You are on page 1of 9

Nota Tcnica 003/2010

Produto: Crowbar Aplicao: Acionamento da resistncia de descarga em motores sncronos


Sero discutidos os tpicos a seguir:

1) Conceito de Motores Sncronos 2) Determinao da Resistncia de Descarga

1) Conceito de Motores Sncronos


O motor sncrono um tipo de motor eltrico muito til e confivel com uma grande aplicao na indstria. Seu custo inicial maior do que um motor de induo devido principalmente s caractersticas do rotor e necessidade de um circuito de sincronizao. Quando a dimenso do motor superior a 10CV o custo relativamente pequeno em comparao aos benefcios proporcionados por este tipo de motor: Velocidade fixa de operao; Caractersticas de velocidade e torque ideais para aplicao com cargas de elevado torque e baixa rotao; Possibilidade de ajustar o fator de potncia (FP), tornando-o indutivo, capacitivo ou trabalhando com FP unitrio.

1.1) Princpio de funcionamento O motor sncrono polifsico possui estator e enrolamento de estator (enrolamento de armadura) bastante similares aos dos motores de induo. Assim como no motor de induo polifsico, a circulao de corrente no enrolamento distribudo do estator produz um fluxo magntico com polaridade alternada norte e sul que progride em torno do entreferro numa velocidade diretamente proporcional frequncia da fonte de alimentao e inversamente proporcional ao nmero de pares de plos do enrolamento. A velocidade (fsica) na qual o campo magntico produzido pelo estator est girando (denominada velocidade de sincronismo ou velocidade sncrona) dada pela frmula a seguir:

120

A frmula adequada para frequncia da rede em Hertz (Hz) e valor da velocidade de sincronismo em rpm.

A maior diferena construtiva entre o motor sncrono e o motor de induo est no rotor. Os motores de induo possuem rotores construdos por barras alinhadas longitudinalmente ao estator curto-circuitadas em estator, suas extremidades; o motor sncrono possui enrolamentos de rotor formados por vrias bobinas enroladas e enroladas, uma corrente contnua passa por elas, produzindo um campo magntico no mesmo eixo dos campos produzidos pelo estator. Assim, no motor sncrono o rotor gira para manter o plo norte do rotor alinhado im, como o plo sul do estator, conforme figura 1.

Figura 1: Alinhamento dos plos do rotor e estator. Fonte: [5].

Os motores sncronos reais so muito mais complexos do que o modelo da figura 1. Alm do mais eles podem ser de dois tipos: plos lisos e plos salientes. Os motores sncronos de plos lisos no possuem ranhuras no rotor, consequentemente, o efeito da relutncia menor nesses equipamentos; j os motores de , utncia plos salientes possuem ranhuras tanto no estator quanto no rotor, favorecendo o efeito da relutncia. O motor da figura 1 um motor de plo salientes. Na figura 2 so apresentados motor sncronos trifsicos plos motores de quatro plos nas configuraes plos salientes (fig. 2.b) quanto plos lisos (fig. 2.c) 2.c).

: Figura 2: Motor sncrono trifsico de quatro plos. a) Sinais de tenso. b) Motor de plos salientes. c) Motor de plos lisos. Fonte [5].

Quando uma corrente continua (CC) passa pelos enrolamentos do rotor, um campo eletromagntico gerado. O torque produzido atravs da fora de alinhamento entre os campos eletromagnticos do estator e rotor, conforme apresentado na figura 3. Nesta figura o plo sul (vermelho) do rotor est inicialmente alinhado com o plo norte (verde) do estator, assim a velocidade eltrica do rotor igual a velocidade eltrica do estator. A velocidade mecnica depende do nmero de plos da mquina e pode ser calculada, quando o motor est em velocidade sncrona, atravs da frmula de wsinc. Conforme se insere carga no motor, ocorre um defasamento entre os plos do rotor e estator. O desafamento aumenta proporcionamente com a carga. Quando o defasamento passar do valor mximo ocorre a perda de sincronismo, no havendo transferncia de energia entre estator e rotor e, consequentemente, no haver torque.

Figura 3: Princpio de funcionamento do motor sncrono. Fonte: [2].

Para se evitar a perda de sincronismo deve-se aumentar a corrente de excitao. Ajustando corretamente o valor da corrente de excitao, consegue-se controlar o fator de potncia da mquina. Se a corrente de campo exatamente suficiente para suprir a fmm necessria, nenhum componente de corrente de magnetizao ou potncia reativa necessria na armadura, e o motor funciona a fator de potncia unitrio. Se a corrente de campo menor do que o suficiente (i.e., o motor est subexcitado), a deficincia em fmm precisa ser suprida pela armadura, e o motor funciona a um fator de potncia atrasado. Se a corrente de campo maior do que o necessrio (i.e., o motor est sobreexcitado), o excesso de fmm deve ser contrabalanceado na armadura e uma componente de corrente adiantada est presente; o motor ento funciona a um fator de potncia adiantado. A inverso do sentido da corrente de excitao no altera o sentido de rotao do motor. Para se inverter o sentido de giro deve-se trocar a sequncia de fases do estator.

Para manter o fator de potncia em um valor constante, mesmo com oscilaes de carga ou da tenso da rede, deve-se utilizar reguladores automticos de tenso. As excitatrizes Varixx so sistemas completos de excitao para motores/geradores com possibilidade de controle por fator de potncia, modo DROOP, funo FAR (Field Application Relay) e controle PID, alm de contar com diversas protees: perda de sinal, sobrecorrente de excitao, sobretemperatura de excitao, etc.

1.2) Partida do motor sncrono Como no existe torque fora da frequncia de sincronismo, deve-se utilizar um mtodo auxiliar para partida do motor. Existem vrios mtodos de partida a saber: Reduo da frequncia de rede: com o uso de eletrnica de potncia, pode-se reduzir a frequncia do estator para um valor baixo (aprox. 3Hz), fazendo a sincronizao do motor. Esse valor ento suavemente elevado at o valor nominal. Uso de motor auxiliar (pony motor): um motor auxiliar posto em funcionamento na partida para elevar a rotao do motor at prximo da frequncia sncrona. Partida por relutncia: nos motores de plos salientes a contribuio da relutncia pode produzir torque suficiente para partir o motor, fazendo com que a velocidade se aproxime da velocidade sncrona. Enrolamentos amortecedores: este o mtodo mais amplamente aplicado na partida de motores sncronos. Utilizam-se enrolamentos de gaiola de esquilo (squirrel-cage bars) nas faces dos plos do rotor, esses enrolamentos so os utilizados nos motores de induo. Durante a partida, somente a parte da gaiola de esquilo produz torque. Os enrolamentos amortecedores fazem com que o motor acelere at prximo da velocidade sncrona (aproximadamente 97% da velocidade sncrona). Nesta condio a corrente induzida no rotor do motor sncrono possui baixa frequncia e a corrente contnua pode ser introduzida nos enrolamentos de campo, iniciando o funcionamento do motor sncrono. Deve-se tomar cuidado em no utilizar carga nominal com este mtodo de partida, uma vez que os enrolamentos amortecedores no so projetados para suportar elevadas correntes. A figura 4 apresenta um esquemtico de um motor sncrono de plos salientes, onde possvel verificar a existncia dos enrolamentos amortecedores. Na figura 5 apresentado um motor real, com detalhe dos enrolamentos de campo e enrolamentos amortecedores.

De todos os mtodos apresentados, o mais usual o motor de plo saliente com enrolamentos amortecedores, o que acaba por fazer uso tambm do efeito da relutncia.

Figura 4: Motor sncrono de plos salientes

Figura 5: Detalhe dos enrolamentos amortecedores

Durante operao normal em regime no h nenhum movimento relativo entre os plos do rotor e o fluxo magntico do estator, portanto no h induo de tenso eltrica no rotor pelo fluxo mtuo e, portanto, os enrolamentos amortecedores no produzem torque. Para uma velocidade diferente da sncrona existe a induo eletromagntica, tanto nos enrolamentos amortecedores quanto no enrolamento de campo. Durante a partida, o enrolamento de campo deve ser desconectado da alimentao cc. Se for aplicada corrente contnua no enrolamento de campo durante a partida do motor, a interao do fluxo do estator com o fluxo do rotor causar um grande conjugado oscilante, o que pode danificar o motor. Devido s caractersticas construtivas do motor sncrono, o enrolamento de campo contm mais espiras que o enrolamento de armadura, fazendo com que na partida a mquina se assemelhe a um transformador de corrente (TC). Se uma resistncia de descarga no for utilizada, a tenso no enrolamento de campo se eleva

at que um caminho para a passagem da corrente seja obtido, o que pode ser destrutivo, chegando at a ocasionar arco voltaico. A tenso induzida deve ser limitada, atravs do uso de uma resistncia de descarga, de modo a no danificar a isolao do rotor ou os equipamentos (excitatriz, control box e semicondutores) conectados ao barramento CC. Quando o rotor est com velocidade prxima a do sincronismo (entre 90% e 97%), a resistncia de descarga deve ser retirada e o barramento CC energizado, iniciando a operao do motor sncrono. Para o acoplamento da resistncia de descarga durante a partida, a Varixx desenvolveu o Crowbar. Este dispositivo, o qual acionado por tenso, permite a insero automtica de resistor de shunt em motores sncronos durante a partida, eliminando a necessidade de controle de disparo existente nos sistemas com contatores. O Crowbar ainda garante a proteo do rotor, inserindo o resistor de descarga quando se possui oscilaes de velocidade e perda de sincronismo. O Crowbar insere o resistor de shunt no sistema quando a tenso gerada no campo atinge o nvel de tenso pr ajustado (230V por exemplo). Quando a tenso gerada no atinge mais este nvel, no h risco para a isolao do campo do motor e o Crowbar deixa de acoplar o resistor de shunt. Durante a operao do motor, o efeito de proteo de transientes continua a ocorrer da mesma maneira. Por ser acionado por tenso, o Crowbar Varixx pode ser utilizado como proteo contra transientes em qualquer sistema de alimentao CA ou CC. Neste caso, opera na ocorrncia de um transiente de tenso, curto-circuitando a fonte de alimentao, totalmente ou para uma resistncia shunt, limitando a tenso e protegendo a carga. No caso de sistemas em CC, o mesmo permanece curto-circuitado at que se corte a alimentao do sistema. O Crowbar Varixx possui ainda, possibilidade de ajuste de nvel de disparo direto (positivo), possibilidade de retardo de disparo ajustvel, indicao luminosa de disparo, indicao de disparo por contato esttico isolado para sinalizao de CLP ou Trip do sistema.

2) Determinao da Resistncia de Descarga


Para se calcular o valor da resistncia de descarga deve-se saber a corrente induzida no rotor tanto para escorregamento unitrio quanto para escorregamento prximo a zero, alm do valor mximo de tenso desejada no barramento CC. No existe norma que rege o valor mximo de tenso admissvel no barramento CC, mas usualmente se utiliza uma tenso no barramento CC entre 400 e 600 V, tenso suficientemente baixa para no degradar os componentes eletrnicos utilizados na excitao desses motores. Os valores de corrente induzida e de tenso de isolao devem ser fornecidos pelo fabricante do motor. Caso no sejam fornecidos os valores de corrente induzida no enrolamento de campo, pode-se utilizar como regra prtica um valor de resistncia mxima de descarga de 2 a 5 vezes o valor de resistncia do prprio rotor.

Exemplo: Um motor de 400 hp e 4000 V, 60 Hz, 10 plos, induz uma corrente de 30A no rotor a 0% da velocidade sncrona e 16A a 97% da velocidade sncrona. Deseja-se uma tenso mxima no barramento CC de 600V.

A velocidade sncrona deste motor : = =0 = 698

720 = 600 = 20 30 600 = = 37,5 16

Um valor mximo de resistncia de descarga (Rd) de 20 deve ser utilizado. Um valor superior resulta em uma tenso no barramento superior a 600V para w=0. Qualquer valor de Rd inferior a 20 garante uma tenso no barramento menor do que 600V para qualquer velocidade.

2.1) Limite inferior da resistncia de descarga A resistncia de descarga, ao fornecer um caminho fechado entre os enrolamentos de campo, permite a existncia de corrente e tenso no enrolamento de campo durante a partida do motor. Deste modo, o valor da resistncia de descarga contribui para o torque de partida, conforme apresentado na figura 6.

Figura 6: Variao do torque em funo da velocidade para dois valores de resistncia de descarga.

Um valor baixo de resistncia de descarga gera um valor menor de torque enquanto um valor elevado de resistncia de descarga gera um torque maior. O valor de resistncia de descarga deve ser suficientemente pequeno para limitar a tenso do barramento CC ao valor pr-determinado ao passo que seja suficientemente elevado para garantir um bom torque durante a partida. O valor ideal aquele que resulta em mximo torque durante a partida sem ultrapassar o limite de tenso definido.

Referncias
[1] GEVISA; Notas tcnicas motores; NT-02 Motores sncronos; site: www.geindustrial.com.br, 2010.

[2] GE Industrial Systems; Synchronous motor protection and control; site: www.gedigitalenergy.com, 2010.

[3] Paiva, J. E. M. S; Motores sncronos; Notas de aula disciplina Mquinas Eltricas; site: http://www.estv.ipv.pt/PaginasPessoais/eduardop/MqE/Motores%20s%C3%ADncronos.pdf, 2010.

[4] Piedade, F. R.; Crowbar; Boletim 118BP; site: www.varixx.com.br, 2010.

[5] Kuphaldt, T. R.; Crunkilton, D.; Motors Guide, Synchronous Motors, site: http://www.electojects.com/motors/, 2010.

Nota Tcnica escrita em Setembro de 2010.

Autor: Eng. Marcelo Rubia da Silva Engenheiro de Aplicao

Revisores: Eng. Castellane Silva Ferreira Engenheiro de Aplicao Eng. Francis Rumenos Piedade Diretor de Engenharia Eng. William Maldonado Diretor Comercial

You might also like