You are on page 1of 17

PESSOA JURDICA a) Conceito: so entidades a que a lei empresta personalidade, capacitando-as como sujeitos de direitos e obrigaes.

Cada pas adota uma denominao pessoa jurdica, na Frana p.ex. chamada de PESSOAS MORAIS, em Portugal conhecida como PESSOAS COLETIVAS. No Brasil PESSOA JURDICA conforme o CCB/02.

b) Caracterstica Essencial a atuao na vida jurdica com personalidade diversa dos indivduos que a compem.

c) Requisitos de constituio c.1. Temos 03 requesitos: c.1.1. A vontade humana criadora (AFFECTIO SOCIETATIS) Consiste no animus de constituir um corpo social diferente de seus membros integrantes. a vontade dos indivduos para sua criao; Existem pessoas de direito pblico e de direito privado, da devemos observar: 1. As pessoas jurdicas de direito publico como o ESTADO, nascem de um suporte histrico, de criao constitucional, decorrente da necessidade social de soberania, afastando-se do poder criativo das pessoas jurdicas de direito privado; 2. A vontade humana criadora se relaciona com a criao das pessoas jurdicas de direito privado, que em princpio no sofrem interferncia do ESTADO se no houver necessidade. A pessoa jurdica pode ento nascer:

a) Da finalidade comum da vontade de vrias pessoas; b) Da destinao de bens de uma pessoa para integr-la na procura de certa finalidade. Ex: fundaes. No final ou na essncia a pessoa jurdica decorre da vontade criadora.

c.1.2. O cumprimento das determinaes legais 1. a lei que definir os requisitos que a vontade dever obedecer; 2. Se, a pessoa jurdica se concretizar por instrumento particular ou pblico; 3. A definio das finalidades da pessoa jurdica, e, se necessita de autorizao do Poder Pblico.

c.1.3. Finalidade Lcita No pode ser aceita no ordenamento jurdico, a pessoa jurdica com propsitos ILICTOS e ILEGAIS.

d) Natureza Jurdica d.1. Teorias que discutem a natureza jurdica da pessoa jurdica: 1. Teoria da Fico (defendida por Savigny) Por esta teoria, a pessoa jurdica uma simples criao da mente humana, constituindo-se em uma fico, podendo assim, o legislador livremente conceder, negar ou limitar a capacidade desses entes fictcios; A pessoa jurdica uma criao artificial do direito, restringindo-se apenas as relaes patrimoniais.

1.1. Crtica: feita em relao a personalidade jurdica do prprio Estado, como sujeito de direito, capaz de possuir, adquirir e transferir bens, alm de atuar na defesa de direitos no patrimoniais como a Imagem. 2. Teoria da Realidade Opem-se as teorias da fico. So elas: 2.1. Teoria da Realidade Objetiva: defende que a pessoa jurdica uma realidade sociolgica, um ser com vida prpria, decorrente do movimento das foras sociais. 2.1.1. Crtica: Os Grupos Sociais no tem vida prpria e, sim o indivduo, sendo que da unio destes, decorre a pessoa jurdica e no dos grupos sociais.

2.2.

Teoria da realidade jurdica (Hauriou)

Considera que, as pessoas jurdicas so organizaes sociais destinadas a um servio ou ofcio apenas e, por isso no podem ser personificadas ou ter personalidade.

2.2.1. Crtica: no enfrenta e no esclarece o caso das sociedades ou empresas sem uma finalidade de PRESTAR SERVIOS OU PREENCHER UM OFCIO, ou seja, as que visam o lucro. 2.3. Teoria da Realidade Tcnica (Ihering)

A personificao dos grupos sociais decorre de uma ordem tcnica, sendo a pessoa jurdica a forma encontrada para reconhecer a existncia de grupos de indivduos que se unem na busca de fins determinados.

3. Teoria Negativistas Defendem e reconhecem que s existem no Direito, os seres humanos, carecendo as pessoas jurdicas de qualquer atributo da personalidade.

Exegese doutrinria: Com relao ao nosso ordenamento jurdico ptrio, com base nos artigos 40, 41 e 45 do CCB, a pessoa jurdica tem uma realidade estabelecida pela lei, sendo, portanto, uma CRIAO TCNICA. e) Capacidade e Representao da Pessoa Jurdica o ordenamento jurdico que confere a pessoa jurdica personalidade prpria e diversa dos indivduos que a compem; Da personalidade decorre a capacidade para agir no mundo concreto; Os poderes outorgados pessoa jurdica esto determinados em seus atos constitutivos (contrato social, estatutos), bem como so delimitados pela Lei qual os primeiros no podem contrariar; a partir do REGISTRO que, o direito reconhece a pessoa jurdica, que passa a ter atuao ampla e, alm da esfera patrimonial, sendo-lhe conferido NOME, DOMICLIO E NACIONALIDADE; Apesar de ser dotada de personalidade e capacidade sofre limitaes, por sua prpria natureza, logo, excluda p.ex. do direito de famlia, sucesses e direitos exclusivos da pessoa natural.

e.1. Representao (artigo 47 CC) e.1.1. As pessoas jurdicas so representadas ativa e passivamente, nos atos judiciais e extrajudiciais, por aqueles que forem designados em seus estatutos. Na omisso da representao recair sobre seus diretores; Obs: Nos casos da pessoa jurdica ter administrao coletiva, as decises sero tomadas por MAIORIA, salvo disposies em contrrio no ato constitutivo (artigo 48 CCB). e.1.2. Entes de Direito Pblico (artigo 41, I,II, III CCB) 1. Unio, Estados e Territrios: por seus Procuradores; 2. Municpio: pelo PREFEITO ou PROCURADOR.

f) Classificao 1. Quanto Nacionalidade: nacional ou estrangeira; 2. Quanto estrutura interna: a) Corporao (Universitas Bonorum): consiste na reunio de bens. a.1. Diferena entre corporaes e fundaes 1. As corporaes objetivam a realizao de fins internos estabelecidos pelos scios, ou seja, seus objetivos se voltam para o beneficio de seus membros; 2. As fundaes tem objetivos externos, estabelecidos por seu instituidor, tendo o patrimnio como elemento essencial. a.2. Dividem-se as Corporaes a.2.1. Associaes: so aquelas que no possuem fins lucrativos, mas morais, culturais, desportivos ou beneficentes. a.2.2. Sociedades. Estas se dividem em: a.2.2.1. Simples: tem um fim econmico e visam o lucro que dever ser distribudo entre os scios. a) So constitudos de profissionais de uma mesma rea ou por prestao de servios;

b) Mesmo que estas sociedades venham a praticar atos prprios de empresrios, nada altera a sua situao, porque o que se considera sua atividade essencial. Ex: Escritrios de Engenharia ou Advocacia. a.2.2.2. Empresrias: tambm visam o lucro, distinguindo-se das sociedades simples, porque praticam os atos prprios de atividade de empresrios, sujeitos ao registro disposto no artigo 967 do CCB. * A atividade empresria atua com a produo, insumos e investimentos. a.2.2.3.Fundaes: constituem em um acervo de bens que recebe personalidade, para a realizao de fins determinados pela lei (religiosos, morais, culturais e de assistncia). 3) Quanto funo a) De direito pblico. Que podem ser: a.1. De direito pblico Externo: consiste nas Naes e todas as pessoas regidas pelo direito pblico internacional, inclusive os organismos internacionais como a ONU, UNESCO, OEA e betc.. (artigo 42 do CCB) a.2. De direito pblico Interno (artigo 41 CCb), que podem ser: 1. Da Administrao Direta: Unio, Estados, Municpios, DF e Territrios; 2. Da Administrao Indireta: so as autarquias, associaes pblicas, fundaes pblicas e demais entidades criadas por lei, com personalidade prpria para o exerccio de interesse pblico. b) De Direito Privado: que so as corporaes (associaes privadas, sociedades simples, organizaes religiosas, partidos polticos e sindicatos) e, as fundaes particulares (artigo 44 CCB). Obs: As empresas pblicas e as sociedades de economia mista sujeitam-se a regime prprio das empresas privadas (CF/artigo 173, pargrafo 1). G) Grupos com Personificao Anmala 1. Conceito: so entidades que possuem algumas caractersticas das pessoas jurdicas, mas que no chegam a ganhar personalidade. 2. Observaes: a) Possuem representao processual podendo agir no processo ativamente e passivamente, mas so um simples agrupamentos sem a affectio societatis;

b) So formados independentemente da vontade de seus membros e por ato jurdico que os vincula a um corpo de bens; c) Tem uma capacidade diminuda ou restrita.

3. Previso e identificao: artigo 12 do CPC a) b) c) d) MASSA FALIDA; ESPLIO; HERANA JACENTE OU VACANTE (aquele que no h herdeiros); SOCIEDADES SEM PERSONALIDADE JURDICA (SOCIEDADES IRREGULARES OU DE FATO); e) CONDOMNIO. H) Patrimnio como elemento no essencial da Pessoa Jurdica h.1.Regra Geral: no h a obrigatoriedade de existncia de patrimnio na pessoa jurdica, no momento de sua constituio. Para a criao da pessoa jurdica, basta a possibilidade de vir a ter um patrimnio, posto que, este depende da finalidade social da pessoa jurdica; Exceo: Para as fundaes, o patrimnio obrigatrio e essencial; Para as associaes com fins de assistncia, confraternizao, no h necessidade de um patrimnio, embora possam constituir por doaes de seus associados.

NACIONALIDADE DA PESSOA JURDICA I Nacionalidade a) Critrio: a nacionalidade da pessoa jurdica vista sobre o prisma de sua constituio havendo uma dependncia originria com o ordenamento que primeiro a vinculou. b) Previso (artigo 11 da L.I.N.D.B.) Este artigo fixa a Teoria da Constituio, pela qual as organizaes destinadas a fins coletivos, como as Sociedades e as Fundaes obedecem lei do Estado em que se constituem. As Sociedades constitudas no estrangeiro ficam subordinadas no Brasil, a prvia autorizao do Governo brasileiro.

II Comeo da Existncia Legal da Pessoa Jurdica a) A pessoa jurdica tem o seu comeo na manifestao da vontade humana que preencher requisitos legais, adquirindo personalidade com o REGISTRO. II.1 Diferena entre a Pessoa Jurdica de direito pblico e a de direito privado a) de Direito Pblico tem origem na Constituio, surgindo espontaneamente de uma elaborao social, que busca firmar uma comunidade; b) pessoa jurdica de direito privado obedecem ou podem obedecer a 03 mtodos em sua formao: o sistema da livre associao; o sistema de reconhecimento; e, o sistema das disposies normativas. b.1. Vejamos cada um deles: b.1.1. Livre Associao Nesse sistema, a emisso de vontade dos instituidores suficiente para a criao da pessoa jurdica, prescindindo da Lei; No aconselhvel, visto dissociar-se da proteo ampla da lei, ou seja, no obedece requisitos disposto pela Lei.

b.1.2. Reconhecimento o que necessita de um decreto governamental para criar a pessoa jurdica. Ocorre no modelo italiano.

b.1.3. Disposies Normativas Aqui temos a liberdade de criao pela vontade humana, sem a necessidade de ato estatal de reconhecimento, mas exige na criao da pessoa jurdica, obedincia s condies predeterminadas na lei.

o sistema adotado pelo BRASIL. III Formao conforme a lei brasileira. Fases. III.1 1 Fase: ocorre a constituio da pessoa jurdica por um ato unilateral inter vivos ou causa mortis (fundaes) ou por um ato bilateral ou plurilateral no caso das corporaes. Aqui temos a elaborao do ATO CONSTITUTIVO.

III. 1.1- Elementos da 1 fase (Prof.a Maria Helena Diniz) a) Elemento Material so atos concretos, como a reunio dos scios, as condies dos estatutos, a definio das vrias qualidades dos scios, finalidades e etc... b) Elemento Formal- a constituio por escrito do ato constitutivo, que pode ser por instrumento pblico ou privado e, no caso das fundaes o instrumento pblico ou por testamento. Existem entidades que necessitam para a sua existncia de autorizao, conforme predito no artigo 45 do CCB; Feito o ato constitutivo e obtida a autorizao, esta ltima se for o caso, passamos para a 2 fase que a do REGISTRO.

III.1.2. 2 Fase REGISTRO (artigo 46 CCB) a) O registro deve conter: 1. 2. 3. 4. Denominao, os fins, a sede e etc...; Nome e individualizao dos fundadores e dos diretores; O modo que se administra e representa; Se o ato constitutivo reformvel no tocante administrao e de que modo; 5. Se os membros respondem ou no subsidiariamente pelas obrigaes sociais; 6. Condies de extino e o destino do patrimnio.

III.1.2.1. Procedimentos para o Registro (artigo 46 CCB) a) Devem ser preenchidos os requisitos do artigo 46 do CCb; b) Deve ser observado o disposto no pargrafo nico, do artigo 18 do CCB, quanto a averbao no registro, acerca das alteraes que sofrerem os atos constitutivos; c) No Cartrio de Registro Civil de Pessoas Jurdicas sero inscritos, conforme artigo 114 da Lei n. 6.015/73 Registros Pblicos: c.1. Os contratos, os atos constitutivos, o estatuto ou compromisso das sociedades civis, religiosas, pias, morais, cientficas ou literrias, bem como o das fundaes e as associaes de utilidade pblica. III.1.2.2. Vedao ao Registro (artigo 115 da LRP) a) Atos com objeto ilcito (atividades) ou contrrios, nocivos ou perigosos ao bem pblico, segurana do Estado e da coletividade, ordem pblica ou social, moral e aos bons costumes; b) Ocorrendo estas situaes, o oficial do registro de ofcio ou por provocao de qualquer autoridade pode sustar o andamento processo de registro e suscitar a dvida a deciso do juiz. Obs: Se aps a sua constituio, a pessoa jurdica se desviar de sua finalidade, cabe a promoo da AO DE DISSOLUO, de iniciativa do ministrio pblico, se qualquer ou todos os scios no o fizerem. c) Tambm ser considerado ilcito o objeto da pessoa jurdica que contrariar o ordenamento e que for diverso do declarado em seu ato constitutivo. --IV Regime Jurdico das Associaes (artigo 53 a 61 do CCb) IV.1. Conceito: consistem na unio de pessoas que se organizam para fins no econmicos (artigo 53 CCB). IV.2. Regramento a) A CF/88 no artigo 5, XVII, determina ser plena a liberdade de associao para fins lcitos, vedada as de carter paramilitar; b) Entre os associados no h direitos e obrigaes recprocas. IV.3. Requisitos que devem constar no Estatuto das Associaes (artigo 54 CCb) a) Denominao, os fins e a sede; b) Requisitos de Admisso, Demisso e excluso dos associados;

c) d) e) f) g)

Direitos e deveres dos associados; Fontes de recursos para sua manuteno; Modo de constituio e funcionamento de seus rgos deliberativos; Condies para alterao do estatuto e para sua dissoluo; A forma da gesto administrativa e de aprovao das respectivas contas.

Aqui as entidades podem escolher como suas contas sero aprovadas, assegurando o direito de impugnar a cada associado, seja diretamente, seja por algum rgo democraticamente escolhido. IV.3.1. Regras gerais a) A associao deve ter um fim no econmico e o estatuto a sua lei orgnica, submetendo tanto os associados, enquanto fundadores, quanto os associados futuros; b) A sede da associao fixa seu domiclio podendo ter vrias sedes, sendo uma principal e outras subsidirias (filiais); c) O estatuto poder instituir categorias de scios com vantagens especiais (artigo 55 CCB), o que no importa em desigualdade de direitos. IV.4. Penalidades aos scios (artigo 57 CCb) a) Demisso: ocorre por iniciativa do prprio interessado, por oportunidade ou convenincia prpria; b) Excluso: uma pena aplicada conforme o oferecimento do contraditrio e ampla defesa. A excluso ocorre nos casos de conduta incompatvel ou antissocial, como nos casos de mora ou inadimplemento por parte do scio, quanto ao pagamento das obrigaes sociais.

IV.5. Formas de Manuteno a) O estatuto deve estabelecer as contribuies iniciais e peridicas dos associados ou doaes de terceiros; b) Exerccio de atividade que fornea meios financeiros sem ferir suas finalidades. Ex: locar suas dependncias para eventos Vender lembranas e uniformes Cobrar servios de fisioterapia e exames mdicos

IV.6. Espcies de Scios. Temos 02 espcies:

a) Patrimoniais: com participao em quota ou frao ideal do patrimnio da entidade; b) Meramente contributivos: sem quota ou frao ideal do patrimnio da entidade. O simples fato de haver transferncia de quota terceiros ou a herdeiros, no o qualifica como scio, se no dispuser assim o estatuto; As associaes podem estipular em seus estatutos, formas de admisso aos novos associados, inclusive taxas de adeso a serem revertidas em favor da entidade. Ex: Jia pagamento pela transferncia do ttulo. A qualidade de scio intransmissvel, salvo se o estatuto assim dispuser diferente, conforme o artigo 56 do CCB. IV.7. Impedimento de direto (artigo 58 CCb) Nenhum associado pode ser impedido de exercer direitos ou funo a que fora legitimamente investido, salvo nos casos previstos em lei ou no estatuto. Ex: perda de administrativo. mandato por deciso judicial ou processo

IV.8. Assembleia Geral (artigo 59 CCb) a) o rgo mximo de deliberao da associao e tem competncia privativa para: A DESTITUIO DOS ADMISTRADORES E ALTERAO DO ESTATUTO. b) O preceito do artigo 59 do CCb de ordem pblica, devendo ser insculpido nos estatutos, sem prejuzo da incluso de outras matrias privativas a competncia da assembleia geral; c) O quorum de deliberao da assembleia geral ser estabelecido no estatuto, assim como o processo eleitoral dos administradores; d) O que no constar no estatuto como competncia da assembleia caber a deciso de outros rgos criados. IV.9. Dissoluo e finalidade do patrimnio (artigo 61 CCb) a) Aps a deduo de eventuais quotas ou fraes ideais dos associados, o patrimnio lquido restante ser destinado a entidade sem fins econmicos designados no Estatuto;

b) Se o estatuto for omisso, quanto entidade de destinao, o patrimnio por deliberao dos scios ir para instituio municipal, estadual ou federal de fins idnticos ou semelhantes; c) facultado aos associados, por deliberao ou por previso no estatuto receber o valor atualizado das contribuies prestadas ao patrimnio da associao antes da destinao de seu patrimnio; d) No havendo entidade com fins idnticos ou semelhantes no municpio, Estado, Distrito Federal ou territrio, o patrimnio restante devolvido Fazenda do Estado, ao Distrito Federal ou a Unio.

V- FUNDAES V.I.Conceito: consiste em um acervo bens que recebe personalidade para realizar fins determinados. V.II. Finalidades Legais * O artigo 62, pargrafo nico do CCb, determina que a atuao das fundaes dever ser para fins religiosos, morais, culturais ou de assistncia. V.III. Constituio das Fundaes Ocorre em 02 momentos: a) O ato de fundao propriamente dito Consiste na constituio da fundao como emanao da vontade do seu instituidor.

b) O ato de dotao Consiste na reserva de bens livres, a indicao dos fins e a maneira pela qual o acervo ser administrado. Este ato ocorre por ESCRITURA PBLICA OU POR TESTAMENTO.

V.IV. Modalidades de formao da Fundao a) Formao direta: o prprio instituidor projeta e regulamenta a fundao; b) Formao Fiduciria: o instituidor entrega outrem a tarefa de organizao da fundao.

V.VI. Bens Insuficientes ( luz do revogado CCB de 1916 artigo 25) - Quando os bens dotados forem insuficientes para constituir a fundao sero convertidos em ttulos de dvida pblica, se outra finalidade no dispuser o instituidor, at que aumentados com os rendimentos ou com novas dotaes, alcancem o capital suficiente para instituir a fundao. Segundo o CCB de 2002 (artigo 63 CCB) Quando os bens forem insuficientes para constituir a fundao, os bens destinados, se no dispuser de outro modo o instituidor, sero incorporados em outra fundao, que tenha uma finalidade igual ou semelhante. O instituidor pode ser tanto PESSOA NATURAL QUANTO PESSOA JURDICA.

V.VII.- Papel do Ministrio Pblico (artigo 66 CCB) a) Cabe o Ministrio Pblico, o dever de fiscalizao das atividades e recursos das fundaes; b) Ao instituidor cabe elaborar o estatuto ou designar que o faa em relao a fundao (artigo 1.199 do CPC); c) Feito o estatuto dever ser submetido ao exame do Ministrio Pblico quanto as bases da fundao e se os bens so suficientes para suas finalidades. (artigo 1200 CPC); d) O Ministrio Pblico ter prazo de 15 dias para aprovar o estatuto, ou apresentar modificaes, ou dar negativa da aprovao, de modo que, os interessados podem pedir suprimento da aprovao ao Juiz, que pode determinar modificaes se necessrio no estatuto (artigo 1.201 do CPC); e) Se no prazo de 06 meses, o instituidor ou quem por ele for designado no elaborar o estatuto, caber ao Ministrio Pblico faz-lo submetendo a aprovao do juiz (artigo 1.202 do CPC) artigo 65, pargrafo nico do CCB; f) Qualquer alterao posterior no estatuto depende da aprovao do Ministrio Pblico e, quando a reforma decorrer de deciso no unnime dever ser dado a cincia minoria vencida, para apresentar impugnao no prazo de 10 dias (artigo 1.203 do CPC). V. VIII Bens do Patrimnio a) Em regra os bens do patrimnio da fundao so inalienveis, porm esta inalienabilidade no absoluta, pois comprovada a necessidade, poder ser autorizada pelo juiz competente, com audincia do Ministrio

Pblico, devendo ser aplicado o produto da venda, exclusivamente em outros bens para realizao de seus fins; b) A alienao sem autorizao judicial nula.

V.IX. Extino das Fundaes Ocorrer em 02 casos: a) Quando se tornar ilcita (nociva), impossvel ou intil a sua finalidade (artigo 69 CCB); b) Se vencer o prazo de sua existncia (artigo 69 CCB).

V.X.- Legitimidade para promover a extino (artigo 69 do CCB e artigo 1.204 do CPC) a) Ao Ministrio Pblico; b) Qualquer interessado: que consiste a quem quer que se sinta prejudicado com a atuao da fundao. V.XI.Extino da Fundao e a destinao do patrimnio a) Se houver destino previsto pelo instituidor no estatuto, assim devem ser destinados os bens; b) No havendo previso, o patrimnio deve ser incorporado em outra fundao (municipal, estadual ou federal), designada pelo juiz, que tenha fim geral ou semelhante; c) No havendo instituies com fins iguais ou semelhantes, a doutrina defende que os bens devem ser declarados vagos e passaro ao Municpio ou ao Distrito Federal, se localizados em seus territrios e, se localizados em territrio federal ser da Unio. V.XII. Caractersticas das Fundaes a) b) c) d) Basta a vontade de uma pessoa para sua constituio; O patrimnio elemento essencial; Seus fins so imutveis porque fixados pelo instituidor; Os administradores no so scios e regida por seu estatuto, com a fiscalizao do Ministrio Pblico; e) Em regra h um Conselho de Administrao onde o Presidente representa a entidade.

V.XIII. Observaes Gerais a) Se a fundao decorrer de ato inter vivos, o instituidor obrigado a transferir-lhe a propriedade ou outro direito real sobre os bens dotados. No o fazendo sero registrados em nome da fundao por mandado judicial. a.1. A promessa do instituidor possui carter irrevogvel e irretratvel (artigo 64 CCB). EXTINO DA PESSOA JURDICA 1. A extino da pessoa jurdica pode ocorrer (artigo 1.033 CCB): a) Dissoluo Convencional: ocorre por deliberao de seus membros, conforme o quorum previsto no estatuto ou na lei. b) Dissoluo Legal: ocorre em razo de motivo determinado em lei. Ex: Lei de falncia. c) Dissoluo Administrativa: ocorre em face das pessoas jurdicas que necessitam de autorizao do Poder Pblico e praticam atos novios ou contrrios aos seus fins. Ex: Seguradoras Poder ocorrer por provocao do Ministrio Pblico ou qualquer pessoa do povo. d) Dissoluo Judicial: aquela decorrente de deciso judicial, quando se configura algum caso de dissoluo previsto em lei, no estatuto, obrigando os scios a ingressarem em juzo. 1.1. Efeitos da Extino

a) Havendo patrimnio e dbitos, a pessoa jurdica deve entrar em fase de liquidao; b) Feita a liquidao e pagando as dvidas encerra-se completamente a pessoa jurdica.

DESCONSIDERAO DA PERSONALIDADE JURDICA DA PESSOA JURDICA 1. Conceito: quando a pessoa jurdica, ou melhor, sua personalidade jurdica for utilizada para fugir as suas finalidades para lesar terceiros, esta deve ser desconsiderada para afetar seus membros. 2. Justificativa A criao da pessoa jurdica lhe confere personalidade distinta da de seus membros, contudo, pela ao destes que a pessoa jurdica age no mundo jurdico. Quando os scios - pessoas naturais utiliza do manto da personalidade da pessoa jurdica para atos inescrupulosos e ilcitos, o ordenamento jurdico autoriza o afastamento desta personalidade para atingir os membros da pessoa jurdica.

3. Origem Em face dos abusos no mundo todo, quanto ao uso da pessoa jurdica, surgiu no direito anglo-saxo a chamada

DISREGARD OF THE LEGAL ENTITY (Desconsiderao da pessoa jurdica) 4. Evoluo e previso no Direito brasileiro a) At o NCC de 2002, no havia previso sobre a desconsiderao no Brasil, pelo que os Tribunais usavam em analogia o artigo 135 do C.T.N., que responsabiliza pessoalmente os diretores, gerentes ou representantes da pessoa jurdica de direito privado pelas obrigaes tributrias resultantes de atos praticados com EXCESSO DE PODERES OU INFRAO LEI, CONTRATO SOCIAL OU ESTATUTOS. b) O artigo 28 do CDC, que autoriza ao juiz desconsiderar a personalidade da pessoa jurdica da sociedade em caso de abuso de direito, excesso de poder ou contrato social, assim como nos casos de falncia, insolvncia e encerramento da pessoa jurdica por m administrao; c) Em 2002, o NCCB, no artigo 50 previu a desconsiderao da personalidade da pessoa jurdica, da seguinte forma:

c.1. Quando ocorrer desvio dos fins estabelecidos no contrato social ou nos atos constitutivos, ou; c.2. Quando houver a confuso entre os bens dos scios ou administradores com o patrimnio da pessoa jurdica. 5. Disposies Gerais a) Os efeitos da desconsiderao so meramente patrimoniais e voltados para obrigaes determinadas, pois no ocorre liquidao do patrimnio da pessoa jurdica; b) A expresso relaes de obrigaes compreende o direito do autor fundado em contrato ou indenizao por ato ilcito cobrados da pessoa jurdica; c) A desconsiderao afeta o patrimnio das pessoas naturais scios, administradores ou diretores, assim como de outras pessoas jurdicas que contm o controle da entidade desconsiderada.

You might also like