You are on page 1of 2

A Modernizao do Brasil Falar sobre o Brasil falar sobre um pas de grandes contrastes sociais, porque podemos dizer que

e temos nmeros da qualidade de vida da Blgica e o atraso de pases africanos. Mas de fato, o que nos faz Brasil? Nosso pas tem uma identidade homognea? Evidentemente que no! Um pas que reuniu em sua formao trs etnias: indgena, negra e branca tem inevitavelmente uma grande pluralidade cultural, social e econmica que interagiram ao longo de trs sculos de colonizao. Nosso X da questo comea a partir da segunda metade do sculo XIX, quando o Brasil passou a adotar padres europeus de modernidade como referncia, sem abrir mo de caractersticas que representavam um atraso: a monarquia (mesmo aps a Revoluo Francesa que destituiu o Regime Absolutista) o latifndio, a escravido e uma economia agroexportadora num momento de segunda fase da Revoluo Industrial. Nesta situao, o Brasil tinha vrias dicotomias: atraso e progresso, riqueza e pobreza, litoral e serto etc. e isso est presente at os dias de hoje.

Observe a imagem acima, o encontro de dois mundos: o ndio, representante da natureza com uma antena de TV como cocar, smbolo da modernidade ocidental, da qual o elemento indgena foi excludo. Portanto, um pas de contradies. O mito gigante pela prpria natureza, presente no hino nacional, nos anestesiou, pois, sempre criou o pensamento de que o futuro seria melhor, mas, na verdade, para vrias geraes de brasileiros, este futuro nunca chegou. Existem ainda, vrios outros mitos, como pas ednico (paraso do den) em que se plantando tudo d(na carta de Pero Vaz de Caminha) e o do povo ordeiro e pacfico. Ou seja, estes mitos sempre buscavam uma identidade nacional, to difcil de encontrar, pois nosso referencial era a Europa, que teve uma formao histrica completamente diferente da nossa. Percebemos a, mais uma vez, uma contradio. A sociologia da modernizao sempre esteve atrelada ao ideal de ordem e progresso, pensamento positivista(Sociologia do sculo XIX na Europa que influenciou o Brasil) que pensa que o modelo europeu o caminho a ser seguido por todas as naes do mundo ( vlido lembrar que este pensamento positivista remete ao sculo XIX, hoje, a sociologia entende que cada pas tem seu caminho a trilhar de acordo com seus aspectos culturais e soberania popular). Entende-se por modernizao conservadora do Brasil a busca de se implantar um panorama econmico e social moderno, sem abrir mo de caractersticas atrasada, como citamos acima o latifndio e a escravido, que excluam milhares de pessoas, servindo de barreira modernizao, pois a sociologia europeia do sculo XIX entendia que para um pas ser moderno, ele precisava necessariamente, ser industrializado, ter uma malha ferrovia abrangente e a difuso do pensamento cientfico. Como o Brasil era um pas escravocrata e agrrio, era evidente que estvamos fora dos padres europeus, embora, a lavoura cafeeira, tenha financiado a construo de malha ferroviria para seu escoamento at os portos, onde seriam vendidos na Europa, mais uma vez, percebemos neste momento histria (segunda metade do sculo XIX e incio do XX) nossa subservincia econmica Europa.

A partir do sculo XVIII, a Europa foi muito influencia pelos ideais Iluministas de Igualdade, Liberdade e Fraternidade, que nortearam a Revoluo Francesa contra o Absolutismo Monrquico (Antigo Regime) e aos poucos foram chegando ao Brasil atravs de livros ou pelos filhos das elites latifundirias que estudavam na Europa. Temos mais uma vez um choque de ideias, pois, como poderiam conviver em um mesmo pas o pensamento de Igualdade, Liberdade e Fraternidade e a Escravido e o Latifndio que geravam grande desigualdade social?! Era simplesmente impossvel. Comparado a grosso modo, seria mais ou menos a ideia de uma pessoa querer emagrecer, buscando um corpo atltico , fazendo exerccios fsicos diariamente, mas, sem abri mo de uma macarronada com Coca-Cola antes de dormir. Ou seja, fracasso total. Pode parece um exagero, mas, no Brasil, as questes da modernidade sempre estiveram presentes para algumas pessoas, o problema que milhares ficavam de fora da tal modernidade. vlido lembrar, que isso acontece at hoje. O conceito Belle poque foi um modelo de vida baseado no consumo luxuoso de vinhos, charutos, viagens, roupas, peras (o filme Titanic mostra muito bem isso, era o estilo de vida da Rose, que se encontrava com a pobreza do Jack-Leonardo de Caprio) e no Brasil, houve uma tentativa de implantar este estilo de vida, mas, havia grandes contrates sociais, como o cortio que abrigava milhares de pobres, muitos deles ex-escravos, analfabetos, miserveis muito perto do centro moderno do Rio de Janeiro, ento capital do Brasil, inspirado nos bulevares franceses. Ou seja, o Brasil sempre quis trilhar o caminho do europeu, mas, como havia muita excluso social no final do sculo XIX e incio do XX, esta cpia era IMPOSSVEL de acontecer. O projeto abolicionista sempre foi muito belo no Brasil, mas, na prtica a abolio se deu de maneira to cruel quanto escravido, pois, no havia nenhum amparo para minimizar sculos de explorao. Somente no sculo XXI que houve um polmico sistema de cotas, para aumentar o ingresso da populao negra na Universidade, o que ainda no resolveu o problema. A apostila mostra o pensamento positivista, que era funcional na Europa, e no no Brasil. Nosso hino muito rebuscado, mas, o problema, que muito difcil de entender. A ideia de fazer um hino erudito, deriva do pensamento positivista, baseado no conhecimento cientfico, no qual o homem moderno deveria estar pautado pelos ideais de progresso. Atualmente, a sociologia muito mais compreensiva com as diferentes realidades, e no existe mais a ideia de copiar a Europa e os Estados Unidos em tudo, mas, sim, valorizar as caractersticas nacionais. A revolta da Vacina foi Em nome de um progresso com desinformao, o povo foi obrigado a se vacinar, mas, ficou contrariado pois no sabia do que se tratava, percebemos mais uma vez, que o povo brasileiro era mal tratado em funo de uma cpia europeia de modernidade.

You might also like