You are on page 1of 7

RECEITA PBLICA Receita Pblica a soma de ingressos, impostos, taxas, contribuies e outras fontes de recursos, arrecadados para atender

r s despesas pblicas. A Lei n 4.320, de 17 de maro de 1964, representa o marco fundamental da Classificao da Receita Pblica Oramentria. No captulo II da referida Lei, intitulado DA RECEITA, o texto legal trata das entidades de Direito Pblico interno, ou seja, da Unio, dos Estados, do Distrito Federal, dos Municpios e respectivas autarquias, explicitando em seu prprio corpo, no art. 11, 4, a discriminao das fontes de receitas pelas duas categorias econmicas bsicas, as receitas correntes e as receitas de capital. Ainda no prprio texto, o art. 8, 1, estabelece que os itens da discriminao da receita mencionados no art. 11 sero identificados por nmeros de cdigo decimal, na forma do Anexo III da referida Lei. O conjunto de informaes que formam o cdigo conhecido como classificao por natureza de receita. No decorrer do tempo, esse anexo sofreu vrias alteraes, incorporando as transformaes econmicas do pas e seu reflexo nas receitas pblicas. Em 2001, para atender s disposies da Lei Complementar n 101, de 4 de maio de 2000, Lei de Responsabilidade Fiscal, no que se refere uniformizao dos procedimentos de execuo oramentria, no mbito da Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios, o contedo do Anexo III da Lei n 4.320, de 1964 foi consubstanciado no Anexo I da Portaria Interministerial STN/SOF n 163, de 4 de maio de 2001, com a discriminao da receita para todos os entes da Federao, ficando facultado o seu desdobramento para atendimento das respectivas peculiaridades. Cabe SOF o detalhamento da classificao da receita a ser utilizado, no mbito da Unio, o que feito por meio de portaria de classificao oramentria por natureza de receita.

Fonte: Manual Tcnico de Oramento MTO www.orcamento.org pgina 1/7

1. Natureza da Receita A classificao da receita por natureza busca a melhor identificao da origem do recurso segundo seu fato gerador. Face necessidade de constante atualizao e melhor identificao dos ingressos aos cofres pblicos, o esquema inicial de classificao foi desdobrado em seis nveis, que formam o cdigo identificador da natureza de receita, conforme o esquema apresentado a seguir:

O sistema de classificao de receitas obedecia a seguinte codificao:

Com a finalidade de melhorar o entendimento dessa codificao, a mesma foi substituda pela codificao a seguir:

Observa-se que esta atual classificao substitui a anterior com relao aos itens Y e Z, em que esses eram classificados como fonte e subfonte, respectivamente. 1.1. Categoria Econmica da Receita A receita classificada em duas categorias econmicas, com os seguintes cdigos:
Fonte: Manual Tcnico de Oramento MTO www.orcamento.org pgina 2/7

1. Receitas Correntes: classifica-se nessa categoria aquelas receitas oriundas do poder impositivo do Estado - Tributria e de Contribuies; da explorao de seu patrimnio Patrimonial; da explorao de atividades econmicas - Agropecuria, Industrial e de Servios; as provenientes de recursos financeiros recebidos de outras pessoas de direito pblico ou privado, quando destinadas a atender despesas classificveis em Despesas Correntes Transferncias Correntes; e as demais receitas que no se enquadram nos itens anteriores Outras Receitas Correntes; e 2. Receitas de Capital: de acordo com o art. 11, 2 da Lei n 4.320, de 17 de maro de 1964, com redao dada pelo DecretoLei n 1.939, de 20 de maio de 1982, so as provenientes da realizao de recursos financeiros oriundos de constituio de dvidas; da converso, em espcie, de bens e direitos; os recursos recebidos de outras pessoas de direito pblico ou privado, destinados a atender despesas classificveis em Despesas de Capital e, ainda, o supervit do Oramento Corrente. Essas receitas so representadas por mutaes patrimoniais que nada acrescentam ao patrimnio pblico, s ocorrendo uma troca de elementos patrimoniais, isto , um aumento no sistema financeiro (entrada de recursos financeiros) e uma baixa no sistema patrimonial (sada do patrimnio em troca de recursos financeiros). Cabe ainda destacar a distino entre Receita de Capital e Receita Financeira. O conceito de Receita Financeira surgiu com a adoo pelo Brasil da metodologia de apurao do resultado primrio, oriundo de acordos com o Fundo Monetrio Internacional - FMI. Desse modo, passou-se a denominar como Receitas Financeiras aquelas receitas que no so consideradas na apurao do resultado primrio, como as derivadas de aplicaes no mercado financeiro ou da rolagem e emisso de ttulos pblicos, assim como as provenientes de privatizaes, entre outras. 1.2. Origem A origem refere-se ao detalhamento da classificao econmica das receitas, ou seja, ao detalhamento das receitas correntes e de capital de acordo com a Lei n 4.320, de 1964. A mudana da atual nomenclatura (de fonte para origem) deveu-se impreciso do conceito existente entre a fonte a que se refere esse classificador de receitas e a fonte relacionada com o financiamento das despesas constantes da
Fonte: Manual Tcnico de Oramento MTO www.orcamento.org pgina 3/7

programao oramentria. Os cdigos da origem para as receitas correntes e de capital so respectivamente: Receitas Correntes 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 9. Receita Tributria Receita de Contribuies Receita Patrimonial Receita Agropecuria Receita Industrial Receita de Servios Transferncias Correntes Outras Receitas Correntes

Receitas de Capital 1. 2. 3. 4. 5. Operaes de Crdito Alienao de Bens Amortizao de Emprstimos Transferncias de Capital Outras Receitas de Capital

1.3. Espcie A espcie constitui um maior detalhamento da categoria anterior (origem). Essa classificao no est relacionada Lei no 4.320, de 1964, mas sim classificao adotada pela SOF/STN (classificao discricionria). No caso dos tributos, a espcie relaciona os tipos de tributos previstos na Constituio Federal. A mudana da atual nomenclatura (de subfonte para espcie) deveu-se tambm impreciso daquele conceito, uma vez que alguns entendiam que se tratava de especificao das fontes de recursos relacionadas ao financiamento das despesas constantes da programao oramentria. 1.4. Rubrica A rubrica o nvel que detalha a espcie com maior preciso, especificando a origem dos recursos financeiros. Agrega determinadas receitas com caractersticas prprias e semelhantes entre si. 1.5. Alnea A alnea o nvel que apresenta o nome da receita propriamente dita e que recebe o registro pela entrada de recursos financeiros.
Fonte: Manual Tcnico de Oramento MTO www.orcamento.org pgina 4/7

1.6. Subalnea A subalnea constitui o nvel mais analtico da receita, o qual recebe o registro de valor, pela entrada do recurso financeiro, quando houver necessidade de maior detalhamento da alnea. 1.7. Exemplo de Natureza da Receita

2. Classificao da Receita por Fonte de Recursos A classificao por natureza da receita busca a melhor identificao da origem do recurso segundo seu fato gerador. No entanto, existe a necessidade de classificar a receita conforme a destinao legal dos recursos arrecadados. Assim, foi institudo pelo Governo Federal um mecanismo denominado fontes de recursos. As fontes de recursos constituem-se de determinados agrupamentos de naturezas de receitas, atendendo a uma determinada regra de destinao legal, e servem para indicar como so financiadas as despesas oramentrias. Entende-se por fonte de recursos a origem ou a procedncia dos recursos que devem ser gastos com uma determinada finalidade. necessrio, portanto, individualizar esses recursos de modo a evidenciar sua aplicao segundo a determinao legal. Atualmente, a classificao de fontes de recursos consiste de um cdigo de trs dgitos:

Fonte: Manual Tcnico de Oramento MTO www.orcamento.org pgina 5/7

1 dgito: Grupo de Fonte de Recursos 1 2 3 6 9 Recursos Recursos Recursos Recursos Recursos do Tesouro Exerccio Corrente; de Outras Fontes - Exerccio Corrente; do Tesouro Exerccios Anteriores; de Outras Fontes - Exerccios Anteriores; e Condicionados.

2 e 3 dgito: Especificao das Fontes de Recursos Exemplos: Fonte 100 Recursos do Tesouro - Exerccio Corrente (1); Recursos Ordinrios (00); Fonte 152 Recursos do Tesouro - Exerccio Corrente (1); Resultado do Banco Central (52); Fonte 150 Recursos do Tesouro Exerccio Corrente (1); Recursos Prprios No-Financeiros (50); Fonte 250 Recursos de Outras Fontes Exerccio Corrente (2); Recursos Prprios No-Financeiros (50); Fonte 300 Recursos do Tesouro Exerccios Anteriores (3); e Recursos Ordinrios (00). 3. Classificao da Receita por Identificador de Resultado Primrio A receita classificada, ainda, como Primria (P) quando seu valor includo na apurao do Resultado Primrio no conceito acima da linha e No-Primria ou Financeira (F) quando no includa nesse clculo. As receitas financeiras so basicamente as provenientes de operaes de crdito (endividamento), de aplicaes financeiras e de juros, em consonncia com o Manual de Estatsticas de Finanas Pblicas do Fundo Monetrio Internacional FMI, de 1986. As demais receitas, provenientes dos tributos, contribuies, patrimoniais, agropecurias, industriais e de servios so classificadas como primrias. Costuma-se atribuir esta classificao - (P) ou (F) fonte de recursos, descrita no item anterior, mas, na verdade, esse um atributo da natureza de receita, que identifica a origem do recurso. Assim, o fato de uma fonte de recursos conter essencialmente naturezas de receita classificadas como primrias faz com que essa fonte tambm tenha a mesma caracterstica.
Fonte: Manual Tcnico de Oramento MTO www.orcamento.org pgina 6/7

4. Estgios da Receita Estgio da receita cada passo identificado que evidencia o comportamento da receita e facilita o conhecimento e a gesto dos ingressos de recursos. So estgios da receita: Previso: a estimativa do que se pretende arrecadar durante o exerccio. Lanamento: a relao individualizada dos contribuintes, discriminando a espcie, o valor e o vencimento do imposto de cada um, ou seja, o assentamento dos dbitos futuros dos contribuintes. Arrecadao: o momento em que os contribuintes comparecem perante aos agentes arrecadadores a fim de liquidarem suas obrigaes para com o estado. Recolhimento: a transferncia dos valores arrecadados conta especfica do Tesouro, responsvel pela administrao e controle da arrecadao e programao financeira, ou seja, o ato pelo qual os agentes arrecadadores entregam diariamente ao Tesouro pblico o produto da arrecadao.

Fonte: Manual Tcnico de Oramento MTO www.orcamento.org pgina 7/7

You might also like