You are on page 1of 3

CURSO AGRICULTURA FAMILIAR MATRIZ CURRICULAR

DISCIPLINAS / ATIVIDADES CARGA HORRIA Seminrios Preparatrios/ de integrao 45 Sociedade e Natureza 15 Meio ambiente e Desenvolvimento 45 Polticas de Desenvolvimento Regional 30 Ordenamento Territorial 45 Agricultura familiar, Meio ambiente e Desenvolvimento 30 Diagnstico, Planejamento e Gesto na Agricultura Familiar 45 Produo Animal e Meio Ambiente 30 Abordagens Participativas 30 Metodologia de Elaborao de Projeto 30 Seminrios Pesquisa e Desenvolvimento 30 TOTAL 375 h/a

Disciplina: PLANEJAMENTO ESTRATGICO DO SETOR PRODUTIVO SUSTENTVEL EMENTA Conceito geral de planejamento. Tipologia dos sistemas produtivos. Planejamento no Empreendimento Rural. Produtos orgnicos: composio do sistema, plano de produo. Critrios de classificao dos canais de comunicao. Concorrncia. Estratgia de Mdio e longo prazo. Planejamento operacional.

Disciplina: ORGANIZAO DOS PRODUTORES EMENTA Cooperativas e classes sociais. A representao e o assistencialismo. Objetivos da participao. O trabalhador rural e a sua realidade social. As formas de organizao do trabalho e a educao do trabalhador. Problemas e perspectivas da educao em reas rurais. Formas de organizao do quadro social e de grupos especficos: comit educativo, ncleos cooperativos, conselho consultivo, conselho de representantes, comisses consultivas: estrutura, objetivos e atuao. Regimento interno. Perspectivas de evoluo das estruturas de organizao do quadro social e de grupos especficos.

Disciplina: AGROECOLOGIA ANIMAL I EMENTA Sistemas produtivos e a pequena propriedade (agricultura familiar). Importncia da

produo animal na sustentabilidade agropecuria. Produo agroecolgica de animais na sustentabilidade agropecuria.

Disciplina: POLTICAS AGRCOLAS EMENTA O papel da agricultura no desenvolvimento econmico: tendncias da participao no PIB. Relao agricultura com a indstria e os servios. As funes da agricultura no desenvolvimento. Anlise de polticas de desenvolvimento da agricultura: polticas de crdito, polticas de preo. Polticas de segurana alimentar. Polticas fundirias. Polticas tecnolgicas.

Disciplina: AGROECOLOGIA ANIMAL II EMENTA A importncia do bem estar e do zelo pelos animais na sua sade. Aspectos importantes na profilaxia das principais doenas dos animais. Manejo sanitrio agroecolgico. Homeopatia e fitoterapia em medicina veterinria. Disciplina: MERCADO E COMERCIALIZAO EMENTA Introduo ao estudo dos mercados e da comercializao. As estruturas de mercado e as especificaes dos produtos agropecurios. Os canais de comercializao. As funes e os servios na comercializao. Gesto estratgica do comrcio. Estudo de mercados (casos). As grandes tendncias do mercado. Organizaes de redes de cooperao. Gesto de comrcio varejista de alimentos.

Disciplina: ANLISE E DIAGNSTICO DE UNIDADES DE PRODUO AGRCOLAS (ESTGIO I) EMENTA O estabelecimento agrcola como um sistema. A abordagem global da unidade de produo. Guia para a observao do sistema de produo. O estgio na unidade de produo: acompanhamento das atividades agrcolas, observao e coleta de dados, sntese preliminares. Compreenso da lgica de funcionamento, anlise e diagnstico da unidade de produo. Proposies tcnicas e Elaborao do relatrio

Disciplina: AGROECOLOGIA VEGETAL I - OLERCOLAS EMENTA Importncia econmica das hortalias. Classificao botnica e comercial. Variedades

e cultivares de interesse agroecolgico. Solo e adubao agroecolgica. Tratos culturais, colheita, armazenamento e beneficiamento. Espcies olercolas de maior interesse alimentcio, condimentar e medicinal agroecolgico.

Disciplina: LEGISLAO AGRRIA E AMBIENTAL EMENTA Direito ambiental sob a tica da Constituio da Repblica Brasileira. O conceito ideolgico de desenvolvimento sustentvel. Lei de acesso a informao ambiental. Lei n 4.771/65. Lei n 9.638/81 a responsabilidade civil e penal. Estatuto da cidade. Lei n 9.605/98. Fundamentos legais da Reforma Agrria. Lei n 9.433/92. Lei n 9.984/2000.

You might also like