo da receita oramentria. Assim, o lanamento da receita j faz parte de sua execuo. Segundo o art. 53 da Lei 4.320/64,

O lanamento da receita o ato da repartio competente que verifica a procedncia do crdito fiscal e a pessoa que lhe devedora e inscreve o dbito desta".
importante registrar que nem todas as receitas percorrem o estgio do lanamento. A Lei 4.320/64 firma o seguinte:

Art. 52. So objeto de lanamento os impostos diretos e quaisquer outras rendas com vencimento determinado em lei, regulamento ou contrato.
Assim, para lanar uma receita, conforme o Cdigo Tributrio Nacional, devese identificar o fato gerador da obrigao, calcular o montante devido, identificar o devedor e, se for o caso, propor a penalidade cabvel. E esses passos no so aplicveis a diversos tipos de receita. Veja-se, por exemplo, o caso das transferncias, ou das operaes de crdito: no h "devedor" em sentido tributrio, no h crdito fiscal a se lanar, penalidade aplicvel etc. Prof. Graciano Rocha www.pontodosconcursos.com.br 3

CURSO ONLINE - AFO PARA TRIBUNAIS PROF. GRACIANO ROCHA

Como isso cai na prova? 3. (FCC/ANALISTA/MP-SE/2009) verificar identificar a o ocorrncia matria sujeito do determinar a O fato e, procedimento gerador calcular o sendo o da administrativo obrigao do a propor montante caso, tendente tributo a

correspondente, devido, da aplicao

tributvel, passivo

penalidade cabvel, (A) (B) (C) (D) (E) 4. recolhimento. arrecadao. previso. lanamento. fixao.

corresponde ao estgio da receita pblica denominado

(CESPE/ANALISTA/MIN. do fato gerador da o

INTEGRAO/2009) obrigao sujeito cabvel. no

Todas

as

receitas o

pblicas montante a

devem passar pelo estgio do lanamento, em que se verifica a ocorrncia correspondente, passivo e, sendo calcula-se o caso, devido, aplicao A descrio identifica-se prope-se

da penalidade dos

procedimentos feita

enunciado

da

questo

indica,

facilmente, o estgio do lanamento. Gabarito: D. Na questo 4, h uma abordagem em sentido oposto quilo que acabamos de estudar. Vrios tipos de receita, por sua prpria natureza, no podem ser objeto de lanamento. Questo ERRADA.

Arrecadao A arrecadao envolve a entrega dos recursos devidos pelos contribuintes aos agentes arrecadadores ou s instituies financeiras autorizadas pelo ente recebedor, ainda sem chegada conta do Tesouro.

Prof. Graciano Rocha

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ONLINE - AFO PARA TRIBUNAIS PROF. GRACIANO ROCHA Segundo a Lei 4.320/64, a arrecadao o estgio em que se registra o pertencimento da receita ao exerccio financeiro. Nos dizeres do art. 35, inc. I, "Pertencem ao exerccio financeiro as receitas nele arrecadadas". Isso quer dizer que a receita arrecadada em 2010 ser contabilizada como receita de 2010, para todos os fins. Portanto, a arrecadao no corresponde ainda disponibilizao dos recursos financeiros para uso do ente pblico. Pode haver um perodo em que esses recursos estejam em processamento na rede bancria, ou sob a posse de agentes arrecadadores. De qualquer modo, a disponibilidade financeira s se efetivar no prximo estgio, como se ver a seguir.

Como isso cai na prova? 5. (FCC/TCNIC0/TRF-01/2006) Entre a arrecadao de tributos e o

recolhimento h a distino de (A) guarda e entrega de valor. (B) diferena entre a previso e a arrecadao. (C) meios de que se valem os agentes arrecadadores. (D) responsabilidade (E) natureza 6. do contribuinte.

do crdito. O estgio do aos ente. dos valores junto rede recolhimento agentes de uma receita efetuada ou

(CESPE/TCNIC0/MPU/2010) pelos contribuintes financeiras para ou

pblica corresponde entrega dos recursos devidos ao devedores instituies Na questo 5, autorizadas pelo

Tesouro,

arrecadadores

diferenciar a

arrecadao

autorizada de agentes e o recolhimento efetivo ao caixa pblico, o ponto principal a distino entre guarda e entrega efetiva dos recursos. Gabarito: A.

Prof. Graciano Rocha

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ONLINE - AFO PARA TRIBUNAIS PROF. GRACIANO ROCHA A questo 6 faz uma troca entre os nomes dos estgios. As caractersticas acima pertencem ao estgio da arrecadao, e no ao do recolhimento. Questo ERRADA.

Recolhimento O estgio do recolhimento consiste na entrega, pelos agentes arrecadadores e pela rede bancria autorizada, do produto da arrecadao ao caixa do Tesouro, correspondendo efetiva disponibilizao de recursos ao ente pblico. Segundo o MCASP, nesse estgio, deve ser observado o Princpio da

Unidade de Caixa, representado pelo controle centralizado dos recursos arrecadados. Assim se manifesta a Lei 4.320/64 sobre esse estgio:

Art. 56. O recolhimento de tdas as receitas far-se- em estrita observncia ao princpio de unidade de tesouraria, vedada qualquer fragmentao para criao de caixas especiais.
Como isso cai na prova? 7. (FCC/TCNIC0/TCM-PA/2010) O recolhimento de todas as receitas far-seem estrita observncia ao princpio de unidade de tesouraria, vedada qualquer fragmentao para criao de caixas especiais.

A questo 7 reproduz o teor do art. 56 da Lei 4.320/64, sem alterao de sentido. Questo CERTA.

EXECUO ORAMENTRIA E FINANCEIRA - DESPESA O MCASP indica a existncia de trs etapas referentes despesa oramentria: o planejamento, a execuo e o controle/avaliao.

Prof. Graciano Rocha

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ONLINE - AFO PARA TRIBUNAIS PROF. GRACIANO ROCHA Planejamento A principal fase do planejamento da despesa a fixao. No Manual, a fixao discriminada nos seguintes termos:

A fixao da despesa refere-se aos limites de gastos, includos nas leis oramentrias com base nas receitas previstas, a serem efetuados pelas entidades pblicas. A fixao da despesa oramentria insere-se no processo de planejamento e compreende a adoo de medidas em direo a uma situao idealizada, tendo em vista os recursos disponveis e observando as diretrizes e prioridades traadas pelo governo.
A fixao da despesa ganha corpo nas dotaes da LOA e dos crditos adicionais, e representa o teto mximo que pode ser atingido pelos gastos pblicos durante o exerccio. As provas tratam a fixao como um dos "estgios" percorridos pela despesa oramentria. Assim, sendo chamada de fase, ou de estgio, considere a fixao como parte do processamento da despesa, ligada ainda etapa de planejamento. O MCASP informa que a fixao finalizada com a autorizao dada pelo Legislativo ao aprovar o projeto de lei oramentria ou de crditos adicionais. A etapa de planejamento da despesa compreende ainda os seguintes passos: descentralizao de crditos: nem sempre a despesa ser executada diretamente despesa, pela unidade beneficiada pelo crdito oramentrio (detalharemos isso mais adiante, nesta aula). Antes da execuo da por

pode haver movimentaes de crditos entre unidades do de rgos/entidades diferentes, que a execuo da

mesmo rgo/entidade ou diz o MCASP, "a nica

razes quaisquer. Isso no altera a finalidade ou o objeto do gasto; como diferena despesa oramentria ser realizada por outro rgo ou entidade"; programao oramentria e financeira: consiste na compatibilizao do fluxo dos pagamentos com o fluxo dos recebimentos, visando ao ajuste da despesa fixada s novas projees de resultados e da arrecadao;

Prof. Graciano Rocha

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ONLINE - AFO PARA TRIBUNAIS PROF. GRACIANO ROCHA processo de licitao e contratao: como regra, os entes pblicos devero realizar procedimentos licitatrios para a aquisio de bens e servios, por ordem constitucional (art. 37, inc. XXI). Assim, a partir de uma licitao, ou de um processo de dispensa/inexigibilidade de licitao, define-se o profissional ou empresa a se contratar, junto a quem sero obtidos os bens/servios de necessidade do ente pblico. Entretanto, deve-se considerar que nem toda despesa ser executada a partir de um procedimento licitatrio: nesse ponto, pode-se citar, por exemplo, o pagamento de pessoal e de encargos sociais, ou a amortizao da dvida.

Como isso cai na prova? 8. (FCC/ANALISTA/TRE-SE/2007) Lei do 9. Oramento. As descentralizaes, o a exemplo das A fixao da despesa caracterizada pela

(CESPE/CONTADOR/IPAJM-ES/2010) transferncias e suas dotaes transposies, oramentrias.

modificam

valor da programao

ou de

A questo 8 est CERTA. Como visto, a fixao da despesa um processo plural, realizado a partir de diretrizes e prioridades fixadas pelo governo, e que se finaliza com a autorizao do Legislativo, com a aprovao do projeto de LOA. A questo 9 tambm est ERRADA. Como visto, as descentralizaes de

crditos alteram apenas a unidade responsvel pela execuo oramentria.

Execuo da despesa Desde a Lei 4.320/64, a execuo da despesa subdividida em trs estgios, que so "fregueses frequentes" em provas de concursos: o empenho, a liquidao e o pagamento. Vamos estud-los com calma.

Prof. Graciano Rocha

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ONLINE - AFO PARA TRIBUNAIS PROF. GRACIANO ROCHA Primeiro estgio: empenho. Como j falamos, a despesa deve ser

executada a partir das deliberaes de um agente legitimado para tanto. A legislao d a esse agente a denominao de "ordenador de despesas". O empenho foi conceituado pela lei como uma obrigao pendente para o Estado. As pendncias que transformaro o empenho numa despesa efetiva sero resolvidas no prximo estgio, a liquidao. Vejamos o que a Lei 4.320/64 fala sobre o estgio do empenho:

Art. 58. O empenho de despesa o ato emanado de autoridade competente que cria para o Estado obrigao de pagamento pendente ou no de implemento de condio. Art. 59 - O empenho da despesa no poder exceder o limite dos crditos concedidos. (...) Art. 60. vedada a realizao de despesa sem prvio empenho. 1 Em casos especiais previstos na legislao especfica ser dispensada a emisso da nota de empenho. 2 Ser feito por estimativa o empenho da despesa cujo montante no se possa determinar. 3 permitido o empenho global de despesas contratuais e outras, sujeitas a parcelamento. Art. 61. Para cada empenho ser extrado um documento denominado "nota de empenho " que indicar o nome do credor, a representao e a importncia da despesa bem como a deduo desta do saldo da dotao prpria.
O "limite dos crditos concedidos", citado no art. 59, significa o total autorizado para o tipo de despesas executado. Se a autorizao destinada a um rgo, para compra de material de expediente, por exemplo, foi de R$ 10 milhes, os empenhos no podero ultrapassar esse valor.

Prof. Graciano Rocha

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ONLINE - AFO PARA TRIBUNAIS PROF. GRACIANO ROCHA

Atualmente,

com

utilizao

do

SIAFI,

suficiente

controle

contbil/eletrnico sobre o total autorizado para os diferentes tipos de despesa, de forma que essa preocupao da lei, expedida em 1964, encontra-se suprida.
A nota de empenho o documento que comprova a emisso do empenho, e que atesta a reserva de dotao para atender a despesa. um comprovante de "fundos oramentrios". Entretanto, h situaes em que, por permisso legal, a nota pode no ser emitida (por exemplo, pagamento da remunerao de servidores pblicos). A nota de empenho, alm de garantia de crdito disponvel para executar a despesa, pode ser utilizada como documento substituto de termos de contratos da Administrao com particulares. Essa uma possibilidade prevista no art. 62 da Lei 8.666/93:

Art. 62. O instrumento de contrato obrigatrio nos casos de concorrncia e de tomada de preos, bem como nas dispensas e inexigibilidades cujos preos estejam compreendidos nos limites destas duas modalidades de licitao, e facultativo nos demais em que a Administrao puder substitu-lo por outros instrumentos hbeis, tais como carta-contrato, nota de empenho de despesa, autorizao de compra ou ordem de execuo de servio.
ATENO! J uma questo manjada em provas misturar a

possibilidade de "no emisso da nota de empenho" com a "no emisso do empenho". No h despesa sem prvio empenho, sem excees. No perca esse ponto fcil.

Vamos

tecer

tambm

alguns

comentrios

sobre

os

tipos

de

empenho:

ordinrio, global e por estimativa.

Prof. Graciano Rocha

www.pontodosconcursos.com.br

10

CURSO ONLINE - AFO PARA TRIBUNAIS PROF. GRACIANO ROCHA Empenho ordinrio. O empenho ordinrio, como faz pensar seu nome, entendido como o empenho "normal", "comum". Mas, nesse mbito, o que normal ou comum? Vamos pensar em despesas as mais simples: h uma contratao, cujo valor j est determinado, e sua quitao se dar por meio de um s pagamento. A Administrao contrata o fornecedor, este entrega o bem ou servio e recebe por ele. P-pum. Assim, empenhos ordinrios se referem a despesas de valor determinado, para pronto pagamento. Empenho por estimativa. empregados para Por sua vez, os empenhos por estimativa so de despesas sem valor conhecido

processamento

previamente. Os exemplos mais comuns so de despesas recorrentes, de prestao varivel, como contas de telefone, gua e luz. Nesses casos, o empenho por estimativa registrado e vai sendo executado aos poucos, para cobrir as faturas que vo chegando. Pelo fato de conter apenas uma estimativa de gasto, o empenho por estimativa implica ajustes sua execuo. Se, ao final, para cobrir a despesa, for necessrio um montante maior que o saldo do empenho por estimativa, ser necessrio reforar o empenho; se, aps a finalizao da despesa, restar um saldo do empenho por estimativa, procede-se anulao desse saldo. Empenho global. No empenho global, temos acumuladas caractersticas dos dois outros, j vistos: o pagamento feito em parcelas, assim como ocorre com o empenho por estimativa, mas o valor da despesa determinado, tal qual na hiptese de empenho ordinrio. O empenho global utilizado para execuo de despesas contratuais e outras, sujeitas a parcelamento, como prestao de servios contnuos ou realizao de obras, que tiveram a fixao de seu valor no instrumento contratual assinado entre a Administrao e o fornecedor.

Como isso cai na prova? Prof. Graciano Rocha www.pontodosconcursos.com.br 11

CURSO ONLINE - AFO PARA TRIBUNAIS PROF. GRACIANO ROCHA 10. (FCC/ANALISTA/TRE-AM/2009) A nota de empenho indicar o nome do

credor, a especificao e a importncia da despesa, bem como a deduo desta do saldo da dotao prpria. 11. (FCC/ANALISTA/TCE-AM/2008) empenho da 12. permitida despesa. O empenho da despesa poder exceder desde o A realizao de despesa sem montante prvio exato

quando no se pode

determinar o

(FCC/ANALISTA/TRE-SP/2006) limite dos crditos pelo autorizado

concedidos

unidade

oramentria,

que

Poder Legislativo. No permitido o empenho global de

13.

(FCC/AUDITOR/TCE-SP/2008)

despesas contratuais e outras, 14. (FCC/PROCURADOR/TCE-AL/2008)

sujeitas a parcelamento. Ser feito por estimativa o empenho

da despesa cujo montante no se possa determinar. A questo 10 reproduziu o teor do art. 61 da Lei 4.320/64. Questo CERTA. Como j falamos, no existe despesa sem prvio empenho, sem exceo. A questo 11 est ERRADA. A questo 12 toca em outra vedao da Lei 4.320/64: os empenhos no podem ultrapassar o limite concedido pelas dotaes oramentrias. Questo ERRADA. O empenho global destinado justamente a atender despesas contratuais e outras, sujeitas a parcelamento. A questo 13 tambm est ERRADA. A questo 14 indicou a previso correta para a utilizao do empenho por estimativa. Questo CERTA.

Segundo estgio: liquidao. Vejamos os dispositivos legais aplicveis liquidao:

Lei 4.320/64, Art. 62. O pagamento da despesa s ser efetuado quando ordenado aps sua regular liquidao.
Prof. Graciano Rocha www.pontodosconcursos.com.br 12

CURSO ONLINE - AFO PARA TRIBUNAIS PROF. GRACIANO ROCHA

Art. 63. A liquidao da despesa consiste na verificao do direito adquirido pelo credor tendo por base os ttulos e documentos comprobatrios do respectivo crdito. 1 Essa verificao tem por fim apurar: I - a origem e o objeto do que se deve pagar; II - a importncia exata a pagar; III - a quem se deve pagar a importncia, para extinguir a obrigao. 2 A liquidao da despesa por fornecimentos feitos ou servios prestados ter por base: I - o contrato, ajuste ou acordo respectivo; II - a nota de empenho; III - os comprovantes da entrega de material ou da prestao efetiva do servio.
Como visto nas disposies acima, na liquidao, faz-se uma conferncia documental para atestar que a despesa empenhada foi realizada, ou seja, confirmar a ocorrncia do fato gerador da despesa: um servio foi prestado, um produto foi entregue, uma obra foi construda etc. necessrio, para tanto, que sejam verificados pela unidade responsvel os documentos fiscais, atestados de recebimento, comprovantes de prestao de servio, nota de empenho etc., conforme o caso.

Como isso cai na prova? 15. (FCC/AUDIT0R/TCE-MG/2005) verificao documentos do comprobatrios A do liquidao respectivo de crdito. despesa Com consiste a na essa

direito adquirido pelo credor,

tendo por base os ttulos e relao

verificao INCORRETO afirmar que tem por fim apurar

Prof. Graciano Rocha

www.pontodosconcursos.com.br

13

CURSO ONLINE - AFO PARA TRIBUNAIS PROF. GRACIANO ROCHA (A) a origem e o objeto do que se deve pagar. (B) os comprovantes da entrega do material ou da prestao do servio. (C) a importncia exata a pagar. (D) a quem se deve pagar a importncia, para extinguir a obrigao. (E) a origem e o objeto do que se deve pagar e a importncia exata a pagar. 16. (CESPE/ANATEL/ANALISTA/2006) existir sem a Nesse apresentao caso, a contabilidade. ordenador de O de pagamento de despesas processados apresentar, e autorizao poder pela ao da

documentos competente sua justificativa

autoridade

despesas,

posteriormente,

unidade gestora para

tal atitude.

Das opes da questo 15, o nico item no apurado no estgio da liquidao diz respeito aos "comprovantes da entrega do material ou da prestao do servio". Esses comprovantes servem justamente para legitimar as informaes que se verificam na liquidao. Gabarito: B. A questo 16 peca ao assumir a possibilidade de pagamento de despesas sem certificao documental (feita na liquidao). Questo ERRADA.

Terceiro estgio: pagamento. Novamente, vamos comear pela legislao:

Art. 64. A ordem de pagamento o despacho exarado por autoridade competente, determinando que a despesa seja paga. Art. 65. O pagamento da despesa ser efetuado por tesouraria ou pagadoria regularmente institudos por estabelecimentos bancrios credenciados e, em casos excepcionais, por meio de adiantamento.
Nesse estgio, novamente, temos a autoridade competente (o ordenador de despesas) determinando a execuo dos atos relativos despesa oramentria.

Prof. Graciano Rocha

www.pontodosconcursos.com.br

14

CURSO ONLINE - AFO PARA TRIBUNAIS PROF. GRACIANO ROCHA No caso da efetivao do pagamento, a redao do art. 65 da Lei est meio "atrasada"; tesourarias e pagadorias funcionando junto aos rgos pblicos no correspondem mais realidade. Hoje em dia, maciamente, os pagamentos se do por via bancria.

Como isso cai na prova? 17. (FCC/PR0CURAD0R/TCE-MG/2007) efetuado 18. quando O pagamento da despesa s ser

ordenado aps sua regular liquidao. As despesas no liquidadas podero ser

(CESPE/C0NTAD0R/DPU/2010) pagas no prprio

exerccio se

houver disponibilidade esprito da

financeira lei, que

suficiente. permite

A questo

17

reproduz corretamente o

no

sequncia diferente na execuo da despesa. Questo CERTA. A questo 18 est ERRADA: "pulou-se" o estgio da liquidao para se realizar o pagamento, o que vedado pela legislao.

MECANISMOS DE DESCENTRALIZAO Em estudos iniciais de AFO, possvel misturamos os conceitos de "crdito" e "recurso". Vale a pena distinguir inicialmente essas palavras, que tm uma relao muito prxima. A palavra "crdito", na contabilidade pblica, tem a ver com a autorizao oramentria para o gasto, e a palavra "recurso" corresponde ao aspecto financeiro do oramento, ou seja, ao dinheiro cuja utilizao foi autorizada mediante a edio do crdito. Na administrao financeira/oramentria, verificam-se fatos ligados ao

oramento que envolvem reflexos financeiros e outros que implicam apenas lanamentos contbeis (fatos estritamente oramentrios). No caso da execuo da despesa, inicialmente ocorrem fatos

oramentrios, no nascimento e na confirmao da obrigao a pagar, e o impacto financeiro registrado ao final, com a quitao junto ao credor. Prof. Graciano Rocha www.pontodosconcursos.com.br 15

CURSO ONLINE - AFO PARA TRIBUNAIS PROF. GRACIANO ROCHA Pois bem, antes de se chegar execuo da despesa em termos de estgios, ou seja, antes do empenho, pode haver algumas transaes entre rgos e entidades, com o emprego dos crditos autorizados e os recursos correspondentes. Como certo vimos rgo anteriormente, ou entidade, na por etapa de planejamento razo, decide da despesa est

compreendida a fase de "descentralizao de crditos". Isso significa que alguma no executar diretamente a despesa, mas transferir esse encargo a outro rgo/entidade.

Nesse sentido, importante ressaltar uma informao que vimos nos estudos sobre as etapas da despesa pblica. A descentralizao de crditos de uma unidade para outra no altera nada na classificao da despesa. Apenas o responsvel pela execuo que muda. A ideia que a autorizao dada pelo Legislativo, ao aprovar o projeto de LOA, continue sendo respeitada, embora a unidade responsvel pela aphcaao dos recursos nao seja mais a indicada inicialmente.
f A/ M A/ Mm | | _

Como isso cai na prova? 19. (CESPE/C0NSULT0R/SEFAZ-ES/2009) a execuo financeira representa reserva-se a o Enquanto utilizao termo a de execuo oramentria Na lado

se refere utilizao dos recursos consignados no oramento ou na LOA, crditos financeiros. para designar o tcnica oramentria, recurso

oramentrio e crdito para o lado financeiro. 20. (CESPE/C0NTAD0R/DPU/2010) oramentrios A descentralizao outra unidade de crditos

transfere a programao para

oramentria.

A questo 19 inverteu os conceitos: "recurso" diz respeito ao lado financeiro, e "crdito", ao lado oramentrio. Questo ERRADA. Como j visto, a descentralizao de crditos no muda nada na classificao da despesa, nem mesmo a unidade oramentria responsvel. Apenas a execuo prtica transferida. A questo 20 est ERRADA.

Prof. Graciano Rocha

www.pontodosconcursos.com.br

16

CURSO ONLINE - AFO PARA TRIBUNAIS PROF. GRACIANO ROCHA

Instrumentos de descentralizao Bom, agora que temos o alicerce pronto, vamos ao miolo. A "primeira descentralizao de crditos", digamos assim, ocorre logo que a LOA aprovada. A partir desse momento, com a certeza de quantas e quais dotaes sero atribudas s unidades oramentrias, a Secretaria de Oramento Federal transfere os dados relativos ao oramento para o SIAFI, sistema em que se dar a execuo oramentria. Assim, as unidades titulares dos crditos oramentrios recebem dotaes, espcie que estou chamando de "primeira descentralizao de crditos". Como j est assentado, isso representa a autorizao para a realizao de despesas. A partir da, antes de realizar a despesa, as descentralizaes de crditos oramentrios podem se dar entre rgos/entidades de estruturas diferentes (descentralizao externa) ou entre unidades de um mesmo rgo/entidade (descentralizao interna). A descentralizao externa, entre estruturas diferentes, chamada de

destaque. A descentralizao interna denomina-se proviso. Portanto, em termos oramentrios, temos, inicialmente, a dotao, liberada pela SOF para as unidades titulares dos crditos; e depois temos o destaque e a proviso, internas. referindo-se respectivamente a descentralizaes externas e

Como isso cai na prova? 21. (FCC/ANALISTA/TRT-03/2009) consiste na transferncia, No SIAFI, a movimentao de crditos que do poder

de uma

unidade gestora para outra,

de utilizar crditos oramentrios que lhe tenham sido consignados na Lei Oramentria Anual um instrumento de (A) unificao das dotaes da oramentrias. de de despesas receitas oramentrias. oramentrias. 17

(B) descentralizao (C) centralizao da

previso

arrecadao

Prof. Graciano Rocha

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ONLINE - AFO PARA TRIBUNAIS PROF. GRACIANO ROCHA (D) descentralizao (E) descentralizao 22. da da execuo execuo A de de receitas despesas oramentrias. oramentrias. externa setorial de crditos unidades

(FCC/ANALISTA/TRE-AL/2010) oramentrios gestoras (A) (B) (C) (D) (E) de realizada em rgos/Ministrios

descentralizao de rgo denomina-se:

nvel

entre

Proviso. Destaque. Dotao. Repasse. Sub-repasse.

Quanto questo 21, a movimentao de crditos que vimos estudando diz respeito descentralizao da execuo das despesas. Gabarito: E. Na questo 22, a descrio do enunciado se refere ao conceito de destaque. Gabarito: B.

Movimentao financeira Muito bem, j que falamos do lado oramentrio, vamos ao financeiro. Traando um paralelo com o esquema oramentrio que vimos acima, tambm h uma centralizao inicial dos recursos para utilizao pelas unidades gestoras e administrativas. Isso ocorre no mbito da Secretaria do Tesouro Nacional. Ao contrrio da SOF, que libera as dotaes oramentrias de uma vez s para as unidades, durante o exerccio financeiro a STN vai liberando os correspondentes recursos para as unidades aos poucos, proporcionalmente ao ritmo de execuo oramentria. Essas liberaes financeiras da STN para as unidades chamam-se cotas. Assim, da mesma forma que existem descentralizaes oramentrias externas e internas, tambm existem movimentaes financeiras externas e internas.

Prof. Graciano Rocha

www.pontodosconcursos.com.br

18

CURSO ONLINE - AFO PARA TRIBUNAIS PROF. GRACIANO ROCHA As movimentaes so financeiras de entre repasses rgos/entidades (movimentaes de estruturas e as

diferentes

chamadas

externas),

movimentaes entre unidades de uma mesma estrutura denominam-se sub-repasses (movimentaes internas).

Como isso cai na prova? 23. (FCC/ANALISTA/TRF-04/2010) (A) liberao programao de recursos do Sub-repasse rgo a o rgo setorial de

central para

financeira. de da recursos dos rgos setoriais indireta e entre de programao estas e ainda financeira de um

(B) liberao para entidades

administrao

ministrio para o outro. (C) movimentao entidades de estrutura de crditos entre unidades gestoras de rgos ou

diferente. de crditos entre unidades gestoras de um mesmo

(D) movimentao

rgo ou entidades integrantes do oramento fiscal e da seguridade social. (E) liberao de recursos dos rgos setoriais de programao financeira

para as unidades gestoras de sua jurisdio e um mesmo ministrio, rgo ou entidade.

entre as

unidades gestoras de

Sub-repasse uma movimentao financeira entre unidades que pertencem ao mesmo contexto organizacional. Essa noo est disposta na alternativa E.

Creio que j tenha ficado evidente: o processo que ocorre no lado financeiro, com as movimentaes de recursos, um espelho do que ocorre com as descentralizaes de crditos oramentrios. E no para ser diferente; o recurso deve acompanhar o crdito, dando-lhe suporte financeiro, ou, como dizemos no dia a dia, dando "fundos" ao crdito. Portanto, conhecer: podemos traar um paralelo entre as figuras que acabamos de

Prof. Graciano Rocha

www.pontodosconcursos.com.br

19

CURSO ONLINE - AFO PARA TRIBUNAIS PROF. GRACIANO ROCHA as dotaes oramentrias transferidas pela SOF sero suportadas financeiramente pelas cotas financeiras liberadas pela STN; os destaques oramentrios de um rgo/entidade para uma unidade de estrutura diferente (externa) correspondero, posteriormente, liberao de repasses financeiros s mesmas unidades beneficirias; as provises oramentrias entre unidades de uma mesma estrutura (internas) correspondero, posteriormente, liberao de sub-repasses financeiros. No site da STN, existe um diagrama interessante sobre o assunto:

Prof. Graciano Rocha

www.pontodosconcursos.com.br

20

CURSO ONLINE - AFO PARA TRIBUNAIS PROF. GRACIANO ROCHA

Acima, vemos os universos oramentrio e financeiro espelhados: a SOF liberando dotaes (apesar de no ter surgido o nome), e a STN, cotas; o Ministrio A descentralizando crditos para o Ministrio B (destaque); a unidade central do Ministrio B descentralizando proviso para uma

Prof. Graciano Rocha

www.pontodosconcursos.com.br

21

CURSO ONLINE - AFO PARA TRIBUNAIS PROF. GRACIANO ROCHA

unidade do mesmo rgo, e por a afora, exatamente como descrevemos nos comentrios acima.

Como isso cai na prova? 24. (CESPE/ANALISTA/MPU/2010) est para cota assim financeira como financeiro, financeiro. 25. (FCC/ANALISTA/MPU/2007) Na execuo oramentria e financeira, com e crditos os e correto destaque afirmar que dotao est para oramentria para repasse sub-repasse

oramentrio est

proviso

oramentria

termos destaque e repasse esto relacionados, (A) especiais. obteno de autorizao para crditos

respectivamente, extraordinrios

(B) fixao da reserva de contingncias e liberao financeira de crditos adicionais. (C) autorizao de despesa oramentria e previso de receita

extraoramentria. (D) autorizao (E) autorizao oramentria. A questo 24 faz uma correlao acertada entre as figuras da descentralizao oramentria e da movimentao financeira. Questo CERTA. Quanto questo 25, fixando o entendimento, e repasse destaque uma uma oramentria de despesa e transferncia de e recursos financeiros. de receita

extraoramentria

arrecadao

descentralizao

oramentria

externa,

movimentao

financeira externa, correspondente quela primeira. Gabarito: D.

Prof. Graciano Rocha

www.pontodosconcursos.com.br

22

CURSO ONLINE - AFO PARA TRIBUNAIS PROF. GRACIANO ROCHA SIAFI O que o SIAFI? "SIAFI" a sigla para Sistema Integrado de Administrao Financeira do

Governo Federal. O conceito trazido pela STN o seguinte:

O SIAFI um sistema informatizado que processa e controla, por meio de terminais instalados em todo o territrio nacional, a execuo oramentria, financeira, patrimonial e contbil dos rgos da Administrao Pblica Direta federal, das autarquias, fundaes e empresas pblicas federais e das sociedades de economia mista que estiverem contempladas no Oramento Fiscal e/ou no Oramento da Seguridade Social da Unio.
s vezes, as bancas cobram questes a Pensando nisso, vejamos o seguinte disponvel no site do Tesouro Nacional: respeito da histria do SIAFI. do Manual SIAFI, tambm texto,

O SIAFI, como sistema computacional, foi implantado em 1987, tornando-se, desde ento, um importante instrumento para o acompanhamento e controle da execuo oramentria, financeira e contbil do governo federal, configurando-se, atualmente, no maior e mais abrangente instrumento de administrao das finanas pblicas, entre os seus congneres conhecidos no mundo. At o exerccio de 1986, o governo federal enfrentava uma srie de problemas de natureza administrativa que impedia a adequada gesto dos recursos pblicos e dificultava a preparao do oramento unificado, que passaria a vigorar em 1987. A implantao do SIAFI foi viabilizada a partir da criao da STN, vinculada ao Ministrio da Fazenda, atravs do Decreto n. 92.452, de 10 de maro de 1986, com o objetivo de promover a modernizao e a integrao dos sistemas de programao financeira, de execuo oramentria e de contabilidade dos rgos e Entidades Pblicas do Governo Federal. O SIAFI foi utilizado inicialmente apenas pelo Poder Executivo, expandido-se de forma gradual pelos demais Poderes a partir da percepo, pelos usurios,
Prof. Graciano Rocha www.pontodosconcursos.com.br 23

CURSO ONLINE - AFO PARA TRIBUNAIS PROF. GRACIANO ROCHA

das vantagens oferecidas pelo Sistema. Atualmente, utilizam-se do SIAFI todos os rgos da Administrao Direta, inclusive os pertencentes aos Poderes Legislativo e Judicirio, e grande parte da Administrao Indireta, faltando apenas as Empresas Pblicas e Sociedades de Economia Mista que no compem o Oramento Geral da Unio - OGU, e as Instituies Financeiras Oficiais. As Entidades que ainda no utilizam o SIAFI tm seus saldos contbeis integrados periodicamente, para efeito de consolidao das informaes econmica-financeiras do Governo Federal, exceo das Sociedades de Economia Mista, que tm registrada apenas a participao acionria do Governo. Esta integrao das informaes proporciona transparncia sobre o total dos recursos movimentados pela Administrao Pblica, tanto no que se refere origem quanto aplicao destes recursos a nvel nacional.
Curiosamente, o SIAFI , na verdade, "os SIAFIS". A cada ano criado um sistema fechado em si para a execuo oramentria, financeira, patrimonial e contbil da Administrao Federal. O sistema "SIAFI anual" se desdobra em subsistemas, que, por sua vez, se dividem em mdulos, que se subdividem em consultas ou transaes. Assim, apesar de se destacar a vertente relativa "administrao

financeira", que inclusive o que justifica a sigla "SIAFI", nesse sistema se fazem registros de variadas naturezas. No mbito do SIAFI, h registros relativos a celebrao de contratos e convnios; h registros exclusivamente oramentrios, como a converso de empenhos em restos a pagar; h registros tpicos de controle, como a confirmao, por agente distinto, das operaes efetuadas por outro; h registros administrativos, como a especificao dos agentes responsveis pelas unidades, etc. Com a utilizao desse sistema, ao lado da adoo da Conta nica do Tesouro, a centralizao de recursos na esfera federal pde se concretizar. Os milhares de contas bancrias mantidas pelos rgos e entidades federais, antes da conta nica e do SIAFI, foram extintos, e suas disponibilidades

Prof. Graciano Rocha

www.pontodosconcursos.com.br

24

CURSO ONLINE - AFO PARA TRIBUNAIS PROF. GRACIANO ROCHA foram depositadas no caixa nico. Nesse sentido, relativamente Conta nica, o SIAFI funciona, grosso modo, como "internet banking". Antes disso, com a pulverizao de contas bancrias, o tempo entre a ocorrncia de um fato e o levantamento de demonstrativos oramentrios, financeiros ou patrimoniais que levassem em conta esse fato era muito grande. Isso inviabilizava o uso gerencial das informaes e diminua o valor da Contabilidade Pblica como fornecedora de dados confiveis. Apesar de as disponibilidades estarem depositadas numa s conta, mantido um controle rgido de sua origem e de sua destinao, de forma que esse dinheiro "no se mistura". Ou seja, mesmo com a unificao de caixa, no houve restrio da gesto, do controle e da individualizao dos recursos a cargo de cada unidade. Atualmente, para gerir os recursos centralizados, os mesmos mtodos e procedimentos contbeis so adotados por todos os responsveis pelos atos de gesto sobre esses recursos. Para se fazer lanamentos contbeis no SIAFI, no necessrio dominar a linguagem contbil de dbito e crdito em partidas dobradas; utilizam-se os "eventos", cdigos numricos referentes a certas operaes prticas, que so interpretados pelo sistema como uma srie de lanamentos contbeis. Em termos de abrangncia, todos os rgos da administrao direta, mais as autarquias, fundaes e empresas/sociedades de economia mista contempladas pelos oramentos fiscal e da seguridade (aos quais se aplicam integralmente os aspectos da contabilidade pblica), todas essas unidades esto obrigadas a utilizar o SIAFI para o registro de seus atos de gesto financeira, contbil, patrimonial, oramentria. Registre-se que entidades Por que ficarem temporariamente ou responsveis privadas por que

recursos federais no se integraro, por isso, ao SIAFI durante o perodo correspondente. exemplo, prefeituras entidades celebrarem convnios com a Administrao Federal, recebendo recursos para execuo de planos de trabalho de interesse da Unio, no sero abrangidas pelo SIAFI.

Prof. Graciano Rocha

www.pontodosconcursos.com.br 25

25

CURSO ONLINE - AFO PARA TRIBUNAIS PROF. GRACIANO ROCHA Entretanto, possvel que entidades no pertencentes Administrao Federal tambm utilizem o SIAFI, desde que haja autorizao pela STN.

Como isso cai na prova? 26. (CESPE/CONTADOR/MIN. informatizado patrimonial e de economia das autarquias, que ESPORTE/2008) controla a da O SIAFI um direta sistema financeira, federal, fiscal e

execuo

oramentria,

contbil dos rgos fundaes e que mista

administrao pblica contempladas no

empresas pblicas federais e

das sociedades

estiverem

oramento

(ou) no oramento da seguridade social da Unio. 27. (CESPE/ACE/TCU/2007) Administrao 28. Financeira O controle (SIAFI). A operacionalizao da conta nica dos saldos e a transferncia de

recursos entre as unidades gestoras so feitos pelo Sistema Integrado de

(CESPE/ANALISTA/SAD-PE/2009)

efetuada por meio de documentos registrados no SIAFI. 29. (CESPE/CONTADOR/DPU/2010) pelo pelo 30. Poder a sistema. Cabe ao SIAFI integrar e compatibilizar as Executivo, partir da poderes O SIAFI pelos foi de utilizado forma das inicialmente pelos vantagens apenas demais

expandindo-se

gradual

percepo,

usurios,

oferecidas

(CESPE/ANALISTA/STF/2008)

informaes no mbito dos governos federal,

estadual e municipal.

A questo 26 est CERTA: foi feita uma simples cpia do texto constante do site do Tesouro Nacional. A questo 27 aborda uma das principais funes do SIAFI, cumprindo o papel de "banco virtual" dos rgos e entidades pertencentes aos oramentos fiscal e da seguridade. Questo CERTA. A Conta nica tem seu saldo afetado pelos documentos emitidos no mbito do SIAFI, sobretudo documentos de arrecadao de receitas e ordens bancrias. A questo 28 est CERTA.

Prof. Graciano Rocha

www.pontodosconcursos.com.br

26

CURSO ONLINE - AFO PARA TRIBUNAIS PROF. GRACIANO ROCHA A questo 29 est CERTA, tambm reproduzindo parte do histrico do SIAFI constante da pgina do Tesouro. A questo 30 est ERRADA. O SIAFI destinado precipuamente s operaes dos rgos e entidades federais (embora, excepcionalmente, outras entidades possam utiliz-lo).

Objetivos do SIAFI Vale a pena conhecer os objetivos do SIAFI, indicados pela STN: prover Pblica; fornecer meios para agilizar a programao financeira, otimizando a utilizao dos recursos do Tesouro Nacional, atravs da unificao dos recursos de caixa do Governo Federal; permitir que a contabilidade pblica seja fonte segura e tempestiva de informaes gerenciais destinadas a todos os nveis da Administrao Pblica Federal; padronizar mtodos e rotinas de trabalho relativas gesto dos recursos pblicos, sem implicar rigidez ou restrio a essa atividade, uma vez que ele permanece sob total controle do ordenador de despesa de cada unidade gestora; permitir o registro contbil dos balancetes dos estados e municpios e de suas supervisionadas; permitir o controle da dvida interna e externa, bem como o das transferncias negociadas; integrar e Federal; permitir o acompanhamento e a avaliao do uso dos recursos compatibilizar as informaes no mbito do Governo mecanismos adequados e ao controle aos dirio da da execuo

oramentria,

financeira

patrimonial

rgos

Administrao

pblicos; e Prof. Graciano Rocha www.pontodosconcursos.com.br 27

CURSO ONLINE - AFO PARA TRIBUNAIS PROF. GRACIANO ROCHA proporcionar a transparncia dos gastos do Governo Federal.

Como isso cai na prova? 31. (CESPE/ANALISTA/SERPRO/2008) e rotinas de trabalho essa permanecendo atividade, no objetivo entanto, do SIAFI padronizar mtodos dos o recursos total pblicos, do sob controle

relativas

gesto

ordenador de despesa de cada unidade gestora. 32. (CESPE/ANALISTA/TJCE/2008) prover mecanismos oramentria, administrao fonte adequados e razo financeira pblica, Um ao pela dos principais aos objetivos e se do SIAFI da em

controle qual a

mensal e rgos contabilidade

anual da

execuo

patrimonial

entidades converteu

tempestiva

de informaes. basicamente reproduzindo o texto de um dos

A questo 31

est CERTA,

objetivos do SIAFI indicados pela STN. A questo 32 est ERRADA: o controle da execuo oramentria, financeira e patrimonial dirio, e no mensal/anual. Desse modo, no haveria "tempestividade de informaes", como mencionado.

Modalidades de uso Para os rgos e entidades abrangidos pelo SIAFI, o sistema pode ser utilizado sob a modalidade total ou sob a modalidade parcial. As LDO's, a cada ano, tm determinado que os rgos da administrao direta, as autarquias, fundaes e empresas estatais dependentes utilizem o SIAFI na modalidade total. Assim, a utilizao do SIAFI na modalidade parcial praticamente residual. As caractersticas da modalidade de uso total do SIAFI so: processamento de todos os atos e fatos do rgo/entidade pelo SIAFI, incluindo as eventuais receitas prprias;

Prof. Graciano Rocha

www.pontodosconcursos.com.br

28

CURSO ONLINE - AFO PARA TRIBUNAIS PROF. GRACIANO ROCHA identificao de todas as disponibilidades financeiras do rgo por meio da Conta nica do Governo Federal ou das contas fisicamente existentes na rede bancria; sujeio dos procedimentos oramentrios e financeiros do rgo ao

tratamento padro do SIAFI, incluindo o uso do Plano de Contas do Governo Federal; e o SIAFI se constitui como base de dados oramentrios, financeiros e contbeis para todos os efeitos legais. So caractersticas da modalidade de uso parcial do SIAFI: execuo financeira dos recursos previstos no Oramento Geral da Unio efetuada pelo SIAFI; no se permite o tratamento de recursos prprios do

rgo/entidade; no substituio da contabilidade do rgo/entidade, sendo

necessrio o envio de balancetes a unidades integrantes do SIAFI para incorporao de saldos.

Como isso cai na prova? 33. (CESPE/ANALISTA/TRE-G0/2008) documentos 34. contbeis legais. A modalidade da de uso nem parcial dispensa do o SIAFI no envio de A utilizao dos recursos do SIAFI,

ainda que na modalidade total, no dispensa os rgos da elaborao dos

(CESPE/ANALISTA/MCT/2008) permite tratar recursos

prprios

entidade

balancetes e balanos para integrao pelos rgos setoriais do sistema. A questo 33 est ERRADA: com a modalidade de uso total do SIAFI, elaborao sistema. A questo 34 indica as "tarefas adicionais" que envolvem a modalidade de uso parcial do SIAFI. Questo CERTA. Prof. Graciano Rocha www.pontodosconcursos.com.br 29 e emisso dos demonstrativos contbeis se d pelo a

prprio

CURSO ONLINE - AFO PARA TRIBUNAIS PROF. GRACIANO ROCHA

Formas de acesso Como vimos, apesar da denominao "conta para nica", possvel que, em

situaes excepcionais, unidades da Administrao Federal abram contas bancrias junto a instituies financeiras realizar suas operaes de arrecadao e pagamento de despesas. Isso se d principalmente em virtude da impossibilidade da conexo entre a unidade em questo com o SIAFI. Levando isso em conta, foram institudas duas formas de acesso ao SIAFI: online e offline. As caractersticas da forma de acesso online so as seguintes: todos os documentos oramentrios e financeiros das UG so emitidos diretamente pelo sistema; a prpria unidade atualiza os arquivos do sistema, digitando, por meio de terminais conectados ao SIAFI, dados relativos aos atos e fatos de gesto; as disponibilidades financeiras da unidade so individualizadas em contas contbeis no SIAFI, compondo o saldo da Conta nica e de outras contas de arrecadao ou devoluo de recursos. J a forma de acesso offline (na verdade, isso forma de "no acesso", concorda?) se caracteriza pelo seguinte: as disponibilidades financeiras da Unidade so individualizadas em conta corrente bancria e no compem a Conta nica; a unidade emite seus documentos oramentrios, financeiros e contbeis previamente introduo dos respectivos dados no sistema; a unidade no introduz os dados relativos a seus documentos no

sistema, o que feito por meio de outra unidade, denominada Plo de Digitao. Alm de as unidades offline no poderem ser integradas ao SIAFI, as

disponibilidades em moeda estrangeira tambm justificam a no utilizao Prof. Graciano Rocha www.pontodosconcursos.com.br 30

CURSO ONLINE - AFO PARA TRIBUNAIS PROF. GRACIANO ROCHA da conta nica, pelo que se permite e abertura de contas bancrias em instituies autorizadas. Cabe STN providenciar a alterao na forma de acesso ao SIAFI, a partir do requerimento das unidades solicitantes.

Como isso cai na prova? 35. (CESPE/ANALISTA/TRE-AP/2007) offline. 36. (CESPE/ANALISTA/MIN. tarefa INTEGRA0/2009) Na forma de acesso ao SIAFI O SIAFI permite que as unidades

gestoras, na efetivao dos seus registros, acessem-no de forma online ou

denominada off-line, a unidade gestora precisa repassar outra unidade a de introduzir os dados relativos aos seus documentos contbeis.

A questo 35 limita-se a indicar as duas formas de acesso ao SIAFI. Questo CERTA. A questo 36 faz pensar no encaminhamento de informaes contbeis das unidades offline aos "Plos de Digitao", que so conectados ao SIAFI. Questo CERTA.

Segurana do SIAFI a) Conformidades. No tocante aos mecanismos de segurana do SIAFI,

existem procedimentos de verificao de dados e de usurios do sistema, que compem o que se denominou "conformidades". Atualmente, esto previstos trs tipos de conformidades no mbito do SIAFI. Vamos reproduzir o entendimento da STN sobre elas:

Conformidade Contbil: a conferncia efetuada pelas Unidades Setoriais Contbeis, tendo como objetivo assegurar o fiel e tempestivo registro dos dados contbeis registrados pelas Unidades Gestoras no SIAFI, relativos aos atos e
Prof. Graciano Rocha www.pontodosconcursos.com.br 31

CURSO ONLINE - AFO PARA TRIBUNAIS PROF. GRACIANO ROCHA

fatos de sua gesto financeira, oramentria e patrimonial, de acordo com a documentao. Conformidade de Operadores: tem por objetivo automatizar a rotina peridica de confirmao ou desativao de usurio pela prpria Unidade Gestora (UG), atravs de seu operador habilitado a proceder a confirmao. A no execuo da Conformidade de Operadores no ms, implica na suspenso dos usurios da UG. Conformidade de Registros de Gesto: consiste na certificao dos registros dos atos e fatos de execuo oramentria, financeira e patrimonial includos no SIAFI e da existncia de documentos hbeis que comprovem as operaes.
A conformidade de registros de gesto recente, instituda em 2007, em substituio s antigas "conformidade diria" e "conformidade documental". O servidor designado para a conformidade de registros de gesto atesta a correo dos atos praticados por outros servidores, responsveis pela gesto dos recursos e bens a cargo da unidade respectiva. como um "fiscal" de atos praticados no mbito do SIAFI. Inclusive por isso, em favor do princpio da segregao de funes, o operador responsvel pela conformidade de registros de gesto no pode emitir documentos no SIAFI (salvo situao excepcional, que configure ausncia de pessoal na unidade). Pelo encargo assumido, esse servidor classificado com um dos

responsveis pela respectiva gesto.

unidade, devendo

responder em caso de

equvocos ou m-f na aplicao dos procedimentos de verificao dos atos de

b) Perfil de usurio e nveis de acesso. O acesso ao SIAFI no aberto ao pblico. Apenas operadores usurio, autorizados, CPF, portadores de senha, podem seja registrar e/ou consultar transaes no mbito do sistema. O acesso se d pelo fornecimento, pelo do que serve como login (embora possvel o acesso sem CPF, excepcionalmente). A depender da unidade e dos usos que cada usurio poder fazer no SIAFI, concedido a ele um perfil. O perfil um conjunto de transaes 32

Prof. Graciano Rocha

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ONLINE - AFO PARA TRIBUNAIS PROF. GRACIANO ROCHA disponibilizadas ao operador, para que realize suas tarefas. Ao entrar no sistema com sua senha, o SIAFI j surge adaptado ao perfil do operador, permitindo o acesso apenas s transaes a ele autorizadas. A concesso do perfil feita por solicitao aos agentes de cada rgo

designados pela STN para a liberao do acesso. c) Nveis de acesso. Outro aspecto referente ao SIAFI o nvel de acesso concedido aos usurios, que reflete justamente o perfil autorizado. Parlamentares e rgos de controle (notadamente, TCU) tm acesso total ao SIAFI (nvel 9) para consulta de transaes. Entretanto, h nveis de acesso que permitem apenas a visualizao e o registro de transaes no mbito da unidade gestora, ou do rgo de lotao do servidor, de entidades vinculadas etc. d) Confiabilidade dos registros. As transaes e consultas praticadas no mbito do SIAFI ficam gravadas, de modo a possibilitar a verificao de quais operaes foram praticadas por quais usurios em certo momento. Alm disso, os registros do SIAFI no podem ter seu contedo alterado; caso seja necessrio "desfazer" um registro, o procedimento aplicvel a efetivao de um registro que anule os efeitos do primeiro. Assim, os lanamentos registrados no SIAFI so permanentes.

Como isso cai na prova? 37. (CESPE/ASSESSOR dos registros de designado pelo rol dos 38. TCNIC0/TCE-RN/2009) gesto de unidade gestora O registro de da conformidade do

responsabilidade

servidor formalmente o qual constar

titular da

executora,

responsveis. O acesso para registro de documentos

(CESPE/ANALISTA/SAD-PE/2009) do servidor em cargo pblico.

ou para consultas ao SIAFI ser autorizado a partir do momento da posse

39.

(CESPE/ANALISTA/TRE-AP/2007) documentos cadastramento ou para e habilitao

acesso usurios.

ao

SIAFI para somente

registro aps

de

consultas dos

autorizado

prvio

Prof. Graciano Rocha

www.pontodosconcursos.com.br

33

CURSO ONLINE - AFO PARA TRIBUNAIS PROF. GRACIANO ROCHA 40. (CESPE/ANALISTA/ANCINE/2006) assegura o acesso, O uso autorizado dos recursos do SIAFI

mediante senha,

de cada

usurio cadastrado a todos

os nveis de acesso, de forma que o Tesouro Nacional possa viabilizar com maior rapidez e amplitude os fatos oramentrios. 41. (CESPE/CONTADOR/UNIPAMPA/2009) documento no SIAFI e aps nesses a qualquer irregularidade Uma sua vez includos os dados seja de um por

contabilizao, somente ser

caso

constatada

dados,

possvel corrigi-la

meio da emisso de novo documento que efetue o acerto. A questo 37 est CERTA. O servidor incumbido da conformidade de registros de gesto listado como um dos responsveis da unidade. A questo usurios. A questo 39 demonstra corretamente essa dinmica que acabamos de indicar. Questo CERTA. A questo 40 est ERRADA. Vimos que h diferentes perfis e nveis de acesso para os usurios do SIAFI, conforme o rgo e as funes que o usurio ir desempenhar no sistema. A questo 41 reflete bem a maneira de corrigir lanamentos incorretos no SIAFI: apenas com lanamentos de efeito inverso. Questo CERTA. 38 est ERRADA. O acesso ao SIAFI no "automtico";

necessrio sempre fazer a requisio aos responsveis pelo cadastramento de

SIDOR O SIDOR um sistema informatizado, de responsabilidade da Secretaria de Oramento relativos Federal (SOF/MPOG), em que se e realizam os procedimentos no elaborao do oramento dos crditos adicionais,

mbito do governo federal. Dessa forma, durante a elaborao do projeto de LOA, possvel s unidades registrar suas necessidades oramentrias, que so encaminhadas aos rgos setoriais para a agregao das propostas setoriais. Estas, por fim, sero

Prof. Graciano Rocha

www.pontodosconcursos.com.br

34

CURSO ONLINE - AFO PARA TRIBUNAIS PROF. GRACIANO ROCHA condensadas posteriormente no PLOA. Da mesma forma, a elaborao dos projetos de lei de crditos adicionais demanda a utilizao do SIDOR para registro das dotaes correspondentes. Aps a aprovao e publicao da LOA, a SOF efetua os ajustes relativamente ao projeto anteriormente enviado, e finaliza a proposta oramentria, que ser integrada ao SIAFI. O SIDOR e o SIAFI utilizam o mesmo sistema de classificao contbil para as categorias de programao oramentrias. Desse modo, esses sistemas podem "conversar" entre si: as dotaes registradas no SIDOR, bem como as previses de arrecadao, so transferidas para o SIAFI, que tem, a partir de ento, o "ponto de partida" fixado para a receita e para a despesa do exerccio financeiro. No SIAFI que se faz o acompanhamento da execuo do oramento em nvel analtico, o que permite tambm o controle das operaes. Essa relao entre os dois sistemas fica evidenciada pelo seguinte texto,

disponvel no site do MPOG:

A STN registra no SIAFI os limites oramentrios para cada unidade administrativa, a partir de uma fita magntica preparada pela SOF em seu sistema SIDOR, aps a aprovao da LOA pelo Congresso. Isso estabelece os limites dos compromissos anuais correspondentes aos crditos oramentrios autorizados para cada Ministrio. Em seguida, a STN estabelece os limites dos desembolsos mensais para cada Ministrio, com base nas alocaes oramentrias autorizadas para cada um. Assim, os sistemas SIDOR e SIAFI no esto conectados diretamente, mas so capazes de se comunicar.
Alm disso, as atividades de avaliao oramentria so possibilitadas, em larga medida, por um terceiro sistema informatizado da esfera federal: o Sistema de Informaes Gerenciais e de Planejamento, o SIGPLAN, que o sistema de acompanhamento da execuo do PPA. Uma novidade que talvez comece a surgir em provas o novo sistema

institudo pela SOF, o Sistema Integrado de Planejamento e Oramento

Prof. Graciano Rocha

www.pontodosconcursos.com.br

35

CURSO ONLINE - AFO PARA TRIBUNAIS PROF. GRACIANO ROCHA (SIOP), que dever substituir o SIDOR e o SIGPLAN. Veja a notcia lanada pela SOF:

Novo Sistema de Planejamento e Oramento comea a operar Braslia, 27/05/2009 - Com o objetivo de integrar os atuais sistemas utilizados na elaborao e acompanhamento do Plano Plurianual e do Oramento da Unio, a Secretaria de Oramento Federal (SOF/MP), em parceria com a Secretaria de Planejamento e Investimento (SPI/MP) e o Departamento de Empresas Estatais (DEST/MP), desenvolveu e colocou em operao, desde o incio deste ms, o novo Sistema Integrado de Planejamento e Oramento - SIOP. Com o SIOP, os rgos setoriais e as unidades oramentrias do Governo Federal passam a ter um nico sistema para alimentar o cadastro de programas e aes. Alm disso, com o SIOP, os usurios passaro a ter maior agilidade e qualidade no processo de captao da Proposta Oramentria onde foi substitudo o preenchimento de formulrios, que at o ano passado, era feito manualmente. Fato que, muitas vezes, gerava incompatibilidade nas informaes. "Outra vantagem do novo sistema que ele permite ao usurio o acesso via internet" explica Sandro Arajo, Gerente responsvel pela rea de Tecnologia da Informao da SOF. Atualmente existem duas fontes cadastrais para programas e aes: o Sistema de Informaes Gerenciais e de Planejamento (SIGPLAN) que gerencia o PPA, acessado via internet, e o Sistema Integrado de Dados Oramentrios (SIDOR), cujo acesso do cadastro de aes exclusivo aos servidores do Ministrio do Planejamento. A idia que no futuro o SIOP substitua integralmente os sistemas hoje existentes. Apenas o que se refere ao cadastro de programas e aes j
Prof. Graciano Rocha www.pontodosconcursos.com.br 36

CURSO ONLINE - AFO PARA TRIBUNAIS PROF. GRACIANO ROCHA

foi substitudo. Pretende-se tambm disponibilizar mdulos para acesso pelo cidado e outros rgos, como o Congresso Nacional e o Tribunal de Contas da Unio.

Como isso cai na prova? 42. (CESPE/ANALISTA/MIN. elaborao centralizador da dos proposta pedidos INTEGRAO/2009) oramentria, de alterao o do Alm SIDOR oramento de serve em ajudar como execuo na agente por

meio de crditos adicionais. 43. (CESPE/CONTADOR/MIN. proposta feita s pelos suas encaminhada ESPORTE/2008) rgos setoriais respectivas No no primeiro SIDORnet e, oramentrias momento, em para a

seguida, anlise,

unidades

reviso e ajustes. 44. (CESPE/ANALISTA/MCT/2008) podero ser Oramentrios (SIDOR). Todas pelo as etapas Sistema do ciclo oramentrio de Dados

acompanhadas

Integrado

A questo 42 indica os dois lados da principal funo do SIDOR: a elaborao dos crditos oramentrios, iniciais e adicionais. Questo CERTA. A questo 43 est ERRADA. Inverteu-se o roteiro de elaborao oramentria no mbito do SIDOR: primeiro, elaborao pelas unidades, depois a agregao nos rgos setoriais e, por fim, compilao pela SOF. A questo 44 tambm est ERRADA. No SIDOR, realiza-se principalmente a elaborao oramentria. A execuo, o acompanhamento e o controle/avaliao do-se normalmente por outros meios e sistemas.

Muito bem, caro aluno, chegamos ao fim da segunda aula. Muita informao importante foi vista hoje! Nos vemos semana que vem, com o terceiro encontro. Estudaremos as

classificaes aplicveis receita pblica e os aspectos da dvida ativa. Prof. Graciano Rocha www.pontodosconcursos.com.br 37

CURSO ONLINE - AFO PARA TRIBUNAIS PROF. GRACIANO ROCHA Um abrao, bons estudos!

GRACIANO ROCHA

Prof. Graciano Rocha

www.pontodosconcursos.com.br

38

CURSO ONLINE - AFO PARA TRIBUNAIS PROF. GRACIANO ROCHA

RESUMO DA AULA 1. A Lei 4.320/64 estabelece trs estgios percorridos pela receita

oramentria em sua execuo, mas a doutrina e as provas entendem existir mais um, que antecede todos eles: a previso, que se caracteriza como um estgio de planejamento. 2. Segundo o art. 53 da Lei 4.320/64, "O lanamento da receita o ato da repartio competente que verifica a procedncia do crdito fiscal e a pessoa que lhe devedora e inscreve o dbito desta". Nem todas as receitas percorrem o estgio do lanamento. 3. A arrecadao envolve a entrega dos recursos devidos pelos contribuintes aos agentes arrecadadores ou s instituies financeiras autorizadas pelo ente recebedor, ainda sem chegada conta do Tesouro. Segundo a Lei 4.320/64, a arrecadao o estgio em que se registra o pertencimento da receita ao exerccio financeiro. 4. O ao estgio caixa do do recolhimento consiste na entrega, efetiva pelos agentes de

arrecadadores e pela rede bancria autorizada, do produto da arrecadao Tesouro, correspondendo disponibilizao recursos ao ente pblico. 5. Os estgios da despesa relacionados na Lei 4.320/64 so o empenho, a liquidao e o pagamento, mas pacfica a existncia do estgio da fixao, anterior a todos eles. 6. A fixao da despesa, com a publicao da lei oramentria, representa a definio das aes para serem executadas durante o exerccio, com a quantificao programadas. 7. O empenho das despesas o ato emanado de autoridade competente que cria para o Estado obrigao de pagamento pendente ou no de implemento de condio. 8. No h despesa sem prvio empenho, mas, em casos especiais, previstos na legislao especfica, ser dispensada a emisso da nota de empenho. Prof. Graciano Rocha www.pontodosconcursos.com.br 39 dos recursos necessrios para atender s realizaes

CURSO ONLINE - AFO PARA TRIBUNAIS PROF. GRACIANO ROCHA 9. O empenho ordinrio se destina a despesas de valor determinado, para pronto pagamento. 10. O empenho por estimativa empregado para processamento de despesas sem valor conhecido gua e luz. 11. O empenho global tem caractersticas dos dois outros: o pagamento feito em parcelas, assim como ocorre com o empenho por estimativa, mas o valor da despesa determinado, tal qual na hiptese de empenho ordinrio. 12. No estgio da liquidao, faz-se uma conferncia documental para atestar que a despesa empenhada foi realizada, ou seja, confirmar a ocorrncia do fato gerador da despesa. 13. A ordem de pagamento o documento exarado por autoridade previamente. Os exemplos mais comuns so de despesas recorrentes, de prestao varivel, como contas de telefone,

competente, determinando que a despesa seja paga. 14. A palavra "crdito", na contabilidade pblica, tem a ver com a autorizao oramentria para o gasto, e a palavra "recurso" corresponde ao aspecto financeiro do oramento. 15. A descentralizao de crditos de uma unidade para outra no altera a classificao da despesa, exceto o responsvel pela execuo. 16. A primeira descentralizao de crditos ocorre logo que a LOA aprovada, com a crditos. 17. A descentralizao externa de crditos oramentrios chamada de liberao de dotaes, pela SOF, s unidades titulares desses

destaque. A descentralizao interna denomina-se proviso. 18. As dotaes oramentrias transferidas pela SOF sero suportadas as

financeiramente pelas cotas financeiras liberadas pela STN; os destaques oramentrios correspondero liberao de repasses financeiros; sub-repasses financeiros. provises oramentrias correspondero, posteriormente, liberao de

Prof. Graciano Rocha

www.pontodosconcursos.com.br

40

CURSO ONLINE - AFO PARA TRIBUNAIS PROF. GRACIANO ROCHA 19. Utilizando o SIAFI, possvel aos rgos e entidades da Administrao Federal fazer diversas movimentaes financeiras sem a intermediao de agentes financeiros. 20. Caso se apresentem certas condies que no permitam a utilizao da conta nica para gesto dos no recursos, Banco do permitido ou o depsito de disponibilidades em contas Brasil outras instituies

financeiras autorizadas pelo Ministrio da Fazenda. 21. O SIAFI um sistema informatizado que controla a execuo

oramentria, financeira, patrimonial e contbil dos rgos e entidades da administrao pblica federal. 22. Para os rgos e entidades abrangidos pelo SIAFI, o sistema pode ser utilizado sob a modalidade total ou sob a modalidade parcial. Alm disso, o sistema pode ser utilizado na forma de acesso online ou na offline. 23. No tocante o aos que mecanismos se denominou de segurana do SIAFI, existem esto

procedimentos de verificao de dados e de usurios do sistema, que compem "conformidades". contbil, Atualmente, previstos trs tipos de conformidades: registros de gesto. 24. A depender da unidade e dos usos que cada usurio poder fazer no SIAFI, concedido a ele um perfil. O perfil um conjunto de transaes disponibilizadas ao operador, para que realize suas tarefas. Alm disso, h diferentes nveis de acesso ao SIAFI, correlacionados ao perfil concedido. 25. O SIDOR um sistema informatizado, de responsabilidade da Secretaria de Oramento Federal (SOF/MPOG), em que se realizam os procedimentos relativos elaborao do oramento e dos crditos adicionais. 26. O SIDOR e o SIAFI utilizam o mesmo sistema de classificao contbil para as categorias de programao oramentrias. de operadores e de

Prof. Graciano Rocha

www.pontodosconcursos.com.br

41

CURSO ONLINE - AFO PARA TRIBUNAIS PROF. GRACIANO ROCHA QUESTES COMENTADAS NESTA AULA 1. (CESPE/ANALISTA/STF/2008) A estimativa de arrecadao da receita resultante da metodologia de projeo das receitas oramentrias. 2. (FCC/ANALISTA/TRT-23/2007) S ser admitida a reestimativa de receita por parte do Poder Legislativo se comprovado erro ou omisso de ordem tcnica ou legal. 3. (FCC/ANALISTA/MP-SE/2009) O procedimento administrativo tendente a verificar a ocorrncia do fato gerador da obrigao correspondente, determinar a matria tributvel, calcular o montante do tributo devido, identificar o sujeito passivo e, sendo o caso, propor a aplicao da penalidade cabvel, corresponde ao estgio da receita pblica denominado (A) recolhimento. (B) arrecadao. (C) previso. (D) lanamento. (E) fixao. 4. (CESPE/ANALISTA/MIN. do fato devido, gerador da INTEGRAO/2009) Todas as correspondente, passivo e, receitas pblicas montante

devem passar pelo estgio do lanamento, em que se verifica a ocorrncia obrigao calcula-se o identifica-se o sujeito sendo o caso, prope-se a

aplicao da penalidade cabvel. 5. (FCC/TCNICO/TRF-01/2006) recolhimento h a distino de (A) guarda e entrega de valor. (B) diferena entre a previso e a arrecadao. (C) meios de que se valem os agentes arrecadadores. (D) responsabilidade do contribuinte. Entre a arrecadao de tributos e o

Prof. Graciano Rocha

www.pontodosconcursos.com.br

42

CURSO ONLINE - AFO PARA TRIBUNAIS PROF. GRACIANO ROCHA (E) natureza do crdito. 6. (CESPE/TCNICO/MPU/2010) O estgio do recolhimento de uma receita pblica corresponde entrega dos recursos devidos ao Tesouro, efetuada pelos contribuintes ou devedores aos agentes arrecadadores ou instituies financeiras autorizadas pelo ente. 7. (FCC/TCNICO/TCM-PA/2010) O recolhimento de todas as receitas far-se em estrita observncia ao princpio de unidade de tesouraria, vedada qualquer fragmentao para criao de caixas especiais. 8. (FCC/ANALISTA/TRE-SE/2007) A fixao da despesa caracterizada pela Lei do Oramento. 9. (CESPE/CONTADOR/IPAJM-ES/2010) As descentralizaes, a exemplo das transferncias e transposies, modificam o valor da programao ou de suas dotaes oramentrias. 10. (FCC/ANALISTA/TRE-AM/2009) A nota de empenho indicar o nome do credor, a especificao e a importncia da despesa, bem como a deduo desta do saldo da dotao prpria. 11. (FCC/ANALISTA/TCE-AM/2008) da despesa. 12. (FCC/ANALISTA/TRE-SP/2006) O empenho da despesa poder exceder o limite dos crditos concedidos unidade oramentria, desde que autorizado pelo Poder Legislativo. 13. (FCC/AUDITOR/TCE-SP/2008) No permitido o empenho global de A realizao de despesa sem prvio

empenho permitida quando no se pode determinar o montante exato

despesas contratuais e outras, sujeitas a parcelamento. 14. (FCC/PROCURADOR/TCE-AL/2008) Ser feito por estimativa o empenho da despesa cujo montante no se possa determinar. 15. (FCC/AUDITOR/TCE-MG/2005) A liquidao de despesa consiste na

verificao do direito adquirido pelo credor, tendo por base os ttulos e documentos comprobatrios do respectivo crdito. Com relao a essa verificao INCORRETO afirmar que tem por fim apurar

Prof. Graciano Rocha

www.pontodosconcursos.com.br

43

CURSO ONLINE - AFO PARA TRIBUNAIS PROF. GRACIANO ROCHA (A) a origem e o objeto do que se deve pagar. (B) os comprovantes da entrega do material ou da prestao do servio. (C) a importncia exata a pagar. (D) a quem se deve pagar a importncia, para extinguir a obrigao. (E) a origem e o objeto do que se deve pagar e a importncia exata a pagar. 16. (CESPE/ANATEL/ANALISTA/2006) existir sem a apresentao caso, a contabilidade. Nesse O de pagamento de despesas processados apresentar, poder pela ao

documentos

autoridade

competente

ordenador de despesas, posteriormente, sua justificativa e autorizao da unidade gestora para tal atitude. 17. (FCC/PROCURADOR/TCE-MG/2007) O pagamento da despesa s ser

efetuado quando ordenado aps sua regular liquidao. 18. (CESPE/CONTADOR/DPU/2010) As despesas no liquidadas podero ser pagas no prprio exerccio se houver disponibilidade financeira suficiente. 19. (CESPE/CONSULTOR/SEFAZ-ES/2009) Enquanto a execuo oramentria se refere utilizao dos recursos consignados no oramento ou na LOA, a execuo financeira representa a utilizao de crditos financeiros. Na tcnica oramentria, reserva-se o termo recurso para designar o lado oramentrio e crdito para o lado financeiro. 20. (CESPE/CONTADOR/DPU/2010) A descentralizao de crditos

oramentrios transfere a programao para outra unidade oramentria. 21. (FCC/ANALISTA/TRT-03/2009) No SIAFI, a movimentao de crditos que consiste na transferncia, de uma unidade gestora para outra, do poder de utilizar crditos oramentrios que lhe tenham sido consignados na Lei Oramentria Anual um instrumento de (A) unificao das dotaes oramentrias. (B) descentralizao da previso de despesas oramentrias.

Prof. Graciano Rocha

www.pontodosconcursos.com.br

44

CURSO ONLINE - AFO PARA TRIBUNAIS PROF. GRACIANO ROCHA (C) centralizao da arrecadao de receitas oramentrias. (D) descentralizao da execuo de receitas oramentrias. (E) descentralizao da execuo de despesas oramentrias. 22. (FCC/ANALISTA/TRE-AL/2010) oramentrios realizada em A descentralizao de rgo externa de crditos unidades

nvel

setorial

entre

gestoras de rgos/Ministrios denomina-se: (A) Proviso. (B) Destaque. (C) Dotao. (D) Repasse. (E) Sub-repasse. 23. (FCC/ANALISTA/TRF-04/2010) Sub-repasse a (A) liberao de recursos do rgo central programao financeira. (B) liberao de recursos dos rgos setoriais de programao financeira para entidades da administrao indireta e entre estas e ainda de um ministrio para o outro. (C) movimentao de crditos entre unidades gestoras de rgos ou entidades de estrutura diferente. (D) movimentao de crditos entre unidades gestoras de um mesmo rgo social. (E) liberao de recursos dos rgos setoriais de programao financeira para as unidades gestoras de sua jurisdio e entre as unidades gestoras de um mesmo ministrio, rgo ou entidade. 24. (CESPE/ANALISTA/MPU/2010) correto afirmar que dotao oramentria est para cota financeira e destaque oramentrio est para repasse ou entidades integrantes do oramento fiscal e da seguridade para o rgo setorial de

Prof. Graciano Rocha

www.pontodosconcursos.com.br

45

CURSO ONLINE - AFO PARA TRIBUNAIS PROF. GRACIANO ROCHA financeiro, financeiro. 25. (FCC/ANALISTA/MPU/2007) Na execuo oramentria e financeira, os assim como proviso oramentria est para sub-repasse

termos destaque e repasse esto relacionados, respectivamente, com (A) obteno especiais. (B) fixao da reserva de contingncias e liberao financeira de crditos adicionais. (C) autorizao de despesa oramentria e previso de receita de autorizao para crditos extraordinrios e crditos

extraoramentria. (D) autorizao oramentria e transferncia de recursos financeiros. (E) autorizao de despesa extraoramentria e arrecadao de receita oramentria. 26. (CESPE/CONTADOR/MIN. informatizado que ESPORTE/2008) a execuo O SIAFI um sistema

controla

oramentria,

financeira,

patrimonial e contbil dos rgos da administrao pblica direta federal, das autarquias, fundaes e empresas pblicas federais e das sociedades de economia mista que estiverem contempladas no oramento fiscal e(ou) no oramento da seguridade social da Unio. 27. (CESPE/ACE/TCU/2007) O controle dos saldos e a transferncia de

recursos entre as unidades gestoras so feitos pelo Sistema Integrado de Administrao Financeira (SIAFI). 28. (CESPE/ANALISTA/SAD-PE/2009) A operacionalizao da conta nica efetuada por meio de documentos registrados no SIAFI. 29. (CESPE/CONTADOR/DPU/2010) O SIAFI foi utilizado inicialmente apenas pelo Poder Executivo, expandindo-se de forma gradual pelos demais poderes a partir da percepo, pelos usurios, das vantagens oferecidas pelo sistema. 30. (CESPE/ANALISTA/STF/2008) Cabe ao SIAFI integrar e compatibilizar as informaes no mbito dos governos federal, estadual e municipal. Prof. Graciano Rocha www.pontodosconcursos.com.br 46

CURSO ONLINE - AFO PARA TRIBUNAIS PROF. GRACIANO ROCHA 31. (CESPE/ANALISTA/SERPRO/2008) objetivo do SIAFI padronizar mtodos e rotinas de trabalho essa relativas no gesto dos sob o recursos total pblicos, do permanecendo atividade, entanto, controle

ordenador de despesa de cada unidade gestora. 32. (CESPE/ANALISTA/TJCE/2008) oramentria, financeira e Um dos principais objetivos do SIAFI patrimonial aos rgos e entidades da

prover mecanismos adequados ao controle mensal e anual da execuo administrao pblica, razo pela qual a contabilidade se converteu em fonte tempestiva de informaes. 33. (CESPE/ANALISTA/TRE-GO/2008) documentos contbeis legais. 34. (CESPE/ANALISTA/MCT/2008) A modalidade de uso parcial do SIAFI no permite tratar recursos prprios da entidade nem dispensa o envio de balancetes e balanos para integrao pelos rgos setoriais do sistema. 35. (CESPE/ANALISTA/TRE-AP/2007) offline. 36. (CESPE/ANALISTA/MIN. INTEGRAO/2009) Na forma de acesso ao SIAFI denominada off-line, a unidade gestora precisa repassar outra unidade a tarefa de introduzir os dados relativos aos seus documentos contbeis. 37. (CESPE/ASSESSOR TCNICO/TCE-RN/2009) O registro da conformidade dos registros de gesto de responsabilidade de servidor formalmente designado pelo titular da unidade gestora executora, o qual constar do rol dos responsveis. 38. (CESPE/ANALISTA/SAD-PE/2009) O acesso para registro de documentos ou para consultas ao SIAFI ser autorizado a partir do momento da posse do servidor em cargo pblico. 39. (CESPE/ANALISTA/TRE-AP/2007) O acesso ao SIAFI para o registro de documentos ou para consultas autorizado somente aps prvio cadastramento e habilitao dos usurios. O SIAFI permite que as unidades A utilizao dos recursos do SIAFI,

ainda que na modalidade total, no dispensa os rgos da elaborao dos

gestoras, na efetivao dos seus registros, acessem-no de forma online ou

Prof. Graciano Rocha

www.pontodosconcursos.com.br

47

CURSO ONLINE - AFO PARA TRIBUNAIS PROF. GRACIANO ROCHA 40. (CESPE/ANALISTA/ANCINE/2006) O uso autorizado dos recursos do SIAFI assegura o acesso, mediante senha, de cada usurio cadastrado a todos os nveis de acesso, de forma que o Tesouro Nacional possa viabilizar com maior rapidez e amplitude os fatos oramentrios. 41. (CESPE/CONTADOR/UNIPAMPA/2009) Uma vez includos os dados de um documento no SIAFI e aps a sua contabilizao, caso seja constatada qualquer irregularidade nesses dados, somente ser possvel corrigi-la por meio da emisso de novo documento que efetue o acerto. 42. (CESPE/ANALISTA/MIN. elaborao da proposta INTEGRAO/2009) oramentria, o Alm de ajudar como na

SIDOR

serve

agente

centralizador dos pedidos de alterao do oramento em execuo por meio de crditos adicionais. 43. (CESPE/CONTADOR/MIN. proposta feita ESPORTE/2008) No primeiro momento, em a

pelos rgos setoriais

no SIDORnet e,

seguida,

encaminhada s suas respectivas unidades oramentrias para anlise, reviso e ajustes. 44. (CESPE/ANALISTA/MCT/2008) podero ser acompanhadas Oramentrios (SIDOR). Todas pelo as etapas do ciclo oramentrio de Dados

Sistema

Integrado

Prof. Graciano Rocha

www.pontodosconcursos.com.br

48

CURSO ONLINE - AFO PARA TRIBUNAIS PROF. GRACIANO ROCHA QUESTES ADICIONAIS 45. (FCC/TCNICO/PGE-RJ/2009) A reestimativa da receita poder ser feita pelo Poder Legislativo se comprovado erro ou omisso de ordem tcnica ou legal. 46. (FCC/TCNICO/MPU/2007) Os estgios da receita pblica so, em ordem cronolgica, (A) lanamento, previso, recolhimento e arrecadao. (B) lanamento, previso, arrecadao e recolhimento. (C) previso, lanamento, recolhimento e arrecadao. (D) previso, lanamento, arrecadao e recolhimento. (E) arrecadao, lanamento, previso e recolhimento. 47. (CESPE/ANALISTA/MPU/2010) Os estgios da previso, lanamento, arrecadao e receita oramentria so Entretanto, o

recolhimento.

lanamento, que tem origem fiscal, no se aplica a todas as receitas oramentrias, mas basicamente s receitas tributrias, conforme dispe o Cdigo Tributrio Nacional. 48. (FCC/TCNICO/CMARA/2007) O ato emanado de autoridade competente que cria para o Estado a obrigao de pagamento, pendente ou no de implemento de condio, (A) a fixao da despesa no oramento pblico. (B) o empenho da despesa. (C) a liquidao da despesa. (D) o desembolso feito na conta nica do Tesouro. (E) a inscrio na dvida pblica. 49. (FCC/ANALISTA/TRE-SP/2006) O empenho da despesa poder exceder o limite dos crditos concedidos unidade oramentria, desde que autorizado pelo Poder Legislativo. Prof. Graciano Rocha www.pontodosconcursos.com.br 49

CURSO ONLINE - AFO PARA TRIBUNAIS PROF. GRACIANO ROCHA 50. (FCC/ANALISTA/TCE-AM/2008) A nota de empenho o ato emanado de autoridade competente que cria para o Estado obrigao de pagamento pendente ou no de implemento de condio. 51. (FCC/AUDITOR/TCE-SP/2008) permitida a realizao de despesa sem prvio empenho e, em casos especiais, justificados pela autoridade competente, ser dispensada a emisso da nota de empenho. 52. (FCC/ANALISTA/TJ-PI/2009) O empenho da despesa cujo montante no se possa determinar denominado empenho global. 53. (FCC/ANALISTA/TRF-04/2010) A liquidao o estgio da despesa pblica em que (A) ocorre um ato emanado de autoridade competente que cria para o Estado a obrigao de pagamento. (B) o credor pago pelo ente pblico. (C) escolhido o fornecedor que apresenta proposta mais vantajosa para contratao de obras. (D) h verificao do direito lquido e certo do credor do ente pblico em funo dos servios prestados. (E) estabelecido um cronograma de dispndio para os crditos

oramentrios. 54. (FCC/ANALISTA/TRT-23/2007) O pagamento da despesa somente poder ser efetuado aps sua regular liquidao. 55. (FCC/ANALISTA/TRE-SP/2006) A liquidao consiste no despacho exarado por autoridade competente, determinando que a despesa seja paga. 56. (CESPE/ANALISTA/ANA/2006) financeira representa a correto dos definir execuo oramentria visando

como a utilizao dos crditos consignados no oramento; j a execuo utilizao recursos financeiros, atender realizao das aes oramentrias atribudas a cada unidade.

Prof. Graciano Rocha

www.pontodosconcursos.com.br

50

CURSO ONLINE - AFO PARA TRIBUNAIS PROF. GRACIANO ROCHA 57. (CESPE/ANALISTA/MPU/2010) e sub-repasse. 58. (FCC/ANALISTA/TRF-04/2010) A descentralizao de crditos denominada destaque a (A) liberao de recursos dos rgos setoriais de programao financeira para entidades da administrao indireta. (B) movimentao de crditos entre unidades gestoras de rgos ou entidades de estruturas diferentes, respeitada a classificao funcional. (C) liberao de recursos do rgo central programao financeira. (D) liberao de recursos dos rgos setoriais de programao financeira para as unidades gestoras de sua jurisdio. (E) movimentao de crditos entre unidades gestoras de um mesmo rgo social. 59. (FCC/AUDITOR/TCE-RO/2010) A descentralizao financeira de execuo por meio de cotas, repasses ou sub-repasses vedada s unidades setoriais oramentrias de cada rgo com dotao oramentria. 60. (CESPE/TCNICO/UNIPAMPA/2009) O SIAFI um sistema computacional de acompanhamento e controle da execuo oramentria, financeira e contbil do governo federal. 61. (CESPE/AGENTE/DPF/2009) Administrao Financeira Com do o advento do Sistema (SIAFI), Integrado houve de ou entidades integrantes do oramento fiscal e da seguridade para o rgo setorial de Na execuo financeira, a liberao de

recursos s unidades gestoras realizada por intermdio de cota, repasse

Governo

Federal

grande

centralizao da gesto de recursos, o que permitiu a padronizao dos mtodos e rotinas de trabalho e restringiu a gesto e o controle do ordenador de despesas, com a perda da individualizao dos recursos para cada unidade gestora. 62. (CESPE/ANALISTA/ANEEL/2010) O SIAFI abrange desde o registro do

oramento inicial da receita e despesa em todas as unidades gestoras at Prof. Graciano Rocha www.pontodosconcursos.com.br 51

CURSO ONLINE - AFO PARA TRIBUNAIS PROF. GRACIANO ROCHA a emisso das demonstraes contbeis mensais e anuais, alm dos

procedimentos especficos de encerramento e abertura de exerccio. 63. (CESPE/ANALISTA/SAD-PE/2009) Desde a sua implantao, o SIAFI foi utilizado pelos Poderes Executivo, Legislativo e Judicirio. 64. (CESPE/ANALISTA/SAD-PE/2009) Atualmente, utilizam-se do SIAFI todos os rgos da empresas administrao direta de e administrao economia indireta, e inclusive pblicas, sociedades mista instituies

financeiras oficiais. 65. (CESPE/TEFC/TCU/2009) O SIAFI abrange a emisso das demonstraes contbeis momento, mensais apurar e os anuais; saldos entretanto, como e permite, financeiros, a qualquer possibilita, oramentrios

tambm a qualquer tempo, o levantamento daquelas demonstraes. 66. (CESPE/ACE/TCU/2008) O fornecimento continuado de dados contbeis do Sistema permitido Integrado s de Administrao pblicas em Financeira geral feita e do governo do federal setor (SIAFI), por meio de acesso online s bases de dados dos sistemas, instituies s entidades privado, mediante habilitao no sistema desejado, a qual renovvel periodicamente e, cooperao tcnica. 67. (CESPE/ANALISTA/TJDFT/2008) Um dos objetivos do SIAFI permitir o registro contbil dos supervisionadas. 68. (CESPE/CONTADOR/DPU/2010) Mesmo na modalidade de uso parcial, o SIAFI substitui a contabilidade da unidade, no sendo necessrio o envio de balancetes e balanos para sistema. 69. (CESPE/ANALISTA/SAD-PE/2009) permitida a utilizao do SIAFI na modalidade de uso parcial por parte dos rgos e entidades do Poder Executivo que integram os oramentos fiscal e da seguridade social. 70. (CESPE/ANALISTA/TRE-AP/2007) Cabe ao SERPRO a alterao na forma de acesso ao SIAFI, de acordo com a necessidade do solicitante. integrao pelas unidades setoriais do balancetes dos estados e municpios e de suas em alguns casos, com base em termo de

Prof. Graciano Rocha

www.pontodosconcursos.com.br

52

CURSO ONLINE - AFO PARA TRIBUNAIS PROF. GRACIANO ROCHA 71. (CESPE/CONTADOR/DPU/2010) Como se trata de um sistema online de mbito nacional, o acesso para registro de documento ou para consulta no SIAFI feito mediante cadastro em tempo real, com autorizao automtica. 72. (CESPE/TFCE/TCU/2007) A alterao autor da operao. 73. (CESPE/TFCE/TCU/2007) Cada rgo da administrao direta do governo federal dever indicar formalmente Secretaria do Tesouro Nacional um servidor e seu substituto para serem responsveis pelo processo de cadastramento dos usurios do SIAFI no mbito do respectivo rgo. 74. (CESPE/CONTADOR/DFTRANS/2008) Cabe Secretaria do Tesouro de um documento registrado no

SIAFI permitida mediante a identificao do CPF, da hora e do nome do

Nacional definir a forma de acesso de cada unidade gestora ao SIDOR, bem como solicitar a alterao dessa forma de acesso, de acordo com a necessidade do rgo solicitante. 75. (CESPE/ANALISTA/ANTAQ/2008) Oramentrios (SIDOR) um O Sistema de Integrado tecnologia da de Dados

sistema

informao

implantado e utilizado pelos entes governamentais para fins de estruturar, organizar e elaborar a proposta oramentria. 76. (CESPE/CONTADOR/IPC/2007) processamento de cunho O SIDOR representa por meio um de conjunto de

procedimentos, justapostos entre si, com a incumbncia de cuidar do oramentrio, computao eletrnica, cabendo sua superviso Secretaria de Oramento Federal.

Prof. Graciano Rocha

www.pontodosconcursos.com.br

53

CURSO ONLINE - AFO PARA TRIBUNAIS PROF. GRACIANO ROCHA GABARITO 1 C 11 E 21 E 31 C 41 C 51 E 61 E 71 E 2 C 12 E 22 B 32 E 42 C 52 E 62 C 72 E 3 D 13 E 23 E 33 E 43 E 53 D 63 E 73 C 4 E 14 C 24 C 34 C 44 E 54 C 64 E 74 E 5 A 15 B 25 D 35 C 45 C 55 E 65 C 75 E 6 E 16 E 26 C 36 C 46 D 56 C 66 E 76 C 7 C 17 C 27 C 37 C 47 C 57 C 67 C 8 C 18 E 28 C 38 E 48 B 58 B 68 E 9 E 19 E 29 C 39 C 49 E 59 E 69 E 10 C 20 E 30 E 40 E 50 E 60 C 70 E

Prof. Graciano Rocha

www.pontodosconcursos.com.br

54

You might also like