You are on page 1of 12

Controle de contingncia oramentria

Ambiente Data da publicao Verses Bops Tabelas utilizadas : Planejamento e controle oramentrio : 01/10/08 : Protheus 10 : 00000153354 : ALI Contingncia; ALJ Detalhe da Contingncia; ALK Aprovadores; ALL Limites por Aprovador; ALM Grupos de Aprovao; AKD Movimentos Oramentrios. Boletim Data da reviso Pases Bancos de dados : 00005395-08 : 08/10/08 : Todos : Todos

Sistemas operacionais : Windows/Linux

Implementada melhoria na rotina Contingncias (PCOA500) que controla, para um determinado processo, o saldo de contingncia e o saldo j disponvel no oramento. Com essa finalidade foram criada s as funcionalidades: Empenho do saldo existente no oramento para aguardar aprovao da contingncia. Utilizao de varias contingncias para uma mesma liberao de bloqueio. Controle de contingncia, por senha, para garantir a utilizao da contingncia pelo solicitante. Controle de contingncia por chave configurvel para proteger a solicitao de contingncia j existente.

Boletim Tcnico Planejamento e controle oramentrio Controle de contingncia oramentria - 1

Procedimentos para implementao


Para que todos os campos e parmetros necessrios ao processamento sejam criados automaticamente, foi disponibilizado um compatibilizador: UPDPCO. Importante: Antes de executar o compatibilizador, imprescindvel que o usurio faa um backup dos arquivos de dados (diretrio \PROTHEUS_DATA\DATA, se verso 10) e dos arquivos customizadores SXs (diretrio \PROTHEUS_DATA\SYSTEM, se verso 10). Os diretrios mencionados correspondem instalao padro do Protheus. Os diretrios acima mencionados correspondem instalao padro do Protheus portanto devem ser alterados conforme o ambiente de instalao da empresa. Essas rotinas devem ser executadas em modo exclusivo, ou seja, nenhum usurio deve estar utilizando o sistema. Se os dicionrios de dados possurem ndices personalizados (criados pelo usurio) antes de executar o compatibilizador certifique-se que esto identificados pelo nickname. Caso o compatibilizador necessite criar ndice, ir adicion-los a partir da ordem original instalada pelo Protheus, o que poder ocasionar a sobregravao de ndices personalizados caso no esteja, identificados pelo nickname.

1. Acesse o Protheus SmartClient (verso 10) e no campo Programa Inicial, informe U_UPDPCO.

2. Clique no boto Ok para continuar.

Boletim Tcnico Planejamento e controle oramentrio Controle de contingncia oramentria - 2

3. Ao confirmar, ser apresentada uma mensagem de advertncia sobre o backup e a necessidade de sua execuo em modo exclusivo.

4. Confirme e prossiga a compatibilizao.

5. O sistema exibir a tela com o log de atualizao concludo.

6. Ao trmino, clique no boto Finalizar para sair.

Boletim Tcnico Planejamento e controle oramentrio Controle de contingncia oramentria - 3

7. Acesse o ambiente Configurador, opo parmetros, conforme dados a seguir: Parmetro Tipo Contedo Descrio MV_PCOSDCT Lgico .T.

Ambiente/Cadastros/Parmetros

inclua

os

.T. Ativa a solicitao de saldo de contingncia para operaes bloqueadas por falta de saldo. .F. Desativa a solicitao de Saldo de Contingncia. (padro do Sistema)

Parmetro Tipo Contedo Descrio

MV_PCOWFCT Lgico .T. .T. Ativar aprovao de saldo de contingncia atravs de WorkFlow. .F. Desativa aprovao de saldo de contingncia atravs de WorkFlow. (padro do Sistema)

Parmetro Tipo Contedo Descrio

MV_PCOCTGP Lgico .T. .T. Ativa o controle de contingncia por senha. .F. Desativa controle de contingncia por senha. (padro do Sistema)

Boletim Tcnico Planejamento e controle oramentrio Controle de contingncia oramentria - 4

Ajustes efetuados pelo compatibilizador


Criao de campos Tabela ALI Contingncia. Itens/Pastas Campo Campo Tipo Tamanho Decimais Formato Form.Varivel Contexto Propriedade Informaes Ttulo Descrio Help Chave Cntg. Chave de Contingncia sigahlp.hlp Real Visualizar ALI_CHAVE Caractere 100 0 @! Descrio

Uso (manter a linha somente do item que deve ser selecionado) Obrigatrio Usado Browse

O O O P

Mdulos (manter a linha somente do item que deve ser selecionado) Todos

Boletim Tcnico Planejamento e controle oramentrio Controle de contingncia oramentria - 5

Tabela ALJ Detalhe da Contingncia. Itens/Pastas Campo Campo Tipo Tamanho Decimais Formato Form.Varivel Contexto Propriedade Informaes Ttulo Descrio Help Vlr.Empenhad Vlr. Empenhado sigahlp.hlp Real Visualizar ALJ_EMPVAL Numrico 12 2 @R 999.999.999,99 Descrio

Uso (manter a linha somente do item que deve ser selecionado) Obrigatrio Usado Browse

O P P P

Mdulos (manter a linha somente do item que deve ser selecionado) Todos

Boletim Tcnico Planejamento e controle oramentrio Controle de contingncia oramentria - 6

Tabela AKA Tipos de Bloqueio. Itens/Pastas Campo Campo Tipo Tamanho Decimais Formato Form.Varivel Contexto Propriedade Informaes Ttulo Descrio Help Chave Cntg. Chave de contingncia sigahlp.hlp Real Alterar AKA_CHVCTG Caractere 150 0 @! Descrio

Uso (manter a linha somente do item que deve ser selecionado) Obrigatrio Usado Browse

O P P P

Mdulos (manter a linha somente do item que deve ser selecionado) Todos

Criao de ndice Tabela ALI Contingncia. Itens/Pastas ndice ndice Ordem Descrio Mostra Pesq. ALI_FILIAL + ALI_CHAVE 5 Chave de Contingncia Descrio

Boletim Tcnico Planejamento e controle oramentrio Controle de contingncia oramentria - 7

Procedimentos de utilizao
Empenho do saldo existente no oramento para aguardar a aprovao da contingncia 1. Acesse o ambiente Planejamento e Controle Oramentrio, opo Atualizaes/ Lanamentos/ Por Processo. 2. Configure o empenho do saldo disponvel do item 02 do ponto de lanamento 000356.

Importante: O Campo ALJ_EMPVAL armazenar o valor que deve ser empenhado. Este campo deve ser utilizado na configurao do lanamento. O lanamento de empenho executado no momento da solicitao de contingncia e ser deletado no momento da utilizao do saldo da contingncia.

Boletim Tcnico Planejamento e controle oramentrio Controle de contingncia oramentria - 8

Utilizao de varias contingncias para uma mesma liberao de bloqueio.

No exemplo utilizado, considerou-se o item 01 do ponto de bloqueio 000051 do PCO. Porm esta melhoria funciona em todos os pontos de bloqueio do Planejamento e Controle Oramentrio (PCO). Importante Configure o parmetro MV_PCOSDCT com .T. para ativar a solicitao de saldo de contingncia para operaes bloqueadas por falta de saldo. 1. Acesse o ambiente Compras, opo Atualizaes/ Solicitar / Cotar / Solicitao de compra, na tela de bloqueio do Planejamento e Controle Oramentrio (PCO), ser apresentada a opo de Contingncia.

2. Clique no boto Contingncia, visualize a tela de contingncias oramentria. Neste momento poder ser selecionada mais de uma contingncia para atender a necessidade.

Boletim Tcnico Planejamento e controle oramentrio Controle de contingncia oramentria - 9

Controle de contingncia por senha para garantir a utilizao da contingncia pelo solicitante. Importante Configure o parmetro MV_PCOCTGP com .T. para ativar o controle de contingncia por senha. 1. Ainda neste ambiente, acesse Atualizaes/ Solicitar / Cotar / Solicitao de compra. Clique no boto para solicitar uma contingncia. O Sistema exibe a seguinte mensagem e disponibiliza uma senha que ser utilizada para aprovar o saldo por contingncia (Item 2).

Boletim Tcnico Planejamento e controle oramentrio Controle de contingncia oramentria - 10

Importante: Assim que houver a aprovao da contingncia pelos aprovadores, esta j poder ser utilizada. 2. Para utilizar o saldo de contingncia, selecione a contingncia e digite a senha.

Controle de contingncia por chave configurvel para proteger a solicitao de contingncia j existente. Est funcionalidade definir a forma como sero agrupadas as contingncias solicitadas para cada processo. Esta flexibilidade facilita o trabalho do gestor do oramento que organizar as contingncias existentes e inibir a duplicidade de contingncias. Em Atualizaes/ Bloqueios / Por processo, visualize no exemplo utilizado, o processo 000051 Solicitao de Compra o campo Contingncia tendo: - Controle por Conta Oramentria

- Controle de Contingncia por Produto


Boletim Tcnico Planejamento e controle oramentrio Controle de contingncia oramentria - 11

Boletim Tcnico Planejamento e controle oramentrio Controle de contingncia oramentria - 12

You might also like