You are on page 1of 16

JUIZ Espcies: Togado (concurso) Leigo (jurado Tribunal do Juri) Atividades: Julgadora: julgar, sentenciar o processo.

. Investigadora: pode investigar criminalmente: a) Quando um juiz pratica um crime; b) Crimes praticados nas dependncias do STF; c) Quando um policial civil comete um crime; d) Auto de priso em flagrante;

Juzo das garantias: o juiz do processo no poder ser o mesmo da investigao.

Princpios:

Do juzo natural: Definir quem ser o juiz do processo, tendo que estar previsto antes da prtica do crime.

Da imparcialidade: O juiz no pode figurar nem como autor, nem como ru, no podendo favorecer ningum.

Impedimento: Dentro do Processo = atos inexistentes.

Suspeio: Fora do Processo = atos nulos.

Incompatibilidade: No est prevista de forma expressa. Tudo o que no for impedimento, nem suspeio, pode ser arrolado como incompatibilidade. = As conseqncias vo de acordo com o que for mais parecido (suspeio ou impedimento).

Ex: Foro ntimo Juiz ter testemunhado o fato, mas no ser arrolado como testemunha no processo Suborno Juiz que investigou, no pode julgar .

ACUSADOR

Quem entra com a ao condenatria contra algum.

Presena obrigatria (acusador do juiz): Princpio Acusatrio Presena facultativa (a presena do acusador do juiz facultativa): Princpio Inquisitivo

Ao Penal Pblica:

Acusador popular: qualquer cidado que a lei reconhece pode entrar com a ao (esse tipo de acusador no existe no Brasil).

Acusador particular: a prpria vtima que entra com a ao relacionada a aqueles crimes de ao penal pblica (esse acusador pode ser encontrado na Constituio da Espanha).

Acusador pblico: o MP, que acusa em nome do Estado.

Ao Penal Privada:

Acusador Privado: s a vtima pode entrar com a ao.

Atuao do MP:

Extrajudical:

a) Se faltar alguma coisa no inqurito, o MP pode determinar complementao.

b) Controle externo da atividade policial, antes do inqurito.

c) Investigao interna prpria (artigo 57) Investigao criminal exclusividade da polcia civil. Pode investigar: a) O crime cometido pelo promotor pblico. b) Crimes previsto no ECA. c) Crimes previstos no Estatuto do Idoso.

Como justificar a investigao criminal do MP:

Quem pode mais (denuncia), pode menos (investigao).

Teoria dos poderes implcitos: j que tem a titularidade da ao penal, tem poder implcito de investigar.

Judicial:

Como parte: o MP inicia a ao.

No caso da APPblica, o MP o nico que pode entrar com a ao, caso no faa isso no tempo certo, a vtima pode entrar com a ao penal privada subsidiada da pblica.

Interesse subjetivo: se houvesse uma pessoalizao no enfrentamento pessoal com a outra parte. Interesse objetivo: Para atuar, tem que estar vinculado aos princpios da legalidade e da . impessoalidade

Custus Legis: ele no inicia a co, atua como fiscal da Lei.

Em 2 grau, vai depender de quem entrou com a ao penal para saber se o MP custus legis ou parte.

Princpio do Promotor natural: estar presente na lei a indicao prvia de um acusador para o caso. a lei quem define quem vai ser o acusador em determinado caso.

a) Consolidar a independncia funcional deste promotor, sendo essa independncia prevista na constituio. b) No pode ser retirado do caso, inamobilidade. c) O ru ser acusado pela autoridade competente. Esse principio no est previsto em lei, e s vezes no reconhecido. Essa funo tem como objetivo restringir os poderes do procurador geral na hora de nomear algum para determinado processo.

O princpio pode ser ferido com a figura do procurador AD HOC (para o ato) que pode ser nomeado pelo Procurador: JECrim dos Estdios. Apelao feita no interior e as contra razes apresentadas na capital. Vacncia no cargo. No pode indicar um promotor para determinado processo para atingir determinado resultado, assim fere o interesse subjetivo. Desde que haja concordncia, pode-se nomear outro promotor para presidir a investigao (investigar em outra cidade). Impedimento e Suspeio: mesma coisa que o juiz. Promotor prevenido: quem investiga, no acusa. O Mp no pode quebrar os direitos fundamentais sem ordem judicial (quebra de sigilo bancrio, telefnico). Quinto constitucional: membros do MP pode ingressar no judicirio atravs de uma cota.

Mecanismos de controle para a ao do MP: Quando tem divergncia entre o juiz e o promotor. Se o MP no entrar com a ao em 6 meses a vtima pode entrar. Regimento interno do Supremo. Assistente de acusao: admitida somente na fase processual.

Determinado recuso contra decises que prope o arquivamento dos processos com relao ao jogo do bixo.

ASSISTENTE: Toda a aco penal tem um dano vitima, sendo assim ela pode atuar no processo penal para buscar alguma reparao, nem que seja somente a condenao do ru. Precisa ser representado por um advogado. a pessoa legitimada para defender interesse prprio, desde que no figure como investigado, acusado... e atuar desde o inqurito at o trnsito em julgado da sentena, no se admitindo assistente na fase de execuo penal. Alguns acham que o assistente atua como custus legis, mas quando se habilita no processo quer mesmo ver a condenao do ru. Auxilia o MP, mas pode ser contrria a sua posio. Seria um litisconsorte ativo(facultativo), cooperador do MP . Parte adesiva, pois adere a acusao que o MP fez. Ou seja, o assistente parte sim. Legitimidade:s quem pode atuar a vtima ou seu representante. Legitimidade substitutiva: se a vtima, ou seu representante no entrar com a ao quem pode figura como assistente o cnjuge, ascendente, descendente ou irmo. Legitimidade especial: a) No caberia PJ de direito pblico atuar no processo, uma vez que o Estado j tem um representante no processo, isso se o ente estatal for vtima. Se afasta essa posio com o decreto lei 201 artigo 1, o que diz que rgos federais, estaduais e municipais podem entrar no processo como assistentes. b) Estatuto da OAB.

Pode haver os assistentes de defesa da vtima, do acusado e do investigado.

Limites da Habilitao:

Pode habilitar-se desde o momento em que o MP oferecer a denncia, desde o ajuizamento da ao e termina com o trnsito em julgado da sentena, no cabe na execuo penal.

Excees:

5 dias antes do jri, para participar do julgamento. Se o ru for absolvido, pode se habilitar para recorrer da deciso.

O estatuto da OAB coloca a possibilidade do assistente desde o inqurito.

Impedimentos:

No pode ser ru: a) Aquele que entrar com a ao penal privada subsidiada da pblica. b) Co-ru. c) Testemunha (ou ela testemunha ou ela assistente). Se ela j tiver sido ouvida no processo e se habilitar como assistente, seu depoimento ser desconsiderado. Poderes: Pode fazer tudo que o MP fizer em audincia, arrazoar os recursos do MP, ou interpor seus prprios recursos. Se o MP no recorrer, o assistente pode recorrer. Limitaes quanto a prova: Testemunhas: no mximo 8, se o MP j arrolou as 8, o assistente no pode mais arrolar nenhuma. (Isso construo doutrinria). Momento em que o rol de testemunhas pode ser apresentado: no tem previso legal, o que se entende pode-se apresentar o rol antes da defesa, pois o processo no pode retroceder. Procedimento de habilitao: Apresentar uma petio legitimando a habilitao, e o MP precisa ser ouvido previamente, no podendo ir contra pois a pessoa legitimada para aquilo. Caso o juiz recuse o assistente, cabe mandado de segurana. A figura do assistente constitucional, no tem nenhum argumento que impea a habilitao.

ACUSADO

Requisitos ao condenatria: Individualizao do sujeito passivo (indicar quem o denunciado) Descrio do fato tpico Pedido de condenao

Acusado o sujeito passivo, contra quem se pede uma ao penal condenatria.

Atuao: Judicial: como parte (produo de provas, contraditrio e ampla defesa). Extrajudicial (quando ainda no tem a condio de acusado): Est se discutindo hoje no CPP, de o investigado fazer sua prpria investigao criminal, tendo como fundamento principal a teoria dos poderes implcitos, pois as diligncias que o acusado solicita para a polcia, no so obrigatrias que ela faa. Est se discutindo isso para suprir essas deficincias. Espcies: Regra geral: Pessoa fsica (18 anos completos no mnimo). Imunidades: Diplomtica Parlamentar: nada mais do que liberada de expresso sobre determinados temas (que envolvam abusos ou prticas abusivas do poder pblico)para senadores e deputados federais Imunidade Parlamentar Formal (aspectos processuais): Foro privilegiado. Autorizao para processar determinados parlamentares. Imunidade Parlamentar Material: No responsabilizao criminal de algum por determinado tipo de crime, regra geral, aqueles de opinio na esfera federal (calnia, difamao...) Para deputados estaduais, depende da constituio estadual. Para vereadores, est restrita a circunscrio territorial onde ele est vinculado. A imunidade tem inicio com a diplomao e no com a posse. Incapacidade: relativa e absoluta

Pode ser feita a acusao de algum que no se sabe o nome, se no sabe, vai com o que tem, mas preciso descrever o sujeito. A retificao pode ser feita a qualquer momento no processo, inclusive na fase de execuo.

Pessoa Jurdica (de direito privado): Pode ser r nos processo de : Crime ambiental Cries contra a ordem financeira e econmica e economia popular PJ de direito pblico pode ser r Tem discusso doutrinria sobre isso dizendo que sim. Acusados em geral: No processo penal, quando o MP entra com a ao, j tem que ser uma ao penal condenatria existindo somente a figura do acusado, no existe acusados em geral, isso s se aplica para acusados no sentido estrito. Acusados em geral seriam os investigados, que so abjetos de um inqurito policial. Na fase de inqurito, s pode a ampla defesa e no o contraditrio porque no tem parte. Desigualdade de armas: Armas: meio, oportunidades, possibilidades instrumentos que so disponibilizados para que as partes possa expor suas teses as juiz, ou seja, tudo aquilo que possa justificar a tese do autor ou do ru. Espcies de Igualdades de arma: Formal: nenhuma diferena permitida. Seria uma igualdade matemtica. Material= desigualdade compensatria: Usa a desigualdade para equilibrar. Cria a desigualdade jurdica. Ex: Pz em dobro da defensoria. MP Adv. Particular: o MP s pode ser intimado pessoalmente o advogado pode por note de expediente.

Princpio do favor Rei (ru): No tem previso expressa, tem como finalidade conceder mais armas ou garantias de forma exclusiva ao ru e no ao acusador, no tendo nada a ver com o critrio de compensao. O que se pretende com esse principio que prefervel ter um culpado solto, do que um inocente preso. Pode se manifestar de duas maneiras:

a) Mais garantias ao ru: Indbio pro ru: se o juiz ficar em dvida na hora de decidir e no ter mais de onde tirar informaes extras, ele obrigado a absolver. Presuno de inocncia: ningum culpado at o trnsito em julgado da sentena. Reformatio in mellius: possibilidade do tribunal melhorar a situao do ru, mesmo que no haja um recurso do ru para isso, pode ser usado o recurso do MP para isso. Proibio da reformatio in pejus: se s o ru recorrer, reforma para pior no pode.

b) Concesso de mais armas ao ru: Recursos (alguns recursos s o ru tem: embargos infringentes) Reviso criminal: transitada em julgada a sentena, s ele pode entrar com ao para rever essa rever essa deciso de condenao. Prova ilcita: pode a favor do ru, mas no esta explicito em nenhum lugar, no podendo absolver, nem condenar.

No se admite provas ilcitas em caso de :

Tortura Narco Anlise: soro da verdade Hipnose

Pois no estava no seu estado de conscincia livre.

DEFENSOR:

Imprescindibilidade dessa figura estar presente no processo.

Finalidade:

a) Servir de interprete do acusado em relao ao contato mantido com o juiz no processo.

b) Falta de preparo do acusado em relao ao temas de ordem jurdica (exceo: auto defesa). c) Independncia do advogado em relao ao seu cliente. Mais comum no processo do jri, pode ser sustentados dois argumentos defensivos (ru: inocente defensor: legtima defesa).

Impedimento:

Com relao a parentes, sai quem chegou primeiro ( o defensor ou o juiz). A regra que a ordem seja imperante, mas tem uma situao que inverte a ordem: quem tem que provara a causa do impedimento at a abertura da audincia quem alegar o impedimento, se no, ele quem sai.

Espcies:

Constitudo: defensor escolhido e constitudo atravs de uma procurao.

Precisa de poderes especiais para: a) Aceitao do perdo do ofendido. b) Argio de suspeio do juiz. c) Argio de falsidade de documento. d) Casos que envolvem ao penal privada, renncia ou para oferecimento de representao.

A procurao pode ser dispensada em audincia, pode ser dado um prazo para juntar a nova procurao ou A PUD ACTA, constar na ata de audincia que o acusado quer aquele advogado.

Pblico: to imprescindvel quanto a advogado constitudo.

Quando o ru no nomeia um advogado, o juiz nomeia um defensor pblico.

Tem legislao prpria no mbito federal.

Quando no tiver defensor pblico, ou ele j est comprometido com o outro ru, o juiz nomear um advogado, e esse advogado ter prazos em dobre, tendo os mesmo direitos da defensoria.

O advogado pode recusar, mas tem um artigo no estatuto da OAB que praticamente obriga a aceitao.

A nomeao pode ser feita a qualquer momento no processo.

Defensor natural: ou a lei, ou uma norma interna da defensoria pbica, diz que ele quem tem que atuar naquele processo.

S se aplica esse princpio a defensoria pblica, porque quando defensor constitudo quem escolhe o ru, quando defensor dativo quem nomeia o juiz.

Imunidade:

Ofensas proferidas contra o juiz, o promotor, a vtima ao longo do processo, por injuria ou difamao, ele no ser punido. Quando for crime de calnia, no tem essa imunidade.

Instrumentos de controle:

a) Necessidade de fundamentao nas suas manifestaes. b) A possibilidade de destituio deste defensor pelo juiz , sempre que houver deficincia na defesa. (Acontece muito no jri... o advogado fala, fala, mas no entra na matria de discusso). c) Conduo tica de suas atividades (OAB).

PRAZOS

Noes: Avanar, caminhar.

Existem prazos para que determinados passam possam ser dados.

o tempo em que algo deve ser feito, praticado.

Termo: marco temporal desses prazos Termo incial: a qu Termo final: as quem

Princpios:

Utilidade: devem ser teis e suficientes para que os atos possam ser praticados. Pode-se rever esse prazo, o juiz tem essa liberdade.

Continuidade: Como regra,iniciada a contagem, ele no deve ser interrompido. Pode-se suspender esse prazo. (Ex. Estado de calamidade)

Igualdade: prazos iguais para autor e ru. Pode-se haver prazo em dobro para defensoria e defensor dativo.

Brevidade: os prazos no podem ser longos, o processo tem que seguir.

Improrrogabilidade: Como regra, no se prorroga prazos. Em situaes excepcionais pode ser feita (Ex: processo com muitos rus).

Irredutibilidade: os prazos no podem ser reduzidos, pode-se ampliar desde que seja de modo justificado.

Contagem:

Dias: regra geral. Meses: para decadncia. Horas: h recursos de 24 horas. Ano: para prescrio. Minutos: expresso verbal.

Incio: exclui o primeiro dia do inicio do prazo. Vencimento: inclui este dia.

Espcies de prazo: Prazos peremptrios: prazos terminativos e improrrogveis. Ordenatrios: determinam alguma providncia que deve ser tomada ou cumprida, mas no acarretam penalidades caso venham a ser desrespeitados. Dilatrios: Pode haver prorrogao por ajuste das partes. Comuns: so aqueles estabelecidos para ambas as partes (Ex: apelao). Particulares: estabelecido somente para uma das partes. (Ex: s a defesa tem 10 dias para apresentar a defesa escrita). Legais: Previstos em lei. Judiciais: Estabelecido pelo juiz (Ex: cumprimento de precatria ou prazo de validade de um mandado). Prprio: tem como destinatrios as partes, que se no praticarem esse ato, cujo prazo foi estabelecido, h incidncia de precluso. Imprprio: so aqueles destinados ao juiz, caso no cumpra, no leva a precluso (Ex: 10 dias para sentenciar, se no sentenciar no perde o direito de fazer). Precisos: grande maioria dos prazos, onde j tem o tempo determinado para determinado ato. Imprecisos: aqueles que so imprecisos, no tem uma determinao certa de quanto tempo o cdigo refere para determinado ato. (Ex: priso em flagrante, fala em logo depois e logo aps, sem prazo certo estipulado). SUSPENO:

Paralisao do prazo com o aproveitamento do tempo at ento transcorrido. INTERRUPO: a paralisao do prazo que vem transcorrendo, mas havendo uma interrupo, h um zeramento do prazo e inicia-se tudo novamente. PRAZO RAZOVEL: (garantia ou direito de um prazo razovel) Quando se fala em prazo razovel, ele varia de processo para processo. TEORIA DO NO PRAZO: Eu dou direito a uma prazo razovel, mas no digo quanto tempo esse processo pode tramitar, dou uma garantia, mas no digo quanto. Aplica-se tanto na fase processual, quanto na fase administrativa. Avaliao: Primeiro deve-se analisar a complexidade do caso para saber se ele est tramitando a mais tempo do que deveria. Tem que avaliar qual a contribuio do ru para a demora na tramitao do processo. O grau de participao das autoridades (MP, juiz e delegado). CONSEQUENCIAS: Compensatrias: Se o prazo passou alm do razovel, uma consequncia de carter compensatria, a atenuante genrica. Ex: se o prazo passou alm do razovel, por culpa do cartrio ou do MP, a sentena compensar o ru por isso. A atenuante genrica no est prevista em lei, e jurisprudencial. Indenizao cvil. Processuais: A mais usual a concesso de liberdade ao preso, prq o processo tramitou mais tempo do que deveria.

Sancionatria:atingem o responsvel pela dilao, mas em mbito administrativo. So aplicadas pela suas corregedorias. CRTICAS A DILAO: Muitos autores falam que as garantias do prazo razovel so para o ru, mas as garantias s~ao de todo o cidado, ento no se aplica s para o ru, mas tambm para a vtima e para o autor da ao penal. No tem nenhuma sugesto ou construo doutrinria de consequncias processuais quando a dilao ocorre em prejuzo a vtima. PRECLUSO:

Impedimento ao exerccio de uma faculdade processual, decorrente da perda, extino ou consumao dessa mesma faculdade, derivada da perda de um prazo. S foi aparecer com a reforma do CPP. Espcies: Temporal: Perda da faculdade em razo da superao do prazo estabelecido em lei para a prtica de tal faculdade. Consumativa: uma vez praticado o ato, eu no posso voltar a pratica-lo. Lgica: perda da faculdade processual decorrente da prtica de outro ato que seja incompatvel com a faculdade que se est concedendo. Ex: o ru paga pena de multa e depois recorre tudo certinho. Precluso Pro Judicato: atinge a figura do juiz. Cabe dentro da precluso consumativa. Porm, o juiz pode rever uma deciso que ele proferiu anteriormente , se tiver algum tipo de informao nova ou previso legal (juzo de retratao). CLASSIFICAO: Diz respeito aos efeitos da precluso junto ao 2 grau. Integral: uma vez proferida a deciso, ela no poder ser reformada se no houver provocao no prazo previsto em lei. Ex: Reformacio in pejus Limitada: Se s o ru recorrer, e o MP no, em 1 grau no poder a deciso ser alterada em prejuzo ao ru, nem a favor dele. J em 2 grau poder ser usado o recurso do MP para revisar a deciso e beneficiar o ru, mesmo que el no tenha recorrido. Ex: Permisso Reformacio in mellius em 2 grau. Citao

1- Conceito: -modalidade de ato processual cujo objetivo o chamamento do acusado ao processo para fins de conhecimento da demanda instaurada e oportunidade do exerccio desde logo da ampla defesa e do contraditrio -chamamento do ru a juzo dando-lhe cincia do ajuizamento da ao imputando-lhe a prtica de uma infrao penal, bem como oferecendo-lhe a oportunidade de se defender. Obs2: s o ru pode ser citado e a citao ocorre uma s vez

2- Finalidade: - cientificao da ao contra ele proposta -chamamento para defender-se

3- Fundamento: -aplicao ou efetivao das garantias fundamentais relativas defesa (ampla defesa e contraditrio e do devido processo legal)

4- Efeito: -perfectibiliza a relao processual, deixa claro a triangularizao do processo Intimao

1- Conceito -amplo: dar conhecimento a algum da prtica de atos processuais, com exceo da citao, j realizados ou a serem realizados, bem como a necessidade ou a possibilidade da participao tanto das partes quanto de terceiros que eventualmente devam ou possam estar presentes neste ato (conceito que engloba a notificao). -restrito: modalidade de ato processual em que se d conhecimento s partes ou a outros intervenientes no processo sobre a realizao de atos j realizados.

You might also like