You are on page 1of 15

APOSTILA BSICA DE VIDA RESIDUAL

INTRODUO Abaixo observamos a fotografia de uma indstria, onde muitos dos seus equipamentos so vasos de presso.

A NR-13 a norma regulamentadora para caldeira e vasos de presso. Nos pargrafo a seguir verifica-se o que a NR-13 determina sobre vida residual (remanescente). 13.5.6. Ao completar 25 anos de uso, na sua inspeo subseqente, as caldeiras devem ser submetidas rigorosa Avaliao de Integridade para determinar a sua vida remanescente e novos prazos mximos para inspeo, caso ainda estejam em condies de uso. 13.5.6.1. Nos estabelecimentos que possuam Servio Prprio de Inspeo de Equipamentos citado no Anexo II, o limite de 25 anos pode ser alterado em funo do acompanhamento das condies da caldeira, efetuado pelo referido rgo. ANEXO II REQUISITOS PARA CERTIFICAO DE "SERVIO PRPRIO DE INSPEO DE EQUIPAMENTOS" Antes de colocar em prtica os perodos especiais entre inspees, estabelecidos nos subitens 13.5.4 e 13.10.3 desta NR, os "Servios Prprios de Inspeo de Equipamentos" da empresa, organizados na forma de setor, seo, departamento, Elaborao: Raimundo Sampaio Pgina 1 de 15

APOSTILA BSICA DE VIDA RESIDUAL


diviso, ou equivalente, devem ser certificados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalizao e Qualidade Industrial (INMETRO) diretamente ou mediante "Organismos de Certificao" por ele credenciados, que verificaro o atendimento aos seguintes requisitos mnimos expressos nas alneas "a" a "g". Esta certificao pode ser cancelada sempre que for constatado o no atendimento a qualquer destes requisitos: a) existncia de pessoal prprio da empresa onde esto instalados caldeira ou vaso de presso, com dedicao exclusiva a atividades de inspeo, avaliao de integridade e vida residual, com formao, qualificao e treinamento compatveis com a atividade proposta de preservao da segurana; b) mo-de-obra contratada para ensaios no-destrutivos certificada segundo regulamentao vigente e para outros servios de carter eventual, selecionada e avaliada segundo critrios semelhantes ao utilizado para a mo-de-obra prpria; c) servio de inspeo de equipamentos proposto possuir um responsvel pelo seu gerenciamento formalmente designado para esta funo; d) existncia de pelo menos 1 "Profissional Habilitado", conforme definido no subitem 13.1.2; e) existncia de condies para manuteno de arquivo tcnico atualizado, necessrio ao atendimento desta NR, assim como mecanismos para distribuio de informaes quando requeridas; f) existncia de procedimentos escritos para as principais atividades executadas; existncia de aparelhagem condizente com a execuo das atividades propostas.

CONCEITOS Todos os equipamentos e tubulaes esto sujeitos a mecanismos de danos progressivos, estejam eles atuando isoladamente ou em possveis associaes. Estes mecanismos podero vir a provocar falhas nos equipamentos, gerando vrias consequnicas, tais como: Paralisaes no programadas (acidentais); Perda da especificao ou contaminao do produto - bota fora ou queima; Perda de eficincia; Perdas patrimoniais Perdas humanas;

Elaborao: Raimundo Sampaio

Pgina 2 de 15

APOSTILA BSICA DE VIDA RESIDUAL

Com o objetivo de evitar os cenrios mostrados pelas fotografias acima que a comunidade industrial vem desenvolvendo aes e pesquisas, para a identificao dos mecanismos de danos e as aes necessrias para elimin-los, ou control-los. Vale lembrar, que podemos utilizar diversas tcnicas de inspeo para detectar danos/descontinuidades, durante a avaliao dos equipamentos ou tubulaes, e cada tcnica ter sua efetividade, conforme o quadro a seguir.

Elaborao: Raimundo Sampaio

Pgina 3 de 15

APOSTILA BSICA DE VIDA RESIDUAL


As 4 fotografias a seguir nos mostram dois tipos de danos: duas alteraes dimensionais (atravs da deformao nos dois tubos) e duas trincas. Porm elas podem ter sido originadas por mecanismos de danos diferentes.

Para a caracterizao do mecanismo de danos teremos de realizar uma anlise do dano. Em muitos casos necessrio realizar uma anlise de causa raiz, que uma metodologia tem por objetivo encontrar e ajudar a atacar a verdadeira causa de um problema, e no seu efeito.

Diagrama do fluxo para a determinao da vida residual de um equipamento. Elaborao: Raimundo Sampaio Pgina 4 de 15

APOSTILA BSICA DE VIDA RESIDUAL


VIDA RESIDUAL Vida residual ou remanescente o tempo mximo estimado pelo Profissional Habilitado para a operao do equipamento em condies seguras, a partir de sua ltima avaliao de integridade fsica.
Os mecanismos de danos que pode-se calcular a vida residual do equipamento, em funo da taxa de progresso do dano, so: Perda de espessura por corroso, eroso ou combinao desses mecanismos; Fadiga mecnica ou trmica; Fluncia. No se consegue calcular a vida residual em funo de uma taxa de progresso Mecanismos de danos que provocam o crescimento de descontinuidades quase instantaneamente ou em curto espao de tempo (poucas horas), tais como: fratura frgil, colapso plstico, stress rupture Mecanismos de danos cujas taxas de progresso no so conhecidas ou so de difcil avaliao segura, tais como: HIC (Hydrogen Induced Cracking), corrososob-tenso, fadiga-corroso, danos metalrgicos (fragilizao do revenido, precipitao de fase sigma, sensitizao, grafitizao etc). A inspeo deve determinar e mensurar o tipo de dano eventualmente ocorrido. Deve tambm combinar esses resultados com os dados de operao, histricos anteriores, ocorrncias eventuais e, quando necessrios, ensaios adicionais. A avaliao de vida residual envolve estudo da relao entre o mecanismo de dano, taxa de progresso, propriedades mecnicas dos materiais na condio atual do ciclo de vida e as tenses atuantes reais ou as tenses nas condies de projeto. Nas avaliaes de vida residual deve-se, sempre que possvel, seguir as seguintes etapas: Consultar os resultados da inspeo de determinao do tipo de dano e sua mensurao. Consultar na documentao do equipamento dados como: especificaes de materiais, detalhes construtivos, folhas de dados, desenhos e clculos. Obter as condies reais de operao do equipamento. Levantar dados sobre possveis detalhes que possam afetar a avaliao, como: Alteraes realizadas no equipamento ou componente durante sua vida operacional; Desgastes/danos verificados em inspees anteriores; Elaborao: Raimundo Sampaio Pgina 5 de 15

APOSTILA BSICA DE VIDA RESIDUAL


Determinar as necessidades de ensaios adicionais e execut-los, se necessrio. Executar a avaliao de vida residual. Em campos especficos do relatrio de inspeo, registrar o resultado da avaliao da vida residual abordando os seguintes itens: mtodo de avaliao adotado, estimativa de vida residual, recomendaes e data da prxima inspeo.

COMO DEVE SER ESTIMADO O CLCULO DE VIDA RESIDUAL 1.1.1. Perda de espessura A estimativa de vida residual ser realizada baseada na taxa de desgaste de acordo com as Normas API 570, API 510 ou API 653, at o limite da espessura mnima requerida pelo cdigo de projeto do equipamento. Em casos especiais onde sejam necessrios clculos alternativos, utilizar preferencialmente o API 579, Seo 4 ou 5 ou 6, ou ainda a BS 7910 pargrafo G.4.

1.1.2. Fadiga mecnica ou trmica Dever ser estimada a vida residual a partir da deteco de uma trinca de fadiga em propagao. Neste caso, deve-se utilizar o API 579 Seo 9, pargrafo 9.5.1, ou BS 7910 Captulo 8.

1.1.3. Fluncia A estimativa de vida em fluncia assunto ainda em desenvolvimento, todavia, existem tcnicas que j so utilizadas para tais estimativas. Deste modo, devem ser seguidas as orientaes citadas abaixo: Determinao de vida residual com base na alterao da microestrutura metalrgica do material, atravs da utilizao de padres de comparao; Determinao de vida residual com base na evoluo de microcavidades de fluncia. Neste caso a estimativa poder ser feita com base nos estudos de Neubauer ou similar; Clculo da taxa de propagao de uma trinca por fluncia. Neste caso poder ser feita conforme BS 7910 Apndice T, ou API 579, pargrafo F.7.6.

Elaborao: Raimundo Sampaio

Pgina 6 de 15

APOSTILA BSICA DE VIDA RESIDUAL


TAXA DE CORROSO Quando utilizar peso

Quando utilizar medio de espessura

Elaborao: Raimundo Sampaio

Pgina 7 de 15

APOSTILA BSICA DE VIDA RESIDUAL


SOBRE AS NORMAS API RP 571 - Damage Mechanisms Affecting Fixed Equipment in the Refining Industry. Mecanismos de danos que afetam o equipamento esttico na indstria de refinao BS 7910-99 Amendment 2000 - Guide on Methods for Assessing the Acceptability of Flaws in Metallic Structures Guia de Mtodos de avaliao da aceitabilidade de falhas em estruturas metlicas API RP 579 - Recommended Practices For Fitness-For-Service Avaliao para os diversos tipos de danos que podem ser esperados em equipamento pressurizado na refinaria e indstria qumica. A atividade de adequao ao uso de equipamentos depende da capacidade de resposta a diversos questionamentos relacionados ao problema a ser resolvido, como por exemplo : Quais os limites para uma regio com perda de espessura por corroso ?; Qual o intervalo entre inspees recomendado para equipamentos que operam sujeitos a trincamento pelo meio (CST) ?; Como determinar a probabilidade de falha de um equipamento ?; Como definir propriedades de material para uma avaliao de integridade de uma estrutura ? Como avaliar o projeto e materiais empregados em equipamentos sujeitos a baixas temperaturas (fratura frgil) ? Quais os fatores de segurana adequados para um equipamento com alto risco operacional e danos acumulados ? Como registrar uma descontinuidade de forma a permitir uma avaliao posterior pela Mecnica da Fratura ? A filosofia empregada para equipamentos novos baseada na aplicao de cdigos tradicionais de projeto e fabricao. Tais cdigos definem as regras bsicas envolvendo a especificao dos materiais, fatores de segurana, critrios de dimensionamento, processos e detalhes de fabricao, exigncias de inspeo e testes de fabricao, ensaios a serem empregados, etc... Filosofia e qualidade exigida pelos cdigos de projeto tradicionais (ASME Code BPVC, Ad-Merkblatter, BS-5500, ANSI B31.3, ANSI B31.8, API-1104, ..); Qualificao da mo de obra de inspeo direcionada para discernir e registrar o que interessa a um sistema ligado fabricao;

Elaborao: Raimundo Sampaio

Pgina 8 de 15

APOSTILA BSICA DE VIDA RESIDUAL


Objetivo principal detectar e indicar regies de reparo comparando-se padres de aceitao definidos pelos cdigos. Para equipamentos em operao, no existem regras to definidas como no caso de equipamentos novos. A responsabilidade pela definio de critrios e propriedades de material a serem empregadas em uma avaliao de integridade suportada por publicaes oficiais e reconhecidas, mas que no estabelecem todas as regras e exigncias para realizao do trabalho. Torna-se necessrio, em muitos casos conviver com o dano, identificar sua extenso e acompanhar sua progresso. No existem padres para reparo e sim critrios que permitem avaliar o dano e sua influncia no risco operacional do equipamento. A atividade de avaliao de integridade exige mais engenharia x menor interveno.

Fatos : Equipamentos e tubulaes em meia vida acumulam danos inerentes e dependentes da operao; Cdigos de projeto tradicionais no consideram esse acmulo de danos e suas conseqncias no risco operacional. A operao do equipamento muitas vezes responsvel pela iniciao e/ou propagao de descontinuidades, reduo de espessura atravs de processos corrosivos, desvios deforma relacionados a ciclos trmicos, etc,.. Tais ocorrncias apesar de inaceitveis pelo cdigo de projeto podem no ser relevante para o equipamento; Muitas vezes o dano presente no equipamento oriundo das fases da fabricao, no sendo um resultado da operao e o tempo de uso. Equipamentos em meia vida Equipamentos novos . impraticvel, tcnica e economicamente, a volta ao passado. O reparo em equipamentos a ferramenta para mant-lo operacional, dentro de um risco admitido, no para torn-lo novamente um equipamento recm fabricado. Como principal objetivo da atividade de Adequao ao Uso, temos : Manter a integridade estrutural e quantificar o risco associado operao de equipamentos com danos. Anlise de: mecanismos de danos + condio fsica do equipamento + detalhes de projeto + segurana no dimensionamento + nvel de atendimento aos requisitos de cdigos de projeto + qualidade da fabricao = AVALIAO DE INTEGRIDADE ESTRUTURAL. As etapas identificadas para a realizao da tarefa de Adequao ao Uso so as seguintes.

Elaborao: Raimundo Sampaio

Pgina 9 de 15

APOSTILA BSICA DE VIDA RESIDUAL


ID Tarefa D 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 TAREFAS Identificao do dano; Definio da extenso do dano; Definio do mecanismo de falha associado ao dano presente; Levantamento dos dados do equipamento; Verificao do critrio de avaliao mais adequado, sua aplicabilidade e limitaes; Definio de F.S. para a operao dentro dos nveis de risco assumidos; Utilizao dos critrios de avaliao e aceitao; Avaliao da vida remanescente do equipamento; Definio do intervalo entre inspees e/ou tempo de campanha; Definio de medidas para reduzir a taxa de progresso do dano (remediao); Definir meios de monitorar a extenso do dano e sua taxa de propagao Documentao.

As especialidades envolvidas para a completa caracterizao de um problema, anlise de falhas, avaliao da integridade estrutural e proposio de solues so variadas e com funes definidas. ESPECIALIDADES Metalurgia ou Materiais Mecnico estrutural Inspeo Mecnica da Fratura Processo ID 1, 3, 4, 5, 8, 9, 10 1, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 1, 2, 4, 5, 9, 11 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 4, 9, 10, 11

A Prtica Recomendada API-579 : 2000 foi definida para utilizao em equipamentos projetados e fabricados conforme os cdigos a seguir citados: 1 ASME B&PV Code, Section VIII, Division 1 2 ASME B&PV Code, Section VIII, Division 2 Elaborao: Raimundo Sampaio Pgina 10 de 15

APOSTILA BSICA DE VIDA RESIDUAL


3 ASME B&PV Code, Section 1 4 ASME B31.3 Piping Code 5 ASME B31.1 Piping Code 6 - API-650 7 API-620 API RP 581, classifica os danos em: - TIPOS DE DANOS THINNING (PERDA DE ESPESSURA - PE) SURFACE CONNECTED CRACKING (TRINCAS SUPERFICIAIS - TS) SUBSURFACE CRACKING (TRINCAS EMBEBIDAS - TE) MICROVOID FORMATION ( FORMAO DE MICROCAVIDADES MC) MICROFISSURING (MICRO TRINCAS MT) METALLURGICAL CHANGES (ALTERAES ESTRUTURAIS - AE) DIMENSIONAL CHANGES (ALTER. DIMENSIONAIS - AD) BLISTERING (EMPOLAMENTO - EM) MATERIAL PROPERTIES CHANGES (ALTERAES DE PROPRIEDADES - AP)

- MECANISMOS DE DANOS Mecnicos por Corroso por CST por H2 Metalrgicos

1) Mecanismos de Danos Mecnicos Eroso Slidos Eroso Gotculas Cavitao Elaborao: Raimundo Sampaio PE PE PE Pgina 11 de 15

APOSTILA BSICA DE VIDA RESIDUAL


Desgaste Fadiga Fadiga Trmica Fadiga Corroso Fluncia e Stress Rupture TS, TE TS TS MT/MC, TE, TS, AE, AD PE

(ruptura devido a tenso em alta temperatura) Trincamento por Fluncia Thermal Ratcheting Sobrecarga (colapso plstico) Fratura Frgil MT/MC, TE, TS TS, AD AD, AE AE, AP

2) Mecanismos de Danos Por Corroso (PE)

3) Mecanismos de Danos por CST (TS) Aminas Amnia Elaborao: Raimundo Sampaio Pgina 12 de 15

APOSTILA BSICA DE VIDA RESIDUAL


Caustica Carbonatos Cloretos cidos Politinicos cido Fluordrico

4) Mecanismos de Danos Induzidos por Hidrognio Empolamento HIC (Trincamento induzido -interno ) SOHIC (orientado pela Tenso) SSC (Trincamento pelo H2S) HCN (Trincamento pelo Cianeto) Hidretao Ataque por Hidrognio (metanizao) Fragilizao por Hidrognio EM, TE, TS, AD TE, TS MT/MC, TE, TS TS TS TE, TS, AE MT/MC, AE, TE TE, AP

5) Mecanismos de Danos Metalrgicos Fuso Incipiente Esferoidizao e Grafitizao Endurecimento (Tmpera) Fases Sigma e CHI Fragilizao de 480 C Fragilizao de Revenido MT/MC, TE, TS, AE, AP MT/MC, TE, TS, AE, AP AE, AP AE, AP AE, AP AE, AP

Trincas de Re-Aquecimento (Al. Tens) TS, AE, AP PPT de Carbonetos Cementao Descarbonetao Metal Dusting (fornos de pirlise) Elaborao: Raimundo Sampaio AE, AP AE, AP AE, AP PE Pgina 13 de 15

APOSTILA BSICA DE VIDA RESIDUAL


Nitretao Envelhecimento Amolecimento por Super-envelh. Envelhecimento a Alta Temperatura Fragilizao por Metal Lquido AE, AP AE, AP AE, AP AE, AP AE, AP

A metodologia de Inspeo Baseada em Risco (RBI) se baseia no API 580 e API 581. uma ferramenta sistemtica que fornece informao essencial para a tomada de decises relativas a aes de inspeo, visando a racionalizao dos recursos em funo do risco existente. O principal objetivo da metodologia a otimizao dos recursos de inspeo de modo a atingir elevados ndices de integridade e confiabilidade, estabelecendo uma base que permita obter um plano geral de inspeo vlido para dois ciclos de parada. A correta aplicao da metodologia RBI conduz a uma otimizao de toda a atividade de inspeo. Direciona as inspees para os equipamentos identificados com nveis de risco mais elevados e permite uma efetiva compreenso dos mecanismos de degradao atuantes em cada equipamento / tubulao do processo.

Aplicaes da tcnica O RBI pode ser aplicado aos equipamentos estticos de refinarias de petrleo e petroqumicas. Benefcios Obtidos Definio de futuros planos de inspeo, detalhando para cada equipamento: Elaborao: Raimundo Sampaio Pgina 14 de 15

APOSTILA BSICA DE VIDA RESIDUAL


mtodo de inspeo a ser utilizado; extenso da inspeo; data ideal para a realizao da inspeo;

Avaliao do impacto de alteraes s condies de operao na integridade dos equipamentos; Identificao de todos os contributos para o risco, que de outra forma poderiam ser negligenciados; Determinao do nvel de risco atingido aps a implementao da estratgia de inspeo e de outras aes de mitigao do risco; Otimizao das atividades de inspeo - focadas nos equipamentos de maior risco; Eliminao das atividades de inspeo desnecessrias e que no trazem valor agregado; Aumento da flexibilidade dos intervalos de inspeo sem comprometer a integridade dos equipamentos; Possibilidade de controle da degradao em tempo real - janelas de operao; Aumento da confiabilidade e disponibilidade dos equipamentos minimizao de paradas no programadas; Aumento global da segurana.

Elaborao: Raimundo Sampaio

Pgina 15 de 15

You might also like