You are on page 1of 6

EXCELENTISSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DIREITO DA 2 VARA DE FAMLIA E SUCESSES DA COMARCA DE OSASCO - SP

Autos:405.01.2010.054940-8 Ao:Divrcio Litigioso Requerente: Wellington Jos Ferreira da Silva Requerido: Ins Aparecida Zanon da Silva

INS APARECIDA ZANON DA SILVA, brasileira, casada, do lar, portadora do RG n 10.894.593-5 SSP/SP e inscrita no CPF/MF sob n 529.243.198-20, residente e domiciliado a Rua Itaja, 75 Jardim Platina Osasco SP CEP: 06273120, por intermdio de seu representante legalmente constitudo, o advogado infraassinado (m.j.) com endereo profissional a Avenida Aurora Soares Barbosa, 63 Vila Campesina Osasco - SP, onde recebe as comunicaes forenses de estilo, com as homenagens devidas, vem, presena de Vossa Excelncia, nos termos da Lei Processual Civil, apresentar CONTESTAO nos autos da presente AO DE DIVORCIO LITIGIOSO, aduzindo, para tanto, os relevantes fatos e fundamentos adiante alinhavados:

I - DOS FATOS

Realmente as partes celebraram matrimnio em 14 de dezembro de 1974, pelo regime de Comunho de Bens. Sendo que, na constncia casamento, nasceram 02 (dois) filhos homens, hoje, todos maiores. A vida do at ento casal vinha se desenvolvendo em perfeita e completa harmonia. Sendo que, o Requerente em meados do ano de 1977 pediu para que a requerida se desligasse de seu trabalho, onde era funcionria pblica.

Sendo assim, depois depois que se desligou de seu trabalho, a mesma ficou a se dedicar para seu lar. Em 03/09/1978, nasceu o primeiro filho do casal, onde se dedicou cada vez mais. Em 1979, o autor comeou a beber e jogar cartas, atravs de um grupo de amigos de trabalho, chegando em casa nas madrugas embriagado, onde comeou a surgir s referidas cobranas, brigas e humilhaes que foi alvo a Requerida por parte do Autor. Nesse mesmo ano at meados de 1994 trocou vrias vezes de emprego e sempre chegando em casa nas madrugadas embriagado, sendo que nesse tempo exatamente em 1985, nasceu seu segundo filho Wesley, onde o autor dizia que no gostaria que a requerida tivesse engravidado e por esse motivo no prestava assistncia alguma a esposa. Importante ainda salientar que quando o Requerente ao receber uma Resciso de Contrato de Trabalho, adquiriu um Caminho para trabalhar como autnomo. Chegando a possuir 3 caminhes, ficando em casa para a prestao de assistncia aos veculos, onde frequentava diariamente bares, ficando cada dia mais alcoolizado e a requerida em casa dando toda a assistncia e exemplo aos seus filhos. No ano de 1997 at a presente data, deixou de pagar o IPTU da casa a qual residia com a requerida e seus filhos. A situao do Requerente ficou insustentvel perdendo o Contrato com a Transportadora Rodovirio Goyaz, foi internado em uma clinica de Reabilitao para Dependentes em So Jos dos Campos, ficando por alguns meses, onde fugiu e chegando em casa alcoolizado. Em 1999, permitiu em que a irm da requerida, a Sra. Ivone morasse na edcula, nos fundos da residncia, onde no ano seguinte, permitiu que a mesma reformasse a edcula e construsse uma nova casa sob a edcula, onde diz frequentemente que autorizou a construo da caa nos fundos para a valorizao do imvel e que a inteno era de vender o imvel e abandonar todos os familiares na rua. O requerente conheceu o A.A, comeou a frequentar as reunies, tornando-se membros at nos dias de hoje, onde conseguiu abandonar o vicio. Em 2005, abondou o lar, deixando a requerida sem assistncia alguma, uma vez que a mesma abandou o seu trabalho para se dedicar ao lar, ainda h evidencias por comentrios de terceiros que o viram com outra mulher. A requerida, possui problemas na perna, possuindo dificuldade para andar, conforme laudos em anexo, com isso no consegue ingressar no mercado de trabalho.

II - DO DIREITO

1. O pedido de separao judicial encontra amparo legal no art. 5, caput, da Lei n 6.515/77, que estabelece a norma de que a separao judicial pode ser pedida por um s dos cnjuges quando imputar ao outro conduta desonrosa ou qualquer ato que importe em grave violao dos deveres do casamento e tornem insuportvel a vida em comum; 2. Com relao cumulao de pedido liminar de fixao de alimentos provisionais, este encontra fundamento legal no art. 13, da Lei Nacional n 5.478, de 25 de Julho de 1968 (Lei de Alimentos); 3. Igualmente, esse o entendimento doutrinrio mais sereno, quando interpreta o caput do art. 13, especialmente quando se refere aos vocbulos: "no que couber", i.e., no que se refere obrigao alimentar. Segue-se que os alimentos

provisrios podem ser fixados pelo juiz, ao despachar as iniciais de aes ordinrias de separao judicial e de nulidade ou anulao de casamento (Revista Forense 297/244)."In Cdigo de Processo Civil e Legislao Processual em Vigor. Theotnio Negro. 27 ed. So Paulo: Saraiva, 1996, pg. 729, nota n 1 ao art. 13; 4. Assim sendo Excelncia, a pretenso da requerida encontra amparo legal, jurisprudencial e doutrinrio, sendo legtima, necessria e urgente, sob pena de prejuzo irreparvel sob todos os aspectos sua famlia, merecendo pois a proteo da tutela jurisdicional do Estado, uma vez que encontram-se presentes os pressupostos processuais do periculum in mora e fumus boni iuris, autorizadores do deferimento de pedidos liminares.

Com isso, o que a parte demandada tenta demonstrar ao Ilustre Julgador, sendo este Juzo claramente competente para a fixao do valor da penso alimentcia a cnjuge, que a deciso a ser proferida, se digne, acompanhando o principio da economia e rapidez processual, deve seguir o retro e justo posicionamento do M.M. Juiz da Segunda Vara de Famlia e Sucesses desta Comarca, que determine como suficiente e adequado para o sustento da requerida uma penso alimentcia. O dever de prestar alimentos fundamenta-se na solidariedade familiar, sendo uma obrigao personalssima devida pelo alimentante em razo de parentesco que o liga ao alimentando de acordo com o art. 1.694 e seguintes do Cdigo Civil. Sendo assim, a competente MARIA HELENA DINIZ (in: Cdigo Civil Anotado, 4 Ed. aumentada e atualizada, Ed Saraiva, 1998, p. 357) caracteriza desta forma objetivo da obrigao aqui aludida:

"III - Finalidade. O instituto jurdico dos alimentos visa garantir a um parente aquilo que lhe necessrio sua manuteno, assegurando-lhe meio de subsistncia, se ele, em virtude da idade avanada, doena, falta de trabalho ou qualquer incapacidade, estiver impossibilitado de produzir recursos materiais com o prprio esforo".

Complementando tal conceito, os alimentos devem ser fixados obedecendo ao binmio: necessidade do alimentado e capacidade econmica do alimentante, ou seja, na proporo das necessidades do reclamante e no recurso da pessoa obrigada, conforme dispe o art. 1.694, 1 do Cdigo Civil, in verbis:

"Art. 1.694, 1. Os alimentos devem ser fixados na proporo das necessidades do reclamante e dos recurso da pessoa obrigada."

Comentando tal dispositivo taxativo, novamente, a mesma doutrinadora MARIA HELENA DINIZ (in: Cdigo Civil Anotado, 4 Ed. aumentada e atualizada, Ed Saraiva, 1998, p. 361) d a seguinte afirmao:

I - Proporcionalidade na fixao dos alimentos. Imprescindvel ser que haja proporcionalidade na fixao dos alimentos entre as necessidades do alimentado e os recursos econmico-financeiros dos alimentantes, sendo que a equao desses dois fatores dever ser feita, em cada caso concreto, levando-se em conta que a penso alimentcia ser concedida sempre ad necessitatem (JB, 165:279; RT, 530:105, 528:227, 367:140, 348:561, 320:569, 269:343 e 535:105; Cincia Jurdica 44:154)."

Obedecendo a determinao e inteligncia do legislador, assim vem se posicionando nossa jurisprudncia ptria, ponto seguro para a formao de uma convico justa e correta: "CIVIL. ALIMENTOS. CRITRIOS PARA A FIXAO. A fixao de alimentos deve guardar obedincia ao exame detalhado do binmio possibilidadenecessidade. Os filhos devem desfrutar de um conforto equivalente as possibilidades dos pais, mas os alimentos no devem servir como renda indireta daquele que detm a guarda. (...)" (grifo nosso) (TRIBUNAL DE JUSTIA DO DISTRITO FEDERAL Apelao Cvel 4264396 de 23/06/1997)

No mesmo sentido, a homenageada Des. NANCY ANDRIGHI, portadora de notrio e indiscutvel saber jurdico, e provavelmente, grande me e av, assim se posiciona sobre o tema:

"CIVIL. ALIMENTOS. OFERTA. Deve-se analisar o binmio capacidade-

necessidade, a que se refere o art. 400 do Cdigo Civil, onde a proporcionalidade e equilbrio na fixao de alimentos entre quem d e quem recebe, caracterstica imprescindvel." (TRIBUNAL DE JUSTIA DO DISTRITO FEDERAL - Apelao Cvel 4306596 Dara da Publicao 03/19/1997) Levando esse entendimento ao caso em tela, indiscutvel a obrigao do Requerente em prestar alimentos a requerida. Importante salientar, ainda, que a situao econmica em que se encontra o Autor bem mais cmoda e confortvel do que a da Requerida, pois a rendimentos muito acima as do Demandado.

DOS BENS Os Requerentes, casados em regime de comunho de bens, na constncia do casamento advieram os seguintes bens: a) 01 (uma) casa residencial, situada a Rua Itaja, 75 Jardim Platina - Osasco - SP tendo sido registrado no Quarto Cartrio de Imveis de Osasco; b) 01 (uma) casa no Jardim Santo Elias Pirituba, onde mora atualmente, o qual herdou dos pais; c) 02 (dois) automveis, um da marca FORD, modelo Pampa, ano 96/96, a qual foi vendida, e o outro da marca FIAT, modelo Fiorino, ano 2007/2007, em nome e adquirido pelo Requerente.

Sendo assim, o Requerente, inicialmente pleiteia para si, de acordo com sua exordial, metade da aludida casa situada a Rua Itaja, 75 Osasco SP. Porm, em relao meao das outras propriedades totalmente de direito da requerida, pois tais bens foram incorporados ao patrimnio do Requerente depois de celebrado o matrimnio.

III - DA POSTULAO

Ante

exposto,

requer:

a) Que seja deferido na sentena de V. Exa, se digne, o mesmo posicionamento, em relao a penso alimentcia no valor de 30% de sua renda mensal;

b)

que

seja

deferido

compensao

dos

IPTUS

pago

desde

1997;

c) Que bens patrimoniais, neste caso, os imveis e o automvel adquirido pelo Requerente, sejam dados o domnio a ambos, de acordo com os fatos e fundamentos retro; d) Que o automvel em poder do Autor seja partilhado entre as partes, pois mesmo sendo adquirido pelo salrio da Requerente, teve a ajuda indireta da Requerida; e) A conseqente expedio do formal de partilha, nos termos supra alinhavados; f) A condenao da parte autora nas custas processuais. Demais despesas e nos honorrios advocatcios na base usual de 20% (vinte por cento), de acordo com a Lei Processual em vigor;

g) Requer, por fim, a produo de todos os meios de prova em Direito admitido, ou seja, provas testemunhais, documentais e periciais, enfim, tudo o que for permitido para provar o alegado.

Termos em que, P. deferimento.

Osasco, 14 de junho de 2011.

______________________ ELIEL DE CARVALHO OAB/SP 142.496

You might also like