You are on page 1of 12

IV ENECULT - Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura 28 a 30 de maio de 2008 Faculdade de Comunicao/UFBa, Salvador-Bahia-Brasil.

O CONCEITO DE CULTURA NA CONSTITUIO FEDERAL DE 1988


JULIO CESAR PEREIRA1

RESUMO: O presente trabalho tem como objetivo analisar, com base no espao discursivo que compreende o perodo de existncia do Estado Constitucional Brasileiro, o conceito de cultura delineado na Constituio Federal de 1988, pice do ordenamento jurdico nacional, de onde emanam todos os demais textos de direito positivo. Palavras-Chave: Constituio Cultura Patrimnio Valor Povo

1. Cultura e Formao Ideolgica O advento da Constituio Federal de 1988 trouxe a promessa de fomentar e proteger o patrimnio cultural brasileiro, dando a deixa para a atuao decisiva das chamadas leis de incentivo cultura. O fomento, visto de relance, alcanaria todo bem simblico atinente identidade do povo brasileiro. J a proteo, item mais complexo, voltar-se-ia, em sentido amplo, contra toda engrenagem que pudesse desregular ou mesmo descaracterizar a cultura nacional. Neste sentido, o iderio de proteo do patrimnio cultural poderia lanar mos e braos sobre o prprio consumo de massa, chamado por Alfredo Bosi de fbrica de sombras e revrberos2. O modelo de tempo cultural acelerado em que se vive possui manhas suficientes para distorcer ou mesmo soterrar na cova do esquecimento certas formas de expresso da identidade nacional, como a cultura dos grotes, as artes populares, as danas folclricas, todas essas manifestaes de identidade do povo brasileiro, que sobreviveram, muitas delas, a pulso. Portanto, os mecanismos de fomento e proteo do nosso patrimnio cultural, por meio dos chamados incentivos fiscais, so relativamente recentes no Brasil. Muitas empresas, hipnotizadas pelo flego das leis de incentivo, hoje existentes em mbito federal, estadual e municipal, passaram a incluir em suas pautas a tal da cultura como item estratgico para a divulgao de sua imagem no mercado. No
Julio Cesar Pereira mestrando na rea de Direito Econmico e Financeiro (Universidade de So Paulo USP); Especialista em Direito Tributrio pelo Instituto Brasileiro de Estudos Tributrios IBET; Advogado em So Paulo. E-mail: jricconne@gmail.com 2 Alfredo Bosi, Cultura Brasileira Temas e situaes, p. 8.
1

entanto, a recente histria da aplicao das normas insertas em tais leis, aliceradas nas noes esparsas de cultura presentes no texto constitucional, acabou por converter-se em distores de toda ordem. Tais desalinhos devem-se, muitas vezes, prpria incompreenso do conceito de cultura esboado nas normas do instrumento normativo mximo do ordenamento jurdico a Constituio da Repblica. O objetivo do presente trabalho extrair do prprio texto constitucional as dimenses possveis de significao do vocbulo cultura, a partir da formao ideolgica do enunciador constituinte3. Pode-se dizer, primordialmente, que, em oposio figuratividade, a cultura um tema, enquanto categoria ordenadora de fatos observveis. Um termo que designa algo no-presente no mundo natural, que, com o aparecimento da Constituio de 1988, passou a desfrutar de um tratamento normativo jamais dantes visto. A cultura encabea o captulo III do ttulo VIII, da Constituio Federal, junto educao e ao desporto, e possui seo prpria que estabelece mincias at ento olvidadas pelos enunciadores constituintes precedentes. H, portanto, a criao de novas realidades em torno da noo de cultura. Pelo menos outros dez dispositivos constitucionais ajudam a tecer o conceito de cultura, ora perpetuando pr-conceitos, ora fazendo retinir um carter mais universalista. De qualquer modo, percebe-se que a noo de cultura na Constituio da Repblica sempre talhada segundo articulaes valorativas de sentido, sendo referida em diversas acepes, como: bem, patrimnio, valor, ao, produto, status de desenvolvimento social, e at mesmo sendo homologada s idias de idoneidade moral e etnia.

2. Cultura como bem jurdico A idia de cultura como bem no indita no ordenamento jurdico brasileiro. A Constituio de 1946, conhecida como Constituio da Repblica Populista, ao determinar em seu artigo 174 que O amparo cultura dever do Estado, revela que o paternalismo ps Estado Novo tambm pretendia ocupar-se da cultura enquanto objeto de interveno estatal. De todo modo, pela transmisso, gerao a gerao, deste tema sempre associado figura do Estado, bem como a outros temas, tais quais amparo,

O texto o ponto de partida para a formao das significaes e, ao mesmo tempo, para a referncia aos entes significados, perfazendo aquela estrutura tridica ou trilateral que prpria das unidades sgnicas leciona Paulo de Barros Carvalho, referindo-se ao suporte fsico, significao e ao significado, segundo a terminologia de E. Husserl.

proteo, incentivo, o vocbulo cultura (re)surge, em diversas passagens do Texto Constitucional de 1988, na acepo de bem a ser protegido, alcanado, conforme se observa do artigo 23, incisos V e IX, segundo o qual de competncia comum da Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios proporcionar meios de acesso cultura, que, alm da educao, ensino e desporto, constitui o objeto primordial destes entes de direito pblico interno4. O artigo 215, que inaugura a seo intitulada Da cultura, por sua vez, estabelece que:

Art. 215. O Estado garantir a todos o pleno exerccio dos direitos culturais e acesso s fontes de cultura nacional, e apoiar e incentivar a valorizao e a difuso das manifestaes culturais.

Ora, os bens e as prestaes constituem o prprio objeto do direito. No instante em que o enunciador constituinte afirma que ser garantido a todos o pleno exerccio dos direitos culturais, o que ele faz afirmar que a cultura objeto do direito. um bem. A noo jurdica de bem compreende toda utilidade, fsica ou ideal, que possa incidir na faculdade de agir do sujeito, isto , abrange as coisas propriamente ditas, suscetveis de apreciao pecuniria, e as que no comportam essa avaliao5. Desse modo, num primeiro momento, a cultura, segundo os desgnios da Constituio da Repblica, corresponderia, nos moldes acima alinhavados, a um dos objetos do direito, passvel ou no de apreciao pecuniria.

3. Cultura como patrimnio Se a tematizao da cultura j vinha, de longe, segundo se entrev no cenrio histrico constitucional, associada idia de bem jurdico, o mesmo no ocorre com sua natureza patrimonial. A noo de cultura homologada noo de patrimnio aparece, pela primeira vez, na Constituio Federal de 1988, vigente at ento.

Norma Discini leciona que, de acordo com o momento histrico e social e de acordo com aspiraes sociais, so criados os pontos de vista que, subsidiados pelo imaginrio social, passam a ser assimilados como naturais e omnitemporais. Esta lio vem ao encontro do estudo aqui pretendido, uma vez que, hodiernamente, do imaginrio corrente que cabe ao Estado a guarda inarredvel da cultura, da educao, da sade, da segurana, enfim, do bem estar do povo. 5 Nota-se que, para o direito, bem e coisa no se confundem: o primeiro gnero e a segunda espcie.

Importante diferenar esta acepo do termo cultura da anteriormente delineada, pois aqui cultura possui o sentido de conjunto de bens com valor econmico determinado. o inciso LXXIII do art. 5, conhecido rol das garantias fundamentais, que introduz no plexo normativo a expresso patrimnio cultural, conforme observamos:

Art. 5 Todos so iguais perante a lei, sem distino de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no Pas a inviolabilidade do direito vida, liberdade, igualdade, segurana e propriedade, nos termos seguintes: LXXIII - qualquer cidado parte legtima para propor ao popular que vise a anular ato lesivo ao patrimnio pblico ou de entidade de que o Estado participe, moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimnio histrico e cultural, ficando o autor, salvo comprovada m-f, isento de custas judiciais e do nus da sucumbncia;

No item acima, asseveramos que a noo de bem alcana tudo o que possa ser objeto do direito, passvel ou no de aferio econmica, ao passo que a coisa restringe-se quilo que possui valor pecunirio, isto , possui utilidade patrimonial. Chegamos ento, sem percalos, ao conceito de patrimnio, que corresponde ao conjunto de direitos e obrigaes de uma pessoa, pecuniariamente apreciveis. O patrimnio abarca todas as relaes jurdicas de contedo econmico das quais participe o sujeito de direito. , em resumo, a representao econmica da pessoa6. Verifica-se que o caput do art. 5, acima transcrito, introduz a idia de inviolabilidade de diversos direitos: direito vida, liberdade, segurana, igualdade e propriedade. A inviolabilidade destes dois ltimos direitos culmina, segundo a letra do inciso LXXIII, na legitimidade de qualquer cidado para que mobilize o Poder Judicirio, por meio de ao popular, visando anulao de ato que fira ou possa ferir o patrimnio histrico e cultural. Observe-se, de antemo, que a Constituio garante que a defesa deste patrimnio no implica o alcance, por parte do Estado, do patrimnio pessoal do cidado, j que este estar, no momento mesmo

Orlando Gomes, Introduo ao Direito CivilOp. Cit., p.202.

de ingresso da ao, isento de custas judiciais e do nus da sucumbncia7. Neste sentido, pretende o enunciador constituinte conferir, efetivamente, ao enunciatrio o direito igualdade, reservando-lhe a segurana de que poder operar a defesa de um patrimnio que pertence a toda coletividade sem que se desfaa de valores pecunirios componentes de seu prprio patrimnio - situao em que haveria desigualdade, segundo a tica do Estado Democrtico de Direito. Ao conferir, efetivamente, ao enunciatrio o direito igualdade, o enunciador acaba, por fim, outorgando-lhe, tambm efetivamente, o direito propriedade do patrimnio histrico e cultural. A garantia de tal propriedade , entretanto, bastante discutvel, juridicamente. A propriedade um direito real por excelncia. Explica-se: os direitos reais so classificados, genericamente, em duas categorias sobre coisa prpria e sobre coisa alheia. Em suma, a propriedade consiste em direito sobre coisa prpria, sendo direito real pleno. O direito sobre coisa alheia constitui direito real limitado de fruio, gozo, garantia, alm do direito posse8. Enquanto titular de um direito real pleno, o proprietrio goza de diversas prerrogativas em relao coisa: usar, gozar, dispor e reaver. Os direitos de usar, gozar e reaver o patrimnio cultural justificam-se no prprio texto do artigo 5, de sorte que todo cidado poder servir-se do bem coletivo, assim como mover ao para anular ato lesivo, o que inclui a posse injustificada e a deteno do bem sem causa jurdica. No entanto, as prerrogativas de gozar e dispor do patrimnio cultural no se confirmam na realidade jurdico-social brasileira. O direito de gozar implica a percepo dos frutos, a utilizao dos produtos da coisa9, e, quando verificamos no texto do art. 216, da Constituio Federal, os bens que constituem o patrimnio cultural brasileiro, conclumos no ser verdadeiro que qualquer cidado possa perceber os frutos de criaes cientficas, artsticas e tecnolgicas, de obras, edificaes, conjuntos urbanos e stios de valor histrico-cultural. Tampouco poder qualquer cidado dispor do patrimnio coletivo, isto , consumir o bem, transform-lo, alter-lo. Desse modo, o direito propriedade atribudo a todos os brasileiros natos e aos estrangeiros residentes no Pas no pode alcanar o patrimnio histrico e
7

nus atribudo parte perdedora da ao (valor arbitrado pelo juiz), correspondente ao pagamento de honorrios ao advogado da parte vencedora 8 Posse e propriedade so institutos distintos. possvel possuir um bem sem ser proprietrio (ex: o batedor-de-carteira possui objeto alheio, sem ser proprietrio). possvel tambm ser proprietrio de um bem e no possu-lo (ex: a USP autarquia proprietria de uma srie de bens mveis e imveis, no entanto, durante a greve de 2007, os alunos turbaram-lhe a posse do prdio da reitoria e de diversos bens mveis). 9 Caio Mrio da Silva Pereira, Instituies de Direito Civil, Vol. VI, p. 94.

cultural, o que abala seriamente o eventual carter patrimonial da cultura, j que patrimnio pressupe propriedade. tambm necessrio ponderar acerca da idia de cultura como patrimnio sob o enfoque conceptual dos aludidos componentes do patrimnio. Conforme j exposto, patrimnio o conjunto de direitos e obrigaes passveis de aferio monetria objetiva. No consideramos que formas de expresso da cultura popular como os bailados, as lendas, as inmeras festas populares, as locues tradicionais, os gestos tpicos10, as incontveis supersties, a literatura oral, sejam passveis de aferio monetria. No entanto, a realidade que se constata no texto da Constituio de 1988 que a cultura e a histria, bem como a arte, esto enquadrados na situao claudicante de patrimnio, notoriamente equiparados, portanto, aos bens materiais pblicos.

4. Cultura como valor Sem alcanarmos ainda, nestes giros hermenuticos, o conceito pleno de cultura contido na Constituio da Repblica, observamos que ela tambm tratada pelo enunciador constituinte como um valor em si, atributo de objetos, categorizandoos em bens culturais (aqueles que possuem valor cultural), e bens no-culturais (aqueles destitudos de valor cultural). Tendo em vista que os bens culturais so aqueles que o Estado pretende guardar com maior zelo, podemos trazer tona a percepo singela de que a cultura elemento eufrico no texto constitucional. Esta percepo, todavia, somente se tem por melhor acabada quando aumentamos o raio do espao discursivo que circunscreve a questo da cultura, a partir da anlise do texto de Constituies anteriores. A primeira Constituio do Brasil, a Constituio Imperial de 1824, apresenta o vocbulo cultura na mesma acepo de cultivo, de produo agrcola, numa clara reminiscncia de seu sentido etimolgico, de cultum, conjunto de tcnicas para se obter do solo os vegetais semeados. Sinnimo de lavoura, a noo de cultura aparece agregada s idias de indstria, trabalho e comrcio, o que lhe refora ainda mais o sentido manual de trabalho da terra. A cultura enquanto atributo intelectual, a cultura das letras, acepo que hoje povoa com maior pujana o imaginrio coletivo no Brasil, somente deste modo
Luiz da Cmara Cascudo, em seu Histria dos nossos gestos, catalogou trezentos e trinta e trs gestos caractersticos do homem brasileiro, comuns ao seu dia-a-dia, como formas de expresso indissociveis da prpria cultura brasileira.
10

semantizada com a promulgao da Constituio de 193411, baseada na Constituio alem de Weimar, de orientao nazista. Em captulo parte, intitulado Da Educao e da Cultura, o enunciador constituinte estabelece que Cabe Unio, aos Estados e aos Municpios favorecer e animar o desenvolvimento das cincias, das artes, das letras e da cultura em geral, (...) bem como prestar assistncia ao trabalhador intelectual. Note-se que, neste momento, cria-se uma realidade: o momento da nomeao. A cultura, apesar da atribuio andina aos entes federados, passa a existir na acepo corrente, a partir deste momento. Nas palavras de Jos Luiz Fiorin12, a realidade s tem existncia para os homens quando nomeada. O constituinte

discursiviza a noo de cultura, homologando-a idia de erudio e firmada a oposio cultura (erudio) vs. no-cultura (trabalho braal). As Constituies brasileiras posteriores reafirmam esta construo do mundo. Em 1937, a Constituio outorgada pelo Estado Novo determina, expressamente, em seu art. 52, que a nomeao de membros do Conselho Federal, rgo de importncia estratgica nacional e internacional, realizada pelo Presidente da Repblica, somente poderia recair em brasileiro nato, maior de trinta e cinco anos e que se haja distinguido por sua atividade em algum dos ramos da produo ou da cultura nacional. Aqui a noo de cultura sobe mais um degrau em seu fado de elitizao. A noo de cultura homologada noo de proeminncia. No basta ser erudito, preciso que o sujeito seja notoriamente reconhecido por sua atividade, preciso que ele seja um sujeito positivamente destacado (e elevado) no meio social, segundo os prprios valores decantados da sociedade. A expresso cultura nacional abre as portas para uma perspectiva social que pretende fazer sobrelevar uma certa cultura oficial, de que so dotados os eruditos formadores de opinio, eliminando possibilidades de identidades diversificadas de acordo com diferentes contingncias. A Constituio de 1946 ressente-se de certa timidez no trato da democracia econmica e social13. Este instrumento normativo verticaliza a feio ilustrada da cultura, homologando misses culturais a misses diplomticas, conferncias, e congressos, de que podem participar deputados e senadores. Em dispositivos vizinhos, faz meno liberdade das cincias, letras e artes, bem como

A Constituio imediatamente anterior de 1934, decretada e promulgada pelo Congresso Constituinte de 1891, convocado pelo governo provisrio da Repblica recm-proclamada, marcada pela ausncia do termo cultura. 12 Jos Luiz Fiorin, Introduo Lingustica, p. 55. 13 Alfredo Bosi, Cultura Brasileira Temas e Situaes, p. 212.

11

outorga lei a competncia para a criao de institutos de pesquisa, de preferncia junto aos estabelecimentos de ensino superior. Aps o golpe de 1964, o Congresso Nacional, transformado em Assemblia Nacional Constituinte, elaborou a Constituio de 196714, que deu respaldo ditadura militar. Neste instrumento normativo, a formao ideolgica tendente supervalorizao positiva da cultura, como algo relacionado famlia, artes, letras, cincia e status social, atinge seu fastgio. O artigo 118 do referido diploma, afirma que os Juzes Federais, sero nomeados pelo Presidente da Repblica, dentre brasileiros, maiores de trinta anos, de cultura e idoneidade moral, mediante concurso de ttulos e provas. Aqui temos, finalmente, a noo de cultura homologada noo de carter, de moralidade, aproximada, enfim, da idia de virtude perseguida pelo modelo poltico vigente. Erudio, proeminncia e idoneidade moral: o sujeito dotado de cultura, segundo a orientao histrico-jurdica da formao ideolgica da sociedade brasileira, um ser apoiado nesta trade. Algum mil vezes elevado nos ares acima do homem comum. A cultura, conforme se denota dos textos constitucionais, atributo para bem poucos afortunados! Da seu carter contundente de valorao. Cultura valor. E digno de quantas genuflexes agente o joelho dos pobres mortais! Por isso, preocupou-se o enunciador constituinte em aludir tantas vezes a bens de valor cultural, como o faz no art. 23, incisos III e IV, da Constituio de 1988, assim como pretende assegurar o respeito a valores culturais, de que fala no art. 210, ou incentivar a produo e o conhecimento de bens e valores culturais, referidos no 3 do artigo 216. Importante salientar que quem atribui valor s coisas o ser humano. Desse modo, construda a realidade segundo a qual a cultura um tema associado a formas de existncia social to elevadas, como as acima verificadas, permaneceu no texto da Constituio Federal de 1988 um imaginrio social resultante de compacta formao ideolgica15, herdeiro de uma tessitura jurdica e social tranada em preto e branco. Por fim, registre-se que resultantes dessa formao ideolgica so as normas programticas atinentes ao chamado desenvolvimento cultural, por meio de incentivo ao mercado interno que, nos termos do artigo 219, integra o patrimnio nacional, bem como por meio do Plano Nacional de Cultura ( 3 do artigo 215). A
A Constituio de 1969, retoma conscientemente a palavra do constituinte de 1967. Para Norma Discini, os Temas e figuras, observados como componentes da semntica discursiva, reproduzem nos textos o imaginrio social, em A Comunicao nos Textos, p. 284.
15
14

oposio entre as idias de desenvolvimento e subdesenvolvimento surgiu aps a Segunda Guerra Mundial e associada dados estatsticos relativos consumo, distribuio de renda, habitao, mortalidade, etc., isto , fatores scio-econmicos. A homologao da noo de cultura idia de status de desenvolvimento scioeconmico decorre de sua associao j aludida noo de erudio, ou ensino, de maneira geral. Tendo reproduzido nos textos das Constituies anteriores este imaginrio social que atrela cultura erudio, o enunciador do texto constitucional de 1988, diante dos elevados ndices de analfabetismo, lembrou-se de editar normas programticas tendentes a certo projeto de desenvolvimento cultural.

5. Cultura como povo A Constituio de 1988, em seu artigo 242, 1, prescreve: O ensino da Histria do Brasil levar em conta as contribuies das diferentes culturas e etnias para a formao do povo brasileiro. Aqui, a noo de cultura aparece homologada noo de etnia. A partir de investigaes etnogrficas, para fins primrios de compreenso, pode-se dizer que cultura compreende o conjunto de tcnicas de produo, doutrinas e atos, passvel de apreenso pela convivncia ou ensino16. Aqui, de maneira geral, toda forma humana de estar no mundo, todo modo de existncia, transmitido de uma gerao a(s) outra(s), constitui cultura. Segundo este prisma, a cultura assume, sem dvida, um carter mais universalista, que reforado pelos incisos I, II, e pelo caput do art. 216:

Art. 216. Constituem patrimnio cultural brasileiro os bens de natureza material e imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referncia identidade, ao, memria dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira, nos quais se incluem: I - as formas de expresso; II - os modos de criar, fazer e viver; (...)

As chamadas formas de expresso e os modos de criar, fazer e viver, associados idia de etnia, estreitam ainda mais os laos entre a noo de povo e o conceito de cultura. Da falar-se em cultura popular, cultura indgena, cultura afrobrasileira e cultura de outros grupos participantes do processo civilizatrio nacional,
16

Luiz da Cmara Cascudo, Civilizao e Cultura, p. 39.

como o faz o art. 215, 1 da Constituio Federal. Tal categorizao, ao mesmo tempo em que pensa as culturas como segmentos formadores da sociedade brasileira, identifica-as tambm, num olhar mais panormico, idia de grupo homogneo particularizado por sua maneira de ocupar o mundo, de coletividade amalgamada por suas idiossincrasias, enfim, de povos. Aqui, a amusia repugnada pelas chamadas elites intelectuais no tem o condo de despir o indivduo de seu papel, ou mesmo existncia, cultural. A cultura, sob este prisma, compreende todo o complexo tradicional de normas de conduta determinadas no pela lei, mas pelo costume de tais povos, pelo seu modo de existir (agir), e abrange os produtos desta existncia (das aes), bem como os valores que conduzem a este ou aquele comportamento. Nesta esfera de observao, cultura identificada como um organismo, o prprio ser vivente de que fala Frobenius, no correspondente to-s a certas tcnicas especficas, mas a um todo social, prpria energia despendida no exerccio das aptides, ao prprio ajuste de condutas. Cultura compreender o mecnico-tradicional, o orgnicocontinuador e o espiritual-criativo17. Esta identificao de cultura com a idia de povo determinante para o alcance da significao do conceito de cultura no texto da Constituio Federal de 1988. Partindo-se do pressuposto de que o texto, no caso constitucional, um todo de significao, observa-se que as noes de formas de expresso, modos de viver e a prpria idia de formao do povo brasileiro acabam por abarcar as noes de cultura anteriormente delineadas: bem, conjunto de bens (patrimnio) e valor. , portanto, esta a noo de cultura que sobressai, que orienta os fios na tessitura do conceito na Constituio, uma vez que, tendendo universalizao, deixa de anular as outras possibilidades de significao, incluindo-as.

6. Concluses O conceito de cultura na Constituio Federal de 1988 est atrelado formao ideolgica do enunciador constituinte, consolidada aps sucessivas geraes e sucessivas edies de instrumentos constitucionais. Da noo de cultivo da terra de idoneidade moral, a idia de cultura percorreu todo o plexo histrico-normativo brasileiro sempre associada s noes de famlia, ensino, status social, trabalho, bem, valor.
17

Luiz da Cmara Cascudo, Cultura e Civilizao, p.41.

Pela transmisso, gerao a gerao, deste tema sempre associado figura do Estado, bem como a outros temas, tais quais amparo, proteo, incentivo, diversas passagens do Texto Constitucional de 1988 tratam a cultura na acepo de bem a ser protegido e alcanado, de competncia comum da Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios, que devem proporcionar aos cidados os adequados meios de acesso. na Constituio Federal de 1988 que, pela primeira vez, aparece a noo de cultura homologada noo de patrimnio. O patrimnio abarca todas as relaes jurdicas de contedo econmico das quais participe o sujeito de direito. Aqui, a cultura possui o sentido de conjunto de bens com valor econmico determinado. Conferindo ao enunciatrio o direito igualdade, o enunciador constituinte acaba por lhe outorgando tambm o direito propriedade do patrimnio histrico e cultural. Enquanto valor, o conceito de cultura, segundo a orientao histricojurdica da formao ideolgica da sociedade brasileira, apia-se na seguinte trade: erudio, proeminncia e idoneidade moral. Por conseguinte, o enunciador constituinte de 1988 alude, em diversos momentos, a certos bens detentores de valor cultural, assim como pretende assegurar o respeito a tais valores. Por fim, a Constituio da Repblica homologa a noo de cultura noo de povo. Partindo de investigaes etnogrficas, pode-se dizer que cultura corresponde ao conjunto de tcnicas de produo, doutrinas e atos, passvel de apreenso pela convivncia ou ensino. um carter mais universalista. Sob este enfoque, toda forma humana de estar no mundo, todo modo de existncia, transmitido de uma gerao a(s) outra(s), constitui cultura. Todo esse aparato contribui para a identificao do conceito constitucional de cultura com horizontes mais amplos.

Referncias Bibliogrficas

BOSI, Alfredo. Cultura Brasileiro Temas e situaes, So Paulo: tica, 1987. CASCUDO, Luiz da Cmara. Cultura e Civilizao. So Paulo: Global, 2004. CARVALHO, Paulo de Barros. Direito Tributrio Fundamentos Jurdicos da Incidncia, So Paulo: Saraiva, 4 ed., 2006. DISCINI, Norma. A comunicao nos textos. So Paulo: Contexto, 2007. ______________. Intertextualidade e conto maravilhoso. So Paulo: Associao Editorial Humanitas, 2 ed., 2004. FIORIN, Jos Luiz. As Astcias da Enunciao As categorias de pessoa, espao e tempo. So Paulo: tica, 1996. ______________. (org.) Introduo Lingstica V. II Princpios de anlise. So Paulo: Contexto, 2003. ______________. Linguagem e ideologia. So Paulo: tica, 8 ed., 2006. GOMES, Orlando. Introduo ao Direito Civil. 18 ed., Rio de Janeiro: Forense, 2001. PEREIRA, Caio Mrio da Silva. Instituies de Direito Civil IV. Rio de Janeiro: Forense, 18 ed., 2001.

You might also like