You are on page 1of 55

ADMINISTRAO DE RECURSOS MATERIAIS TCNICO ADMINISTRATIVO ESPECIALIDADE ADMINISTRAO (SENADO FEDERAL) PROFESSOR RENATO FENILI Ol,amigo(a) concursando(a),

Como foi a semana de estudos? Espero que tudo esteja correndo dentro do planejado. Na ltima aula, vimos o contedo referente Gesto de Estoques. Foi, como disse, uma aula densa, que deve ser lida com muita ateno. Hoje passaremos ao estudo de outra atividade inserida na Administrao de Recursos Materiais: as Compras. Eis o contedo que veremos nesta aula. AULA 3 CONTEDO 3. Compras 4. Compras no setor pblico

Referente ao tpicocompras, o CESPE possui, talvez, o mais vasto banco de dados de questes de concursos, ao contrrio da FGV. J em termos do tpico compras no setor pblico, foi possvel a insero de questes da FGV. Relembro que permaneo atento ao frum, 100% disponvel a esclarecer suas dvidas. Um timo estudo!!

1 www.pontodosconcursos.com.br

ADMINISTRAO DE RECURSOS MATERIAIS TCNICO ADMINISTRATIVO ESPECIALIDADE ADMINISTRAO O (SENADO FEDERAL) PROFESSOR RENATO FENILI 1. ATRIBUTOS DAS COMPRAS ORGANIZACIONAIS Como vimos em nossa primeira aula, a Administrao de Recursos Materiais, segundo Gonalves (2007), divide se em trs grandes nichos de divide-se atividades, representados no esquema abaixo:

Na ltima aula, discorremos sobre a Gesto de Estoques. por meio dessa atividade que, de forma geral, so gerados os sinais para a rea de compras de uma organizao, a fim de iniciar um processo de aquisi aquisio. Comprar bem, nas organizaes, condio necessria eficincia da gesto de materiais. comprar bem? Mas, afinal, o que significa Pensando somente na economia de recursos, poderamos, inicialmente, remeter o comprar bem a adquirir um determinado item de material por mico. um preo econmico. No entanto, isso no suficiente. A obra Licitaes & Contratos Orientaes Bsicas, de autoria do Tribunal de Contas da Unio (TCU), traz alguns exemplos de compras que , so feitas rotineiramente pelo menor preo, mas que trazem resultado resultados insatisfatrios:

2 www.pontodosconcursos.com.br

ADMINISTRAO DE RECURSOS MATERIAIS TCNICO ADMINISTRATIVO ESPECIALIDADE ADMINISTRAO (SENADO FEDERAL) PROFESSOR RENATO FENILI canetas cuja tinta resseca, vaza ou falha ao ser usada; cola que tem mais gua do que componente colante; borracha que, ao apagar, se desfaz e s vezes no apaga; clips que enferrujam, grampeadores que no grampeiam; mesas com madeiras que incham em contato com a gua, gavetas que no deslizam, parafusos que espanam etc.

Assim, h de se buscar a conciliao da prtica de um preo econmico com a obteno de um bem de qualidade. A busca pela qualidade no produto adquirido bem mais complicada quando a compra se d por licitao, na qual a indicao de marca no a regra, mas sim restrita a casos especficos. Quando uma empresa privada deseja comprar uma impressora, por exemplo, pode-se escolher a marca que mais transparece confiana: Epson, Canon, LG etc. Todavia, nos rgos pblicos, vedada a escolha de marca com base no que o senso comum estabelece como uma boa compra. Desta maneira, grande parte da qualidade do objeto adquirido obtida a partir de uma especificao bem feita, que atenda perfeitamente s necessidades do rgo solicitante e que reduza a possibilidade de se comprar gato por lebre. Ok...agora estamos comprando de forma econmica e obtendo um produto de qualidade. Isso suficiente? Ainda no. Outro aspecto que devemos buscar na atividade de compras a celeridade. Geralmente no nos damos conta do quanto que certa aquisio pode demorar em uma empresa, especialmente nos rgos pblicos. Para ter uma noo mais prxima da realidade, h rgos em que a mdia de aquisio de um bem se aproxima a 150 dias!! rgos pblicos de referncia na rea de compras governamentais conseguem diminuir este interstcio para cerca de 45 dias o caso dos Correios, por exemplo. Uma compra clere (rpida) traz consigo uma srie de benefcios: evita a falta de um material no instante em que ele necessrio, demanda menos homem-hora para a conduo da burocracia necessria pesquisa de mercado e negociao com fornecedores (reduzindo o custo de pedido, por
3 www.pontodosconcursos.com.br

ADMINISTRAO DE RECURSOS MATERIAIS TCNICO ADMINISTRATIVO ESPECIALIDADE ADMINISTRAO (SENADO FEDERAL) PROFESSOR RENATO FENILI exemplo) e torna o processo independente de variveis suscetveis ao tempo (inflao, evoluo tecnolgica etc.). Dessa maneira, finalmente chegamos aos trs atributos essenciais em uma Gesto de Compras eficiente: preo econmico, qualidade e celeridade.

1. (CESPE / CEHAB PB / 2008 - adaptada) Em um processo de compras, a qualificao dos fornecedores no se torna relevante para a anlise, visto que o menor preo sempre o que melhor atender os interesses da empresa compradora. O menor preo, nem sempre, o que melhor atender os interesses da empresa compradora. Em todas as ocasies, h de se buscar a melhor combinao entre o preo econmico, a qualidade e a celeridade. A nfase em apenas um desses quesitos pode acarretar resultados indesejados organizao. No caso do enunciado, uma ateno excessiva obteno do menor preo poder, como vimos, comprometer a qualidade do bem adquirido. Dessa maneira, a questo est errada. Mas como obter qualidade nas compras feitas por rgos pblicos, nas quais, geralmente, a regra o julgamento pelo menor preo? A resposta dada atravs da prxima questo.

2. (CESPE / SEAD FUNESA SE / 2008)As especificaes funcionais, essenciais para a execuo de compras que garantam a qualidade de produtos ou servios, podem ser descritas, no setor pblico, por marca, especificao de caractersticas fsicas e qumicas, mtodo de produo e desempenho, por desenhos de engenharia, entre outros.

As especificaes funcionais de um determinado objeto devem ser capazes de definir, com o mximo nvel de preciso possvel, a qualidade necessria ao seu uso efetivo pela organizao. Usualmente, uma

4 www.pontodosconcursos.com.br

ADMINISTRAO DE RECURSOS MATERIAIS TCNICO ADMINISTRATIVO ESPECIALIDADE ADMINISTRAO (SENADO FEDERAL) PROFESSOR RENATO FENILI especificao funcional pode ser descrita pelos seguintes modos (ou, ainda, pela combinao deles): por marca; por caracterizao de aspectos fsicos e qumicos; por mtodo de produo e/ou desempenho; por desenho de engenharia; outros (similaridade com objetos existentes etc).

Contudo, no usual que a especificao funcional se d por indicao de marca nos rgos pblicos. Veja o contedo do 7 do artigo 15 da Lei n 8.666/1993 (Lei de Licitaes e Contratos): 7o Nas compras devero ser observadas, ainda: I - a especificao completa do bem a ser adquirido sem indicao de marca; Contudo, a indicao de marca pode ser admitida, quando tecnicamente justificvel. Este um caso bastante particular. Um exemplo tpico a compra de tinta de parede de determinada fabricante, j que a pintura com material de outra marca poder acarretar diferena de tonalidade. Assim, visto que o enunciado da questo faz meno genrica possibilidade de descrio de uma especificao funcional, no setor pblico, por marca, ele est errado.

2. A FUNO COMPRAS As atividades de compras, em uma organizao, respondem por parcela considervel da sua busca por uma vantagem competitiva no mercado. Assim, sempre que olhamos para as compras organizacionais sob a tica estratgica e no simplesmente operacional estamos falando da funo compras. A expresso funo compras transcende (e engloba) aquilo a que nos referimos usualmente como compra em uma organizao. Ao passo que esta define o ato operacional de procura de bens e servios e posterior
5 www.pontodosconcursos.com.br

ADMINISTRAO DE RECURSOS MATERIAIS TCNICO ADMINISTRATIVO ESPECIALIDADE ADMINISTRAO O (SENADO FEDERAL) PROFESSOR RENATO FENILI suprimento empresa, a funo compras demanda responsabilidade e complexidade maiores. A parte operacional de certa aquisio to somente o ncleo duro d de um encargo mais complexo a funo compras. Segundo Gonalves (2007), a funo compras requer planejamento e acompanhamento, processos de deciso, pesquisa e seleo de fontes supridoras dos diversos materiais, diligenciamento dos fornecedores (para (p assegurar que o produto ser recebido sem atrasos, no momento esperado). Requer, ainda, uma coordenao geral entre os diversos rgos da empresa: almoxarifados, finanas e todos os diversos setores que so revestidos do papel de clientes da compra a ser s realizada. Os objetivos da funo compras podem ser sintetizados no quadro abaixo:

OBJETIVOS DA FUNO COMPRAS Garantir o efetivo suprimento de materiais e servios, quantidades e nos prazos demandados pelos clientes internos; Comprar com qualidade, celeridade e ao preo econmico; qualidade, Manter um cadastro de fornecedores que garanta fluxo de materiais e servios; Planejar as compras (fazendo um calendrio de aquisies, por exemplo); Manter uma relao prxima com as reas internas da organizao, em especial os clientes internos, almoxarifados e finanas; fornecedores(* cai muito Manter um bom relacionamento com fornecedores
6 www.pontodosconcursos.com.br

nas

ADMINISTRAO DE RECURSOS MATERIAIS TCNICO ADMINISTRATIVO ESPECIALIDADE ADMINISTRAO (SENADO FEDERAL) PROFESSOR RENATO FENILI em concursos!!); Criar ferramentas que permitam um efetivo controle do processo de compras.

Em concursos, sempre que a questo fizer aluso s atividades de compras em uma organizao, recomendvel voltarmos nosso raciocnio para a funo compras. Geralmente esta expresso no est explcita no enunciado, mas o seu conceito permeia a questo. Vejamos a prxima questo:

3. (CESPE / ABIN / 2010) As funes da equipe de compras envolvem todo o processo de localizao de fornecedores e fontes de suprimento, cotao, aquisio de materiais, acompanhamento da ordem de fornecimento junto aos fornecedores e o recebimento do material comprado, para controlar e garantir o fornecimento de acordo com a especificao solicitada. As atividades inerentes ao setor de compras de uma organizao (especialmente de um rgo pblico) podem ser listadas da seguinte forma: ATIVIDADES DO SETOR DE COMPRAS DE UM RGO PBLICO Manuteno do cadastro de fornecedores (cadastramento / atualizao dos dados / excluso). Gerenciamento dos diversos processos (originados internamente organizao) de solicitao de compras. Pesquisa de preos no mercado ( cotao ou oramentao, que servir de base para a aquisio futura). Instruo de processos licitatrios (confeco de editais, de minutas de contrato etc.) = a fase interna da licitao. Abertura e conduo de licitaes ( onde, efetivamente, faz-se a seleo dos fornecedores) = a fase externa da licitao. Assinatura de contratos ou de atas de registro de preos / entrega de
7 www.pontodosconcursos.com.br

ADMINISTRAO DE RECURSOS MATERIAIS TCNICO ADMINISTRATIVO ESPECIALIDADE ADMINISTRAO (SENADO FEDERAL) PROFESSOR RENATO FENILI notas de empenho aos fornecedores. Trata-se do estgio da despesa chamado empenho. Neste estgio, oficializada a obrigao da Administrao Pblica de efetuar o pagamento, bem como do particular de fornecer bem. Acompanhamento da entrega do produto, ou seja, preocupao da Administrao quanto liquidao da despesa. Como vemos, as atividades listadas esto de acordo com o enunciado. A questo, assim, est certa. 4. (CESPE / SEBRAE / 2008) Entre os objetivos dos procedimentos de compras incluem-se: obter mercadorias e servios na quantidade e com a qualidade necessrias, inclusive obedecendo aos fluxos dos programas de produo; obter mercadorias e servios ao menor custo; garantir o melhor servio possvel e pronta entrega por parte do fornecedor; desenvolver e manter as boas relaes com os fornecedores e desenvolver fornecedores potenciais.

Os objetivos da funo compras diversificam-se em um amplo escopo dentro da organizao, o que retratado no enunciado da questo. Ressalta-se que para a banca, os objetivos das compras em uma organizao renem a obteno de quantidade correta, qualidade, preo econmico, pronta entregae bom relacionamento com fornecedores. A assertiva, portanto, est certa.

Ok...tendo visto a importncia da funo compras, bem como seus objetivos, na prxima seo iremos ver como as atividades do setor de compras podem se relacionar.

8 www.pontodosconcursos.com.br

ADMINISTRAO DE RECURSOS MATERIAIS TCNICO ADMINISTRATIVO ESPECIALIDADE ADMINISTRAO (SENADO FEDERAL) PROFESSOR RENATO FENILI 2.1. Etapas do Processo: o Ciclo de Compras

As atividades diretamente envolvidas na aquisio de um determinado item de material podem ser concatenadas de modo a formarem o chamado ciclo de compras. o que discutiremos por meio da prxima questo

5. (CESPE / TJ ES / 2011) As etapas do ciclo de compras incluem o acompanhamento do pedido de compra e o controle do recebimento do material comprado. O chamado ciclo de compras de uma organizao engloba todas as atividades que se estendem desde o recebimento (pela rea de aquisies) das requisies de compras (proveniente dos diversos setores internos da organizao) at a aprovao da fatura para pagamento ao fornecedor. O ciclo est representado no esquema abaixo:

9 www.pontodosconcursos.com.br

ADMINISTRAO DE RECURSOS MATERIAIS TCNICO ADMINISTRATIVO ESPECIALIDADE ADMINISTRAO (SENADO FEDERAL) PROFESSOR RENATO FENILI Na realidade, no se trata de um ciclo propriamente dito. Mas sim de um processo de trabalho, que se repete incessantemente. De qualquer forma, a literatura da rea usa o termo ciclo de compra, e temos que estar familiarizados com este conceito, ok? Das tarefas representadas no esquema acima, apenas o Recebimento de Material feito por uma rea distinta da rea de compras: o recebimento feito pelos almoxarifados da organizao, conforme veremos com mais detalhe na prxima aula. O enunciado da questo faz aluso ao acompanhamento do pedido de compra e ao controle do recebimento. Esta tarefa (representada no esquema acima) diz respeito uma preocupao com a determinao do local de entrega do material, bem como do cumprimento do fornecedor no que concerne aos prazos de entrega estando sujeito a multas, caso no os observe. A questo, portanto, est correta. A atividade de acompanhamento de pedidos tambm conhecida como followup. Vejamos a prxima questo.

6. (CESPE / SEBRAE / 2008) O procedimento de acompanhamento de pedidos realizado pelo setor de compras, tambm chamado followup, pode ser realizado por contatos pessoais ou telefnicos com o fornecedor, mesmo aps efetuado o pedido de compras e, visa localizar problemas antecipadamente e evitar surpresas desagradveis. O setor de compras, aps efetuado um pedido, permanece no aguardo do recebimento do item de material ou da prestao de um determinado servio. No entanto, cada vez mais cobrada uma postura proativa da rea de compras, antecipando-se ocorrncia de eventuais problemas na entrega do objeto. Assim, h o que chamamos de followup, ou, simplesmente, procedimento de acompanhamento / diligenciamento / seguimento de pedidos. O followupvisa a obter informaes quanto exequibilidade da obrigao assumida pelo fornecedor. Isso implica, primordialmente, entregar o objeto correto, na quantidade correta, no local apropriado e dentro do
10 www.pontodosconcursos.com.br

ADMINISTRAO DE RECURSOS MATERIAIS TCNICO ADMINISTRATIVO ESPECIALIDADE ADMINISTRAO (SENADO FEDERAL) PROFESSOR RENATO FENILI prazo acordado. Caso sejam detectados problemas, aes corretivas so tomadas pela organizao, indo desde a procura por outros fornecedores at a substituio do bem solicitado por outro similar. A questo, dessa forma, est certa. 7. (FCC / MPE RS / 2009) A etapa em que o rgo de compras assegura-se de que a entrega do material ser feita dentro dos prazos estabelecidos e na quantidade e qualidade negociadas denomina- se: a) anlise das requisies b) anlise de valor c) recebimento de materiais d) pesquisa e seleo de fornecedores e) seguimento de pedidos O enunciado da questo referente ao processo de follow up, tambm conhecido como seguimento ou diligenciamento de pedidos, conforme exposto na questo anterior. A alternativa E est correta. 8. (CESPE / TJ DFT / 2008) Anlise da requisio de compra, recebimento e aceitao da mercadoria e aprovao da fatura para pagamento do fornecedor so fases do ciclo de compras. Como vimos, as fases (ou etapas) do ciclo de compras listadas no enunciado efetivamente fazem parte do ciclo de compras. um tpico cobrado de forma recorrente em concursos. A questo est certa.

Ok...tendo visto a importncia da funo compras, bem como seus objetivos, e o modo como se d o Ciclo de Compras, na prxima seo iremos conhecer um pouco da estrutura da rea de compras em uma organizao.

11 www.pontodosconcursos.com.br

ADMINISTRAO DE RECURSOS MATERIAIS TCNICO ADMINISTRATIVO ESPECIALIDADE ADMINISTRAO (SENADO FEDERAL) PROFESSOR RENATO FENILI 2.2. A organizao do setor de compras

usual a departamentalizao (= diviso da estrutura administrativa) da rea de compras de acordo com uma estrutura funcional. Podemos dizer que a estrutura funcional um tipo de estrutura organizacional em que o critrio empregado para a diviso das reas a funo desempenhada pelos setores envolvidos. Isso possibilita maior especializao dos envolvidos, bem como uma definio clara de responsabilidades. No caso da rea de compras, comum a departamentalizao de acordo com as seguintes funes:

Manuteno do cadastro de fornecedores = trata-se de uma funo de apoio atividade de compras. H critrios especficos para a seleo de fornecedores, como veremos mais adiante nesta aula; Processamento das Compras (Seo de Aquisies (ou Seo de Compras, ou, ainda, Central de Compras)= o processamento efetuado por unidade administrativa responsvel pelo recebimento das requisies de compras (proveniente dos demais rgos internos da organizao), bem como por toda a instruo do processo de compras (pesquisa de preos, negociao com fornecedores etc.). Em empresas privadas, este setor conclui a negociao com os fornecedores, aps sua seleo. J em rgos pblicos, onde a licitao obrigatria, este setor apenas instrui a fase interna do procedimento licitatrio. A fase externa fica por conta da Comisso Permanente de Licitao, que procede execuo de tarefas como (divulgao de editais, abertura e conduo de procedimentos licitatrios etc.); Acompanhamento (ou diligenciamento) de pedidos (Seo de Liquidao) = geralmente, h uma unidade administrativa responsvel pelo acompanhamento de pedidos (tambm conhecido por followup), tendo grande nfase no cumprimento, por parte do fornecedor, dos prazos de entrega dos itens de material. Aps a entrega, esta unidade encaminha as faturas (notas fiscais) para pagamento.

12 www.pontodosconcursos.com.br

ADMINISTRAO DE RECURSOS MATERIAIS TCNICO ADMINISTRATIVO ESPECIALIDADE ADMINISTRAO O (SENADO FEDERAL) PROFESSOR RENATO FENILI

Fique atento!! Viana (2006) lista duas unidades funcionais adi adicionais ao esquema acima. Trata-se de Compras Locais (execuo de compras Trata efetuadas no Brasil) e Compras por Importao (compras em pases estrangeiros). No entanto, na prtica, no usual a segmentao dessas ngeiros). atividades em unidades administrativas distintas. Mas bom nos prevenirmos com relao a uma eventual cobrana da banca, ok?

Ainda com relao estrutura do setor de compras, cabe a discusso dis sobre a centralizao ou descentralizao das compras, trazendo consigo questes sobre as eventuais vantagens estratgicas provenientes destas opes de estrutura. centralizada, Em uma estrutura centralizada, as compras so concentradas em um minimiza-se nico rgo. Vrias so as vantagens decorrentes desta opo: minimiza a chance de haver compras duplicadas (incorrendo em maior custo de pedido se e perdendo-se em economia de escala1,), possibilita-se melhor controle, etc. A Cmara dos Deputados, por exemplo, adota este tipo de estrutura. tipo
1

Economia de escala o termo usado para se referir ao preo menor unitrio obtido quanto h uma compra em grandes quantidades. 13 www.pontodosconcursos.com.br

ADMINISTRAO DE RECURSOS MATERIAIS TCNICO ADMINISTRATIVO ESPECIALIDADE ADMINISTRAO (SENADO FEDERAL) PROFESSOR RENATO FENILI Em contrapartida, a centralizao de compras usualmente preterida no caso de organizaes que possuem unidades administrativas dispersas geograficamente. Neste caso, opta-se por uma estrutura descentralizada. A principal vantagem deste desenho organizacional a maior agilidade no atendimento das demandas dos clientes internos. Os Correios e as organizaes militares, por exemplo, adotam este tipo de estrutura. O quadro abaixo apresenta as principais vantagens dessas duas estruturas: VANTAGENS DAS ESTRUTURAS DE COMPRAS CENTRALIZAO DESCENTRALIZAO Obteno de maior economia de escala; Possibilita melhor controle global do processo de compras e dos estoques; Reduz o custo de pedido (menor nmero de pedidos e reduo do quadro de pessoal); Evita a disparidade de preos de aquisio de um mesmo material por distintos compradores (o que poderia suscitar uma competio danosa entre eles).

Resposta mais rpida e gil s solicitaes de compra; Maior flexibilidade na negociao com fornecedores regionais; Maior autonomia funcional das unidades administrativas regionais.

9. (CESPE / ANCINE / 2006) Em grandes organizaes, um aspecto importante a ser considerado se refere centralizao ou descentralizao das compras. A centralizao apresenta como vantagens a oportunidade de serem negociadas grandes quantidades de materiais por menores preos, a homogeneizao desses materiais, o menor tempo na sua aquisio e melhor controle dos estoques. correto afirmarmos que a centralizao apresenta como vantagem a oportunidade de serem negociadas grandes quantidades de materiais por menores preos (economia de escala), a homogeneizao destes materiais
14 www.pontodosconcursos.com.br

ADMINISTRAO DE RECURSOS MATERIAIS TCNICO ADMINISTRATIVO ESPECIALIDADE ADMINISTRAO (SENADO FEDERAL) PROFESSOR RENATO FENILI (j que so adquiridos de um mesmo fornecedor) e o melhor controle (global) de estoques. No entanto, a centralizao exige maior tempo de aquisio, j que se negociam maiores quantidade com fornecedores inseridos no amplo mercado (e no no local). A questo, portanto, est errada. 10. (CESPE / ANTAQ / 2009) Uma vantagem de se adotar a centralizao do processo de compras a obteno de maior controle de materiais em estoque. Como vimos na tabela acima, a centralizao das compras possibilita melhor controle global do processo de compras e dos estoques. A assertiva est certa.

2.3. Modalidades de compras

Didaticamente, h autores que dividem as compras de acordo com seus tipos, ou modalidades. No se tratam de modalidades de licitao, mas sim da categoria em que possvel classificar uma determinada requisio de compras recebida pelo rgo responsvel por execut-la. O quadro a seguir sintetiza as principais modalidades de compras: MODALIDADES DE COMPRAS De acordo com o item comprado Aquisio de bens patrimoniais (equipamentos, instalaes etc.), que iro compor o ativo imobilizado da empresa. Aquisio de matrias primas e produtos intermedirios (= materiais produtivos) ou materiais auxiliares (= materiais improdutivos).

Compra para investimento

Compra para consumo

De acordo com o local de origem do fornecedor Compra local O fornecedor do mesmo pas do comprador.

15 www.pontodosconcursos.com.br

ADMINISTRAO DE RECURSOS MATERIAIS TCNICO ADMINISTRATIVO ESPECIALIDADE ADMINISTRAO (SENADO FEDERAL) PROFESSOR RENATO FENILI MODALIDADES DE COMPRAS Comprador e fornecedor so de pases distintos. Nesse caso, h maior exigncia burocrtica.

Compra por importao

De acordo com a formalizao das compras So compras que exigem documentos que Compras comprovem a instruo do processo de compra formais (oramentos, editais, notas fiscais, contratos etc.) So compras de pequeno valor, que dispensam maiores trmites burocrticos. Compras informais No setor pblico, h exigncia de menor formalidade nas compras por suprimento de fundos, dado seu baixo vulto (valor). No entanto, no h de se falar em informalidade em rgos pblicos.

De acordo com a necessidade de entrega do item So compras que antecedem a necessidade efetiva Compras de consumo, cujos itens iro compor o estoque da antecipadas organizao. Essas compras carecem de planejamento prvio do gestor de estoques. Compras parceladas (ou contratadas) So compras formalizadas por meio de contratos que preveem a entrega dos itens de material parceladamente, ou em determinada poca desejada. So compras urgentes, originrias de uma necessidade no prevista com a devida antecedncia. So prejudiciais empresa, dado que o carter de emergncia reduz o poder de negociao com o fornecedor (h menos tempo para fazer a pesquisa de mercado, por exemplo).

Compras emergenciais

11. (Indita) Compras emergenciais podem ser benficas s organizaes, j que a urgncia, muitas vezes, pode implicar menores custos de pedido. Compras emergenciais so sempre danosas s organizaes. A urgncia, muito mais do que implicar um eventual decrscimo no custo de
16 www.pontodosconcursos.com.br

ADMINISTRAO DE RECURSOS MATERIAIS O TCNICO ADMINISTRATIVO ESPECIALIDADE ADMINISTRAO (SENADO FEDERAL) PROFESSOR RENATO FENILI pedido, geralmente ocasiona uma menor pesquisa de mercado, acarretando compras mais onerosas. A afirmativa est errada. 12. (Indita) Em rgos pblicos, a regra a compra formal, seja ela de bens de consumo ou para investimento, sendo boa e prtica evitar as compras emergenciais. O enunciado acima sintetiza muito da realidade dos rgos pblicos no que diz respeito s modalidades de compra. Seu contedo est correto.

2.4. Seleo e cadastro d fornecedores leo de

A manuteno de boas relaes com os fornecedores um dos objetivos da funo compras muito cobrado em concursos. Imagine um contrato para o fornecimento de material de limpeza, celebrado entre um rgo pblico e uma empresa privada. Sendo este contrato fruto de um procedimento licitatrio (por exemplo, prego), geralmente so estipulados previamente um preo mximo a ser pago pelo servio, as obrigaes da futura contratada e as sanes para o caso de descumprimento do contrato. aso No caso de condies muito rgidas baixo valor pago pelo rgo pblico, obrigaes pouco usuais impostas contratada e sanes pesadas a serem impostas empresa privada algum poderia dizer que a Administrao Pblica venceu (e que a empresa perdeu). Talvez isso seja perdeu verdade a curto prazo. No entanto, no decorrer do contrato, no raras so as vezes que a empresa privada no consegue cumprir o contrato, em geral por dificuldades financeiras. As multas impostas pelo rgo pblico somente reforam os problemas da empresa. Resultado: a empresa quebra, e a Administrao
17 www.pontodosconcursos.com.br

ADMINISTRAO DE RECURSOS MATERIAIS TCNICO ADMINISTRATIVO ESPECIALIDADE ADMINISTRAO (SENADO FEDERAL) PROFESSOR RENATO FENILI Pblica arca com custos difceis de mensurar. Ainda, uma possvel contratao emergencial que se seguir tem maior chance de ser feita com preos superiores aos do mercado. Em sntese: compradores e fornecedores no esto em disputa, mas sim em busca de uma condio em que ambos possam usufruir de vantagens e de estabilidade. Este entendimento cobrado de forma recorrente em concursos. Vejamos as prximas questes: 13. (CESPE / IFB / 2011) Um dos objetivos do setor de compras desenvolver e manter boas relaes com os fornecedores. 14. (CESPE / ANCINE / 2006) Atualmente, o responsvel pelas compras deve buscar, nas negociaes com fornecedores tradicionais, obter o mximo de vantagens para sua organizao, estabelecendo uma disputa na qual ele saia vencedor e a outra parte, perdedora. 15. (CESPE / EBC / 2011) De modo geral, o processo de aquisio de materiais deve fundamentar-se em uma relao do tipo ganha-perde, na qual a empresa ganha descontos e o fornecedor perde lucratividade. Com o entendimento exposto acima (de que no h relao de perdeganha entre comprador e fornecedor, mas sim uma relao de ganho mtuo), vemos que as assertivas anteriores podem ser assim julgadas: 13 certa; 14 errada; 15 errada. Ok...agora entendemos que h de se buscar uma relao de ganha-ganha com os fornecedores. Mas quais os critrios que devemos levar em considerao para bem selecion-los? Antes de responder essa pergunta, devemos analisar como que est caracterizado o mercado de determinado material, no que diz respeito a seus fornecedores. H grande nmero de concorrentes? H exclusividade de fornecimento? H inteno de a empresa manter um relacionamento duradouro com um nico fornecedor? Estas questes devem ser respondidas quando falamos de seleo de fornecedores.
18 www.pontodosconcursos.com.br

ADMINISTRAO DE RECURSOS MATERIAIS TCNICO ADMINISTRATIVO ESPECIALIDADE ADMINISTRAO (SENADO FEDERAL) PROFESSOR RENATO FENILI Os fornecedores de determinada organizao podem ser classificados de acordo com a exclusividade que detm sobre o objeto a ser fornecido, bem como com o tipo de relacionamento mantido com a organizao. As categorias so as que seguem: Fonte simples: caracteriza-se por almejar um relacionamento de longo prazo com a organizao. um fornecedor, selecionado dentre outros possveis, que adequa-se a fim de melhor atender empresa contratante; Fonte nica: o fornecedor exclusivo, seja em razes de patentes, de direitos de exclusividade, de especificaes tcnicas etc. Em rgos pblicos, esta contratao d-se por inexigibilidade de licitao; Fonte mltipla: h vrios fornecedores passveis de entrega do objeto requerido. Neste caso, h competitividade, o que favorece o poder de barganha do comprador.

16. (CESPE / ABIN / 2010) A fonte simples caracterizada pela existncia de apenas um fornecedor disponvel no mercado, seja em razo de patentes, especificaes tcnicas, matriaprima, seja em razo de localizao.

Pelo exposto anteriormente, vemos que o enunciado refere-se fonte nica (e no simples). A questo est, assim, errada. No caso em que no haja exclusividade do fornecedor com relao a determinado material, h de proceder seleo de fornecedores. O objetivo, nesta etapa da funo compras, selecionar os fornecedores mais vantajosos organizao. O termo mais vantajosos no pode ser traduzido em um nico aspecto. Como vimos, no somente o menor preo que constitui a maior vantagem organizao. Infelizmente, no raras so as vezes nas quais o barato sai caro. De nada adianta uma proposta de menor preo que apresente um prazo de entrega muito alm de nossas necessidades. Ainda, uma proposta de maior valor que admite um pagamento parcelado (em 10 vezes, por

19 www.pontodosconcursos.com.br

ADMINISTRAO DE RECURSOS MATERIAIS TCNICO ADMINISTRATIVO ESPECIALIDADE ADMINISTRAO O (SENADO FEDERAL) PROFESSOR RENATO FENILI exemplo), pode ser mais vantajosa do que outra de menor preo, mas que s d margem a um pagamento vista. Outros quesitos devem ser analisados: capacidade produtiva (o produ fornecedor possui a produo necessria para a quantidade que preciso?), relacionamento com a organizao, reputao no mercado, postura tica, entre tantos outros. Podemos listar da seguinte forma os quesitos a serem negociados entre as partes: Fatores a serem negociados entre a organizao e seus fornecedores Preos Prazos de entrega Condies de Pagamento venda Fatores ps-venda Condies de reajuste dos preos ofertados Garantias contratuais e suas extenses Critrio de inspeo e garantias de qualidade Custos do transporte Custo das embalagens ou introduo de embalagens especiais Acrscimos ou redues de quantidades
Fonte: Adaptado de GONALVES, 2007. onte:

Vejamos como este contedo cobrado: 17. (CESPE / HFA / 2004) A seleo de fornecedores uma das grandes responsabilidades do departamento de compras, seja para itens rotineiros, seja para compras espordicas. Embora a seleo inadequada possa gerar problemas em toda a cadeia de leo produo da empresa, o departamento de compras no pode abrir mo do critrio de menor preo para escolha do fornecedor, pois os altos custos podem inviabilizar o preo do produto final. Como vimos, o departamento de compras no pode balizar balizar-se unicamente s, pelo critrio do menor preo. Uma compra barata de um material de pssima qualidade , simplesmente, dinheiro jogado fora.
20 www.pontodosconcursos.com.br

ADMINISTRAO DE RECURSOS MATERIAIS TCNICO ADMINISTRATIVO ESPECIALIDADE ADMINISTRAO (SENADO FEDERAL) PROFESSOR RENATO FENILI O ideal, para a rea de compras, ponderar os fatores listados na tabela anterior. s vezes, uma despesa maior na compra pode implicar economia em longo prazo. A questo est errada. 18. (CESPE / TJBA / 2003) No que se refere seleo do nmero de fornecedores em determinado processo de compras, correto dizer que uma das principais vantagens em situaes de compra de muitos fornecedores o maior grau de liberdade de opo na escolha dos fornecedores. Quanto maior o nmero de fornecedores de determinado item de material, maior a liberdade de opo da organizao na escolha de fornecedores. Pessoalmente, creio que a principal vantagem, mais do que a simples liberdade de escolha com relao aos fornecedores, o que a organizao pode obter a partir dela. Neste caso, a maior competitividade do mercado implica, em regra, menores preos. Por fim, h menor poder de negociao dos fornecedores, acarretando uma posio mais confortvel no mercado para a organizao. De qualquer forma, a questo est certa.

Ainda sob o tpico Seleo e Cadastro de Fornecedores, cabe discorrer sobre os procedimentos inerentes a esta atividade que so conduzidos por organizaes pblicas federais. Estamos falando do SICAF. 19. (CESPE / PREVIC / 2010) Por meio do credenciamento no SICAF, habilitam-se as organizaes interessadas a participar de prego, em sua forma eletrnica, bem como na cotao eletrnica. O SICAF Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores um banco de dados mantido em plataforma web, viabilizando o cadastramento de fornecedores de materiais e servios para os rgos / entidades da Administrao Pblica Federal Direta, autrquica, fundacional, no mbito do Sistema Integrado de Servios Gerais SISG (conforme Decreto n. 1.094/94 da Casa Civil da Presidncia da Repblica).
21 www.pontodosconcursos.com.br

ADMINISTRAO DE RECURSOS MATERIAIS TCNICO ADMINISTRATIVO ESPECIALIDADE ADMINISTRAO O (SENADO FEDERAL) PROFESSOR RENATO FENILI Em outras palavras, o SICAF um instrumento bs bsico de apoio aos processos de compras e contrataes pelos rgos pblicos. Atravs dele pessoas fsicas e jurdicas que desejam participar de licitaes com os rgos e entidades integrantes do SISG so habilitados parcialmente (bastando apenas a validao posterior da documentao exigida o em uma unidade cadastradora). O SICAF pode ser acessado atravs do seguinte endereo: https://www3.comprasnet.gov.br/SICAFWeb/public/pages/de https://www3.comprasnet.gov.br/SICAFWeb/public/pages/default.jsf. O cadastramento no SICAF condio necessria a uma empresa a fim de participar de prego na forma eletrnica e da cotao eletrnica (dispensa de licitao por valor, conduzida com subsdio de recursos de tecnologia da informao). Frisa Frisa-se que, para a participao em preges presenciais (prtica em franco abandono pelos rgos pblicos, mas ainda com previso legal), no necessrio o cadastramento prvio no SICAF. Como vemos, a questo est certa. Hoje em dia, h cerca de 38 mil cadastrados no SICAF, sendo este 380 dos imenso banco de dados uma ferramenta indispensvel a fim de prover publicidade e competitividade nas licitaes pblicas. Nas compras pblicas, as licitantes devem comprovar que o objeto licitado pertinente ao seu ramo de ativida , o que geralmente feito a partir do atividade, exame de seu contrato social. Assim, uma empresa de material de limpeza no pode vender um equipamento de laboratrio. No instante em que uma pessoa fsica ou jurdica procede a seu cadastramento junto ao SICAF, obrigatria a indicao de sua linha de fornecimento, otimizando a brigatria manipulao futura desse imenso banco de dados de cerca de 3 380 mil elementos. Esta caracterstica do SICAF j foi cobrada em concursos: concursos 20. (CESPE / MCT / 2008) Entre os benefcios do cadastram cadastramento no SICAF aponta-se a seleo do fornecedor com base na linha aponta se de fornecimento de material ou servio. Como exposto anteriormente, avalia-se que o enunciado est certo. avalia se
22 www.pontodosconcursos.com.br

ADMINISTRAO DE RECURSOS MATERIAIS TCNICO ADMINISTRATIVO ESPECIALIDADE ADMINISTRAO (SENADO FEDERAL) PROFESSOR RENATO FENILI 2.5. O Perfil do Comprador O Comprador o elemento humano central na funo compras. ele quem faz a negociao com fornecedores, visando ao atingimento de um ponto comum em que ambas as partes (organizao e fornecedor) saiam ganhadoras. O atributo indispensvel ao comprador a postura tica. Compradores, tanto de empresas privadas quanto do setor pblico esto sujeitos aos valores morais inerentes ao desempenho de suas funes, usualmente denominados cdigos de tica. O que difere a atuao de um particular para a de um servidor pblico, no que diz respeito tica, a obrigao constitucional explcita de condicionar suas aes ao estritamente previsto em lei (Princpio da Legalidade). Com maior especificidade ainda com relao conduta tica, no nos esqueamos do Princpio da Moralidade, tambm constante do art. 37 de nossa Constituio. Desta maneira, apesar de sabermos que a tica incide sobre todos os indivduos, talvez as questes de concursos possam ficar mais claras se pensarmos em servidores pblicos, obrigados a cumprir o registrado em lei, abstendo-se de cometer eventuais desvios de finalidade, abusos de poder ou de outros eventuais crimes de corrupo. De posse desta linha de raciocnio, possvel listar as principais posturas inerentes ao perfil de um comprador em um processo de negociao: PERFIL DO COMPRADOR Posturas desejadas Priorizar os interesses de sua organizao (isso no implica prejudicar o fornecedor); Atuar de forma transparente nas negociaes, jamais enganando o fornecedor; Denunciar quaisquer irregularidades ou ilicitudes nas negociaes; Tratar os potenciais fornecedores com isonomia (especialmente aplicado a rgos pblicos);

23 www.pontodosconcursos.com.br

ADMINISTRAO DE RECURSOS MATERIAIS TCNICO ADMINISTRATIVO ESPECIALIDADE ADMINISTRAO (SENADO FEDERAL) PROFESSOR RENATO FENILI 21. (CESPE / ANCINE / 2006) Com relao ao processo de compras no setor pblico, so atitudes ticas priorizar os interesses da organizao, atuar de forma transparente nas negociaes com fornecedores, denunciar manifestaes ou tentativas de suborno e fatos ilcitos internos relacionados a compras, ter critrios claros e transparentes no recebimento de presentes de fornecedores. Com a exceo da ltima atitude listada acima (relativa aos presentes), certo que esto em conformidade com o que se espera de uma postura tica de um setor de compras. H uma polmica, no entanto com relao aos presentes. De forma geral, os rgos pblicos seguem o estabelecido no Cdigo de Conduta da Alta Administrao Federal, interpretado pela Resoluo n 3 de 2000 da Presidncia da Repblica:

Presentes 1. A proibio de que trata o Cdigo de Conduta se refere ao recebimento de presentes de qualquer valor, em razo do cargo que ocupa a autoridade, quando o ofertante for pessoa, empresa ou entidade que: I esteja sujeita jurisdio regulatria do rgo a que pertena a autoridade; II tenha interesse pessoal, profissional ou empresarial em deciso que possa ser tomada pela autoridade, individualmente ou de carter coletivo, em razo do cargo; III mantenha relao comercial com o rgo a que pertena a autoridade; ou IV represente interesse de terceiros, como procurador ou preposto, de pessoas, empresas ou entidades compreendidas nos incisos I, II e III. 2. permitida a aceitao de presentes: I em razo de laos de parentesco ou amizade, desde que o seu custo seja arcado pelo prprio ofertante, e no por pessoa, empresa ou
24 www.pontodosconcursos.com.br

ADMINISTRAO DE RECURSOS MATERIAIS TCNICO ADMINISTRATIVO ESPECIALIDADE ADMINISTRAO (SENADO FEDERAL) PROFESSOR RENATO FENILI entidade que se enquadre em qualquer das hipteses previstas no item anterior; II quando ofertados por autoridades estrangeiras, nos casos protocolares em que houver reciprocidade ou em razo do exerccio de funes diplomticas. Dessa forma, podemos ver que h norma que baliza a postura tica de como proceder oferta de presentes. Assim, a banca considerou esta assertiva como certa. Vale a meno de que presentes so os bens ofertados com valor superior a R$ 100,00. Quando o valor for menor, trata-se de brindes, e a aceitao permitida. 22. (CESPE / FUNESA - SE / 2008) Na rea de compras, o problema tico se restringe conduta dos compradores, que devem evitar receber benefcios, tais como brindes, presentes, gratuidades ou outras formas de compensao, e devem garantir o sigilo acerca das informaes de propostas, critrios de julgamento e outras informaes estratgicas. As condutas ticas especficas de um setor de uma empresa so relativas a todos os indivduos que fazem parte de desse setor. No caso da rea de compras, no existem apenas compradores: h aqueles que fazem a especificao do objeto a ser adquirido, aqueles que definem e justificam o quantitativo da aquisio, outros que elaboram contratos de fornecimento, sem contar os responsveis pelo controle do recebimento (liquidao). Desta forma, o problema tico alcana todos estes papis, e no apenas o do comprador. A assertiva est errada. 23. (CESPE / TST / 2008 - adaptada) Nos cdigos de tica das organizaes, no que se refere a compras, devem ser consideradas as pessoas envolvidas com a especificao e a definio de quantidades dos bens a serem adquiridos, bem como aquelas responsveis pelos contatos com fornecedores e pelas especificaes de contratos de fornecimento.

25 www.pontodosconcursos.com.br

ADMINISTRAO DE RECURSOS MATERIAIS TCNICO ADMINISTRATIVO ESPECIALIDADE ADMINISTRAO (SENADO FEDERAL) PROFESSOR RENATO FENILI Veja como o cdigo de tica envolve todos aqueles que participam de determinado processo. No caso de compras, vai desde o que faz a solicitao de compra, passando pelo especificador, comprador, elaborador de eventuais instrumentos convocatrios (editais, cartas convites) e indo at quem recebeo bem ao final. A afirmativa est certa.

3. AS COMPRAS GOVERNAMENTAIS: NOES GERAIS Tomando por base o programa constante do edital para o cargo de Analista Ministerial (rea administrativa), o contedo atinente s compras governamentais bem limitado, restringindo-se a Objeto de Licitao e Edital de Licitao. No entanto, no h como falar nesses tpicos sem antes discorrermos um pouco sobre o conceito que d base a eles...afinal, o que licitao? Licitao, conforme a obra Licitaes e Contratos Orientaes Bsicas, de autoria do Tribunal de Contas da Unio, pode ser assim definida: Licitao o procedimento administrativo formal em que a Administrao Pblica convoca, mediante condies estabelecidas em ato prprio (edital ou convite), empresas interessadas na apresentao de propostas para o oferecimento de bens e servios. Duas caractersticas da Licitao, destacadas acima, merecem maior aprofundamento: Licitao um procedimento administrativo: trata-se de uma sucesso de atos administrativos, diferentes entre si, mas relacionados racionalmente, de forma a embasar um ato final almejado pela Administrao Pblica. O procedimento administrativo formal: isso se d pela relevncia de um procedimento que culmina no dispndio de recursos pblicos. Com algumas hipteses de exceo previstas em lei, a regra da Administrao Pblica (direta e indireta) licitar (conforme inciso XXI do artigo 37 da CF de 1988).
26 www.pontodosconcursos.com.br

ADMINISTRAO DE RECURSOS MATERIAIS TCNICO ADMINISTRATIVO ESPECIALIDADE ADMINISTRAO (SENADO FEDERAL) PROFESSOR RENATO FENILI Antes de ingressarmos no estudo das particularidades dos objetos das licitaes, ou dos editais, essencial conhecermos um pouco de suas modalidades. Vejamos a prxima seo.

3.1. Modalidades de licitao

Modalidade de licitao a maneira especfica de conduzir o procedimento licitatrio, a partir de critrios definidos em lei (de acordo com o Princpio da Legalidade). O artigo 22 da Lei no 8.666/1993 lista as modalidades de licitao previstas: Art. 22. So modalidades de licitao: I - concorrncia; II - tomada de preos; III - convite; IV - concurso; V - leilo.

No entanto, com a publicao da Lei no 10.520/2002, houve o advento da modalidade Prego. Vejam o artigo 1 desta Lei:

Art. 1 Para aquisio de bens e servios comuns, poder ser adotada a licitao na modalidade de prego, que ser regida por esta Lei.

Desta maneira, existem hoje 6 (seis) modalidades em vigor em nosso ordenamento jurdico, compiladas no quadro abaixo:

27 www.pontodosconcursos.com.br

ADMINISTRAO DE RECURSOS MATERIAIS TCNICO ADMINISTRATIVO ESPECIALIDADE ADMINISTRAO (SENADO FEDERAL) PROFESSOR RENATO FENILI MODALIDADES DE LICITAO 1. Convite 2. Tomada de Preos 3. Concorrncia 4. Leilo 5. Concurso 6. Prego bastante importante que saibamos as definies das modalidades licitatrias, conforme registrado em lei. Vamos estudar, preliminarmente, a seguinte tabela, referente s modalidades empregadas para a aquisio de um bem ou contratao de um servio que constam da Lei n 8.666/93 : FAIXA DE VALORES ESTIMADOS
OBRAS E SERVIOS DE ENGENHARIA COMPRAS E OUTROS SERVIOS

MODALIDADE

DEFINIO (Lei n 8.666/1993)

Convite

Modalidade realizada entre interessados do ramo que trata o objeto da licitao, no, cadastrados ou escolhidos e convidados em nmero mnimo de trs pela Administrao.

At R$ 150 mil

At R$ 80 mil

Tomada de Preos

Modalidade de licitao entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condies exigidas para cadastramento at o terceiro dia anterior data

At R$ 1,5 milho

At R$ 650 mil

28 www.pontodosconcursos.com.br

ADMINISTRAO DE RECURSOS MATERIAIS TCNICO ADMINISTRATIVO ESPECIALIDADE ADMINISTRAO (SENADO FEDERAL) PROFESSOR RENATO FENILI FAIXA DE VALORES ESTIMADOS
OBRAS E SERVIOS DE ENGENHARIA COMPRAS E OUTROS SERVIOS

MODALIDADE

DEFINIO (Lei n 8.666/1993)

do recebimento das propostas, observada a necessria qualificao.

Concorrncia

Modalidade de licitao entre quaisquer interessados que, na fase habilitao inicial de preliminar, comprovem possuir os requisitos mnimos de qualificao exigidos no edital para execuo de seu objeto. (a concorrncia utilizada tanto na compra ou na alienao de bens imveis).

At valores acima de R$ 1,5 milho

At valores acima de R$ 650 mil

A ordem das modalidades na tabela acima (de cima para baixo) corresponde complexidade crescente dos procedimentos licitatrios. Assim, as exigncias legais e burocrticas para se licitar uma obra de R$ 4 milhes atravs da modalidade concorrncia, por exemplo, so logicamente maiores do que para se adquirirem mesas de escritrio no valor total de R$ 12 mil, por convite. Aps o reforo terico sobre o conceito de modalidade de licitao, bem como as especificidades das modalidades convite, tomada de preos e concorrncia h ainda de se possuir um correto entendimento de em quais situaes podemos aplicar cada uma das trs modalidades citadas. Vejamos o 4 do artigo 23 da Lei de Licitaes e Contratos:

29 www.pontodosconcursos.com.br

ADMINISTRAO DE RECURSOS MATERIAIS TCNICO ADMINISTRATIVO ESPECIALIDADE ADMINISTRAO O (SENADO FEDERAL) PROFESSOR RENATO FENILI 4o Nos casos em que couber convite, a Administrao poder utilizar a tomada de preos e, em qualquer caso, a concorrncia. O esquema abaixo ilustra o entendimento do citado pargrafo. Os valores, em reais, que servem para balizar a faixa de aplicao das modalidades, so aqueles j apresentados na tabela acima:

Dessa forma, nos casos em que for cabvel a modalidade convite, as modalidades tomada de preos e concorrncia tambm so passveis de serem utilizadas. Em geral, elas no so empregadas pois implicam maiores prazos (so menos cleres) e maiores custos (derivados da publicao no (derivados Dirio Oficial, por exemplo). As trs modalidades discutidas acima (convite tomada de preos concorrncia) so as que constam da Lei de Licitaes e Contratos como opes para a Administrao Pblica adquirir um bem ou contratar um contrat servio. (a ressalva a concorrncia, que empregada tambm na alienao de bens imveis). Com propsitos distintos, temos as duas outras modalidades previstas na Lei n 8.666/1993: o concurso e o leilo. leilo Tanto o leilo quanto o concurso no servem para a aquisio de um bem ou para a contratao de um servio, de forma que no se aplicam no servio, contexto das Compras Governamentais, ok? Por fim, importante ressaltar que, ao contrrio do convite e da tomada o de preos, o prego no possui restrio quant quanto ao valor de contratao. Podemos comprar, por prego, desde uma nica resma de .
30 www.pontodosconcursos.com.br

ADMINISTRAO DE RECURSOS MATERIAIS TCNICO ADMINISTRATIVO ESPECIALIDADE ADMINISTRAO (SENADO FEDERAL) PROFESSOR RENATO FENILI papel A4 at licenas de softwares de milhes de reais. Basta que os objetos sejam considerados comuns, o que veremos na prxima seo. Mas antes, discutiremos algums questes de concursos: 24. (FGV / TRE PA / 2011) Assinale a alternativa que corresponde modalidade de licitao entre quaisquer interessados que, na fase de habilitao preliminar, comprovem possuir os requisitos mnimos de qualificao exigidos no edital para execuo de seu objeto. a) tomada de preos b) convite c) concurso d) prego presencial e) concorrncia A questo cobra a literalidade da definio constante do 1 do artigo 22 da Lei n 8.666/1993: 1o Concorrncia a modalidade de licitao entre quaisquer interessados que, na fase inicial de habilitao preliminar, comprovem possuir os requisitos mnimos de qualificao exigidos no edital para execuo de seu objeto.

Dessa forma, a alternativa E est correta. 25. (FGV / Senado Federal / 2008) De acordo com a Lei 8.666/93, o limite superior para a modalidade de licitao do tipo tomada de preos para servios de engenharia igual a: a) R$ 800.000,00 b) R$ 15.000,00 c) R$ 150.000,00 d) R$ 80.000,00 e) R$ 1.500.000,00
31 www.pontodosconcursos.com.br

ADMINISTRAO DE RECURSOS MATERIAIS TCNICO ADMINISTRATIVO ESPECIALIDADE ADMINISTRAO (SENADO FEDERAL) PROFESSOR RENATO FENILI Trata-se de uma questo de resposta imediata, cuja resoluo depende do conhecimento dos limites de aplicao das modalidades de licitao (artigo 23 da Lei de Licitaes e Contratos). No caso de tomada de preos, o limite de R$ 1,5 milho. Resposta: E.

26. (FGV / MEC / 2009) Com o objetivo de executar uma obra, no valor estimado de R$ 2.500.000,00, um gestor pblico da Administrao Direta deve licitar mediante: a) carta convite. b) tomada de preos. c) apurao. d) prego. e) concorrncia. Uma vez mais, temos uma questo da FGV que aborda os limites financeiros de aplicao das modalidades de licitao (artigo 23 da Lei de Licitaes e Contratos). Para valores superiores a R$ 1,5 milho, obras e servios de engenharia somente podem ser licitados por concorrncia. Resposta: E. Apenas para registrar, apurao no modalidade de licitao. uma inveno da banca, ok?

32 www.pontodosconcursos.com.br

ADMINISTRAO DE RECURSOS MATERIAIS TCNICO ADMINISTRATIVO ESPECIALIDADE ADMINISTRAO (SENADO FEDERAL) PROFESSOR RENATO FENILI 27. (FGV / BADESC / 2010) De acordo com a Lei Federal 8.666/93, a modalidade de licitao que comporta menor formalismo, porque se destina a contrataes de menor vulto, denominada: a) prego. b) convite. c) concurso. d) concorrncia. e) tomada de preos. Para incio de conversa, como vimos, o prego uma modalidade de licitao no prevista na Lei n 8.666/1993 (mas sim na Lei n 10.520/2002). Assim, podemos desconsiderar a alternativa A. As alternativas restantes apresentam modalidades que esto efetivamente contempladas na Lei de Licitaes e Contratos. Como vimos, a modalidade que se destina s contrataes de menores vultos o convite (alternativa B). Um exemplo do menor formalismo inerente ao convite dado pelo menor prazo,exigido por lei, compreendido entre a divulgao do convite em si e a abertura das propostas. Vejamos a tabela abaixo:

MODALIDADE

PRAZO MNIMO ENTRE DIVULGAO E ABERTURA DAS PROPOSTAS 45 dias 45 dias (quando for do tipo melhor tcnica ou tcnica e preo) 30 dias (quando no for dos tipos acima) 30 dias (quando for do tipo melhor tcnica ou tcnica e preo)

Concurso

Concorrncia

Concorrncia Tomada de Preos

33 www.pontodosconcursos.com.br

ADMINISTRAO DE RECURSOS MATERIAIS TCNICO ADMINISTRATIVO ESPECIALIDADE ADMINISTRAO (SENADO FEDERAL) PROFESSOR RENATO FENILI MODALIDADE Tomada de Preos Prego PRAZO MNIMO ENTRE DIVULGAO E ABERTURA DAS PROPOSTAS 15 dias (quando no for dos tipos acima)

8 dias teis

Convite

5 dias teis

Assim, temos que o convite a modalidade mais clere (= rpida) dentre as licitaes. Na tabela acima, houve a meno sobre tipos de licitao. O tipo de licitao no se confunde com a modalidade de licitao. Como vimos, a modalidade refere-se ao procedimento. J o tipo de licitao o critrio de julgamento utilizado pela administrao para seleo da proposta mais vantajosa. Para compras e contrataes em geral, eis os tipos de licitao aplicveis: TIPO DE LICITAO Menor Preo DEFINIO A proposta mais vantajosa para a Administrao a de menor preo.

Melhor Tcnica Tcnica e Preo

A proposta mais vantajosa, neste caso, escolhida com base em fatores de ordem tcnica. usado exclusivamente para servios de natureza predominantemente intelectual (elaborao de estudos, projetos etc.). A proposta mais vantajosa a que obtiver maior mdia ponderada entre os fatores preo e tcnica.

34 www.pontodosconcursos.com.br

ADMINISTRAO DE RECURSOS MATERIAIS TCNICO ADMINISTRATIVO ESPECIALIDADE ADMINISTRAO (SENADO FEDERAL) PROFESSOR RENATO FENILI

3.2. Objeto de Licitao De forma sucinta, podemos definir objeto de uma licitao como o bem ou servio que a Administrao deseja comprar / contratar, e que motiva a conduo de um procedimento licitatrio. So exemplos de objetos: aquisio de materiais (compras); prestao de servios em geral; realizao de obras; locaes, e alienaes (nesse caso, no se trata de uma compra ou contratao).

Uma vez homologado (=declarada a validade) o procedimento licitatrio, o objeto consideradoadjudicado ao vencedor o objeto da licitao. Adjudicao a garantia que possui o vencedor da licitao que, quando a Administrao for celebrar o contrato referente ao objeto licitado, ela o far com o vencedor. A adjudicao compulsria um dos princpios que rege as licitaes obriga que a Administrao d esta garantia apenas ao legtimo vencedor do certame, sendo vedada a abertura de nova licitao enquanto estiver vlida a adjudicao anterior. importante dizer que a adjudicao no implica a obrigatoriedade da Administrao Pblica realmente efetuar o contrato ou adquirir o bem, se for o caso. Imagine que voc dono(a) de uma empresa que vende mveis, e que tenha vencido uma licitao para fornecimento de mobilirio para determinado rgo pblico. Na realidade, isso implica que quando este rgo for realmente adquirir os referidos mveis, no ser aberta nova licitao, mas haver uma contratao direta de sua empresa. Neste intervalo de tempo entre a adjudicao e o fornecimento propriamente dito, pode haver anulao do procedimento, bem como outras hipteses nas quais no haver a aquisio. Arrisco-me a dizer que a regra geral a adjudicao acarretar a aquisio, mas, logicamente, h excees.
35 www.pontodosconcursos.com.br

ADMINISTRAO DE RECURSOS MATERIAIS TCNICO ADMINISTRATIVO ESPECIALIDADE ADMINISTRAO (SENADO FEDERAL) PROFESSOR RENATO FENILI

28. (CESPE / TCU Analista de Controle Externo / 2007) A adjudicao compulsria ao vencedor da licitao corresponde celebrao do contrato. A adjudicao compulsria obriga a Administrao a, no instante da celebrao do contrato (ou fornecimento do objeto), faz-lo com o vencedor da licitao. Assim, a celebrao do contrato, se ocorrer, se d em momento posterior adjudicao. A assertiva est errada. Para fins didticos, podemos identificar trs situaes distintas, originadas a partir da combinao entre as caractersticas do objeto e do seu mercado fornecedor: a) a competio de licitantes para o fornecimento do objeto invivel: Nesse caso, estamos falando de uma inexigibilidade de licitao, tratada no artigo 25 da Lei de Licitaes e Contratos: Art. 25. inexigvel a licitao quando houver inviabilidade de competio, em especial: I - para aquisio de materiais, equipamentos, ou gneros que s possam ser fornecidos por produtor, empresa ou representante comercial exclusivo, vedada a preferncia de marca, devendo a comprovao de exclusividade ser feita atravs de atestado fornecido pelo rgo de registro do comrcio do local em que se realizaria a licitao ou a obra ou o servio, pelo Sindicato, Federao ou Confederao Patronal, ou, ainda, pelas entidades equivalentes; II - para a contratao de servios tcnicos enumerados no art. 13 desta Lei, de natureza singular, com profissionais ou empresas de notria especializao, vedada a inexigibilidade para servios de publicidade e divulgao; III - para contratao de profissional de qualquer setor artstico, diretamente ou atravs de empresrio exclusivo, desde que consagrado pela crtica especializada ou pela opinio pblica.

36 www.pontodosconcursos.com.br

ADMINISTRAO DE RECURSOS MATERIAIS TCNICO ADMINISTRATIVO ESPECIALIDADE ADMINISTRAO (SENADO FEDERAL) PROFESSOR RENATO FENILI Com relao ao inciso II do artigo 25, os servios tcnicos profissionais especializados listados no artigo 13 so os que seguem:

estudos tcnicos, executivos;

planejamentos

projetos

bsicos

ou

pareceres, percias e avaliaes em geral; assessorias ou consultorias tcnicas e auditorias financeiras ou tributrias; fiscalizao, superviso ou gerenciamento de obras ou servios; patrocnio ou defesa de causas judiciais ou administrativas; treinamento e aperfeioamento de pessoal; restaurao de obras de arte e bens de valor histrico.

Dois pontos so importantes de serem ressaltados nos aspectos legais sobre a inexigibilidade de licitao: o rol de hipteses descrito do artigo 25 da Lei de Licitaes e Contratos apenas exemplificativo. Pode haver, assim, outras possibilidades de inexigibilidade; vedada a inexigibilidade de licitao para servios de publicidade e divulgao. J que estamos em uma aula de Administrao de Materiais, sugiro ter ateno especial ao inciso I do artigo 25 da Lei 8.666/93, transcrito acima. Um exemplo de inexigibilidade na aquisio de material seria a compra de sobressalentes para um tomgrafo da marca Philips. Neste caso, a empresa detm uma Carta de Exclusividade, um documento que atesta seu direito de ser a nica autorizada a comercializar os itens de material para um equipamento de sua marca. 29. (CESPE / ANAC / 2009) Enquanto na dispensa h possibilidade de competio que justifique a licitao, nos casos de inexigibilidade, a competio no possvel porque s existe
37 www.pontodosconcursos.com.br

ADMINISTRAO DE RECURSOS MATERIAIS TCNICO ADMINISTRATIVO ESPECIALIDADE ADMINISTRAO O (SENADO FEDERAL) PROFESSOR RENATO FENILI um objeto ou uma pessoa que atenda s necessidades da administrao. A dispensa de licitao difere da licitao pelo motivo s sintetizado no esquema abaixo:

Inexigibilidade nexigibilidade
Competio invivel nvivel

Dispensa sa
Competio vivel, mas no necessria ecessria

O exemplo mais comum de dispensa o normatizado pelos incisos I e II do artigo 24 da Lei de Licitaes e Contratos (por exemplo, para a aquisio de bens at R$ 8.000,00, dispensvel a licitao). Veja que o enunciado apresenta de forma correta a distino entre dispensa e inexigibilidade, dando nfase singularidade do objeto (inciso II do art. 25 da Lei de Licitaes) ou da pessoa que o fornece (inciso I do art. 25 da mesma Lei). A questo est certa.

b) a competio de licitantes para o fornecimento do objeto o vivel, e o objeto um bem ou servio comum: J que a competio vivel (possvel), a regra licitar. Mas estamos falando de bens e servios comuns, assim definidos pelo Pargrafo nico do comuns artigo 1 da Lei 10.520/2002 (Lei do Prego): Prego)

38 www.pontodosconcursos.com.br

ADMINISTRAO DE RECURSOS MATERIAIS TCNICO ADMINISTRATIVO ESPECIALIDADE ADMINISTRAO (SENADO FEDERAL) PROFESSOR RENATO FENILI Consideram-se bens e servios comuns (...)aqueles cujos padres de desempenho e qualidade possam ser objetivamente definidos pelo edital, por meio de especificaes usuais no mercado. Em outras palavras, so bens encontrados facilmente no mercado, sendo facilmente especificados e comparados sem necessitar de uma avaliao minuciosa. Seguem alguns exemplos: bens e servios comuns: canetas esferogrficas, mesas, cadeiras, aparelhos de ar condicionado, pintura de paredes, troca de piso etc. So bens e servios que no carecem de um alto grau de customizao (ou seja, de adaptao quele que est comprando) bens e servios no comuns: obras (de forma geral), fornecimento de medicamentos no padronizados na rede pblica, etc. So bens e servios mais complexos, por assim dizer. O artigo 1 da Lei n 10.520/2002 nos traz o seguinte contedo: Art. 1 Para aquisio de bens e servios comuns, poder ser adotada a licitao na modalidade de prego, que ser regida por esta Lei. No entanto, o artigo 4 do Decreto n 5.450/2005 tornou obrigatriaa adoo do prego para a aquisio de bens e servios comuns, o que vem sido reiterado (=repetido) pela jurisprudncia do Tribunal de Contas da Unio: Art. 4o Nas licitaes para aquisio de bens e servios comuns ser obrigatriaa modalidade prego, sendo preferencial a utilizao da sua forma eletrnica. Em sntese: caso o objeto seja um bem ou servio comum, a regra licitar por prego!

39 www.pontodosconcursos.com.br

ADMINISTRAO DE RECURSOS MATERIAIS TCNICO ADMINISTRATIVO ESPECIALIDADE ADMINISTRAO (SENADO FEDERAL) PROFESSOR RENATO FENILI 30. (CESPE / Ministrio da Sade / 2009) Para aquisio de bens e servios comuns, poder ser adotada a licitao na modalidade prego, ressalvadas as hipteses de dispensa e inexigibilidade de licitao e as restries expressas quanto ao valor da contratao. O enunciado afirma que, no uso do prego, h de se observar as restries expressas quanto ao valor de contratao. Esta afirmativa est errada e compromete o restante da assertiva. Ao contrrio do convite e da tomada de preos, o prego no possui restrio quanto ao valor de contratao. A questo est errada. Note que a questo adota, em parte, a redao do artigo 1 da Lei n 10.520 (poder ser adotada). 31. (CESPE / MCT FINEP / 2009 - adaptada) O prego destina-se aquisio pela administrao de bens e servios comuns, assim considerados aqueles cujos padres de desempenho e qualidade possam ser objetivamente definidos pelo edital, por meio de especificaes usuais no mercado. O enunciado espelha o artigo 1 da Lei 10.520/2002, estando a questo, portanto, certa.

c) a competio de licitantes para o fornecimento do objeto vivel, e o objetono um bem ou servio comum: Nesse caso, similarmente ao anterior, sendo a competio vivel (possvel), a regra licitar. Mas como o bem ou o servio no so comuns, no se adota o prego, mas sim uma das outras modalidades: convite, tomada de preos ou concorrncia.

Por fim, h dois aspectos adicionais que merecem ateno quando falamos de objetos da licitao: estamos falando de indicao de marcas e previso expressa de quantitativos, discutidos por meio das prximas questes:
40 www.pontodosconcursos.com.br

ADMINISTRAO DE RECURSOS MATERIAIS TCNICO ADMINISTRATIVO ESPECIALIDADE ADMINISTRAO (SENADO FEDERAL) PROFESSOR RENATO FENILI 32. (CESPE / CORREIOS / 2011) Se a administrao pblica iniciar procedimento licitatrio cujo objeto seja bem sem similaridade ou bem de marca, caractersticas ou especificaes exclusivas, a licitao ser invlida, considerando-se que a lei veda, em carter absoluto, a incluso, no objeto da licitao, de bens e servios sem similaridade ou de marcas e especificaes exclusivas. A Lei n 8.666/93 veda a indicao de marca, se, e somente se, a indicao for dada sem a devida justificativa (conforme vimos na questo 2 desta aula). Permite-se, no entanto, a indicao de marca apenas como parmetro de qualidade. Um exemplo seria uma especificao de uma televiso (objeto licitatrio) da qual conste a redao (Marca: SONY ou equivalente, ou, ainda, PHILIPS ou similar). Um exemplo de licitao com indicao de marca seria a aquisio de cartuchos em um rgo pblico que possui apenas impressoras da marca HP, por exemplo. Logicamente, h de se indicar a marca, evitando o risco de adquirir cartuchos da marca EPSON, que no teriam emprego. A questo est, assim, errada.

33. (CESPE / TRE MT / 2010 adaptada) admitida a incluso no objeto da licitao de fornecimento de materiais e servios sem previso de quantidades ou cujos quantitativos no correspondam s previses reais do projeto bsico ou executivo. O objeto da licitao deve sempre apresentar o quantitativo a ser adquirido, cujo valor determinado com base em mtodos estimativos de consumo provveis. Tal o entendimento da Lei de Licitaes e Contratos. Afinal, com base nesse quantitativo que estabelecida a despesa estimada, e s assim que o rgo pblico poder efetuar a reserva de recursos oramentrios. A assertiva est errada.

41 www.pontodosconcursos.com.br

ADMINISTRAO DE RECURSOS MATERIAIS TCNICO ADMINISTRATIVO ESPECIALIDADE ADMINISTRAO (SENADO FEDERAL) PROFESSOR RENATO FENILI

3.3. O instrumento convocatrio nas licitaes

O instrumento convocatrio de uma licitao o instrumento formal que a Administrao faz uso para comunicar ao mercado sua inteno de adquirir ou contratar determinado objeto. Quando a modalidade licitatria o convite, este instrumento denominado carta-convite (ou simplesmente convite). Nos demais casos, denomina-seedital. Apenas as cartas-convite no necessitam de publicaes em jornais. Basta, nesse caso, que seja afixado em local apropriado (por exemplo, um quadro de avisos do rgo pblico) uma cpia deste instrumento convocatrio. Nas demais modalidades, h de se publicar um aviso contendo um resumo dos editais nos Dirios Oficiais da Unio ou do Estado/DF (a depender da esfera do rgo pblico), e em jornal de grande circulao.

34. (CESPE / PGM-RR / 2010) O convite uma modalidade de licitao em que a convocao se faz por carta-convite. Ele dispensa a publicao em edital, mas a lei exige que a unidade administrativa afixe, em lugar adequado, uma cpia do instrumento convocatrio. Como vimos, o enunciado est condizente com a Lei de Licitaes e Contratos (a questo est certa). A exigncia de se afixar a carta convite em local apropriado dada pelo 3 do artigo 22 desta Lei: 3o Convite a modalidade de licitao entre interessados do ramo pertinente ao seu objeto, cadastrados ou no, escolhidos e convidados em nmero mnimo de 3 (trs) pela unidade administrativa, a qual afixar, em local apropriado, cpia do instrumento convocatrio e o estender aos demais cadastrados na correspondente especialidade que manifestarem seu interesse com antecedncia de at 24 (vinte e quatro) horas da apresentao das propostas.
42 www.pontodosconcursos.com.br

ADMINISTRAO DE RECURSOS MATERIAIS TCNICO ADMINISTRATIVO ESPECIALIDADE ADMINISTRAO (SENADO FEDERAL) PROFESSOR RENATO FENILI

Um dos princpios a serem observados nas licitaes a vinculao ao instrumento licitatrio. Isso significa que tanto a Administrao quanto o licitante devem observar as normas e condies estabelecidas no instrumento convocatrio (edital ou carta-convite). O instrumento convocatrio a lei da licitao: nada pode ser feito sem previso expressa nele. Sendo o instrumento convocatrio a lei da licitao, essencial que dele conste todas as informaes essenciais aquisio ou contratao do objeto. Nesse sentido, o artigo 40 da Lei n 8.666/93 estabelece o seguinte contedo:

Art. 40. O edital conter no prembulo o nmero de ordem em srie anual, o nome da repartio interessada e de seu setor, a modalidade, o regime de execuo e o tipo da licitao, a meno de que ser regida por esta Lei, o local, dia e hora para recebimento da documentao e proposta, bem como para incio da abertura dos envelopes, e indicar, obrigatoriamente, o seguinte: I - objeto da licitao, em descrio sucinta e clara; II - prazo e condies para assinatura do contrato ou retirada dos instrumentos, como previsto no art. 64 desta Lei, para execuo do contrato e para entrega do objeto da licitao; III - sanes para o caso de inadimplemento; IV - local onde poder ser examinado e adquirido o projeto bsico; V - se h projeto executivo disponvel na data da publicao do edital de licitao e o local onde possa ser examinado e adquirido; VI - condies para participao na licitao, em conformidade com os arts. 27 a 31 desta Lei, e forma de apresentao das propostas; VII - critrio para julgamento, com disposies claras e parmetros objetivos; VIII - locais, horrios e cdigos de acesso dos meios de comunicao distncia em que sero fornecidos elementos, informaes e esclarecimentos
43 www.pontodosconcursos.com.br

ADMINISTRAO DE RECURSOS MATERIAIS TCNICO ADMINISTRATIVO ESPECIALIDADE ADMINISTRAO (SENADO FEDERAL) PROFESSOR RENATO FENILI relativos licitao e s condies para atendimento das obrigaes necessrias ao cumprimento de seu objeto; IX - condies equivalentes de pagamento entre empresas brasileiras e estrangeiras, no caso de licitaes internacionais;

35. (CESPE / TRE-21Regio / 2010) Pelo princpio da vinculao ao instrumento convocatrio, tanto a administrao quanto os licitantes esto subordinados s regras do edital ou da cartaconvite, razo pela qual a lei veda, em carter absoluto, modificao no instrumento convocatrio. A primeira parte da questo est correta. Realmente, o princpio da vinculao ao instrumento convocatrio subordina a Administrao e os licitantes aos termos do edital ou da carta-convite. No entanto, isso no significa que o instrumento convocatrio no possa ser alterado. Quando a Administrao percebe algum equvoco em um edital, sua obrigao a retificao. Da mesma forma, um licitante pode perceber um erro no edital e impugn-lo. Se julgada procedente a impugnao, procede-se correo. Veja o normatizado pelo 4 do artigo 21 da Lei de Licitaes:

4o Qualquer modificao no edital exige divulgao pela mesma forma que se deu o texto original, reabrindo-se o prazo inicialmente estabelecido, exceto quando, inquestionavelmente, a alterao no afetar a formulao das propostas.

O mesmo 4 responde a questo abaixo:

36. (CESPE / TRE ES / 2011) Qualquer modificao no edital de licitao aps a sua publicao deve ser divulgada em pelo menos um jornal de circulao nacional.

44 www.pontodosconcursos.com.br

ADMINISTRAO DE RECURSOS MATERIAIS TCNICO ADMINISTRATIVO ESPECIALIDADE ADMINISTRAO (SENADO FEDERAL) PROFESSOR RENATO FENILI Conforme extrato acima, a modificao no edital exige a divulgao da mesma forma que se deu no texto original, e no em jornal de circulao nacional. A assertiva est errada. 37. (CESPE / MS / 2010) O edital o ato pelo qual a administrao divulga as regras a serem aplicadas em determinado procedimento de licitao, sendo assegurado apenas aos licitantes o direito de impugn-lo junto a administrao caso contenha algum vcio, embora os cidados tenham a faculdade de representar ao tribunal de contas ou a rgos integrantes de controle interno a ocorrncia de irregularidade, com prazo mximo de quinze dias teis antes da abertura dos envelopes.

A impugnao de um edital constitui-se em um questionamento ou crtica efetuada por um particular sobre seu contedo. Geralmente aborda a especificao do objeto, ou critrios exigidos para a habilitao. Editais impugnados so aqueles que, para o entendimento do particular, esto restringindo a competio. A questo aborda quem teria a competncia para impugnar o instrumento convocatrio. Neste sentido, recorremos ao 1 da Lei de Licitaes e Contratos: Art. 41. A Administrao no pode descumprir as normas e condies do edital, ao qual se acha estritamente vinculada. 1o Qualquer cidado parte legtima para impugnar edital de licitao por irregularidade na aplicao desta Lei, devendo protocolar o pedido at 5 (cinco) dias teis antes da data fixada para a abertura dos envelopes de habilitao, devendo a Administrao julgar e responder impugnao em at 3 (trs) dias teis [...] Vejam que no se trata de qualquer particular, mas sim de qualquer cidado pessoa fsica, nacional (nata ou naturalizada), no pleno exerccio de seus direitos polticos. A questo est errada.

45 www.pontodosconcursos.com.br

ADMINISTRAO DE RECURSOS MATERIAIS TCNICO ADMINISTRATIVO ESPECIALIDADE ADMINISTRAO (SENADO FEDERAL) PROFESSOR RENATO FENILI

Bom, ficaremos por aqui nestaterceira aula. Na prxima semana, estudaremos os tpicos Recebimento e Armazenagem e Distribuio de materiais. Continuo na espera de uma participao ativa no frum. Forte abrao e bons estudos!

46 www.pontodosconcursos.com.br

ADMINISTRAO DE RECURSOS MATERIAIS TCNICO ADMINISTRATIVO ESPECIALIDADE ADMINISTRAO (SENADO FEDERAL) PROFESSOR RENATO FENILI QUESTES APRESENTADAS NESTA AULA: 1. (CESPE / CEHAB PB / 2008 - adaptada) Em um processo de compras, a qualificao dos fornecedores no se torna relevante para a anlise, visto que o menor preo sempre o que melhor atender os interesses da empresa compradora. 2. (CESPE / SEAD FUNESA SE / 2008)As especificaes funcionais, essenciais para a execuo de compras que garantam a qualidade de produtos ou servios, podem ser descritas, no setor pblico, por marca, especificao de caractersticas fsicas e qumicas, mtodo de produo e desempenho, por desenhos de engenharia, entre outros. 3. (CESPE / ABIN / 2010) As funes da equipe de compras envolvem todo o processo de localizao de fornecedores e fontes de suprimento, cotao, aquisio de materiais, acompanhamento da ordem de fornecimento junto aos fornecedores e o recebimento do material comprado, para controlar e garantir o fornecimento de acordo com a especificao solicitada. 4. (CESPE / SEBRAE / 2008) Entre os objetivos dos procedimentos de compras incluem-se: obter mercadorias e servios na quantidade e com a qualidade necessrias, inclusive obedecendo aos fluxos dos programas de produo; obter mercadorias e servios ao menor custo; garantir o melhor servio possvel e pronta entrega por parte do fornecedor; desenvolver e manter as boas relaes com os fornecedores e desenvolver fornecedores potenciais. 5. (CESPE / TJ ES / 2011) As etapas do ciclo de compras incluem o acompanhamento do pedido de compra e o controle do recebimento do material comprado. 6. (CESPE / SEBRAE / 2008) O procedimento de acompanhamento de pedidos realizado pelo setor de compras, tambm chamado followup, pode ser realizado por contatos pessoais ou telefnicos com o fornecedor, mesmo aps efetuado o pedido de compras e, visa localizar problemas antecipadamente e evitar surpresas desagradveis.
47 www.pontodosconcursos.com.br

ADMINISTRAO DE RECURSOS MATERIAIS TCNICO ADMINISTRATIVO ESPECIALIDADE ADMINISTRAO (SENADO FEDERAL) PROFESSOR RENATO FENILI 7. (FCC / MPE RS / 2009) A etapa em que o rgo de compras assegura-se de que a entrega do material ser feita dentro dos prazos estabelecidos e na quantidade e qualidade negociadas denomina- se: a) anlise das requisies b) anlise de valor c) recebimento de materiais d) pesquisa e seleo de fornecedores e) seguimento de pedidos

8. (CESPE / TJ DFT / 2008) Anlise da requisio de compra, recebimento e aceitao da mercadoria e aprovao da fatura para pagamento do fornecedor so fases do ciclo de compras. 9. (CESPE / ANCINE / 2006) Em grandes organizaes, um aspecto importante a ser considerado se refere centralizao ou descentralizao das compras. A centralizao apresenta como vantagens a oportunidade de serem negociadas grandes quantidades de materiais por menores preos, a homogeneizao desses materiais, o menor tempo na sua aquisio e melhor controle dos estoques. 10. (CESPE / ANTAQ / 2009) Uma vantagem de se adotar a centralizao do processo de compras a obteno de maior controle de materiais em estoque. 11. (Indita) Compras emergenciais podem ser benficas s organizaes, j que a urgncia, muitas vezes, pode implicar menores custos de pedido. 12. (Indita) Em rgos pblicos, a regra a compra formal, seja ela de bens de consumo ou para investimento, sendo boa prtica evitar as compras emergenciais. 13. (CESPE / IFB / 2011) Um dos objetivos do setor de compras desenvolver e manter boas relaes com os fornecedores.

48 www.pontodosconcursos.com.br

ADMINISTRAO DE RECURSOS MATERIAIS TCNICO ADMINISTRATIVO ESPECIALIDADE ADMINISTRAO (SENADO FEDERAL) PROFESSOR RENATO FENILI 14. (CESPE / ANCINE / 2006) Atualmente, o responsvel pelas compras deve buscar, nas negociaes com fornecedores tradicionais, obter o mximo de vantagens para sua organizao, estabelecendo uma disputa na qual ele saia vencedor e a outra parte, perdedora. 15. (CESPE / EBC / 2011) De modo geral, o processo de aquisio de materiais deve fundamentar-se em uma relao do tipo ganha-perde, na qual a empresa ganha descontos e o fornecedor perde lucratividade. 16. (CESPE / ABIN / 2010) A fonte simples caracterizada pela existncia de apenas um fornecedor disponvel no mercado, seja em razo de patentes, especificaes tcnicas, matriaprima, seja em razo de localizao. 17. (CESPE / HFA / 2004) A seleo de fornecedores uma das grandes responsabilidades do departamento de compras, seja para itens rotineiros, seja para compras espordicas. Embora a seleo inadequada possa gerar problemas em toda a cadeia de produo da empresa, o departamento de compras no pode abrir mo do critrio de menor preo para escolha do fornecedor, pois os altos custos podem inviabilizar o preo do produto final. 18. (CESPE / TJBA / 2003) No que se refere seleo do nmero de fornecedores em determinado processo de compras, correto dizer que uma das principais vantagens em situaes de compra de muitos fornecedores o maior grau de liberdade de opo na escolha dos fornecedores. 19. (CESPE / PREVIC / 2010) Por meio do credenciamento no SICAF, habilitam-se as organizaes interessadas a participar de prego, em sua forma eletrnica, bem como na cotao eletrnica. 20. (CESPE / MCT / 2008) Entre os benefcios do cadastramento no SICAF aponta-se a seleo do fornecedor com base na linha de fornecimento de material ou servio. 21. (CESPE / ANCINE / 2006) Com relao ao processo de compras no setor pblico, so atitudes ticas priorizar os
49 www.pontodosconcursos.com.br

ADMINISTRAO DE RECURSOS MATERIAIS TCNICO ADMINISTRATIVO ESPECIALIDADE ADMINISTRAO (SENADO FEDERAL) PROFESSOR RENATO FENILI interesses da organizao, atuar de forma transparente nas negociaes com fornecedores, denunciar manifestaes ou tentativas de suborno e fatos ilcitos internos relacionados a compras, ter critrios claros e transparentes no recebimento de presentes de fornecedores. 22. (CESPE / FUNESA - SE / 2008) Na rea de compras, o problema tico se restringe conduta dos compradores, que devem evitar receber benefcios, tais como brindes, presentes, gratuidades ou outras formas de compensao, e devem garantir o sigilo acerca das informaes de propostas, critrios de julgamento e outras informaes estratgicas. 23. (CESPE / TST / 2008 - adaptada) Nos cdigos de tica das organizaes, no que se refere a compras, devem ser consideradas as pessoas envolvidas com a especificao e a definio de quantidades dos bens a serem adquiridos, bem como aquelas responsveis pelos contatos com fornecedores e pelas especificaes de contratos de fornecimento. 24. (FGV / TRE PA / 2011) Assinale a alternativa que corresponde modalidade de licitao entre quaisquer interessados que, na fase de habilitao preliminar, comprovem possuir os requisitos mnimos de qualificao exigidos no edital para execuo de seu objeto. a) tomada de preos b) convite c) concurso d) prego presencial e) concorrncia 25. (FGV / Senado Federal / 2008) De acordo com a Lei 8.666/93, o limite superior para a modalidade de licitao do tipo tomada de preos para servios de engenharia igual a: a) R$ 800.000,00 b) R$ 15.000,00 c) R$ 150.000,00 d) R$ 80.000,00 e) R$ 1.500.000,00
50 www.pontodosconcursos.com.br

ADMINISTRAO DE RECURSOS MATERIAIS TCNICO ADMINISTRATIVO ESPECIALIDADE ADMINISTRAO (SENADO FEDERAL) PROFESSOR RENATO FENILI

26. (FGV / MEC / 2009) Com o objetivo de executar uma obra, no valor estimado de R$ 2.500.000,00, um gestor pblico da Administrao Direta deve licitar mediante: a) carta convite. b) tomada de preos. c) apurao. d) prego. e) concorrncia. 27. (FGV / BADESC / 2010) De acordo com a Lei Federal 8.666/93, a modalidade de licitao que comporta menor formalismo, porque se destina a contrataes de menor vulto, denominada: a) prego. b) convite. c) concurso. d) concorrncia. e) tomada de preos. 28. (CESPE / TCU Analista de Controle Externo / 2007) A adjudicao compulsria ao vencedor da licitao corresponde celebrao do contrato. 29. (CESPE / ANAC / 2009) Enquanto na dispensa h possibilidade de competio que justifique a licitao, nos casos de inexigibilidade, a competio no possvel porque s existe um objeto ou uma pessoa que atenda s necessidades da administrao. 30. (CESPE / Ministrio da Sade / 2009) Para aquisio de bens e servios comuns, poder ser adotada a licitao na modalidade prego, ressalvadas as hipteses de dispensa e inexigibilidade de licitao e as restries expressas quanto ao valor da contratao. 31. (CESPE / MCT FINEP / 2009 - adaptada) O prego destina-se aquisio pela administrao de bens e servios comuns, assim considerados aqueles cujos padres de desempenho e
51 www.pontodosconcursos.com.br

ADMINISTRAO DE RECURSOS MATERIAIS TCNICO ADMINISTRATIVO ESPECIALIDADE ADMINISTRAO (SENADO FEDERAL) PROFESSOR RENATO FENILI qualidade possam ser objetivamente definidos pelo edital, por meio de especificaes usuais no mercado. 32. (CESPE / CORREIOS / 2011) Se a administrao pblica iniciar procedimento licitatrio cujo objeto seja bem sem similaridade ou bem de marca, caractersticas ou especificaes exclusivas, a licitao ser invlida, considerando-se que a lei veda, em carter absoluto, a incluso, no objeto da licitao, de bens e servios sem similaridade ou de marcas e especificaes exclusivas. 33. (CESPE / TRE MT / 2010 adaptada) admitida a incluso no objeto da licitao de fornecimento de materiais e servios sem previso de quantidades ou cujos quantitativos no correspondam s previses reais do projeto bsico ou executivo. 34. (CESPE / PGM-RR / 2010) O convite uma modalidade de licitao em que a convocao se faz por carta-convite. Ele dispensa a publicao em edital, mas a lei exige que a unidade administrativa afixe, em lugar adequado, uma cpia do instrumento convocatrio. 35. (CESPE / TRE-21Regio / 2010) Pelo princpio da vinculao ao instrumento convocatrio, tanto a administrao quanto os licitantes esto subordinados s regras do edital ou da cartaconvite, razo pela qual a lei veda, em carter absoluto, modificao no instrumento convocatrio. 36. (CESPE / TRE ES / 2011) Qualquer modificao no edital de licitao aps a sua publicao deve ser divulgada em pelo menos um jornal de circulao nacional. 37. (CESPE / MS / 2010) O edital o ato pelo qual a administrao divulga as regras a serem aplicadas em determinado procedimento de licitao, sendo assegurado apenas aos licitantes o direito de impugn-lo junto
52 www.pontodosconcursos.com.br

ADMINISTRAO DE RECURSOS MATERIAIS TCNICO ADMINISTRATIVO ESPECIALIDADE ADMINISTRAO (SENADO FEDERAL) PROFESSOR RENATO FENILI aadministrao caso contenha algum vcio, embora os cidados tenham a faculdade de representar ao tribunal de contas ou a rgos integrantes de controle interno a ocorrncia de irregularidade, com prazo mximo de quinze dias teis antes da abertura dos envelopes.

53 www.pontodosconcursos.com.br

ADMINISTRAO DE RECURSOS MATERIAIS TCNICO ADMINISTRATIVO ESPECIALIDADE ADMINISTRAO (SENADO FEDERAL) PROFESSOR RENATO FENILI GABARITO

1- E 3- C 5- C 7- E 9- E 11- E 13- C 15- E 17- E 19- C 21- C 23- C 25- E 27- B 29- C 31- C 33- E 35- E 37- E

2- E 4- C 6- C 8- C 10- C 12- C 14- E 16- E 18- C 20- C 22- E 24- E 26- E 28- E 30- E 32- E 34- C 36- E

Sucesso!

54 www.pontodosconcursos.com.br

ADMINISTRAO DE RECURSOS MATERIAIS TCNICO ADMINISTRATIVO ESPECIALIDADE ADMINISTRAO (SENADO FEDERAL) PROFESSOR RENATO FENILI Referncias GONALVES, P. S. Administrao de Materiais, 3 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007. FENILI, R. R. Administrao de Recursos Materiais e Patrimoniais: Abordagem Completa. So Paulo: Ed. Mtodo, 2011. SEBRAE. Como elaborar pedidos de compras. Disponvel em: http://www.biblioteca.sebrae.com.br/bte/bte.nsf/D4C1A48FF6352E9F03256F 9E004CF7F0/$File/NT000A38C2.pdf. TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIO. Licitaes & Contratos: Orientaes Bsicas. 3. Edio, Revista, Atualizada e Amplicada Disponvel em: http://portal2.tcu.gov.br/portal/page/portal/TCU/comunidades/licitacoes_con tratos/LICITACOES_CONTRATOS_3AED.pdf

VIANA, J. J. Administrao de Materiais: um enfoque prtico. So Paulo: Atlas, 2002.

55 www.pontodosconcursos.com.br

You might also like