You are on page 1of 4

INCLUDEPI CTURE "http://www. unicarioca.br/ imagens/logo.

COMUNICAO E EXPRESSO

ATIVIDADE SUPERVISIONADA

INCLUDEPI CTURE "http://www. unicarioca.br/ imagens/logo.

COMUNICAO E EXPRESSO

Titulo: A Paixo segundo G.H. Autora: Clarice Lispector Ano:1964 Resumo da obra A historia descreve uma experincia vivida por uma mulher de um nvel social relativamente elevado, mas apresentada apenas por suas iniciais (G.H.). A histria inicia com a sua preparao mental para iniciar uma arrumao do apartamento, depois que sua empregada no mais trabalha ali. Esta vai iniciar justamente pelo quarto da empregada, onde G.H. vai descobrir um mundo diferente do seu. Ela se espanta com a arrumao do quarto que pensava desarrumado, com um desenho a carvo feito na parede e com uma barata. A partir desta experincia das coisas inusitadas que encontra ela passa a refletir sobre si, sobre a existncia e sobre Deus". Neste ambiente ela se depara com uma barata, saindo de um armrio. Este evento provoca-lhe uma nusea impressionante, mas ao mesmo tempo, o motivador de uma longa difcil avaliao de sua prpria existncia, sempre autocentrada e muito acomodada. A viso da barata o seu momento de iluminao aps o qual j no a mesma, j no a criatura alienada que tomava caf distraidamente em seu apartamento. Nesse momento, deflagra-se na narradora a conscincia da solido em que alguns momentos G.H. parece trocar de conscincia com o inseto. O nojo pelo inseto desafia-se assustadoramente: preciso que ela se aproxime da barata,, toque na barata, e at prove o sabor d barata. Para regressar ao seu estado de um ser primitivo. G.H. deve passar pela experincia de experimentar o gosto do inseto. Atravs de uma "provao" (que a sua nusea fsica e existencial), G.H. estaria fazendo uma reviravolta em seu mundo fechado. A nusea, aqui tomada como "forma emocional violenta da angstia", o momento que antecede a revelao, a epifania, e resulta da dolorosa conscincia da fragilidade da condio humana. A linguagem utilizada no texto bastante figurativa, cheia de smbolos, e a sequencia se parece com a narrao de um sonho. Tudo narrado pela prpria G.H., que conta o ocorrido no dia anterior. No se trata de um romance convencional, mas de uma narrativa que faz o tempo parar. O evento contado se passa em algumas poucas horas. O estilo mescla a narrativa com reflexes, imagens e smbolos que remetem a significados que fazem sentido apenas para a personagem.

INCLUDEPI CTURE "http://www. unicarioca.br/ imagens/logo.

COMUNICAO E EXPRESSO

Personagens G.H. uma personagem que no tem nome, s iniciais, a personagem mesma descobre durante a narrativa que at estas iniciais so somente uma etiqueta nas suas valises chiques que esto empoeiradas no quartinho (p. 18) Janair a empregada de G.H. que pediu demisso, que por vezes descrita por G.H. com inveja e repulsa. A barata, inseto repugnante que G.H. confronta no quarto de Janair, confronto este que a leva uma epifania (momento privilegiado de revelao, que ilumina a vida da personagem ou, no sentido religioso, da presena de uma entidade sagrada, que transmite uma mensagem ou aponta um caminho), e a questionar todo seu modo de entender a vida.

Tempo e espao A noo de tempo e espao se perde rapidamente durante a historia, sabendo-se apenas que a epifiania que ocorre com a personagem ocorre no dia seguinte ao pedido de demisso de sua empregada (Janair), a partir da a narrao no segue uma sequencia de tempo exata, a personagem principal parece tentar situar no tempo os fatos ocorrido no dia anterior, podendo ter se passado horas em seu delrio. E relevante dizer que a historia termina sem um desfecho, sem um final formal por assim dizer, deixando a concluso por conta do leitor. Foco Narrativo O foco da historia a prpria personagem G.H. e sua viso materialista, preconceituosa e superficial do mundo, que de to autocentrada a leva ao distanciamento das outras pessoas, G.H. uma mulher bem sucedida porem solitria, a narrao no de um romance convencional, trata-se de um depoimento das transformaes internas pelas quais passa a personagem, hora beirando a alucinaes e experincias religiosas e alternando com o ambiente do seu apartamento aonde a narrao se desenrola.

INCLUDEPI CTURE "http://www. unicarioca.br/ imagens/logo.

COMUNICAO E EXPRESSO

Comunicao Expresso 2012.1 Atividade Supervisionada Tema: Leitura Literatura brasileira

Professor: Grupo:

Mrcio Mori

Adryele Nascimento Csar de Oliveira Leandro Mathias Ridley Souza Suellen Rosa Thiago Nogueira

You might also like