You are on page 1of 4

PLANO DE ENSINO

1. IDENTIFICAO CURSO: Medicina Veterinria DISCIPLINA: Estgio Supervisionado em Medicina Veterinria CDIGO: 410577 CRDITOS: 4 C/H: 68 ANO/SEMESTRE: 2010-2 CDIGO:

PROFESSOR: Vanessa Daniele Mottin

2. EMENTA: Realizao de trabalhos prticos de observao, pesquisa e interveno tcnicocientfica sob a superviso de um profissional responsvel atuante na profisso, proporcionando a insero do aluno em uma rea de sua escolha dentro da Medicina Veterinria.

3. OBJETIVOS:

3.1 GERAL: Conhecer e realizar as atividades prticas da profisso, atravs de prtica supervisionada por docente do CEULJI e por profissional da rea especfica de realizao de estgio.

3.2 ESPECFICOS: - Aplicao prtica dos contedos trabalhados durante a formao acadmica do estudante, atuando em rea especfica da profisso.

4. ABORDAGENS TEMTICAS: 4.1 Planejamento do estgio junto ao supervisor acadmico e ao supervisor local. 4.2 Realizao do estgio atuando na rea especfica escolhida pelo estudante. 4.3 Realizao de pesquisa bibliogrfica com enfoque na rea de atuao do estgio. 4.4 Realizao de relatrio referente rea de atuao escolhida. 4.5 Apresentao oral do relatrio do estgio para banca examinadora.

5. METODOLOGIA: As atividades previstas deveram ser desenvolvidas em forma de trabalho, de 40 horas semanais, equivalentes a 8 horas dirias, por um perodo de 2 meses at completar 320 horas. Planejamento do Estgio. Execuo do mesmo sob a superviso de um Mdico Veterinrio nas reas de interesse dos alunos conforme conhecimentos adquiridos durante o curso. Realizao de um Relatrio de Estgios referente rea de atuao escolhida. Reviso Bibliogrfica com enfoque na rea do estgio escolhido.

6. RECURSOS DIDTICOS: Sero utilizados os seguintes recursos: quadro / pincel, retroprojetor / transparncias, artigos / textos, materiais de laboratrio, sistema moodle.

7. AVALIAO: a. O aluno deve elaborar quinzenalmente relatrios descrevendo suas atividades no estgio e envi-los ao seu orientador acadmico, assinado pelo orientador local.

b. O orientador local deve fazer a avaliao do acadmico baseado no acompanhamento dirio de suas atividades. Essa avaliao final feita numa Ficha de Avaliao elaborada para este fim. Esta ficha de avaliao dever ser

enviada ao orientador local e por este dever ser devolvida ao coordenador de estgios, via correio ou e-mail, sem o intermdio do acadmico.

c. Ao trmino do perodo de estgio o aluno dever apresentar-se ao coordenador de estgios e ao seu orientador acadmico para os devidos andamentos e providncias finais.

d. Para a aprovao, o aluno deve obter mdia final igual ou superior a seis (6,0), de acordo com o previsto no Regimento Geral da IES. Em caso de reprovao, o aluno deve efetuar novamente sua matrcula e as atividades envolvidas neste processo.

e. O grau final (GF) do aluno resultar da seguinte expresso:


GF = (nota do orientador acadmico X 0,2) + (nota do orientador local X 0,2) + (defesa TCC X 0,6)

O grau final (GF) obtido valer com G1 e G2 para o lanamento de nota no sistema informatizado de avaliao da instituio (sistema de ensino).

8. REFERNCIAS:

8.1 BSICA: CERVO, Amado Luiz. Metodologia cientfica. 5. ed. So

Paulo : Pearson, 2006. 242 p., il.

FURAST, Pedro Augusto. Normas tcnicas para o

trabalho cientfico

: elaborao e formatao: com explicitao das normas da ABNT. 14. ed. ampl. e reform. Porto Alegre : P. A. Furast, 2006. 307 p., il.

LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia cientfica. 6. ed. So Paulo : Atlas, 2006. 315 p., il.

8.2 COMPLEMENTAR: BARROS, Aidil de Jesus Paes de. Fundamentos de metodologia cientfica : um guia para a iniciao cientfica. 2. ed. ampl. So Paulo : Pearson, 2006. 122 p., il.

OBS.: A bibliografia especfica ser referente rea escolhida para realizao do Estgio Prtico Supervisionado.

You might also like