You are on page 1of 52

Formao Continuada

CINCIAS CONTBEIS
TEMA: CONTABILIDADE DE CUSTOS

Rodovia BR 470, km 71, n 1.040, Bairro Benedito Caixa postal n 191 - CEP: 89.130-000. lndaial-SC Fone: (0xx47) 3281-9000/3281-9090 Home-page: www.uniasselvi.com.br Cincias Contbeis Centro Universitrio Leonardo da Vinci Organizao Valdecir Knuth Conteudista Reitor da UNIASSELVI Prof. Ozinil Martins de Souza Pr-Reitor de Ensino de Graduao a Distncia Prof. Janes Fidlis Tomelin Pr-Reitor Operacional de Ensino de Graduao a Distncia Prof. Hermnio Kloch Diagramao e Capa Jlia Carolina Moser Reviso: Nlson Dellagiustina
Todos os direitos reservados Editora Grupo UNIASSELVI - Uma empresa do Grupo UNIASSELVI Fone/Fax: (47) 3281-9000/ 3281-9090 Copyright Editora GRUPO UNIASSELVI 2011. Proibida a reproduo total ou parcial da obra de acordo com a Lei 9.610/98.

Contabilidade de Custos

1 INTRODUO
Ol, caro(a) acadmico(a)! Bem-vindo(a) aos estudos da disciplina de Contabilidade de Custos. Aqui, estudaremos os conceitos e classificao dos gastos industriais. Mas, voc saberia dizer o que so esses gastos? Esses gastos so provenientes do processo de produo, que, por sua vez, um conjunto de atividades para transformar bens em novos produtos, podendo ser denominado de custos e despesas para a manuteno do sistema produtivo da empresa. Ento, podemos entender que os Custos so aqueles gastos efetuados para produzir algum produto at deix-lo em condies de vendas. Certo! E as despesas? Fazem parte dos custos? A resposta no! As despesas so necessrias para a manuteno das atividades da empresa, as quais esto relacionadas com os departamentos Administrativo, Financeiro e de Vendas. E essas despesas sero utilizadas para a formao dos preos de vendas, embora no tm relao com o processo industrial de produo. Vamos aos estudos?

2 CONCEITUAO E CLASSIFICAO DA CONTABILIDADE DE CUSTOS


Voc j ouviu falar sobre os gastos industriais? Provavelmente, voc j se questionou sobre quanto uma empresa gasta para produzir algo ou alguma coisa. Mas, ser que esse gasto custo? Se sua resposta for sim, ento voc est certo! As empresas incorrem em diversos tipos de gastos que so necessrios para deixar seus produtos em condies de vendas. No podemos esquecer que fabricar algum produto no envolve apenas o processo de produo
Copyright Editora GRUPO UNIASSELVI 2012. Todos os direitos reservados.

Cincias Contbeis e os custos necessrios para essas atividades. Alm de todas as atividades produtivas, necessrio controlar todas as atividades administrativas, como as cobranas de duplicatas, a relao com os fornecedores e demais atividades necessrias para a aquisio de insumos. Veja, caro(a) acadmico(a), que a Figura 1 demonstra a diferena entre setor industrial e administrativo.
FIGURA 1 DIFERENA ENTRE SETOR INDUSTRIAL E ADMINISTRATIVO

FONTE: O autor

Ento, isto significa que o setor industrial o local onde se fabricam os produtos, e o setor administrativo onde est localizado o administrador e todo o seu pessoal de apoio que contribui para o controle e acompanhamento de todas as atividades da empresa. Perfeito! necessrio haver a rea de produo e a rea de controle administrativo. Setor Industrial Processo Produtivo Setor Administrativo Processo de Administrar a empresa importante fazer esta distino para compreender por que existem as diferenas entre custos e despesas.

3 CUSTOS
Ento, caro(a) acadmico(a)! Para compreender os custos, vejamos a contribuio de Crepaldi (1998, p. 56): [...] custos so gastos (ou sacrifcios econmicos) relacionados com a transformao de ativos (exemplo: consumo de matria-prima ou pagamento de salrios).
Copyright Editora GRUPO UNIASSELVI 2012. Todos os direitos reservados.

Contabilidade de Custos Ento, podemos entender que os custos so os gastos atribudos na transformao e produo de novos bens utilizando os bens materiais da empresa, como a matria-prima e demais componentes necessrios ao processo industrial, para transformar e/ou criar outros tipos de bens materiais. Enfim, tudo o que gasto no setor de produo. Os gastos do setor administrativo, por exemplo, despesas bancrias e material de expediente da rea administrativa no so considerados custos e sim despesas. Isso mesmo! No processo industrial utilizam-se determinados bens para transformar novos bens! Vamos novamente buscar outro conceito deste mesmo autor: Custogasto relativo a bem ou servio utilizado na produo de outros bens e servios so todos os gastos relativos atividade de produo. (CREPALDI, 1998, p. 57). Ento, podemos concluir que: a) Custo um gasto que aplicamos ao bem ou servio que estamos utilizando na produo e transformao de outros bens ou servios. Sem estes gastos no teramos as condies necessrias para criar ou desenvolver os produtos. b) Para entendermos um pouco mais sobre insumos de capitais, precisaremos entender qual a influncia monetria destes fatores de produo. Mas, o que uma influncia monetria? A empresa adquire produtos em um valor X, e esse valor permanece estocado em forma fsica. Este tipo de estocagem somente vai gerar riqueza quando a empresa transformar os produtos em recursos financeiros, ou seja, a VENDA. A empresa precisa gerar riqueza com esses valores estocados, por esse motivo se chama influncia monetria. c) Outro item que devemos atentar, em termos monetrios, que os custos de um determinado produto devem gerar renda. Como se forma a renda? A renda da empresa gerada atravs da formao de preos de venda. um item importante que devemos analisar, pois muitas vezes as empresas concedem determinados descontos e vendem abaixo da margem de lucro.
Copyright Editora GRUPO UNIASSELVI 2012. Todos os direitos reservados.

Cincias Contbeis E isso bom? No, porque a empresa apenas sobrevive no mercado se houver lucros. E no concedendo descontos sem uma anlise acurada do preo de venda e do custo do produto que a empresa se manter no mercado. Contudo, em termos mercadolgicos, h situaes em que se torna interessante aplicar descontos para, de certa forma, garantir a venda. Em certos casos, os clientes somente compram se houver descontos. d) O custo tambm considerado um gasto, pois somente reconhecido como tal no momento da utilizao nos fatores de produo para a fabricao de um novo produto ou na elaborao de um servio. Ento, podemos visualizar as atividades da produo da seguinte forma: Atividade de produo atividades de transformao de bens materiais e recursos humanos em outros tipos de bens materiais. Quais so os tipos de custos para o processo industrial? Existem diversos tipos. Veremos alguns deles a seguir. Esses recursos utilizados para a transformao e/ou criao de novos produtos podem ser denominados da seguinte maneira:

Salrios do pessoal da produo (mo de obra) os salrios dos funcionrios do processo produtivo. Esses salrios So
so considerados custos diretos, pois os funcionrios so aqueles que trabalham direto na produo.

Matria-prima utilizada no processo produtivo os componentes fsicos que sero consumidos no processo industrial. So
So considerados custos diretos porque se aplicam diretamente para a elaborao de novos produtos.

Combustveis e lubrificantes usados nas mquinas da fbrica outro importante item para a identificao e apurao dos custos dos Este
produtos da empresa, pois, com a energia gerada, possvel movimentar todas as etapas de produo. Esse tipo de gasto considerado varivel, quanto maior for o volume de produo no processo industrial, maior
Copyright Editora GRUPO UNIASSELVI 2012. Todos os direitos reservados.

Contabilidade de Custos sero os gastos alocados de combustveis e lubrificantes.

Aluguis e seguros do prdio da fbrica tipo de gasto est relacionado com as atividades gerais da fbrica, Este
pois os aluguis so necessrios para compor um bem fsico na utilizao do processo industrial, e os seguros da fbrica tambm so necessrios por questes de segurana patrimonial.

Depreciao dos equipamentos da fbrica utilizados no processo


industrial de produo Depreciao o valor da perda monetria de um bem fsico determinado pelo seu uso ou obsolescncia tecnolgica. um valor meramente monetrio que se utiliza do grupo do Imobilizado. No h um bem sendo consumido fisicamente, como o caso da matriaprima, mas h um bem sendo utilizado na produo, e essa utilizao gera um desgaste que denominado de depreciao. Como exemplo podemos citar uma mquina utilizada na produo de um bem. Neste caso, a depreciao faz parte dos custos de um produto.

Gastos com a manuteno das mquinas da fbrica (que so utilizados


no processo industrial de produo) Temos aqui uma situao diferente da depreciao. Enquanto a depreciao um desgaste pelo uso do bem, as manutenes so os consertos ou ajustes necessrios nas mquinas para mant-las em funcionamento. Isso mesmo. Esses gastos com a manuteno do uma sobrevida ao bem, e a empresa pode utilizar as mquinas e equipamentos por um perodo maior. Veja a seguir a figura, cuja ilustrao mostra como se processam e transformam os insumos (materiais e matria-prima) em novos produtos no processo industrial da empresa.
FIGURA 2 INSUMOS UTILIZADOS NA PRODUO DE ACORDO COM O PROCESSO INDUSTRIAL

FONTE: O autor

Conforme a figura anterior, o resultado de um determinado processo industrial a disponibilizao dos produtos prontos no mercado consumidor.
Copyright Editora GRUPO UNIASSELVI 2012. Todos os direitos reservados.

Cincias Contbeis Isso mesmo! Assim todos os insumos e demais recursos so utilizados no processo industrial para a gerao e transformao de novos produtos que abastecero o mercado consumidor. Vamos verificar o que um renomado autor diz sobre este assunto:
O Custo tambm um gasto, s que reconhecido como tal, isto , como custo, no momento da utilizao dos fatores de produo (bens e servios), para a fabricao de um produto ou execuo de um servio. Exemplo: a matria-prima foi um gasto em sua aquisio que imediatamente se tornou em investimento, e assim foi durante o tempo de sua estocagem; no momento de sua utilizao na fabricao de um bem, surge o custo da matria-prima como parte integrante do bem elaborado. Este por sua vez, de novo um investimento, j que fica ativado at sua venda. (MARTINS, 2000, p. 25).

Veja o seguinte exemplo: A aquisio de uma mquina considerada um gasto. Quando for efetuado o seu pagamento, considerada um desembolso, pois h uma sada de dinheiro de caixa; quando for registrada a nota fiscal dessa mquina na contabilidade, ser considerado um investimento permanente; e, quando inicia a sua depreciao e a sua manuteno, considerada como um custo integrante dos produtos fabricados. Esta classificao se aplica a todos os materiais e insumos que a empresa adquire. Alm dos custos, que acabamos de aprender, existem as despesas, que se configuram como outro tipo de gasto. Isso o que vamos conhecer no prximo item.

4 DESPESAS
Caro(a) acadmico(a), as despesas tambm so um item importante na Contabilidade de Custos. Por qu? Elas possuem a conotao ou o mesmo entendimento de custos, podendo muitas vezes se confundir. Isso acontece porque tanto os custos como as despesas precisam ser pagas, no entanto, as despesas possuem um tratamento diferenciado dos custos. Fique atento(a) para a diferena entre custo e despesa. Os custos so os gastos que compem um produto, e as despesas so todos os gastos necessrios para a empresa obter receitas, so os esforos
Copyright Editora GRUPO UNIASSELVI 2012. Todos os direitos reservados.

Contabilidade de Custos que a empresa tem para fazer a mquina girar.

LEMBRE-SE
CUSTOS So os gastos para a empresa criar ou fabricar os produtos. DESPESAS So os gastos envolvidos no esforo para a gerao de receitas.

De acordo com Martins (2000, p. 26), as despesas so bem ou servio consumidos direta ou indiretamente para a obteno de receitas. Assim, as despesas esto relacionadas com todos os gastos gerais do:

departamento de administrao; departamento de vendas; e departamento financeiro.


Isso significa que as despesas no esto relacionadas com a produo da empresa. Voc deve estar se perguntando... Mas, como fao para consider-las no custo de produo? Na verdade, no poderemos considerar as despesas como custo de produo da empresa. E onde elas sero consideradas? Imaginamos que a empresa teve determinados gastos para fabricar um produto. Esses gastos so chamados de CUSTO DE PRODUO, conforme vimos anteriormente. A partir do instante em que estes produtos esto prontos para a venda, preciso que a empresa incorra em outros tipos de gastos para fazer com que os produtos cheguem at ao mercado consumidor (cliente final). Esses gastos podero ser os salrios dos vendedores, encargos sociais desses salrios, as comisses sobre vendas, entre outros. Mas, como isso acontece?

Copyright Editora GRUPO UNIASSELVI 2012. Todos os direitos reservados.

8 Vejamos um exemplo:

Cincias Contbeis

A comisso do vendedor e os impostos so gastos que se tornam imediatamente despesas, pois incidem assim que a empresa faturar os produtos vendidos. Vamos imaginar agora um computador utilizado no setor de contas a pagar e contas a receber da empresa. Vai ser o qu? Uma despesa ou um custo? Este equipamento, portanto, no utilizado para a produo, mas sim para controlar as atividades relacionadas s vendas dos produtos. Logo, esse gasto ser despesa. Podemos dizer ento que despesa so os bens ou servios consumidos diretamente para a obteno de receitas, ou ainda, o gasto aplicado na realizao de uma atividade que vai gerar renda para a empresa. Mas como podemos observar isso de forma lgica e sem complicaes no momento de aplicar esses conceitos? Veja a sequncia nos seguintes procedimentos: ADMINISTRATIVO Computador do Setor Contas a Pagar e a Receber Gera Depreciao Atividades de Controle Administrativo Controle das Contas a Pagar e a Receber.

OBSERVE:
As contas a pagar referem-se s aquisies das matrias-primas para a produo e outras necessidades para a manuteno da empresa, e as contas a receber referem-se ao controle das cobranas das vendas.

As despesas so itens que reduzem o patrimnio e que tm a caracterstica de representar sacrifcios no processo de obteno de receitas. Em outras palavras, precisamos gastar para receber? Sim, e a mesma coisa se aplica em nossas finanas pessoais. Para ganharmos o nosso salrio, precisamos gastar com deslocamento at o nosso trabalho, comprar roupas adequadas para trabalharmos na empresa. Enfim, para ganharmos o salrio, temos gastos.
Copyright Editora GRUPO UNIASSELVI 2012. Todos os direitos reservados.

Contabilidade de Custos Da mesma forma, todas as empresas possuem despesas que so decorrentes da gerao de receitas, enquanto os gastos decorrentes da produo de bens e servios so chamados de custos. Vamos agora imaginar um equipamento que est sendo utilizado na fbrica para a produo de um produto. Quando a empresa compra esse equipamento, inicialmente ele considerado um investimento, com o seu uso ocorre a depreciao que passa a ser custo indireto de fabricao. Os gastos provenientes do desgaste desse equipamento utilizado na fbrica, chamado de depreciao, so considerados custos. E a depreciao dos equipamentos utilizados na rea administrativa da empresa considerada despesa. Porm, existem gastos que em alguns casos no se transformam em despesas. Como exemplo, o terreno que no depreciado ou que se transforma em recursos de caixa somente quando efetivar a sua prpria venda. Neste caso, o terreno um imobilizado da empresa, mas que pode sofrer valorizao ou no durante o decorrer do tempo. Pode ocorrer sim a desvalorizao do terreno, mas so raros os casos, possivelmente em casos de substancial comprovao de ocorrncia de cheias ou deslizamentos.

OBSERVE:
DEPRECIAO So os gastos com o uso do bem. Ao utilizar um bem, se acaba gastando seu potencial tecnolgico e perdendo valor ao longo de um determinado tempo. Recorde o seguinte! Vimos que a comisso do vendedor e os impostos gerados pelas vendas dos produtos da empresa so gastos que se tornam imediatamente despesas (pois incidem assim que faturar esses produtos). Ento, vejamos! Um computador considerado um investimento no momento da aquisio; quando for efetivado o seu pagamento, considerado um desembolso; no momento do registro da nota fiscal, considerado um investimento permanente (imobilizado); a sua depreciao e a sua manuteno so consideradas despesas.
Copyright Editora GRUPO UNIASSELVI 2012. Todos os direitos reservados.

10

Cincias Contbeis

ATENO:
DESPESA a valorizao monetria do consumo de recursos realizado para a obteno de receitas ou de algum benefcio. As despesas esto relacionadas com a administrao e a comercializao. um bem ou servio consumido direta ou indiretamente para a obteno de receitas e no est relacionada produo. Agora vamos estudar o que so os investimentos.

5 INVESTIMENTOS
O investimento que uma empresa realiza consiste em tudo o que necessrio para o desenvolvimento das atividades. Por exemplo: uma indstria necessita de materiais e mquinas. Os materiais so classificados temporariamente como investimentos circulantes, pois sero consumidos no processo produtivo (esto localizados nos estoques da empresa), e as mquinas so classificadas como investimentos permanentes (no ativo imobilizado), pois se restringem ao uso na transformao dos materiais para o produto final. Os terrenos e prdios adquiridos tambm so considerados investimentos. Martins (2000, p. 25) afirma que investimento o [...] gasto ativado em funo de sua vida til ou de benefcios atribuveis a futuro(s) perodo(s). So todos os sacrifcios de aquisio de bens ou servios (gastos) que so estocados no ativo da empresa para baixa quando da sua venda, ou do seu consumo, ou da sua desvalorizao.

ATENO:
INVESTIMENTO o gasto que a empresa realiza na compra de um bem ou na obteno e posse de um direito que vai gerar benefcios no futuro e que no ser totalmente consumido ou utilizado em um perodo ou em um exerccio. No caso dos estoques, o investimento considerado circulante, pois consumo ocorre no momento da produo. Os investimentos so considerados como custos ou despesas medida que a empresa usa ou consome gradativamente esses bens ou direitos. Exemplo: depreciao dos equipamentos e requisio de material em estoque.
Copyright Editora GRUPO UNIASSELVI 2012. Todos os direitos reservados.

Contabilidade de Custos Agora que vimos a diferena entre custo e despesa e investimentos, vamos ver o que so os gastos.

11

6 GASTOS
Caro(a) acadmico(a)! Como podemos definir os gastos? Os gastos podem ser aplicados em todos os bens e servios adquiridos, no importando a forma de pagamento, seja com matria-prima, material de expediente, mquinas, veculos ou contratao de servios em geral. Eles podem ser aplicados tanto na produo como na rea administrativa e de vendas. Para que possamos compreender melhor este assunto, o autor de vrias obras na rea de contabilidade de custos Martins (2000) alega que o gasto a compra de um produto ou servio qualquer que gera sacrifcio financeiro (desembolso), sendo representado pela entrega ou promessa de entrega de ativos (normalmente dinheiro).
Ento, gasto o primeiro ato que antecede a despesa, o custo e o imobilizado. Este conceito amplo e se aplica a todas as variaes monetrias (sadas), sendo aplicvel tambm em aquisies com pagamento a prazo. Existe o GASTO referente compra de matria-prima, mo de obra na produo e na distribuio, aos honorrios da diretoria, compra de um bem imobilizado, dentre outros.

Mas, quando ocorre o gasto? O gasto s existe no ato da passagem do bem ou servio para a propriedade da empresa. Ele se efetiva no momento em que existe o reconhecimento contbil da dvida assumida ou da reduo do ativo efetuado em pagamento, que pode ser caracterizado como a reduo do saldo do dinheiro em caixa, do saldo da conta banco, dentre outras formas.

ATENO:
GASTO o sacrifcio, normalmente em moeda, que a entidade faz para a obteno de um produto ou servio. Pode ser a entrega de numerrio ou assumir um compromisso para pagar em data posterior.
Copyright Editora GRUPO UNIASSELVI 2012. Todos os direitos reservados.

12

Cincias Contbeis

7 ASPECTOS COMPORTAMENTAIS DOS CUSTOS E DESPESAS


Neste item, caro(a) acadmico(a), vamos estudar os aspectos comportamentais dos custos e despesas. importante saber que os custos podem ser classificados de diversas formas conforme o tipo de gasto existente. Os aspectos comportamentais dos custos dizem respeito a essa classificao que, dependendo da sua finalidade, podem ser identificados como custos diretos ou variveis e custos indiretos ou fixos. Vamos comear entendendo o que significam os custos diretos? Tente imaginar algum produzindo um po na sua casa. Leia a receita e veja qual a quantidade de materiais (trigo, fermento, gua etc.) que devero ser consumidos para produzir esse po. Se voc percebeu que necessrio uma quantidade x para produzir 1 (um) po, ento para produzir 10 pes, essa quantidade multiplicada por 10. E assim por diante. Por isso, os custos so diretos quando so identificados e considerados diretamente no consumo e aplicao dos produtos, ou seja, quando tm sua composio consumida diretamente na criao ou produo de um novo bem. Vamos a um clculo: Produo de um determinado produto: Matria-prima Componente A Componente B Componente C Componente D Valor Total R$ 120,00 R$ 125,00 R$ 145,00 R$ 174,00 TOTAL Quantidade 0,2 0,8 0,9 1,5 Valor Custo R$ 24,00

R$ 100,00 R$ 130,50 R$ 261,00 R$ 515,50

Observe que no quadro acima h uma lista de componentes de matriaprima que esto sendo consumidos para fabricar uma unidade do produto, e esses componentes possuem uma determinada quantidade de consumo. A
Copyright Editora GRUPO UNIASSELVI 2012. Todos os direitos reservados.

Contabilidade de Custos multiplicao das quantidades pelo valor nos apresenta o valor final do custo, que, neste exemplo, R$ 515,50 de custos diretos. Ento, se uma unidade do produto custa R$ 515,50, para a produo de 10.000 unidades teramos como custo direto gasto o valor de R$ 515,50 x 10.000 unidades = 5.155.000,00 E os custos indiretos? Os custos podem ser indiretos quando, mesmo sendo identificados no processo industrial, no processo de produo no tm uma relao direta com esse processo de fabricao e transformao da matria-prima. Desta maneira, no fazem parte da composio do produto final, mas fazem parte do processo industrial. Podemos dizer que os custos existem e so necessrios para a fbrica funcionar, mas no faro parte do componente final. Por exemplo, na depreciao, o uso da mquina provoca um desgaste, mas no existe um pedao da mquina que compe o produto final. Outros exemplos de custos indiretos podem ser:
Aluguel do galpo da fbrica. Telefone utilizado na superviso industrial.

13

Salrio do supervisor industrial.

Os custos indiretos no so apurados de acordo com o volume de produo. Ento, como so apurados? So apurados de acordo com o valor total gasto em um determinado perodo. Vejamos os exemplos: Componentes Indiretos Depreciao Aluguel do Galpo da Fbrica Telefone (Superviso Industrial) Salrio (Supervisor Industrial) TOTAL Valor ms R$ 30.000,00 R$ 10.000,00 R$ 1.000,00 R$ 12.000,00 R$ 53.000,00

Copyright Editora GRUPO UNIASSELVI 2012. Todos os direitos reservados.

14

Cincias Contbeis Isso quer dizer que os custos indiretos no so reconhecidos pelo seu consumo, mas sim pelo perodo de utilizao. De acordo com as definies sobre os custos diretos e indiretos, ento poderamos afirmar que os custos diretos so variveis, j que so determinados conforme o volume de produo, e os indiretos so fixos, uma vez que os valores no mudaro em um determinado perodo de utilizao conforme o volume de produo? Sim, essa a relao. Alm dos gastos diretos e indiretos, existe o comportamento dos custos em variveis e fixos. Consideram-se custos variveis aqueles gastos que dependem do volume de produo. Quanto mais a empresa produz, mais componentes de matria-prima devero ser consumidos. Podemos dizer que, se para produzir uma unidade de determinado produto, so consumidos R$ 515,50 em matriaprima e demais componentes diretos; ento para produzir 10.000 unidades do mesmo tipo de produto, gastar-se-o em valor de matria-prima e demais componentes o equivalente a R$ 5.155.000,00. E se produzirmos 11.000 unidades, os custos diretos sero de R$ 5.670.500,00 e assim por diante. Desta forma, os custos variveis tm relao direta com o processo industrial. Os custos fixos, por outro lado, no variam de acordo com o volume de produo. Imagine que uma empresa possui os gastos conforme vimos no exemplo anterior. Esses gastos fixos so de R$ 53.000,00 e com a produo de 10.000 unidades o valor unitrio dos gastos fixos so de R$ 5,30. Mas, se a produo for de 11.000 unidades, o valor do custo fixo ser de 4,82, ou seja, quanto maior a produo, menor ser o valor do custo unitrio. Desta forma, os custos indiretos so fixos durante o determinado perodo de anlise, mas sero melhor ou pior absorvidos se houver mais ou menos produo na empresa. Isso acontece justamente por ser um valor fixo e ser distribudo por rateio. Nas atividades de departamentos que possuem relao apenas com as atividades de controle e gerenciamento da produo, existiro gastos que independem da existncia de produo ou no. Por essa caracterstica comportamental, eles so tratados como custos fixos. Depois de entendermos cada conceito separadamente dos custos diretos, indiretos, variveis e fixos, importante enfatizarmos que os custos diretos sempre sero variveis, pois os componentes para a fabricao de um determinado produto ter seu consumo aumentado, se forem aumentados os volumes de produo. Como os custos indiretos no tm relao com o consumo na fabricao do produto, ento, eles tambm no esto relacionados com o volume de produo (como o caso do aluguel do galpo da fbrica,

Copyright Editora GRUPO UNIASSELVI 2012. Todos os direitos reservados.

Contabilidade de Custos que tem seu pagamento mensal) e, por isso, so sempre fixos (pago por um determinado perodo e no pelo seu volume de produo).

15

LEMBRE-SE
Custo direto sempre varivel. Custo indireto sempre fixo. Caro(a) acadmico(a), agora que vimos as diferenas bsicas entre custos diretos e indiretos, variveis e fixos, vamos estudar de forma mais aprofundada cada uma delas, enfatizando que as despesas tambm so classificadas em diretas-variveis e indiretas-fixas.

7.1 CUSTOS DIRETOS OU VARIVEIS


Em sntese, conforme j vimos anteriormente, os custos diretos ou variveis so aqueles que mantm sua relao direta com o volume de produo ou servio. Isto , quanto maior o volume de produo da empresa, maior sero os seus custos de produo. Esse tipo de custo pode ser facilmente quantificado e identificado aos produtos ou servios e valorizado com relativa facilidade, no necessitando de critrios de rateios para serem alocados aos produtos. Entende-se que so todos os materiais utilizados no processo de transformao para a obteno de um produto novo. O autor Crepaldi (1998, p. 59) enfatiza que os custos diretos:
So os que podem ser diretamente (sem rateio) apropriados aos produtos, bastando existir uma medida de consumo (quilos, horas de mo de obra ou de mquina, quantidade de fora consumida etc). Em geral, identificam-se com os produtos e variam proporcionalmente quantidade produzida. So aqueles que podem ser apropriados diretamente aos produtos fabricados, porque h uma medida objetiva de seu consumo de fabricao.

possvel, ento, afirmar que o material direto um dos fatores principais na formao do custo do produto? Sim.

Copyright Editora GRUPO UNIASSELVI 2012. Todos os direitos reservados.

16

Cincias Contbeis Sem esses custos no haveria a produo. O material ou matria-prima o nico elemento concreto que pode ser fisicamente reconhecido no produto acabado, uma vez que todos os demais custos (mo de obra direta e gastos indiretos) so alocados neste produto apenas como componentes financeiros.

7.1.1 Principais caractersticas dos custos diretos ou variveis


As principais caractersticas dos custos diretos ou variveis em um processo industrial so as seguintes:

Seu valor total varia na proporo direta do volume de produo. Se utilizar 100 gramas para cada unidade produzida, simulando com 10 unidades em produo, o consumo ser de 1.000 gramas ou 1 quilo de matria-prima para esse produto. O valor constante por unidade produzida independente da quantidade produzida. O custo de 100 unidades de peso (gramas ou quilos) para cada unidade produzida ser sempre o mesmo por unidade, independente de quantas unidades forem produzidas. Exemplificando: Se um produto consome R$ 50,00 de matria-prima para cada unidade de produo e a empresa produz 100 unidades, o consumo total ser de R$ 5.000,00, mas o custo por unidade de matria-prima continuar em R$ 50,00. alocao dos produtos ou centros de custos normalmente feita de forma direta, sem necessidade de utilizao de critrios de rateios. Continuando no exemplo do consumo da matria-prima, o custo das 100 unidades de matria-prima ser sempre calculado como uma unidade por produto finalizado.

7.2 DESPESAS DIRETAS OU VARIVEIS


Alm dos custos, tambm temos as despesas diretas ou variveis. Mas, as despesas possuem apenas relao com os gastos operacionais. Essas despesas no possuem relao com a produo, mas sim com o volume de vendas. Contudo, importante conhecer o que so as despesas diretas ou variveis, apesar de no haver relao com o sistema de produo. Essas despesas podem ser facilmente quantificadas (identificadas em valor) e apropriadas em relao s receitas de vendas dos produtos e/ou venda de prestao de servios. Em outras palavras, variam proporcionalmente ao volume das receitas. Exemplo: impostos e comisses sobre as vendas, fretes e

Copyright Editora GRUPO UNIASSELVI 2012. Todos os direitos reservados.

Contabilidade de Custos seguros. Quanto mais a empresa vende, mais impostos ter para recolher, mais seguros sobre o transporte de produtos e mais fretes de distribuio.

17

7.3 CUSTOS INDIRETOS OU FIXOS


J vimos anteriormente os tipos de custos existentes. Agora, para facilitar a compreenso, vamos aprofundar um pouco mais sobre os custos indiretos ou fixos. So aqueles custos que permanecem constantes em determinada capacidade instalada de produo, independente do volume de produo. Consequentemente, no so identificados como custos de produo do perodo, mas como custos de um perodo de produo.

O custo de um perodo de produo pode ser a depreciao de uma mquina industrial ou o salrio da administrao da fbrica. Isso quer dizer que esses dois tipos de custos existiro na empresa, havendo ou no produo durante o mesmo perodo. Por esse motivo, ele se chama fixo (sempre vai existir) e indireto (pois no aplicado diretamente no produto).

Como esse tipo de custo no identificvel ao produto, no h uma medida objetiva de consumo, existindo a necessidade de distribuir o custo atravs de rateio, que , na maioria das vezes, deciso arbitrria. So exemplos de custos indiretos: o aluguel, o material de consumo geral da fbrica e o salrio dos encarregados. Conforme Crepaldi (1998, p. 59), os custos fixos ou indiretos so os que para serem incorporados aos produtos, necessitam da utilizao de algum critrio de rateio ou distribuio para sua alocao aos produtos, pois no podem ser apropriados de forma direta nas unidades especficas, ordens de servios ou produtos e servios executados.

7.3.1 Principais caractersticas dos custos indiretos ou fixos


Vamos verificar as principais caractersticas dos custos fixos ou indiretos, que so as seguintes:

valor total permanece constante dentro de determinado intervalo de O


volume de produo, ou seja, igual. Se a produo for zero, o gasto existe, se a produo for 1.000 unidades, o valor do gasto continuar sendo o mesmo, pois no depende do volume de produo.

Copyright Editora GRUPO UNIASSELVI 2012. Todos os direitos reservados.

18

Cincias Contbeis

O valor por unidade produzida varia medida da variao no volume de


produo, por se tratar de um valor fixo total diludo por uma quantidade maior ou menor de produo. Supondo que os custos fixos ou indiretos totalizam R$ 10.000,00 e, em um determinado perodo, a empresa produz 1.000 unidades, o custo fixo ou indireto unitrio ser de R$ 10,00, mas se no prximo perodo a empresa produzir 900 unidades, o custo indireto unitrio ser de R$ 11,11. Em outras palavras, o valor do custo fixo ou indireto por unidade ser maior ou menor conforme o volume de produo. Ento esses custos aumentam ou diminuem por unidade assim que houver mais ou menos volume de produo.

alocao para os departamentos ou centros de custos necessita, na Sua


maioria das vezes, de critrios de rateios determinados pela administrao. Essa alocao (critrios de rateio) pode ser efetuada de diversas formas. Vejamos dois exemplos: podemos dividir o valor da fatura da gua pelo nmero de colaboradores e o valor da fatura da internet pela quantidade de usurios. Esses critrios devem ser definidos pela administrao e variam de uma empresa para outra, procurando-se utilizar o que melhor se adapta para a realidade da empresa.

7.4 DESPESAS INDIRETAS OU FIXAS


importante conhecermos o que so as despesas indiretas ou fixas, apesar de no haver relao com o sistema de produo, pois so aquelas despesas que permanecem constantes dentro de determinada faixa de atividades geradoras de receitas, independente do volume de vendas de produtos da empresa industrial. So, portanto, os gastos que no podem ser identificados precisamente com as receitas geradas. Geralmente so considerados como despesas do perodo e no so distribudos por tipo de receita. Podemos citar como exemplo as despesas administrativas, as despesas financeiras e outras despesas como, imposto de renda, contribuio social, aluguis, seguros, salrios e encargos sociais, alimentao, transporte, telefone e internet.

8 MTODOS DE CUSTEIO
Caro(a) acadmico(a)! Vimos at agora o que so os custos e as despesas. Mas, como podemos apurar os custos dos produtos? Existe alguma ferramenta que diga ou mostre que os custos de um determinado produto
Copyright Editora GRUPO UNIASSELVI 2012. Todos os direitos reservados.

Contabilidade de Custos so x ou y valor? Para tanto, vamos identificar aqui quais so os sistemas de custeio existentes. Sabe-se que cada pas possui o seu sistema de custeio com base em critrios legais prprios existentes. No Brasil existe apenas 1 (um) mtodo de custeio que aceito, chamado de sistema de custeio por absoro. Primeiramente, vamos definir o que um sistema de custeio. Um sistema de custeio estabelece critrios para que, de acordo com o sistema adotado, determinados gastos possam ou no fazer parte dos custos de produo. Assim, preciso que o gestor interessado nas informaes fornecidas pela Contabilidade de Custos considere qual o sistema de custeio adotado pela empresa e quais os efeitos sobre a composio dos custos de produo. E, principalmente, obedecer aos critrios legais para o cumprimento fiscal.

19

ANOTE!!!
Ento, CUSTEIO significa mtodo de aplicao dos custos.

E o que dizem os autores sobre esse assunto? Vamos investigar na obra de Martins (2000, p. 41) o qual destaca que os custeios mais difundidos na literatura especializada so os seguintes: [...] Custeio por Absoro, Custeio Direto, Custeio Padro, ABC, RKW etc. Embora existam outros, aqui abordaremos especificamente dois tipos de sistemas de custeio, que so os dois modelos principais utilizados no mercado brasileiro: o sistema de custeio direto e o sistema de custeio por absoro.

LEMBRE-SE
O sistema de custeio direto utilizado apenas para fins gerenciais como o clculo do ponto de equilbrio e da margem de contribuio. O sistema de custeio por absoro o que as empresas estabelecidas em territrio brasileiro precisam utilizar para cumprir as normas legais.

Copyright Editora GRUPO UNIASSELVI 2012. Todos os direitos reservados.

20

Cincias Contbeis Bem, agora que j estudamos todas as bases que envolvem os custos, vamos estudar como funciona o mtodo de custeio por absoro e, em seguida, como funciona o mtodo de custeio direto.

8.1 MTODO DE CUSTEIO POR ABSORO 8.1.1 Aspectos conceituais


Ol, caro(a) acadmico(a)! Iniciaremos pelo sistema de custeio por absoro que possui uma sistemtica diferente do sistema de custeio varivel ou direto para a apurao dos custos. Vamos analisar suas particularidades. O sistema de custeio por absoro pressupe que tanto os custos diretos utilizados no processo industrial de produo como os custos e as despesas indiretas ou fixas, tambm utilizadas no processo de produo, so includos nos estoques e nos custos dos produtos vendidos. Ento, este mtodo ainda que, quando a empresa opera no volume normal de produo, considera os custos indiretos de produo como custeio do produto. Este sistema consiste em apropriar todos os custos de produo - e somente estes - aos bens elaborados. Assim, todos os gastos obtidos com o esforo de fabricao so distribudos a todos os produtos feitos. Veja o que dizem os autores Beulke e Bert (2005, p. 32) sobre esse assunto: [...] esse sistema de custeio se caracteriza pela apropriao de todos os custos aos produtos (tanto variveis como fixos, ou ento tanto diretos como indiretos).

NOTA!
Entende-se que o sistema de custeio por absoro a apropriao dos produtos elaborados pela empresa, incluindo todos os custos envolvidos no processo de fabricao, quer estejam diretamente vinculados ao produto, quer se refiram tarefa de produo em geral, e somente podem ser destinados aos bens fabricados indiretamente, isto , mediante rateio.

Copyright Editora GRUPO UNIASSELVI 2012. Todos os direitos reservados.

Contabilidade de Custos E como funciona isso na prtica? Vejamos! No sistema de custeio por absoro como se a empresa estivesse separada em duas partes: a fbrica e a atividade comercial; como se a atividade comercial vendesse os produtos que a fbrica produz por um determinado valor que cobrisse tudo o que ela tenha gasto para produzi-los. A totalidade desses custos atribuda a todos os produtos e s ser deslocado para despesas, afetando o resultado do perodo quando forem vendidos, ou seja, no CPV - Custos dos Produtos Vendidos. Assim, podemos separar o que so custos e despesas na empresa industrial. O ponto mais importante no sistema de custeio por absoro diz respeito aos custos fixos, visto que estes no sofrem variao em razo do volume da produo. No perodo de um ms (30 dias), os gastos fixos sero os mesmos, independente do volume de produo realizado.

21

Relembre alguns exemplos de gastos indiretos ou fixos em uma empresa industrial, que so os seguintes:

Depreciao das mquinas e equipamentos: o mesmo valor identificado


para cada ms em cada tipo de equipamento, pois mesmo que essas mquinas e equipamentos no sejam utilizados em um determinado perodo, sofrero o desgaste tecnolgico.

Aluguel de prdio ou galpo: o valor do aluguel determinado por


contrato, e pago por valor fixo em um perodo, geralmente de 30 dias.

Salrio da superviso da fbrica: o salrio mensal que o supervisor da


fbrica recebe no modifica em funo do volume de produo.

Para ratear (distribuir) esses custos, a empresa deve adotar alguns critrios, como: - Rateio por horas trabalhadas. - Rateio por volume de produo. - Rateio por distribuio fsica na fbrica. E isso deve ir de acordo com as necessidades e realidade da empresa.

Copyright Editora GRUPO UNIASSELVI 2012. Todos os direitos reservados.

22

Cincias Contbeis

8.1.2 Metodologia de apresentao do sistema de custeio por absoro


Se voc chegou com facilidade at este ponto, significa que podemos apresentar a metodologia da apropriao dos custos diretos e indiretos para o estoque de produtos prontos da empresa, e reconhecer o impacto dos mesmos no resultado da empresa na Demonstrao do Resultado do Exerccio DRE. Observe na figura a seguir como os custos dos produtos e os gastos indiretos ou fixos e diretos ou variveis so apresentados:
FIGURA 3 FLUXOGRAMA DO CUSTEIO POR ABSORO
FLUXOGRAMA DO SISTEMA CUSTEIO POR ABSORO

FONTE: O autor

Copyright Editora GRUPO UNIASSELVI 2012. Todos os direitos reservados.

Contabilidade de Custos Como isso se apresenta na demonstrao do resultado? Que efeitos isso trar para a empresa? De acordo com o sistema de custeio por absoro, a demonstrao de resultado da empresa se apresenta da seguinte forma: DEMONSTRAO DO RESULTADO
+ Receita de Vendas - ) Custo do Produto Vendido ( = RESULTADO BRUTO - ) Custo Fixo de Produo ( - ) Despesas Administrativas ( - ) Despesas de Vendas ( = RESULTADO DO PERODO

23

Pelo sistema de custeio por absoro, os custos dos produtos vendidos, os estoques finais de produtos em elaborao e os produtos acabados compreendem todos os custos de produo, fixos ou variveis. Repetindo, aqui se aplica e se identifica somente os CUSTOS DE PRODUO. Veja que aqui praticamente sumiram as contas de despesas diretas/ variveis de vendas e a margem de contribuio. Essa separao neste tipo de grupo de contas atende o mtodo de custeio direto, que vamos ver mais adiante. Observe que existe apenas a conta do CPV - Custo dos Produtos Vendidos ou CMV - Custo de Mercadorias Vendidas, como alguns autores preferem e, em seguida, as Receitas de Vendas. Este sistema de custeio atende aos princpios fundamentais de contabilidade e aceito pelas autoridades fiscais. Portanto, a sua utilizao est amplamente amparada pela legislao. Bem, caro(a) acadmico(a)! importante conhecer os pontos fortes e fracos deste sistema de custeio, pois existem as vantagens e as desvantagens. Para identificar os pontos fortes do sistema de custeio por absoro acreditamos que seja importante buscar apoio nas definies de alguns autores. Pontos fortes: possvel identificar algumas vantagens no sistema de custeio por absoro, que so as seguintes, conforme Leone (1996):
Copyright Editora GRUPO UNIASSELVI 2012. Todos os direitos reservados.

24
O

Cincias Contbeis sistema considera o total dos custos por produto, que aqui so demonstrados pelos custos fixos e variveis. produtos em elaborao e os produtos acabados, mas somente se aplicam os inerentes ao setor produtivo.
O

sistema utilizado para a formao dos estoques da empresa como os O

sistema permite apurar os custos por centros de custos, por departamentos, sendo possvel identificar facilmente os valores dos gastos por departamentos da empresa.

sistema adotado pela legislao comercial e fiscal vigentes no Brasil. O

Pontos fracos: O sistema de custeio por absoro possui algumas desvantagens, os chamados pontos fracos. Vamos buscar a contribuio de Leone (1996) para ajudar a esclarecer esse assunto, como demonstrado a seguir:
Poder

elevar artificialmente os custos de alguns produtos, pois com o critrio de absoro utilizado de forma arbitrria, alguns custos indiretos ou fixos, podem estar sendo alocados (distribudos) injustamente aos custos dos produtos. contribui os departamentos indiretos de produo para a formao dos custos dos produtos e qual sua participao para a sua real formao.

evidencia a capacidade ociosa da entidade. No h como prever quanto No

Apresenta pouca quantidade de informaes para fins gerenciais.

A seguir, veremos de que forma possvel apropriar ou identificar os custos de produo.

8.1.3 Forma da apropriao dos custos por absoro


Vamos apurar os custos dos produtos pelo sistema de custeio por absoro em um determinado perodo de produo. Suponhamos que a empresa fabrique apenas um nico produto e que tenha o volume de produo somado em 9.300 unidades, de acordo com os dados demonstrados no quadro a seguir:

Copyright Editora GRUPO UNIASSELVI 2012. Todos os direitos reservados.

Contabilidade de Custos
QUADRO 1 QUANTIDADE DE PRODUTOS EM PRODUO POR ANO

25

Perodo (Ano) 1 ano 2 ano 3 ano 4 ano Total

Produo 3.000 2.100 2.200 2.000 9.300

Vendas 2.400 2.600 2.000 2.300 9.300

Estoque Final 600 100 300 -

FONTE: O autor

Agora, vamos identificar os custos diretos/variveis na produo desses respectivos produtos, sendo que os dados constam no quadro a seguir:
QUADRO 2 ESTRUTURA DOS CUSTOS DE PRODUO

Custos Diretos-Variveis Matria-prima Materiais Auxiliares Energia Eltrica Mo de Obra Direta

R$ 30,00 unit. 16,00 unit. 4,00 unit. 20,00 unit. 70,00 unit.

Custos Indiretos-FixosMo de Obra Indireta Depreciao Manuteno Outros TOTAL


FONTE: O autor

R$ 95.000,00 20.000,00 2.100,00 8.900,00 126.000,00 ao ano

Copyright Editora GRUPO UNIASSELVI 2012. Todos os direitos reservados.

26

Cincias Contbeis A empresa utiliza o mtodo PEPS de avaliao de estoques e Custo dos Produtos Vendidos.

ANOTE!!!
O mtodo de avaliao de estoques PEPS significa Primeiro a Entrar e Primeiro a Sair. De acordo com o quadro a seguir, o custo unitrio do produto apurado da seguinte forma:
QUADRO 3 CUSTOS DO 1 PERODO (ANO)

R$ Custos Diretos Custos Indiretos Custos Totais R$ 210.000,00 R$ 126.000,00 R$ 336.000,00 3.000p x R$ 70,00

Custo Unitrio

R$ 336.000,00 Custo Total 3.000 unidades

Custo

R$

112,00 unitrio CPV

Valor Unit 2.400 Total ESTOQUE FINAL Qtde 600 Total


FONTE: O autor

Valor Total R$ 268.800,00 Atual R$ 268.800,00

R$ 112,00

Valor R$ 112,00 R$ 67.200,00

Copyright Editora GRUPO UNIASSELVI 2012. Todos os direitos reservados.

Contabilidade de Custos No quadro, observamos que os custos de produo somam o valor de R$ 336.000,00 (incluindo os custos fixos e variveis), e o valor do CPV com 2.400 unidades vendidas de R$ 268.800,00. O estoque final de produo permaneceu no valor de R$ 67.200,00. No prximo quadro, apuraremos os custos do 2 perodo, que se comportou da seguinte forma:
QUADRO 4 CUSTOS DO 2 PERODO (ANO)

27

R$ Custos Diretos Custos Indiretos Custos Totais R$ 147.000,00 R$ 126.000,00 2.100 p x R$ 70,00 R$ 273.000,00

Custo Unitrio

R$ 273.000,00 Custo Total 2.100 unidades

Custo

R$ 130,00 unitrio CPV

Qtde 600 2.000 Total

Valor Unit R$ 112,00 R$ 130,00

Valor Total R$ 67.200,00 Anterior R$ 260.000,00 Atual R$ 327.200,00

ESTOQUE FINAL Qtde 100 Total


FONTE: O autor

Valor R$ 130,00 R$ 13.000,00

Como sobraram do primeiro perodo 600 unidades de produo que foram vendidas no segundo perodo, e foi produzida a quantidade de 2.100
Copyright Editora GRUPO UNIASSELVI 2012. Todos os direitos reservados.

28

Cincias Contbeis unidades neste mesmo segundo perodo, o custo de produo desta vez passou para R$ 130,00, sendo que, no perodo anterior, era o valor de R$ 112,00. Assim, nesse quadro podemos observar que o valor dos custos de produo R$ 273.000,00, incluindo os custos diretos/variveis e indiretos/ fixos, e o valor do CPV com 2.600 unidades vendidas R$ 327.200,00, sendo 600 unidades ao custo de R$ 112,00 do primeiro perodo e mais 2.000 unidades ao custo de R$ 130,00 do segundo perodo. O estoque final de produo permaneceu com 100 unidades ao valor de R$ 13.000,00.
QUADRO 5 CUSTOS DO 3 PERODO (ANO)

R$ Custos Diretos Custos Indiretos Custos Totais R$ 154.000,00 R$ 126.000,00 2.200 p x R$ 70,00 R$ 280.000,00

Custo Unitrio

R$ 280.000,00 Custo Total 2.200 unidades

Custo

R$

127,27 unitrio CPV

Qtde 100 1.900 Total

Valor Unit R$ 130,00 R$ 127,27

Valor Total R$ 13.000,00 Anterior R$ 241.818,18 Atual R$ 254.818,18

ESTOQUE FINAL Qtde 300 Total


FONTE: O autor
Copyright Editora GRUPO UNIASSELVI 2012. Todos os direitos reservados.

Valor R$ 127,27 R$ 38.181,82

Contabilidade de Custos Nesse quadro 5 encontramos a mesma sistemtica para a apurao dos custos, porm foram produzidas 2.200 unidades e vendidas 2.000 unidades (100 unidades do saldo do segundo perodo e mais 1.900 unidades produzidas no terceiro perodo). Portanto, ainda sobraram 300 unidades em estoques. Podemos observar que no terceiro perodo o custo de produo R$ 127,27, porque conseguimos diluir/ratear em um maior nmero de produtos os valores dos custos indiretos do perodo que R$ 126.000,00. O CPV comportou-se da seguinte forma: 100 unidades que sobraram do estoque do segundo perodo no valor de R$ 130,00 por unidade e mais 1.900 unidades da produo do terceiro perodo no valor unitrio de R$ 127,27, que totalizaram o valor de R$ 254.818,18. O estoque final de produo permaneceu em 300 unidades no valor de R$ 38.181,82.
QUADRO 6 CUSTOS DO 4 PERODO (ANO)

29

R$ Custos Diretos Custos Indiretos Custos Totais Custo Unitrio R$ 140.000,00 R$ 126.000,00 2.000 p x R$ 70,00 R$ 266.000,00 R$ 266.000,00 Custo Total 2.000 unidades Custo R$ 133,00 unitrio

CPV Qtde 300 2.000 Total ESTOQUE FINAL Qtde Total


FONTE: O autor
Copyright Editora GRUPO UNIASSELVI 2012. Todos os direitos reservados.

Valor Unit R$ 127,27 R$ 133,00

Valor Total R$ 38.181,82 Anterior R$ 266.000,00 Atual R$ 304.181,82

Valor R$ R$ -

30

Cincias Contbeis Neste quarto perodo, praticamente zeramos as quantidades em estoques para facilitar a confrontao dos resultados finais. Vejamos, a seguir, como se comportou a demonstrao do resultado do perodo para o sistema de custeio por absoro. Aplicando um preo unitrio de venda de R$ 150,00, a empresa obteve os seguintes resultados:
QUADRO 7 APURAO DO RESULTADO
CUSTEIO ABSORO Quantidade Vendida Preo Unitrio de Vendas Vendas (-) C.P .V. Lucro Estoque Final - Quantidade
Estoque Final - Valor

1 ano 2.400

2ano 2.600

3 ano 2.000

4ano 2.300

Total R$

R$ 150,00
R$ 60.000,00
R$ (268.800,00)

R$ 150,00
R$ 390.000,00
R$ (327.200,00)

R$ 150,00

R$ 150,00

R$ 300.000,00 R$ 345.000,00 R$ 1.395.000,00


R$ (254.818,18) R$ (304.181,82) R$ (1.155.000,00)

R$91.200,00 600
R$ 67.200,00

R$62.800,00 100
R$ 13.000,00

R$ 45.181,82 300
R$ 38.181,82

R$40.818,18 R$ -

R$ 240.000,00

FONTE: O autor

8.2 MTODO DE CUSTEIO DIRETO OU VARIVEL


Caro(a) acadmico(a), vamos neste item estudar o que e para que serve o mtodo de custeio direto. Neste mtodo, sero estudados os aspectos conceituais, a metodologia de apresentao do sistema de custeio direto ou varivel, a forma de apropriao dos custos variveis, a margem de contribuio e o ponto de equilbrio.

8.2.1 Aspectos conceituais


O sistema de custeio direto ou varivel parte do pressuposto que possvel separar os custos em indiretos/fixos e diretos/variveis. Ento, todos os custos variveis so includos no custo do produto e,
Copyright Editora GRUPO UNIASSELVI 2012. Todos os direitos reservados.

Contabilidade de Custos por sua vez, os fixos so considerados despesas do perodo e no fazem parte do custo do produto. Os custos e as despesas indiretas ou fixas no devem ser includos no estoque e no custo dos produtos vendidos. Eles so considerados despesas do perodo e lanados diretamente na demonstrao de resultados, qualquer que seja o volume de atividade da empresa. Para a produo, so considerados apenas os gastos variveis, tais como: matria-prima; mo de obra direta de fbrica; energia eltrica das mquinas industriais; gastos com comisses de vendedores; gastos variveis das vendas dentre outros.

31

ANOTE!!!
Os gastos com comisses de vendedores e os gastos variveis das vendas so na realidade gastos que no esto relacionados com a produo, porque as vendas no esto relacionadas com a produo. O setor de vendas considerado um departamento de apoio na empresa e no produtivo. O custeio direto tem um impacto diferente sobre os lucros, se comparado ao custeio por absoro, porque nele os gastos fixos de fabricao so interpretados como custos peridicos debitados imediatamente da receita, e no como custos do produto, aplicados s unidades produzidas. Observe, caro(a) acadmico(a), que este mtodo de custeio no aceito para fins fiscais de acordo com a legislao brasileira e, por isso serve apenas para fins gerenciais. Gerenciais em que sentido? Para identificarmos qual a quantidade necessria que a empresa precisa produzir e vender para atender um determinado volume de produo de vendas, sem lucro. E isso se chama PONTO DE EQUILBRIO, que veremos mais adiante.

Copyright Editora GRUPO UNIASSELVI 2012. Todos os direitos reservados.

32

Cincias Contbeis

8.2.2 Metodologia de apresentao do sistema de custeio direto ou varivel


Caro(a) acadmico(a)! Se voc chegou com facilidade at este ponto, significa que podemos continuar nossa conversa no sentido de apresentar a metodologia da apropriao dos custos diretos ou variveis. Na figura a seguir, voc poder observar que os custos dos produtos e as despesas de vendas se apresentam da seguinte forma:
FIGURA 4 FLUXOGRAMA DE CUSTEIO DIRETO
FLUXOGRAMA DO SISTEMA DE CUSTEIO VARIVEL (DIRETO)

FONTE: O autor

Copyright Editora GRUPO UNIASSELVI 2012. Todos os direitos reservados.

Contabilidade de Custos Observe que a demonstrao de resultado da empresa se apresenta da seguinte forma: DEMONSTRAO DO RESULTADO
+ Receita de Vendas - ) Despesa Varivel de Vendas ( - ) Custo do Produto Vendido ( MARGEM DE CONTRIBUIO = - ) Custo Fixo de Produo ( - ) Despesas Administrativas ( - ) Despesas Fixas de Vendas ( = RESULTADO DO PERODO

33

Pelo sistema de custeio direto, os custos dos produtos vendidos, os estoques finais de produtos em elaborao e os produtos acabados contero somente CUSTOS VARIVEIS DIRETOS.

IMPORTANTE
Os princpios contbeis e a legislao do Imposto de Renda determinam a utilizao do custeio por absoro. Assim, o custeio direto adotado para fins gerenciais e processos decisrios, pois permite a produo de informaes importantes como a MARGEM DE CONTRIBUIO e o PONTO DE EQUILBRIO.

importante tambm estudar os pontos fortes e fracos, pois neste sistema de custeio tambm existem as vantagens e as desvantagens. Acreditamos que seja importante buscar apoio nas definies de alguns autores. Vamos l?

Pontos fortes: possvel identificar algumas vantagens no sistema de custeio direto que, conforme Leone (1996), so as seguintes:
custo fixo independe do processo fabril e por no ser alocado ao custo O

do produto no precisa de maiores clculos para rateio aos produtos. Esses

Copyright Editora GRUPO UNIASSELVI 2012. Todos os direitos reservados.

34

Cincias Contbeis custos fixos so reconhecidos na demonstrao do resultado do perodo.


Os

dados necessrios para anlise da relao custo/lucro/volume so rapidamente obtidos. sistema evita manipulaes nos valores apurados dos custos. No h como jogar mais ou menos valores de custos aos produtos.

fato de no ocorrer critrio de rateio de custos fixos aos produtos, o Pelo

sistema fornece subsdios para o clculo do ponto de equilbrio (voltamos O

a lembrar que o ponto de equilbrio ser estudado mais adiante).


sistema possui enfoque gerencial, pois podemos identificar com facilidade O

o volume mnimo necessrio que a empresa pode e deve produzir para cobrir todos os gastos de produo e gerais.
O

sistema identifica o nmero de unidades que a empresa necessita produzir e comercializar para saldar seus compromissos de caixa. tcnicas torna-se mais fcil apurar os padres de consumo na produo de cada item, e com o oramento flexvel, pois a cada momento de maior ou menor demanda de produo, existe a possibilidade de revisar todos os custos necessrios para um novo cenrio econmico.

sistema totalmente integrado com o custo padro, pois com as fichas O

Pontos fracos: possvel identificar as seguintes desvantagens que o sistema de custeio varivel pode apresentar conforme segue:
custo varivel no aceito pela auditoria externa das entidades que O tm capital aberto, pela legislao do Imposto de Renda e por uma parcela significativa de contadores. A razo disto que o custeio varivel fere os princpios fundamentais de contabilidade, em especial os princpios de realizao da receita, da confrontao e da competncia (este princpio voc conhecer ou j conheceu na disciplina de Contabilidade). valor do estoque no mantm relao com o custo total e, isoladamente, O

no se aplica para formao do preo de venda. Para isso necessrio englobar todos os custos e isto no ocorre com este sistema de custeio.
A

fixao do preo de venda no baseada no custo direto. No custeio

Copyright Editora GRUPO UNIASSELVI 2012. Todos os direitos reservados.

Contabilidade de Custos por absoro a situao a mesma, pois o custo total de fabricao tambm ignora certos gastos, como os administrativos. Alm disso, h evidncias que a demanda do consumidor e o comportamento da concorrncia so fatores que possuem maior influncia sobre os preos do que sobre os custos. Esse tipo de evidncia aumenta quando se fala em preo baseado no mercado.
h um nico custo unitrio que possa ser usado como guia ou como No referncia, enquanto o volume for varivel. o processo de tomada de deciso ser mais efetivo, o custeio direto Para

35

exige a participao de pessoas mais qualificadas do que no custeio por absoro. Existe a necessidade de identificar criteriosamente quanto de gastos variveis de vendas incorporado aos produtos, ou seja, qual a participao das vendas com essa produo. Agora, vamos estudar a forma de apropriar os custos variveis apresentando um exemplo com a apurao de valores.

8.2.3 Forma da apropriao dos custos diretos/variveis


Neste tpico, sero apurados os custos variveis em um determinado perodo de produo. Suponhamos que a empresa fabrique apenas um nico produto e que tenha os seguintes volumes de produo, de vendas e custos necessrios para a fabricao:
QUADRO 8 QUANTIDADE DE DADOS SOBRE PRODUO POR ANO

Perodo (Ano) 1 ano 2 ano 3 ano 4 ano Total

Produo 3.000 2.100 2.200 2.000 9.300

Vendas 2.400 2.600 2.000 2.300 9.300

Estoque Final 600 100 300 -

FONTE: O autor

Agora, vamos identificar os custos diretos na produo destes respectivos produtos conforme o quadro a seguir:

Copyright Editora GRUPO UNIASSELVI 2012. Todos os direitos reservados.

36

Cincias Contbeis
QUADRO 9 ESTRUTURA DOS CUSTOS DE PRODUO

Custos Variveis-Diretos Matria-prima Materiais Auxiliares Energia Eltrica Mo de Obra Direta

R$ 30,00 16,00 4,00 20,00 70,00 unit. unit. unit. unit. unit.

Custos Fixos-Indiretos Mo de Obra Indireta Depreciao Manuteno Outros TOTAL

R$ 95.000,00 20.000,00 2.100,00 8.900,00 126.000,00


FONTE: O autor

ao ano

A empresa utiliza o mtodo PEPS de avaliao de estoques e custo dos produtos vendidos.

ANOTE!!!
O Mtodo de avaliao de estoques PEPS significa Primeiro a Entrar e Primeiro a Sair

De acordo com o quadro a seguir, o custo unitrio do produto apurado da seguinte forma:

Copyright Editora GRUPO UNIASSELVI 2012. Todos os direitos reservados.

Contabilidade de Custos
QUADRO 10 CUSTOS DO 1 PERODO (ANO)

37

R$ Custos Diretos Custos Totais R$ 210.000,00 R$ 210.000,00 3.000p x R$ 70,00

Custo Unitrio

R$ 210.000,00 Custo Total 3.000 unidades

Custo

R$

70,00 unitrio CPV

Valor Unit 2.400 Total R$ 70,00

Valor Total R$ 168.000,00 Atual R$ 168.000,00

ESTOQUE FINAL Qtde 600 Total


FONTE: O autor

Valor R$ 70,00 R$ 42.000,00

No quadro, observamos que os valores relacionados aos custos da produo totalizam R$ 210.000,00, mas o CPV com 2.400 unidades vendidas de R$ 168.000,00. O estoque final de produo permaneceu com 600 unidades e no valor de R$ 42.000,00. No prximo quadro, vamos apurar os custos do segundo perodo que se comportou da seguinte forma

Copyright Editora GRUPO UNIASSELVI 2012. Todos os direitos reservados.

38

Cincias Contbeis
QUADRO 11 CUSTOS DO 2 PERODO (ANO)

R$ Custos Diretos Custos Totais R$ 147.000,00 R$ 147.000,00 2.100 p x R$ 70,00

Custo Unitrio

R$ 147.000,00 2.100

Custo Total unidades

Custo

R$

70,00 CPV

unitrio

Qtde 600 2.000 Total

Valor Unit R$ 70,00 R$ 70,00

Valor Total R$ 42.000,00 Anterior R$ 140.000,00 Atual R$ 182.000,00

ESTOQUE FINAL Qtde 100 Total


FONTE: O autor

Valor R$ 70,00 R$ 7.000,00

Como sobraram do primeiro perodo 600 unidades de produo que foram vendidas no segundo perodo, e foi produzida a quantidade de 2.100 unidades no segundo perodo, o custo de produo padro. No prximo quadro, vamos apurar os custos do terceiro perodo que se comportou da seguinte forma:

Copyright Editora GRUPO UNIASSELVI 2012. Todos os direitos reservados.

Contabilidade de Custos
QUADRO 12 CUSTOS DO 3 PERODO (ANO)

39

R$ Custos Diretos Custos Totais R$ 154.000,00 R$ 154.000,00 2.200 p x R$ 70,00

Custo Unitrio

R$ 154.000,00 2.200

Custo Total unidades

Custo

R$

70,00 CPV

unitrio

Qtde 100 1.900 Total ESTOQUE FINAL

Valor Unit R$ 70,00 R$ 70,00

Valor Total R$ 7.000,00 Anterior R$ 133.000,00 Atual R$ 140.000,00

Qtde 300 Total


FONTE: O autor

Valor R$ 70,00 R$ 21.000,00

No quadro anterior, encontramos a mesma sistemtica para a apurao dos custos, porm foram produzidas 2.200 unidades e vendidas 2.000 unidades (100 unidades do saldo do segundo perodo e mais 1.900 unidades produzidas no terceiro perodo). Portanto, sobraram 300 unidades em estoques. possvel identificar que todos os custos variveis dos produtos somam o valor de R$ 70,00 por unidade. No prximo quadro, vamos apurar os custos do quarto perodo que se comportou da seguinte forma:

Copyright Editora GRUPO UNIASSELVI 2012. Todos os direitos reservados.

40

Cincias Contbeis
QUADRO 13 CUSTOS DO 4 PERODO (ANO)

R$ Custos Diretos Custos Totais R$ 140.000,00 R$ 140.000,00 2.000 p x R$ 70,00

Custo Unitrio

R$ 140.000,00 Custo Total 2.000 unidades

Custo

R$ 70,00 unitrio CPV

Qtde 300 2.000 Total

Valor Unit R$ 70,00 R$ 70,00

Valor Total R$ 21.000,00 Anterior R$ 140.000,00 Atual R$ 161.000,00

ESTOQUE FINAL Qtde Total


FONTE: O autor

Valor R$ R$ -

Neste quarto perodo, praticamente zeramos as quantidades em estoques para facilitar a confrontao dos resultados finais. Vejamos, a seguir, como se comportou a demonstrao do resultado do perodo. Aplicando um preo unitrio de venda em R$ 150,00, a empresa obteve os seguintes resultados:

Copyright Editora GRUPO UNIASSELVI 2012. Todos os direitos reservados.

Contabilidade de Custos
QUADRO 14 APURAO DO RESULTADO
CUSTEIO DIRETO/ VARIVEL Quantidade Vendida Custo Unitrio dos Produtos Preo Unitrio de Vendas Vendas (-) C.P Direto/ .V. Varivel Margem de Contribuio (-) Custos Indireto/Fixos Lucro Estoque Final Quantidade Estoque Final Valor 1 ano 2.400 R$ 70,00 R$ 150,00 2ano 2.600 R$ 70,00 R$ 150,00 3 ano 2.000 R$ 70,00 R$ 150,00 R$ 300.000,00 4 ano 2.300 R$ 70,00 R$ 150,00 R$ 345.000,00 R$ 1.395.000,00 Total R$

41

R$ 360.000,00 R$ 390.000,00

R$ (168.000,00) R$ (182.000,00) R$ (140.000,00) R$ (161.000,00) R$ (651.000,00) R$ 192.000,00 R$ 208.000,00 R$ 160.000,00 R$ 184.000,00 R$ 744.000,00

R$ (126.000,00) R$ (126.000,00) R$ (126.000,00) R$ (126.000,00) R$ (504.000,00) R$ 66.000,00 600 R$ 42.000,00 R$ 82.000,00 100 R$ 7.000,00 R$ 34.000,00 300 R$ 21.000,00 R$ 58.000,00 R$ 240.000,00

FONTE: O autor

Observe o comportamento dos custos e da formao dos resultados durante os perodos avaliados. Ao final, o valor e a quantidade em estoques R$ 0,00 (ZERO), mas ocorreu uma distribuio de resultados diferente do ocorrido no sistema de custeio por absoro. Observe no quadro, um comparativo dos resultados entre as informaes apuradas no item Forma da apropriao dos custos variveis e as informaes apuradas no item Forma da apropriao dos custos por absoro.

Copyright Editora GRUPO UNIASSELVI 2012. Todos os direitos reservados.

42

Cincias Contbeis
QUADRO 15 APURAO DO RESULTADO CUSTEIO DIRETO /VARIVEL X CUSTEIO POR ABSORO
CUSTEIO DIRETO/ VARIVEL Quantidade Vendida Custo Unitrio dos Produtos Preo Unitrio de Vendas Vendas (-) C.P Direto/ .V. Varivel Margem de Contribuio (-) Custos Indireto/Fixos Lucro Estoque Final Quantidade Estoque Final Valor 1 ano 2.400 R$ 70,00 R$ 150,00 2 ano 2.600 R$ 70,00 R$ 150,00 3 ano 2.000 R$ 70,00 R$ 150,00 R$ 300.000,00 4 ano 2.300 R$70,00 R$ 150,00 R$ 345.000,00 R$ 1.395.000,00 Total R$

R$ 360.000,00 R$ 390.000,00

R$ (168.000,00) R$ (182.000,00) R$ (140.000,00) R$ (161.000,00) R$ (651.000,00) R$ 192.000,00 R$ 208.000,00 R$ 160.000,00 R$ 184.000,00 R$ 744.000,00

R$ (126.000,00) R$ (126.000,00) R$ (126.000,00) R$ (126.000,00) R$ (504.000,00) R$ 66.000,00 600 R$ 42.000,00 R$ 82.000,00 100 R$ 7.000,00 R$ 34.000,00 300 R$ 21.000,00 R$ 58.000,00 R$ R$ 240.000,00

CUSTEIO 1 ano 2 ano 3 ano 4 ano Total R$ ABSORO Quantidade 2.400 2.600 2.000 2.300 Vendida Preo Unitrio R$ 150,00 R$ 150,00 R$ 150,00 R$ 150,00 de Vendas Vendas R$ 360.000,00 R$ 390.000,00 R$ 300.000,00 R$ 345.000,00 R$ 1.395.000,00 (-) C.P .V. R$ (268.800,00) R$ (327.200,00) R$ (254.818,18) R$ (304.181,82) R$ (1.155.000,00) Lucro R$ 91.200,00 R$ 62.800,00 R$ 45.181,82 R$ 40.818,18 R$ 240.000,00 Estoque Final 600 100 300 Quantidade Estoque Final R$ 67.200,00 R$ 13.000,00 R$ 38.181,82 R$ Valor

FONTE: O autor

Observe o comportamento dos custos e a formao dos resultados durante os perodos avaliados e o valor do estoque final. Comparando os dois sistemas de custeio, os resultados so diferentes no perodo apurado. A alocao dos custos e a formao do resultado variam de um sistema para o outro.

Copyright Editora GRUPO UNIASSELVI 2012. Todos os direitos reservados.

Contabilidade de Custos

43

ANOTE!!!
Existem outros tipos de critrios de rateios que envolvem as despesas indiretas como, o aluguel por metro quadrado e os materiais auxiliares, conforme o consumo da matria-prima. O nvel do detalhamento realizado com base na necessidade de informao de cada gestor. Mas tambm bom lembrar a seguinte situao.

LEMBRE-SE!!!
Sistema de Custeio Direto/Varivel No aceito pelo fisco brasileiro, mas utilizado para fins gerenciais. Sistema de Custeio por Absoro Aceito pela legislao fiscal brasileira. de uso restrito para fins fiscais, pois critrios injustos de distribuio dos custos indiretos ou fixos por utilizao arbitrria de rateio podem distorcer os valores dos custos finais dos produtos. Caro(a) acadmico(a), vamos agora estudar o que margem de contribuio.

8.2.4 Margem de contribuio


A margem de contribuio pode ser definida como sendo a diferena entre a receita, o custo e a despesa varivel de cada produto. o valor que cada unidade traz efetivamente empresa como sobra entre a receita e o custo. Existem outras denominaes, que so as seguintes: a contribuio para o lucro, contribuio para o custo fixo, saldo marginal, receita marginal e lucro marginal. A frmula para o clculo a seguinte: MC = PREO DE VENDA - CUSTOS E DESPESAS VARIVEIS MC = Margem de Contribuio Objetivos da margem de contribuio:

Copyright Editora GRUPO UNIASSELVI 2012. Todos os direitos reservados.

44
Auxilia

Cincias Contbeis na tomada de decises de que produtos merecem maior esforo de venda. os administradores a decidir se determinada linha de produo deve ser abandonada ou recuperada. descontos, campanhas publicitrias, prmios sobre vendas, dentre outros.
Identifica

Auxilia

Auxilia na avaliao de alternativas que se criam em relao reduo de preos,

o valor com o qual cada produto contribui na amortizao dos gastos fixos e formao do lucro.

Este mtodo s admite a apropriao dos custos variveis na determinao do custo dos produtos, isto , inclui os custos primrios e os custos indiretos variveis, sendo que os custos indiretos fixos so registrados como gastos do perodo em que o produto fabricado. Os centros geradores de receitas precisam produzir o suficiente para manter os custos dos setores que no possuem receitas, mas executam atividades de apoio necessrias aos setores produtivos, alm, claro, da gerao do lucro. A margem de contribuio tambm pode ser analisada em relao a cada produto comercializado, de modo que possamos avaliar a margem de contribuio individual, e tambm pode contribuir para a identificao do ponto de equilbrio. Vamos continuar?

8.2.5 Ponto de equilbrio


Caro(a) acadmico(a)! Voc j ouviu falar nesta ferramenta de gesto chamada ponto de equilbrio? O ponto de equilbrio uma ferramenta utilizada para apurar os custos necessrios sobrevivncia da empresa sem apresentar lucro ou prejuzo. Esse parmetro determina o ponto em que o empreendimento equilibra seus custos com as receitas. o resultado zero! A gerao de lucros ocorrer com as vendas adicionais aps ter atingido o ponto de equilbrio. Conforme apresentado por Megliorini (2001, p.151), [...] qualquer produto cujo preo de venda seja superior aos seus custos e despesas variveis, contribui primeiramente para a cobertura dos custos e despesas fixos e depois para o lucro. Conforme exposto por Bornia (2002, p. 336), o ponto de equilbrio, ou ponto de ruptura, o nvel de vendas em que o lucro nulo. Vejamos um exemplo a seguir.
Copyright Editora GRUPO UNIASSELVI 2012. Todos os direitos reservados.

Contabilidade de Custos Determinada empresa produz e vende 20 (vinte) unidades de determinado produto. Considerando os dados a seguir, podemos calcular o ponto de equilbrio: Custos e despesas variveis unitrios: Custos e despesas fixos mensais: Preo de venda unitrio O resultado ser: Receita de Vendas (-) Custos de Despesas Variveis: (=) Margem de Contribuio: (-) Custos e Despesas Fixos (=) Lucro Operacional R$ R$ R$ 5.000,00 50.000,00 9.000,00

45

R$ R$ R$ R$ R$

180.000,00 100.000,00 80.000,00 50.000,00 30.000,00

possvel observar que a margem de contribuio de cada unidade R$ 4.000,00 (quatro mil reais), (R$ 80.000,00 M.C / 20 Unidades). O valor resultante da margem de contribuio superior aos custos e despesas fixos que R$ 30.000,00 (trinta mil reais). Desta forma, so necessrias R$ 12,50 de margem de contribuio para cobrir os custos e despesas fixos (12,50 x R$ 4.000,00) e atingir o ponto de equilbrio. A margem de contribuio das demais unidades comercializada o lucro. Graficamente, a figura a seguir demonstra o ponto em que as receitas e os custos se cruzam, atingindo o Ponto de Equilbrio (E). Do Ponto de Equilbrio para baixo prejuzo e acima o Lucro.
FIGURA 5 GRFICO DO PONTO DE EQUILBRIO

FONTE: O autor
Copyright Editora GRUPO UNIASSELVI 2012. Todos os direitos reservados.

46

Cincias Contbeis Levando em considerao que cada empreendimento tem suas particularidades, o ponto de equilbrio ir variar. No possvel afirmar que determinado ponto de equilbrio seja ideal. Ele deve ser o mais baixo possvel - quanto menor for, maior ser a segurana para que a empresa no entre na rea de prejuzo. Para iniciar um empreendimento necessrio analisar o mercado em que a empresa atua. Conforme exposto por Warren, Reeve e Fess (2001, p.107):
Na maioria das empresas que vendem mais de um produto, cada produto vendido por um preo. Alm disso, os produtos sempre tm diferentes custos variveis unitrios e cada um deles contribui diferentemente para os lucros. Assim, o volume de vendas necessrio ao ponto de equilbrio ou para gerar um lucro-meta, para uma empresa que vende dois ou mais produtos, depende do mix de vendas.

O ponto de equilbrio um dos parmetros mais importantes na avaliao da viabilidade de um empreendimento. Se a matria-prima utilizada for produzida em safras espordicas, mesmo que o ponto de equilbrio seja baixo, o empreendimento pode ser invivel. Nesses casos, podemos dizer que o mesmo no confivel e torna-se necessrio utilizar dados que compreendem um ciclo completo de produo para encontr-lo, e, assim obter confiana nos dados apresentados. Como j vimos, o ponto de equilbrio busca igualar custos de despesas com receitas. Mas h estudos que desconsideram certos custos e despesas e acrescentam outros, tais como a depreciao. Nesse caso, seria suficiente definir tais condies na metodologia adotada para sua determinao. Alguns conceitos j esto consagrados e subdividem o ponto de equilbrio em: Ponto de Equilbrio Contbil. Ponto de Equilbrio Econmico. Ponto de Equilbrio Financeiro. De acordo com Megliorini (2001, p. 154), o Ponto de Equilbrio Contbil aquele em que a margem de contribuio se torna capaz de cobrir todos os custos e despesas fixos de um perodo. Este considera meramente os aspectos contbeis. Em se tratando de ponto de equilbrio econmico, Megliorini (2001, p. 155) diz que este diferencia-se do ponto de equilbrio contbil ao considerar que, alm de suportar os custos e despesas fixos, a margem de contribuio deve, tambm, cobrir o custo de oportunidade do capital investido na
Copyright Editora GRUPO UNIASSELVI 2012. Todos os direitos reservados.

Contabilidade de Custos empresa. Este custo de oportunidade pode ser um rendimento alternativo em condies normais de uma aplicao de recursos, considerando-se taxas de juros sem risco e taxas de risco do empreendimento. O mnimo que se espera que o valor resultante do empreendimento seja superior ao da aplicao. Quanto ao ponto de equilbrio financeiro, Bornia (2002, p. 79) afirma que este [...] informa o quanto a empresa ter de vender para no ficar sem dinheiro e, consequentemente, ter de fazer emprstimos, prejudicando ainda mais os lucros. Dessa forma, a margem de contribuio dever suportar os custos e despesas fixos sem a depreciao, mas com as amortizaes de emprstimos. Caro(a) acadmico(a)! Com isso terminamos nossos estudos sobre Contabilidade de Custos. Aqui voc estudou o que so os custos diretos ou variveis, custos indiretos ou fixos e conheceu tambm os mtodos de custeio por absoro e direto, lembrando que o primeiro serve para atender ao fisco brasileiro e o segundo para atender a fins gerenciais, como a apurao da Margem de Contribuio e o clculo do Ponto de Equilbrio. Abraos e Sucesso em seus estudos!

47

Copyright Editora GRUPO UNIASSELVI 2012. Todos os direitos reservados.

48

Cincias Contbeis

AUTOATIVIDADE
1) Existem diferenas entre Custo e Despesa. Discorra um pouco sobre esses dois tipos de gastos. 2) Em uma empresa no ramo industrial, existem os Custos e as Despesas. Porm, h uma segregao entre elas que se chamam Diretos e Indiretos. Em sua opinio, o que so os Custos Diretos? 3) Cite alguns pontos forte do Sistema de Custeio por Absoro.

Copyright Editora GRUPO UNIASSELVI 2012. Todos os direitos reservados.

Contabilidade de Custos

49

REFERNCIAS
BEULKE, Rolando; BERT, Dalvio Jos. Gesto de custos. So Paulo: Saraiva, 2005. BORNIA, A. C. Anlise gerencial de custos: aplicao em empresas modernas: So Paulo: Bookman, 2002. CREPALDI, Silvio Aparecido. Contabilidade gerencial: teoria e prtica. So Paulo: Atlas, 1998. LEONE, George S.G. Planejamento, implantao e controle. 2. ed. So Paulo: Atlas, 1996. MARTINS, Eliseu. Contabilidade de custos. 7. ed. So Paulo: Atlas, 2000. MEGLIORINI, Evandir. Custos. So Paulo: Makron Books, 2001. WARREN, Carl S.; REEVE, James M.; FESS, Philip E. Contabilidade gerencial. Traduo de Managerial accounting. So Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2001.

Copyright Editora GRUPO UNIASSELVI 2012. Todos os direitos reservados.

50

Cincias Contbeis

GABARITO
1) Existem diferenas entre Custo e Despesa. Discorra um pouco sobre esses dois tipos de gastos. R: Os custos so os gastos que compem um produto, e as despesas so todos os gastos necessrios para a empresa obter receitas, so os esforos que a empresa tem para fazer a mquina girar. Ento, CUSTOS So os gastos para a empresa tem para criar ou fabricar os produtos. Enquanto, DESPESAS So os gastos envolvidos no esforo para a gerao de receitas. 2) Em uma empresa no ramo industrial, existem os Custos e as Despesas. Porm, h uma segregao entre elas que se chamam Diretos e Indiretos. Em sua opinio, o que so os Custos Diretos? R: Os custos so Diretos quando so identificados e considerados diretamente no consumo e aplicao dos produtos, ou seja, quando tem sua composio consumida diretamente na criao ou produo de um novo bem. 3) Cite alguns pontos forte do Sistema de Custeio por Absoro. R: possvel identificar algumas vantagens no sistema de custeio por absoro, que so as seguintes, conforme Leone (1996):
O

sistema considera o total dos custos por produto, que aqui so demonstrados pelos custos fixos e variveis. os produtos em elaborao e os produtos acabados, mas somente se aplicam os inerentes ao setor produtivo.

sistema utilizado para a formao dos estoques da empresa como O

sistema permite apurar os custos por centros de custos, por departamentos, sendo possvel identificar facilmente os valores dos gastos por departamentos da empresa. sistema adotado pela legislao comercial e fiscal vigentes no Brasil.

Copyright Editora GRUPO UNIASSELVI 2012. Todos os direitos reservados.

You might also like