You are on page 1of 26

A Medicalizao da Sexualidade. Foucault e Lantri-Laura...

A Medicalizao da Sexualidade. Foucault e Lantri-Laura: Histria da Medicina ou Histria da Sexualidade?1

ALAIN GIAMI*

RESUMO O livro de Lantri-Laura, Leitura das perverses: histria de sua apropriao mdica, foi publicado em 1979, trs anos depois do primeiro volume da Histria da sexualidade, de Michel Foucault. Os dois livros lidam com a histria da sexualidade no sculo XIX, mas, curiosamente, Lantri-Laura no cita Foucault. Uma leitura atenta de ambos os textos demonstra dois pontos: (1) enquanto Foucault estava preocupado com a relao entre sexualidade e verdade, poder e conhecimento, Lantri-Laura trabalhou mais especificamente com perverses sexuais e o modo como a psiquiatria as redefiniu, ao retir-las do campo da religio e da lei; (2) alm disso, Foucault no elaborou uma anlise crtica da psicanlise. Ao invs, usou o molde psicanaltico para construir o modelo do aparato de sexualidade baseado na linguagem. Por sua parte, Lantri-Laura evidenciou o limitado distanciamento que Freud tinha das categorias sexolgicas de seu tempo e do retorno, na psicanlise lacaniana, para categorias que eram ancoradas na moralidade social dominante do perodo. Por fim, onde Lantri-Laura tentou objetificar a psicanlise e coloc-la numa perspectiva histrica e ideolgica, Foucault estava ativamente inspirado pelo modelo psicanaltico e o utilizou na construo histrica e social da sexualidade. Palavras-chave: Sexualidade; medicalizao; M. Foucault.

Recebido em: 7/11/2005. Aprovado em: 2/12/2005.

PHYSIS: Rev. Sade Coletiva, Rio de Janeiro, 15(2):259-284, 2005

259

Alain Giami

1. Introduo Em meados dos anos 70, assistiu-se publicao de algumas obras que colocavam o problema das relaes entre medicina e sexualidade do ngulo da medicalizao e da apropriao mdica. A clebre obra de Michel Foucault, A vontade de saber, concebida inicialmente como o primeiro volume de uma vasta Histria da sexualidade, foi publicada em 1976 (FOUCAULT, 2001b). A obra de Georges Lantri-Laura, Leitura das perverses: histria da apropriao mdica, menos conhecida do grande pblico, foi publicada em 1979 (LANTRI-LAURA, 1994). De forma surpreendente para o leitor ingnuo, o texto de Michel Foucault no jamais citado em referncia no livro de Lantri-Laura. Tendo em conta a repercusso dos trabalhos de Foucault sobre a sexualidade, e da caracterstica rigorosa do trabalho de Lantri-Laura, que cita muito precisamente as fontes utilizadas, a ausncia de qualquer referncia obra de Foucault coloca uma questo. Esses dois autores trabalharam sobre materiais histricos em parte comuns, e sobretudo sobre a gnese e desenvolvimento da sexologia nos sculos XIX e XX, mas suas interpretaes divergem em diferentes pontos. Em que medida a perspectiva adotada por Lantri-Laura incompatvel com aquela desenvolvida anteriormente por Foucault para que ele nem mesmo a mencionasse? Escolhemos sintetizar as teses elaboradas por cada um dos dois autores, aproveitando para apresentar em detalhe alguns dos materiais histricos sobre os quais eles trabalharam, a fim de melhor comparar suas respectivas abordagens, luz das questes que trabalhamos atualmente, em referncia medicalizao da sexualidade (GIAMI, 2000).

2. Michel Foucault: o dispositivo de sexualidade e a biopoltica Os trabalhos de Michel Foucault sobre a sexualidade comearam com o curso sobre Os anormais, pronunciado no Collge de France em 1974 e 1975. Foucault deu seqncia ruptura terica efetuada no ano anterior, em seu curso sobre o Poder psiquitrico, marcado pelo abandono de suas anlises em termos de ncleo representativo e sua substituio pela referncia ao dispositivo de poder (FOUCAULT, 2003). Lagrange nota que esse curso foi marcado, ainda, por um
deslocamento das anlises sobre a instituio asilar para uma anlise de seu exterior, de modo a colocar sua constituio e seu funcionamento numa

260

PHYSIS: Rev. Sade Coletiva, Rio de Janeiro, 15(2):259-284, 2005

A Medicalizao da Sexualidade. Foucault e Lantri-Laura...

tecnologia de poder caracterstica da sociedade, e que os dispositivos de poder so precisamente o ponto a partir do qual se pode atribuir a formao das prticas discursivas (FOUCAULT, 2003, p. 363).

nesse contexto que Foucault aborda a questo da medicalizao, tratando-a inicialmente a propsito do dispositivo de sexualidade. Em um segundo momento, durante o curso pronunciado em 1976, Em defesa da sociedade, Foucault (2002) aborda a questo da medicalizao do ngulo do biopoder e da biopoltica. Para Foucault, o processo de medicalizao no redutvel instituio mdica nem do asilo, e seu aparecimento se inscreve no desenvolvimento das tecnologias de poder. Alm disso, pode-se pensar que a abordagem foucaultiana da medicalizao indissocivel de sua aplicao ao domnio da sexualidade. Artires e Silva seguem neste sentido, considerando que, para Foucault, a medicalizao designa os processos singulares pelos quais uma sociedade em dado momento de sua histria constitui um objeto, uma prtica como prprios do domnio da medicina (o exemplo mais clebre sendo a sexualidade das crianas, mas o espao urbano um outro exemplo) (ARTIRES e SILVA, 2001). No decorrer do curso Os anormais, Foucault utiliza o termo sexualidade, em seu sentido comum, para descrever as prticas, relaes e representaes sexuais, e ao mesmo tempo para descrever o dispositivo de sexualidade, antes de o definir mais precisamente em A vontade de saber, publicado no ano seguinte: A histria da sexualidade - isto , daquilo que funcionou no sculo XIX como domnio da verdade especfica - deve ser feita, antes de mais nada, do ponto de vista de uma histria dos discursos (FOUCAULT, 2001b, p. 67). Alm disso, Foucault escreve:
Vemos claramente: o dispositivo de sexualidade que, em suas diferentes estratgias, instaura essa idia do sexo e o faz aparecer, sob as quatro grandes formas - da histeria, do onanismo, do fetichismo e do coito interrompido - como sendo submetido ao jogo do todo e da parte, do princpio e da falta, da ausncia e da presena, do excesso e da deficincia, da funo e do instinto, da finalidade e do sentido, do real e do prazer. Assim, formouse pouco a pouco a armao de uma teoria geral do sexo (FOUCAULT, 2001b, p. 144).

PHYSIS: Rev. Sade Coletiva, Rio de Janeiro, 15(2):259-284, 2005

261

Alain Giami

Em entrevista publicada em 1977, Foucault reconhece:


esta questo tem sido a dificuldade central de meu livro; eu havia comeado a escrev-lo como uma histria da maneira pela qual o sexo foi recoberto e travestido por essa espcie de fauna, por essa vegetao estranha que seria a sexualidade (FOUCAULT, 1994, p. 234).

De modo estranho, a homossexualidade, cujo estudo e categorizao desempenharam papel primordial na gnese da sexologia do sculo XIX, no mencionada, nesse perodo, entre as figuras maiores que compem o dispositivo de sexualidade. Foucault desenvolve suas anlises da medicalizao a propsito da constituio da categoria de sexualidade nos sculos XVIII e XIX, e do lugar central que ir ocupar a sexualidade (sob a forma da masturbao) na determinao e no tratamento das anomalias psiquitricas. Ele constri uma teoria da medicalizao (da sexualidade) a partir de uma srie de linhas convergentes: a gnese religiosa do dispositivo de sexualidade, a constituio dos saberes psiquitricos, a medicalizao da famlia para exercer a vigilncia da masturbao infantil e a biopoltica, como forma de organizao poltica de regulao das populaes. A construo do dispositivo de sexualidade fundada, de forma geral, sobre o procedimento religioso da confisso, preliminar colocao do sexo em discurso.

2.1. A gnese religiosa do dispositivo de sexualidade Foucault no constri sua anlise da medicalizao da sexualidade como um prolongamento das medicinas sexuais que se desenvolveram ao longo da histria ocidental (JACQUART e THOMASSET, 1985). Ele situa a gnese da medicalizao da sexualidade numa aplicao progressiva da confissodesvelamento (confession-aveu)2, no ritual da pastoral crist. A prtica da confisso se inscreve numa histria que Foucault retraa e que pontuada por uma mudana de contedo da confisso-penitncia em confisso-desvelamento (confession-aveu). Assim, entre os sculos XII e XVI, a confisso totalmente enquadrada pelas normas jurdicas:
Ora, essa filtragem das obrigaes ou das infraes sexuais concerne quase inteiramente, quase exclusivamente, ao que poderamos chamar de aspecto relacional da sexualidade. Os principais pecados contra o sexto mandamento

262

PHYSIS: Rev. Sade Coletiva, Rio de Janeiro, 15(2):259-284, 2005

A Medicalizao da Sexualidade. Foucault e Lantri-Laura...

se referem aos vnculos jurdicos entre as pessoas: o adultrio, o incesto, o rapto. Eles se referem ao estatuto das pessoas, conforme sejam clrigos ou religiosos. Tambm se referem forma do ato sexual entre elas: a sodomia. Eles se referem, claro, a essas tais carcias que no levam ao ato sexual legtimo (grosso modo, a masturbao), mas que figuram no interior desses pecados como um deles, como sendo certa maneira de no consumar o ato sexual na sua forma legtima, isto , na forma requerida no nvel das relaes com o parceiro. [...] A partir do sculo XVI, essa espcie de contexto [...] vai ser pouco a pouco extrapolada e submersa por uma trplice transformao. [O confessor] deve primeiro interrogar sobre os pensamentos, para no ter de interrogar sobre os atos, caso estes no tenham sido cometidos (e, por conseguinte, para evitar revelar algo que o outro, o penitente, no sabe) [...]. No mais o aspecto relacional, mas o prprio corpo do penitente, so seus gestos, seus sentidos, seus prazeres, seus pensamentos, seus desejos, a intensidade e a natureza do que ele prprio sente [...]. O novo exame vai ser um percurso meticuloso do corpo, uma espcie de anatomia da volpia. [...] Portanto a confisso no se desenrolar mais de acordo com essa ordem de importncia, na infrao das leis da relao, mas dever seguir uma espcie de cartografia pecaminosa do corpo (FOUCAULT, 2003, p. 234-237).

O dispositivo do discurso sobre a sexualidade se elabora apoiado, num primeiro momento, sobre a infrao s normas jurdicas que regem as relaes entre as pessoas, principalmente as fundadas sobre as leis do casamento (o dispositivo de aliana) e sobretudo os atos cometidos entre essas pessoas. A prtica ditada pela pastoral crist evoluir em seguida para a explorao dos pensamentos e das sensaes que afetam o penitente. Essa colocao em discurso constitui o que Foucault denomina uma tecnologia do poder:
codificao clnica do fazer falar; postulado de uma causalidade geral e difusa do sexo sobre a sade e as doenas; princpio de uma latncia intrnseca sexualidade (no sobre o que o sujeito quereria esconder voluntariamente mas sobre aquilo que ele esconde de si mesmo); mtodo de interpretao: duplicar a revelao da confisso pelo deciframento daquilo que dito. Aquele que escuta no ser simplesmente o mestre do perdo, o juiz que condena ou absolve; ele ser o mestre da verdade; medicalizao dos efeitos da confisso: definio de uma morbidade prpria ao sexual (FOUCAULT, 2001b, p. 64-66).

PHYSIS: Rev. Sade Coletiva, Rio de Janeiro, 15(2):259-284, 2005

263

Alain Giami

a instaurao no interior dos mecanismos religiosos desse imenso relato total da existncia que constitui, a meu ver, de certo modo, o pano de fundo de todas as tcnicas tanto de exame como de medicalizao, a que vamos assistir em seguida (FOUCAULT, 2001a, p. 233). O ritual da confisso crist, levando em conta os atos e os pensamentos, constitui a base que ir permitir o desenvolvimento das tecnologias de poder prprias medicalizao. A sexualidade designa os fenmenos que entram previamente no registro da carne crist e o dispositivo de sexualidade reside no procedimento de colocao em discurso e de reproduo do sexo, como instncia de verdade. No haveria, portanto, ruptura entre a abordagem e a construo religiosa da sexualidade e sua medicalizao, mas uma continuidade no plano dos mtodos de trabalho: a incitao e a interpretao da fala.

2.2. A constituio dos saberes mdicos e psiquitricos sobre a sexualidade O dispositivo religioso da confisso no constitui o nico fundamento do dispositivo de sexualidade. Foucault reconstri toda uma arqueologia da medicina do sexo - pluridisciplinar, como se diria hoje em dia:
Poder-se-iam citar outros focos que, a partir do sculo XVIII ou do sculo XIX, entraram em atividade para suscitar os discursos sobre o sexo. Inicialmente, a medicina, por intermdio das doenas dos nervos; em seguida, a psiquiatria, quando comea a procurar - do lado da extravagncia, depois do onanismo, mais tarde da insatisfao e das fraudes contra a procriao, a etiologia das doenas mentais e, sobretudo quando anexa ao seu domnio exclusivo, o conjunto das perverses sexuais. Tambm a justia penal, que por muito tempo se ocupou da sexualidade, sobretudo sob a forma de crimes crapulosos e antinaturais, mas que na metade do sculo XIX se abriu jurisdio mida dos pequenos atentados, dos ultrajes de pouca monta, das perverses sem importncia. Enfim, todos esses controles sociais que se desenvolveram no final do sculo passado e filtram a sexualidade dos casais, dos pais e dos filhos, dos adolescentes perigosos e em perigo - tratando de proteger, separar e prevenir, assinalando perigos em toda parte, despertando as atenes, solicitando diagnsticos, acumulando relatrios, organizando teraputicas; em torno do sexo eles irradiaram os discursos, intensificando a conscincia de um perigo incessante que constitui, por sua vez, a incitao a se falar dele (FOUCAULT, 2001b, p. 32-33).

264

PHYSIS: Rev. Sade Coletiva, Rio de Janeiro, 15(2):259-284, 2005

A Medicalizao da Sexualidade. Foucault e Lantri-Laura...

Cada uma dessas disciplinas ou especialidades mdicas j balizou o campo diversificado daquilo que constitui a gnese da sexualidade moderna. Foucault empreende uma classificao sistemtica dos tipos de saberes mdicos sobre a sexualidade, que ele vai distinguir em dois grupos: o somtico e o psiquitrico. Na perspectiva somtica, ou seja, a confisso dos atos, o dispositivo da medicalizao vai-se aplicar inicialmente questo da masturbao infantil, que consiste em fazer desta a primeira forma de sexualidade a confessar3. Consiste, em seguida, em ver na masturbao o princpio etiolgico, a causa principal seno nica de todas as doenas que afetaro tanto a criana quanto o adulto. A investigao do mdico incidir menos sobre os sentimentos de culpabilidade que sobre o rastreamento das prticas:
A sexualidade vai permitir explicar tudo o que, de outro modo, no explicvel. tambm uma causalidade adicional, j que superpe s causas visveis, identificveis no corpo, uma espcie de etiologia histrica, com responsabilidade do prprio doente por sua doena (FOUCAULT, 2001a, p. 306).

A medicalizao da masturbao se inscreve num processo de somatizao da sexualidade: o corpo e as condutas que a se tornam o objeto da investigao e a conduta incorreta tem conseqncias somticas graves. Essa investigao permanente sobre a sexualidade - ou antes, sobre a masturbao infantil - ser efetuada pela famlia, que vir ocupar, assim, lugar central no processo de medicalizao, entendido como controle disciplinar. Foucault distingue uma segunda dimenso como constitutiva dos saberes sobre a sexualidade: a psiquiatria. Ele situa a emergncia da problematizao psiquitrica e sexolgica da sexualidade em 1844, com a publicao do Psychopatia sexualis, de Heinrich Kaan (reconhecido como um dos primeiros sexlogos modernos), num movimento mais vasto e global que vai unificar o instinto sexual natural, opondo-o a seus desvios. Essa abordagem da sexualidade se caracteriza pela identificao de um instinto sexual que organiza o conjunto do comportamento, desde a masturbao at o comportamento sexual reprodutivo. Trata-se de uma teoria da sexualidade segundo a quala sexualidade humana se insere por seus mecanismos, por suas formas gerais, na histria natural de uma sexualidade que se pode remontar at as plantas. A afirmao de um instinto sexual (nisus sexualis, diz o texto) a manifestao, no se poderia dizer psquica, mas simplesmente dinmica, do funcionamento dos rgos

PHYSIS: Rev. Sade Coletiva, Rio de Janeiro, 15(2):259-284, 2005

265

Alain Giami

sexuais. Da mesma maneira que existe um sentimento, uma impresso, uma dinmica da fome que corresponde aos aparelhos da nutrio, vai haver um instinto sexual, que corresponde ao funcionamento dos rgos sexuais. uma naturalizao muito marcada da sexualidade humana e, ao mesmo tempo, seu princpio de generalizao. Por esse instinto (o nisus sexualis que descreve Kaan), a cpula (ou seja, o ato sexual relacional heterossexual) ao mesmo tempo natural e normal. Mas, alm disso, o conjunto de aberraes do funcionamento normal do instinto sexual devido fantasia (phantasia), imaginao mrbida: ela que cria prematuramente o desejo, ou que, melhor dizendo, animada por desejos prematuros, vai procurar os meios anexos, derivados, substitutivos de se satisfazer (FOUCAULT, 2001a, p. 355-356). A teoria psiquitrica de Kaan, comentada por Foucault, se afasta, sob dois aspectos fundamentais, da teoria somtica da masturbao. De um lado, ela elabora a idia de uma sexualidade ou, antes, de uma atividade sexual normal fundada numa natureza e que tem por funo a reproduo humana. Por outro lado, ela inclui a imaginao - dir-se-ia mais tarde o psiquismo - no funcionamento do instinto sexual normal e na gnese de suas aberraes, incluindo a masturbao. A sexualidade normal e seus desvios so ento pensados conjuntamente, de acordo com o mesmo princpio de funcionamento. Neste sentido, ele trata efetivamente de uma teoria geral da sexualidade, associando o sexo e a sexualidade, o corpo e a imaginao, o funcionamento normal e seus desvios.

2.3. A famlia como instncia central da medicalizao Foucault no atribui aos mdicos o principal papel na colocao em prtica da medicalizao. Esta definida, em primeiro lugar, como uma forma de vigilncia dos comportamentos incorretos e patognicos da criana, no seio da famlia, e essa vigilncia exercida pelos prprios pais.
Foi valorizando a sexualidade da criana, mais exatamente a atividade masturbatria da criana, foi valorizando o corpo da criana em perigo sexual que se deu aos pais a diretriz imperativa de reduzir o grande espao polimorfo e perigoso da gente da casa, e constituir com seus filhos, com sua progenitura, uma espcie de corpo nico, ligado pela preocupao com a sexualidade infantil, pela preocupao com o auto-erotismo infantil e com a masturbao (FOUCAULT, 2001a, p. 315).

266

PHYSIS: Rev. Sade Coletiva, Rio de Janeiro, 15(2):259-284, 2005

A Medicalizao da Sexualidade. Foucault e Lantri-Laura...

O processo da medicalizao consiste, assim, numa transformao da famlia em agente de vigilncia e de controle disciplinar. Esse processo compreende as aes efetuadas no seio da famlia, ao mesmo tempo que o controle - mdico - exercido do exterior sobre a famlia:
no momento mesmo em que se encerra a famlia celular num espao afetivo denso, investe-se essa famlia, em nome da doena, de uma racionalidade que a liga a uma tecnologia, a um poder e um saber mdico externos. A nova famlia, a famlia substancial, a famlia afetiva e sexual ao mesmo tempo uma famlia medicalizada (FOUCAULT, 2001a, p. 317).

Contudo, a medicalizao no vai ser a nica forma de controle externo qual a famlia submetida. Os pais, os adultos so tambm considerados como portadores de um perigo sexual: os desejos e os comportamentos incestuosos a respeito de sua progenitura:
Em compensao, no outro caso, a sexualidade, ou antes, a sexualizao da famlia a partir do apetite incestuoso e perigoso dos pais ou dos mais velhos, essa sexualizao em torno do incesto possvel vindo de cima, vindo dos mais velhos, tambm chama um poder externo. [...] Mas, desta vez, no em absoluto uma deciso de tipo mdico: de tipo judicirio (FOUCAULT, 2001a, p. 345-346).

A medicalizao aparece como um processo dotado de certa complexidade, colocando em ao os saberes mdicos e psiquitricos, as recomendaes prticas e difundidas sobre a famlia, as disposies permanentes desenvolvidas com os pais e um controle exercido do exterior sobre a famlia.

2.4. A biopoltica A noo de biopoltica desenvolvida a partir do curso de 1976, Em defesa da sociedade. A introduo dessa noo constitui uma abertura da questo da medicalizao ao conjunto da sociedade, de modo diverso do que pela difuso de um saber e pela instaurao de prticas de vigilncia e de tratamento visando ao controle disciplinar dos indivduos. A noo de biopoltica aparece como coextensiva de populao e se inscreve numa passagem da reflexo de Foucault sobre a questo do Estado e do desenvolvimento do liberalismo econmico e poltico. Volta, assim, questo do poder central, abandonada com a idia da disseminao dos micropoderes que capilarizam o
PHYSIS: Rev. Sade Coletiva, Rio de Janeiro, 15(2):259-284, 2005 267

Alain Giami

conjunto da sociedade e as relaes entre os indivduos. A biopoltica constitui a segunda vertente desse poder sobre a vida, que ser desenvolvido a partir da segunda parte do sculo XVIII:
[ele] centrou-se no corpo-espcie, no corpo transpassado pela mecnica do ser vivo e como suporte dos processos biolgicos: a proliferao, os nascimentos e a mortalidade, o nvel de sade, a durao da vida, a longevidade, com todas as condies que podem faz-los variar; tais processos so assumidos mediante toda uma srie de intervenes e controles reguladores: uma biopoltica da populao (FOUCAULT, 2001b, p. 131).

A biopoltica constitui uma espcie de poder positivo visando produo social da vida, o direito de fazer viver e de deixar morrer (FOUCAULT, 2002, p. 287). Ela vai encarnar principais domnios da vida humana.
So estes fenmenos que se comea a levar em conta no final do sculo XVIII e que trazem a introduo de uma medicina que vai ter, agora, a funo maior da higiene pblica, com organismos de coordenao dos tratamentos mdicos, de centralizao da informao, de normalizao do saber, e que adquire tambm o aspecto de campanha de aprendizado da higiene e de medicalizao da populao (FOUCAULT, 2002, p. 291).

Foucault coloca em evidncia o lugar central ocupado pela sexualidade nas diferentes dimenses da medicalizao, esta entendida como a instaurao das novas formas de poder:
Eu creio que, se a sexualidade foi importante, foi por uma poro de razes, [...]: de um lado, a sexualidade, enquanto comportamento exatamente corporal, depende de um controle disciplinar, individualizante, em forma de vigilncia permanente (e os famosos controles, por exemplo da masturbao que foram exercidos sobre as crianas desde o fim do sculo XVIII at o sculo XX, e isto no meio familiar, no meio escolar etc., representam exatamente esse lado de controle disciplinar da sexualidade); e depois, por outro lado, sexualidade se insere e adquire efeito, por seus efeitos procriadores, em processos biolgicos amplos que concernem no mais ao corpo do indivduo mas esse elemento, a essa unidade mltipla constituda pela populao. A sexualidade est exatamente na encruzilhada do corpo e da populao. Portanto, ela depende da disciplina, mas tambm depende da regulamentao. A extrema valorizao mdica da sexualidade no sculo XIX teve, assim creio,

268

PHYSIS: Rev. Sade Coletiva, Rio de Janeiro, 15(2):259-284, 2005

A Medicalizao da Sexualidade. Foucault e Lantri-Laura...

seu princpio nesta posio privilegiada da sexualidade entre organismo e populao [...] (FOUCAULT, 2002, p. 300).

Foucault prope, ainda, uma concepo global da medicalizao aplicada sexualidade que mobiliza um certo nmero de disciplinas mdicas, dentre as quais a psiquiatria, a medicina legal, as medicinas somticas e a sade pblica. Estabelece uma diferena conceitual entre o sexo vinculado ao registro da somatizao e a sexualidade vinculada ao regime da colocao em discurso e da ligao ao psiquismo. Foucault faz, em ltima instncia, explodir a gnese e o desenvolvimento da medicalizao para fora do campo estrito da medicina. Por um lado, ele situa a base da medicalizao nos desenvolvimentos histricos e na continuidade do ritual religioso da confisso-desvelamento (confessionaveu) marcada por um deslocamento de referncia. De outro, ele desloca a implantao da medicalizao para o seio da famlia, de uma famlia certamente vigiada pela instituio mdica: desta forma, a medicalizao da sociedade e da sexualidade - se opera a partir do saber mdico e fora da instituio mdica, sob a forma de uma ramificao indefinida. Contudo, a medicina no a nica instituio a exercer essa vigilncia sobre os corpos e os indivduos: a justia penal participa dessa empreitada no mbito de uma diviso do trabalho. Foucault identifica dois regimes de desenvolvimento da medicalizao: o dispositivo de sexualidade, caracterizado pela vigilncia exercida sobre os corpos dos indivduos, e a biopoltica, que vai organizar a gesto das populaes e sua relao com a vida e a morte. A dualidade do dispositivo permite, enfim, integrar as diferentes dimenses construdas pelos saberes da sexualidade: a sexualidade reprodutiva e seu foco conjugal, as perverses e os crimes sexuais. Esse dispositivo parece ainda excluir do campo da sexualidade a questo do ertico, que no levada em conta por Foucault no dispositivo de medicalizao, tal como ele se desenvolve a partir dos sculos XVIII e XIX. Foucault faz, assim, o impasse sobre as ars erotica ocidentais que constituem a literatura e a iconografia ertica.

3. Lantri-Laura: a apropriao mdica das perverses sexuais (uma Histria da Psiquiatria) Lantri-Laura se situa, inicialmente, do ponto de vista de uma histria e de uma epistemologia crtica da medicina e da psiquiatria construda no interior do campo mdico, que visa, por outro lado, a identificar os efeitos do contexto

PHYSIS: Rev. Sade Coletiva, Rio de Janeiro, 15(2):259-284, 2005

269

Alain Giami

histrico, poltico e ideolgico sobre a forma pela qual a medicina se interessou, em determinado momento de sua histria, a partir de meados do sculo XIX, pela questo das perverses sexuais. Assim, o ponto de partida de LantriLaura diferente do de Foucault, na medida em que ele escolhe estudar um objeto bem delimitado - as perverses sexuais - e no a sexualidade em seu conjunto, que ele demonstra j estar construdo em outros registros de conhecimento e de prtica que no os da medicina, sobretudo pela justia penal, a tica social e os bons costumes. Alm disso, Lantri-Laura situa a origem de seu trabalho numa interrogao sobre a maneira como a teoria psicanaltica, enquanto teoria dominante - ou mesmo hegemnica durante os anos 70 na Frana (CASTEL, 1973) - vai abordar a questo das perverses sexuais. Trata-se de uma crtica dos fundamentos histricos da abordagem freudiana das perverses. Ele reconstitui a pr-histria psiquitrica das contribuies freudianas a uma teoria das perverses, assim como seus desenvolvimentos durante a evoluo da teoria psicanaltica em Freud e certos psicanalistas posteriores, como Lacan, que so includos, integralmente, em uma histria dos desenvolvimentos da psiquiatria.
Tentamos, portanto, compreender desde quando e em que condies a medicina se tornou referncia maior, quase nica, no estudo das perverses, pois nem sempre foi assim, e no existe nenhuma necessidade a priori de que o seja. A inexistncia de herdeiros das funes da religio, a eficcia medocre do direito positivista, que peca por excesso ou por falta, e o prestgio das cincias no sculo XIX e da medicina entre as cincias explicam aquilo a que chamamos a apropriao mdica das perverses (LANTRILAURA, 1994, p. 9).

3.1. A medicalizao como forma de conhecimento ideolgico Inscrevendo-se numa perspectiva crtica inspirada em Althusser, LantriLaura analisa as condies de produo do discurso mdico sobre as perverses e distingue os elementos que dizem respeito ao desenvolvimento de um conhecimento cientfico e positivo das perverses daquilo que permanece fortemente inspirado e influenciado pelas opinies dominantes do senso comum, e pelas categorias penais.
O discurso cientfico tanto conhecimento (verdadeiro ou presumidamente verdadeiro) dos fenmenos quanto conhecimento das opinies (sociais) sobre

270

PHYSIS: Rev. Sade Coletiva, Rio de Janeiro, 15(2):259-284, 2005

A Medicalizao da Sexualidade. Foucault e Lantri-Laura...

esses mesmos fenmenos. Pretender interessar-se apenas pelo conhecimento dos fenmenos adotar de antemo uma posio preconcebida sobre o conhecimento das opinies, pois equivale a admitir, antes de qualquer exame, que as opinies se reduzem a conhecimentos falaciosos e imperfeitos, destinados a desaparecer quando se mostra o conhecimento verdadeiro. Ora, a coisa no bem assim. Se, em vez de nos interessarmos pelas perverses, abordssemos a tuberculose pulmonar, diramos que seu estudo nada tem a ver com o das mltiplas opinies do sculo XIX a seu respeito, pois, a partir do conhecimento exato das leses cavernosas, das clulas-gigantes foliculares e do bacilo de Koch, instaurou-se um tipo de saber que a verdade desses fenmenos, e no uma opinio cultural a mais a respeito deles: o estudo das opinies continuaria a ser objeto legtimo de uma pesquisa histrica rigorosa, mas nada teria em comum com a pneumofisiologia, nem sequer na eventualidade de um mesmo tisiologista realizar os dois estudos. Em matria de perverses, no podemos esquecer que a doxa que delimita o campo dos fenmenos que a episteme ir tratar: a opinio vem indicar o campo dos comportamentos perversos, e o conhecimento, em relao a ele, permanece tributrio da opinio, ainda que modifique, ao longo do trajeto, a extenso desse campo. Por isso que, restringindo-nos vigilantemente s distines necessrias, deveremos, ao mesmo tempo, elucidar um certo nmero de teorias psicopatolgicas das perverses e compreender suas relaes com as representaes sociais que ajudam nossa cultura a se conformar com a existncia das perverses e com a presena dos perversos (LANTRI-LAURA, 1994, p. 14).

O propsito claro e direto: o discurso mdico sobre as perverses sexuais obedece a uma determinao social e ideolgica, na raiz de sua elaborao, ao mesmo tempo em que preenche funes sociais mltiplas, que excedem o campo da medicina e da psiquiatria. Em termos althusserianos, a medicina das perverses no realiza o corte epistemolgico que pretendia ter efetuado, em relao ao campo religioso e jurdico e em relao doxa. LantriLaura desconstri, assim, o mecanismo da constituio do pensamento mdico a partir dos pr-julgamentos e pressuposies ditados pela tica social. O funcionamento do pensamento cientfico completamente coerente e rigoroso; contudo, ele teria sido aplicado sobre os objetos ditados pelos princpios e uma lgica que lhes so exteriores e estranhos:
No poderamos, salvo enceguecimento, esquecer que o modelo explicativo assim conservado, seja qual for o registro a que pertena, foi elaborado

PHYSIS: Rev. Sade Coletiva, Rio de Janeiro, 15(2):259-284, 2005

271

Alain Giami

atravs da aplicao de um mtodo patognico extrnseco a um conjunto de condutas identificadas de antemo por motivos alheios a esse mtodo e, na totalidade dos casos, por razes de tica social. Mesmo que o conhecimento nos parecesse perfeito, no poderamos esquecer que ele foi adquirido a partir da observao de mltiplos casos identificados como perverses por razes que nada tm a ver com esse conhecimento, e que sempre acabam por se revelar culturais. Mesmo que o saber levasse a conservar critrios que, como a renegao ou o sexo cromossmico, no so sociolgicos em si, persistiria o fato de que os fundamentos empricos desse saber decorreram de uma amostragem realizada por motivos culturais. Uma outra escolha dos casos clnicos teria, sem dvida, levado a um saber diferente, e as certezas comumente aceitas continuam a s-lo enquanto nos eximimos de examinar suas origens clnicas: poucos, alis, manifestam vontade de faz-lo (LANTRILAURA, 1994, p. 137).

A funo moralizadora exercida pela medicina sobre a sexualidade no , portanto, fundada sobre princpios diferentes daqueles que so procedentes do senso comum. A medicalizao das perverses no faria mais que fornecer as justificaes mdicas e cientficas, permitindo estabelecer os novos tipos de controle e de sanes sobre certas condutas sexuais consideradas a priori como desviantes. Contudo, as coisas no so to simples porque os mdicos, como atores sociais, esto tambm engajados nos debates de sua poca e as posies que eles assumem nesses debates vm, por sua vez, orientar suas elaboraes cientficas e mdicas. Esta questo aparece de forma mais clara no estatuto atribudo homossexualidade e os debates que a sero desenvolvidos, a partir de meados do sculo XIX e ao longo de todo o sculo XX4. De maneira geral, LantriLaura considera que a medicina e a psiquiatria desenvolvem saberes que so coerentes com os pensamentos mdicos dominantes de sua poca, mas que eles permanecem fundados sobre pressupostos sociais e ideolgicos que lhes escapam. A apropriao mdica das perverses sexuais seria em ltima anlise redutvel a uma aplicao da linguagem e da lgica mdicas a objetos nomdicos e sua transformao progressiva em objetos mdicos, podendo ser tratados por procedimentos mdicos. Porm, essa transformao em objetos mdicos permaneceria incompleta.

272

PHYSIS: Rev. Sade Coletiva, Rio de Janeiro, 15(2):259-284, 2005

A Medicalizao da Sexualidade. Foucault e Lantri-Laura...

3.2 Os diferentes modelos da medicalizao das perverses Na medida em que a medicina e a psiquiatria estavam em plena evoluo durante o sculo XIX, evoluo que se traduziu por uma elaborao sucessiva de modelos explicativos do funcionamento psquico, mental e cerebral, assim como das condutas, Lantri-Laura faz aparecer as oscilaes, descontinuidades e rupturas do saber psiquitrico sobre as perverses sexuais, entre o somtico, o psquico e a antomo-fisiologia do sistema nervoso. A esse respeito, a distino estabelecida por Arnold Davidson, um comentador americano de Michel Foucault, entre o estilo de raciocnio anatmico, que diria respeito principalmente medicalizao da masturbao como conduta e como etiologia de toda uma srie de perturbaes somticas, e o estilo de raciocnio psiquitrico, que rompe com a abordagem anatmica da sexualidade e que contribui para a emergncia da sexualidade moderna com sua dimenso psquica, no suficiente para compreender as diferentes abordagens das perverses sexuais que se desenvolvem no interior do campo da psiquiatria (DAVIDSON, 1987). A histria da psiquiatria no se situa exclusivamente ao lado do estilo de raciocnio psiquitrico e permanece marcada pelas oscilaes entre os modelos que atribuem uma autonomia vida psquica e aqueles que so fundados sobre a ancoragem do psiquismo na neurologia. Alm disso, Lantri-Laura difere de Foucault ao atribuir homossexualidade uma posio central na constituio e na evoluo das idias psiquitricas sobre a sexualidade e na gnese da sexologia.

3.2.1. Psiquiatrizao versus penalizao das condutas sexuais Lantri-Laura expe a gnese da medicalizao das perverses sexuais na Frana e na Alemanha de acordo com diferentes momentos tericos. Em um primeiro momento, retoma autores como Esquirol ou Lunier, que consideraram os comportamentos criminais com conotao sexual (a violao de sepultura, incluindo a violao dos cadveres, por exemplo) como uma forma de alienao mental grave. A preocupao da psiquiatria, em sua oposio ao juiz, tratar uma doena para prevenir a recidiva, em vez de punir um criminoso. A medicalizao das perverses incide ento sobre as aberraes extremas e monstruosas do ertico, e as associa s formas graves de alienao mental. Uma parte da psiquiatrizao das perverses sexuais visa, assim, a distinguir as perverses sexuais inaceitveis pela ordem social e ressaltar a patologia mental mais severa daquelas que so mais aceitveis pela ordem social, que

PHYSIS: Rev. Sade Coletiva, Rio de Janeiro, 15(2):259-284, 2005

273

Alain Giami

ressaltariam muito mais a categoria do ridculo que aquela do monstruoso, e que seriam associadas a formas mais ligeiras de patologia mental. Sempre com a idia de subtrair as variedades do comportamento sexual da influncia das legislaes repressivas, Lantri-Laura lembra que os mdicos alemes empreenderam a medicalizao da homossexualidade em resposta e em oposio ao famoso pargrafo 175 do Cdigo Penal alemo adotado em 1871 e que no seria abandonado at 1969. Eles se situam na linhagem do jurista alemo Karl Ulrichs, o primeiro a exprimir publicamente sua homossexualidade e a desenvolver uma argumentao segundo a qual a homossexualidade natural (KENNEDY, 1988). Ulrichs inventa ento o termo uranismo para designar um modo particular de satisfao sexual, derivado de um dado natural, expresso pela metfora da alma de mulher num crebro de homem, ou ao invs, do crebro de uma mulher no corpo de homem. Contudo, em todos os casos, em relao e em adequao com a natureza, e no contra ela. Ao mesmo tempo, em 1869, o psiquiatra Karl Westphal prope o termo de sentimentos sexuais contrrios para designar as pessoas atradas pelas pessoas do mesmo sexo e que experimentam aquilo que sexual de maneira contrria mdia. A histria reter o termo inverso sexual, que ser retomado posteriormente por Krafft-Ebing e por Freud. Tem-se, portanto, um primeiro momento durante o qual a homossexualidade comea a ser considerada como uma dimenso natural e fundada sobre a defasagem e a inadequao entre o invlucro corporal e o esprito. Assim, os primeiros sexlogos tentam fazer sair a homossexualidade da categoria jurdica de contra a natureza, ressituando-a medicamente na ordem de uma variedade aceitvel da natureza. Essa primeira forma de medicalizao das perverses visa a subtrair um conjunto de condutas relativamente dspares, como a necrofilia e a homossexualidade, da influncia da justia penal, nelas encontrando em certa medida uma determinao patolgica.

3.2.2. Psicologizao da sexualidade Lantri-Laura aborda em seguida como Albert Moll direciona a psiquiatrizao da homossexualidade no sentido de uma psicologizao global da sexualidade, e da homossexualidade em particular. Moll situa a origem do

274

PHYSIS: Rev. Sade Coletiva, Rio de Janeiro, 15(2):259-284, 2005

A Medicalizao da Sexualidade. Foucault e Lantri-Laura...

instinto genital na ao do esprito e refuta as teorias mdicas da sexualidade ancoradas numa dinmica somtica.
O que perturbado na inverso do instinto genital a ao do esprito sobre o sentido genital. Ora, todas as representaes mentais que despertam o instinto genital agem como excitantes dos rgos sexuais. Em seu estado normal, o sentido genital do homem excitado pela representao mental da mulher; com o uranista, a excitao provocada pela idia do homem. Nele a influncia das idias sobre a inclinao sexual se encontra conseqentemente desviada. Somos assim conduzidos a colocar a sede da inverso sexual no lugar onde as idias despertam o instinto sexual, ou seja, de acordo com os dados modernos, no sistema nervoso central, e mais particularmente no crebro (MOLL, 1893, p. 225 apud LANTRI-LAURA, 1994).

3.2.3. A anatomofisiologia A medicalizao das perverses sexuais se inscreve, com a obra do psiquiatra francs Magnan, no campo da anatomofisiologia. Magnan prope uma teoria das localizaes cerebrais das estimulaes das diferentes anomalias e perverses sexuais e do funcionamento normal da sexualidade.
A sexualidade normal, para Magnan, corresponde a um funcionamento harmonioso e equilibrado das relaes hierrquicas entre o arco reflexo espinhal e os centros corticais. Ele ir classificar as perverses e fornecer uma explicao neurofisiolgica global, com um modelo simples e uma terminologia anatmica (LANTRI-LAURA, 1994, p. 49).

Lantri-Laura nota, alm disso, que Magnan inaugura a observao clnica da medicina sobre as perverses sexuais, tentando individualizar as particularidades do funcionamento das estruturas cerebrais e deslocando o interesse da medicina das condutas perversas para a estrutura patolgica do paciente. A identificao das zonas cerebrais implicadas nas condutas sexuais constitui, assim, a via real de acesso globalizao do sujeito e a instaurao de tcnicas teraputicas.
As perverses sexuais puderam ento ser compreendidas como condutas que permitiam atingir o orgasmo com um funcionamento neurofisiolgico incomum e desarmnico: a ninfomania era uma perverso, no porque chocasse a decncia,

PHYSIS: Rev. Sade Coletiva, Rio de Janeiro, 15(2):259-284, 2005

275

Alain Giami

mas porque correspondia prevalncia do centro medular sacro, habitualmente subordinado aos centros superiores. No havia nela bem nem mal, e sim uma natureza; essa natureza, ademais, no se definia por nenhuma teleologia, e por isso que a reproduo nunca foi um critrio no pensamento de Magnan; a ordem natural era a da hierarquia dos centros nervosos, demonstrada independentemente de qualquer preocupao com a moral ou com a finalidade biolgica. Os perversos no o eram nem porque fizessem amor diferentemente da mdia das pessoas, nem porque suas condutas no levassem fecundao, mas porque seus comportamentos correspondiam a uma desestruturao da ordem do sistema nervoso central. Havia uma raiz de sua pertinncia ao domnio do patolgico (LANTRI-LAURA, 1994, p. 55-56).

3.3. A dissociao entre a reproduo e o orgasmo Lantri-Laura recorda que o enraizamento do instinto sexual no crebro e o estabelecimento do princpio da centralidade do psiquismo na sexualidade contriburam para a dissociao das dimenses erticas e reprodutivas da atividade sexual e a uma redistribuio do estatuto do normal e do patolgico que lhes foram atribudas na medicina do sculo XIX. O fato de atribuir a origem e a dinmica do instinto sexual ao psiquismo contribuiu para abandonar a idia de um ato sexual natural destinado exclusivamente procriao. O abandono desta idia se far de modo progressivo, com a modificao do estatuto relativo dos diferentes aspectos da atividade sexual e de sua suposta etiologia. Lantri-Laura lembra, em especial, que Krafft-Ebing, cuja obra Psychopathia sexualis (publicada pela primeira vez em 1886) serviu de fundamento s classificaes das perverses sexuais em psiquiatria, permaneceu dominado pelas teorias da degenerescncia e pela moral burguesa. Krafft-Ebing distingue as perverses graves, sinal de uma doena mental que necessita de internamento, e aquelas que ressaltam as fantasias ridculas. Lantri-Laura apresenta um julgamento severo sobre este:
Krafft - Ebing pde, assim, delimitar o campo especfico das perverses, graas ao inocente e pedantesco termo parestesias, nele abrigando todas as satisfaes erticas cujo objetivo no parecia ser a preservao da espcie, atravs de um raciocnio que levou a reconhecer que, em ltima anlise, o prprio prazer que talvez fosse perverso, ou pelo menos, viciado e depravado (LANTRI-LAURA, 1994, p. 39).

276

PHYSIS: Rev. Sade Coletiva, Rio de Janeiro, 15(2):259-284, 2005

A Medicalizao da Sexualidade. Foucault e Lantri-Laura...

Em contrapartida, Lantri-Laura se mostra muito menos crtico na interpretao que faz da teoria de Magnan. Este observa uma diversidade de condutas sexuais que podem conduzir ao orgasmo, continuando ao mesmo tempo a considerar as condutas definidas como perversas como expresso de uma perturbao neurofisiolgica. Ele escreve:
De fato, devemos observar que, na obra de Magnan, a sexualidade nunca foi reduzida procriao, e que, ao ser definida em termos anatmicos e fisiolgicos, ela pde ter-lhe delimitado um campo em que a fecundao era apenas uma ocorrncia entre outras, e onde o prazer no mais pertencia ao sagrado nem ao proibido (LANTRI-LAURA, 1994, p. 55).

Lantri-Laura apresenta uma apreciao diferente sobre Moll, que se teria libertado de maneira bem mais radical da moral burguesa endossada por Krafft-Ebing, desenvolvendo uma explicao global e de tipo fundamental da sexualidade. Para Moll, a funo principal da sexualidade reside na produo e na obteno do orgasmo. Moll se fixa principalmente no estatuto da homossexualidade masculina:
A sexualidade correspondia, primeiramente, produo do orgasmo; os membros da espcie humana chegavam a este de diversas maneiras, e alguns s conseguiam faz-lo com parceiros de sexo igual ao deles; somente quando sofriam com isso que o terapeuta devia ocupar-se com o assunto, tendo, alis, pouca probabilidade de xito (LANTRI-LAURA, 1994, p. 36).

Em outro texto sobre a vida sexual da criana, que no citado por Lantri-Laura, Moll aparece como o primeiro mdico a construir uma teoria das diferentes fases do orgasmo e a estabelecer uma distino entre a maturidade das capacidades psicossexuais da criana e sua capacidade reprodutiva (MOLL, 1929). Desta forma Lantri-Laura evidencia como, desenvolvidos a partir da medicalizao da homossexualidade, a referncia ao psiquismo (enquanto fonte do instinto sexual) e a atribuio de uma finalidade ertica atividade sexual (como produo do orgasmo) permitem construir uma teoria geral da sexualidade que leva em conta o bem-estar e o sofrimento dos indivduos como critrio principal de interveno psicoteraputica.

PHYSIS: Rev. Sade Coletiva, Rio de Janeiro, 15(2):259-284, 2005

277

Alain Giami

4. Discusso Como j havia observado o historiador Faure (1998, p. 53-68),


o termo medicalizao designa realidades mltiplas, remete a origens diferentes e suscita interpretaes opostas. Bem mais que um objeto de consenso, a noo de medicalizao uma inesgotvel fonte de debate entre os historiadores, o que faz sua riqueza, mas tambm sua ambigidade.

A leitura em paralelo dos textos de Foucault e de Lantri-Laura ilustra perfeitamente essa diversidade de interpretaes da medicalizao. Se Foucault emprega freqente e repetidamente o termo medicalizao, Lantri-Laura o emprega bem menos e prefere a expresso apropriao mdica. A diferena na escolha de termos remete a uma diferena de construo do campo de anlise. A noo de medicalizao remete a uma problematizao que excede o campo da medicina stricto sensu, e que faz pensar num processo de tipo centrfugo no qual as idias, as prticas mdicas e os valores mdicos irradiariam o mundo social. Lantri-Laura consagrou-se a um trabalho muito mais prximo de uma histria da medicina e das influncias ideolgicas que guiaram a elaborao dos conceitos mdicos e principalmente psiquitricos, no que diz respeito s perverses sexuais. Ele representa um processo bem mais centrpeto da apropriao de domnios no-mdicos no campo da medicina. Alm disso, tomando-se o termo sexualidade como ponto de referncia, constatam-se ainda as diferenas entre os dois autores. De um lado, Foucault aborda a questo em termos de dispositivo da sexualidade e considera globalmente a sexualidade como uma dimenso central da relao com a verdade, relao que se opera atravs dos dispositivos de saber e de poder. A medicalizao considerada a dimenso principal da construo social e histrica da sexualidade, no momento de sua emergncia no incio do sculo XIX. Foucault construiu uma teoria sistemtica que encara a medicalizao da sexualidade como constitutiva da prpria idia de sexualidade (os saberes), de sua organizao social (o poder) e dos contedos de sua experincia (a verdade); integrou diferentes dimenses que constituram o campo da sexualidade (normal e patolgica, reprodutiva e no-reprodutiva). Ele imaginou o processo da medicalizao como difuso sobre o conjunto da sociedade e levado a efeito por instituies como a famlia, e estendeu a medicalizao biopoltica como forma de governo da vida. A sexualidade concebida por Foucault como uma construo histrica e produto de um processo de medicalizao.

278

PHYSIS: Rev. Sade Coletiva, Rio de Janeiro, 15(2):259-284, 2005

A Medicalizao da Sexualidade. Foucault e Lantri-Laura...

Por outro lado, Lantri-Laura elaborou uma histria da apropriao mdica das perverses sexuais na qual analisa as etapas e as dimenses da medicalizao de um certo nmero de condutas sexuais, consideradas desviantes pelo direito penal e os bons costumes. Neste sentido, Lantri-Laura no analisa a medicalizao da sexualidade em seu conjunto, mas a medicalizao das perverses sexuais. Lantri-Laura destaca como esse processo est calcado tanto sobre as evolues da psiquiatria e de seu papel no seio da sociedade do sculo XIX, quanto sobre a construo de teorias da sexualidade em geral, sobre as quais esto fundadas as teorias das perverses sexuais. Contrariamente a Foucault, Lantri-Laura no prope uma teoria geral da sexualidade e se dedica mais a estudar o aspecto particular que as perverses sexuais constituem, atravs de sua apropriao mdica e reconstituindo suas principais etapas, atravs de uma histria da psiquiatria (nela incluindo a psicanlise), desde o incio do sculo XIX at meados do sculo XX. Foucault e Lantri-Laura no discutem a verdade nem a objetividade das teorias e dos saberes que eles analisam: Foucault retoma as abordagens arqueolgicas e genealgicas desenvolvidas em seus trabalhos anteriores e visando a pr em evidncia as condies histricas que tornam possvel o aparecimento dos enunciados, assim como os poderes que contriburam para estabelecer o grau e a fora de sua verdade. Lantri-Laura se situa numa perspectiva crtica de inspirao althusseriana, para evidenciar, de um lado, o impensado ideolgico e os pressupostos culturais que escapam conscincia dos autores a partir dos quais as teorias mdicas so elaboradas. Nesta perspectiva, a avaliao do grau de proximidade das teorias psiquitricas das perverses sexuais com os bons costumes ambientes constitui o ponto de ancoragem de suas anlises. Por outro lado, ele analisa a coerncia das teorias em relao a seu contexto histrico isto , em outros termos, sua coerncia lgica interna. Onde Foucault escreve uma histria da sexualidade mostrando como, a um dado momento dessa histria, a medicina interveio na reinveno do dispositivo de sexualidade, Lantri-Laura escreve uma histria da psiquiatria e da redefinio das condutas sexuais, j consideradas desviantes em outros registros, nos objetos mdicos que so as perverses sexuais. Finalmente, na relao com a psicanlise que os dois autores diferem mais. Foucault parece excluir a psicanlise do campo de suas anlises, esboando ao mesmo tempo uma espcie de arqueologia da psicanlise que toma a forma
PHYSIS: Rev. Sade Coletiva, Rio de Janeiro, 15(2):259-284, 2005 279

Alain Giami

de uma homenagem apoiada a Freud. Por um lado, ele relativiza a contribuio de Freud, ao afirmar que ele no inventou o dispositivo de sexualidade que teria sido preparado h longa data e, por outro, que:
o bom gnio de Freud o tinha colocado num dos pontos decisivos marcados desde o sculo XVIII pelas estratgias de saber e poder, e que ele relanava assim com uma eficcia admirvel, digna dos maiores espritos e diretores de conscincia da poca clssica, a injuno secular de conhecer o sexo e coloclo em discurso (FOUCAULT, 2001, p. 210).

Foucault considera vrias vezes que Freud teria marcado uma virada no ocultamento e na ignorncia/desconhecimento da sexualidade. Escrevendo que num primeiro momento, alis, a ttulo de liberao do discurso e da escuta, Freud e Foucault fazem uma causa comum. O objeto parece o mesmo. (GAUCHET, 1994, pp. IX-LVIII), Marcel Gauchet esboou a idia de uma similitude de abordagens entre Freud e Foucault. A tecnologia de poder descrita por Foucault se assemelha ao dispositivo psicanaltico a ponto de se confundir com ele, tanto do ponto de vista do procedimento clnico de colocao em discurso quanto das estratgias e finalidades interpretativas. Foucault faz a histria do dispositivo religioso e mdico da instaurao do discurso do sexo e de sua interpretao, que ele afirma constituir a arqueologia da psicanlise. No irrelevante que as ltimas pginas da Vontade de saber sejam consagradas a uma recolocao em perspectiva de Freud no dispositivo de sexualidade. Lantri-Laura, que mantm sua anlise no campo da histria da medicina, recorda que Freud est bem situado no quadro da psiquiatria anterior a 1914 e que ele teria mostrado muito menos crtica em relao aos seus precursores e seus contemporneos do que geralmente se supe (LANTRI-LAURA, 1994, p. 61). Freud ir, assim, desenvolver a psicopatologia da vida sexual inscrevendose no quadro taxonmico e na descrio clnica efetuada de antemo por KrafftEbing e Ellis. Freud modifica profundamente a significao das perverses, livrando-as do estatuto de diversidade e de monstruosidade na qual elas foram envolvidas, para aproxim-las da sexualidade normal enquanto formas incompletas do desenvolvimento sexual. Lantri-Laura recorda, com preciso, como Freud se inscreve nas categorizaes existentes antes dele, no campo da psiquiatria, trazendo ao mesmo tempo uma forma de compreenso nova. Mostrase muito mais crtico no que diz respeito escola lacaniana e ao desenvolvimento

280

PHYSIS: Rev. Sade Coletiva, Rio de Janeiro, 15(2):259-284, 2005

A Medicalizao da Sexualidade. Foucault e Lantri-Laura...

da noo de estrutura perversa que regula de maneira simplista o problema da determinao das condutas perversas.

5. Eplogo impossvel pronunciar-se atualmente sobre as razes que fizeram com que o debate entre Foucault e Lantri-Laura no tivesse acontecido em suas vidas. Contudo, mais surpreendente constatar que tal debate ainda no aconteceu e, mais amplamente, que um debate sobre a obra de Michel Foucault e suas contribuies a uma teoria da sexualidade tambm no teve lugar, no caso da Histria da loucura (GAUCHET, 1994). Essa situao pode em parte ser explicada pela fraqueza das pesquisas em cincias humanas sobre a sexualidade na Frana e a ausncia de desafios acadmicos na matria. O livro de Georges Lantri-Laura constitui uma alavanca importante que permite abrir o debate sobre a histria da sexualidade e de sua relao com a medicina, ao fazer aparecer as perspectivas de anlise diferentes. Outros autores, notadamente nos Estados Unidos, tais como John Gagnon (2004), desenvolveram uma obra que ajuda a objetivar as relaes e os limites de Foucault e a dessacralizar sua obra. Tentamos entreabrir essa porta...

Referncias ARTIRES, P.; SILVA, E. (Eds.). Michel Foucault et la mdecine. Lectures et usages. Paris: Kim, 2001. BAYER, R. Homosexuality and American psychiatry. The politics of diagnosis. New York: Basic Books, 1981. CASTEL, R. Le psychanalysme. Paris: Maspro, 1973. DAVIDSON, A. Sex and the emergence of sexuality. Crit Inq., n. 14, p. 16-48, 1987. FAURE, O. La mdicalisation vue par les historiens. In: AACH, P.; DELANOE, D. (Eds.). Lre de la mdicalisation. Paris: Anthropos, 1998. FOUCAULT, M. Dits et crits, III. Paris: Gallimard, 1994.

PHYSIS: Rev. Sade Coletiva, Rio de Janeiro, 15(2):259-284, 2005

281

Alain Giami

________. Os anormais. Curso no Collge de France (1974-1975). So Paulo: Martins Fontes, 2001a. ________. Histria da sexualidade I: A vontade de saber. Rio de Janeiro: Graal, 2001b. ________. Em defesa da sociedade. Curso no Collge de France, 19731974. So Paulo: Martins Fontes, 2002. ________. Le pouvoir psychiatrique. Cours au Collge de France, 1976. Paris: Seuil, 2003. GAGNON, J. An interpretation of desire. Essays in the study of sexuality. Chicago: Chicago University Press, 2004 (edio brasileira: A interpretao do desejo. Ensaio sobre o estudo da sexualidade. Rio de Janeiro, Garamond, no prelo). GAUCHET, M. la recherche dune autre histoire de la folie. In: SWAYN, G. (Ed.). Dialogue avec linsens. Paris: Gallimard, 1994. p. IX-LVIII. GIAMI, A. Mdicalisation de la socit et mdicalisation de la sexualit. In: JARDIN, A.; QUENEAU, P.; GIULIANO, F. (Ed.). Progrs thrapeutiques: la mdicalisation de la sexualit en question. Paris: John Libbey Eurotext, 2000. p. 121-30. JACQUART, D.; THOMASSET, C. Sexualit et savoir mdical au moyen ge. Paris: PUF, 1985 (Collection Les chemins de lhistoire). KENNEDY, H. U. The life and work of Karl Heinrich Ulrichs. Boston: Alyson, 1988. LANTRI-LAURA, G. Leitura das perverses: histria de sua apropriao mdica. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1994. LAQUEUR, T. Solitary sex. A cultural history of masturbation. NewYork: Zone Books; 2003. MOLL, A. Les perversions de linstinct genital. Paris: G. Carr; 1893. ________. The sexual life of the child. London: MacMillan, 1929.

282

PHYSIS: Rev. Sade Coletiva, Rio de Janeiro, 15(2):259-284, 2005

A Medicalizao da Sexualidade. Foucault e Lantri-Laura...

NOTAS
*

Diretor de pesquisa no INSERM U 569, equipe Sexualit, Socit, Individu, Frana. Endereo

eletrnico: alaingiami@laposte.net.
1

Uma primeira verso deste texto foi publicada na revista Lvolution psychiatrique n. 70, p. 283-

300, 2005. Traduo para lngua portuguesa: Bruno Dallacort Zilli (bdallacortzilli@yahoo.com) e Jane Araujo Russo (jrusso@ims.uerj.br).
2

Em portugus os termos aveu e confession tm o mesmo sentido. Reproduzimos aqui nota do

tradutor para lngua portuguesa da Histria da Sexualidade I: A vontade de saber, publicada na p. 58 da edio brasileira: O autor emprega, em geral, dois termos, aveu e confession, que podem ser rigorosamente traduzidos em portugus por confisso. No texto os termos so quase sempre empregados como sinnimos, mas possuem conotaes diferentes. No sentido geral que orienta essa parte, o termo aveu significa confisso, na acepo de declarar, dizer, admitir, atestar algo sobre si mesmo. Nesse sentido, a confession seria mais uma das modalidades de aveu, a que codificada na prtica do sacramento cristo da penitncia.
3

Outros historiadores da sexualidade, sobretudo Thomas Laqueur (2003), concordam com Michel Foucault, ao considerar que o interesse mdico pela masturbao e a pedagogia de sua represso aparecem por volta de 1710, com a publicao do livro de um autor mal-identificado: Onania ou o odioso pecado da autopoluo e todas as suas temveis conseqncias consideradas em ambos os sexos, com conselhos fsicos e espirituais para aqueles que j se feriram por essa prtica abominvel. A publicao desse livro ser seguida, em 1860, pela obra bem mais conhecida

e difundida do mdico Lausanne Tissot: Onanismo ou dissertao mdica sobre os males produzidos pela masturbao. A primeira edio dessa obra foi publicada em latim, em 1858. Essas obras e a difuso de que so objeto testemunham o lanamento da campanha antimasturbatria que comea no incio do sculo XVIII - ver Szasz, cuja primeira edio do livro Fabricao da loucura data de 1970 (traduzida em francs em 1976). Em entrevista realizada em 1975, Foucault reconhece que os trabalhos de Szazs, assim como os antipsiquiatras ingleses (D. Cooper e R. Laing), se desenvolveram na mesma poca, em situao de ignorncia mtua (FOUCAULT, 1994, p. 771, item 263; LAQUEUR, 2003).
4

Os debates sobre o estatuto legal e mdico da homossexualidade prosseguiram durante o

sculo XX. Ver sobre esse ponto: Bayer (1981).

PHYSIS: Rev. Sade Coletiva, Rio de Janeiro, 15(2):259-284, 2005

283

Alain Giami

ABSTRACT

The Medicalisation of Sexuality. Foucault and Lantri Laura: a History of Medicine or a History of Sexuality? Lantri-Lauras book, Reading perversion: a history of its medical appropriation was published in 1979, three years after Michel Foucaults first volume of The History of Sexuality. These two books deal with the history of sexuality in the 19th century, yet strangely Lantri-Laura does not cite Foucault. A close reading of both texts demonstrates two points: (1) while Foucault was mainly concerned with the relationship between sexuality and truth, power and knowledge, Lantri-Laura worked more specifically on sexual perversions and the way in which psychiatry redefined them by withdrawing them from the fields of religion and law; (2) moreover, Foucault did not undertake a critical analysis of psychoanalysis. Instead, he used the psychoanalytic model to construct the model of the apparatus of sexuality based on language. For his part, Lantri-Laura provided evidence of the limited withdrawal of Freud on the sexological categories of his time and a return within lacanian psychoanalysis to categories that were anchored in the dominant social morality of the time. Finally, whereas Lantri-Laura attempted to objectify psychoanalysis and to place it within a historical and ideological perspective, Foucault was in the end actively inspired by the psychoanalytical model and used it in social and historical construction of sexuality. Key words: Sexuality; medicalisation; M. Foucault.

284

PHYSIS: Rev. Sade Coletiva, Rio de Janeiro, 15(2):259-284, 2005

You might also like