You are on page 1of 2

1. Benchmarking 2. Tipos de benchmarking 3. Metodologia de benchmarking 4.

Princpios do benchmarking

1. Benchmarking

Mtodo para comparar desempenho de algum processo, prtica de gesto ou produto da organizao com o de um processo, prtica ou produto similar, que esteja sendo executado de maneira mais eficaz e eficiente, na prpria ou em outra organizao,entender as razes do desempenho superior, adaptar realidade da organizao e implementar melhorias significativas.
Definio da Fundao Nacional da Qualidade Fonte: Benchmarking Relatrio do Comit Temtico

Portanto, o benchmarking consiste em comparar o desempenho com o de outras empresas e identificar quem tem um processo ou produto melhor (referncias). Depois, necessrio entender por que essa empresa tem o processo ou produto melhor. A partir disso, feita uma adaptao do que a empresa-referncia faz para promover a melhora do desempenho na prpria empresa.

Voltar ao topo da pgina.

2. Tipos de Benchmarking

2.1 Quanto ao objeto de estudo

Existem basicamente trs tipos de benchmarking:

Fonte: Benchmarking: Relatrio do Comit Temtico, FNQ

2.2 Benchmarking de Desempenho


Adaptado de Benchmarking: relatrio do Comit Temtico, FNQ

Nesse tipo de benchmarking, comparam-se alguns indicadores selecionados. Entretanto, ele no permite que se conheam as prticas (atividades) que levam aos bons resultados obtidos. Por isso, ele deve ser considerado o primeiro passo para se realizar o benchmarking de processo, prticas de gesto ou de produto.

2.3 Benchmarking de Processo ou Prtica de Gesto

O Comit Temtico sobre Benchmarking da Fundao Nacional da Qualidade (FNQ) concluiu que esse tipo de benchmarking a essncia dessa ferramenta. Sem o entendimento do porque uma empresa apresenta desempenho superior, no h como promover melhorias substanciais por meio do benchmarking.

2.4 Benchmarking de Produto

Foi o primeiro tipo de benchmarking que surgiu. A Engenharia Reversa, que consiste em desmontar um produto concorrente com o intuito de conhecer sua concepo, partes e montagem, pode ser considerada uma variao desse tipo de benchmarking.

O Portal de Benchmarking te ajuda a realizar tanto o benchmarking de Desempenho como o de Prticas.

Voltar ao topo da pgina.

3. Metodologia de Benchmarking

O Comit Temtico sobre Benchmarking da Fundao Nacional da Qualidade (FNQ) desenvolveu uma metodologia em 5 passos:

Fase 1

Fase 2

Fase 3

Fase 4

Fase 5

Planejar

Coletar

Analisar

Adaptar

Melhorar

Definir objeto e equipe de estudo Entender objeto de estudo Selecionar organizaes parceiras

Definir mtodos de coleta

Identificar diferenciais

Adequar prticas

Implementar planos de melhoria Monitorar resultados dos planos Reavaliar metas

Coletar dados

Determinar causas dos diferenciais Projetar o desempenho futuro

Comunicar resultados e obter aceite Definir metas e planos

Registrar concluses

O Portal de Benchmarking te ajuda a realizar as fases 1, 2 e 3.

Voltar ao topo da pgina.

4. Princpios do Benchmarking
Fonte: Benchmarking: relatrio do comit temtico, FNQ

4.1 Reciprocidade

Segundo esse princpio, no se deve perguntar nada que no se gostaria de responder. Aqui no Portal, esse princpio fica demonstrado pela impossibilidade de se extrair um relatrio de um determinado indicador de desempenho que no foi preenchido. Por exemplo, se a Fundio Ferreira quiser um relatrio sobre a Receita de Vendas de empresas do seu setor, necessariamente precisa ter preenchido esse indicador.

4.2 Analogia

O benchmarking deve ser realizado com relao a processos, prticas, produtos e at mesmo resultados similares, para permitir comparao e adaptao dos resultados. No Portal de Benchmarking, atravs dos filtros existentes nos quatro tipos de relatrio, possvel selecionar o tipo de empresa com que se deseja comparar. Por exemplo, possvel se comparar com empresas do mesmo setor, ou do mesmo porte, ou do mesmo estado.

4.3 Medio

Como o benchmarking comea com a comparao de resultados, a capacidade de medir o desempenho de um processo, prtica ou produto essencial para identificar parceiros com melhores resultados. por isso que h um tipo de relatrio que compara somente indicadores e tambm outros dois que relacionam resultados de desempenho a prticas e processos.

4.4 Validade

O processo de benchmarking deve se basear em fatos e dados vlidos, sob o risco de no gerar melhorias nos processos ou at pior-los, caso os dados no sejam verdadeiros. por isso que, antes de ter acesso s reas restritas, as empresas precisam se comprometer a fornecer informaes verdadeiras ao Portal, assinando o Termo de Segurana.

You might also like