You are on page 1of 4

OS SAIS DE SCHUSSLER

Sugestes de uso: Casos agudos: uma dose a cada hora. Casos dolorosos ou severos: uma dose a cada 10 Casos crnicos: uma a quatro doses por dia. Ferr p D12
Ferrum phosphoricum D 12, um veculo do oxignio, ajuda a regularizar a circulao e por isso chamado de o calibrador dos vasos sanguneos. Exerce funes importantes nos mecanismos de defesa frente s infeces. Tonifica e contrai os msculos. Na infncia necessrio para um crescimento normal. Pela mesma razo imprescindvel tambm durante a menstruao, na gestao e no perodo de latncia. A proporo de ferro no organismo de 4 a 5 gramas, de que trs quartas partes correspondem hemoglobina. Indicaes de uso: Sendo ele considerado um agente bioqumico para todas as doenas sbitas e para todos os processos inflamatrios e febris em estado inicial, podemos pensar em: contuses iniciais, congestes, perda de sangue, feridas e fraqueza muscular, por exemplo. Est indicado em doenas infantis, estados anmicos, dores, hemorragias, distores articulares, sobrecargas fsicas, alteraes da perfuso sangunea com sintomas reumatoides, gastrite catarral aguda com dor e vmitos e diarreias estivais acompanhadas de febre. Aspectos e sinais: Aspecto flurico, com olheiras e pele vermelha, especialmente o chamado rubor facial. Batimentos cardacos acelerados e aqueles olhos avermelhados. Tudo se agrava e piora pelo movimento, pelo calor e pela excitao e tudo melhora pelo frio, pelo ar livre e o movimento leve. Considerado um excelente remdio para pessoas mais velhas. Dentre as suas caractersticas predominantes, encontramos 3 de grande valia. 1): a congesto que vem sempre com ondas de calor e dolorimento, a sensao de que o corao est gigante e isso por causa da ansiedade. Congesto eu afeta a cabea, a garganta e as articulaes. Reumatismo articular agudo. 2)A Tendncia a Hemorragias: sempre acompanhada de sangue vermelho e vivo, sempre nas mucosas digestivas, urinrias e respiratrias. Boericke costumava dizer que os estados anmicos elevavam o nvel das hemoglobinas. 3)A febre sem dvida um fator muito importante aqui, entre os 37 e 39 graus. Quando existe a dvida de se aplicar Belladonna ou Aconitum, ou ainda se ela vem acompanhada de torpor caso de aplicar Gelsemium. Observar os calafrios ocorridos por volta das 13:00hs. Pele seca, estados anteriores a supuraes, a primeira etapa dos resfriados. Presta uma ajuda e tanto nos casos iniciais ou congestivos das artrites, flebites e laringites. Segundo Clarke, kali muriaticum corresponde ao segundo estgio da inflao, portanto ele frequentemente indicado aps Ferr p D12, especialmente na difteria, pneumonia e grupe.

Calc f D12
Calcarea fluorica (Calcium fluoratum) D12 - o reforo da tonicidade dos tecidos e da restaurao da elasticidade. Encontra-se no esmalte dos dentes, nos ossos e nas clulas da epiderme, sobretudo onde

exista tecido elstico. Agindo sobre o aparelho circulatrio ele fortalece os pequenos vasos sanguneos e estimula a reabsoro dos endurecimentos vasculares. Indicaes de uso: Nas leses discais, nas doenas articulares, no raquitismo infantil, no envelhecimento prematuro da pele, no endurecimento dos tecidos e das glndulas e na debilidade postural. Quando a perda de elasticidade dos vasos sanguneos; tais como: hemorroidas, varizes, arteriosclerose. Doenas sseas e dentrias propenso a cries. Muito usado pelos atletas para o endurecimento de tendes. Deformaes sseas, estreitamento de ligamentos, retardo no desenvolvimento sseo. Dores lancinantes pelo frio e pela umidade. Supurao crnica dos ouvidos. Um fator indiscutvel e largamente usado por muitos homeopatas a sua fabulosa atuao durante a gestao, ele faz com que se tenha um parto fcil e mais tranquilo. Usados nos ps-operatrios, ele diminui a possibilidade de aderncias. Sfilis, fstulas, na descoberta do aneurisma, cistos no punho. TUMORES: sua ao pode ser vista nos casos de tumores fibrosos, ndulos e enduraes dos testculos, fibroma uterino, ndulos duros dos seios. Sua atuao lenta e por isso, deve-se tomar durante longos perodos de tempo.

Kali m D6
Kalium muriaticum - Kalium chloratum - D6 eis o cloreto de potssio e sem dvida sua ao principal a de estimular a atividade celular. O dficit de potssio causa alteraes patolgicas em diversos tecidos (msculo cardaco e msculos esquelticos, entre outros). O potssio intervm na sntese proteica e na utilizao dos hidratos de carbono - efeito que do metabolismo. Seu principal sinal o edema de face, da face franca, esbranquiada. Das dores picantes, parecendo agulhas, exatamente nos locais onde existem os edemas. Indicaes - aqui se aplicam as tores e traumatismos nas fases subagudas. No caso da febre reumtica, se usa durante seis messes na 6x, diariamente, tamanha a sua eficincia. Kalium muriaticum o elemento principal no tratamento anticatarral de diversos rgos e mucosas e nos catarros acompanhados de secrees fibrinosas-espesas ou chamadas de segundo estdio de inflamao e que formam uma massa branca, branca fina ou branca viscosa, tanto se trata de placas brancas finas na pele ou membranas slidas de cor branca localizadas nas mucosas. Na coriza aguda ou na crnica, com essa mucosidade espessa, branca e aderente ao nariz. Prescreve-se principalmente Kalium chloratum para o tratamento de afeces otorrinolaringolgicas (ORL) e oculares caracterizadas por inflamao fibrilosa, tambm em processos pulmonares e pleurite fibrilosa, bronquite, reumatismo, tendo-vaginite, verrugas, reaes de vacinas, queimaduras, etc. Melhora no calor, nas massagens suaves sobre a rea dolorida e com aplicaes quentes. Entretanto o frio, o gelado, o ar livre, o cheiro do perfume, alimentos condimentados demais, umidade e muito movimento pioram de vez a situao.

Mag p D6
Magnsia phosphorica D6 o fosfato de magnsio, conhecido por ns como: o remdio homeoptico da dor. o analgsico e antiespasmdico bioqumico por excelncia. Ele relaxa os msculos e possui propriedades antitrombticas e antialrgicas e influi sobre a excitabilidade neuromuscular e a funo cardaca (preveno do enfarto do miocrdio, entre outros). ele que possibilita a eliminao de produtos mrbidos.

Curiosidade: O magnsio ocupa o segundo lugar em importncia depois do potssio entre os sais minerais do organismo humano. Aproximadamente a metade encontra-se no esqueleto, um tero no sistema muscular e o resto reparte-se entre nervos, crebro, medula espinal, eritrcitos, fgado e glndulas tiroides. Seus sinais so claramente identificados, pois apresenta a pele rubra, a irritabilidade, as contraes, convulses, as clicas menstruais, prurido, as cimbras e toda e qualquer dor lancinante. Assim sendo sabemos que o frio, o toque, noite e o movimento no so muito bons. Entretanto o calor, aquecimento, compressas de barro, a presso sobre o local de dor ou que precisa relaxar, movimentos vivos e a curvatura do corpo ajudam bastante. Indicaes: Quadros espasmdico de todo o tipo, clicas e algias, neuralgias em todo o corpo, sensao de opresso na regio cardaca e tendncia a enxaqueca, flatulncia, meteorismo, problemas da dentio e tosse convulsa em crianas e diarreias aquosas acompanhadas de dor abdominal. As dores sbitas, as clicas de intestino, dores em onda e que irradiam. Dores que acompanham o trajeto dos nervos e somem como um relmpago. Onde o frio seu inimigo e o calor o anjo guardio. Mas a sua fama no em vo, ele realmente ocupa todo esse lugar.

Nat-m D6
Natrum muriaticum (Natrum chloratum) D6 Dos sais sdicos do organismo, o Natrum chloratum ou cloreto de sdio o que tem a maior importncia biolgica. absolutamente vital (essencial). Enquanto que o potssio est localizado na sua maior parte nas clulas, aproximadamente a metade do sdio se encontra no lquido extracelular e outro tero nos ossos e tecidos cartilaginosos. No estmago e no rim tambm existem concentraes intracelulares de sdio relativamente altas. Age sobre a diviso celular e o crescimento dos glbulos vermelhos.

Anemia, clorose, anorexia, perda de peso, catarro das mucosas com secreo serosa, catarro gastrointestinal acompanhado de diarreia aquosa, hipoacidez, hipogalactose no puerprio, obstipao por atonia intestinal, hemorroidas, sensao de formigamento e intumescimento das extremidades, erupes cutneas e exsudativas, dor reumtica, cefaleias, enxaquecas, lacrimao, ptialismo, neurastenia, histeria e falta de iniciativa.

Age no sangue, sistema linftico, no revestimento do tubo digestivo, no fgado e bao. O corrimento considerado o sintoma guia desse medicamento, as hemorragias, as mucosas com edemas, a salivao que no para, o escorbuto, dores espalhadas pelo corpo. Aqui as mos so frias e os ps quentes, o choro fcil, a vontade de comer sal gigante e a frase: s magro de ruim se encaixa, porque come e emagrece. Tem o rosto inchado e cansado, as juntas so fracas e doidas e os arrepios so constantes. Suas dores parecem picadas.

Calc-p D6
Calcarea phosphorica (Calcium phosphoricum) D6 o sal mais abundante no organismo humano, o agente bioqumico responsvel pela construo e o fortalecimento de todas as estruturas do organismo (fundamentalmente est na massa ssea dura), encontrado em todas as clulas e por tudo isso, dispensa mais apresentaes. Calcium phosphoricum atua sobre as membranas celulares limitantes e intervm na sntese proteica. Eis o fosfato de clcio. Seus maiores indicativos so os de: tratamento da anemia, cimbras e formigamentos, tendncia a inflamaes, magreza dos braos e pernas, pele plida e muito fina. usado como reconstituinte dos tecidos ps casos agudos, nas cimbras por anemia, nas vertigens e fraquezas por anemia. Na dentio difcil e lenta demais. Na formao tardia dos ossos; no caso da anemia, na averso do beb ao leite, na sensao daquele frio que penetra fino. Recomenda-se administrar de preferncia com o Calcium phosphoricum, est, anemia, processos pulmonares, alteraes de tipo nervoso,

astenia, transtornos do sono (especialmente em lactentes, durante a infncia e em pocas de desenvolvimento e crescimento). Com ao clara nos ossos, o raquitismo um bom exemplo disso, de crianas anmicas, magras e fracas, que demoram a andar. Aps inflamaes constantes nos ouvidos, seguidas de vertigem e de pequenos espaos de surdez. Tambm se administra nos transtornos menstruais, durante a gravidez e na convalescena. Nas dores de cabea dos estudantes, naquela sensao de frio na cabea que no passa nunca, como gua gelada escorrendo. Fontanelas abertas e etc... indicado em todas as doenas sseas e dentrias, faturas complicadas que demoram a soldar. Entretanto emocionalmente, a insatisfao com a vida, o desejo sempre crescente de mudana, a vontade de viajar e de modificar sua vida bastante forte. A perda de motivao com a vida bem acentuada quando a anemia se instala de fato. Calcium phosphoricum um agente bioqumico de efeito lento que se recomenda tomar durante longos perodos de tempo.

FONTE: Homeopatas dos Ps Descalos

You might also like