You are on page 1of 128

LUIZ CARLOS AFFONSO Comunidades de prticas na internet: um estudo de duas comunidades hospedadas em portais pblicos brasileiros.

Dissertao de Mestrado Maro de 2012

Universidade Federal do Rio de Janeiro Faculdade de Administrao e Cincias Contbeis FACC Instituto Brasileiro de Informao em Cincia e Tecnologia IBICT Programa de Ps-Graduao em Cincia da Informao - PPGCI.

LUIZ CARLOS AFFONSO Comunidades de prticas na internet: um estudo de duas comunidades hospedadas em portais pblicos brasileiros.

RIO DE JANEIRO 2012

Luiz Carlos Affonso

COMUNIDADES DE PRTICAS NA INTERNET: um estudo de duas comunidades hospedadas em portais pblicos brasileiros.

Dissertao de Mestrado apresentada ao Programa de Psgraduao em Cincia da Informao, Convnio entre Instituto Brasileiro de Informao em Cincia e Tecnologia e Universidade Federal do Rio de Janeiro/Faculdade de Administrao e Cincias Contbeis, como requisito parcial obteno do ttulo de Mestre em Cincia da Informao.

Orientadora: Profa. Dra. Gilda Olinto

Rio de Janeiro 2012

Luiz Carlos Affonso

COMUNIDADES DE PRTICAS NA INTERNET: um estudo de duas comunidades hospedadas em portais pblicos brasileiros.

Dissertao de Mestrado apresentada ao Programa de Psgraduao em Cincia da Informao, convnio entre o Instituto Brasileiro de Informao em Cincia e Tecnologia e Universidade Federal do Rio de Janeiro/Faculdade de Administrao e Cincias Contbeis, como requisito parcial obteno do ttulo de Mestre em Cincia da Informao.

Aprovada em: 9 de maro de 2012

Banca Examinadora: ___________________________________________________ Prof. Dr. Gilda Olinto (Orientadora) IBICT/UFRJ

____________________________________________________ Prof. Dr. Regina Maria Marteleto IBICT/UFRJ e ICICT/FIOCRUZ

____________________________________________________ Prof. Dr. Ftima Cristina Regis Martins de Oliveira PPGCOM/UERJ

________________________________________ Prof. Dr. Liz Rejane Issberner IBICT/UFRJ Suplente Interno

___________________________________ Prof Dr. Cldice Nbile Diniz -UNIRIO Suplente Externo

Agradecimentos Professora Gilda Olinto, pelas relevantes contribuies como orientadora.

s Professoras Ftima Cristina Regis Martins de Oliveira e Regina Maria Marteleto, pelas ricas contribuies em minha qualificao e pelo orgulho em t-las na minha banca examinadora.

Aos vrios amigos do DATASUS Ministrio da Sade, que colaboraram para o enriquecimento desta dissertao, em especial a Eloy Macchiute de Oliveira, Ezequiel Pinto Dias e Joo Csar de Souza Antunes, que foram fundamentais nas diversas etapas deste trabalho.

Ao Eduardo Ferreira dos Santos que, na funo de suporte tcnico dos portais das comunidades, me apoiou durante todo o processo.

Aos Professores Alex Sandro Gomes e Paulo Sergio Vilches Fresneda que, como administradores das comunidades pesquisadas, colaboraram, quando solicitados, e a todos os membros das referidas comunidades que contriburam para a pesquisa.

minha me e filhas, por fazerem parte da minha vida.

H gente que, em vez de destruir, constri; em lugar de invejar, presenteia; em vez de envenenar, embeleza; em lugar de dilacerar, rene e agrega. Lya Luft.

AFFONSO, Luiz Carlos. Comunidades de prticas na internet: um estudo de duas comunidades hospedadas em portais pblicos brasileiros . Rio de Janeiro, 2012. 126f. Orientadora: Gilda Olinto. Dissertao (Mestrado em Cincia da Informao). Faculdade de Administrao e Cincias Contbeis FACC, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, Instituto Brasileiro de Informao em Cincia e Tecnologia IBICT, Rio de Janeiro, 2012.

Resumo Esta dissertao investiga os processos de interao e aprendizagem em comunidades de prtica virtuais, com nfase em experincias hospedadas em portais pblicos brasileiros. Para melhor compreenso dessas experincias, abordam-se, inicialmente, algumas caractersticas gerais, evoluo e iniciativas marcantes do governo eletrnico no Brasil. A seguir, consideram-se as discusses tericas envolvidas no uso de conceitos fundamentais para o entendimento do tema: os conceitos de comunidade e de rede social, de comunidade virtual e de rede social na internet, bem como de comunidade de prtica na internet. Abordam-se aqui tambm as consideraes de especialistas sobre vantagens, especificidades e problemas envolvidos na criao e manuteno de comunidades de prticas na internet. Alguns aspectos bsicos destacados por tericos do tema das comunidades de prtica embasam a elaborao de um questionrio online aplicado aos membros de duas comunidades virtuais: a comunidade Amadeus hospedada no Portal de Software Pblico Brasileiro e na comunidade Comit Tcnico de Gesto do Conhecimento e Informao Estratgica (CT-GCIE) hospedada no Portal das Comunidades Virtuais do Setor Pblico. A anlise dos dados, cotejando sistematicamente as caractersticas das duas comunidades, revela que ambas esto ativas e parecem contribuir significativamente para o desenvolvimento profissional dos seus membros. Os resultados obtidos, incluindo as sugestes fornecidas pelos respondentes, tambm desvendam alguns problemas e apontam caminhos a serem tomados para a melhoria e o crescimento das comunidades focalizadas no estudo, bem como fornecem insumos para aqueles que estejam interessados em criar, participar ativamente e manter viva uma comunidade de prtica online.

Palavras-Chave: Interao; Aprendizagem; Redes sociais na internet; Comunidades de prtica; Gesto do conhecimento; Anlise de comunidades de prticas.

AFFONSO, Luiz Carlos. Comunidades de prticas na internet: um estudo de duas comunidades hospedadas em portais pblicos brasileiros . Rio de Janeiro, 2012. 126f. Orientadora: Gilda Olinto. Dissertao (Mestrado em Cincia da Informao). Faculdade de Administrao e Cincias Contbeis FACC, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, Instituto Brasileiro de Informao em Cincia e Tecnologia IBICT, Rio de Janeiro, 2012.

Abstract

This dissertation investigates the interaction and learning processes that occur in virtual communities of practice, with emphasis given to experiences hosted in Brazilian public portals. To better understand these experiences one considers here the general characteristics and evolution of some outstanding initiatives of electronic government in Brazil. One also considers theoretical approaches to the following basic concepts: community, social network, virtual community and virtual social network, virtual communities of practice. Specificities, advantages and problems involved in the creation and maintenance of virtual communities of practice, according to experts, are taken into consideration in an online questionnaire applied to the members of two virtual communities: The Amadeus community hosted in the Brazilian Portal de Software Pblico and the community called Comit Tcnico de Gesto do Conhecimento e Informao Estratgica (CT-GCIE) hosted in the Portal das Comunidades Virtuais do Setor Pblico. Results obtained from data analysis developed here, systematically comparing the two communities, indicate that they are active and seem to contribute to their members professional development. Results, including suggestions given by respondents, also point out to some problems faced by the communities studies and provide some ideas to those interested in creating, participating and in keeping alive an online community of practice.

Keywords: Interaction, Learning, Virtual social networks, Communities of practice, Knowledge management, Analysis of communities of practice.

Lista de Figuras

Figura 1 Respondentes segundo as comunidades............................................... 63 Figura 2 Nvel de escolaridade por comunidade........................................... Figura 3 Faixa Etria por comunidade ........................................................... 64 65

Figura 4 Sexo por comunidade.......................................................................... 65 Figura 5 Estado de morada por comunidades .............................................. 66

Figura 6 Tipo de iniciativa de adeso por comunidade .................................... 67 Figura 7 Participao na comunidade ............................................................... 68 Figura 8 Auto-avaliao de engajamento na comunidade................................. 69 Figura 9 Postagem nos fruns nos ltimos 6 (seis) meses por comunidade..... 70 Figura 10 Obteno de informaes importantes para o trabalho por comunidade........................................................................................................... 71 Figura 11 Proximidade das atrib. profissionais ao tema da comunidade por tipo de comunidade......................................................................................................... 73 Figura 12 Avaliao de crescimento por comunidade...... ........................ Figura 13 Utilizao do frum por comunidade.............................................. 77 79

Figura 14 Utilizao de arquivos segundo a comunidade.................................. 82

Lista de Quadros

Quadro 1 Solues desenvolvidas e disponveis no Portal de Software Pblico por segmento da sociedade..................................................................................... 21 Quadro 2 Tipos de comunidades no PCVSP...................................................... 22 Quadro 3 As fases da Web...................................................................................25 Quadro 4 Caractersticas de uma comunidade de prtica em comparao com outros tipos de agrupamentos........................................................................ 34 Quadro 5 Recursos disponveis nas comunidades Amadeus e CT-GCIE........ 54 Quadro 6 Nmero de citaes recebidas por membro na Amadeus ................ 75 Quadro 7 Nmero de citaes recebidas por membro na CT-GCIE................. 76 Quadro 8 Utilizao dos demais recursos de interao da Amadeus................. 80 Quadro 9 Utilizao dos demais recursos de interao da CT-GCIE ............... 81 Quadro 10 Utilizao dos demais recursos de interatividade da Amadeus ....... 83 Quadro 11 - Utilizao dos demais recursos de interatividade da CT-GCIE........ 84

Lista de Siglas e Abreviaturas

APF AVA BBS CATIR CBT CEGE CHAT CT-GCIE DATASUS FAQ FormSUS FSF HTML .LRN MIT MPOG MS OKA OpenACS PC PCVSP PSP REAGE SISP SUS TI TIC UFPE USENET

Administrao Pblica Federal Ambiente virtual de aprendizagem Bulletion Board System Comunidade de Aprendizagem Trabalho, Inovao e Rede Computer Basic Training Comit Executivo do Governo Eletrnico Conversational Hypertext Access Technology Comit Tcnico de Gesto do Conhecimento e Informao Estratgica Departamento de Informtica do Sistema nico de Sade Frequently Asked Questions Formulrio para o Sistema nico de Sade Free Software Foundation HyperText Markup Language Learning Resourse Network Massachusetts Institute of Technology Ministrio do Planejamento Oramento e Gesto Ministrio da Sade Organization Knowledge Asseassement ARS Digita Community System Computador Pessoal Portal de Comunidades Virtuais do Setor Pblico Portal de Software Pblico Rede de Aprendizagem Governamental Sistema de Administrao de Recursos de Informao e Informtica Sistema nico de Sade Tecnologia da Informao Tecnologia de Informao e Comunicao Universidade Federal de Pernambuco Unix User Network

A257c Affonso, Luiz Carlos. Comunidades de prticas na internet : um estudo de duas comunidades hospedadas em portais pblicos brasileiros Luiz Carlos Affonso. - Rio de Janeiro, 2012. 126 f. : il. ; 30 cm. Dissertao (Mestrado em Cincia da Informao) - Programa de Ps-Graduao em Cincia da Informao, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto Brasileiro de Informao em Cincia e Tecnologia, Rio de Janeiro, 2012. Orientadora: Gilda Olinto. 1. Interao. 2. Aprendizagem. 3. Redes sociais na internet. 4. Comunidades de prtica. 5. Gesto do conhecimento. 6. Anlise de comunidades de prticas. I. Olinto, Gilda (Orient.) II.Universidade Federal do Rio de Janeiro. Faculdade de Administrao e Cincias Contbeis. Instituto Brasileiro de Informao em Cincia e Tecnologia. III. Comunidades de prticas na internet: um estudo de duas comunidades hospedadas em portais pblicos brasileiros

CDU 316.4:004.738.5 (043.3)

Sumrio 1 2 INTRODUO ....................................................................................................................... 13 CONTEXTUALIZAO DO TEMA ............................................................................... 17

2.1 Governo Eletrnico ................................................................................................. 17 2.2 Software Pblico Brasileiro e Gesto do Conhecimento na Administrao Pblica18 2.3 Portais de Software Pblico Brasileiro e de Gesto do Conhecimento na Administrao Pblica ................................................................................................... 19 2.3.1 Portal de Software Pblico (PSP) ............................................................................. 20 2.3.2 Portal de Comunidades Virtuais do Setor Pblico (PCVSP) ................................... 22 3 MARCO TERICO .............................................................................................................. 24

3.1 Comunidades e redes sociais ................................................................................... 26 3.2 Comunidades Virtuais e Redes sociais na Internet ................................................. 28 3.3 Comunidades de prticas na Internet ..................................................................... 31 3.3.1 A importncia do planejamento de uma comunidade de prtica .............................. 36 3.3.2 Como cultivar uma comunidade de prtica .............................................................. 38 3.3.3 Comunidades de prticas e gesto do conhecimento................................................ 40 3.3.4 Um caso de sucesso em comunidades de prticas .................................................... 41 3.4 Recursos de interao e processo de aprendizagem ................................................ 43 3.5 Alternativas para anlise das comunidades de prticas .......................................... 47 4 CAMPO DE ESTUDO .......................................................................................................... 51

4.1 Recursos que o .LRN oferece .................................................................................. 51 4.2 Comunidades a serem pesquisadas ......................................................................... 51 4.2.1 Comunidade Amadeus .............................................................................................. 51 4.2.2 CT-GCIE - Comit Tcnico de Gesto do Conhecimento e Informao Estratgica 53 4.3 Viso dos recursos utilizados pelas comunidades Amadeus e CT-GCIE................. 54

METODOLOGIA ................................................................................................................... 56

5.1 As questes e hipteses que nortearam a elaborao do instrumento de pesquisa .. 56 5.2 Grupos de conceitos que compem o questionrio .................................................. 58 5.3 Planejamento, elaborao e aplicao do questionrio ........................................... 61 5.4 Retorno obtido da pesquisa..................................................................................... 62 6 RESULTADO DA PESQUISA DE CAMPO E ANLISE ........................................... 64

6.1 Caracterizao profissional e sociodemogrfica dos entrevistados (Grupo 8) ........ 64 6.2 Caractersticas gerais da adeso do membro comunidade (Grupo 1) ........... 66

6.3 Engajamento do membro na comunidade (Grupo 2) .............................................. 68 6.4 Compartilhamento de informaes (grupo 3) ......................................................... 71 6.5 Topologia e identificao de grupo nuclear na comunidade (Grupo 4) ................... 74 6.6. Situao da comunidade (Grupo 5) ......................................................................... 77 6.7 Recursos do .LRN utilizados pela comunidade (Grupo 6) ...................................... 79 6.8 Comentrios e sugestes gerais (Grupo 7) .............................................................. 85 7 CONCLUSES ....................................................................................................................... 87

REFERNCIAS............................................................................................................................... 92 APNDICES................................................................................................................................... 101 Apndice A Formulrio de Pesquisa ......................................................................... 101 Apndice B Resultado da Pesquisa Consolidado das duas comunidades ................ 106 Apndice C Resultado da Pesquisa da Comunidade Amadeus .................................. 113 Apndice D Resultado da pesquisa da comunidade CT-GCIE .................................. 119

13

1 INTRODUO
Assim como aconteceu com a Internet a partir de 1995, j consenso que nesse momento as redes sociais on-line fazem parte do cotidiano de um nmero significativo de pessoas que utilizam os computadores pessoais e que esto conectadas ao ciberespao. O fenmeno das redes sociais via Internet relativamente recente, mas com rpida expanso por todo o mundo. O princpio bsico para participao voluntrio e com predisposio em compartilhar, principal caracterstica da Internet verso Web 2.0. De uma maneira geral, as redes sociais so criadas com diferentes objetivos, reunindo em um mesmo espao pessoas interessadas em compartilhar seus temas de interesse. De acordo com Forberg (2003), as redes so criadas em torno de alegria; economia; criatividade; companheirismo; informao; influncia e desenvolvimento. Esta autora subdivide cada

segmento desses, que denomina de aspirao, da seguinte forma: alegria, em organizao para recreao e passatempo; economia, em sobrevivncia, em colaborao entre empresas, desenvolvimento regional, grupamentos, associaes comerciais, intercmbio de ideias e servios e apoio e contatos; criatividade, em cultura e intercmbio de ideias; companheirismo, em grupos que vo desde grupos de costura at colaborao entre pases, sistema de

intercmbio comercial e encontro de amigos; informaes, em ilhas de informao e conhecimento, influncia em grupos de apoio e oposio; e desenvolvimento, em trocas de apoio, melhores prticas e grupos de redes infinitas. Ao associarmos algumas redes sociais via Internet em atividade no Brasil a esses segmentos descritos por Forberg, possvel constatar que muitas delas tratam de objetivos semelhantes ou complementares. Entre as redes sociais na Internet atualmente muito utilizadas no Brasil podemos destacar Facebook, Orkut e Sonico utilizadas por indivduos que visam encontrar amigos e disponibilizar recursos agregados, como, por exemplo, comunicador instantneo, lbuns de fotos e de vdeos e comunidades. Outras redes tambm muito utilizadas no pas tm outro tipo de foco, como o Myspace com foco no contedo musical; o Flick em fotos on-line; o Linkedin em contatos profissionais. J o Messenger um comunicador instantneo; o Skype oferece servios de bate-papo on-line, funes de produtividade e telefone por protocolo de Internet1 gratuito; o YouTube tem por objetivo a postagem de vdeos; o Ning um aplicativo que permite a uma pessoa fsica ou empresa criar a sua prpria rede social. O Twitter uma rede social que faz parte da categoria dos MicroBlogs - mdias sociais especficas que visam trocar mensagens curtas de at 140
1

Internet Protocol (IP).

14

caracteres e que surgiu para substituir o servio de pequenas mensagens2 do celular, mas que incorporou novas funcionalidades, tornando-se uma poderosa rede social. J h algum tempo as organizaes privadas e mais recentemente as pblicas, atentas s tendncias de mercado, tm-se estruturado, criando reas especficas para atuarem junto s principais redes sociais - visando alavancarem seus negcios via rea de marketing. Elas tm criado tambm, com o uso de recursos disponveis nas redes, uma rea para fazer o monitoramento do seu desempenho junto ao pblico cliente/parceiro. O objetivo est associado ao acompanhamento e ao das postagens desses clientes/parceiros nas redes sociais, que podem ser positivas ou negativas. As redes sociais tambm tm sido utilizadas pelas organizaes pblicas, privadas e acadmicas, bem como para outros fins, com o foco no que se convencionou denominar de comunidades de prtica, como, por exemplo, o software livre, mencionado nesta dissertao como um caso de sucesso. So inmeras as comunidades de prticas de software livre existentes em todo mundo que atuam na manuteno e construo desses aplicativos. De acordo com Forberg (2003) , as redes so criadas em torno de determinados segmentos e Wenger (2002), voltado para os potenciais membros das comunidades, aborda o motivo que eles, por razes diferentes, tm para participarem de uma comunidade de prtica: alguns porque a comunidade fornece diretamente o valor, alguns para a conexo pessoal e outros pela oportunidade de melhorar suas habilidades. A partir dessa reflexo, Wenger 3(2002, p.4, traduo nossa) afirma que comunidades de prtica so grupos de pessoas que compartilham uma preocupao, um conjunto de problemas ou uma paixo sobre um tpico e querem aprofundar seus conhecimentos e experincia nesta rea, interagindo em uma base contnua. Diferentemente de outros pases, a administrao pblica brasileira, principalmente a federal, um exemplo para implementao de iniciativas inovadoras na rea de tecnologia da informao (TI) e as comunidades de prticas no fogem regra. Alm do portal de software pblico brasileiro e do portal de comunidades virtuais do setor pblico, onde as comunidades Amadeus e Comit Tcnico de Gesto do Conhecimento e Informao Estratgica (CT-GCIE) objetos de pesquisa desta dissertao esto hospedadas, existem outras comunidades da administrao pblica em plena atividade, como o Portal SISP um sistema institudo com o objetivo de gerir os recursos de informao e informtica da Administrao Pblica Federal
Short Message Service (SMS). Communities of practice are groups of people who share a concern, a set of problems, or a passion about a topic, and who deepen their knowledge and expertise in this area by interacting on an ongoing basis.
3 2

15

Direta, Autrquica e Fundacional cujo objetivo organizar a operao, o controle, a superviso e a coordenao dos recursos de informao e informtica de toda a Administrao Pblica Federal direta, autrquica e fundacional. Esse portal coordenado pelo Ministrio do Planejamento e possui vrias comunidades. As comunidades de prticas Amadeus e CT-GCIE foram definidas como objeto de pesquisa por terem sido criadas com objetivos diferentes, e isso vem ao encontro do que Forberg destaca em seus estudos, assim como aos nossos anseios: ter a oportunidade de investigar o processo de interao e aprendizagem em duas comunidades de prticas na Internet com essas caractersticas e perfis diferenciados. Essa dissertao pretende contribuir para o processo de interao e aprendizagem utilizando as comunidades de prticas no contexto atual, em que existem vrias alternativas a serem utilizadas para este fim. Trata-se de uma realidade diferente daquela que se apresentava no incio da Web 2.0, onde o interessado em desenvolver aprendizado via Internet participava somente de processos de aprendizagem nos ambientes especficos para este fim, denominados de Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) ou Sistema de Gesto de Aprendizagem (SGA).4 O desenvolvimento dessa discusso atravs dessa dissertao relevante, pois a comunidade de prtica fixa em um nico ambiente o compartilhamento de informaes entre humanos, o que leva maximizao do processo de interao e, consequentemente, aprendizagem. Essas iniciativas significam grande reduo de custos, como os de viagens e hospedagens, inerentes a programas de treinamento presencial e em tempo integral, bem como o fator tempo, elemento fundamental na contemporaneidade. A estrutura desse trabalho est organizada de acordo com a sua contextualizao e o objeto de pesquisa. Para isso, apresentamos nesta introduo um panorama atual das redes sociais na Internet, a partir da chegada da Web 2.0, at as comunidades de prticas na Internet, nosso objeto de pesquisa, alm das questes que orientam o nosso estudo. O segundo captulo, Contextualizao do tema, aborda um pequeno histrico do governo eletrnico, do software pblico brasileiro e da gesto do conhecimento na administrao pblica, que deram origem ao portal de software pblico brasileiro e ao portal de comunidades virtuais do setor pblico.

Os AVAs e SGAs tm sua origem no Learning Management Systems - LMS, softwares desenvolvidos a partir de um processo metodolgico e pedaggico, que visam auxiliar a promoo de ensino e aprendizagem virtual ou semipresencial.

16

Em seguida, no captulo 3, Marco terico, foi feita uma reviso de literatura, principalmente sobre comunidades de prticas na Internet. Nele, aborda-se os conceitos de comunidades e redes sociais, comunidades virtuais/ redes sociais na Internet e comunidades de prticas na Internet. Este ltimo subdivide-se nos seguintes temas: A Importncia de planejar uma comunidade de prtica, Como cultivar uma comunidade de prtica, Comunidades de prticas e gesto do conhecimento e Um caso de sucesso em comunidades de prticas. O captulo aborda, ainda, os recursos de interao e processo de aprendizagem e alternativas para anlise das comunidades de prticas. Na abordagem do captulo sobre o campo de estudo so apresentados os recursos que o Learn, Research, Network (.LRN) oferece, assim como as caractersticas e recursos utilizados pelas comunidades a serem pesquisadas:comunidades Amadeus e do Comit Tcnico de Gesto do Conhecimento e Informao Estratgica (CT-GCIE). O captulo de metodologia foi dividido nas questes e hipteses que nortearam a elaborao do instrumento de pesquisa; os grupos que compem o questionrio de pesquisa; o planejamento, elaborao e aplicao da pesquisa e retorno obtido da pesquisa. O sexto captulo apresenta o resultado da pesquisa, focalizando as anlises na comparao entre as comunidades de prtica selecionadas. No stimo captulo so abordadas algumas consideraes finais e necessidades de outros estudos complementares sobre o tema abordado. Algumas das questes bsicas que guiam esta investigao - que discorre sobre as caractersticas e evoluo dos conceitos de rede social e de comunidades de prtica na internet, sobre a experincia do software pblico a partir de um levantamento emprico sobre duas comunidades de prtica online do setor pblico - so: As comunidades de prtica do setor pblico estudadas esto de fato atuando de acordo com as premissas que os autores pesquisados consideraram fundamentais? A adeso s comunidades, as motivaes e o engajamento dos membros sugerem a presena de um perfil de comunidade que se adqua ao das comunidades de prtica tal como imaginado pelos analistas? As comunidades esto de fato contribuindo para troca de conhecimento, desenvolvimento de competncias e crescimento profissional atravs dos diversos recursos que dispem para esta finalidade? Est havendo uma construo coletiva de conhecimento atravs da interao entre os seus membros?

17

2 CONTEXTUALIZAO DO TEMA
Antes de abordar os temas Portal de Software Pblico (PSP) e Portal de Comunidades Virtuais do Setor Pblico (PCVSP), ambientes onde esto hospedadas as comunidades selecionadas para esta pesquisa, entendemos ser oportuno apresentar uma viso do processo histrico da construo desses Portais, que se iniciou a partir do Governo eletrnico.

2.1

Governo Eletrnico
Seguindo a linha dos pases que adotam essa tendncia, o programa do Governo

eletrnico brasileiro tem por princpio democratizar o acesso informao sobre os seus servios atravs das tecnologias de informao e comunicao (TICs). No Brasil, a poltica de Governo Eletrnico segue um conjunto de diretrizes que atuam em trs frentes fundamentais: junto ao cidado; na melhoria da sua prpria gesto interna; e na integrao com parceiros e fornecedores (GOVERNO ELETRNICO BRASILEIRO, 2011). O programa do governo eletrnico brasileiro tem como principal marco inicial o Comit Executivo do Governo Eletrnico (CEGE), criado por meio de decreto em 18 de outubro de 2000 e presidido pelo Chefe da Casa Civil da Presidncia da Repblica. No mbito do CEGE foram criados, atravs de decreto de 26 de outubro de 2003, oito Comits Tcnicos com a finalidade de coordenar e articular o planejamento e a implementao de projetos e aes nas respectivas reas de competncia: Gesto do Conhecimento e Informao Estratgica; Implementao do software livre; Incluso digital; Integrao de sistemas; Sistemas legados e licenas de software; Gesto de stios e servios on-line; Infraestrutura de rede e Governo para governo. (GOVERNO ELETRNICO BRASILEIRO, 2011). Em reunio do CEGE, em maio de 2004, foi decidido que sete princpios deveriam ser adotados como referncia geral para estruturar as estratgias de interveno, adotadas como orientaes para todas as aes de governo eletrnico, gesto do conhecimento e gesto em tecnologia da informao (TI) no governo federal: 1) Promoo da cidadania como prioridade; 2) Indissociabilidade entre incluso digital e o governo eletrnico; 3) Utilizao do software livre como recurso estratgico; 4) Gesto do conhecimento como instrumento estratgico de articulao e gesto das polticas pblicas; 5) Racionalizao dos recursos; adoo de polticas; 6) Normas e padres comuns; e 7) Integrao com outros nveis de governo e com os demais poderes.

18

2.2

Software Pblico Brasileiro e Gesto do Conhecimento na


Os primeiros registros de discusso sobre software pblico no Brasil aconteceram na

Administrao Pblica
dcada de 90, mais especificamente em 1995, atravs das empresas estaduais de informtica, capitaneadas pela Associao das Entidades Estaduais de Tecnologia da Informao e Comunicao (ALVES et al, 2008, p.347). Na ocasio, o principal objetivo era o

compartilhamento de solues entre as instituies pblicas e, em especfico, instituies de informtica pblica. Em meados de 2004, esse processo se consolidou, atravs do projeto LABCluster desenvolvido pelo Ministrio do Planejamento, Oramento e Gesto (MPOG). A poltica adotada para o software pblico brasileiro foi a de seguir a mesma desenvolvida pelo software livre, que a de compartilhamento dos softwares desenvolvidos, com o compromisso pblico de disponibilizar os manuais do usurio e de instalao, bem como a criao de listas de discusso e fruns, visando assessorar os interessados na definio dos modelos de gesto e outros tipos de suportes. Os objetivos sociais do software livre so: ser socialmente justo e integrar desenvolvedores, usurios e prestadores de servios. O objetivo tecnolgico ser tecnologicamente sustentvel. Alm dos objetivos acima, o software pblico tem, como diferencial, os objetivos econmicos que so: ser economicamente vivel e estimular empresas nacionais no desenvolvimento e prestao de servios associados ao software livre. J sobre Gesto do Conhecimento na Administrao Pblica, o CEGE entendia que gesto do conhecimento era um dos segmentos mais importantes, considerando os oito comits tcnicos criados nesse sentido, e registrou em Relatrio Consolidado das Oficinas de Planejamento Estratgico CEGE, o seguinte:

A gesto do conhecimento compreendida, no mbito das polticas de governo eletrnico, como um conjunto de processos sistematizados, articulados e intencionais, capazes de incrementar a habilidade dos gestores pblicos em criar, coletar, organizar, transferir e compartilhar informaes e conhecimentos estratgicos que podem servir para a tomada de decises, para a gesto de polticas pblicas e para incluso do cidado como produtor de conhecimento coletivo.(CEGE, p.17).

As atividades do Comit Tcnico de Gesto do Conhecimento e da Informao Estratgica (CT-GCIE) iniciaram-se atravs de um grupo de servidores de diversas organizaes pblicas federais, interessados em discutir e aprender sobre o tema Gesto do Conhecimento, no incio da dcada passada. Esses encontros presenciais iniciais produziram o

19

Diagnstico da Gesto do Conhecimento nas Organizaes Pblicas e apontou para a necessidade da criao de uma comunidade virtual para disponibilizar para as organizaes pblicas brasileiras visando estabelecer a troca de experincia entre seus participantes. Esse ambiente virtual foi denominado de Comunidade de Aprendizagem Trabalho Inovao e Rede (CATIR).

2.3

Portais de Software Pblico Brasileiro e de Gesto do Conhecimento


Os portais para Software Pblico Brasileiro e Gesto do Conhecimento na

na Administrao Pblica
Administrao Pblica foram desenvolvidos a partir da soluo colaborativa Learning

Resourse Network (.LRN) conjunto avanado de ferramentas para construir aplicaes para a Internet escalveis e orientadas para comunidades de prticas. Ao comparar a .LRN com outras solues pode-se afirmar que uma das mais completas para gesto do conhecimento, e-learning e desenvolvimento colaborativo. O .LRN foi construdo utilizando a estrutura do ArsDigita Community System (OpenACS)5,originalmente desenvolvido no prestigioso Massachusetts Institute of Technology (MIT). Essa soluo, sem fins lucrativos, utilizada mundialmente por mais de meio milho de usurios de ensino superior na rea de governo6 (.LRN, 2011, traduo nossa). Alm de desenvolvida e utilizada pelo MIT, a soluo colaborativa .LRN reconhecida por sua utilizao na Universidade de Valncia, na Espanha, na Universidade de Vienna dos EUA e outras. No Brasil, alm dos PSP e PCVSP, utilizada pela Embrapa, atravs do Projeto CATIR, no Ministrio da Educao, no Sistema de Administrao de Recursos de Informao e Informtica (SISP), dentre outros.
O OpenACS um repositrio de software livre e de cdigo aberto que utiliza a tecnologia para o desenvolvimento de aplicaes Web. Ele agrega grande nmero de solues em uma mesma plataforma e, dentre elas, a .LRN. O foco do Open ACS armazenar e gerenciar a informao produzida pelos usurios, principalmente para comunidades virtuais, rea de aplicao que mais utiliza esse software. Esse processo teve incio em 1998, quando foi criado o ncleo chamado de ArsDigita Community System (ACS), que se tornou a espinha dorsal para todos os projetos que viessem a ser desenvolvidos ao redor do mundo. Para suporte comercial e no comercial, o ArsDigita Community System - OpenACS conta com dezenas de empresas dedicadas, alm de muitos consultores independentes. O seu desenvolvimento e manuteno conta com o apoio de um ambiente colaborativo, j que todos os projetos envolvidos tm cultura de atuao em comunidades de prticas. Os fruns do OpenACS so muito movimentados com discusses sobre melhorias no aplicativo; solues para correes de inconsistncia e erros do aplicativo; bem como assistncia aos iniciantes. Alm disso, ele um software muito bem documentado, fato no muito comum nessa rea. OpenACS espera trazer esta enorme contribuio ao mundo dos sistemas: totalmente de cdigo aberto, disponvel a qualquer pessoa interessada na construo de sua prpria comunidade online (OPEN ACS, 2011). 6 The. LRN is built using the structure of OpenACS and originally developed at MIT-Massachusetts Institute of Technology. This solution, non-profit, is used worldwide for more than half a million users of higher education in the area of government.
5

20

Esses portais foram denominados de Portal de Software Pblico (PSP), no caso do Software Pblico, e Portal de Comunidades Virtuais do Setor Pblico (PCVSP), no caso de Gesto do Conhecimento na Administrao Pblica.

2.3.1 Portal de Software Pblico (PSP) A Secretaria de Logstica e Tecnologia da Informao do Ministrio do Planejamento a responsvel pela coordenao das atividades do projeto do PSP, que hoje internacional e considerado uma iniciativa pioneira no mundo. A secretaria mantm no Portal os processos de definio de metodologias, certificaes, qualificaes e documentos de referncias, inerentes aos softwares desenvolvidos, atravs de comunidades criadas especificamente para esse fim. Disponibilizado em abril de 2007, o PSP Brasileiro alavancou o desenvolvimento da poltica de software livre no Brasil. Essa iniciativa apresenta um novo modelo de licenciamento, de gesto e de regras de disponibilizao das solues desenvolvidas pela Administrao Pblica e a rede de parceiros da sociedade (PORTAL DE SOFTWARE PBLICO, 2011). As solues so desenvolvidas pelos rgos pblicos do executivo, legislativo e judicirio, bem como por universidades e empresas - que as disponibilizam em ambiente especfico no PSP visando o seu compartilhamento com todos esses rgos e a sociedade como um todo. Essas solues7 podem ser baixadas gratuitamente e a nica recomendao que as melhorias sejam incorporadas aos softwares e compartilhadas com todos. Essa iniciativa tem garantido, inclusive, a gerao de oportunidades de emprego e renda em vrias regies do pas, atravs de empresas que do suporte aos vrios softwares pblicos, hoje disponveis no portal. Segundo Santos (2011, p.47), em dados extrados no dia 02 de fevereiro de 2011, o portal de software pblico possua a seguinte configurao: 50 comunidades de software; 4 grupos de interesse 8ativos: 4CMBr 9(Municpios), 4CTecBr10 (Tecnologia), 5CQualiBr (Qualidade de Software) e 4CMulti
12 11

(Multimdias); 96.678 usurios vlidos; 33.032

mensagens de frum; 15.536 pginas Wiki; 682 Prestadores de Servio cadastrados no Mercado Pblico Virtual.
So softwares desenvolvidos pelas organizaes pblicas que fazem parte do Portal de Software Pblico e so disponibilizados para demais organizaes. 8 So grupos temticos com o objetivo de fomentar o uso, compartilhamento, desenvolvimento e melhorias de solues, troca de informaes, ambientes de demonstrao de eventos (SOUZA, 2011). 9 4CMBr: Colaborao, comunidade, conhecimento e compartilhamento para os municpios brasileiros. 10 4CTecBR: Colaborao, comunidade, conhecimento e compartilhamento em tecnologia brasileira. 11 5CQualiBr: Confiana para colaborao, comunidade, conhecimento e compartilhamento brasileiro. 12 4CMulti: Colaborao, comunidade, conhecimento e compartilhamento em multimdias.
7

21

Em outubro de 2011, o Portal de Software Pblico tinha 120.000 (cento e vinte mil) usurios vlidos, distribudos entre desenvolvedores; gestores pblicos; usurios e prestadores de servios. Tinha tambm disponveis 52 solues voltadas para diversos setores, como, por exemplo, educao, gesto em Tecnologia de Informao e Comunicao (TIC), gesto pblica, contedo (SOUZA, 2011). No Quadro 1, apresentamos uma viso dos segmentos da sociedade que desenvolveram essas solues:

Quadro 1 Solues desenvolvidas e disponveis no Portal do Software por segmento da sociedade


Segmentos Empresas privadas Executivo Federal Executivo Estadual Bancos Empresas Pblicas Pessoa Fsica Universidades Privadas ONGs Foras Armadas Universidades Pblicas Legislativo Federal Fonte: Adaptado de SOUZA (2011, slide 8). Nmero de solues 18 10 4 5 5 2 2 2 2 1 1

Os servios disponveis so acessados at por outros pases, como frica do Sul, Angola, Argentina, Chile, Costa Rica, Cuba, Espanha, Gana, ndia, Mxico, Portugal, Paraguai, Uruguai e Venezuela. Em 2010, os gestores do Portal conseguiram o apoio e o reconhecimento do Programa das Naes Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) com o propsito de difundir o modelo brasileiro para os pases da Amrica Latina e Caribe. A comunidade selecionada deste portal para fins desta pesquisa foi a Amadeus, sendo que informaes mais detalhadas sobre ela sero apresentadas no Captulo 6 Campo de Estudo.

22

2.3.2 Portal de Comunidades Virtuais do Setor Pblico (PCVSP) Em levantamento realizado em maio de 2011 junto base de dados do PCVSP identificamos mais de 5.000 (cinco mil) membros distribudos em diferentes tipos de comunidades de prticas. Na ocasio, procuramos quantificar as comunidades por tipo, independentemente do nmero de participantes em cada uma delas. Assim, uma tentativa inicial de classificao destas comunidades foi feita. O Quadro 2 apresenta o resultado desse levantamento e da classificao por tipo de comunidade:

Quadro 2 Tipos de comunidades no Portal de Comunidades Virtuais do Setor Pblico (PCVSP) TIPOS DE COMUNIDADES Aprendizagem Melhores Prticas Construo Coletiva Integrao de Aes e Projetos Avaliao e Desempenho Compartilhamento Implantao de Projetos Levantamento de Dados e Anlise Prospeco Tecnolgica SUB-TOTAL Comunidade sem descrio TOTAL
Fonte: Levantamento feito pelo autor nos sites das comunidades

QUANTIDADE 10 08 24 04 01 20 03 01 01 72 86 158

Os dados mostram que o PCVSP conta com um nmero substancial de comunidades e sugere que o compartilhamento e a construo coletiva de projetos so os tipos de motivao que aparecem com mais frequncia. A interao e a aprendizagem so a motivao frequente na formao de comunidades na base CATIR. Por se tratar de uma comunidade global, o PCVSP, denominada de CATIR,

conceituada como grupos de indivduos motivados por algum interesse ou propsito comum que se relacionam de forma colaborativa, continuada e em rede, presencialmente e/ou virtualmente, independentemente da localizao fsica, visando compartilhar conhecimentos, aprender e gerar inovaes no trabalho (CATIR, 2011).

23

A comunidade deste portal selecionada para fins desta pesquisa foi a do Comit Tcnico de Gesto do Conhecimento e Informao Estratgica (CT-GCIE) que, de certa forma, se enquadra em alguns dos tipos de comunidades mencionadas no Quadro 2, como, por exemplo, melhores prticas, construo coletiva e compartilhamento. Informaes detalhadas sobre esta comunidade, assim como sobre a comunidade Amadeus, sero apresentadas no Captulo 06 Campo de Estudo.

24

MARCO TERICO
Este captulo tem por objetivo apresentar, inicialmente, os conceitos e a evoluo de

estudos que contriburam para o surgimento das comunidades de prticas. A seguir, sero apresentados os princpios e os estudos sobre comunidades de prticas; os recursos de interao e processo de aprendizagem e, por ltimo, alternativas para anlise e avaliao das comunidades de prticas. O compartilhamento da informao sempre existiu, mesmo quando a comunicao entre humanos era por sinais. Entretanto, ele passa a acontecer mais intensamente quando da criao dos computadores pessoais, na dcada de 1970. Segundo Laurindo e Carvalho:
O conceito de computador pessoal (PC) firmou-se como ferramenta de uso profissional a partir da 2. metade da dcada de 1970, com o microcomputador da Apple e a planilha eletrnica (na poca o Visicalc). Contudo, o grande salto em sua disseminao ocorreu no incio dos anos 80, quando a IBM lanou sucessivamente o IBM PC.(LAURINDO; CARVALHO, 2003, p.364).

A Internet, iniciada na dcada de 1990, se popularizou a partir de 1995 (RNP, 2008), estabelecendo um novo formato de comunicao que nos leva a uma nova forma coletiva de pensar e agir no ciberespao. Para Levy (1994, p.28), a inteligncia coletiva uma inteligncia distribuda por toda parte, incessantemente valorizada, coordenada em tempo real, que resulta em uma mobilizao efetiva das competncias. Para caracterizarmos a comunicao no ciberespao importante considerar a intervenincia de vrios fatores, como a possibilidade da interatividade de um tipo especfico - interao de um para um e/ou de muitos para muitos -, produo colaborativa; recursos de multimdia; hipertextos e convergncia digital. Com isso, o surgimento do ciberespao, portanto, marca o incio de outra fase histrica do espao-distncia-tempo, os sistemas sociais cada vez mais possuem uma escala global. (FUCHS13, 2001, p.10, traduo nossa). As caractersticas desse novo espao exigem daqueles que dele querem fazer parte um perfil especfico e, nesse sentido, Cavalcanti e Nepomuceno estabelecem as setes regras da inteligncia coletiva:

13

The emergence of cyberspace, therefore, marks the beginning of another historical phase-distance space-time, social systems have an increasingly global.

25

Ela no ser adotada por todos; ela conquistar com mais facilidade os inovadores; quanto mais dinmica, mais vital ser; quanto mais necessidade de conhecimento, mais rede; quanto mais multidirecional (menos hierarquizado) j o ambiente, mais fcil ser; indivduos proativos vo se sentir mais vontade; quanto mais tecnolgico o ambiente, mais fcil.(CAVALCANTI; NEPOMUCENO, 2007, p.41).

A partir de outubro de 2004 teve incio chamada Web 2.0. Esse conceito comeou com uma conferncia de brainstorming entre a OReilly e a MediaLive International14 (OREILLY, 2005, p.2, traduo nossa) em So Francisco - Estados Unidos. A Web 2.0 possibilitou a implementao de novos tipos de ambientes interativos, como, por exemplo, Wikis, que so a coleo de documentos em formato de hipertexto; redes sociais e softwares colaborativos, inclusive concebidos para a criao de comunidades de prticas e educao a distncia on-line. Ao pensar a Web como plataforma, pode-se visualizar a Web 2.0 como um conjunto de princpios e prticas que interligam um verdadeiro sistema solar de sites que demonstram alguns ou todos esses princpios e que esto a distncias variadas do centro15(OREILLY, 2005, p.2, traduo nossa). Cavalcanti e Nepomuceno (2007, p.31) resumem as fases da Web no Quadro 3:

Quadro 3: As fases da Web


Etapas Web 1.0 Fases Formao 1960-1995 Web 1.0 Povoamento 1995-2005 Web 2.0 Da entrada da Internet comercial chegada da Web 2.0 (repetio do modelo um para muitos) Caractersticas Do mbito acadmico entrada da Internet comercial

Incio dos projetos de Da chegada da Web 2.0 (projetos assumidamente Inteligncia Coletiva voltados para o muitos para muitos) da forma efetiva (2005)

Fonte: Cavalcanti e Nepomuceno (2007, p.31)

A Internet na sua verso Web 2.0 e os recursos de interao que ela oferece, bem como o ciberespao, foram fundamentais para a criao das redes sociais nesse ambiente, bem como as comunidades de prticas, encurtando as distncias e as divises do que local,

Began with a conference brainstorming session between O'Reilly and MediaLive International. You can visualize Web 2.0 as a set of principles and practices that tie together a veritable solar system of sites that demonstrate some or all of those principles, at a varying distance from that core.
15

14

26

regional e internacional, eliminando, assim, limites de participao que quebram barreiras sociais, polticas, econmicas e culturais. Como o foco da pesquisa desta dissertao so interaes e aprendizagem nas comunidades de prticas na Internet, a seguir, so apresentadas descries sobre comunidades e redes sociais; comunidades virtuais e redes sociais na Internet; comunidades de prticas na Internet; recursos de interao e processo de aprendizagem e alternativas para anlise e avaliao das comunidades de prticas.

3.1

Comunidades e redes sociais


Esse item tem por objetivo apresentar alguns conceitos sobre comunidades e redes

sociais que esto relacionados, mas que, com o tempo, sofreram mutaes. A definio do que uma comunidade tradicional de base local corresponde s abordagens clssicas que a definem a partir de algumas caractersticas que se referem sua base local, como, por exemplo, um territrio; um aglomerado de pessoas; um grupo de instituies em uma mesma rea geogrfica. Abordagens contemporneas como a de Wellman16 (2002, p.3, traduo nossa) definem comunidade como redes de laos interpessoais que proporcionam sociabilidade, apoio, informao, um sentimento de pertencimento e identidade social, um conceito de comunidade que se forma basicamente a partir de relacionamentos que podem transcender localidade. Castells (2008, p.515), por exemplo, ressalta que lugares no so necessariamente comunidades, embora possam contribuir para sua formao. A quebra de laos familiares, a desintegrao de pequenas vilas, o crescimento dos bairros e das cidades e as condies de mobilidade fsica e social da humanidade contriburam para a descaracterizao de comunidades tradicionais e para a formao de comunidades sem referncia territorial, que nada mais so do que as redes sociais. Segundo Wellman17 (2002, p.2, traduo nossa), a proliferao de transporte barato e eficiente e redes de comunicao no mundo desenvolvido aumentou a velocidade de transaes e promoveu densidade interacional. Castells (2008, p.444) concebe comunidades locais como uma das muitas opes possveis para a criao e a manuteno de redes sociais (...). Nesta concepo, portanto, a manuteno de contato frequente em rede, visando ao compartilhamento de

Community as networks of interpersonal ties that provide sociability, support, information, a sense of belonging, and social identity. 17 The proliferation of cheap and efficient transportation and communication networks in the developed world has increased the velocity of transactions and fostered interactional densidy.

16

27

interesses comuns, o que caracteriza uma comunidade. Comunidades so redes sociais que podem ou no ter uma base local. O estudo das redes sociais antigo e foi inicialmente utilizado para o estudo das relaes sociais por parte de antroplogos e socilogos, inclusive para a compreenso de como elas so acionadas pelos indivduos para a obteno de recursos, inclusive a obteno de empregos. Segundo Marteleto e outros (2004, p.41), as redes so sistemas compostos por ns e conexes entre eles que, nas cincias sociais, so representados por sujeitos sociais (indivduos, grupos, organizaes etc.) conectados por algum tipo de relao. Castells

(2008, p.565) complementa que redes constituem a nova morfologia social de nossas sociedades e a difuso da lgica de redes modifica de forma substancial a operao e os resultados dos processos produtivos e de experincia, poder e cultura. Essas redes estabelecem uma configurao bsica nas relaes entre pessoas ao longo da vida e o exemplo tpico so as relaes familiares. Um outro tipo de rede so aquelas formadas para defenderem interesses comuns. Essas relaes so caracterizadas pelos laos sociais existentes entre os atores que geram capital social. Assim, entendemos que o capital social definido como recursos incorporados s redes sociais do indivduo, como recursos que podem ser acessados ou mobilizados atravs de laos nas redes (LIN18, 2005, p.4, traduo nossa). J Recuero (2009, p.46) refere-se ao capital social como conexo entre indivduos redes sociais e normas de reciprocidade e confiana que emergem dela. Com base nos autores acima mencionados podemos compreender que a produo de bens coletivos em redes de cooperao fornece a capacidade de uma sociedade de estabelecer laos de confiana interpessoal que trazem vantagens para indivduos e grupos. Haythornthwaite 19(2010, p.9, traduo nossa) afirma que [...] o que diferencia um lao forte a associao estreita entre as pessoas que mantm esse lao. J Granovetter (1983, p.229) busca uma interessante definio tcnica de laos fortes e fracos, considerando laos fortes aqueles cuja probabilidade de estabelecimento de pontes maior e laos fracos aqueles cuja probabilidade de estabelecimento de pontes seria menor. O nmero e intensidade desses laos ou conexes entre os atores podem ser dimensionados, o que permite identificar a estrutura da rede. Esses atores (ou ns), como

Social capital is defined as resources embedded in ones social networks, resources that can be accessed or mobilized through ties in the networks. 19 [] what differentiates a strong tie is the close association between the people who maintain that tie.

18

28

indivduos, empresas, equipes e outros tipos de atores, como polticos, podem compartilhar informaes com objetivos diferentes. Os recursos de anlise de redes sociais permitem a identificao de indivduos que exercem papis especficos e eventualmente fundamentais para a continuidade das redes, incluindo as posies de liderana, de ponte entre atores, assim como as posies marginais que facilitam a conexo entre diferentes redes. A estrutura geral dessas redes pode ser centralizada, descentralizada e distribuda. Na rede centralizada a maior parte das conexes interage com um nico n, e a rede descentralizada possui vrios centros que interagem com vrios pontos. A rede distribuda aquela em que seus ns tm quantidade de conexes similares. Outras caractersticas podem ser identificadas a respeito da estrutura de uma rede e dos sub-grupos nela contidos a partir da anlise do fluxo de informao, como a sua densidade e alcanabilidade (reachability), as cliques, etc. (HAYTHORNTHWAITE, 2010). Os limites de uma rede so estabelecidos por critrios especficos e de acordo com os objetivos do estudo, conforme salientam Marteleto e Tomael (2005, p.89). Uma organizao formal, um departamento, um clube ou um grupo de parentes podem ser definidos como uma rede, conforme as caractersticas do estudo. Por ltimo, na rede ou comunidade sem escala the rich get richer os ricos ficam mais ricos, ou seja, quanto mais conexes um indivduo (um n) possui maiores so as chances dele ter novas conexes (RECUERO, 2009, p.67). Ainda segundo autora, essas topologias so interessantes para o estudo de vrios elementos das redes sociais, tais como os processos de difuso de informaes (Ibidem, 2009, p.54). A investigao visando o dimensionamento do fluxo e dos recursos de informao que fluem em uma rede um dos aspectos destacados nas anlises. Marteleto e Tomael (2005, p.88) abordam essa questo de como relaes que se referem aos recursos de informao que so trocados na rede e as ligaes. Tambm chamada de lao ou vnculo, conecta um par de atores por uma ou mais relaes. Concluindo, pode-se afirmar que comunidades e redes sociais so conceitos paralelos, fazem parte do dia a dia dos indivduos, estabelecendo conexes, laos sociais e formando o seu capital social.

3.2

Comunidades Virtuais e Redes sociais na Internet


Esse item tem por objetivo apresentar alguns conceitos sobre comunidades virtuais e

redes sociais na Internet que, atravs dos recursos que a Internet oferece, consolidam as comunidades ou redes sociais sem base local.

29

Um dos primeiros autores a utilizar a expresso comunidades virtuais foi Howard Rheingold, em 1996. Assim sendo, importante ressaltar a sua afirmao de que atravs do advento da Comunicao Mediada por Computador e sua influncia na sociedade e na vida cotidiana as pessoas estariam buscando novas formas de conectar-se, estabelecer relaes e formar comunidades (RHEINGOLD, 1996, p.17). Complementa ainda este autor que a tecnologia que torna possvel a existncia de comunidades virtuais pode aumentar consideravelmente o ascendente do cidado comum a um custo relativamente baixo: ascendente intelectual, social, comercial e sobretudo ascendente poltico. Esse processo aconteceu quando surgiram as primeiras redes de computadores no mundo - a Unix User Network (Usenet)
20

e o Bulletion Board System (BBS)21. Esses so

alguns exemplos mostrando que, desde os seus primrdios, a comunicao por computador propicia a formao de redes virtuais. Castells (2003, p. 46) corrobora com esta ideia afirmando que os primeiros usurios de redes de computadores criaram comunidades virtuais e essas comunidades foram fontes de valores que moldaram comportamento e organizao social. A chegada da Internet e a comunicao mediada pelo computador, realmente, veio a acelerar o processo de transio entre as chamadas comunidades de base local para as comunidades sem referncia territorial, que so as redes sociais virtuais. De qualquer forma, conforme mencionamos no item 3.1, esse processo j estava em curso, com os avanos tecnolgicos e as mudanas sociais da modernidade. A Internet, entretanto, propicia novos padres de comportamento. Castells explica que:
O termo comunidade virtual foi associado ao surgimento de novos padres de interao social ocasionados, principalmente, pela Internet. Entretanto, ao mesmo tempo, ressalta, tambm, o equvoco ocasionado pelo termo: misturou diferentes relaes sociais e estimulou a discusso nostlgica que se inspirava no antigo conceito de comunidade e os defensores da comunidade de escolha proporcionada pela Rede.(CASTELLS, 2003, p.98).

Com a expanso da Internet, as comunidades virtuais tambm cresceram. Na viso de Castells (2003, p. 48), medida que as comunidades virtuais se expandiram em tamanho e alcance suas conexes originais com a contracultura enfraqueceram. Nesse sentido, ressaltamos que, de acordo com autor, o que aconteceu com as comunidades virtuais em

Usenet uma das mais antigas redes de comunicao por computador ainda em uso generalizado e foi desenvolvida h mais de uma dcada antes da World Wide Web ter sido desenvolvida e o acesso pblico Internet ter sido disponibilizado. 21 BBS um sistema informatizado que permite a ligao (conexo) via telefone a um sistema atravs do seu computador e interagir com ele, tal como hoje se faz com a Internet.

20

30

relao a tamanho e alcance vem a ser o mesmo que acontece hoje com as comunidades de prticas, quando mudam de tamanho e perdem suas caractersticas originais. Redes Sociais na Internet ganharam novas dimenses, com a multiplicidade de interaes apoiadas pela tecnologia, possibilitando, inclusive, o surgimento de novos atores, conforme sinalizam Recuero (2009) e Haythorntwaite (2010). Um exemplo de novo ator em Redes Sociais na Internet seria o blogueiro, identificado pelos demais indivduos atravs do link para o seu blog; uma escola pode ser um ator na rede de instituies de ensino e uma empresa pode ser um ator em uma rede de indstrias. Em relao topologia das redes, a tecnologia tambm veio a facilitar o seu dimensionamento a partir de recursos estatsticos e software de anlise de redes como o Ucinet (2011). o caso de tipos de abordagens rede, como da Rede centrada no Ego ou Rede Pessoal, que Recuero (2009, p.70) define como aquela que parte de um n determinado e, a partir das conexes deste (....) a rede traada. Em perspectiva similar possvel identificar subgrupos nas redes, ou clusters, assim como diversas outras caractersticas da rede com o recurso dos softwares desenvolvidos com essa finalidade. As estruturas organizacionais sofrem mutaes permanentemente, devido a mudanas que ocorrem em vrios fatores, como, por exemplo, alteraes nas rotinas de trabalho; entrada de novos produtos e/ou descontinuidade de produtos ultrapassados; entrada e/ou sada de novos atores. Uma rede social tambm passa por todas essas mudanas, seja ela o resultado de interaes fsicas entre as pessoas, seja ela uma representao das interaes virtuais. Os avanos tecnolgicos que propiciaram o desenvolvimento das redes virtuais contriburam tambm para mudanas do comportamento nas organizaes, facilitando a colaborao e minimizando a rigidez inerente estrutura hierrquica que as caracteriza. Isso facilita o processo de adaptao s constantes mutaes caractersticas da contemporaneidade. A respeito de benefcios da atuao em rede Marteleto (2001, p, 72) afirma que nas redes sociais h valorizao dos elos informais e das relaes, em detrimento das estruturas hierrquicas. Ela ainda afirma que hoje o trabalho informal em rede uma forma de organizao humana presente em nossa vida cotidiana e nos mais diferentes nveis de estrutura das instituies modernas (MARTELETO, 2001, p.72). Conforme mencionado na introduo, as redes so formadas com diversos objetivos e esto estruturadas de acordo com as suas finalidades. Nas redes formadas nas organizaes, de uma maneira geral, a tendncia de que a informao circule de modo descentralizado.

31

Lundvall

22

(2006, p.10, traduo nossa) complementa que a crescente emergncia de redes

baseadas em conhecimento nas empresas, entre grupos de pesquisa e entre experts, pode ser considerado como uma expresso de crescente importncia do conhecimento, o qual tende a utilizar mais cdigos locais do que universais. De uma maneira geral, as redes sociais normalmente se organizam em torno de objetivos a serem alcanados, visando uma determinada aplicao. Cross e Parker (2004) mencionam alguns deles, como apoio a parcerias, avaliao de estratgias, aprimoramento de tomadas de deciso e promoo da integrao em processos de mudana. Conclumos este item afirmando que as comunidades virtuais foram as precursoras de um movimento hoje disseminado, caracterstico da sociedade do conhecimento e centrado na valorizao do compartilhamento das informaes. Castells (2003, p. 48) destaca, alm disso, a contribuio das redes para a liberdade de expresso ao afirmar que a prtica das comunidades virtuais sintetiza a prtica da livre expresso global, numa era dominada por conglomerados de mdia e burocracias governamentais censoras.

3.3

Comunidades de prticas na Internet


Esse item tem por objetivo apresentar alguns conceitos sobre comunidades de prticas

na Internet, assim como abordar os seguintes aspectos: o quanto importante planejar uma comunidade de prtica; como cultivar uma comunidade de prtica para que ela se mantenha ativa; o quanto as comunidades de prticas so importantes para gesto de conhecimento e, por fim, apresentar um caso de sucesso utilizando comunidades de prticas. O termo comunidades de prticas vem da teoria de aprendizagem e foi criado por Etienne Wenger em conjunto com Jean Lave em 1991, ao conceberem-no como um modelo de aprendizagem, apesar de alguns cientistas sociais utilizarem outras verses sobre a sua origem. Elas recebem vrias denominaes, como por exemplo, comunidades virtuais conforme j abordado no item anterior deste captulo, redes de aprendizagem, redes de colaborao e grupos/redes temticas. Elas normalmente se organizam em torno de objetivos a serem alcanados. Antes de abordar o tema das Comunidades de Prticas, considera-se importante descrever sobre Prticas, tendo em vista a importncia deste conceito no contexto das comunidades de prticas.
22

The increasing emergence of knowledge-based networks of firms, research groups and experts may be regarded as an expression of the growing importance of knowledge that is codified in local rather than universal codes.

32

Wenger

23

, corroborando as ideias da pesquisadora Jean Lave, destaca o aspecto

social do conceito de prtica:

O conceito de prtica refere-se a um fazer [] mas um fazer num contexto histrico e social que d estrutura e significado ao que se faz. Neste sentido, prtica sempre prtica social []. O conceito de prtica enfatiza o carter social e negociado tanto do conhecimento explcito quando do conhecimento tcito nas nossas vidas. (WENGER, 1998, p.47, traduo nossa).

Nonaka e Takeuchi abordam o tema da prtica, a partir de um exemplo que aconteceu em Osaka, no Japo, em determinada regio que se produzia o melhor po. Essa uma habilidade manual e, para que fosse mecanizada, o padeiro-chefe do Osaka Internacional Hotel socializou o seu conhecimento tcito propiciando observao, imitao e prtica. Como a socializao um processo de compartilhamento, Nonaka e Takeuchi (1997, p.69) afirmam que em situaes como essa os aprendizes trabalham com seus mestres e aprendem sua arte no atravs da linguagem, mas, sim, atravs da observao e prtica. Ao associar prtica a uma comunidade Wenger24 (1998, p.152, traduo nossa) argumenta que a prtica define uma comunidade atravs de trs dimenses: engajamento mtuo, uma empresa mista e um repertrio partilhado. Para um melhor entendimento sobre comunidades de prticas importante conhecer o que o pesquisador Andre Lemos descreve sobre as comunidades existentes no ciberespao e que, com isso, ser possvel constatar que a agregao eletrnica pode ou no assumir uma dimenso comunitria:

Grosso modo podemos dizer que no ciberespao existem formas de agregao eletrnica de dois tipos: comunitrias e no comunitrias. As primeiras so aquelas onde existe, por parte de seus membros, o sentimento expresso de uma afinidade subjetiva delimitada por um territrio simblico, cujo compartilhamento de emoes e troca de experincias pessoais so fundamentais para a coeso do grupo. O segundo tipo refere-se a agregaes eletrnicas onde os participantes no se sentem envolvidos, sendo apenas um locus de encontro e de compartilhamento de informaes e experincias de carter totalmente efmero e desterritorializado.(LEMOS, 2002).

The concept of practice refers to do [...] but do in a historical and social context that gives structure and meaning to what you do. In this sense, practice is always social practice. [...]. The concept of practice emphasizes the social and negotiated both the explicit and the tacit knowledge or ours lives. 24 Practice defines a community through three dimensions: mutual engagement, a joint enterprise and a shared repertoire.

23

33

Segundo Wenger25, todo e qualquer grupo do qual fazemos parte so comunidades de prticas.

Todos ns pertencemos comunidade de prtica. Em casa, no trabalho, na escola, nos nossos hobbies ns pertencemos a vrias comunidades de prtica em um determinado momento. E as comunidades de prtica a que ns pertencemos mudam ao longo de nossas vidas. De fato, as comunidades de prtica esto em toda parte.(WENGER, 1998, p. 16, traduo nossa).

A partir dessa reflexo podemos definir comunidades de prticas atravs de Wenger26(2012), traduo nossa) que afirma que so grupos de pessoas que compartilham uma preocupao ou uma paixo por algo que eles fazem e aprendem a faz-lo melhor medida que interagem regularmente e, de acordo com Gertler27 (2001, p.11, traduo nossa), comunidades de prtica so definidas como grupos de trabalhadores informais ligados por uma experincia compartilhada, expertise e compromisso com um empreendimento comum. Primo (2005, p.2) complementa: sugere-se um ambiente de total cooperao, em que se desenvolve o sentimento de pertena, promovendo a preocupao com o bem-estar do grupo, que em troca proporcionar a todos uma desinteressada receptividade e um confortante sentimento de segurana. O Quadro 4 apresenta o que caracteriza as comunidades de prtica em comparao com outros tipos de grupos que se renem para desenvolver uma determinada atividade na perspectiva de Wenger e Snyder28 (2001, p.15, traduo nossa):

We all belong to communities of practice. At home, at work, at school, in our hobbies we belong to several communities of practice at any given time. And the communities of practice to which we belong change over the course of our lives. In fact, communities of practice are everywhere. 26 groups of people who share a concern or a passion for something they do and learn how to do it better as they interact regularly. 27 Communities of practice are defined as groups of workers informally bound together by shared experience, expertise and commitment to a joint enterprise. 28 Group; what is the purpose? Who is involved? What they have in common? How long do they last? Communities of Practice: developing the skills of the participants, generate and share knowledge; participants who are self-selected (and members who evaluate the suitability of the applicant associated); passion, commitment and identification with expertise of the group; while there is interest in keeping the group. Formal working group: develop a product or provide a service; anyone who reports to group manager; Jobs requirements and goals; until the next reorganization; Project team: perform a certain task; employees selected by senior managers; the goals and key points of the project; by the end of the Project. Informal network: collect and transmit business information; friends of the business known; mutual needs; while people have a reason to stay in touch.

25

34

Quadro 4: Caractersticas de uma comunidade de prtica em comparao com outros tipos de agrupamentos Grupo Qual o objetivo? Quem participa? O que eles tm em comum? Comunidade de prtica Desenvolver as competncias dos participantes; gerar e trocar conhecimentos Participantes se autosselecionam e integrantes avaliam o propsito do associado pretendente. Paixo, compromisso e identificao com os conhecimentos especializados do grupo. Grupo de trabalho formal Desenvolver um produto ou prestar um servio. Equipe de projeto Realizar determinada tarefa. Empregados escolhidos por gerentes seniors. As metas e pontos-chave importantes do projeto. Rede Informal Colher e transmitir informaes empresariais. Amigos conhecidos do meio empresarial. Necessidades mtuas. Enquanto as pessoas tiverem um motivo para ficar em contato.
Fonte: Wenger; Snyder, 2001, p.15

Quanto tempo duram? Enquanto houver interesse em manter o grupo.

Qualquer um que se apresente ao gerente do grupo.

Requisitos do trabalho e metas comuns.

At a prxima reorganizao

At o final do projeto.

Uma das diferenas que existe entre comunidades de prticas e os demais grupos que naquelas, alm de desenvolver competncias, compartilha-se informao para gerar conhecimento e nos demais grupos o participante est a servio de fazer o que sabe fazer. Moura (2008, p.332) complementa o que Wenger menciona na tabela ao afirmar que uma comunidade de prtica no simplesmente uma equipe, porque ela se define pelo domnio de

35

interesse e no por um trabalho a realizar, e tambm no uma rede informal porque, alm de interesses em comum, ela tem uma identidade prpria. Um aspecto que no aparece como caracterstica, tanto no grupo de comunidades de prticas quanto nos demais grupos, na classificao de Wenger, o nvel de envolvimento dos seus membros. Primo (2005, p.2, em nota de rodap) parece ter se dado conta da relevncia desse aspecto que tambm entende-se aqui como requisito em qualquer grupo de trabalho, que pode afetar significativamente o desenvolvimento do grupo. Segundo Primo: No raro alguns membros passam apenas a usufruir dos bens comuns oferecidos no grupo sem oferecer nada em troca (o que pode desmotivar a oferta compartilhada e mesmo destruir a

comunidade). Ainda em relao tabela apresentada por Wenger, observa-se nas comunidades de prticas, no campo o que se tm em comum, paixo, compromisso e identificao entre os seus membros que se destacam e que as distinguem dos demais grupos. Sobre as razes da participao em uma comunidade de prtica, Wenger29 (2002, p.57, traduo nossa) considera que as pessoas participam nas comunidades por razes diferentes algumas porque a comunidade traz para elas alguma vantagem especfica, outras visam obter contatos pessoais, e outras ainda buscam na comunidade uma oportunidade de melhorar suas habilidades. A identificao entre os membros de uma comunidade de prtica leva-os a aprender, a agir e a fazer, em funo da participao em grupo e pela intensidade da comunidade. Em funo disso, Wenger
30

(1998, p.152, traduo nossa) afirma que: em uma comunidade de

prtica, aprendemos certas maneiras de nos engajar em atividades com outras pessoas. Ns desenvolvemos certas expectativas sobre como interagir, sobre como as pessoas tratam umas s outras e sobre como trabalhar juntos . A estrutura de uma organizao com os seus diversos rgos, a exemplo de diretorias, departamentos e divises, certamente define aspectos de relacionamento e conexes e, ao associarmos essa estrutura s comunidades de prticas, elas tm uma representao similar em funo das vrias conexes que faz com outras comunidades e grupos. Nesse sentido, Wenger31 (2002, p.150, traduo nossa) ressalta que: comunidades de prtica no existem isoladamente. Sua eficcia no uma questo que diz respeito apenas ao
29

seu

People participate in communities for different reasons some because the community directly provides value, some for the personal connection, and othes for the opportunity to improve their skills. 30 In a community of practice, we learn certain ways of engaging in action with other people. We develop certain expectations about how to interact, how people treat each other, and how to work together. 31 Communities of practice do not exist in isolation. Their effectiveness is not a matter of their internal development alone, but also a matter of how well they connect with other communities and constituencies.

36

desenvolvimento interno, mas tambm uma questo de quo bem elas se conectam com outras comunidades e grupos. Wenger32(2002, p.115, traduo nossa) denomina comunidade distribuda toda aquela que tem dificuldade de realizar reunies presenciais em funo da localizao de seus membros. Ele ressalta que os membros das grandes comunidades distribudas tm menos contato, sendo mais difcil de construir a confiana e as relaes pessoais. Wenger33 sugere algumas aes que visam minimizar os problemas relatados, ao comentar sobre o projeto de desenvolvimento de tais comunidades:
Projetando as atividades de desenvolvimento das comunidades distribudas: atingir o alinhamento das partes interessadas; criar uma estrutura que promova tanto variaes locais e conexes globais; construir um ritmo forte o suficiente para manter a visibilidade da comunidade; desenvolver o espao privado da comunidade de forma mais sistemtica [...] (WENGER, 2002, p.123-124, traduo nossa).

Nos prximos itens deste captulo sero abordados os seguintes tpicos: a importncia de planejar uma comunidade de prtica; como cultivar uma comunidade de prtica; comunidades de prticas e gesto do conhecimento e um caso de sucesso em comunidades de prticas.

3.3.1 A importncia do planejamento de uma comunidade de prtica As comunidades de prticas, alm de serem concebidas visando cumprir um determinado objetivo, podem ser estruturadas para funcionarem por um determinado perodo ou por tempo indeterminado. Principalmente para esse ltimo tipo de rede/comunidade importante que periodicamente ela seja avaliada, visando identificar o seu desempenho, pois, caso contrrio, pode vir a acontecer o mesmo que Forberg34 afirma:
Muitas redes desaparecem como castelos de areia. Os motivos principais provavelmente so: as pessoas tm nveis diferentes de ambio; a qumica pessoal no funciona; no h nenhuma grande afinidade no grupo; ningum ousa tomar iniciativa; as pessoas se sentem inseguras; no h nenhum significado no fato de eu participar ou no; as pessoas no entendem a real vantagem por trs delas; as pessoas no tm tempo outras coisas nos atraem. (FORBERG, 2003, cap.18).

Members of large distributed communities have less contact, it is more difficult to build trust and personal relationships. 33 Designing distributed communities - development activities: achieve stakeholder alignment; create a structure that promotes both local variations and global connections; build a rhythm strong enough to maintain community visibility; develop the private space of the community more systematically. 34 Many networks disappear like sand castles. The main reasons are probably: people have different levels of ambition, the personal chemistry does not work, there is no great affinity group, no one dares to take initiative, people feel insecure, there is no meaning that I participate or not ; people do not really understand the advantage behind it: people do not have time - other things attract us.

32

37

Redes como essa poderiam ser planejadas e estruturadas dentro das premissas bsicas, conforme pode ser observado nos prximos pargrafos. De qualquer forma, realizando avaliaes peridicas pode ser evitada a sua extino e os ajustes para o bom funcionamento seriam realizados. O planejamento para criao, bem como para a avaliao de uma rede social/comunidade de prtica deve ser pensado no contexto da organizao e, antes de execut-los, Fontaine e Millen roteiro: 1) Quais tipos de critrios de avaliao so importantes para os atores? Eles exigem dados quantitativos ou um grande relato descritivo seria o suficiente? 2) Qual a maior proposta da comunidade e seus objetivos? O que lhe foi perguntado para fazer ou o que sugeriu que deveria realizar? 3) Qual a estratgia de gerenciamento do conhecimento da organizao? Qual o endereo da comunidade e o impacto que o gerenciamento do conhecimento foi convidado a entregar? 4) Qual a estratgia de negcio da organizao? Quais so as principais iniciativas em curso que as comunidades podem ser capazes de impactar ou influnciar? Segundo Bradshaw e outros36 :
O planejamento em nossa comunidade de prtica pode ser descrito como um processo de negociao e reviso por pares, quando as intenes so focalizadas e reorientadas para os objetivos-chave a serem alcanados, como devem ser alcanados e quem vai fazer o qu.(BRADSHAN et al. , 2004, p.195, traduo nossa).
35

(2004, p.12, traduo nossa) sugerem respostas ao seguinte

Enquanto que Wenger37 (2002, p.14, traduo nossa) reitera a importncia do processo de planejamento a ser negociado, mas apresenta a diferena entre uma comunidade de prtica e uma empresa - O processo tem de ser uma negociao. Voc no pode agir unilateralmente. Com uma equipe de funcionrios, voc pode escolher o objetivo, porque voc os contratou para cumprir aquele objetivo. Bradshan etal apresentam algumas alternativas que visam a operacionalizar o planejamento de uma comunidade de prtica:

1) what types of measurement criterion are important to the stakeholders? Do they require quantitative data or would one really great anecdote suffice? 2) What is the communitys larger purpose and objectives? What has it been asked to do or what has it suggested it would accomplish? 3) What is the KM strategy for the organization? How does the community address and impact what KM has been asked to deliver? 4) What is the organizations business strategy? What are the key initiatives underway that the community measures may be able to impact or influence? 36 Planning in our CoP might be described as a process of negotiation and peer review, where intentions are focused and refocused on the key objectives of what is to be achieved, how it is intended to be achieved, and who is going to do what. 37 The process has to be one of negotiation. You cannot act unilaterally. With a team of employees you can choose the goal, because you hired them to meet that goal.

35

38

Em primeiro lugar, h o nvel da comunidade como um todo e isso forma o plano geral do projeto. O detalhe, no entanto, encontrado nos planos de vrios sub-grupos, por exemplo grupos responsveis pela manuteno e desenvolvimento de comunidades de liderana em escolas, equipes focadas em torno de algum rgo especfico e tarefas de longo prazo ou equipes de ao rpida, que so formadas para atingir objetivos especficos por perodos pequenos. (BRADSHAN et al 38, 2004, p.196, traduo nossa).

Essas alternativas precisam ser bem especificadas, receber tratamento adequado e, de acordo com os objetivos de cada subgrupo que pertence comunidade, ter foco nas aes de longo e curto prazo. Essas aes tm possibilidade de serem implementadas, quando a comunidade tem potncial. Em funo disso, de acordo com Wenger39 (2002, p.54, traduo nossa), o projeto de uma boa comunidade requer uma compreenso do potencial da comunidade para desenvolver e administrar o conhecimento, mas que muitas vezes leva em considerao uma perspectiva de fora para ajudar os membros a verem as possibilidades.

3.3.2 Como cultivar uma comunidade de prtica O tempo de durao de uma comunidade de prtica pode ser estimado por aquele membro que a criou. Para isso, necessrio se fazer planejamento dentro das premissas existentes e execut-lo mas, ainda assim, essa previso pode falhar. Partindo dessa premissa, Wenger40 faz uma reflexo sobre a durao de uma comunidade de prtica:
O desenvolvimento da prtica leva tempo, mas o tempo de vida de comunidades de prtica varia muito. Algumas perduram ao longo dos sculos - por exemplo, comunidades de artesos, como a de luthiers, que passam seu ofcio de gerao em gerao. Muitas so de vida mais curta, mas ainda duram um bom nmero de anos, como o caso, por exemplo, da comunidade de programadores COBOL. (WENGER, 2002, p.25, traduo nossa).

Um ponto importante para manuteno de uma comunidade de prtica que, na fase de planejamento, uma das aes que deve ser pensada o processo de capacitao, envolvendo, inclusive, a sensibilizao, independentemente do porte da comunidade.

Firstly, there is the level of the whole community and this forms the overall project plan. The detail, however, is found in the plans of various sub-groups, for example groups responsible for maintenance and development of school leadership communities, teams focused on specific medium and long-term tasks and rapid action teams (RATs), who are formed to achieve specific goals in shorttime periods. 39 Good community design requires an understanding of the communitys potential to develop and steward knowledge, but it often takes an outside perspective to help members see the possibilities. 40 The development of practice takes time, but the life span of communities of practice varies widely. Some exist over centuries for example, communities of artisans, such as violin markes, who pass their craft from generation to generation. Many are shorter-lived but still last a good number of years a group of COBOL programmmers, for instance, might be such a community.

38

39

Todos os membros da comunidade devem passar por esse processo de capacitao e em nvel de maior profundidade o seu moderador, que tem o papel de incentivar a comunidade. Em funo disso, Wenger41 considera que:
Comunidades geralmente precisam de treinamento e suporte metodolgico para alcanar seu pleno potencial. A maioria das organizaes que lanaram uma iniciativa de conhecimento estratgico entenderam que elas precisam construir capacidade interna para construir e manter as comunidades.(WENGER, 2002, p.207, traduo nossa).

As comunidades de prticas funcionam como todo e qualquer ser vivo, ou seja, elas nascem, crescem, chegam maturidade e depois morrem. A partir dessa reflexo, Wenger42 (2002, p.68, traduo nossa) pondera que, como outros seres vivos, as comunidades no nascem em seu estado final, mas passam por um ciclo natural de nascimento, crescimento e morte. Esse processo de capacitao e reciclagem tem de ser permanente, mesmo quando se constata que a comunidade alcanou o seu nvel de maturidade. Nesse sentido, Wenger
43

(2002, p.96, traduo nossa) sinaliza que podemos ser moderados ao pensar que a

maturidade um momento de estabilidade, mas as comunidades, como as pessoas, mudam e crescem durante a sua maturidade tanto quanto durante sua formao. Essa mesma preocupao deve existir com o crescimento da comunidade, pois geram fatores positivos e negativos. Em funo disso, Wenger44 (2002, p.98, traduo nossa) afirma que crescimento pode multiplicar relacionamentos e tornar a comunidade mais emocionante, mas o sucesso em nmero de membros pode ser uma bno ambgua. Quando uma comunidade cresce rapidamente, muitas vezes ela muda de tom. Ainda sobre crescimento da comunidade, ele complementa que as comunidades crescem e mudam durante as suas vidas; elas continuam precisando de apoio. Se a paixo dos membros do ncleo forte o suficiente, as comunidades podem, claro, sustentar-se com essa energia traduo nossa).
45

(Ibidem, 2002, p.98,

Communities generally need coaching and methodological support to reach their full potential. Most organizations that have launched a strategic knowledge initiative understand that they will need and internal capability to build and sustain communities. 42 Like other living things, communities are not born in their final state, but go through a natural cycle of birth, growth, and death. 43 We may be tempered to think that maturity is a time of stability, but communities, like people, change and grow during their maturity as much as they do during their formation. Growth can multiply relationships and make the community more exciting, but success in number of members can be a mixed blessing. When a community grows rapidly, it often shifts tone. 45 Communities grow and change throughout their lives, they continue to need support. If the passion of the core members is strong enough, communities can, of course, sustain themselves with that energy.
44

41

40

Conforme Wenger

46

sugere abaixo, alguns princpios podem facilitar o processo de

equilbrio de uma comunidade de prtica:


A partir de nossa experincia derivamos sete principios; ter projeto para a evoluo; abrir um dilogo entre as perspectivas dentro e fora da comunidade; sugerir diferentes nveis de participao; desenvolver tanto espaos comunitrios pblicos e quanto privados; focalizar em valor; combinar familiaridade e vibrao; criar um ritmo para o comunidade.(WENGER, 2002, p.51, traduo nossa).

3.3.3 Comunidades de prticas e gesto do conhecimento Os esforos das organizaes para tratar gesto do conhecimento inicialmente estavam centrados nos sistemas de informao, mas os resultados no foram satisfatrios e, atravs das comunidades de prticas, foi possvel ter uma nova abordagem, centrada nas pessoas e nas estruturas sociais, permitindo a todos aprenderem com todos. As comunidades de prticas se tornaram um instrumento imprescindvel para gesto do conhecimento, pois, atravs delas, possvel compartilhar com os membros as lies aprendidas, que compreendem as melhores e piores prticas. Segundo Teixeira Filho (2002, p.20), profissionais de uma rea especfica passaram a ter a oportunidade de trocar informaes relevantes para o seu dia a dia sobre as melhores prticas e a forma como estruturam seus processos, alm de compartilharem solues para os seus problemas mais comuns. Nas organizaes, a implementao da gesto do conhecimento, uma das iniciativas que deve ser considerada, o compartilhamento das lies aprendidas, que podem ser transformadas em polticas para comunidades virtuais e gesto do conhecimento, aplicveis s organizaes que estejam iniciando seus projetos (Ibidem, 2002, p.20). Fontaine e Millen47 (2002) relataram que, para apoiar o compartilhamento de conhecimentos nas comunidades, organizaes esto, cada vez mais, oferecendo os seguintes recursos: pessoas para preencher papis e gerenciar as atividades da comunidade; atividades para agregar a comunidade em reunies e eventos; tecnologia para facilitar o fluxo de conhecimento e informaes entre atividades; contedo para gerenciar e compartilhar o conhecimento explcito que a comunidade cria.
From our experience we have derived seven principles: design for evolution; open a dialogue between inside and outside perspectives; invite different levels of participation; develop both public and private community spaces; focus on value; combine familiarity and excitement; create a rhythm for the community. Fontaine and Millen (2002) reported that to support the sharing of knowledge in communities, organizations are increasingly providing the following resources: People: to fill certain community roles and manage the communitys activities; Activities: to bring the community together in meetings and events; Technology: to facilitate the flow of knowledge and information between activities; Content: to manage and share the explicit knowledge that the community creates.
47 46

41

Como afirma Teixeira Filho (2002, p.67), Conhecimento tcito, inovao e comunidades de prticas esto muito interligados. E a inovao parte da estratgia competitiva central de muitas empresas numa sociedade ps-industrial. Podemos compreender, com base neste autor, que uma das formas de tornar explcitos48 os conhecimentos tcitos49 atravs das comunidades de prticas, mapeando os conhecimentos, competncias e habilidades dos indivduos, visando identificar competncias essenciais e especficas; identificar os talentos e promover o seu desenvolvimento. Para que um processo dessa natureza obtenha sucesso, importante que os membros dessas comunidades participem de forma efetiva. Para que essa relao entre conhecimentos tcitos e conhecimentos explcitos se materialize, Sfez (2000, p.249) afirma que a comunidade de prtica deve ser uma [...] cooperativa de conhecimento e instrumento de convivialidade e de sonho a servio da descentralizao e da comunidade A resistncia em tornar explcito o que existe de tcito nas atividades e tarefas consideradas essenciais de uma organizao, e que esto em poder de alguns funcionrios, muito comum. Entretanto, quando existe um projeto bem planejado para organizao nesse sentido, essa ao pode ser realizada atravs das comunidades de prticas, que permitem registrar todo conhecimento tcito de tal forma que os funcionrios no se sintam pressionados, pois isso acontece naturalmente. Segundo Wenger50 (2002, p.9, traduo nossa), Comunidades de prtica esto em melhor posio para codificar o conhecimento porque elas podem combinar seus aspectos tcitos e explcitos. Em contrapartida, a afirmao a seguir vem de encontro ao que pensamos e ao que os autores acima defendem. Segundo Martin e outros51 (2002, p.27, traduo nossa), Conhecimento tcito no pode sempre ser articulado, e se o conhecimento tcito no pode ser articulado, ento no pode ser explicitado.

3.3.4 Um caso de sucesso em comunidades de prticas possvel ainda, atravs das comunidades de prticas, construir e gerenciar grupos de trabalho; fornecer critrios transparentes para avaliaes do desempenho e dos percursos profissionais; promover o engajamento pessoal e o fortalecimento da autonomia profissional;
Definio do autor: toda informao registrada, possvel de ser acessada e transformada em conhecimento. Definio do autor: toda informao no registrada e intangvel, normalmente de domnio de uma pessoa. 50 Communities of practice are in the Best position to codify knowledge, because they can combine its tacit and explicit aspects. 51 Tacit knowledge cannot always be articulated, and if tacit knowledge cannot be articulated, then it cannot be made explicit.
49 48

42

planejar e gerir mudanas tecnolgicas e de mtodos de trabalho e antecipar e evitar perdas de conhecimentos vitais para o bom funcionamento da organizao, como, por exemplo, desligamentos, remanejamentos, sucesses e aposentadorias. Alm disso, de acordo com Gertler52 (2001, p.11, traduo nossa), as comunidades de prtica podem se estender para fora de uma nica empresa de modo a incluir os clientes ou fornecedores; o conhecimento tcito tambm pode fluir atravs das fronteiras das organizaes individuais. Fuchs53 (2000, p.294, traduo nossa) complementa que redes no s produzem esses novos modelos de acumulao de capital, mas tambm modelos de produo alternativos que enfraquecem o poder corporativo e sugerem espaos sociais em que os bens so produzidos em conjunto e livremente distribudos. Um caso de sucesso de comunidades de prticas no processo de inovao o movimento de softwares livres. Esse processo se iniciou com Richard Stallman em 1980. Ele fundou a Free Software Foundation (FSF), para fazer face tendncia de desenvolvimento dos softwares proprietrios e a distribuio destes softwares sem os respectivos cdigos fonte. Esse movimento comeou em 1998, via hackers proeminentes, como Bruce Perens e Eric Raymond (HIPPEL54, 2007, p.293, traduo nossa). De acordo com Hippel55(2007, p.294, traduo nossa), Software livre ou open source significa que um usurio que possui uma cpia tem o direito legal de us-lo, de estudar o cdigo fonte do software, de modific-lo e de distribuir, modificadas ou no, verses para os outros. Seguindo o exemplo de Richard Stallman, pode-se ver que o incio desse processo, a construo de um software livre, se deu atravs de um profissional da rea de tecnologia da informao de uma grande empresa desenvolvedora de software proprietrio. Pela sua credibilidade, ele teve facilidade de divulgar as suas ideias, pois comeou a compartilhar com outros profissionais da rea o desenvolvimento de novas rotinas de programao. Desde ento, a rotina para a concepo de um software livre passou a ser a mesma, inclusive quando iniciada por annimos. Esse autor do software usa o seu prprio copyright para garantir esses direitos a todos os usurios atravs da aposio de um nmero de

Communities of practice may extend outside the single firm to include customers or suppliers, tacit knowledge can also flow across the boundaries of individual organizations. 53 Networking not only produces new models of capital accumulation, but also alternative production models that undermine corporate power and suggest social spaces in which goods are jointly produced and freely distributed. 54 He founded the Free Software Foundation (FSF) to counter the trend towards proprietary development of software packages and release of software without accompanying source code. The open source movement was started in 1998 by a number of prominent computer hackers such as Bruce Perens and Eric Raymond. 55 Free or open source software means that a user possessing a copy has the legal right to use it, to study the softwares source code, to modify the software, and to distribute modified or unmodified versions to others.

52

43

notificaes de licenciamento padro copyleft para o cdigo (HIPPEL56, 2007, p.294, traduo nossa). Isso significa que o detentor do copyritht do software recebe mais conexo, tendo em vista que ele o responsvel pela validao e incorporao das novas rotinas inerentes quele software. Com isso, pode-se caracterizar comunidade de prtica como comunidade sem escala, em funo das oportunidades que o autor do software livre tem em receber mais conexes que os demais membros.

3.4

Recursos de interao e processo de aprendizagem


Este item tem por objetivo apresentar os elementos fundamentais para que as

comunidades de prticas cumpram o seu papel principal, que o de compartilhamento de informaes. Mesmo antes do fenmeno da Internet, a mediao e interao estiveram associadas ao processo de aprendizagem. Jeanneret (2009, p.27) faz uma associao da mediao com um texto, uma figura, uma interface de recuperao de informao, por exemplo, geral representao, isto , fornece uma mediao nossa experincia. J Johnson d destaque ideia de interface que, no caso citado, faz o papel de mediao e de interao:
A palavra interface, em seu sentido mais simples, se refere aos softwares que do forma interao entre usurios e computador. A interface atua como uma espcie de tradutor, mediando entre as duas partes, tornando uma sensvel para outra. Em outras palavras, a relao governada pela interface uma relao semntica, caracterizada por significado e expresso. (JOHNSON, 2001, p.17).

Conforme mencionado no incio deste captulo, com a chegada da Internet at 2004, a comunicao on-line somente era possvel do humano com o computador e vice-versa e no entre humanos. Portanto, nesse perodo, o que podia acontecer era a interatividade e no interao. Assim, entendemos que interatividade, segundo LEMOS (1999, [...] nada mais que uma nova forma de interao tcnica, de caracterstica eletrnico-digital [...] uma ao dialgica entre o homem e tcnica. Nesse perodo, tornou-se uma tendncia os treinamentos via Internet, nos moldes dos treinamentos presenciais e o Computer Basic Training (CBT) treinamento baseado no computador, cuja relao de um para muitos. O treinamento que visa cumprir com um modelo especfico no processo de aprendizagem definido por Oliveira e Villardi conforme segue:

This software author uses his own copyright to guarantee these rights to all users by affixing a number of standard licensing notices "copyleft" to the code.

56

44

[...] como um conjunto de atividades programadas e aplicadas por estratgias de condicionamento e reforo onde os contedos significativos predeterminados so transmitidos por meio de instrues programadas, em mtodos instrucionais, objetivando moldar e condicionar as reaes do aprendiz.(OLIVEIRA; VILLARDI, 2005, p.76).

Como em toda mudana de paradigma, j era possvel conhecer a capacidade do indivduo de se adequar a essa nova realidade. Em funo disso, segundo a perspectiva de Oliveira (2007), o ser humano um sujeito ativo na construo do conhecimento, porque capaz de interagir com o objeto e, em funo dessa ao, transformar a si mesmo. Assim, assimilar o objeto significa adaptar-se ao meio. Com a chegada da Internet na sua verso Web 2.0 os recursos de interao disponveis intensificaram o processo de aprendizagem e a construo coletiva do conhecimento, quando comparado, por exemplo, com a aprendizagem tradicional via material impresso, CD-Rom e o CBT. A diferena desses dois cenrios (Web 2.1 e Web 2.0) que na Web 2.0 os recursos disponveis facilitam o processo de aprendizado coletivo a partir de uma relao de muitos para muitos e no necessariamente em um mesmo espao fsico. De acordo com Villardi (2005, p.83), a incorporao de Ferramentas de Interao (FIS) em ambientes virtuais de aprendizagem transformam-se, desta feita, num mecanismo fundamental na construo de propostas educacionais. Sob outra perspectiva, Castells (2008), apresenta a hiptese de que a virtualidade se torna real na medida em que sujeitos interagem, ou seja, proporo que ocorram mudanas e transformaes em seu comportamento. Tanto a interao quanto a interatividade via Internet podem acontecer de forma simultnea via recursos sncronos ou, em momentos diferentes, via recursos assncronos e foram concebidos atravs dos vrios softwares existentes, que visam cumprir esse objetivo. Esses recursos possibilitam a construo da aprendizagem e o seu compartilhamento, levando a uma maior socializao e ao aumento do capital social. Os recursos sncronos so aqueles que permitem a todos os envolvidos compartilharem informaes simultaneamente, como, por exemplo, as salas de trabalho em grupo e as salas de bate-papo (chats). Os recursos assncronos so aqueles que permitem a todos os envolvidos compartilharem informaes, mas necessariamente ao mesmo tempo, como, por exemplo, as listas de discusso e fruns de discusses. Esse compartilhamento de informaes sncrono e assncrono nada mais que a interao acontecendo em momentos diferentes. Oliveira e Villardi (2005, p.101) argumentam que essa [...] interao deriva, duplamente, da constituio de um ambiente propcio para e

45

de uma predisposio dos atores envolvidos para um dilogo no mbito do qual seja possvel a afetao mltipla e RECUERO (2009, p.30) que a interao seria a matria-prima das relaes e dos laos sociais. Primo (2007, p.149) complementa essas ideias ao afirmar que existem outros tipos de interao mtua e reativa. Enquanto as interaes mtuas se desenvolvem em virtude da negociao relacional durante o processo, as interaes reativas dependem da previsibilidade e da automatizao nas trocas. Um exemplo de interao mtua so as trocas de interesses comuns em fruns de uma comunidade de prtica. J a interao reativa estabelecida por trocas que o indivduo faz com o computador, como, por exemplo, em um treinamento, utilizando os exerccios programados em um curso a distncia via Internet, um recurso bastante utilizado durante o perodo da Web 2.1. Outra forma de interao que tambm leva a um processo de aprendizagem pode ser via blog, por se tratar de uma interao construda, negociada e criativa. (RECUERO, 2009, p.33). Esse modelo pode ser comparado dinmica concebida para os fruns de discusso. Convm destacar que a interao existente entre os atores participantes de uma comunidade nem sempre de cooperao. A competitividade e o conflito tambm fazem parte do processo. De acordo com Primo (2007, p.120) na verdade, enquanto se comunicam, os interagentes tanto competem quanto cooperam entre si. Ele afirma ainda que [...] cooperao e conflito no se opem. Pode-se at sentenciar que interagir , pelo contrrio, estar em conflito (Ibidem, 2007, p.198). Primo (2007, p.199), ao estudar Simmel, conclui que a competio se faz necessria, pois um tipo indireto de conflito em que no se visa a destruio do oponente, ou seja, se um competidor se livra de seu adversrio ele no poder mais competir. De qualquer forma, importante ressaltar que na organizao da comunidade virtual necessrio que exista uma predominncia de interaes cooperativas, no sentido de gerar e manter sua estrutura de comunidade (RECUERO, 2005, p.13). Numa comunidade de prtica os processos de interao e interatividade so partes integrantes, independentemente do seu objetivo. Em funo disso, se interao gera compartilhamento, ento existe aprendizagem e aquisio de novas competncias. A partir dessa reflexo podemos associar a afirmao de Wenger57 (1998, p.214, traduo nossa) de que em comunidades de prtica a definio de competncia e de produo de experincia esto em interao muito prxima. Sendo assim, podemos dizer que em todas as
In communities of practice, the definition of competence and the production of experience are in very close interaction.
57

46

comunidades de prticas existe ou deveria existir um processo de aprendizagem.

Para

Forberg 58 (2003, cap. 12, traduo nossa): Uma rede de aprendizagem exatamente o que as palavras expressam, um grupo de pessoas que aprendem juntas para desenvolver diferentes solues para problemas e possibilidades. Martin e outros59 (2004, p.27, traduo nossa) complementam: uma comunidade de prtica construda sobre a aprendizagem coletiva durante um perodo de tempo, o que resulta nas prticas e relaes sociais que refletem a experincia da comunidade Dando destaque ntima relao entre processo de interao e o processo de aprendizagem, Abreu (2007, p.37) afirma: o processo de aprendizagem realizado de forma contnua, no qual o conhecimento construdo e reconstrudo constantemente em um espao que prioriza a interao, o dilogo, a problematizao. O estudo do modelo de aprendizagem em uma comunidade de prtica, da qual a interao funo fundamental, foi proposto primeiramente pela pesquisadora Jean Lave e Etienne Wenger e denominado de aprendizagem situada. Segundo Santos:

Poderemos dizer que o sentido mais vulgarizado ao conceito situado nos leva imediatamente a associ-lo ao conceito de localizado, quer no espao como no tempo. algo situado geograficamente, que ocupa um espao fsico prprio com fronteiras razoavelmente bem definidas para que seja possvel dizer o mais exatamente como o alcanar.(SANTOS, 2004, p.13).

Jean Lave

60

(1993b, p.66, traduo nossa) prope trs grandes categorias de

abordagens situadas a viso cognitivista, a posio interpretativa e a viso da prtica social situada. Na viso cognitivista, reconhece-se que as pessoas processam, representam, memorizam na relao de uns com os outros e enquanto localizados num mundo social e apresenta, como uma sntese, alguns aspectos essenciais da aprendizagem situada61:

A learning network is exactly what the words express a group of people learning together to develop solutions to different problems and possibilities. 59 A communities of practice is built on collective learning over a period of time, which results in practices and social relations that reflect the expertise of the community. The cognitive vision, the vision of interpretive position and situated social practice. In the cognitive view, it is recognized that people process, are memorized in relationship with each other and while located in a social world. 61 Learning is an emergent property of legitimate peripheral participation of people in communities of practice overall; learning is not entirely subjective nor completely encircled by the social interactions; learning is a social phenomenon constituted in the world lived, therefore, not separated from the social world of which it is a party; learning is a process of becoming a member of a community of sustained practice, not a process of socially shared cognition that results in the end, the internalization of knowledge by individuals; learn and fail to learn are aspects of the same socio-historical processes.
60

58

47

A aprendizagem uma propriedade emergente da participao legtima perifrica das pessoas em comunidades de prtica; a aprendizagem no totalmente subjetiva, nem completamente circunscrita s interaes sociais; aprendizagem um fenmeno social constitudo no mundo vivido e, portanto, no separado do mundo social do qual parte; a aprendizagem um processo de se tornar membro de uma comunidade de prtica sustentada, no um processo de cognio socialmente partilhada que resulta, no final, na internalizao de conhecimento pelos indivduos; aprender e falhar no aprendizado so aspectos dos mesmos processos sciohistricos.(LAVE, 1993 b, p.65, traduo nossa).

3.5

Alternativas para anlise das comunidades de prticas


Esse item tem por objetivo apresentar alternativas para anlise e avaliao das

comunidades de prticas em funo do objeto de interesse a ser investigado. Avaliar uma comunidade virtual com foco nas comunidades de prticas partir do princpio de que essa comunidade existe no mundo real e que a Internet apenas um meio facilitador e complementar a esse processo. Segundo Recuero (2009, p.143), preciso compreender que estudar redes sociais na Internet estudar uma possvel rede social que exista na vida concreta de um indivduo, que apenas utiliza a comunicao mediada por computador para manter ou criar novos laos. Existem vrias alternativas, dentre elas alguns softwares, que podem ser utilizados para avaliao de redes sociais/comunidades de prticas. Entretanto, se faz necessrio o domnio dos vrios conceitos utilizados nessa rea, para que a avaliao seja realizada de forma adequada. Independentemente do objetivo para o qual a rede/comunidade foi criada, a avaliao da interao entre os seus membros e a relao dos mesmos com o ambiente, visando absorver informao e transform-la em conhecimento, so pontos chaves desse processo. A partir dessa reflexo, de acordo com Marteleto (2001, p. 82), a anlise de redes sociais d nfase ao modo como indivduos e organizaes estruturam suas interaes, desempenham papis e executam aes em funo de questes, interesses e objetivos comuns. No momento da avaliao de uma comunidade de prtica deve ser levado em conta se ela ser quantitativa; qualitativa ou se devem ser aplicada as duas abordagens. De acordo com a afirmao de Marteleto:
A abordagem quantitativa empregada pela necessidade de medir os padres de relacionamentos e as inter-relaes dos atores em uma configurao de rede, com base em seus contatos. A abordagem qualitativa leva em considerao o universo de significados dos atores, o qual no deve ser reduzido [apenas] operacionalizao das variveis.(MARTELETO, 2001, p. 83).

A avaliao quantitativa conta com a facilidade pela qual os vrios softwares existentes para esse fim foram concebidos e que utilizaram como base a matemtica. Em

48

funo disso, Sousa (2007, p.124) afirma que ao utilizar a base matemtica e estatstica para demonstrar as redes permite a sistematizao da informao de forma a possibilitar a visualizao de sua estrutura e de seus padres, o que a torna mais quantitativa e Matheus e outros (2006, p.6) complementam: observa-se que a fundamentao matemtica facilita o desenvolvimento de uma linguagem comum que aproxima pesquisadores de vrias reas, com mtodos de coleta e anlise de dados que podem ser utilizados em vrios modelos tericos. Ao se planejar para avaliar uma rede social/comunidade de prtica preciso definir se essa avaliao ser focada no desempenho dos membros da comunidade, na informao produzida e compartilhada entre os seus membros ou na combinao das duas. Se o objetivo avaliar se a informao que compartilhada importante para os membros da comunidade, SANTOS (2011, p.23) afirma que, em uma rede de colaborao para a Internet, estamos interessados no fenmeno de criao de contedos derivados ou objetos de conhecimento construdos colaborativamente. As comunidades de prticas - objetos de pesquisa desta dissertao - apresentam caractersticas diferenciadas. No caso da comunidade Amadeus, cujo objetivo principal disponibilizar um software de educao a distncia e compartilhar informaes visando o crescimento do mesmo,tais relaes se iniciam com um dvida ou construo que pode surgir ao acaso dentro da comunidade e se dispersa medida que mais pessoas vo interagindo com o objeto inicial.(SANTOS, 2011, p.23). J a comunidade CT-CGIE podemos observar que o foco est voltado para construo coletiva do conhecimento. Haythornthwaiter62 (2010, p.7, traduo nossa) sugere algumas perguntas visando a definio de um roteiro para fins de anlise de rede social, a saber: - Quem compartilha que tipo de informao com quem? - Quem utiliza que tipo de tecnologia para transferir essa informao e com quem? - O que significa obter informaes diretamente de algum ou de segunda ou terceira mo? - O que facilita ou inibe a mobilidade da informao dentro de uma rede? - Como a informao circula, neste sistema social? - Como que a natureza do vnculo entre os atores afeta o comportamento de transferncia de informao?

Who shares what kind of information with whom? who uses what kind of technology to transfer that information, and with whom? what does it mean to get information directly from someone, or second or third hand? What facilitates, or inhibits information mobility within a network? How does information circulate in this social system? How does the nature of the tie between actors affect information transfer behavior? How do configurations of information sharing affect who gets what kinds of information?

62

49

- Como a configurao do compartilhamento da informao afeta quem obtm que tipo de informao.

Aps a concluso da fase de planejamento para a coleta de dados visando avaliao, o momento o de definio de qual ser o instrumento de coleta desses dados. Nesse sentido, Marteleto e Tomael (2005, p. 95) ressaltam que os dados sobre redes sociais so coletados por questionrios, entrevistas, dirios, observaes e, mais recentemente, pelo monitoramento do computador. E Sousa complementa, ao afirmar como deve ser efetuada essa diviso para fins de coleta:
Os diversos autores de anlise de redes sociais tm dividido a coleta em dois tipos bsicos de dados: 1) Os atributos dos autores - Dados que indicam caractersticas dos autores. Podem ser o status socioeconmico, a residncia, a renda, a localizao geogrfica, o propsito do negcio, e outros. 2) a relao ou relaes que representam as conexes entre os atores. Podem ser do tipo amizade e respeito, compra e venda, comunicao, interaes, troca de cargos, papis formais, parentesco, entre outras. (SOUSA, 2007, p. 131).

A aplicao do instrumento de coleta depende tambm da definio do mtodo de escolha que, segundo Sousa (2007, p. 134), podem ser mtodo da rede total; rede ego com conexes amigas; e mtodo de bola de neve. Os dois primeiros mtodos j foram abordados neste captulo e o mtodo amostral de bola de neve parte do princpio de aplicar o

instrumento de coleta a um grupo de membros de uma rede/comunidade que, por sua vez, indicam outros membros que tambm indicaro outros membros e assim sucessivamente. Esse processo paralisa quando os nomes indicados comeam a se repetir. Para analisar os dados coletados existem vrios softwares no mercado. Entretanto, o mais utilizado o UCINET - que juntamente com o NetDraw compe o pacote. Segundo Marteleto e Tomael:
O Ucinet foi criado para auxiliar o analista de redes sociais no estudo das relaes por meio de seus padres. O NetDraw, programa para a representao de diagramas, possibilita a visualizao de dados de redes sociais e permite visualizar relaes mltiplas, distinguir atributos para os atores da rede, salvar os diagramas da rede como imagem, entre outros recursos.(MARTELETO; TOMAEL, 2005, p. 96-97).

Existem outros modelos para avaliar uma rede social/comunidade de prtica alm do mtodo descrito na parte inicial desse item. De qualquer forma importante ressaltar a afirmao de Matheus e outros (2006, p.2) de que a diferena fundamental da ARS para outros estudos que a nfase no nos atributos (caractersticas) dos atores, mas nas ligaes entre os elos; ou seja, a unidade de observao composta pelo conjunto de atores e seus laos.

50

Um dos modelos o que Nonaka e Takeuschi utilizam, combinando conhecimento tcito e explcito com a teoria do conhecimento a partir da socializao, externalizao, combinao e internalizao.
O pressuposto de que o conhecimento criado por meio da interao entre o conhecimento tcito e o conhecimento explcito nos permite postular quatros modos diferentes de converso do conhecimento. So eles: (1) de conhecimento tcito em conhecimento tcito, que chamamos de socializao; (2) de conhecimento tcito em conhecimento explcito, que denominamos de externalizao; (3) de conhecimento explcito em conhecimento explcito, ou combinao; e (4) de conhecimento explcito para conhecimento tcito, ou internalizao. (NONAKA; TAKEUSCHI, 1998, p.98).

Outros modelos com objetivos especficos so apresentados por Fontaine e Millen (2004, p.3), que pesquisaram vrias fontes, a partir de vrias abordagens, e mediram os benefcios das comunidades. Uma abordagem foi a de medir a economia de tempo que reverte as diversas atividades do conhecimento trabalho por conta de investimentos em tecnologia da informao (TI) (BUTLER, HALL, HANNA, MENDONCA, AUGUSTE, MANYIKA, SAHAY, 1997; CLARE, DETORE, 2000; DOWNES, MUI, 1998). Uma outra abordagem proposta foi a de provocar histrias detalhadas de trabalhadores do conhecimento que descrevem os benefcios resultantes do uso de vrios sistemas colaborativos. Essas histrias so utilizadas para calcular o Retorno sobre o Investimento (ROI) para o investimento em TI (DAVENPORT, PRUSAK, 1998; MARINHA DOS EUA, 2001). Finalmente, outros pesquisadores aplicam vrios modelos de avaliao, incluindo Anlise de Redes Sociais (SCHENKEL; TEIGLAND; BORGATTI, 2000); Balance Scorecard63 (ROBERTS, 2000; WALSH, BAYMA, 1996) e mtodos de avaliao de ativos intangveis (EDVINSON, MALONE, 1997; LEV, 2001; SVEIBY, 1997) visando melhoria em termos sociais de conectividade na organizao, desempenho e valor do capital intelectual.

O Balance Score Card uma metodologia que permite uma viso estratgica sobre a organizao a partir da anlise dos seus objetivos, de suas medidas financeiras e no financeiras e de suas perspectivas internas e externas de desempenho.

63

51

CAMPO DE ESTUDO
Existem hoje, disponveis na Internet, vrios aplicativos na modalidade de software

livre, para fins colaborativos. A escolha por pesquisar a .LRN se deu em funo da sua relevncia e de sua capilaridade, conforme destacado no captulo anterior. A escolha das duas comunidades especficas levou em considerao as suas diferenas em termos de algumas caractersticas de concepo, alm de estarem hospedadas em portais diferentes, o que nos possibilitou fazer comparaes bastante interessantes. Conforme foi possvel observar no captulo 3 Marco terico , as comunidades de prticas via Internet, mais do que nunca, tm sido o espao propcio para dar prosseguimento s reunies presenciais, visando manuteno dos debates relativos aos temas de interesse da comunidade, evitando com isso deslocamentos e custos de viagens, alm do tempo desperdiado. Essa situao tambm se aplica aos grupos que debatem um determinado tema mas que, em funo do tamanho da comunidade e/ou disperso geogrfica da mesma, no podem se reunir presencialmente. Antes de apresentar as duas comunidades, consideramos pertinente apresentar todos os recursos disponveis que o .LRN oferece, tendo em vista que este o software utilizado pelas duas comunidades de prticas, mesmo estando em portais diferentes.

4.1

Recursos que o .LRN oferece


Os recursos que o .LRN oferece so softwares aplicativos executados dentro de

diversos programas, sendo que cada um deles tem uma funo especfica. So eles: Applets do ncleo de dotLRN; Arquivos; Fruns; Calendrio; Dados estticos (HTML); Correio Massivo; Questionrio; WEBlogger; FAQ (Perguntas Freqentes); Chat; Avaliao; Foto Aleatria; Informao dos membros do grupo; Informao sobre a equipe; Dever de Casa; Notcias; Applet de Avaliao; Datamanager; Photo lbum; UserTracking Managment; News Aggregator; latest; XoWiki e Contacts.

4.2

Comunidades a serem pesquisadas


A comunidade Amadeus est disponvel no Portal de Software Pblico, no endereo

4.2.1 Comunidade Amadeus

eletrnico http://www.softwarepublico.gov.br/ e, no dia 02 de fevereiro de 2012, possua 5.494 membros. Trata-se de um sistema de gesto de aprendizagem para Educao a

52

Distncia baseado no conceito de blended learning, ou seja, uma mistura de aulas a distncia com algumas presenciais. Assim como outros sistemas que se utilizam dos mesmos recursos .LRN, o sistema oferece horrios flexveis ou pr-definidos, para que cada aluno possa realizar suas tarefas no melhor momento para ele. O Projeto permite ampliar as experincias que os usurios do blended learning j tm para diversas plataformas como Internet, desktop, celulares, PDAs e TV Digital, de forma integrada e consistente. Essa expanso a de interao dos usurios entre eles e com os contedos - permite a execuo de novas estratgias de ensino e de aprendizagem orientadas por teorias construtivistas ou scio-interacionista do

desenvolvimento humano (COMUNIDADE AMADEUS, 2012). A histria do AMADEUS teve seu incio em 2001, por ocasio de um projeto no CNPq chamado ProtenCC. Na ocasio, desejava-se criar um ambiente construtivista de aprendizagem, baseado nos preceitos da teoria piagetiana. A sua caracterizao enquanto software pblico iniciou-se em maro de 2009, quando foi disponibilizado no Portal do Software Pblico. (GOMES et al, 2012). So vrios os fatores que determinam o sucesso na adeso a um software livre e, no caso do software pblico Amadeus, identificam-se vrias caractersticas que sugerem a presena de vrios fatores positivos: a existncia de uma comunidade ativa; a existncia de uma rede de prestadores de servios, que atualmente gira em torno de cinquenta e nove empresas estabelecidas em vrios pontos do Brasil; a qualidade do produto; a garantia da continuidade do projeto e a grande demanda por seu uso. Os recursos que a comunidade Amadeus oferece so: informaes sobre a

comunidade; frum; perguntas mais frequentes; subgrupos; calendrio/agenda; arquivos; chat; Weblogger; questionrio - para relatos de experincia; xowiki e prestadores de servio. Alm desses recursos, a comunidade possui um subgrupo64, denominado de Requisitos, e mais oito fruns estruturados de acordo com os segmentos que sero debatidos. Esses foruns so: de anlise de sistemas; arquitetura; comunidade; desenvolvimento; designer; requisitos; suporte e testes.

64

Definio do autor: a criao de subgrupo nessas comunidades, a partir dos recursos que o .LRN oferece, possibilita migrar um determinado nmero de membros da comunidade para esse espao, visando a compartilhar informaes sobre um tema especfico e restrito somente quele grupo.

53

4.2.2 CT-GCIE - Comit Tcnico de Gesto do Conhecimento e Informao Estratgica A comunidade CT-CGIE est disponvel no Portal das Comunidades Virtuais do Setor Pblico, no endereo eletrnico http://www.catir.gov.br/, e no dia 02 de fevereiro de 2012 possua 1.200 membros. A comunidade CT-GCIE tem como objetivo geral promover a Gesto do Conhecimento na Administrao Pblica, tendo como pressuposto que a experincia acumulada progressivamente pelos servidores pblicos constitui um capital estratgico do Estado, o qual deve ser compartilhado e explorado ativamente pelos rgos de governo e pela sociedade brasileira. O CT-GCIE tem, alm do objetivo geral de promover a Gesto do Conhecimento na Administrao Pblica Federal (APF), os objetivos especficos de promover o uso dos princpios, conceitos e mtodos de Gesto do Conhecimento na Administrao Pblica Federal; identificar e acompanhar as melhores prticas em gesto do conhecimento, no mbito da Administrao Pblica Federal, para divulgar e disseminar a cultura de GC via o Governo Eletrnico; propor uma Poltica de Gesto do Conhecimento para a Administrao Pblica Federal; identificar, disseminar e distribuir as aplicaes e ferramentas de Gesto do Conhecimento na Administrao Pblica Federal.(CATIR, 2012). Alm do ambiente virtual, um dos principais produtos que o CT-GCIE oferece s organizaes pblicas brasileiras o OKA, que um sistema de avaliao de gesto do conhecimento para as organizaes. A partir de uma avaliao interna, uma equipe do CTGCIE o considerou adequado para quem desejar implantar e/ou avaliar gesto de conhecimento na sua organizao. Sobre o OKA, Fresneda et al comentam:
Em funo da necessidade de se elaborar um Plano de GC, o Comit Tcnico de Gesto do Conhecimento e da Informao Estratgica (CT-GCIE), componente do Comit Executivo do Governo Eletrnico (CEGE), procurou instrumentos adequados para o levantamento de dados que possibilitasse a elaborao deste plano em uma organizao pblica. O instrumento selecionado foi o mtodo Organizational Knowledge Assessment (OKA) - Avaliao do Conhecimento Organizacional -, elaborado pelo Banco Mundial. (FRESNEDA et al, 2009, p.5).

Recursos que a Comunidade do Comit Tcnico de Gesto do Conhecimento e Informao Estratgica (CT-GCIE) oferece so informaes sobre a comunidade; notcias; frum; perguntas mais frequentes; subgrupos; calendrio/horrio; arquivos; dever de casa. Alm desses recursos, a comunidade possui trs subgrupos, denominados de Grupo de Pesquisas Gesto de Conhecimento na Administrao Pblica; Grupo de Trabalho (GTC/APF); Organizational Knowledge Assessment (OKA) e Rede de Aprendizagem

54

Governamental (REAGE) e cinco fruns estruturados de acordo com os segmentos que sero debatidos. Esses fruns so: CT-GCIE Frum Geral; CT-GCIE Gesto/Administrao; CTGCIE Histrico dos Fruns; Organizational Knowledge Assessment Method (OKA); e Proposta de Polticas Pblicas de Gesto do Conhecimento (PPGC).

4.3

Viso dos recursos utilizados pelas comunidades Amadeus e CT-

GCIE.
Quadro 5 - Recursos disponveis nas comunidades Amadeus e CT-GCIE Recursos Comunidade Amadeus Participantes em cada comunidade Informao sobre a comunidade Notcias 5297 Sim Sim,vide weblogger Frum FAQ Subgrupos Calendrio/agenda/horrio Arquivos Chat Weblogger 8 Sim 1 Sim Sim Sim 5 Sim 4 Sim Sim Sim Comunidade CT-GCIE 1201 Sim Sim

Sim, mas para postar notcias

Questionrio Xowiki Prestadores de Servios


Fonte: Levantamento feito pelo autor

Sim Sim Sim

Sim -

55

A descrio dos recursos utilizados por essas comunidades a seguinte: - Participantes em cada comunidade: nmero de participantes que cada comunidade possui at a data da consulta. - Informao sobre a comunidade: descrio resumida sobre a comunidade. - Notcias: recurso interno da comunidade, que possibilita ao gestor postar mensagens que alm de ficarem disponveis no ambiente so direcionadas para as caixas de correio eletrnico dos membros. - Frum: recurso para encontros assncronos organizados por assuntos e que possuem os mesmos recursos de notcias. - FAQ: Repositrio de perguntas e respostas frequentes. - Chat: recurso para encontros sncronos, em tempo real. - Weblogger: recurso para o gestor disponibilizar notcias, mas que possibilita estabelecer o compartilhamento entre os membros da comunidade. - Questionrio: recurso para que o gestor elabore perguntas fechadas e/ou abertas sobre um determinado tema, visando o retorno dos membros da comunidade. - Xowiki: recurso para editar documentos para serem construdos colaborativamente. - Prestadores de Servios: recurso para apresentar os prestadores de servios de um determinado software, que nesse caso o Amadeus.

Pode-se observar que essas comunidades de prticas apresentam caractersticas diferenciadas. No caso da comunidade Amadeus, o objetivo principal disponibilizar um software de educao a distncia e compartilhar informaes visando ao crescimento do mesmo e da comunidade CT-CGIE, est voltado para construo coletiva do conhecimento em administrao pblica.

56

METODOLOGIA
Este captulo tem por objetivo apresentar a metodologia de trabalho, os procedimentos

que foram utilizados para realizao da pesquisa, assim como uma anlise do levantamento realizado. Como a proposta desta dissertao investigar o processo de interao e aprendizagem vivenciado nas comunidades de prticas Amadeus e CT-GCIE, para que esta pesquisa atingisse os objetivos propostos, optamos por aplicar um questionrio utilizando recursos tecnologicamente avanados adequados a este tipo de pesquisa - que servem de auxlio para elaborao, aplicao e anlise dos dados, conforme especificaes que sero fornecidas adiante. Para a elaborao metodolgicos: Destacamos as principais questes colocadas na literatura - que embasaram a elaborao dos conceitos aqui trabalhados; Apresentamos os grupos de conceitos que compem o questionrio de pesquisa; Descrevemos o planejamento, a elaborao e a aplicao do instrumento de pesquisa Fornecemos informaes sobre o retorno obtido na pesquisa. deste instrumento consideramos os seguintes aspectos

5.1

As questes e hipteses que nortearam a elaborao do instrumento


Esse item tem por objetivo apresentar as questes e hipteses que nortearam a

de pesquisa
elaborao do instrumento de pesquisa - que advm do captulo 3, Marco terico - em funo da abordagem que os autores pesquisados consideraram como fundamentais para que uma comunidade de prtica se mantenha ativa, cresa e seja dinmica. A primeira questo que podemos levantar, que uma comunidade de prtica necessita possuir membros que sejam ativos. Alm disso, conforme abordado anteriormente, a comunidade de prtica se distingue de outros tipos de comunidade pelas caractersticas especficas desta participao. Sendo assim, importante identificar quais so as motivaes que levam esses membros a participarem de uma comunidade de prtica. Wenger (2002, p.17; e 1998, p.152) Wenger e Snyder (2001, p.15) afirmam que os indivduos participam de comunidades de prticas por razes diferentes, como, por exemplo, crescimento profissional visando o desenvolvimento de suas competncias, agregao de valor, aprendizagem em grupo envolvendo desenvolvimento de competncias, troca de conhecimento e gerao de

57

conhecimento, j que normalmente ele especializado; paixo e compromisso pela causa outro aspecto importante - relacionado forma de participao - destacado pelos autores. Moura (2008, p.332) contribui com a ideia de que as comunidades de prticas no so equipes de trabalho, pois elas se definem pelo interesse do tema e no pelo trabalho a realizar. Ele afirma ainda que uma comunidade sempre formal e tem identidade prpria. Marteleto (2001, p.73) aborda um ponto especfico que contribui para o nosso olhar para a comunidade de prtica que o poder que pode ser gerado a partir do fluxo de informao e do conhecimento gerado a partir da participao na comunidade. J Santos (2011, p.23) aborda a origem da informao e a construo coletiva do conhecimento, o que tambm pode ser outro aspecto a ser observado. Dentro dessa perspectiva da informao, as melhores prticas e lies aprendidas podem ser investigadas em uma comunidade de prtica, atravs do compartilhamento da informao. Teixeira Filho (2002, p.20) aborda essa questo ao afirmar que uma organizao ao pensar em implementar gesto do conhecimento, as iniciativas de melhores prticas/ lies aprendidas devem fazer parte de poltica institucional a ser implementada via comunidades de prticas. A topologia de uma rede social/comunidade de prtica e as suas relaes possibilitam identificar que tipo de rede/comunidade ser investigada. possvel tambm, nesse caso, identificar o desempenho dos membros de rede/comunidade. Esse tema foi abordado por Haythorntwaite (2010, p.4); Recuero (2009, p.56) e Marteleto (2001, p.72). A interao e aprendizagem so temas que se complementam, pois onde existe interao existe aprendizagem e no existe aprendizagem dentro dos padres da Web 2.0 sem interao. Oliveira e Villardi (2005, p.10); Recuero (2009, p.30); Primo (2007, p.149; Wenger (1998, p.214) e Jean Lave (1993b, p.65) abordam essa questo - que vai desde definies tericas sobre o tema a situaes prticas relacionadas, por exemplo, a competncia. Muitas redes sociais e comunidades de prticas morrem antes do tempo, e sobre essa questo Forberg (2003, cap. 18) relata porque isso acontece. J Bradshaw e outros (2004, p.195), assim como Wenger (2002, p.207), afirmam o quanto importante negociar com os membros da comunidade visando obter insumos para o desenvolvimento do planejamento e reestruturao da comunidade e que, nesse caso, deve ser includa a capacitao de seus membros. Wenger (2002, p.51) tambm aborda a preocupao com o crescimento da comunidade versus a qualidade operacional da mesma e sugere sete princpios que facilitam o equilbrio da comunidade.

58

5.2

Grupos de conceitos que compem o questionrio


Este item tem por objetivo apresentar os grupos de conceitos que compem o

questionrio de pesquisa, que foi desenvolvida a partir de um conjunto de especificaes e questes que surgiram das questes e hipteses abordadas pelos autores pesquisados, conforme acima sintetizado.

Grupo 1 - Caractersticas gerais da adeso do membro comunidade: Neste grupo buscamos a identificao de qual comunidade o membro participa (e, no caso do membro participar das duas, solicitamos a opo de uma delas para o preenchimento das respostas); caracterizamos o seu papel na comunidade (administrador e demais usurios); a sua motivao em participar da comunidade e se a iniciativa foi dele em participar da comunidade ou no. J neste primeiro grupo abordamos a questo da motivao, tentando identificar se os aspectos de iniciativa espontnea e da busca por crescimento profissional e desenvolvimento de competncias, conforme destacado na literatura, caracterizam a participao nas comunidades estudadas. As perguntas que compem esse grupo so: 1)Voc participa de qual comunidade?; 2) Qual a comunidade que voc vai selecionar para fins dessa pesquisa?; 4)Cite qual(ais) motivao(es) para voc participar da comunidade; e 12) Como voc caracteriza a sua entrada na comunidade?

Grupo 2 - Engajamento do membro na comunidade: As perguntas deste grupo buscam a identificao do engajamento do membro na comunidade e, concomitantemente, a identificao em um primeiro nvel da interao assncrona atravs do frum. Neste grupo, portanto, tocamos no aspecto do compromisso e da paixo pela comunidade, como uma caracterstica que ir caracteriz-la enquanto comunidade de prtica propriamente dita. Conforme a abordagem de Wenger, alm de indicar as perspectivas de sua continuidade, que seria determinada pela presena de interesse dos membros, na perspectiva deste autor, uma comunidade de prtica dura enquanto houver interesse por parte dos seus membros. As perguntas que compem esse grupo so: 5) Como voc caracteriza sua participao na comunidade?; 6) Como voc define o seu engajamento na comunidade?; 7) Voc postou nos fruns nos ltimos 6 (seis) meses?; 8) Voc tem tido feedback das suas mensagens?; 9) Como voc avalia este feedback?

59

Grupo 3 - Compartilhamento de informaes: Informaes compartilhadas e postadas na comunidade so importantes na caracterizao de uma comunidade de prtica. A troca de informaes contribuindo para o desenvolvimento de competncias e para a soluo de problemas nas reas de atuao dos membros , como foi destacado acima, um elemento fundamental das comunidades de prtica ativas e vigorosas. Procuramos tambm constatar o quanto essas informaes esto relacionadas com as atribuies do membro na comunidade. As perguntas que compem esse grupo so: 10)Voc considera que, de um modo geral, tem obtido informaes importantes para o seu trabalho na comunidade?; 11) De que tipo?; 15) Voc acha que a comunidade tem contribudo significativamente para a soluo de problemas na sua rea de atuao?; 18) As suas atribuies profissionais tm a ver com o tema da comunidade?; e 19) Voc pode citar quais atribuies?

Grupo 4 Topologia e identificao de grupo nuclear na comunidade: Identificao dos elos existentes e dos membros mais ativos nas duas comunidades. Atravs destas perguntas visamos identificao de uma liderana, um grupo de nuclear que, na viso dos estudiosos, importante para o dinamismo e continuidade da comunidade. A presena desta liderana, entretanto, no poderia refletir a existncia de uma estrutura hierrquica ou centralizada. As perguntas que compem esse grupo so: 3)Qual o seu papel na comunidade?; 13) Cite 5 (cinco) pessoas (nome completo) da comunidade com quem voc se comunica com maior frequncia?; e 14) Cite 5 (cinco) pessoas (nome completo) que voc considera que so mais ativas na comunidade (participa dos fruns e dos demais recursos da comunidade, com contribuies relevantes).

Grupo 5 Opinies sobre a situao comunidade:

atual, necessidades e perspectivas da

Levantamento atravs dos membros da situao da comunidade nos ltimos 6 (seis) meses, no que tange a manuteno, crescimento da mesma, alm da obteno de sugestes dos membros para que as referidas comunidades cresam e se mantenham ativas. Alm de contriburem para a caracterizao da comunidade pelo aspecto do seu dinamismo e crescimento, as perguntas formuladas visam contribuir com sugestes que sero divulgadas para as comunidades.

60

As perguntas que compem esse grupo so: 16) Qual a sua avaliao sobre a situao da comunidade nos ltimos 6 (seis) meses; e 17) O que voc considera importante para que a comunidade cresa e se mantenha ativa?

Grupo 6 - Recursos do .LRN utilizados pela comunidade: Com este grupo de questes objetivamos identificar os recursos do .LRN que so utilizados pelos membros da comunidade, no s para dimensionar o nvel de envolvimento do referido membro, mas tambm das interaes sncronas e assncronas existentes, bem como as interatividades. As perguntas que compem esse grupo so: 21) Frum; 22) Chat; 23) Weblogger; 24) Xowiki; 25) Notcias; 26) FAQ; 27) Calendrio; 28) Arquivos; e 29) Questionrio de avaliao.

Grupo 7 Comentrios e sugestes gerais: Esta pergunta possibilitou ao membro da comunidade registrar toda e qualquer informao que desejasse acrescentar s perguntas formuladas. A pergunta que compe esse grupo a 30). Convido-o a acrescentar comentrios ou sugestes sobre a comunidade:

Grupo 8 - Caracteristicas profissional e sociodemogrfica dos entrevistados: A identificao de algumas caractersticas profissionais e sociodemogrficas do membro da comunidade, alm de fornecer informaes sobre a homogeneidade ou diversidade das competncias envolvidas na comunidade, servem tambm para mostrar o quanto essas comunidades esto espacialmente restritas ou se atingem o que se pretende com uma comunidade virtual, especialmente as iniciativas pblicas: uma grande abrangncia do territrio nacional. As perguntas que compem esse grupo so: 31) Nome; 32) E-mail para contato; 33) Qual a instituio que voc trabalha?; 34) Escolaridade; 35) Qual a sua profisso?; 36) Qual a sua faixa etria?; 37) Sexo; 38. Estado; e 39) Municpio.

61

5.3

Planejamento, elaborao e aplicao do questionrio


Esse item tem por objetivo apresentar o planejamento, a elaborao e a aplicao do

questionrio. Como anteriormente mencionado, a minha participao na comunidade CT-GCIE antecede esta pesquisa, da qual fao parte desde 2003. Da comunidade Amadeus passei a fazer parte em agosto de 2011, tendo como principal motivao conhecer as suas caractersticas para fim desta pesquisa. Para a aplicao do questionrio, contatamos os gestores das referidas comunidades, denominados de administradores, visando obter autorizao para a realizao da pesquisa. Estes contatos, assim como o acesso s duas comunidades, contriburam para o desenvolvimento do captulo 4 Campo de estudo - , tendo em vista que as informaes daquele captulo so oriundas de pesquisa bibliogrfica obtida atravs dos portais, assim como da anlise dos prprios portais das comunidades. Os recursos utilizados para a elaborao, aplicao e anlise do instrumento de pesquisa foram fornecidos pelo FormSUS, software desenvolvido pelo DATASUS Ministrio da Sade (MS), que um servio para criao de formulrios online, desenvolvido para dar agilidade, estruturao e qualidade ao processo de coleta e disseminao dos dados pela Internet. O FormSUS tem suas bases de dados hospedadas nos servidores do DATASUS no Rio de Janeiro e foi desenvolvido inicialmente para atender aos rgos do MS e ao Sistema nico de Sade (SUS), mas hoje utilizado por outros rgos de governo, inclusive no meio acadmico, para fins de pesquisa. A sua aceitao junto aos interessados tem sido de tal forma que na estatstica de janeiro tnhamos 1.130 (hum mil cento e trinta) formulrios ativos, o que representa 1.130 pesquisas em andamento, sob a responsabilidade de 1.130 gestores. Aps a deciso pela utilizao do FormSUS o passo seguinte foi conhecer o software e criar o formulrio de pesquisa. Feito isso, foi realizado um pr-teste utilizando alguns colegas de trabalho, que participam dessas comunidades de prticas. Aps realizarmos os ajustes no formulrio, oriundos do pr-teste, a ltima fase desse processo foi a divulgao do questionrio de pesquisa, realizada atravs de mensagens semanais postadas nos fruns das comunidades. Nessas mensagens, constavam um link, que ao ser aberto, o membro da comunidade acessava ao questionrio de pesquisa, que ficou disponvel no perodo de 15 de dezembro de 2011 a 04 de fevereiro de 2012.

62

Pelo fato da pesquisa ter sido realizada via internet e se utilizado dos recursos acima descritos teremos facilidades de, aps a defesa desta dissertao, disponibilizar seus resultados para os membros da comunidade.

5.4

Retorno obtido da pesquisa


Este item tem por objetivo fornecer informaes sobre o retorno das respostas obtidas

no questionrio. Conforme foi mencionado no captulo 4 Campo de estudo -, no dia 02 de fevereiro de 2012 a comunidade Amadeus possua 5.297 (cinco mil, duzentos e noventa e sete) membros e a comunidade CT-GCIE possua 1.201 (hum mil, duzentos e um) membros. O total de questionrios respondidos foi de 158 (cento e cinquenta e oito). Trata-se de um nmero reduzido, considerando o nmero total de membros das duas comunidades. Da comunidade Amadeus, apenas 1.64% dos membros responderam pesquisa, no caso da comunidade CT-GCIE, apenas 5.66%. Entendemos que uma das justificativas porque o perodo da pesquisa no foi o melhor de dezembro a fevereiro -, um perodo em que a maioria tira frias. Outro fato relevante diz respeito ao nmero de membros que tem participao ativa em cada comunidade. Ser possvel constatar no prximo captulo que essas duas comunidades, apesar de possurem um nmero elevado de participantes, so muito centralizadas - e isso nos leva a acreditar que um nmero bem pequeno participa do dia a dia da comunidade, sendo que os membros mais atuantes so os que devem estar, em maior proporo, entre os respondentes. Apesar das limitaes representatividade do levantamento podemos, em contrapartida, destacar que o nmero absoluto de respostas 158 - nos permite realizar anlises e cruzamentos de dados teis para a compreenso do comportamento do membro, assim como tirar concluses sobre a situao atual e perspectivas das comunidades. Um aspecto metodolgico que nos preocupou inicialmente foi o fato de poder haver superposio na participao das comunidades. Precavemo-nos contra isso solicitando ao respondente que, no caso de pertencer s duas comunidades, escolhesse aquela sobre a qual responderia ao questionrio. A superposio de participao foi, entretanto, pequena. Entre os respondentes, 87 (oitenta e sete) responderam que participam da comunidade Amadeus; 68 (sessenta e oito) membros responderam que participam da comunidade CT-GCIE; e apenas 3 (trs) membros responderam que participam das duas comunidades. Estes resultados esto representados na Figura 1, a seguir.

63

Figura 1 Respondentes segundo as comunidades

Como dois membros que participam das duas comunidades optaram por responder pela comunidade Amadeus, esta ficou com 89 (oitenta e nove) questionrios respondidos. O outro membro com participao dupla optou por responder pela CT-GCIE, que ficou com 69 (sessenta e nove) questionrios respondidos.

64

RESULTADO DA PESQUISA DE CAMPO E ANLISE


Iniciamos a anlise dos dados apresentando as caractersticas gerais dos usurios que

foram as ltimas questes solicitadas no levantamento que denominaremos de informaes sociodemogrficas. A seguir, apresentaremos as informaes sobre a sua participao na comunidade de prtica, seguindo os grupos de assunto abordados conforme descritos no captulo anterior.

6.1 Caracterizao profissional e sociodemogrfica dos entrevistados (Grupo 8)


Sobre a identificao dos membros das comunidades, no que tange as respostas sobre escolaridade, percebe-se, na Figura 2, abaixo, que a comunidade CT-GCIE congrega uma porcentagem maior de membros com escolaridade mais avanada, embora o nvel superior ou a ps-graduao seja o nvel de formao tpico nas duas comunidades.

Figura 2 Nvel de Escolaridade por Comunidade

Nota: O ensino superior est subdividido em ensino superior incompleto; ensino superior e ensino superior com especializao.

Em relao faixa etria o que pode ser visualizado na Figura 03 a comunidade CT-GCIE apresenta uma maior concentrao de membros nas faixas etrias mais altas, que

65

tambm se justifica pelo fato de tratar-se de uma comunidade que existe em torno de uns 20 (vinte) anos e abranger pessoas com nvel de escolaridade mais elevado.

Figura 3 - Faixa Etria por comunidade

Com relao distribuio por sexo, bem evidente a predominncia do sexo masculino em ambas as comunidades, sendo que a proporo de homens ainda maior na comunidade Amadeus. Esta preponderncia masculina no surpreende, notadamente na Amadeus, uma comunidade de desenvolvimento de software. Conforme diversos estudos tm mostrado, a participao das mulheres no setor de tecnologia de informao ainda muito pequena, no pas: elas compem em torno de 20% da mo de obra no setor. Alm disso, entre os jovens menor o envolvimento das meninas com as tecnologias de informao e comunicao (OLINTO, 2008; 2005). O melhor equilbrio dos sexos masculino e feminino na comunidade CT-GCIE tem a ver com o pblico que participa dessa comunidade, que so normalmente da rea do Governo federal. Nesse caso, o sexo feminino tem ocupado posies relacionadas a gesto de conhecimento, com menor diferena entre os sexos. A Figura 4 representa essa situao.

Figura 4 Sexo por comunidade

66

Em relao ao estado de moradia do respondente, nota-se, na Figura 5, que a comunidade CT-GCIE tem uma concentrao muito grande no Distrito Federal, apresentando propores reduzidas nos outros estados da federao: apenas o Rio de Janeiro e o Rio Grande do Sul tm algum destaque nesta comunidade. J na comunidade de Amadeus observa-se maior disperso do local de moradia, sendo que a maior concentrao de respostas est em Pernambuco, o que se explica pelo fato de que foi este estado que, atravs da Universidade Federal de Pernambuco, desenvolveu o software Amadeus. Entretanto, outros estados, sobretudo So Paulo e Rio de Janeiro, mostram participao destacada na comunidade. Podemos concluir, portanto, que a penetrao no pas da Amadeus mais expressiva, sugerindo que esta comunidade atinge mais adequadamente os objetivos a que se destina um portal de software pblico.

Figura 5 - Estado de moradia por comunidade

Caractersticas gerais da adeso do membro comunidade (Grupo 1)


6.2
Na Figura 6 apresentamos os resultados da pergunta sobre a iniciativa da entrada do membro na comunidade:

67

Figura 6 Tipo de Iniciativa de adeso por comunidade

Podemos verificar que na iniciativa individual est a principal razo de adeso predominando em ambas as comunidades, embora esta razo esteja mais forte na comunidade Amadeus, caracterizando a resposta de 86,52% dos seus membros, enquanto na CT-GCIE esta escolha proporcionalmente menor (66,67%). Nesta ltima comunidade mais frequente a adeso por incentivo de algum com vnculo profissional. A adeso por iniciativa individual, que predomina nas duas comunidades, se adqua s expectativas geradas pela abordagem de Wenger e Snyder (2001, p.15). Para estes autores este um ponto forte para participar de uma comunidade de prtica. Assim, podemos observar que a comunidade Amadeus se ajusta mais ao perfil esperado. Possivelmente, na comunidade CT-GCIE, que apresenta um percentual maior de adeso por incentivo profissional, isso se justifica, pois boa parte de seus membros atuam em instituies do governo federal que contriburam para formar o CT-GCIE e o processo de incentivo acontece institucionalmente. Ainda nesse grupo temos uma pergunta aberta, em que os respondentes indicavam as suas motivaes para participar da comunidade, sendo que esta pergunta foi respondida por todos. Apresentamos a seguir o elenco de motivaes apresentado, separando-os por comunidade. O resumo das motivaes indicadas pela Amadeus foram: A) Conhecer a aplicao e o desenvolvimento dessa plataforma e de novas tecnologias voltadas ao processo de ensino e aprendizagem; B) Interesses e informaes sobre os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) e especialmente sobre o software Amadeus, suas funcionalidades e aplicabilidades na gesto e disseminao do conhecimento;

68

C) Pesquisa e procura por novas ferramentas de educao a distncia; D) Troca de informaes entre os membros da comunidade; E) Trabalhar em ambiente de software livre; atualizao de conhecimentos e curiosidade sobre a comunidade. O resumo das motivaes indicadas pela comunidade CT-GCIE foi: A) Aprimoramento e atualizao; B) Busca, debates e troca de experincias, ideias e informaes na rea de gesto de conhecimento, debate sobre suas polticas e diretrizes para a administrao pblica; C) Compartilhar (interagir) informao visando gerar conhecimento, principalmente com pessoas que tenham interesse em gesto do conhecimento; D) Desenvolvimento de comunidades virtuais no servio pblico e pesquisa acadmica. Algumas respostas so semelhantes em ambas as comunidades, como por exemplo, aprimoramento/atualizao e troca de informaes e experincias. Essas so questes tambm abordadas por Wenger (2002, p.207) como essenciais comunidade de prtica. Entretanto, algumas respostas a esta questo mostraram diferenas substanciais entre as comunidades e isso j era esperado e mencionado anteriormente, em funo do perfil de cada comunidade. Essas diferenas esto associadas s reas de interesse: onde na Amadeus a questo educao a distncia na CT-GCIE a questo mais genrica e voltada para gesto do conhecimento.

6.3

Engajamento do membro na comunidade (Grupo 2)


Apresentamos abaixo as respostas pergunta Como voc caracteriza sua participao

na comunidade?, que visou identificar a frequncia de participao com as opes de resposta que aparecem no Figura 7.

Figura 7 - Participao por comunidade

69

Podemos verificar que, em ambas as comunidades, a resposta mais freqente a que indica participao rara. Entretanto, mais uma vez, a Amadeus se ajusta mais ao perfil esperado de uma comunidade de prtica mostrando mais participao na comunidade (menor frequncia na resposta rara - caracterizando 76,81% dos membros da CT-GCIE e 46,07% dos membros da Amadeus e maior nas outras opes). O segundo resultado desse grupo de questes, apresentado na prxima figura, refere-se autoavaliao do engajamento do membro sua comunidade. Eles responderam pergunta, conforme a Figura 8: Como voc define o seu engajamento na comunidade, sendo que as opes de resposta : muito, mdio e pouco.

Figura 8 Auto-avaliao de engajamento por comunidade

Podemos verificar que os entrevistados de ambas as comunidades consideram que participam pouco da comunidade: 71.91% dos membros da Amadeus e 86.96% dos membros da CT-GCIE. Embora a Amadeus tambm se distinga mais uma vez em termos de

participao, esta diferena entre elas pequena. No mesmo sentido do resultado acima obtido poucos membros de ambas as comunidades informaram que tm muito acesso (dirio). Isso vem de encontro ao que Wenger (1998, p.152) acredita, que se nos engajarmos nas comunidades, aprendemos com os outros. Entretanto, sabemos que esses resultados no podem ser tratados isoladamente, mas no contexto das outras respostas como um todo. O prximo resultado desse grupo que apresentamos refere-se pergunta que visa identificar a contribuio especfica comunidade atravs de postagens. O membro foi solicitado a responder, conforme a Figura 9: Voc postou nos fruns nos ltimos 6 (seis) meses?.

70

Figura 9 - Postagem nos fruns nos ltimos 6 meses por comunidade

Podemos verificar que o hbito de postagem no intenso, embora novamente a comunidade Amadeus se distinga: 31,46% dos membros desta comunidade o fizeram e apenas 15,94% da CT-GCIE tiveram esta iniciativa. O resultado acima compatvel com as respostas das ltimas duas questes, que mostram a pouca participao dos membros nas duas comunidades e, ao mesmo tempo, uma maior proatividade dos membros da Amadeus. importante destacar, entretanto, que o resultado ser complementado com outras informaes fornecidas sobre aspectos da interao entre os membros das comunidades. O prximo resultado desse grupo de questes refere-se pergunta sobre o retorno que o membro teve s mensagens postadas por ele: Voc tem tido feedback das suas mensagens?. Um total de 30 pessoas responderam a esta pergunta, sendo que o retorno recebido de mensagens pelos membros das duas comunidades foi semelhante: entre mais de 70% a quase 80%. Pode-se concluir, portanto, que o retorno s mensagens postadas tende a ser alto em ambas as comunidades. Como o membro que postou avalia o feedback Como voc avalia este feedback? - o contedo da prxima pergunta formulada, uma pergunta aberta na qual o respondente se expressou com as suas prprias palavras. As expresses utilizadas pelos respondentes sugerem, de modo geral, uma reao positiva: foi bom, muito bom e positivo foram os termos mais utilizados. Entre as respostas menos positivas e menos frequentes foi utilizado o termo razovel. Um membro da CT-GCIE que considerou a sua mensagem pouco eficiente tambm comenta: Esta comunidade parece ser mais para trocar informao e o espao colaborativo ainda muito raro. O resultado das respostas da pergunta acima, no geral, indicam que existe um clima de aprendizagem. Jean Leave (1993b, p.66) aborda essa questo como aprendizagem situada, pois se existe interao existe aprendizagem, mesmo que seja entre poucos membros.

71

6.4

Compartilhamento de informaes (grupo 3)


O primeiro resultado desse grupo que apresentamos refere-se pergunta 10(Figura

10), que indaga: Voc considera que, de um modo geral, tem obtido informaes importantes para o seu trabalho na comunidade?.

Figura 10 Obteno de informaes importantes para o trabalho por comunidade

Podemos verificar que, na Amadeus, a resposta frequentemente foi a que os membros mais escolheram: quase 40% fizeram essa opo. Embora poucos membros da CTGCIE tenham indicado esta opo, podemos considerar que forneceram uma resposta que tambm pode ser avaliada como positiva, pois mais de 50% consideram que s vezes recebem informaes importantes para o seu trabalho. O segundo resultado desse grupo que apresentamos refere-se pergunta aberta, nmero 11, sobre o tipo de contribuio que tm recebido, sendo que 139 membros responderam essa pergunta. O resumo das respostas obtidas da comunidade Amadeus foi o seguinte: A). Atualizao de software livre e da comunidade Amadeus; B). sobre o desenvolvimento e funcionalidades da comunidade Amadeus e possveis dvidas relacionadas educao a distncia; C). Informaes sobre a ideia geral do projeto, dos eventos adicionais de alto valor agregado e das experincias vivenciadas pelos usurios; D). Principais novidades relacionadas plataforma Amadeus, educao corporativa e educao a distncia e E). Email de notcias.

72

O resumo das respostas obtidas da comunidade CT-GCIE foi o seguinte: A) Busca por divulgao de cursos, eventos e treinamentos; B) aplicabilidade e iniciativa da gesto do conhecimento na administrao pblica federal; C) Sobre o Organization Knowledge Assessment (OKA); D) Novas legislaes, notcias e pesquisas; E) Profissional e de qualificao; F) Material de pesquisa e arquivos sobre gesto do conhecimento; G) Informaes tcnicas, inovaes, metodologia utilizada e licitao. Ao atestar que tm recebido informaes importantes e ao especificarem diversos tipos de contribuies, os membros revelam a dinmica das comunidades, vindo ao encontro do que Santos (2011, p.23) aborda sobre o uso da informao na construo coletiva e ao que Wenger (2002, p.9) complementa ao afirmar que a comunidade de prtica o melhor meio para codificar o conhecimento, porque podem combinar os seus aspectos tcitos e explcitos. Sendo assim, se essas informaes so importantes para o trabalho para boa parte dos membros das comunidades de prticas, elas podem ser apropriadas, pois esto codificadas. O terceiro resultado desse grupo que apresentamos refere-se pergunta 15: Voc acha que a comunidade tem contribudo significativamente para a soluo de problemas na sua rea de atuao?. Solues de problemas podem ser associados s melhores prticas e lies aprendidas, questes que so abordadas por Teixeira Filho (2002, p.20) como uma iniciativa fundamental que deve ser implementada nas instituies - e as comunidades de prtica podem ser os melhores veculos para isso. Na comunidade Amadeus, 49,43% dos membros informaram que sim, enquanto na CT-GCIE 23, apenas 19% deram esta resposta. Apesar desta avaliao que podemos considerar no muito entusistica, sobretudo por parte da CT-GCIE, h que se destacar que a resposta no tambm no foi selecionada. H grande coincidncia nas duas comunidades, entre os que no sabem avaliar (42,70% na Amadeus e 53,62% na CT-GCIE). O quarto resultado desse grupo que apresentamos refere-se pergunta 18(Figura 11), que visa identificar a adequao da comunidade atuao profissional do entrevistado: As suas atribuies profissionais tm a ver com o tema da comunidade?.

73

Figura 11 Proximidade das atribuies profissionais ao tema da comunidade por tipo de comunidade

Podemos verificar que, neste caso, a adequao entre comunidade e atuao profissional mostra-se mais alta na CT-GCIE. Enquanto na Amadeus a resposta sim agrega 60,67% dos respondentes, na CT-GCIE 76,81% respondem afirmativamente. O prximo resultado desse grupo de questes refere-se pergunta aberta 19, que indaga sobre as atribuies profissionais que se adquam ao perfil da comunidade Voc pode citar quais atribuies?. Nmero equivalente de membros das duas comunidades respondeu a esta pergunta, um total de 107 respostas. O resumo das respostas da comunidade Amadeus referente a atribuies profissionais que consideram compatvel comunidade foi o seguinte: A) Oito membros informaram que so professores, sendo que dois so tambm pesquisadores; B) Oito informaram que trabalham com gesto de ensino e educao a distncia; C) Quatro membros informaram que trabalham com desenvolvimento de sistemas; D) Trs informaram que trabalham em atividades de coordenao; E) Dois informaram que trabalham com consultoria em implantao de sistemas; F) Dois informaram que trabalham como analista de operao de sistemas; G) Dois informaram que trabalham com software livre; H) Dois informaram que trabalham no projeto Amadeus para municpios; I) Dois informaram que trabalham com ambientes virtuais de aprendizagem para ensino superior; J). As atribuies profissionais com apenas uma resposta foram: Gerente de suporte tcnico da comunidade; informtica na educao; inovaes tecnolgicas; instrutor presencial e em EAD; pedagogia com foco em designer instrucional; ambientes virtuais; softwares

74

educacionais; treinamento de pessoas; educao corporativa; estudar os recursos de EAD; manter atualizada sobre novas possibilidades de ferramentas para desenvolvimento de ensino a distncia; planejar treinamentos; acompanhar treinamentos; responsvel pela rea de TI da instituio. O resumo das respostas dos membros da comunidade CT-GCIE referente s atribuies profissionais que se ajustam comunidade foi o seguinte: A) Cinco membros informaram ocupar cargos gerenciais: gerente de projetos; gerente do portal do Ministrio do Trabalho; gerente de materiais e equipamentos; gerente de informtica; gerente em uma rea no Ministrio do Planejamento Oramento e Gesto; B) Seis informaram trabalhar na rea de gesto: gesto de projetos; gesto de recursos humanos; gesto em tecnologia da informao; gesto do conhecimento e comunidades de prticas; gesto de modelos corporativos e gesto estratgica; C) Trs informaram que so professores na rea de gesto do conhecimento; D) Trs informaram que atuam com segurana da informao e propriedade intelectual; E) Dois informaram que so administradores, sendo um administrador pblico e outro administrador do FormSUS; F) Dois informaram que trabalham com pesquisa e ensino na rea de administrao; G) Dois informaram que trabalham na coordenao de fiscalizao tributria; H) Dois informaram que trabalham na coordenao de medio e anlise; I) Uma autora de publicaes na rea de gesto do conhecimento; e J) Um informou que trabalha com segurana da informao. A justifica da diferena entre as duas comunidades, que, apesar do tema gesto do conhecimento ser mais abrangente, no caso da CT-GCIE a participao dos seus membros mais institucional do que na Amadeus. Essa questo tem a ver com o resumo apresentado no resultado da pergunta 19. Outro fator que deve contribuir para esse percentual mais elevado faixa etria de cada comunidade, ficando destacado que na CT-GCIE o percentual de idade mais elevado e isso nos leva a acreditar que a maioria desses membros ocupam cargos fixos nas instituies do governo federal.

6.5

Topologia e identificao de grupo nuclear na comunidade (Grupo 4)


O primeiro resultado desse grupo que apresentamos refere-se pergunta 03: Qual o

seu papel na comunidade? Na comunidade Amadeus, 6 (seis) membros responderam que so administradores (6,74%) e na comunidade CT-GCIE 2 (dois) membros responderam que so administradores. Os demais respondentes consideram-se apenas usurios.

75

O segundo e o terceiro resultado desse grupo sero apresentados por cada comunidade para as perguntas abertas 13 e 14 - que visam identificar os destinatrios do fluxo de informao e as lideranas nas comunidades. Na questo 13, solicitamos: Cite 5 (cinco) pessoas (nome completo) da comunidade com quem voc se comunica com maior frequncia. Na questo 14: Cite 5 (cinco) pessoas (nome completo) que voc considera que so mais ativas na comunidade (participa dos fruns e dos demais recursos da comunidade com contribuies relevantes). Na comunidade Amadeus, para a pergunta 13, 38 (trinta e oito) membros responderam e 3 (trs) membros no responderam. Para a pergunta 14, 30 (trinta) membros responderam e 59 (cinquenta e nove) no responderam. J na comunidade CT-CGIE, para a pergunta 13, 38 (trinta e oito) membros responderam e 31 (trinta e um) membros no responderam. E para a pergunta 14, 42 (quarenta e dois) membros responderam e 27 (vinte e sete) no responderam. Para manter o anonimato dos membros da comunidade, aqueles que foram citados receberam um cdigo em forma de letra. Na comunidade Amadeus, o resultado pode ser observado no Quadro 6:

Quadro 6 - Nmero de citaes recebidas por membros da Amadeus Membro Numero de citaes Pela frequncia na comunicao (Q.13) Membro A - administrador Membro B - administrador Membro C - administrador Membro D Membro E - administrador Membro F Membro G Membro H 12 8 9 5 4 3 1 2 Nmero de citaes Como pessoa ativa na comunidade (Q.14) 13 9 6 6 6 2 2

Na comunidade Amadeus, quatro membros que so administradores foram bastante citados no resultado das perguntas 13 e 14, fato que podemos considerar normal em funo do papel que exercem na comunidade. J outros dois membros, que tambm so administradores, no foram citados.

76

Na comunidade CT-GICIE o resultado pode ser observado no Quadro 7:

Quadro 7 - Nmero de citaes recebidas por membros da CT-GCIE Membro Numero de citaes Pela frequncia na comunicao (Q.13) Membro A - administrador Membro B - administrador Membro C Membro D Membro E Membro F Membro G Membro H Membro I Membro J Membro L Membro M 19 5 3 1 1 1 1 1 1 1 1 Numero de citaes Como pessoa ativa na comunidade (Q.14) 31 6 3 2

Na comunidade CT-GCIE os resultados das perguntas 13 e 14 mostram que os dois membros mais citados so administradores, mas com uma diferena muito grande entre os membros A e B nas duas perguntas. Um terceiro membro foi citado no resultado das duas perguntas trs vezes e os oito membros seguintes citados apenas uma vez, na pergunta 13. O resultado dessas duas perguntas se adqua ao que foi obtido em perguntas anteriores, que apresentam uma concentrao alta de membros que participam e interagem. Em funo da concentrao de citaes em poucos membros, fica evidente que se trata de comunidades centralizadas, sendo que a centralizao ainda maior na CT-GCIE.

77

6.6. Situao da comunidade (Grupo 5)


O primeiro resultado desse grupo que apresentamos refere-se pergunta 16 (Figura 12) : Qual a sua avaliao sobre a situao da comunidade nos ltimos 6 (seis) meses?

Figura 12 - Avaliao de crescimento por comunidade

Pela figura acima se pode verificar que os membros da Amadeus so muito mais otimistas quanto situao e perspectivas da comunidade: quase 60% considera que ela tem crescido, enquanto que apenas 13% dos membros da CT-GCIE consideram-na em crescimento. A opo mais frequente entre os membros de CT-GCIE no saber avaliar ou, friamente, considerar que ela apenas se mantm. O segundo resultado desse grupo que apresentamos refere-se pergunta aberta e opcional n17: O que voc considera importante para que a comunidade cresa e se mantenha ativa?. Esta pergunta foi respondida por 105 respondentes: 56 membros da comunidade Amadeus e 49 da CT-GCIE, o que parece indicar um alto interesse por parte dos respondentes em, espontaneamente, contriburem com as suas opinies pessoais. O resumo das respostas pelos membros da comunidade Amadeus foi o seguinte: A) A contribuio de seus membros atravs da participao ativa nos fruns, com suporte necessrio e adequado; B) Informao e resoluo de problemas relacionado comunidade, bem como manter a aplicao atualizada; C) Divulgao das atividades da comunidade atravs de um cronograma; D) Possibilidade de encontros presenciais; E).Criao de uma equipe com o objetivo de dar um suporte maior em palestras e oficinas, bem como disponibilizar uma arquitetura de vdeo, tutorial e publicao de artigos nos meios pertinentes, visando divulgar a comunidade; F) Maiores investimentos financeiros, principalmente para manter os desenvolvedores e pesquisadores mais tempo dedicadoS ao projeto; G) Link para as

78

redes sociais; H) Marketing visando dar uma maior visibilidade nas universidades e no mercado de EAD, para conhecimento da plataforma Amadeus; I) Tornar o aplicativo mais simples. O resumo das respostas dos membros da comunidade CT-GCIE foi o seguinte: A) Criar mecanismos de registro das experincias (divulgao de cases), textos, memria das discusses, diviso de temas etc.; B) Manter a regularidade nas postagens e acesso ao portal; C) Promover palestras e eventos motivacionais sobre assuntos relevantes de interesse da comunidade, bem como eventos onde podem ser mostrados e discutidos casos de sucesso em gesto do conhecimento; D) Engajamento dos membros atravs de articulao entre eles; E) Comprometimento, interesse e colaborao dos usurios, visto que a comunidade apenas um espao para troca de informaes; F) Maior interao entre administrador e usurios; G) Definio de um moderador ou um grupo de moderadores da instituio que faz parte da comunidade. A concluso sobre esse resultado que a comunidade Amadeus tem crescido e a comunidade CT-GCIE se mantm com perspectiva de decrescer. Entretanto, esse resultado isolado no suficiente para uma anlise completa. Ao avaliar os fruns das duas comunidades, principal recurso de interao, percebe-se que na Amadeus tem havido movimentao, mas na CT-GCIE no. Nesse caso, o percentual alto de manuteno em uma comunidade que no tem movimentao nos leva a acreditar que os membros esto na comunidade como esto em vrios outros ambientes inativos na internet. As duas comunidades so consideradas de grande porte em funo do nmero de membros em cada uma delas e no caso da Amadeus ela est em momento de crescimento. Sobre essa questo, Wenger (2002, p.98) afirma que o crescimento pode multiplicar o relacionamento, mas no o que outros resultados apresentam para essa comunidade. Ele complementa ao afirmar que quando a comunidade cresce muda de tom e no pelo fato de crescer que a comunidade deixa de precisar de apoio. O resultado da pergunta 17 bastante enriquecedor para as duas comunidades e apresentam muitas semelhanas. A implementao de vrias sugestes dos membros de cada comunidade podem ajudar as mesmas a se tornarem menos centralizadas, ter uma participao maior de outros membros e, consequentemente, um maior nvel de interao. Em especfico para a CT-GCIE, algumas sugestes como, por exemplo, registrar experincias/discutir casos de sucesso, so pertinentes para qualquer comunidade, principalmente para essa comunidade que se prope ser uma comunidade de gesto de conhecimento. Essa iniciativa sinnimo das melhores prticas/lies aprendidas que

79

Teixeira Filho (2002, p.20) sugere como imprescindvel existir nas instituies e tambm nas comunidades de prticas. Uma sugesto de um membro que parece ser bastante interessante na CT-GCIE, onde o maior nmero de participantes oriundo das instituies pblicas, criar um ou mais moderadores por instituio. Ainda assim, tal sugesto preocupa pela forma como ela poderia ser implementada, pois uma rede ou comunidade em funcionamento elimina o processo de hierarquia e essa sugesto pode contribuir para o que a Marteleto (2001, p.73) afirma: que o estudo da informao nas redes est relacionado a poder e criar nveis intermedirios de mediadores, levar a uma estrutura hierrquica na comunidade e, consequentemente, criar nveis de poder.

6.7 Recursos do .LRN utilizados pela comunidade (Grupo 6)


O resultado para esse grupo refere-se a opes apresentadas na pergunta 20: Assinale os recursos da comunidade que voc utiliza. Para facilitar o processo de anlise, ele foi dividido em dois segmentos: no primeiro, sero apresentados os resultados dos recursos de interao das duas comunidades e, no segundo, os recursos de interatividade. Nos dois segmentos, inicialmente, vamos comparar o resultado da utilizao do frum, recurso mais utilizado no processo de interao, entre as duas comunidades e o resultado da utilizao de acesso aos arquivos, recurso mais utilizado no processo de interatividade, entre as comunidades. Primeiro segmento O primeiro resultado desse segmento que apresentamos refere-se pergunta 21(Figura 13), sobre a utilizao do frum pelas duas comunidades:

Figura 13 - Utilizao do frum por comunidade

80

As duas comunidades apresentam-se bastante semelhantes com relao utilizao de frum, sendo que a CT-GCIE um pouco mais dinmica que a Amadeus. Podemos verificar que nas duas comunidades poucos membros postam no frum (escreve e carrega), sendo que a CT-GCIE mais ativa nesse aspecto; uma proporo grande das duas comunidades l/baixa, sendo que o usurio da CT-GCIE situa-se tambm um pouco melhor neste sentido. Na parte inicial do questionrio, fizemos uma primeira avaliao sobre o uso dos fruns no que tange a postagem, visando investigar o nvel de ao proativa dos membros das comunidades e aqui, na pergunta 21, percebemos nas duas comunidades um percentual bem elevado dos que apenas leem os fruns, que so chamados membros passivos. Essa questo abordada por Primo, (2005, p.2) que afirma que muitos membros apenas usufruem dos bens oferecidos no grupo sem oferecer nada em troca e isso pode desmotivar a oferta compartilhada e at mesmo destruir a comunidade. No Quadro 8, apresentamos os resultados das perguntas 22, 23 e 24 da comunidade Amadeus, inerentes aos recursos de interao:

Quadro 8 - Utilizao dos demais recursos de interao da Amadeus Pergunta 22). Chat Respostas No utiliza L/Baixa Escreve/carrega/responde 23). Webbloger No utiliza L/Baixa Escreve/carrega/responde 24). Xowiki No utiliza L/Baixa Escreve/carrega/responde Frequncia 69 16 5 62 24 4 70 19 2 % 77,53% 17,98% 5,62% 69,66% 26,97% 4,49% 78,65% 21,35% 2,25%

No Quadro 9, apresentamos os resultados das perguntas 22, 23 e 24 da comunidade CT-GCIE, inerentes aos recursos de interao.

81

Quadro 9 - Utilizao dos demais recursos de interao da CT-GCIE Pergunta 22). Chat Respostas No utiliza L/Baixa Escreve/carrega/responde 23). Webbloger 24). Xowiki A CT-GCIE no utiliza esse recurso A CT-GCIE no utiliza esse recurso Frequncia 60 5 5 % 86,96% 7,25% 7,25%

Sobre o Chat podemos concluir que baixo o nvel de sua utilizao pelas duas comunidades: na Amadeus 77,53% e na CT-GCIE 86,96% no utiliza este recurso, o que poder ser parcialmente explicado pela dificuldade na sua implementao, por se tratar de um recurso sncrono, principalmente em comunidades de grande porte - como o caso da Amadeus e a CT-GCIE. A participao de mais de 15 (quinze) membros em uma sala de chat torna-se ineficiente, pois quem faz o papel de moderador no consegue controlar o debate. Esse recurso talvez fosse eficiente somente para o grupo gestor das comunidades que estivessem fisicamente separados ou para debates especficos com membros convidados. Sobre os demais recursos - Webbloger e Xowiki pode-se concluir que na CT-GCIE os membros no os utilizam e que na Amadeus, pelo resultado apresentado, so subutilizados. Quando vrios autores pesquisados, como, por exemplo, Oliveira e Villardi (2005, p.101), Oliveira (2007), Castells (2008), Recuero (2009, P.30), Primo (2007, p..149) e Wenger (1998, p..214) abordam o tema da interao na comunidade, o frum no nomeado como um recurso a ser privilegiado. O fato que o frum era um recurso muito utilizado antes da existncia das redes sociais virtuais e comunidades de prticas. Com o surgimento das redes sociais e das comunidades de prticas, entretanto, novos recursos foram surgindo e sendo incorporados a esses ambientes. A baixa utilizao desses outros recursos nos ambientes aqui analisados pode ser atribuda falta de cultura para sua utilizao. A comunidade Amadeus utiliza o Webbloger para postar notcias, mas esse recurso e o Xowiki tm uma potencialidade bem maior, pois possibilitam a construo coletiva assincronamente, o que poderia, em muito, contribuir para as comunidades.

82

Segundo segmento O primeiro resultado desse segmento que apresentamos refere-se pergunta 28 (Figura 14), sobre a utilizao dos arquivos pelas duas comunidades:

Figura 14 - Utilizao de arquivos segundo a comunidade

Podemos verificar que nas duas comunidades poucos membros escrevem e carregam arquivos (escreve e carrega). Na leitura dos arquivos tambm esto bem similares - com uma proporo razovel de membros utilizando este recurso: mais de 60% nas duas comunidades. O recurso arquivo considerado o mais importante dentre os existentes em interatividade, pois, alm de ser repositrio de documentos que ficam disponveis para os membros das comunidades de prticas, ele pode cumprir outras funes, como, por exemplo, complementar o processo de uma atividade dentro da comunidade antes ou aps os debates em um frum, onde se faz necessrio conhecer algumas informaes que esto arquivadas.

No Quadro 10, apresentamos os resultados das perguntas 25, 26, 27 e 29 da comunidade Amadeus, inerentes aos recursos de interatividade:

83

Quadro 10 -Utilizao dos demais recursos de interatividade da Amadeus Pergunta 25). Notcias Respostas No utiliza L/Baixa Escreve/carrega/responde 26). FAQ No utiliza L/Baixa Escreve/carrega/responde 27). Calendrio No utiliza L/Baixa Escreve/carrega/responde 29). Questionrio No utiliza de avaliao L/Baixa Escreve/carrega/responde 24 25 26,97% 28,09% Frequncia 18 65 9 41 44 4 45 39 6 47 % 20,22% 73,03% 10,11% 46,07% 49,44% 4,49% 50,56% 43,82% 6,74% 52,81%

No Quadro 11, apresentamos os resultados das perguntas 25, 26, 27, 28 e 29 da comunidade CT-GCIE, inerentes aos recursos de interatividade:

84

Quadro 11 - Utilizao dos demais recursos de interatividade da CT-GCIE Pergunta 25). Notcias Respostas No utiliza L/Baixa Escreve/carrega/responde 26). FAQ No utiliza L/Baixa Escreve/carrega/responde 27). Calendrio No utiliza L/Baixa Escreve/carrega/responde 28). Arquivos No utiliza L/Baixa Escreve/carrega/responde 29). Questionrio No utiliza de avaliao L/Baixa Escreve/carrega/responde 19 17 27,54% 24,64% Freqncia 15 50 6 41 25 3 46 20 3 17 47 6 36 % 21,74% 72,46% 8,70% 59,42% 36,23% 4,35% 66,67% 28,99% 4,35% 24,64% 68,12% 8,70% 52,17%

Em relao aos demais recursos, percebe-se que a leitura de notcias nas duas comunidades bastante alta, o que evidencia que os membros das duas comunidades esto interessados em saber o que est acontecendo na sua comunidade; j a frequncia para as opes de resposta escrever/carregar pequena, mas justificvel, pois esse recurso mais utilizado pelos gestores. Os recursos FAC e Calendrio seguem o mesmo padro nas duas comunidades: so pouco utilizados e os poucos que os utilizam o fazem mais para ler e baixar do que para incluso de informaes. Por ltimo, o recurso questionrio de

avaliao, que pode ser utilizado para cumprir vrios objetivos, tambm pouco utilizado nas duas comunidades, embora este seja o item de interao em que uma proporo razovel de membros mostra um comportamento mais participativo nas aes de carregar, escrever e responder. Os recursos de interatividade continuam tendo sua importncia mesmo em tempos de Web 2.0. Esses vrios recursos - e mais os de interao - que formam o que uma comunidade de prtica precisa, pois em funo da necessidade e do foco da comunidade, o gestor define quais recursos precisa utilizar.

85

Esses recursos, segundo Andr Lemos (1999), vm a ser uma ao dialgica entre homem e mquina. J Primo (2007, P.149) afirma que se trata de recursos de interao reativa, pois eles dependem nica e exclusivamente da previsibilidade para acontecer a troca. Alguns recursos de interatividade ainda so utilizados em processo de treinamento, onde no existe a necessidade de interao. Oliveira e Villardi (2005, p.76) abordam essa questo como instrues programadas e aplicadas visando o condicionamento e reforo de contedos.

6.8 Comentrios e sugestes gerais (Grupo 7)


O primeiro e nico resultado para esse grupo refere-se pergunta aberta n 30: Convido-o a acrescentar comentrios ou sugestes sobre a comunidade. Na comunidade Amadeus, 31 membros responderam essa pergunta e 58 na comunidade CT-CGIE 22 o fizeram. O resumo das respostas dos membros da comunidade Amadeus foi o seguinte: A) Descentralizar a elaborao do sistema, tornando-o mais regional; B) Faltam mais recursos financeiros e humanos para que a evoluo da plataforma se d de forma mais rpida; C) Divulgao ativa da comunidade dentro das instituies federais; D) Necessidade de investimento capaz de manter os desenvolvedores e pesquisadores mais tempo no projeto; E) Sugerir um mdulo no Amadeus voltado para a visualizao de informao com explorao e produo de mundos virtuais 3D; F) Facilitar o processo de instalao do Amadeus para os interessados que conhecem pouco de informtica; G) Continuidade do projeto da interface para acesso TV digital; H) Mais debates sobre a plataforma; I) Os chats no acontecem na hora marcada e para quem no est na UFPE, fica difcil; J) Avanar de tal forma, na rea de governo, visando a substituio de outras plataformas estrangeiras pelo Amadeus, que nacional; e K) A comunidade excelente, engajada, produtiva e reconhecida. O resumo da respostas pelos membros da comunidade CT-GCIE foi o seguinte: A) Faltam interatividade e troca rpida de informaes; B) Papel importante na disseminao e compartilhamento de ideias e experincias sobre gesto pblica; C) Com o objetivo de promover a integrao da comunidade, deveria haver pelo menos um encontro presencial por ano; D) Falta uma maior comunicao e interao entre o administrador e os usurios, alm de garantir uma periodicidade nesta comunicao; E) Criar um grupo de moderadores, ou duplas trimestrais de moderadores; F) Criar mecanismos para maiores incentivos participao; G) No tem recebido atualizaes, no sabem se a comunidade est

86

ativa. Acham, s vezes, que no sabem utiliz-la mais e melhor como deveriam; H) Que os rgos aos quais os membros pertencem passem a libera-los as reunies da comunidade. A comunidade poderia ser convidada a construir um plano de trabalho para o GT. Os resultados da resposta a essa questo (31 na Amadeus e 22 na CT-GCIE), mostram muitas semelhanas, pois, apesar de serem comunidades de grande porte, com nmero pequeno de membros ativos, estes demonstram que esto engajados e comprometidos com suas comunidades, e isso o que Wenger (1998, p.152) destaca como caracterstica de uma comunidade de prtica ativa. Como pode ser observado no resultado acima, na Amadeus, por exemplo, existe um movimento entre seus membros no sentido de, na rea do governo federal, substituir as plataformas estrangeiras pelo Amadeus. Na CT-GCIE, h o reconhecimento de que se trata de uma comunidade de disseminao e compartilhamento de ideias e experincias sobre gesto pblica. Sobre algumas particularidades, podemos citar uma crtica feita Amadeus sobre os Chats que no acontecem na hora marcada e para quem no pertence a UFPE, que normalmente participa presencialmente. Fica difcil se organizar em termos de agenda. J em duas respostas na CT-GCIE fica evidente o nvel de falta de conhecimento de alguns membros quanto ao funcionamento de uma comunidade ao deporem que no recebem atualizaes em seus emails e no sabem se a CT-GCIE est ativa; acham que no sabem utiliz-la. Ao nos remetermos s regras da inteligncia coletiva sugeridas por Cavalcanti e Nepomuceno (2007, p.41) a primeira delas que nem todos iro adot-las. Apesar do ambiente amigvel, que normalmente caracteriza as comunidades de prticas e a utilizao da maioria dos recursos que elas oferecem, sugere-se que haja um nivelamento em forma de capacitao, visando solucionar problemas relativos ao final do pargrafo anterior.. Wenger (2002, p.207) recomenda que toda comunidade que esteja em qualquer estgio precisa de treinamento e suporte metodolgico. A questo no s capacitao e sim de avaliao da comunidade como um todo e, periodicamente, a capacitao um dos elementos importantes para o bom funcionamento das comunidades.

87

CONCLUSES

Esperamos que esta pesquisa venha a contribuir para a manuteno e o fortalecimento das comunidades de prticas existentes, principalmente a Amadeus e CT-GCIE, objetos de pesquisa desta dissertao, bem como para os interessados na criao de novas comunidades de prticas, pblicas ou privadas, que utilizem o software .LRN como instrumento de apoio ou qualquer outro software disponvel no mercado. Embora a importncia deste tipo de software livre deva ser destacada, o que se procurou mostrar, atravs deste estudo, no foi o software em si, mas sim o conjunto de fatores que foram apresentados nesta dissertao que tm a interferncia do humano, seja na condio de condutor do processo, nesse caso os administradores das comunidades, ou como participantes comuns (usurios). Nesse trabalho, apresentamos um histrico do governo eletrnico, do software pblico brasileiro e da gesto do conhecimento na administrao pblica que deram origem ao portal de software pblico brasileiro e ao portal de comunidades virtuais do setor pblico. No marco terico, abordamos os temas: comunidades e redes sociais; comunidades virtuais e redes sociais na internet; comunidades de prticas na internet. Este ltimo tema foi dividido nos seguintes tpicos: a importncia de planejar uma comunidade de prtica; como cultivar uma comunidade de prtica; comunidades de prticas e gesto do conhecimento e um caso de sucesso em comunidades de prticas. Nesse captulo, abordamos tambm os recursos de interao e o processo de aprendizagem e alternativas para anlise das comunidades de prticas. J no captulo campo de estudo apresentamos os recursos que o .LRN oferece; as comunidades que foram pesquisadas e uma viso dos recursos utilizados pelas comunidades Amadeus e CT-GCIE. Na metodologia, especificamos as questes e hipteses que nortearam a elaborao do instrumento de pesquisa; os grupos de conceitos que compem o questionrio de pesquisa; o planejamento, a elaborao e a aplicao da pesquisa e o retorno obtido com a pesquisa. A seguir, apresentamos e analisamos os resultados da mesma, cotejando as duas comunidades de prtica consideradas no estudo. As anlises empreendidas nos revelaram algumas caractersticas importantes, assim como uma srie de sugestes, dos membros das comunidades de prtica. Algumas

alternativas sugeridas apontam caminhos que parecem teis para manuteno e crescimento das comunidades de prticas existentes e para a criao de novas comunidades. Muitas caractersticas observadas vm ao encontro de vrios pontos ressaltados por Wenger (2002, p.14). Como exemplo, podemos mencionar o destaque que foi dado ao processo de negociao - entre os gestores e os usurios comuns das comunidades - que tem que acontecer

88

para gerar um planejamento e funcionamento que sejam executados sem dificuldades. Algumas caractersticas e sugestes identificadas tambm apontaram para a necessidade de outros estudos regulares e complementares, para o acompanhamento e avaliao das comunidades de prtica. A seguir destacamos outras caractersticas semelhantes encontradas em ambas as comunidades, bem como algumas diferenas marcantes entre elas: A) Os resultados obtidos sugerem que h um percentual alto de adeso s comunidades a partir de iniciativa individual. Esse tipo de adeso espontnea vem ao encontro das expectativas de Wenger e Snydey (2001, p.15), com relao aos princpios fundamentais da comunidade de prtica. B) A motivao em adquirir competncias, questo tambm abordada por Wenger (2002, p.207) como essencial comunidade de prtica, tambm se destacou entre os respondentes. Nesse sentido, o interesse em aprimoramento/ atualizao, bem como na troca de informaes e experincias, foram respostas comuns de ambas comunidades. C) Os respondentes de ambas as comunidades consideraram que a sua participao no assdua, o que, neste quesito, afasta as duas comunidades das expectativas geradas pela literatura. Isto caracterizou a autoavaliao os usurios tanto quando foram requisitados definir a sua participao em geral, quanto quando foram solicitados a responder sobre sua participao em atividades especficas como postagem em fruns e atuao atravs de outros recursos disponveis na comunidade. Este resultado sugere que ateno seja dada ao incremento da participao por parte de administradores e moderadores das comunidades. J sobre feedback, entre os que postam nos fruns, o percentual considerado alto, por onde podemos concluir que em ambas as comunidades existe um clima de aprendizagem, uma caracterstica destacada das comunidades de prtica. D) No que tange o compartilhamento de informaes, seja para o trabalho, seja para solues de problemas em outras reas de atuao, as respostas a essas questes, nos levam acreditar que os membros esto satisfeitos, pois os respondentes de ambas as comunidades tendem a valorizar a informao obtida. Entretanto, percebeu-se que os usurios no exploram todos os recursos disponveis para essa finalidade. E) Em relao ao perfil profissional dos membros de ambas as comunidades, este indica que existe uma grande compatibilidade entre as suas atribuies profissionais e os temas tratados na comunidade, o que favorece o sentido de compromisso com os conhecimentos especializados do grupo, uma dimenso importante da comunidade de prtica tambm mencionada por Wenger e outros.

89

F) Em relao ao papel dos moderadores de ambas as comunidades, alguns problemas foram detectados. Na comunidade CT-GCIE, foram identificadas a falta de uma maior comunicao entre o administrador e os usurios, alm da falta de garantia de uma periodicidade nesta comunicao. Uma sugesto dada para sanar este problema na comunidade CT-GCIE foi a criao de um grupo de moderadores ou duplas de moderadores com revezamento trimestral. J na comunidade AMADEUS, outro problema apontado envolve a atuao dos moderadores: os chats no acontecem na hora marcada e para quem no est UFPE, instituio de maior destaque nesta comunidade, fica difcil participar desta atividade. G) As informaes geradas a partir das questes que focalizaram a topologia do grupo, assim como a identificao do grupo nuclear na comunidade, nos levam a perceber que essas comunidades so centralizadas. Segundo algumas opinies, elas precisam passar por um processo de interveno, para se tornarem comunidades mais ativas. Outra medida sugerida que poderia contribuir neste sentido, conforme anteriormente mencionado, seria a criao descentralizada de moderadores. H) Um aspecto que se destacou nos resultados o fato da comunidade Amadeus se ajustar mais claramente aos princpios e modos de funcionamento das comunidades de prtica. Nesta os entrevistados alegam mais frequentemente a adeso espontnea, so mais participativos, contribuem mais para a comunidade, como o caso da postagem em fruns. Os membros da comunidade Amadeus so tambm muito mais otimistas quanto situao e perspectivas da comunidade tendem a consider-la em crescimento, enquanto os respondentes da CT-GCIE vm a sua comunidade como estvel. De modo geral, portanto, os fatores considerados na comparao entre elas revelaram que a Amadeus tem crescido e apresenta-se mais dinmica enquanto a CT-GCIE tem se mantido estvel. A respeito das diferenas observadas entre as duas comunidades com relao adeso espontnea caracterstica que se mostrou mais forte na comunidade Amadeus - podemos ressaltar que as comunidades criadas para apoiar as atividades dentro das organizaes pblicas e privadas, a iniciativa individual provavelmente no seria a opo do funcionrio que, nesse caso, receberia uma sugesto ou determinao do seu superior para participar daquela atividade. O sucesso das comunidades de prticas com esse perfil dependeria, sobretudo, de outras caractersticas tambm destacadas por Wenger (1998, p.152), como o engajamento e o comprometimento de todos com a organizao. Esse engajamento est associado a uma participao proativa como, por exemplo, a participao em fruns e em

90

outras atividades que aquela comunidade de prtica oferece. evidente que isso depende da comunidade ser ativa e ter um moderador que a mobilize. Uma questo tambm relacionada adeso que no foi pesquisada, mas que vale a pensa registrar, diz respeito ao processo de aprovao do pretendente a associado. Na comunidade Amadeus, esse processo automtico, dependendo apenas da iniciativa do interessado. Entretanto, de uma maneira geral, para participar de uma comunidade de prtica na internet, o interessado passa por um processo de aprovao prvia, cujo objetivo identificar qual o motivo dele se interessar pela comunidade. Isso vem ao encontro do que Wenger e Snyder (2001, p.15) sugerem: que os participantes se autosselecionem atravs de um processo em que os integrantes avaliam o propsito do pretendente a associado. A seguir, apresentamos alguns comentrios e sugestes que contribuem para o que denominamos de prticas de gesto de conhecimento. Eles foram apresentados pelos membros das duas comunidades pesquisadas em vrios momentos da pesquisa. Para esse conjunto de sugestes e comentrios entendemos a necessidade de estudos complementares devido ao carter inovador dos mesmos: A) muitas solues de problemas tm sido

resolvidas a partir de questes levantadas pelos participantes, sendo que o recurso utilizado para essa atividade tem sido os fruns das comunidades (os outros recursos de interao Chat; Webbloger e Xowiki, no tm sido utilizados); B) compartilhamento de casos de sucesso e melhores prticas foram recorrentemente sugeridos como formas de valorizar e disseminar essas prticas ressaltando os aspectos criativos e inovadores da gesto, sendo que alguns membros propem a criao de mecanismos de registro das experincias; C) alguns membros esto cientes de que as comunidades de prticas na internet oferecerem inmeros recursos que, se pedagogicamente trabalhados, levam ao processo de aprendizagem, o que mostra os benefcios que podem advir deste tipo de iniciativa, quando comparada aos ambientes

virtuais de aprendizagem (AVA); D) paralelamente ao observado no item anterior, os comentrios mostram que existe falta de conhecimento, por parte de alguns membros, para utilizar plenamente recursos que as comunidades oferecem, o que sugere o uso de

treinamento e de suporte metodolgico como forma de nivelar o conhecimento dos seus membros, procedimentos tambm destacados por Wenger como fundamentais. As pesquisas geralmente mostram aspectos da realidade suas caractersticas e problemas - e levantam novas questes a serem respondidas atravs de novos estudos. Acreditamos que

mostramos aqui, atravs deste esforo de pesquisa, diversos aspectos positivos das comunidades de prtica, um tipo de iniciativa que tem trazido e ainda pode trazer inmeros

91

benefcios para a gesto pblica brasileira, agregando valor aos portais de software pblicos. Apontamos tambm alguns problemas que as caracterizam, problemas esses que poderiam ser levados em considerao por seus membros e, sobretudo, por seus lderes e moderadores. Para enfrentar a questo da excessiva centralizao das comunidades, um dos principais problemas aqui detectados, uma anlise da topologia dessas comunidades com mais profundidade um caminho para futuras pesquisas que nos parece benfico. Esta anlise poderia ser feita atravs do software Ucinet, utilizando os diversos recursos de anlise de redes que disponibiliza, conforme mencionado no item 3.5 desta dissertao. Esta anlise poderia apontar para futuros desdobramentos dos recursos oferecidos pelas comunidades de prtica e facilitar a implementao das iniciativas propostas pelos seus membros.

92

REFERNCIAS
ABREU, Diana dos Santos. O uso das ferramentas de interao em ambientes virtuais de aprendizagem. Um estudo comparativo. Rio de Janeiro, 2007. Dissertao (Mestrado em Polticas Pblicas e Formao Humana) PPFH, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.

ALVES, Angela Maria; CARVALHO, Marcius Fabius Henriques; CARDOSO JUNIOR, Jarbas Lopes. A dinmica da rede do software pblico brasileiro. In: CONFERNCIA IADIS IBERO-AMERICANA WWW/Internet. Centro de Tecnologia da Informao Renato Archer. Software Pblico. 2008.

BRADSHAW, Pete; POWELL, Stephen; TERREL, Ian. Building a communtiy of practice: technological and social implications for a distributes team. In: HILDRETH, Paul; KIMBLE, Chris(Org). Knowledge networks. innovation through communities of practice. USA: Idea Group Publishing, 2004.

BUTLER, P.; HALL, T.; HANNA, A.; MENDONA, L.; AUGUSTE, B.; MANYIKA, J.; SAHAY, A. A revolution in interaction. The McKinsey Quarterly, 1, 4-23, 1997 apud FONTAINE, Michael A.; Millen, David R. Undestanding the benefits and impact of

communities of practice In: HILDRETH, Paul; KIMBLE, Chris (Org). Knowledge networks. Innovation through communities of practice. USA: Idea Group Publishing, 2004.

CASTELLS, Manuel. A galxia da internet. Reflexes sobre a internet, os negcios e a sociedade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.

. A sociedade em rede. So Paulo: Paz e Terra, 2008.

CATIR Comunidades de Aprendizagem, Trabalho, Inovao e Rede. Disponvel em:


<http://www.catir.gov.br/>. Acesso em: 15 jul. 2011.

CAVALCANTI, Marcos; NEPOMUCENO, Carlos. O conhecimento em rede. Como implantar projetos de inteligncia coletiva. Rio de Janeiro: Campus, 2007.

93

CEGE Comit Executivo do Governo Eletrnico. Oficinas de planejamento estratgico relatrio consolidado. Comits tcnicos. Braslia, maio 2004. COMUNIDADE AMADEUS. Disponvel em:
<http://www.softwarepublico.gov.br/dotlrn/clubs/amadeus/one-community?page_num=0>.

Acesso em: 2 fev. 2012.

CROSS, R.L.; PARKER, A. The hidden power of networks: undestanding how really gets done in organizations. EUA: Harvard Business School Press, 2004.

DAVENPORT, T. H; PRUSAK, L.. Working knowledge. Boston, MA: Harvard Business School Press apud FONTAINE, Michael A.; MILLEN, David R. Undestanding the benefits and impact of communities of practice. In: HILDRETH, Paul; KIMBLE, Chris (Org).

Knowledge networks. innovation through communities of practice. USA: Idea Group Publishing, 2004.

EDVINSSON, L., MALONE, M. S. Intellectual capital. Harper Collins Publishers, 1997 apud FONTAINE, Michael A.; MILLEN, David R. Undestanding the benefits and impact of communities of practice. In: HILDRETH, Paul; KIMBLE, Chris (Org). Knowledge networks. innovation through communities of practice. USA: Idea Group Publishing, 2004.

GOMES, A.S.; CARVALHO, R.S.; MELO FILHO, I.J.; ROLIM, A.L.S.; MONTEIRO, B.S.; OLIVEIRA, G.R.S. AMADEUS: Novo modelo de sistema de gesto de aprendizagem. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distncia, v.8, p.1-15, 2009.

GOVERNO ELETRNICO BRASILEIRO. Disponvel em: <http://www.governoeletronico.gov.br/ >. Acesso em: 15 jul. 2011.

. Disponvel em: <http://www.governoeletronico.gov.br/historico>. Acesso em: 15 jul. 2011. FONTAINE, Michael A.; MILLEN, David R. Undestanding the benefits and impact of communities of practice. In: HILDRETH, Paul; KIMBLE, Chris (Org). Knowledge

94

networks. Innovation through communities of practice. USA: Idea Group Publishing, 2004.

FRESNEDA, P.S.V; GONALVES, S.M.G.; PAPA, M.; FONSECA, F. Diagnstico da gesto do conhecimento nas organizaes pblicas utilizando o mtodo Organizao Knowledge Assessment (OKA). In: Congresso Consad de Gesto Pblica, 2. Painel 20: Gesto do conhecimento e inovao para a melhoria da gesto pblica. CLAD. 2009_Artigo. 2009.

FORBERG, Lucia. Idebok for ntverkare (Idias para um Criador de Redes). Goteborg: KKiKK utveckiling, 2003.

FUCHS, Christian. Transnational space and the Network Society.

ASSOCIATION OF

INTERNET RESEARCHERS (AoIR). Conference. INTERNET RESEARCH 7.0, Brisbane, September 27-30, 2000.

GERTLER, Meric. Tacit knowledge and the economic geografhy of contexto or the undefinable tacitness of being (there). NELSON AND WINTER DRUID SUMMER. Conference. AALBORG, Denmark, 12-15 June 2001.

GRANOVETTER, Mark. The strength of weak ties: a network theory revisted. Sociological Theory, v. 1, p.201-233, 1983.

HAYTHORNTWAITE, Caroline. Social networks and information transfer. In: THE ENCYCLOPEDIA of Library and Information Science. USA, 2010.

HIPPEL, Eric von. Horizontal innovation networks: by and for users. Industrial and Corporate Change, v. 16, n. 2, p. 293315, 2007.

JEANNERET, Yves. A relao entre mediao e uso no campo de pesquisa em informao e comunicao na Frana. RECIIS, v.3, 2009. Disponvel em: <http://.reciis.cict.fiocruz.br/index.php/reciis/issue/view/26/>.

95

Acesso em : 20 maio 2011.

JOHNSON, Steven. Cultura da interface: como o computador transforma nossa maneira de criar e comunicar. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.

LAVE, J. Situating learning in communities of practice. In: L. RESNICK, J. Levine; TEALEY, S. (ed.). Perspectives on socially shared cognition. Washington D.C: American Psychological Association, 1993b. p.63-82.

LAURINDO, Fernando Jos Barbin; CARVALHO, Marly Monteiro. Outsoursing e gerao de valor na indstria de computadores pessoais.(PCs): Estudo de Mltiplos casos. v.10, n.3, p.363-377, dez.2003.

LEMOS, Andre. Agregaes eletrnicas ou comunidades virtuais?. Publicao do Ciberpesquisa Centro de Estudos e Pesquisas em Cibercultura. 2002.

Disponvel em: <http://andrelemos.info/404nOtF0und/404_14.htm>. Acesso em: 15 dez. 2011.

LEMOS, Andre. Anjos interativos e retribalizao do mundo. Sobre interatividade e interfaces digitais, 1999. Disponvel em: <http://facon.ufba.br/pesq/cyber/lemos/interac.html >. Acesso em: 12 maio 1999.

LEV, B. Intangibles: Management, measurement, and reporting. Washington, DC: Brookings Institution Press, 2001 apud FONTAINE, Michael A.; MILLEN, David R. Undestanding the benefits and impact of communities of practice. In: HILDRETH, Paul; KIMBLE,

Chris(Org.). Knowledge networks. Innovation through communities of practice. USA: Idea Group Publishing, 2004.

LVY, Pierre. A inteligncia coletiva por uma antropologia do ciberespao. So Paulo: Loyola, 1994. LIN, Nan. A network theory of social capital. USA: Duke University, Apr. 2005.

.LRN Learn, Research, Network . Disponvel em: <http://dotlrn.org>.

96

Acesso em: 15 jul. 2011.

LUNDVALL, Begt-Ake. The social dimension of the learning the learning economy. DRUIDWORKING PAPER n. 96-1. Fibigerstraede: Aalborg University, Apr. 2006.

MARTELETO, Regina Maria. Anlise de redes sociais: aplicao nos estudos de transferncia da informao. Cincia da Informao, Braslia, v.30, n.1, p.71-81, jan./abr. 2001.

MARTELETO, R.; SILVA, A.B.O. Redes e capital social: o enfoque da informao para o desenvolvimento local. Cincia da Informao, v.3, n.33, 2004. Disponvel em: <http://revista.ibict.br/index.php/ciinf/issue/view/30/showToc>. Acesso em: 15 jul. 2011.

MARTELETO, R. M.; TOMAL, M. I. A metodologia de anlise de redes sociais (ARS). In: VALENTIM, M. L. P. (Org.). Mtodos qualitativos de pesquisa em Cincia da Informao. So Paulo: Polis, 2005. (cap. 4, p. 81-100).

MATHEUS, Renato Fabiano; SILVA, Antonio Braz de Oliveira. Anlise de redes sociais como para a Cincia da Informao. DataGramaZero Revista de Cincia da Informao, Rio de Janeiro, v.7, n.2, 2006.

MARTIN, Varerie A.; HATZAKIS, Tally; LYCETT, Mark. Cultivating a community of practice between business and IT. In: HILDRETH, Paul; KIMBLE, Chris(Org). Knowledge networks. innovation through communities of practice. USA: Idea Group Publishing, 2004.

MOURA, Guilherme Lima. Somos uma comunidade de Prtica?. Revista de Administrao Pblica RAP. Rio de Janeiro, p.323-346, mar./abr.2008.

NONAKA, I., TAKEUCHI, H. Teoria da criao do conhecimento organizacional. Criao de Conhecimento na Empresa. Rio de Janeiro: Campus, 1997.

OLINTO, Gilda. Gender differences in internet use by brazilian students: judicious girls and playful boys. In: CULTURAL ATTITUDES TOWARDS TECHONOLOGY AND

97

COMMUNICATION 2008,

Nmes - Frana. CULTURAL ATTITUDES TOWARDS 2008. Murdoch, Australia : School of

TECHNOLOGY AND COMMUNICATION

Information Technology - Murdoch University, 2008. p. 106-116.

OLIVEIRA, Eloiza Gomes; VILLARDI, Raquel. Tecnologia na educao uma perspectiva scio-interacionista. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2005.

OLIVEIRA, Gleyva Maria S.de. Contribuies das teorias da cognio e da aprendizagem para a EaD. Cuib: NEAD/UFMT, 2007.

OPENACS - ArsDigita Community System. Disponvel em: http://openacs.org/about/history. Acesso em: 15 jul. 2011.

OREILLY, Tim. What is web 2.0. Design patterns and business models for the next generation of software. Disponvel em: <http://oreilly.com/web2/archive/what-is-web-20.html>. Acesso em: 15 jul. 2011.

PORTAL de Software Pblico. Disponvel em: <http://www.softwarepublico.gov.br.br/o_que_e-o_SPB>. Acesso em: 15 jul. 2011.

PRIMO, Alex. Conflito e cooperao em interaes mediadas por computador. Grupo de trabalho Tecnologias dos Informacionais de Comunicao e Sociedade. Rio Grande do Sul: Comps, 2005.

. Interao Mediada por Computador. Porto Alegre: Salina, 2007.

RECUERO, Raquel. Comunidades virtuais em redes sociais na internet: uma proposta de estudo. Revista da Associao Nacional dos Programas de Ps-graduao em Comunicao, Rio Grande do Sul: Comps, v.2, 2005. ____. Raquel. Redes sociais na internet. Porto Alegre: Sulina, 2009.

REDE NACIONAL DE ENSINO E PESQUISA. Histria da RNP.

98

Disponvel em: http://rnp.br/rnp/histrico.html>. Acesso em: 10 maio 2011.

RHEINGOLD, Howard. A comunidade virtual. Lisboa: Cncia Aberta. Grativa, 1996.

ROBERTS, B. A balanced approach. Knowledge Management, 26-33, 2000 apud FONTAINE,

Michael A.; Millen, David R. Undestanding the Benefits and Impact of Communities of Practice. In: HILDRETH, Paul; KIMBLE, Chris (Org). Knowledge networks. innovation through communities of practice. USA: Idea Group Publishing, 2004.

SANTOS, Eduardo Ferreira. Avaliao inteligente de redes sociais aplicada ao portal do software pblico brasileiro. Braslia. Monografia apresentada como requisito parcial para concluso do Curso de Computao Licenciatura. Universidade de Braslia - Instituto de Cincias Exatas - Departamento de Cincia da Computao. Braslia, 2011.

SANTOS, Madalena Pinto. Encontros e esperas com os Ardinas de Cabo Verde: aprendizagem e participao numa prtica social. Lisboa. Tese (Doutorado em Educao). Departamento de Educao. Faculdade de Cincia. Universidade de Lisboa. Lisboa, 2004.

SFEZ, Lucien. Critica da comunicao. So Paulo: Loyola, 2000.

SOUSA, P. de T. C. de. Metodologia de anlise de redes sociais. In: MUELLER, S. P. M. (Org.). Mtodos para a pesquisa em Cincia da Informao. Braslia: Thesaurus, 2007. (cap. 5, p. 119-148).

SOUZA, Sery Lemos. O software pblico brasileiro. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DA INFORMAO. II ENSPG Projetos e Gesto Estratgica. Encontro de Comunidades. O Modelo do Portal do Software Pblico e o Ambiente Avalia SPB. Braslia: outubro, 2011.

SCHENKEL, A.; TEIGLAND, R.; BORGATTI S. P. Theorizing communities of practice: a social network approach. Paper submitted to the Academy of Management Conference, Organization and Management Theory Division, 2000. ID n. 11307 apud FONTAINE, Michael A.; MILLEN,

David R. Undestanding the benefits and impact of communities of practice. In: HILDRETH,

99

Paul; KIMBLE, Chris (Org). Knowledge networks. innovation through communities of practice. USA: Idea Group Publishing, 2004.

SVEIBY, K. E. The new organizational wealth: managing and measuring knowledge-based assets. San Francisco, CA: Berrett Koehler Press, 1997 apud FONTAINE, Michael A.; Millen, David R.

Undestanding the benefits and impact of communities of practice. In: HILDRETH, Paul; KIMBLE, Chris (Org). Knowledge networks. innovation through communities of practice. USA: Idea Group Publishing, 2004.

TEIXEIRA FILHO, Jayme. Comunidades virtuais. Como as comunidades de prticas na Internet esto mudando os negcios. Rio de Janeiro: Ed. SENAC, 2002.

UNICET. Disponvel em: http://www.analytictech.com/ucinet/. Acesso em: 27 jul. 2011

VILLARDI, R. Tecnologia na educao: uma perspectiva scio-interacionista. Rio de Janeiro: Dunya, 2005.

WALSH, J. P.; BAYMA, T. Computer networks and scientific work. Social Studies of Science, v.25, p. 661-703 apud FONTAINE, Michael A.; MILLEN, David R. Undestanding the benefits and

impact

of communities of practice. In: HILDRETH, Paul; KIMBLE, Chris (Org).

Knowledge networks. innovation through communities of practice. USA: Idea Group Publishing, 2004.

WELLMAN, Barry; BOASE, Jeffrey; CHEN, Wenhong. The networked

nature of

community online and offline. IT@SOCIETY, v. 1, n.1, June 2002, Forthcoming. Disponvel em: <http://ITatSOCIETYcom>. Acesso em: 10 jan. 2012.

WENGER, Etienne. Communities of practice: learning, meaning and Identify. Cambridge, USA: Cambridge University Press, 1998.

WENGER, Etienne; McDERMOTT, Richard; SNYDER, William M. Cultivanting communities of practice. A guide to managing knowledge. Cambridge, USA: Cambridge University Press, 2002.

100

WENGER,E.; SNYDER,W.M. Comunidades de prticas: a fronteira organizacional. Aprendizagem Organizacional. Harvard Business Review. Rio de Janeiro: Campus. 2001.

WENGER.

E.

Communities

of

practice.

brief

introduction.

Disponvel

em:

<http://www.ewenger>. Acesso em: 10 jan. 2012.

101

APNDICES
Apndice A Formulrio de Pesquisa
Prezado membro da Comunidade CT-GCIE e/ou da Comunidade Amadeus. Meu nome Luiz Carlos Affonso. Neste momento estou em fase de concluso do meu mestrado em Cincia da Informao pelo PPGCI/IBICT-UFRJ. Minha dissertao sobre as comunidades de prticas online e, em especifico, a CT-GCIE no Portal das Comunidades Virtuais do Setor Pblico e a Amadeus no Portal de Software Pblico. Sou Analista de Sistemas, trabalho no DATASUS Instituio de Tecnologia da Informao em Sade do Ministrio da Sade - e as minhas reas de atuao nos ltimos 12 anos tm sido gesto do conhecimento e educao a distncia via internet. Conhecer algumas caractersticas e opinies dos membros das comunidades mencionadas fundamental para este meu trabalho de dissertao. Assim, gostaria de contar com o seu apoio, preenchendo o questionrio abaixo, o que pode ser realizado apenas 1(uma) vez por conta de email. importante que voc se identifique, por se tratar de uma informao relevante para o controle do levantamento de dados. Ser garantida a total privacidade e segurana das informaes, tendo em vista que as mesmas estaro armazenadas nos servidores do DATASUS. Os resultados consolidados da pesquisa podem ser visualizados ao trmino do seu preenchimento do formulrio e eventuais citaes sero feitas anonimamente e, assim mesmo, submetidas previamente a voc para aprovao. Voc pea fundamental da minha pesquisa e agradeo imensamente a sua colaborao. Atenciosamente, Luiz Carlos Affonso,
* Preenchimento Obrigatrio Clique aqui em caso de dvidas relativas a este formulrio.
7776 1

1) Voc participa de qual comunidade? : * Comunidade CT-GCIE Comunidade Amadeus Ambas 2) Qual a comunidade que voc vai selecionar para fins dessa pesquisa? * Comunidade CT-GCIE Comunidade Amadeus 3) Qual o seu papel na comunidade? * Administrador Demais usurios 4) Cite qual(ais) motivao(es) para voc participar da comunidade: : *

102

5) Como voc caracteriza sua participao na comunidade? * Rara Mensal Quinzenal Semanal Diria 6) Como voc define o seu engajamento na comunidade? * Muito Mdio Pouco 7) Voc postou nos foruns nos ltimos 6(seis) meses? * Sim No 8) Voc tem tido feedback das suas mensagens? * Sim No 9) Como voc avalia este feedback? *

10) Voc considera que, de um modo geral, tem obtido informaes importantes para o seu trabalho na comunidade? : * Nunca Raramente s vezes Frequentemente 11) De que tipo? *

12) Como voc caracteriza a sua entrada na comunidade : * Iniciativa individual Incentivada por algum com vinculo profissional

103

Incentivada por algum sem vinculo profissional 13) Cite 5(cinco) pessoas(nome completo) da comunidade com quem voc se comunica com maior frequncia? :

14) Cite 5(cinco) pessoas (nome completo) que voc considera que so mais ativas na comunidade(participa dos fruns e dos demais recursos da comunidade, com contribuies relevantes): :

15) Voc acha que a comunidade tem contribudo significativamente para a soluo de problemas na sua rea de atuao? : * Sim No No sabe avaliar 16) Qual a sua avaliao sobre a situao da comunidade nos ltimos 6(seis) meses? * Ela se mantm Ela tem crescido Ela tem decrescido No sabe avaliar 17) O que voc considera importante para que a comunidade cresa e se mantenha ativa? :

18) As suas atribuies profissionais tm a ver com o tema da comunidade? : * Sim No 19) Voc pode citar quais atribuies? *

104

20) Assinale os recursos da comunidade que voc utiliza: No utiliza 21) 22) 23) 24) 25) 26) 27) 28) 29) Frum: * Chat: * Webblogger: * Xowiki: * Notcias: * FAQ: * Calendrio: * Arquivos: * Questionrio de avaliao : * L/Baixa Escreve/Carrega/Responde

30) Convido-o a acrescentar comentrios ou sugestes sobre a Comunidade :

Finalizamos as indagaes com algumas perguntas sobre voc importante que voc se identifique, por se tratar de uma informao relevante para avaliao da comunidade. Ser garantida a total privacidade das suas informaes. 31) Nome: * 32) E-mail para contato: * Se possvel, informe o e-mail institucional ex: tertuliano.paiva@saude.gov.br 33) Qual a instituio que voc trabalha? 34) Escolaridade: *
En s in o M d io

35) Qual a sua profisso? * 36) Qual a sua faixa etria? * 20 a 30 anos 30 a 40 anos

105

40 a 50 anos 50 ou mais anos 37) Sexo: * Feminino Masculino 38) Estado: *

Gravar
Ateno: Ao gravar aguarde a tela de confirmao. Somente se aparecer a mensagem de confirmao seus dados tero sido gravados. Clique aqui em caso de dvidas relativas a este formulrio. Pgina 1 de 1

106

Apndice B Resultado da Pesquisa Consolidado das duas comunidades


Total de Fichas 158
Voc participa de qual comunidade? Comunidade CT-GCIE Comunidade Amadeus Ambas Qtd 68 87 3 Fichas Preenchidas 158 Qtd % 43.04 % 55.06 % 1.90 % 100 % 0%

No responderam
Qual a comunidade que voc vai selecionar para fins dessa pesquisa? Comunidade CT-GCIE Comunidade Amadeus

Qtd Qtd % 69 43.67 % 89 56.33 % Fichas Preenchidas 158 100 %

No responderam
Qual o seu papel na comunidade? Administrador Demais usurios

0%

Qtd Qtd % 8 5.06 % 150 94.94 %

Fichas Preenchidas 158 100 % 0% No responderam 0


Cite qual(ais) motivao(es) para voc participar da comunidade:

Visualizar Fichas Preenchidas 158 100 % No responderam 0 0 %


Como voc caracteriza sua participao na comunidade? Rara Mensal Quinzenal Semanal Diria Qtd Qtd % 94 28 15 15 6 Fichas Preenchidas 158 59.49 % 17.72 % 9.49 % 9.49 % 3.80 % 100 % 0%

No responderam
Como voc define o seu engajamento na comunidade? Muito Mdio Pouco

Qtd Qtd % 10 6.33 % 24 15.19 % 124 78.48 % Fichas Preenchidas 158 100 %

No responderam

0%

107

Voc postou nos foruns nos ltimos 6(seis) meses? Sim No

Qtd Qtd % 39 24.68 % 119 75.32 %

Fichas Preenchidas 158 100 % 0% No responderam 0


Voc tem tido feedback das suas mensagens? Sim No Qtd 30 9 Fichas Preenchidas 39 Qtd % 76.92 % 23.08 % 24.68 %

No responderam 119 75.32 %


Como voc avalia este feedback?

Visualizar Fichas Preenchidas 30 18.99 % No responderam 128 81.01 %


Voc considera que, de um modo geral, tem obtido informaes importantes para o seu trabalho na comunidade? Nunca Raramente s vezes Frequentemente

Qtd Qtd % 16 31 66 45 Fichas Preenchidas 158 10.13 % 19.62 % 41.77 % 28.48 % 100 % 0%

No responderam
De que tipo?

Visualizar Fichas Preenchidas 142 89.87 % No responderam 16 10.13 %


Como voc caracteriza a sua entrada na comunidade Iniciativa individual Incentivada por algum com vinculo profissional Incentivada por algum sem vinculo profissional Qtd Qtd % 123 77.85 % 29 18.35 % 6 3.80 % Fichas Preenchidas 158 100 %

No responderam

0%

Cite 5(cinco) pessoas(nome completo) da comunidade com quem voc se comunica com maior frequncia? Visualizar Fichas Preenchidas 71 44.94 %

No responderam 87 55.06 %
Cite 5(cinco) pessoas (nome completo) que voc considera que so mais ativas na comunidade(participa dos fruns e dos demais recursos da comunidade, com contribuies relevantes):

108

Visualizar Fichas Preenchidas 72 45.57 % No responderam 86 54.43 %


Voc acha que a comunidade tem contribudo significativamente para a soluo de problemas na sua rea de atuao? Sim No No sabe avaliar

Qtd Qtd % 60 37.97 % 23 14.56 % 75 47.47 % Fichas Preenchidas 158 100 %

No responderam
Qual a sua avaliao sobre a situao da comunidade nos ltimos 6(seis) meses? Ela se mantm Ela tem crescido Ela tem decrescido No sabe avaliar

0%

Qtd Qtd % 36 62 13 47 Fichas Preenchidas 158 22.78 % 39.24 % 8.23 % 29.75 % 100 % 0%

No responderam

O que voc considera importante para que a comunidade cresa e se mantenha ativa? Visualizar Fichas Preenchidas 104 65.82 %

No responderam 54 34.18 %
As suas atribuies profissionais tm a ver com o tema da comunidade? Sim No Qtd Qtd % 107 67.72 % 51 32.28 % Fichas Preenchidas 158 100 %

No responderam
Voc pode citar quais atribuies?

0%

Visualizar Fichas Preenchidas 107 67.72 % No responderam 51 32.28 %


Matriz

Assinale os recursos da comunidade que voc utiliza


Frum No utiliza L/Baixa Escreve/Carrega/Responde Qtd 30 111 37 Fichas Preenchidas 158 Qtd % 18.99 % 70.25 % 23.42 % 100 % 0%

No responderam

109

Chat No utiliza L/Baixa Escreve/Carrega/Responde

Qtd 129 21 10 Fichas Preenchidas 158

Qtd % 81.65 % 13.29 % 6.33 % 100 % 0% Qtd % 79.11 % 18.35 % 3.16 %

No responderam
Webblogger No utiliza L/Baixa Escreve/Carrega/Responde

0 Qtd 125 29 5

Fichas Preenchidas 158 100 % 0% No responderam 0


Xowiki No utiliza L/Baixa Escreve/Carrega/Responde Qtd 135 21 4 Qtd % 85.44 % 13.29 % 2.53 %

Fichas Preenchidas 158 100 % 0% No responderam 0


Notcias No utiliza L/Baixa Escreve/Carrega/Responde Qtd 33 115 15 Fichas Preenchidas 158 Qtd % 20.89 % 72.78 % 9.49 % 100 % 0% Qtd % 51.90 % 43.67 % 4.43 % 100 % 0% Qtd % 57.59 % 37.34 % 5.70 % 100 % 0%

No responderam
FAQ No utiliza L/Baixa Escreve/Carrega/Responde

Qtd 82 69 7 Fichas Preenchidas 158

No responderam
Calendrio No utiliza L/Baixa Escreve/Carrega/Responde

Qtd 91 59 9 Fichas Preenchidas 158

No responderam
Arquivos No utiliza L/Baixa

Qtd Qtd % 42 26.58 % 101 63.92 %

110

Escreve/Carrega/Responde

22 13.92 % Fichas Preenchidas 158 100 %

No responderam
Questionrio de avaliao No utiliza L/Baixa Escreve/Carrega/Responde

0 Qtd 83 43 42

0% Qtd % 52.53 % 27.22 % 26.58 %

Fichas Preenchidas 158 100 % 0% No responderam 0

Convido-o a acrescentar comentrios ou sugestes sobre a Comunidade

Visualizar Fichas Preenchidas 52 32.91 % No responderam 106 67.09 %


Nome

Visualizar Fichas Preenchidas 158 100 % No responderam 0 0 %


E-mail para contato

Visualizar Fichas Preenchidas 158 100 % No responderam 0 0 %


Qual a instituio que voc trabalha?

Visualizar Fichas Preenchidas 138 87.34 % No responderam 20 12.66 %


Escolaridade Ensino Mdio Ensino Mdio Tcnico Ensino Superior Incompleto Ensino Superior Ensino Superior - Especializao Mestrado Doutorado Qtd 4 3 6 18 62 48 17 Fichas Preenchidas 158 Qtd % 2.53 % 1.90 % 3.80 % 11.39 % 39.24 % 30.38 % 10.76 % 100 % 0%

No responderam
Qual a sua profisso?

Visualizar Fichas Preenchidas 158 100 % No responderam 0 0 %


Qual a sua faixa etria? 20 a 30 anos Qtd Qtd % 27 17.09 %

111

30 a 40 anos 40 a 50 anos 50 ou mais anos

37 23.42 % 52 32.91 % 42 26.58 % Fichas Preenchidas 158 100 %

No responderam
Sexo Feminino Masculino

0% Qtd % 25.95 % 74.05 % 100 % 0% Qtd % 0.63 % 3.16 % 3.16 % 27.85 % 0.63 % 2.53 % 1.90 % 1.90 % 1.90 % 3.80 % 2.53 % 2.53 % 1.27 % 10.76 % 0.63 % 12.03 % 1.90 % 6.96 % 0.63 % 3.16 % 10.13 % 100 % 0% Qtd % 0.63 % 0.63 % 0.63 % 0.63 % 1.90 % 1.27 % 27.85 % 0.63 %

Qtd 41 117 Fichas Preenchidas 158

No responderam
Estado Alagoas Bahia Cear Distrito Federal Esprito Santo Gois Maranho Mato Grosso Mato Grosso do Sul Minas Gerais Par Paraba Paran Pernambuco Piau Rio de Janeiro Rio Grande do Norte Rio Grande do Sul Rondonia Santa Catarina So Paulo

Qtd 1 5 5 44 1 4 3 3 3 6 4 4 2 17 1 19 3 11 1 5 16 Fichas Preenchidas 158

No responderam
Municpio Abreu e Lima Alegrete Ananindeua Barra de Santo Antnio Belm Belo Horizonte Braslia Camaragibe

0 Qtd 1 1 1 1 3 2 44 1

112

Campinas Campo Grande Campos dos Goytacazes Chapec Concrdia Cruzeiro Cuiab Dourados Florianpolis Fortaleza Garanhuns Goinia Gravat Itu Jaboato dos Guararapes Joo Pessoa Joinville Jlio de Castilhos Linhares Lorena Marechal Cndido Rondon Montes Claros Natal Oriente Osasco Passo Fundo Pelotas Petrolina Pinhais Pinheiro Poos de Caldas Porto Alegre Porto Velho Praia Grande Presidente Prudente Quirinpolis Recife Rio de Janeiro Rio Tinto Salvador Santa Maria Santana de Parnaba So Bento So Leopoldo So Paulo Teresina Uberaba

1 2 1 1 1 1 3 1 2 5 1 3 1 1 2 3 1 1 1 1 1 1 3 1 1 1 1 2 1 2 1 5 1 1 1 1 9 13 1 4 1 1 1 1 5 1 2

0.63 1.27 0.63 0.63 0.63 0.63 1.90 0.63 1.27 3.16 0.63 1.90 0.63 0.63 1.27 1.90 0.63 0.63 0.63 0.63 0.63 0.63 1.90 0.63 0.63 0.63 0.63 1.27 0.63 1.27 0.63 3.16 0.63 0.63 0.63 0.63 5.70 8.23 0.63 2.53 0.63 0.63 0.63 0.63 3.16 0.63 1.27

% % % % % % % % % % % % % % % % % % % % % % % % % % % % % % % % % % % % % % % % % % % % % % %

113

Apndice C Resultado da Pesquisa da Comunidade Amadeus


Total de Fichas 87
Voc participa de qual comunidade? Comunidade Amadeus Qtd Qtd % 87 100 %

Fichas Preenchidas 87 100 % 0% No responderam 0


Qual a comunidade que voc vai selecionar para fins dessa pesquisa? Comunidade Amadeus Qtd Qtd % 87 100 %

Fichas Preenchidas 87 100 % 0% No responderam 0


Qual o seu papel na comunidade? Administrador Demais usurios Qtd Qtd % 6 6.90 % 81 93.10 %

Fichas Preenchidas 87 No responderam 0


Cite qual(ais) motivao(es) para voc participar da comunidade:

100 % 0%

Visualizar Fichas Preenchidas 87 100 % No responderam 0 0 %


Como voc caracteriza sua participao na comunidade? Rara Mensal Quinzenal Semanal Diria Qtd Qtd % 40 17 13 12 5 Fichas Preenchidas 87 45.98 % 19.54 % 14.94 % 13.79 % 5.75 % 100 % 0%

No responderam
Como voc define o seu engajamento na comunidade? Muito Mdio Pouco

Qtd Qtd % 8 9.20 % 16 18.39 % 63 72.41 % Fichas Preenchidas 87 100 %

No responderam

0%

114

Voc postou nos foruns nos ltimos 6(seis) meses? Sim No

Qtd Qtd % 27 31.03 % 60 68.97 % Fichas Preenchidas 87 100 %

No responderam
Voc tem tido feedback das suas mensagens? Sim No

0%

Qtd Qtd % 22 81.48 % 5 18.52 %

Fichas Preenchidas 27 31.03 % No responderam 60 68.97 %


Como voc avalia este feedback?

Visualizar Fichas Preenchidas 22 25.29 % No responderam 65 74.71 %


Voc considera que, de um modo geral, tem obtido informaes importantes para o seu trabalho na comunidade? Nunca Raramente s vezes Frequentemente

Qtd Qtd % 12 10 30 35 Fichas Preenchidas 87 13.79 % 11.49 % 34.48 % 40.23 % 100 % 0%

No responderam
De que tipo?

Visualizar Fichas Preenchidas 75 86.21 % No responderam 12 13.79 %


Como voc caracteriza a sua entrada na comunidade Iniciativa individual Incentivada por algum com vinculo profissional Incentivada por algum sem vinculo profissional Qtd Qtd % 75 86.21 % 10 11.49 % 2 2.30 % 87 100 % Fichas Preenchidas

No responderam

0%

Cite 5(cinco) pessoas(nome completo) da comunidade com quem voc se comunica com maior frequncia? Visualizar Fichas Preenchidas 33 37.93 %

No responderam 54 62.07 %
Cite 5(cinco) pessoas (nome completo) que voc considera que so mais ativas na comunidade(participa dos fruns e dos demais recursos da comunidade, com

115

contribuies relevantes):

Visualizar Fichas Preenchidas 30 34.48 % No responderam 57 65.52 %


Voc acha que a comunidade tem contribudo significativamente para a soluo de problemas na sua rea de atuao? Sim No No sabe avaliar

Qtd Qtd % 43 49.43 % 6 6.90 % 38 43.68 % Fichas Preenchidas 87 100 %

No responderam
Qual a sua avaliao sobre a situao da comunidade nos ltimos 6(seis) meses? Ela se mantm Ela tem crescido Ela tem decrescido No sabe avaliar

0%

Qtd Qtd % 13 14.94 % 51 58.62 % 1 1.15 % 22 25.29 % Fichas Preenchidas 87 100 %

No responderam

0%

O que voc considera importante para que a comunidade cresa e se mantenha ativa? Visualizar Fichas Preenchidas 56 64.37 %

No responderam 31 35.63 %
As suas atribuies profissionais tm a ver com o tema da comunidade? Sim No Qtd Qtd % 53 60.92 % 34 39.08 % Fichas Preenchidas 87 100 %

No responderam
Voc pode citar quais atribuies?

0%

Visualizar Fichas Preenchidas 53 60.92 % No responderam 34 39.08 %


Matriz

Assinale os recursos da comunidade que voc utiliza


Frum No utiliza L/Baixa Escreve/Carrega/Responde Qtd 19 59 19 Fichas Preenchidas 87 Qtd % 21.84 % 67.82 % 21.84 % 100 % 0%

No responderam

116

Chat No utiliza L/Baixa Escreve/Carrega/Responde

Qtd 68 15 4 Fichas Preenchidas 87

Qtd % 78.16 % 17.24 % 4.60 % 100 % 0% Qtd % 70.11 % 26.44 % 4.60 % 100 % 0% Qtd % 79.31 % 20.69 % 2.30 % 100 % 0% Qtd % 20.69 % 72.41 % 10.34 % 100 % 0% Qtd % 45.98 % 49.43 % 4.60 % 100 % 0% Qtd % 50.57 % 43.68 % 6.90 % 100 % 0%

No responderam
Webblogger No utiliza L/Baixa Escreve/Carrega/Responde

Qtd 61 23 4 Fichas Preenchidas 87

No responderam
Xowiki No utiliza L/Baixa Escreve/Carrega/Responde

Qtd 69 18 2 87 Fichas Preenchidas

No responderam
Notcias No utiliza L/Baixa Escreve/Carrega/Responde

0 Qtd 18 63 9

Fichas Preenchidas 87 No responderam 0


FAQ No utiliza L/Baixa Escreve/Carrega/Responde Qtd 40 43 4 Fichas Preenchidas 87

No responderam
Calendrio No utiliza L/Baixa Escreve/Carrega/Responde

Qtd 44 38 6 Fichas Preenchidas 87

No responderam
Arquivos No utiliza L/Baixa

Qtd Qtd % 24 27.59 % 53 60.92 %

117

Escreve/Carrega/Responde

16 18.39 % Fichas Preenchidas 87 100 %

No responderam
Questionrio de avaliao No utiliza L/Baixa Escreve/Carrega/Responde

0 Qtd 47 22 24

0% Qtd % 54.02 % 25.29 % 27.59 % 100 % 0%

Fichas Preenchidas 87 No responderam 0

Convido-o a acrescentar comentrios ou sugestes sobre a Comunidade

Visualizar Fichas Preenchidas 31 35.63 % No responderam 56 64.37 %


Nome

Visualizar Fichas Preenchidas 87 100 % No responderam 0 0 %


E-mail para contato

Visualizar Fichas Preenchidas 87 100 % No responderam 0 0 %


Qual a instituio que voc trabalha?

Visualizar Fichas Preenchidas 72 82.76 % No responderam 15 17.24 %


Escolaridade Ensino Mdio Ensino Mdio Tcnico Ensino Superior Incompleto Ensino Superior Ensino Superior - Especializao Mestrado Doutorado Qtd 4 2 6 12 33 22 8 Fichas Preenchidas 87 Qtd % 4.60 % 2.30 % 6.90 % 13.79 % 37.93 % 25.29 % 9.20 % 100 % 0%

No responderam
Qual a sua profisso?

Visualizar Fichas Preenchidas 87 100 % No responderam 0 0 %


Qual a sua faixa etria? 20 a 30 anos Qtd Qtd % 23 26.44 %

118

30 a 40 anos 40 a 50 anos 50 ou mais anos

20 22.99 % 28 32.18 % 16 18.39 % Fichas Preenchidas 87 100 %

No responderam
Sexo Feminino Masculino

0% Qtd % 14.94 % 85.06 % 100 % 0% Qtd % 1.15 % 3.45 % 2.30 % 8.05 % 1.15 % 3.45 % 3.45 % 2.30 % 2.30 % 6.90 % 2.30 % 3.45 % 1.15 % 18.39 % 1.15 % 11.49 % 2.30 % 6.90 % 4.60 % 13.79 % 100 % 0% Qtd % 1.15 % 1.15 % 1.15 % 1.15 % 1.15 % 2.30 % 8.05 % 1.15 % 2.30 %

Qtd 13 74 Fichas Preenchidas 87

No responderam
Estado Alagoas Bahia Cear Distrito Federal Esprito Santo Gois Maranho Mato Grosso Mato Grosso do Sul Minas Gerais Par Paraba Paran Pernambuco Piau Rio de Janeiro Rio Grande do Norte Rio Grande do Sul Santa Catarina So Paulo

Qtd 1 3 2 7 1 3 3 2 2 6 2 3 1 16 1 10 2 6 4 12 Fichas Preenchidas 87

No responderam
Municpio Abreu e Lima Alegrete Ananindeua Barra de Santo Antnio Belm Belo Horizonte Braslia Campinas Campo Grande

0 Qtd 1 1 1 1 1 2 7 1 2

119

Campos dos Goytacazes Chapec Concrdia Cuiab Florianpolis Fortaleza Garanhuns Goinia Gravat Itu Jaboato dos Guararapes Joo Pessoa Joinville Linhares Lorena Marechal Cndido Rondon Montes Claros Natal Oriente Petrolina Pinheiro Poos de Caldas Porto Alegre Praia Grande Presidente Prudente Quirinpolis Recife Rio de Janeiro Rio Tinto Salvador Santa Maria Santana de Parnaba So Bento So Leopoldo So Paulo Teresina Uberaba Vrzea Paulista Vitria da Conquista Volta Redonda

1 1.15 % 1 1.15 % 1 1.15 % 2 2.30 % 1 1.15 % 2 2.30 % 1 1.15 % 2 2.30 % 1 1.15 % 1 1.15 % 2 2.30 % 2 2.30 % 1 1.15 % 1 1.15 % 1 1.15 % 1 1.15 % 1 1.15 % 2 2.30 % 1 1.15 % 2 2.30 % 2 2.30 % 1 1.15 % 3 3.45 % 1 1.15 % 1 1.15 % 1 1.15 % 9 10.34 % 5 5.75 % 1 1.15 % 2 2.30 % 1 1.15 % 1 1.15 % 1 1.15 % 1 1.15 % 4 4.60 % 1 1.15 % 2 2.30 % 1 1.15 % 1 1.15 % 4 4.60 % Fichas Preenchidas 87 100 %

No responderam

0%

Apndice D Resultado da pesquisa da comunidade CT-GCIE

120

Total de Fichas 68
Voc participa de qual comunidade? Comunidade CT-GCIE Qtd Qtd % 68 100 %

Fichas Preenchidas 68 100 % 0% No responderam 0


Qual a comunidade que voc vai selecionar para fins dessa pesquisa? Comunidade CT-GCIE Qtd Qtd % 68 100 %

Fichas Preenchidas 68 100 % 0% No responderam 0


Qual o seu papel na comunidade? Administrador Demais usurios Qtd Qtd % 2 2.94 % 66 97.06 %

Fichas Preenchidas 68 No responderam 0


Cite qual(ais) motivao(es) para voc participar da comunidade:

100 % 0%

Visualizar Fichas Preenchidas 68 100 % No responderam 0 0 %


Como voc caracteriza sua participao na comunidade? Rara Mensal Quinzenal Semanal Diria Qtd Qtd % 53 11 1 2 1 Fichas Preenchidas 68 No responderam 0 77.94 % 16.18 % 1.47 % 2.94 % 1.47 % 100 % 0%

Como voc define o seu engajamento na comunidade? Muito Mdio Pouco

Qtd Qtd % 2 2.94 % 7 10.29 % 59 86.76 % Fichas Preenchidas 68 100 % 0% No responderam 0

121

Voc postou nos foruns nos ltimos 6(seis) meses? Sim No

Qtd Qtd % 10 14.71 % 58 85.29 % Fichas Preenchidas 68 100 % 0% No responderam 0 Qtd Qtd % 7 70 % 3 30 % Fichas Preenchidas 10 14.71 % No responderam 58 85.29 %

Voc tem tido feedback das suas mensagens? Sim No

Como voc avalia este feedback?

Visualizar Fichas Preenchidas 7 10.29 % No responderam 61 89.71 %


Voc considera que, de um modo geral, tem obtido informaes importantes para o seu trabalho na comunidade? Nunca Raramente s vezes Frequentemente

Qtd Qtd % 3 21 35 9 Fichas Preenchidas 68 No responderam 0 4.41 % 30.88 % 51.47 % 13.24 % 100 % 0%

De que tipo?

Visualizar Fichas Preenchidas 65 95.59 % No responderam 3 4.41 %


Como voc caracteriza a sua entrada na comunidade Iniciativa individual Incentivada por algum com vinculo profissional Incentivada por algum sem vinculo profissional Qtd Qtd % 46 67.65 % 18 26.47 % 4 5.88 % 100 % 0%

Fichas Preenchidas 68 No responderam 0

122

Cite 5(cinco) pessoas(nome completo) da comunidade com quem voc se comunica com maior frequncia? Visualizar Fichas Preenchidas 37 54.41 % No responderam 31 45.59 % Cite 5(cinco) pessoas (nome completo) que voc considera que so mais ativas na comunidade(participa dos fruns e dos demais recursos da comunidade, com contribuies relevantes): Visualizar Fichas Preenchidas 41 60.29 % No responderam 27 39.71 % Voc acha que a comunidade tem contribudo significativamente para a soluo de problemas na sua rea de atuao? Sim No No sabe avaliar

Qtd Qtd % 15 22.06 % 16 23.53 % 37 54.41 % Fichas Preenchidas 68 100 % 0% No responderam 0 Qtd Qtd % 22 9 12 25 Fichas Preenchidas 68 No responderam 0 32.35 % 13.24 % 17.65 % 36.76 % 100 % 0%

Qual a sua avaliao sobre a situao da comunidade nos ltimos 6(seis) meses? Ela se mantm Ela tem crescido Ela tem decrescido No sabe avaliar

O que voc considera importante para que a comunidade cresa e se mantenha ativa? Visualizar Fichas Preenchidas 48 70.59 % No responderam 20 29.41 % As suas atribuies profissionais tm a ver com o tema da comunidade? Sim No Qtd Qtd % 52 76.47 % 16 23.53 % Fichas Preenchidas 68 100 % 0% No responderam 0

123

Voc pode citar quais atribuies?

Visualizar Fichas Preenchidas 52 76.47 % No responderam 16 23.53 %


Matriz

Assinale os recursos da comunidade que voc utiliza


Frum No utiliza L/Baixa Escreve/Carrega/Responde Qtd 11 49 17 Fichas Preenchidas 68 No responderam 0 Qtd 59 5 5 Fichas Preenchidas 68 No responderam 0 Qtd % 16.18 % 72.06 % 25 % 100 % 0% Qtd % 86.76 % 7.35 % 7.35 % 100 % 0%

Chat No utiliza L/Baixa Escreve/Carrega/Responde

Webblogger No utiliza L/Baixa Escreve/Carrega/Responde

Qtd Qtd % 62 91.18 % 5 7.35 % 1 1.47 % Fichas Preenchidas 68 100 % 0% No responderam 0 Qtd Qtd % 64 94.12 % 2 2.94 % 2 2.94 % Fichas Preenchidas 68 100 % 0% No responderam 0 Qtd 14 50 6 Qtd % 20.59 % 73.53 % 8.82 %

Xowiki No utiliza L/Baixa Escreve/Carrega/Responde

Notcias No utiliza L/Baixa Escreve/Carrega/Responde

124

Fichas Preenchidas 68 No responderam 0


FAQ No utiliza L/Baixa Escreve/Carrega/Responde Qtd 40 25 3 Fichas Preenchidas 68 No responderam 0 Qtd 45 20 3 Fichas Preenchidas 68 No responderam 0 Qtd 17 46 6 Fichas Preenchidas 68 No responderam 0 Qtd 35 19 17 Fichas Preenchidas 68 No responderam 0

100 % 0% Qtd % 58.82 % 36.76 % 4.41 % 100 % 0% Qtd % 66.18 % 29.41 % 4.41 % 100 % 0% Qtd % 25 % 67.65 % 8.82 % 100 % 0% Qtd % 51.47 % 27.94 % 25 % 100 % 0%

Calendrio No utiliza L/Baixa Escreve/Carrega/Responde

Arquivos No utiliza L/Baixa Escreve/Carrega/Responde

Questionrio de avaliao No utiliza L/Baixa Escreve/Carrega/Responde

Convido-o a acrescentar comentrios ou sugestes sobre a Comunidade Visualizar Fichas Preenchidas 21 30.88 % No responderam 47 69.12 % Nome

Visualizar Fichas Preenchidas 68 100 % No responderam 0 0 %


E-mail para contato

125

Visualizar Fichas Preenchidas 68 100 % No responderam 0 0 %


Qual a instituio que voc trabalha?

Visualizar Fichas Preenchidas 64 94.12 % No responderam 4 5.88 %


Escolaridade Ensino Superior Ensino Superior - Especializao Mestrado Doutorado Qtd 5 28 26 9 Fichas Preenchidas 68 No responderam 0 Qtd % 7.35 % 41.18 % 38.24 % 13.24 % 100 % 0%

Qual a sua profisso?

Visualizar Fichas Preenchidas 68 100 % No responderam 0 0 %


Qual a sua faixa etria? 20 a 30 anos 30 a 40 anos 40 a 50 anos 50 ou mais anos Qtd 3 17 23 25 Fichas Preenchidas 68 No responderam 0 Qtd 27 41 Fichas Preenchidas 68 No responderam 0 Qtd 2 3 37 1 1 1 2 Qtd % 4.41 % 25 % 33.82 % 36.76 % 100 % 0% Qtd % 39.71 % 60.29 % 100 % 0% Qtd % 2.94 % 4.41 % 54.41 % 1.47 % 1.47 % 1.47 % 2.94 %

Sexo Feminino Masculino

Estado Bahia Cear Distrito Federal Gois Mato Grosso Mato Grosso do Sul Par

126

Paraba Paran Pernambuco Rio de Janeiro Rio Grande do Norte Rio Grande do Sul Rondonia Santa Catarina So Paulo

1 1 1 8 1 5 1 1 2 Fichas Preenchidas 68 No responderam 0 Qtd 2 37 1 1 1 1 1 3 1 1 1 1 1 1 1 2 1 7 2 1 1 Fichas Preenchidas 68 No responderam 0

1.47 % 1.47 % 1.47 % 11.76 % 1.47 % 7.35 % 1.47 % 1.47 % 2.94 % 100 % 0% Qtd % 2.94 % 54.41 % 1.47 % 1.47 % 1.47 % 1.47 % 1.47 % 4.41 % 1.47 % 1.47 % 1.47 % 1.47 % 1.47 % 1.47 % 1.47 % 2.94 % 1.47 % 10.29 % 2.94 % 1.47 % 1.47 % 100 % 0%

Municpio Belm Braslia Camaragibe Cruzeiro Cuiab Dourados Florianpolis Fortaleza Goinia Joo Pessoa Jlio de Castilhos Natal Passo Fundo Pelotas Pinhais Porto Alegre Porto Velho Rio de Janeiro Salvador Valinhos Volta Redonda

You might also like