You are on page 1of 9

quase impossvel precisarmos acerca dos muulmanos brasileiros.

H convertidos emigrantes, profissionais liberais, empresrios, trabalhadores em diversas reas de produo. Essa comunidade complexa est unificada por uma rede nacional de mesquitas. Os muulmanos chegaram muito cedo ao Brasil. Juntamente com Cabral chegaram Chuhabiddin Bin Mjid e o navegador Mussa Bin Ste. Quando do trfico de escravos, no sculo dezoito, muitos milhares de muulmanos africanos (hausas, fulanis, yorubs) chegaram ao Brasil Colnia para trabalharem nas plantaes. Essas primeiras comunidades, privadas de suas heranas e famlias, inevitavelmente perdiam sua identidade islmica, medida que o tempo passava. Hoje, alguns muulmanos afrobrasileiros desempenham um importante papel na comunidade islmica brasileira.

No incio do sculo vinte presenciou-se o comeo de um influxo de rabes muulmanos, a maioria dos quais se instalaram nos maiores centros industriais. A primeira Mesquita foi inaugurada em 1956 em So Paulo; outras foram sendo construdas, e hoje h mesquitas em todas as grandes capitais dos estados e em algumas cidades do interior. O Islam verde-amarelo cresce margem das comunidades rabes, mas busca uma identidade prpria. Atrai desde desempregados em busca de apoio material a profissionais liberais e universitrios. So ex-protestantes, especialmente da Assemblia de Deus, ex-catlicos, ex-budistas e muitos ateus. Comeam a surgir pelo Pas centros islmicos bem despojados, com e sem suntuosidade das tradicionais mesquitas. Existe hoje, Cerca de 2.000.000 brasileiros convertidos ao Islam.

Existem dois pontos de atrao para os brasileiros no Islam: O primeiro, mais visto em centros culturais, o lado mstico e esotrico, como a prtica de meditao.
O segundo o carter da religio de levar o indivduo a centrar-se em valores importantes, como famlia e comunidade, e desvalorizar outros, como consumismo, o uso de drogas, mesmo as legais, como o lcool.

O fenmeno de crescimento global e ainda engatinha na Amrica Latina, que tem um percentual pequeno de novos convertidos, comparado com a Europa e os Estados Unidos. Na Frana, o islamismo a segunda religio, em um crescimento que ultrapassou as fronteiras dos bairros de imigrantes rabes e africanos.
No Islam no existe um trabalho formal de evangelizao. Apesar de negarem a existncia de programas de islamizao, provas concretas surgiram nos ltimos anos em relao a este fenmeno. Alm, claro, de um forte programa para manter e monitorar os muulmanos estrangeiros e seus descendentes, para que eles no percam a ligao com a lngua, a cultura e a religio. O Brasil hoje, a principal base islmica para a islamizao da Amrica Latina e Caribe. As principais fontes de recursos vm da Arbia Saudita, Kuwait e de algumas empresas instaladas no Brasil. O crescimento parece ser bem espontneo, mas conta com uma mozinha dos petrodlares para criar centros, manter os sheikhs (lderes espirituais e administrativos) e dar bolsas de estudo.

Um outro grupo de novos convertidos que se destaca so os negros, que tm como referncia os Estados Unidos, o filme Malcom X, do diretor Spike Lee, que conta trajetria do lder negro que se converteu ao Isl na priso, transformou-se em uma arma para o islam; um achado, que desperta muitos negros brasileiros. Para propagar a f e manter suas tradies, o Isl tropical conta com 50 sheikhs (lderes religiosos), formados em teologia pela Universidade de Medina, na Arbia Saudita. At h pouco tempo, os sheikhs que viviam nessa parte do mundo tinham dificuldade em fazer ecoar sua mensagem. Eles no falavam portugus, enquanto as novas geraes enfrentavam problemas com a lngua rabe, dominada apenas por seus pais e avs. A situao comeou a mudar em 1991, com a chegada de cinco sheikhs brasileiros, como so conhecidos na comunidade, fluentes em ambos os idiomas. Outros 15 brasileiros chegaram, vindo das mesmas escolas dos anteriores, e outros 8 encontram-se atualmente em Medina, preparando-se para assumir postos similares.

RIO GRANDE DO SUL Chu, Livramento, Porto Alegre Uruguaiana

DISTRITO FEDERAL
Braslia

SO PAULO Barretos, Campinas, Colina, Guarulhos, Jundia, Po, Santos; S.B. do Campo, Moji das Cruzes, So Paulo, So Miguel Paulista, Taubat

MATO GROSSO Cuiab

MATO GROSSO DO SUL C.Grande,Corumb e Dourados


RIO DE JANEIRO Rio de Janeiro MINAS GERAIS Belo Horizonte

PARAN Maring, Paranagu e Ponta Grossa, S.J. dos Pinhais, Foz do Iguau, Guarapuava, Londrina
GOINIA Anpolis,Goinia,Jata SANTA CATARINA Lages

PERNANBUCO Recife BAHIA Salvador

PARA SABER MAIS...

Islam, A sua Crena e a sua Prtica Isbelle, Sami Armed Rio de Janeiro: Azaan/2003 Sob as Luzes do Alcoro Isbelle, Munzer Armed Rio de Janeiro: Azaan/2003 O Islam e o Cristianismo Assamad, Ulfat Aziz S.B. do Campo/SP: Makka/1991 Jesus, Um Profeta do Islo Ur-Rahim, Muhammad Ata Portugal: Al Furqan/1995 Alcoro Sagrado El Hayek, Samir So Paulo: Marsam/1994 A Bblia Sagrada NVI So Paulo: Editora Vida/2000 A Bblia do Ministro So Paulo: Editora Vida/1999 O Islamismo e a Cruz de Cristo Tostes, Silas So Paulo: ICP Editora/2001 Islamismo, Histria, preceitos, Festividades e divises L Jaconno, Cludio - S.Paulo: Globo/2002 Sites: Sociedade Islmica de So Bernardo do Campo Sociedade Islmica de Foz do Iguau Sociedade Islmica do Rio de Janeiro WAMY Juventude Islmica

You might also like