You are on page 1of 37

www.psicologia.com.

pt

ENTREVISTA PSICOLGICA - O CAMINHO PARA ACEDER AO OUTRO


Trabalho de Licenciatura / Monografia (2005)

Maria de Ftima Oliveira Licenciada em Psicologia da Sade Universidade Lusada do Porto - Departamento de Psicologia fa.oliveira@clix.pt

RESUMO

A entrevista a tcnica que permite o acesso s representaes mais pessoais dos sujeitos: histria, conflitos, representaes, crenas, sonhos, fantasmas, acontecimentos vividos, etc. um instrumento insubstituvel no domnio das cincias humanas e ainda no domnio da Psicologia, em que h que tentar compreender a origem de diferentes psicopatologias. Com efeito, s o paciente nos pode dizer onde e como sofre; h portanto, que escut-lo. Descrevemos a entrevista segundo os vrios modelos tericos vigentes, e unnime entre todas as correntes, que a entrevista uma conversa profunda entre duas pessoas num contexto especifico. A eficcia de qualquer tratamento ou procedimento psicolgico est directamente relacionada com a qualidade da entrevista. Sugerimos um modelo de entrevista e na ltima parte do presente estudo, enfatizamos os fenmenos do campo relacional que se processam durante qualquer tipo de entrevista. A entrevista uma tcnica sui generis, que nos permite aceder ao mundo privado de outro ser humano. A entrevista o meio pela qual o entrevistador tenta perceber e sentir o Outro.

Palavras-chave: Entrevista, entrevista psicolgica, entrevistador

Maria de Ftima Oliveira

www.psicologia.com.pt

1. FUNDAMENTAO TERICA DA ENTREVISTA PSICOLGICA

A entrevista uma tcnica de investigao cientfica em psicologia, sendo um instrumento fundamental do mtodo clnico.

Bleger (1987) diz a entrevista psicolgica uma relao, com caractersticas particulares, que se estabelece entre duas ou mais pessoas. O especfico ou particular dessa relao reside em que um dos integrantes um tcnico da psicologia que deve actuar nesse papel, e o outro ou os outros, necessitam de sua interveno tcnica. Porm, isso um ponto fundamental, o tcnico no s utiliza em entrevista seus conhecimentos psicolgicos para aplic-los ao entrevistado, como tambm esta aplicao se produz precisamente atravs de seu prprio comportamento no decorrer da entrevista. Para sublinhar o aspecto fundamental da entrevista poder-se-ia dizer, de outra maneira, que ela consiste em uma relao humana na qual um dos integrantes deve procurar saber o que est acontecendo e deve actuar segundo esse conhecimento. A realizao dos objetivos possveis da entrevista (investigao, diagnstico, orientao, etc.) depende desse saber e da actuao e acordo com esse saber (Bleger, 1987, p.12).

Modelo mdico: a entrevista psiquitrica

Do ponto de vista histrico a Philippe Pinel (1745-1824) que se deve o nascimento de uma psiquiatria clnica. Muito imbudo das tradies medico-filosoficas, ele soube integrar no mundo asilar uma abordagem humanista que se traduziu pela supresso das correntes dos doentes mentais e pela proposta de conversar com aqueles que eram chamados loucos. Foi uma ideia revolucionria para a poca e levou a uma mudana na concepo que se tinha da loucura.

Procedimento e objectivos da entrevista psiquitrica A entrevista psiquitrica est hoje muito impregnada de tradio mdica, o que orienta de forma particular a sua natureza, os seus objectivos e as suas modalidades (Bernard Pachoud, 1998). Tem por objectivos:

Identificar as perturbaes psicopatologias: a fase diagnostica Determinar a conduta a seguir: a fase teraputica
Maria de Ftima Oliveira

www.psicologia.com.pt

Entrevista clnica psiquitrica e entrevista clnica psicolgica Surgem pelo menos duas diferenas essenciais entre a entrevista clnica utilizada em psiquiatria e em psicologia, sendo as duas abordagens, no entanto, complementares e necessrias:

O psiquiatra baseia-se em elementos clnicos aparentes para estabelecer um diagnostico, referenciando-o seguidamente a um sistema nosogrfico. O psiclogo, por seu lado, tenta antes compreender o funcionamento psicolgico de um indivduo, tentando situar as condutas observadas num contexto (historia pessoal e familiar do sujeito, elementos de personalidade, modalidades de relacionamento com o meio, representaes interiores); aqui a referencia o prprio sujeito; O psiquiatra inscreve a entrevista clnica num procedimento teraputico, enquanto o procedimento do psiclogo no teraputico no sentido mdico do termo (ausncia de prescries); ela tem antes de mais um cariz de ajuda, de aconselhamento e de interveno psicolgica, que suposto levar a modificaes positivas no indivduo em sofrimento.

Modelo Psicanaltico

Incio da psicanlise e mtodo das associaes livres Sigmund Freud (1856-1939) que se deve o desenvolvimento da psicanlise. Este recebeu primeiramente uma formao mdica e em seguida, depois de ter seguido em 1885 os ensinamentos do professor Jean-Martin Charcot em Paris, voltou a Viena onde comeou a tratar doentes histricos a partir do mtodo catartico (1886-1895). Esta tcnica situa a palavra no centro do dispositivo teraputico, visto que a catharsis (libertao emocional) era obtida graas palavra. Esta maneira de proceder era coerente com a teoria visto que Freud supunha que as neuroses estavam ligadas a traumatismos antigos que no tinham sido objecto de ab-reacao. Numa primeira fase, a catarse era obtida pela hipnose, mas Freud abandonou muito rapidamente esta ultima tcnica, que, segundo ele, s dava resultados parciais, e substitui-a pelo mtodo das associaes livres (1895-1905), que a base do dispositivo psicanaltico. Para Freud, ela consistia em pedir ao paciente para se deixar ir, dizer tudo o que lhe passasse pelo esprito, sem omitir nada, mesmo que achasse isso doloroso ou vergonhoso. Desta forma, Freud tentava extrair e pr em evidencia os pensamentos recalcados que estavam na origem da neurose. Ele apercebeu-se de que as recordaes no apareciam assim to facilmente, que existiam numerosas amnsias, que a narrativa era deformada e no seguia uma ordem cronolgica determinada.

Maria de Ftima Oliveira

www.psicologia.com.pt

Foi este discurso espontneo, associativo, que permitiu a Freud construir a sua teoria de uma meta psicologia, com a noo de recalcamento dos acontecimentos penosos, de resistncia que se ope ao reaparecimento das recordaes. Escutando a narrativa associativa, Freud pe a funcionar a sua regra de interpretao que corresponde a uma reconstituio dos materiais recalcados. Trata-se de uma tcnica teraputica que suposto suprimir as amnsias que esto na origem das reaces de angstia e dos sintomas neurticos; o sujeito libertado por esta tomada de conscincia pode ento dispor de uma maior liberdade de escolha e assumir mais responsabilidades na sua vida. Do ponto de vista do dispositivo, Freud convidava os pacientes a estenderem-se num div, subtraindo-se ao seu olhar, o que permitia uma descontraco muscular, evitando qualquer impresso sensorial na interaco. Desta forma, o terapeuta no era influenciado pelos comportamentos verbais e no verbais do sujeito; do mesmo modo, o paciente no podia ser influenciado pelas emoes susceptveis de surgir no rosto do analista. Esta situao deixava a este ultimo uma grande liberdade de escuta com uma ausncia de focalizao que permitia melhor compreender o paciente na sua globalidade: aquilo a que Freud chamou ateno flutuante.

Primeiras Entrevistas

Indicao de anlise As primeiras entrevistas psicanalticas tm como funo recolher os elementos de deciso no que diz respeito indicao de anlise e de acordar modalidades praticas de cura (D. Lagache, 1964). No decurso destas primeiras entrevistas: O analista, atravs de um procedimento no directivo, escuta os pacientes, a historia das perturbaes, a histria da sua vida. Analisa o desejo e a capacidade do sujeito para empreender uma anlise. Tem em conta a maleabilidade e a riqueza psquica do paciente, a sua aptido para verbalizar e tolerar a situao de anlise que pode viver como frustrante.

Fixao do quadro psicanaltico Uma vez colocada a indicao da anlise, esse quadro fixado e j no muda. Diz respeito: durao (raramente inferior a quatro ou cinco anos) frequncia e durao das sesses (duas a trs sesses por semana, com uma durao de trinta a quarenta e cinco minutos. posio do analisado (deitado no div); posio do analista (situado atrs do paciente)

Maria de Ftima Oliveira

www.psicologia.com.pt

Nesta situao dada ao sujeito a indicao de livre associao que representa de facto uma aprendizagem da liberdade de expresso de si (D. Lagache)

Entrevistas seguintes

A partir deste momento o de observar, o de escutar (com uma ateno flutuante e no selectiva), de compreender, de saber esperar e calar-se e no momento oportuno dar a interpretao que convm. Atravs da interpretao, o analista comunica ao sujeito o contedo latente do discurso deste. Esta comunicao pode tomar diferentes formas: questo, reformulao, restituio, pontuao. Consiste em reunir elementos separados do discurso; neste sentido, uma actividade de ligao e de atribuio de sentido narrativa do sujeito. A interpretao s efectuada quando o sujeito est preparado para a ouvir; portanto verdadeiramente um trabalho de co-construao entre terapeuta e paciente. O procedimento do psicanalista consequentemente no directivo; ele no deve dirigir o discurso do sujeito, no intervm, abstm-se de formular juzos e no aconselha; o analista no deve ser seno o espelho que reflecte aquilo que lhe mostrado (Freud, 1913).

Fenmenos psicolgicos que surgem no decurso das entrevistas

Neste dispositivo especfico surge um certo nmero de fenmenos psicolgicos.

1. Regresso favorecida pela posio deitada. No se trata de uma regresso patolgica mas de uma regresso necessria ao processo teraputico; ela permite ao paciente voltar-se para o seu passado (regresso temporal), funcionar do registo do imaginrio e no da realidade (regresso formal) e chegar ao material inconsciente (regresso tpica). 2. Resistncias trata-se de resistncias ao trabalho teraputico, que tentam manter no inconsciente os acontecimentos esquecidos. 3. Transferncia representa o motor da cura e pode ser assim definida: a repetio, face ao analista, de atitudes emocionais, inconscientes, amigveis, hostis ou ambivalentes, que o paciente estabeleceu na sua infncia no contacto com os pais e as pessoas que o rodeiam. (Lagache).

Maria de Ftima Oliveira

www.psicologia.com.pt

4. Contratransferncia trata-se de uma resposta do analista transferncia do paciente mas que designa tambm, de forma mais geral, o conjunto das reaces inconscientes do analista perante o seu interlocutor.

Especificidades da entrevista clnica

Uma forma particular de comunicao Uma forma particular de apreender o discurso Apesar de tudo uma conversa

Entrevista psicanaltica e entrevista clnica psicolgica

Ligaes A psicologia clnica e a psiquiatria clnica, em Frana, foram muito influenciadas pelo modelo psicanaltico. Desde sempre existiram laos muito fortes entre a psicologia clnica e a psicanlise. Segundo Didier Anzieu: A psicanlise acabou por prestar um servio psicologia em dois planos, o da garantia terica e o de exemplo, seno mesmo de um modelo de pratica. Por seu lado, a psicologia serviu de veculo propagao da psicanlise num pais que durante muito tempo lhe foi indiferente ou reticente. No entanto, essas fortes ligaes no devem obscurecer as especificidades de cada uma destas disciplinas.

Especificidades Ferenczi (1928,1929,1933), psicanalista e contemporneo de Freud, um dos precursores das psicoterapias breves. Rapidamente se interessou pela melhor maneira de ajudar os seus pacientes, experimentando um certo nmero de mudanas tcnicas. assim que ele comea por preconizar a tcnica activa, fundada na observao atenta e emptica, que consiste em intervenes directivas por parte do analista: formular, por exemplo, ordens e interdies. Na medida em que esta tcnica deu muitos poucos resultados, ele suavizou, numa segunda fase, as suas intervenes, no dando seno conselhos ou sugestes. Numa terceira fase, suavizou ainda mais as suas intervenes ate se interessar unicamente por aquilo que o paciente parecia esperar do analista. Ele tenta ento no frustrar este pedido ou esta expectativa. Ferenczi centrou o dispositivo teraputico na questo das interaces entre analisado e analista: com efeito, segundo ele, qualquer acto, qualquer gesto, qualquer melhora ou deteriorao do paciente um sinal da relao transferencial ou um sinal de resistncia a esta relao.

Maria de Ftima Oliveira

www.psicologia.com.pt

Tomou ento uma posio em relao tcnica analtica proposta por Freud, criticando a atitude do analista, isto , a passividade objectiva e benevolente, a pacincia imperturbvel do analista e a no interveno. Esta atitude, segundo ele, tinha por efeito reactivar e amplificar a desorganizao dos pacientes; efectivamente, o facto de levar os pacientes a uma lembrana da experincia traumtica conduzia necessariamente a uma revivescencia dos afectos ligados ao traumatismo (Ferenczi, 1933). Nesta situao, Ferenczi aconselhava portanto que o analista tranquilizasse e consolasse o paciente em vez de permanecer numa pacincia imperturbvel que s fazia aumentar a desorganizao.

Modalidades da Entrevista nas Psicoterapias Breves

Pioneiros As psicoterapias breves obtm grande desenvolvimento sobretudo durante e depois da Segunda Guerra Mundial. Alexander e French (1959) propem modificaes tcnicas da psicanlise e desenvolvem a experincia emocional correctiva (Gilliron, 1997). Alexander prope trabalhar com base no mtodo das associaes livres, mas associa igualmente entrevistas mais directas e d directivas ao paciente, ele pensa tambm que as atitudes do terapeuta devem ser suficientemente flexveis para se adaptarem caso a caso. Michael Balint prope a psicoterapia focal; trata-se de entrevistas face a face, cujo nmero limitado no tempo, com uma focalizao no problema do paciente. Peter Sifnos (1972) desenvolve a psicoterapia de curto prazo provocadora de ansiedade, na qual estabelece um contrato com o paciente, com vista resoluo do problema. O nmero de entrevistas breve e a atitude do terapeuta semidirectiva.

Quadro A entrevista nas psicoterapias breves desenrola-se face a face e a psicoterapia limitada no tempo. Este quadro cria uma dinmica relacional especfica e acentua as trocas afectivas. A situao menos constrangedora para o sujeito; aproxima-se mais de uma situao de entrevista, o discurso situa-se mais num registo consciente e racional, em funo de um relaxamento fsico e psquico menos significativo que o da cura psicanaltica. Os contedos aproximam-se mais da realidade e menos da dimenso imaginria: isto pode ser vivido pelo paciente como mais estruturante e contentor. A funo pedaggica e a funo de suporte do terapeuta so mais solicitadas neste tipo de terapia e pode-se passar de uma forma no directiva a uma maior directividade.

Regras de funcionamento

Maria de Ftima Oliveira

www.psicologia.com.pt

Na abordagem das psicoterapias breves, proposta por E. Gilliron, encontramos um certo nmero de regras de funcionamento:

A indicao da psicoterapia breve faz-se em trs a quatro sesses. aquilo que ele chama a investigao psicodinmica breve. O objectivo exploratrio, consiste em por em evidencia o contexto de crise e de conflitos que conduziu o paciente consulta, bem como os elementos da personalidade e as possibilidades de mudana no o indivduo. Muito rapidamente, o terapeuta elabora uma interpretao inicial, que pode permitir um alivio rpido no sujeito, bem como a constituio de uma linha teraputica, Gilliron prope a anlise rigorosa, nesta primeira investigao, do modo de interaco segundo o modelo das comunicaes (analise das trocas verbais e no verbais); No fim desta investigao e uma vez estabelecida a indicao, a psicoterapia breve inicia-se com um nmero de sesses programadas sobre o qual h um entendimento entre paciente e terapeuta; As entrevistas passam-se face a face e fixado o nmero de sesses semanais. A psicoterapia baseia-se no princpio das associaes livres; Ela apoia-se no principio da focalizao, mas o paciente que focaliza o seu problema, evocando aquilo que mais o preocupa; A atitude do terapeuta situa-se numa ateno flutuante mas tambm intervm igualmente para trocar e propor interpretaes.

Abordagem Fenomenolgica

Precursores e primeiras aplicaes A corrente fenomenolgica nasceu por reaco s teses e maneira de compreender o facto patolgico no incio do sculo XIX, em particular contra a corrente organicista considerada como demasiado redutora. A fenomenologia surgiu da filosofia, em particular da filosofia a alem. antes de mais em Edmund Husserl (1859-1938) que se encontram os fundamentos desta abordagem; ele prope compreender o homem e a sua psicologia partindo da observao sem priori terico dos estados de conscincia, do vivido, da experincia e dos modos de relao do sujeito com o seu meio. Martin Heidegger (1889-1976), discpulo de E. Husserl, prope uma filosofia que preconiza o conhecimento do ser humano no mundo, da realidade humana a partir do termo der Dasein, isto , de uma descrio das coisas na sua essncia sem qualquer pressuposto terico.

Maria de Ftima Oliveira

www.psicologia.com.pt

A filosofia fenomenologica acentua, portanto, a necessidade de um retorno experincia humana como objecto de uma descrio; esta abordagem vai marcar profundamente a psicologia e a psicopatologia. Karl Jaspers (1883-1969) um dos primeiros a introduzir a dimenso fenomenologica em psicopatologia. Karl Jaspers fez uma abordagem descritiva da fenomenologia; o seu mtodo consistia em descrever as vivncias psquicas conscientes dos doentes mentais, classificar esses estados entre si e compara-los com as vivncias psquicas do homem normal. Os fenomenologistas tm como referencia essencialmente Ludwig Biswanger (1881-1966), que pensa que preciso aprofundar a compreenso do doente tal como ele se encontra, mais do que compreende-lo a partir das teorias preestabelecidas que pertencem ao terapeuta e no ao doente; ele prope uma anlise que se baseia mais na relao e na experincia vivida.

Fenomenologia: um outro olhar sobre a prtica da entrevista A abordagem fenemonologica em psicologia pode portanto ser definida como um conhecimento descritivo sem a priori dos factos. Tenta apreender o indivduo de maneira global, tendo em conta o significado do seu vivido. A abordagem fenomenologica no prope qualquer tcnica psicoterapeutica particular, mas insiste na noo de comunicao. Deve instaurar-se uma comunicao e uma relao verdadeira entre o clnico e o seu paciente. O acento posto na relao teraputica, que considerada como uma relao inter-humana, portanto uma possibilidade de encontro, um face-a-face e uma troca com o outro. No existem regras tcnicas; mais do que um modelo teraputico, a abordagem fenemonologica prope uma reflexo terica sobre a noo de psicoterapia e uma reflexo sobre a prtica da entrevista insistindo na experincia comunicativa entre os dois interlocutores.

Abordagem humanista: Carl Rogers

As concepes de C. Rogers (1966) tiveram grande influncia no que diz respeito psicoterapia, pois elas integram uma abordagem humanista bastante prxima do ponto de vista fenomenologico. Assumindo uma posio face s teorias psicanaltica e behavioristas, revela muito pouco interesse pela nosografia e pela estrutura da personalidade; segundo ele, em todo o ser humano existem potencialidades que podem ser desenvolvidas e realizar-se numa relao interpessoal.

No directividade Aceitao a noo de no directividade est ligado um principio incondicional, segundo Rogers, a noo de aceitao: trata-se de aceitar o sujeito tal como ele , aceita-lo na sua

Maria de Ftima Oliveira

www.psicologia.com.pt

globalidade, aceitar as suas palavras, o que as torna mais aceitveis para o prprio sujeito. Aceitar o outro tambm no fazer juzos de valor sobre a sua pessoa, respeita-la e no ser directivo. Compreenso emptica o terapeuta deve ser emptico, a sua funo estar presente e acessvel experincia do seu paciente. Deve confiar nas suas prprias sensaes, naquilo que experimenta em cada momento de encontro com o paciente. Deve ser sincero e autntico, tentando aproximar-se e sentir o mais perto possvel a experincia do sujeito. Pela sua escuta atenta, o terapeuta ajuda o paciente a reformular os diferentes dados da sua experincia, a integra-los e a tomar conscincia deles. Relao interpessoal, positiva e construtiva existiria em cada um uma tendncia natural de vida que o desejo de pleno desenvolvimento: so essas foras construtivas que o terapeuta pr em evidncia para desenvolver as capacidades de expresso, melhorar as relaes do sujeito e as suas comunicaes interpessoais. O processo teraputico, segundo C. Rogers, engloba uma libertao dos sentimentos com reconhecimento, vivido e percepo destes no decurso da terapia, bem como uma mudana no modo de experincia vivida que dever conduzir a uma congruncia consigo prprio.

Abordagem Sistmica

Surgiu dos trabalhos de um grupo de investigadores da escola de Palo Alto, que se interessavam vivamente, depois da Segunda Guerra Mundial, pela abordagem familiar. Foi Gregory Bateson que deu o impulso a este grupo de pesquisa, elaborando a sua clebre hiptese de double bind ou duplo vinculo.

Hiptese de double bind Segundo esta hiptese, a origem da esquizofrenia infantil situar-se-ia a num sistema de interaco conflitual, contraditrio, permanente e repetido no tempo entre o esquizofrnico e os membros da famlia. Os sistmicos pem em evidncia, no seio desta famlia, um discurso contraditrios. Constitudo por uma srie de mensagens paradoxais e de injunes contraditrias cujo modelo o seguinte:

Encontrar-se-ia uma primeira injuno primria negativa que transmitida verbalmente criana: No faas isto ou aquilo seno castigo-te ou Se tu no fizeres isto, castigo-te (Jean-Claude Benoit,1983), injuno revela o carcter punitivo da aprendizagem; Seguir-se-ia uma segunda injuno em conflito com a primeira que seria transmitida de forma infra verbal (modulao da voz, gesto, postura). De uma forma ou de outra, ela negaria
Maria de Ftima Oliveira

10

www.psicologia.com.pt

a primeira e significaria No consideres isto como uma punio ou No me atribuas a responsabilidade da tua punio ou ainda No ds importncia s minhas proibies (Ibid.). Esta mensagem contraditria produziria ento um bloqueio da relao; o sujeito esquizofrnico no tem possibilidades de lhe escapar, de comentar a mensagem, nem de metacomunicar; Chega-se, portanto, a um funcionamento patolgico da comunicao familiar que leva a perturbaes do funcionamento associativo no sijeito esquizofrnico com alteraes da lgica discursiva em relao com alteraes profundas no plano psquico.

Terapias familiares sistmicas A escola de Palo Alto interessou-se, portanto pelo funcionamento patolgico da comunicao familiar (Paul Watzlawick, 1972), considerando o sistema familiar como um sistema homeostatico, no qual a perturbao de um membro da famlia tende a preservar o equilbrio familiar. Para o terapeuta, a questo a de fazer com que a famlia encontre um outro equilbrio e uma reorganizao do sistema na ausncia de perturbao psicopatologica. o objectivo das terapias familiares sistmicas, tentativa de mudana sobre os fenmenos inerentes famlia, considerada como um grupo. Trata-se portanto de conduzir as entrevistas com a famlia e o objectivo re-situar a perturbao e o discurso do sujeito num conjunto: as interaces familiares e sociais. As entrevistas familiares so dirigidas por vrios terapeutas, no mnimo duas pessoas, tendo por objectivo formar um sistema capaz de se preservar do grupo familiar. Os terapeutas implicam-se activamente na terapia, manejam os paradoxos e comtraparadoxos (M. Selvini-Palazolli e col., op.cit.) e envolvem-se no plano emocional. Estas terapias exigem um intenso trabalho antes e depois da consulta. O vdeo muitas vezes utilizado e necessitam de uma slida formao bem como de um domnio da tcnica.

Abordagem Cognitiva e Comportamental

Representam um conjunto de tcnicas baseadas nas teorias da aprendizagem e nos contributos da psicopatologia cognitiva (Jean Cottraux, 1984). Todas elas tm em comum um certo nmero de caractersticas:

O estabelecimento de um contrato entre o paciente e o terapeuta; A definio clara e precisa dos objectivos teraputicos, com uma definio das condutas que vo ser alvo das tentativas de mudana; A durao do tratamento, que geralmente bastante breve, de trs a seis meses; A medida quantitativa e qualitativa da mudana obtida.

Maria de Ftima Oliveira

11

www.psicologia.com.pt

Terapias comportamentais Tm por objectivo suprimir o comportamento inapropriado para o substituir por um comportamento adaptado, segundo as leis do condicionamento. Por exemplo, a tcnica da dessensibilizao utilizada para tratar as fobias. A entrevista consiste, portanto numa srie de directivas dadas pelo terapeuta: o sujeito deve por exemplo, aprender a relaxar-se, deve construir em seguida com o terapeuta uma lista hierarquizada de situaes que provocam ansiedade e, em seguida, deve associar relaxamento fsico e representao de situaes ansiosas. Esta associao repetida muitas vezes cria uma nova resposta condicionada que o relaxamento. Neste tipo de terapia, a ateno do terapeuta no incide, na verdade, sobre as associaes livres e espontneas do sujeito, ao qual dado um certo nmero de directivas fixas e enquadradas para tratar o sintoma.

Terapias cognitivas Acentuam as representaes cognitivistas: associam um certo nmero de tcnicas como a imagem mental, a paragem do pensamento, etc. supe-se de maneira bastante geral que so as distores cognitivas que criam as perturbaes, em certas terapias; o objectivo , portanto, fazer com que o sujeito tome conscincia dos seus pensamentos, reconhecer aqueles que so inexactos e substitui-los por ideias positivas. Tambm aqui, o terapeuta tem um procedimento directivo.

Concluso

A entrevista est na base de todas as psicoterapias que associam a palavra ao dispositivo teraputico. O quadro e os elementos tcnicos no parecem modificar-se muito, mas h um certo nmero de elementos que, no entanto, variam de uma tcnica teraputica para outra, como:

A posio das cadeiras (face a face, lado a lado); A posio do paciente (sentado ou deitado); O numero e a durao das sesses; A durao da psicoterapia; A atitude do clnico (no directiva, semidirectiva ou directiva).

Maria de Ftima Oliveira

12

www.psicologia.com.pt

2. TIPOS DE ENTREVISTA

H diferentes tipos de entrevistas, modos de conduzi-las e de interpretar os seus dados, de acordo com os diversos enfoques tericos, em psicologia. A entrevista apresenta-se de acordo com a forma e a estrutura, podendo ser de trs tipos:

Entrevista diretiva ou fechada em que as perguntas so programadas, planejadas, inclusive em seqncia, no alterando as perguntas, nem a sua ordem, a qual permite a observao de certos princpios da entrevista: o estabelecimento de uma relao, obteno de dados sobre o psicodinamismo inconscientes da pessoa, observando as reaes, linguagem no verbal e etc.

Entrevista livre, no-diretiva ou aberta, neste o entrevistador tem ampla liberdade para perguntas e intervenes. flexvel e permite uma investigao mais ampla e profunda da personalidade do entrevistado. Na tcnica psicanaltica a entrevista livre uma constante fonte de informaes, j que est sempre aberta a novos nveis de compreenso. dinmica, enquanto que a entrevista fechada esttica. Segundo a psicanlise a entrevista livre est apoiada na teoria da transferncia e contratransferncia.

Entrevista semidirigida um tipo de entrevista que o paciente pode iniciar falando sobre o que escolher, sendo que o entrevistador intervm com os objetivos de buscar maiores esclarecimentos, clarear pontos obscuros ou confusos e ampliar informaes. Esse tipo de entrevista intermedirio entre a entrevista livre e a diretiva.

Conforme Cunha (1986), a entrevista apresenta vrios objetivos, podendo ser diagnstica, a qual no emprega a interpretao e tem intuito de estabelecimento do diagnstico do paciente, coletando dados para tal fim, bem como a formulao de indicaes teraputicas. Enquanto que a entrevista teraputica visa o acompanhamento do paciente, o esclarecimento das suas dificuldades, podendo ter o emprego do processo de interpretao, com vistas ao insight do paciente, o que no ocorre na entrevista diagnstica. Na entrevista de aconselhamento, o psiclogo fornece informaes, faz crticas, elogios e sugestes ao paciente, alm de interpretar o material que este lhe traz. Atribuem-se as caractersticas entrevista de aconselhamento: - uma relao entre duas pessoas; - o entrevistador levado a assumir a responsabilidade de ajudar o paciente; - este tem possveis necessidades, problemas, bloqueios ou frustraes que deseja tentar satisfazer ou modificar; - o bem estar do paciente constitui o interesse central da situao; ambos desejam encontrar solues para as dificuldades apresentadas pelo paciente. (J. A. Cunha, 1986, p.31).

Maria de Ftima Oliveira

13

www.psicologia.com.pt

3. A ENTREVISTA COMO PROCESSO

Noes prvias H duas sries de factores que intervm na mente e conduta humana, sendo, portanto, inevitveis em toda situao de entrevista:

Factores conscientes: factores que so conhecveis pelo prprio sujeito, por meio de uma reflexo pessoal sobre eles e que procedem da situao real e da lgica, sendo gerados na mesma situao de comunicao. Factores inconscientes: estes no emergem do campo da conscincia, tornando-se, por isso, de difcil identificao; influenciam, porm, frequentemente, com maior fora do que os factores conscientes, apresentando-se, s vezes, de maneira irracional.

Estes factores inconscientes so gerados, em sua maioria, pela identificao inconsciente que se faz com personagens ou situaes de experincias vivenciadas anteriormente (inclusive com personagens significativas da prpria infncia do entrevistado). Da a actuao do entrevistado (sem o perceber) diante do entrevistador, como o fez (ou faria) diante destas personagens e situaes confiana na sua omnipotncia, carinho, hostilidade, desconfiana, medo, averso, masoquismo, sadismo.

Em sntese, poderamos constatar a possibilidade do aparecimento de trs fenmenos muito significativos: a) Fenmeno de Transferncia b) Fenmeno de contra transferncia c) Rapport.

a) Fenmeno de Transferncia: o entrevistado transfere situao da entrevista a dinmica psicolgica dos seus conflitos anteriores que marcaram, de maneira duradoura, seu modo de reaco inconsciente a situaes tipo, mas que no correspondem situao actual, e sim a outras pretritas, que o entrevistado no tem actualmente no campo da conscincia. A transferncia depende, em grande parte, da atitude, aspecto fsico, modo de vestir, gestos etc. do entrevistador. b) Fenmeno da Contra-transferncia: por sua vez, o entrevistador no imune dinmica do inconsciente, projectando sobre o entrevistado grupos de fenmenos da sua prpria estrutura psquica
Maria de Ftima Oliveira

14

www.psicologia.com.pt

e inconsciente. Assim, gerar sentimentos de simpatia, hostilidade, averso, necessidade de receber afecto ou admirao etc., sentimentos estes injustificados e inadequados, e que impossibilitam uma boa actuao profissional, pois adopta atitudes coerentes com sua situao primitiva inconsciente, e que implica comportamentos, significativamente discriminatrios e selectivos, durante a situao de entrevista. c) Rapport: a relao harmoniosa, tranquila e serena, determinada e significada pela empatia. Trata-se de uma relao cordial, afectuosa, de confiana, de apreo e respeito mtuo, relao eminentemente humana.

Caracterizao da situao de entrevista

Finalidade: obter um bom rapport para: Conseguir do entrevistado os dados que procuramos; Utilizar os conhecimentos de psicologia do entrevistador e o potencial duma transferncia positiva; Controlar o fenmeno da contratransferncia.

Anlise e controle da angstia, sentimento presente em todo incio da entrevista:

Por parte do entrevistado: Ordinariamente procura a entrevista (ou procurado) devido a uma necessidade pessoal e dificilmente aceita-a por snobe como costumam faz-lo os fortemente neurticos; Teme o resultado da entrevista de que dependem, frequentemente, importantes modificaes na sua situao e ritmo de vida; Teme ser menosprezado, julgado, rejeitado, incompreendido, mal diagnosticado; Existindo a possibilidade de descobrir-se uma inadequao para o desempenho de um determinado trabalho profissional; E sentindo, no raro, vergonha e humilhao quando se trata de descrever ou comentar experincias e situaes mais ntimas, pessoais e familiares, a um estranho.

Por parte do entrevistador: A angstia tambm provocada no entrevistador e originada, especialmente, pela incerteza (saberei diagnosticar e actuar correctamente?). Da que o entrevistador inexperiente facilita
Maria de Ftima Oliveira

15

www.psicologia.com.pt

com frequncia, cedendo tentao de encaixar o entrevistado dentro de um esquema preestabelecido. Ao contrrio, quanto mais consciente, maduro e experiente for o entrevistador, mais sensvel ser originalidade e peculiaridade que fazem nica cada entrevista, conseguindo, assim, se adaptar ao ritmo e personalidade de cada indivduo entrevistado; Acrescenta angstia o facto de que em cada nova entrevista posto em jogo o prestgio profissional do entrevistador; E ainda mais: a conotao dos valores transcendentes com os quais estamos trabalhando.

Objectivos concretos no incio da entrevista

Libertar o entrevistado da sua angstia; Descarregar sua hostilidade; Demonstrar que se lhe dedica a mxima ateno, sendo respeitado como indivduo e ser humano.

Entre as normas prticas existentes, que ajudam na consecuo destes objectivos iniciais, existem duas muito simples, porm de grande eficcia:

A escolha do local da entrevista que dever defender a intimidade, decoro do entrevistado e o sigilo profissional, exigindo-se, por isso, o isolamento acstico, quanto possvel, e a comodidade necessria para que o entrevistado e o entrevistador sintam-se vontade. A maneira de se apresentar (inclusive a roupa) do entrevistador muito importante, porque a imagem mental que ns fazemos de uma pessoa desconhecida associa-se aparncia externa, especialmente ao modo de vestir. importante, pois, que a imagem do entrevistador seja estvel, sempre a mesma, e neutra socialmente (para evitar a projeo de problemas de luta de classes).

4. DINMICA DA ENTREVISTA

Incio da entrevista

Maria de Ftima Oliveira

16

www.psicologia.com.pt

Tem uma importncia decisiva porque neste momento que se estabelecem, ordinariamente, os fenmenos de transferncia e de contratransferncia, e se consegue um bom rapport, medida que, conscientemente, so atingidos os objectivos de eliminao da angstia e hostilidade. evidente no existir normas gerais nem receitas preestabelecidas. Portanto, a sensibilidade e caractersticas individuais da personalidade de cada entrevistador, lev-lo- a se adaptar s circunstncias, tambm individuais do entrevistado, e s modalidades especficas de cada situao, de maneira mais eficaz. Esta ser, pois, uma adaptao significativa s diferenas pessoais, culturais, tnicas, tradicionais etc. Por exemplo: para ns latinos (com raras excepes), as caractersticas gerais so: grande facilidade de comunicao verbal e tendncia a estabelecer, rapidamente, clidas e ntimas relaes interpessoais. J os anglo-saxes interpretariam isso como uma intromisso na sua intimidade: simplesmente as rejeitariam. Dessa forma, (excepto se tratar de pessoas excessivamente tmidas) prefervel olh-las directamente, fazendo-lhes perguntas ou comentrios directos para que se rompam melhor os possveis bloqueios. Os primeiros momentos so de observao e valorao mtua: tudo o que o outro faz importante e significativo para o entrevistado e para o entrevistador. Por exemplo: o modo de andar, de cumprimentar, de dar a mo, de sentar-se, de puxar o leno etc. Por conseguinte, deve-se evitar, com muito cuidado, que o entrevistado processe uma identificao do entrevistador com a figura de um burocrata hostil: a identificao com figura hostil e injustamente punitiva acarretaria uma atitude consciente de dio e de desconfiana. Afirmamos acima no existirem normas gerais, mas imprescindvel, dada a importncia e transcendncia dos momentos iniciais de toda entrevista, a criao de certa atitude fundamental que gere, com facilidade, o dilogo enriquecedor e criador de uma entrevista fecunda. Esta atitude exigir, em primeiro lugar, uma sincera e cordial identificao do entrevistado como pessoa e como indivduo, inclusive dirigindo-se a ele, desde o incio, pelo nome, porque assim se sentir simultaneamente identificado e respeitado como indivduo. O entrevistador dever receb-lo com um olhar amvel, acolhedor e acrescentar uma mensagem esperanosa, significando disponibilidade e ajuda, ao mesmo tempo que seria muito vlido comear com um breve comentrio sobre algo pessoal, alheio ao tema da entrevista. Isso propiciar o rompimento da angstia na defrontao imediata com o problema especfico e aliviar as possveis tenses existentes. Entretanto, deveremos reconhecer que no existe tcnica alguma capaz de criar uma atitude deste tipo.

Maria de Ftima Oliveira

17

www.psicologia.com.pt

algo que no se pode pr-fabricar ou gerar artificialmente: simplesmente reconhecemos no entrevistado, com absoluta sinceridade, um ser humano livre e com igualdade de direitos, ou no conseguiremos obter um rapport eficaz.

Desenrolar da entrevista

A. Atitudes bsicas ou fundamentais por parte do entrevistador:

a) Saber escutar. Deixar falar o entrevistado, ordinariamente uma atitude bem difcil. O importante saber escutar, falando somente o necessrio e tratando-o sempre em tom afectuoso e corts, desenvolvendo, assim, uma transferncia a formas gratas e protectoras. Escutar, porm, no somente ouvir. Escutar compreender, aceitar o entrevistado evitando, consequentemente, mostrar-se escandalizado ou assombrado por mais chocantes que sejam as revelaes feitas. Isso significa que se deve evitar a atitude de julgamento, no demonstrar aprovao nem desaprovao, respeitar sinceramente a escala de valores e a filosofia de vida, manifestar ainda profundo respeito pelas ideias ticas, religiosas e polticas do entrevistado. necessrio, portanto, criar a difcil atitude de equilbrio entre mostrar-se neutro e, ao mesmo tempo, criar um rapport.

b) No assumir um ar de superioridade. O entrevistador encontra-se, certamente, em situao vantajosa durante a entrevista. s vezes, inclusive (sobretudo quando se tem sentimento de inferioridade), aproveita-se a situao, de maneira compensadora, para manifestar uma aparente superioridade sobre o entrevistado.

c) Evitar a percepo selectiva, tendncia que se apresenta com certa frequncia nos profissionais da entrevista. Percepo selectiva significa ter pr-fabricados os diagnsticos ou esquemas de referncia desde as primeiras frases do entrevistado e tratar de encaix-los neste diagnstico, percebendo selectivamente apenas os sintomas que convergem a ele.

d) Sincero afecto, respeito e interesse pela pessoa entrevistada. uma atitude essencial, imprescindvel, que se constitui no fundamento mais genuno de um bom rapport, porque no se pode fingir. algo que se percebe, sensvel e intuitivamente e, por isso mesmo, no se pode improvisar, sendo um trao caracterstico de todo profissional que trata com gente. Cria-se este trao no calor de uma atitude de vida profundamente enraizada na vivncia da prpria vocao, significativa tendncia humanstica de servio aos outros. Esta atitude dever ser cuidada com carinho, visto que pode
Maria de Ftima Oliveira

18

www.psicologia.com.pt

esmorecer com a rotina, automatizando-se e artificializando-se nas suas manifestaes, perdendo, portanto, sua autenticidade.

e) Atitude de ateno cuidadosa para no perder nada do que o entrevistado relata, e perceber, inclusive, as possveis omisses (conscientes ou inconscientes). Tambm preciso estar atento linguagem no verbal, frequentemente muito significativa, (mmica, gestos, posies, posturas, silncios, interrupes, gaguejo etc.).

Normas prticas

No incio da entrevista, esclarecer cuidadosamente a finalidade e objectivos desta; No exigir do entrevistado, no incio, uma exposio ordenada e sistemtica dos fatos porque, de momento, no estar capacitado para faz-lo; Deix-lo falar sem interrupo enquanto o fizer espontaneamente e, quando calar, estimul-lo com alguma pergunta concreta e breve; No se centrar excessivamente no roteiro preparado de antemo. Criado o rapport, bem mais eficaz desenvolver, num clima de comunicao, uma conversa, a mais informal possvel. Nesta, se o entrevistador experiente e maduro, afluiro de forma espontnea a maior parte dos dados que deseja obter. Depois ser preciso, apenas, completar brevemente alguns detalhes mediante perguntas concretas e concisas; Apegar-se demais a um roteiro preestabelecido, alm de denotar insegurana por parte do entrevistador, pode transformar a entrevista em um interrogatrio ou inqurito, prejudicando a autenticidade das respostas; Utilizar-se de um lxico, linguagem ou terminologia similar s usadas pelo entrevistado, permitindo, assim, uma correcta aproximao do seu mundo de vivncias; No decorrer da entrevista fazer um breve resumo do que foi falado, com uma dupla finalidade: o Para que o entrevistado perceba que escutado com ateno; o E para que possa complementar ou modificar seu relato, ou para que possa esclarecer alguns pontos mal compreendidos ou no correctamente assimilados pelo entrevistador.

Tipos de perguntas durante a entrevista

Maria de Ftima Oliveira

19

www.psicologia.com.pt

Durante o decorrer da entrevista as perguntas podem ser formuladas de diferentes maneiras e assim possvel definir diversos tipos de perguntas: Porm, acreditamos ser bem mais importante e prtico fazer uma reflexo sobre certos tipos de questionamentos que podem gerar srios problemas. Referimo-nos, especialmente, s perguntas delicadas, assim qualificadas devido ndole do tema, por exemplo, quando so envolvidas vivncias familiares e/ou sexuais. Temos verificado que, no raro, se sobre passam limites nestes terrenos (desejaramos que sempre fosse por ignorncia ou inconscientemente e no por outras razes dbias e injustificveis!), limites que nunca deveriam ser atingidos. Sobretudo porque s raramente ser necessrio atingir estes aspectos ntimos nas entrevistas realizadas no ambiente da empresa. Isto porque, em toda entrevista, o que definir e determinar os questionamentos a serem feitos, so os objectivos, isto , a mesma finalidade de uma entrevista concreta. E esses objectivos, no mundo da empresa, dificilmente poderiam justificar e caracterizar a necessidade de questionamentos ou perguntas excessivamente ntimas. Assim, seria absolutamente inaceitvel a intromisso injustificada na intimidade das pessoas, pois todo ser humano tem como direito absoluto e inquestionvel a inviolabilidade da sua vida ntima. Neste sentido, temos constatado, infelizmente com demasiada frequncia, certos traumas produzidos pela ignorncia e falta de experincia de muitos entrevistadores. E oxal pudessem acreditar ser esta a nica explicao e no termos que recorrer anlise de projeces de srios desajustamentos da personalidade dos mesmos entrevistadores, geradores de uma deplorvel curiosidade doentia. Com certeza, podem existir casos determinados e bem definidos, onde seria necessrio detectar possveis problemas nestas reas condicionadas pela afectividade. Estes casos, sem dvida, constituem uma excepo. E assim ser bem mais aconselhvel deixar esta sondagem nas mos de um psiclogo experiente e amadurecido. O especialista procurar diagnosticar, por meio de tcnicas projectivas ou outros recursos psicolgicos, as possveis manifestaes de efeitos negativos no mundo do trabalho, dos possveis distrbios e dos problemas pessoais do candidato ou funcionrio. Um outro ponto que deveremos levar em conta o temperamento e o carcter diferencial do entrevistado. Se apesar de todos os cuidados e das atitudes correctas, por parte do entrevistador, o entrevistado mostra-se muito inibido num tema determinado, sempre ser mais eficaz no insistir, e deixar este ponto concreto para uma entrevista posterior, evitando faz-lo sofrer e, tambm, o perigo de obter uma informao falseada. Tambm no bom esquecer que o entrevistado, mesmo inconscientemente, pode apresentar no rara (sobretudo quando se trata de um processo de recrutamento ou promoo) uma tendncia para falar ou responder exactamente aquilo que o entrevistador deseja ouvir, prejudicando, assim, a autenticidade e objectividade das respostas.

Maria de Ftima Oliveira

20

www.psicologia.com.pt

Registo de Dados

necessrio tomar notas durante a entrevista, principalmente, porque hoje todos estamos acostumados a faz-lo e essa atitude normalmente aceita. Entretanto, para favorecer o estabelecimento de um melhor contacto, escutando atentamente sem se distrair, recomenda-se evit-lo nos primeiros momentos. Depois de focalizar o entrevistado de maneira global e entrar no corpo da entrevista, podem-se comear as anotaes. Sempre ser aconselhvel interromper as anotaes quando o entrevistado contar algo que no gostaria de ver escrito, e evidenciar que se interrompeu a transcrio, deixando a caneta sobre a mesa. tambm recomendvel tranquilizar o entrevistado, sempre que se apresentar ocasio, informando-lhe que se anota numa clave pessoal, e que o ficheiro no cair nas mos de outras pessoas.

Final da entrevista

A despedida to importante, sob o ponto de vista psicolgico, quanto o incio e, novamente, pode-se dar o aparecimento da angstia, especialmente por parte do entrevistado, que brota da incerteza do diagnstico ou avaliao. Portanto, sempre ser recomendvel sermos sinceros, no dando falsas esperanas. Se tem chegado a uma deciso, antes de despedi-lo, fazer uma avaliao, evitando o uso de palavras tcnicas. um dever informar ao entrevistado com toda clareza sobre sua situao e comunicar-lhe, de alguma maneira, uma avaliao pessoal: ele a espera e a ela tem direito. Se as decises finais no dependem do entrevistador, torna-se necessrio indicar esta circunstncia. Deve-se considerar que um dever expor, porm, no impor a verdade, visto que cada indivduo possui uma diferente e limitada capacidade de aceitar uma verdade dolorosa, e no deveremos ir alm da sua capacidade de assimilao dos prprios defeitos e limitaes. Em outras palavras: dizer ao entrevistado a verdade com suficiente clareza, caso queira compreend-la. Todavia, se percebermos a actuao dos seus mecanismos de defesa, induzindo-o a estar cego ante a evidncia, no tirar-lhe fora a venda dos olhos: seria cruel e intil. Com certeza: sintoma de cordialidade, de real empatia e rapport positivo, ser o aparecimento, no fim da entrevista, de certo sentimento de saudade, definido como uma vontade de ver e de se encontrar de novo, sentimento que se gera espontaneamente, em todo contacto verdadeiramente humano.

Maria de Ftima Oliveira

21

www.psicologia.com.pt

5 .ENTREVISTA, PERSONALIDADE E INTERSUBJECTIVIDADE

O desenrolar da entrevista clnica fortemente influenciado pelo tipo de personalidade em jogo, e isto quer se trate de uma personalidade patolgica ou simplesmente de traos patolgicos. Evidentemente, quando se est perante uma personalidade patolgica, a forma de intercmbio pode adquirir um carcter muito marcado enquanto os traos de personalidade sero elementos menos perturbadores que vm infiltrar a maneira de pensar, a qualidade da relao e a vivncia do clnico. Por outro lado, os contedos do pensamento ou das representaes, tambm designados por fantasmas, so formaes psquicas mais ou menos controladas pelo sujeito que so significativas da sua personalidade. Assim, o trabalho clnico em psicopatologia implica dois pontos muito importantes: fundamental que o clnico tenha, por um lado, um conhecimento das organizaes psquicas normais e patolgicas e que tenha em conta, por outro lado, o facto de que a personalidade patolgica mobiliza e orienta a entrevista de forma especfica. A perturbao vai corresponder a um funcionamento regular em que os traos tm uma expresso de rigidez, de inadaptao e so responsveis quer por uma alterao significativa do funcionamento quer por um sofrimento subjectivo (DSM-IV.1998). Daremos aqui algumas indicaes que permitam ilustrar este ponto de vista.

Influncia do tipo de perturbao da personalidade

Com a personalidade paranica A entrevista torna-se muito difcil na medida em que a pessoa interpreta sem ter em conta o contexto no qual a aco referida foi realizada. Ela duvida sem qualquer justificao da lealdade dos que a rodeiam; frequentemente ciumenta, suspeitosa e desdenhosa, ela est constantemente alerta, desconfiada, de p atrs e tenta encontrar uma confirmao das suas suspeitas na realidade. A entrevista corre o risco de ser tensa, pois a pessoa est pouco disposta a ter em conta o ponto de vista do outro e pouco inclinada a aceitar a critica centrada sobre si; fria, distante, rgida.

Com a personalidade esquizotimica e a personalidade esquizoide A primeira mostrar uma singularidade de pensamento com crenas, pensamentos persecutrios, crenas bizarras, ao passo que a indiferena s relaes sociais e a restrio afectiva infiltraro a segunda. Neste caso, o contacto frio, pobre, pouco vivo e o clnico pouco experimentado corre o risco de experimentar um sentimento desagradvel de solido e de ausncia de contacto.

Com o histrinico

Maria de Ftima Oliveira

22

www.psicologia.com.pt

A amplitude das respostas emocionais, a busca de excessiva ateno, a procura constante de tranquilizao e de elogios facilita a comunicao, mas o sujeito e invasivo, excessivo, egocntrico. muito animado, influencivel, intuitivo, impressionvel, vivo, sem autenticidade e sente-se pouco vontade quando no est no centro das atenes; dramatiza e tem pouca tolerncia frustrao. O clnico pode aqui ser levado a no respeitar as instrues do tempo concedido, sentir-se ele prprio ultrapassado pela busca excessiva e por vezes sem limites do sujeito que tolera pouco que o tragam de volta realidade.

Com o narcsico Funcionando de forma grandiosa, sobrestimando-se mas faltando-lhe empatia, o narcsico tem uma sensibilidade exagerada ao juzo dos outros. A conduo da entrevista deve respeitar tanto mais as regras de centraao sobre o sujeito, de escuta emptica, mas tambm de clarificao regular das situaes interpessoais tratadas.

Com a personalidade limite O mesmo acontece com este tipo de perturbao, pois a instabilidade da imagem de si, das relaes interpessoais, do humor e a incerteza em relao a si mesmo arriscam-se a produzir momentos de hesitao na situao de entrevista.

Com a personalidade dependente A sua maneira de ser, em geral dependente e submissa visto que incapaz de tomar decises na vida sem ser aconselhado ou tranquilizado de forma excessiva pelo outro pode mobilizar contraatitudes de irritao, de enervamento, de desagrado.

Com a personalidade obsessiva-compulsiva Com o seu perfeccionismo e rigidez, ela procura com obstinao a perfeio. Mas como o sujeito insiste com obstinao e de forma absurda que os outros se conformem com a sua prpria forma de fazer as coisas, o psiclogo depressa tem a sensao de estar preso num sistema impenetrvel e pouco abalvel, em que a actividade associativa restrita pois muito controlada. Isto repercute-se nas produes do sujeito que no deixa qualquer espao para a novidade, a possibilidade, o pensvel e o inesperado.

Com a personalidade evitante

Maria de Ftima Oliveira

23

www.psicologia.com.pt

Tem medo de ser julgada desfavoravelmente pelos outros e tem uma sensao de incomodo em situaes sociais, de medo e de timidez. reticente em ligar-se aos outros. Isto passar-se- tambm em plena entrevista, que se arrisca ento a ser restrita e baseada no medo de ser julgada.

Com a personalidade passiva-agressiva Trata-se de uma forma de resistncia passiva indirecta s exigncias de desempenhos adequados, sociais ou profissionais. Com esta personalidade, o contacto pode ser pesado, tenso, pouco produtivo e gerar irritao. A compreenso psicodinmica pensar que neste caso se trata da expresso passiva de uma agressividade escondida. A pessoa ofende-se, amua, resiste ou esquece o que lhe foi pedido.

Com a personalidade anti-social A particularidade da entrevista nos casos de condutas agidas de natureza psicoptica a grande distncia defensiva banalizante associada inautenticidade sentida pelo psiclogo na situao de entrevista. Os factos podem ser relatados stricto sensu com uma ausncia de embarao e de culpabilidade, como que povoando um universo interior vazio, sem afecto e rudimentar. No caso da personalidade anti-social, trata-se de uma perturbao do comportamento de natureza anti-social que se inicia na infncia ou no principio da adolescncia com sintomas como as mentiras, os roubos, as ausncias escolares, o vandalismo, as brigas e as fugas.

6. ESTRUTURA DE UMA ENTREVISTA PSICOLGICA

Estrutura de uma Entrevista

Objectivo: Dar uma organizao entrevista e ajudar a definir os objectivos especficos do entrevistador e do cliente.

Vantagem: Uma vez definida uma estrutura base onde se possa aplicar as competncias apreendidas, esta pode ser usada e adaptada em diferentes reas das relaes interpessoais e profissionais.

Proposta da sequncia a seguir numa entrevista

Maria de Ftima Oliveira

24

www.psicologia.com.pt

1. Estabelecimento de uma relao

Objectivos: Criar uma aliana teraputica com o cliente e fazer com que este se sinta vontade com o Psiclogo. Explicar o propsito da entrevista e definir com o cliente aquilo que esperado dele, e o que este pode esperar da parte do Psiclogo.

Competncias mais usadas: Atendimento no-verbal e verbal Competncias de influncia: Informao e Instruo

2. Recolha de Informao Identificao do problema

Objectivos: Descobrir porque que o cliente veio entrevista e como que este v o seu problema. (O foco na definio do problema, evitando a explorao de assuntos sem importncia)

Competncias mais usadas (todas as competncias de atendimento): Questes abertas e fechadas ajudam a definir o problema tal como o cliente o v. Encorajamentos e Reflexes de contedo trazem maior clarificao e oportunidade de verificar se estamos a ouvir correctamente o cliente. Reflexes de sentimento ajudam a compreender como que o cliente normalmente funciona e como est a nvel emocional. Sumarizaes ajudam a pr em ordem as ideias do cliente

Algumas competncias de influncia (essencialmente a focalizao).

3. Definio de Objectivos (Metas a atingir)

Objectivos:

Maria de Ftima Oliveira

25

www.psicologia.com.pt

Descobrir aquilo que o cliente pretende (o mundo ideal do cliente): como que gostaria que as coisas fossem; qual a direco que deseja tomar.

7. TRANSFERNCIA SOMTICA

A Dinmica formativa do vinculo teraputico

Fenmenos do campo relacional entre paciente e terapeuta

Na terapia nos movemos entre sensaes, emoes, posturas, palavras, imagens, etc. Neste campo compomos cartografias junto com o cliente, tentativas de dar voz aos afectos, dar novas formas ao mundo, falar dos temores secretos, dos desejos, das dores profundas, de explorar caminhos.... Criamos na terapia um espao de intimidade, intimidade no no sentido de contacto com o conhecido, familiar, mas um espao singular de abertura protegida pelo vnculo, onde podemos deixar vir o desconhecido em ns, o estranho, o novo. O vnculo propicia um ambiente favorvel para enfrentar as muitas adversidades, para suportar nveis altos de angstia e falta de sentido. O vnculo um dos elementos bsicos do processo teraputico. O vnculo teraputico tambm um campo de experimentao de modos novos de vinculao, de diferenciaes em relao aos padres conhecidos e de confrontao com os modos habituais. Cartografar o territrio clnico nos permite encontrar algumas coordenadas para navegar com mais segurana em direco a processos mais consistentes de vida. A funo deste texto explorar este territrio a partir da influncia do pensamento formativo de Stanley Keleman. Problematizar alguns aspectos da dinmica somtica do vnculo teraputico, notadamente a instrumentalizao das formas somticas do terapeuta como recurso clnico.

Identificao, complementaridade e alteridade

Podemos observar quatro modos de percepo dos afectos da relao teraputica que indicam os diferentes lugares ocupados pelos membros neste espao dinmico. Vamos falar mais especificamente destes lugares a partir da perspectiva do terapeuta.

Maria de Ftima Oliveira

26

www.psicologia.com.pt

1 - Eu sou o outro: Os sentimentos do cliente podem ser percebidos pelo terapeuta em si mesmo, num fenmeno de identificao. Uma forma de compreender o cliente saber se colocar em seu lugar. Sair de nossa posio de outro e compartilhar o olhar, ir junto. Buscar sentir o que o cliente sente, pensar o que ele pensa, desejar e temer como ele. Assim, antes que ele fale algo, voc j sentiu, numa identificao de formas somticas e experincias. Sentir o que o cliente sente nos permitir compartilhar a sua dor e compreender o seu mundo. Muitas vezes j estamos nesta sintonia e s ento nos percebemos nela a partir da dinmica vincular. Em outros momentos podemos imitar o cliente, buscando nos aproximar de sua vivncia, repetindo voluntariamente posturas e formas somticas, num modo activo e rico de colocar-se em seu lugar e compreender o seu mundo. O cliente pode tambm fazer o terapeuta se sentir como ele. Assim, por exemplo, um cliente est falando de situaes onde se sentiu sem espao, invadido, e ao mesmo tempo fala ininterruptamente, no deixando muito espao para o terapeuta intervir, limitando o espao do terapeuta na sesso. O cliente faz, de algum modo, com que o terapeuta se sinta sem espao na sesso, invadido, como ele se sente.

2 - Eu para o outro: O terapeuta pode ocupar um lugar de complementaridade aos afectos do cliente, ocupando um lugar em sua dinmica (do cliente). Podemos perceber o modo do cliente em relao a ns e observar a nossa tendncia de resposta de complementar o seu funcionamento. Esta uma experincia de complementaridade, matriz de aspectos importantes da dinmica transferencial e que ser mais desenvolvido adiante no texto.

3 - O outro para mim: O terapeuta pode perceber o que a situao despertou em si de contedos pessoais (do terapeuta), com o cliente ocupando um lugar na dinmica do terapeuta. O cliente pode ser o nosso outro. Podemos nos perceber paralisados, por exemplo, e explorando isto vemos o cliente ocupando um lugar em nosso teatro de dores pessoais. Explorando as nossas relaes, nossos esboos de respostas frente a ele, podemos aprender sobre ns mesmos. E podemos compreender o cliente a partir da nossa dor, o que pode nos permitir estar com ele de um outro modo. a contraparte da complementaridade, agora a partir do processo formativo do terapeuta.

Maria de Ftima Oliveira

27

www.psicologia.com.pt

4 - Eu e o outro: O cliente vivido como o outro, dois mundos diferentes. Percebendo o cliente de fora podemos apreender este outro singular por observaes, descries, um olhar mais diferenciado sobre a pessoa nossa frente. Na experincia da alteridade nos aproximamos do limite de apreenso do que um definitivamente outro. Neste momento podem surgir experincias de estranhamento, susto, distncia, respeito e o incio de um dilogo sujeito a sujeito, no mais sujeito objecto. H assim um trnsito onde o terapeuta pode se sentir sendo o prprio cliente, sentir-se e ser o outro do cliente na relao, sentir que o cliente seja o outro de si ou ainda viver a experincia da alteridade. O vnculo teraputico ocorre dentro de um continuum que vai da identificao alteridade. Transitamos entre estes diferentes lugares na terapia: sentir junto, ocupar lugares complementares, diferenciar-se destes lugares, viver a alteridade. Qualquer uma destas posies esclarece elementos importantes do vnculo teraputico. A sua discriminao e operacionalizao um dos recursos preciosos da terapia. Em cada um destes modos de relao estamos envolvidos e organizados somaticamente de um modo diferente, o que implica em nveis diferentes de vnculo e diferentes qualidades de presena.

O corpo a corpo do vnculo

A relao teraputica uma interaco corpo a corpo. No sentido de que o cliente organiza um corpo frente ao terapeuta e este por sua vez responde com outro corpo. As posturas, tenses e modulaes das formas somticas explicitam a distribuio da excitao emocional nos corpos que esto em relao naquele momento, naquele campo de afectos. H um dilogo somtico anterior ao dilogo verbal. Um corpo activa algo em outro corpo, um corpo convoca o outro corpo a interagir de um determinado modo, e este por sua vez responde a partir da sua realidade somtica, das suas camadas somticas mais activas, seu repertrio de formas, suas experincias. Os corpos dialogam numa linguagem que lhes prpria, uma linguagem de formas somticas, camadas embriolgicas, tnus de tecidos, toda uma fisicalidade bsica e constitutiva da vida afectiva. Numa determinada situao, por exemplo, o terapeuta pode sentir seu corpo se arredondando, seus braos se ampliando como se fossem pegar o cliente no colo, e observa neste momento que o cliente est organizado numa forma somtica onde se faz pequeno, evocando no terapeuta esta forma cuidadora. Em outra situao, por exemplo, o terapeuta sente seu corpo contrado, diminudo, inseguro

Maria de Ftima Oliveira

28

www.psicologia.com.pt

e percebe que esta sensao advm de uma atitude do cliente, que est com seu corpo inflado e com olhar e atitude de intimidao. As formas somticas e a excitao emocional do terapeuta explicitam o seu lugar no campo da relao, os modos de relao daquele cliente com o mundo e daquele terapeuta com aquele cliente. Esta experincia se torna bastante acessvel quando o terapeuta experimenta o recurso de posturar volitivamente os efeitos do encontro sobre si, dando mais nitidez s afectaes e s atitudes organizadas no vnculo. Com este recurso possvel acompanhar o dilogo infra verbal das formas somticas, ajudando a explicitar os afectos, a dinmica, a criar um mapa do territrio que permite voltar a ele, orientar-se e influenciar os processos. Assim, trazemos para o plano visvel, consciente, o que se passa num plano de sensaes, afectos, fluxos e nuances. Neste campo, o terapeuta usa seu prprio corpo como referencial de orientao em relao ao que ocorre na terapia e na relao com o cliente. O corpo do terapeuta pode ser visto como um dos palcos onde se desenvolve a sesso. Da a importncia fundamental de uma boa discriminao do prprio corpo - sensaes, propriocepes, a fetos - para o terapeuta navegar bem no universo da sesso. O terapeuta um intrprete de si mesmo, dos efeitos daquele encontro em sua subjectividade corporificada. Quanto maior a capacidade do terapeuta em se permitir ser perpassado por fluxos afectivos na relao teraputica, maiores as possibilidades de desdobramentos do universo existencial dos clientes na terapia. H uma certa dana, um dilogo de corpos durante a sesso teraputica e podemos pensar como podemos acompanhar esta dana, aprender esta linguagem danante, interactiva e formativa e poder instrumentalizar esta dimenso do vnculo como um recurso para a clnica.

Transferncia, passado e futuro

Transferncia e contratransferncia so fenmenos do vnculo que fazem um grande sentido a partir do dilogo das formas somticas. A transferncia uma experincia de complementaridade na relao teraputica. um fenmeno de vinculao onde o modo de ser de algum chama o co-participante a ocupar um lugar complementar numa certa dinmica. H um campo emocional criando os lugares a partir do encontro.

Maria de Ftima Oliveira

29

www.psicologia.com.pt

Assim, por exemplo, um cliente pode evocar um pai no terapeuta. Os comportamentos, modo de falar e se mover do cliente evocam no corpo do terapeuta um modo paternal. O terapeuta comea a se perceber com sentimentos e esboos motores de atitudes paternais. Por um lado, isto poderia dizer do passado daquele cliente, da reactivao de sua relao com o seu pai. A transferncia, neste sentido, poderia ser pensada como uma transposio de processos relacionais passados, uma transferncia de tempo e lugar dos personagens de um drama. Porm, mais do que isto, a transferncia contm a histria presentificada, ela a reactivao recorrente de modos e formas somticas que se construram a partir da relao com um pai. Mais do que chamar o pai, o que se activa a memria somtica de um modo de existncia, ou seja, uma forma somtica. Esta forma somtica, este modo de existncia, se criou a partir das experincias com um pai, determinando um modo de ser com uma certa configurao somtica. No vnculo com o terapeuta aparece a histria que se presentifica nas formas somticas. O que se repete uma dinmica vincular, um modo de existncia, um repertrio determinado de formas somticas, muitas vezes fixados e paralisados pelas experincia que a pessoa no pde assimilar em sua vida. Estas formas somticas cristalizadas interrompem o processo formativo e levam uma pessoa a responder s situaes diversas com um repertrio limitado de comportamentos, com modos reiterantes de sentir, pensar, perceber e agir. A repetio destes modos somtico-existenciais na terapia, por outro lado, abre a possibilidade de confronto, conscincia e diferenciaes dentro do processo de vida. Permite a desorganizao de comportamentos limitantes e a emergncia de novas formas somticas a partir do vnculo teraputico. Uma oportunidade de sair de um labirinto armado no passado, que paralisa o andamento do futuro.

As vertentes de futuro

O vnculo contm tambm uma funo formativa, de gestao de novos territrios existenciais. Um cliente, por exemplo, suscita no terapeuta coisas prximas do lugar de um irmo mais velho, mais formado, que possa ajud-lo a entrar na vida adulta com mais recursos. Cabe ao terapeuta poder ocupar este lugar neste campo de gestao de um modo de existncia, permitindo a passagem de um momento ao outro do processo formativo do cliente, assim como cabe, ir desocupando este lugar em outro momento, quando este modo j no favorece mais o processo do cliente. No vnculo teraputico o terapeuta vai ocupar diferentes lugares para o cliente, de acordo com o que esteja em evidncia no processo formativo do cliente naquele momento.

Maria de Ftima Oliveira

30

www.psicologia.com.pt

A partir da percepo dos afectos, atitudes e lugares da relao, o terapeuta pode reconhecer os tipos de vnculo que o cliente estabelece, o que ele formativamente est precisando. O vnculo tem assim uma funo formativa, de ajudar na desconstruo de formas desactualizadas e na construo de formas corporais contemporneas. No processo vincular h uma necessidade daquele lugar do outro, daquele funcionamento do outro para que o processo do cliente possa ser gestado e maturar. Acompanhar ao longo da terapia o processo vincular fornece uma referncia importante das vrias fases do processo teraputico e do processo de vida do cliente. O vnculo teraputico um laboratrio onde novas formas podem emergir, diferenciaes dos padres habituais de comportamento, um lugar de experimentao e maturao vincular. O vnculo, portanto, pode tanto apresentar uma reedio de uma dinmica relacional cristalizada quanto criar uma dinmica necessria naquele momento da vida da pessoa. O vnculo assim tanto uma derivao do passado quanto uma vertente de futuro. Este processo movido pelo impulso formativo, a fora de criao de novas formas em direco actualizao do passado e composio do futuro.

O campo gestativo vincular

Trabalhando com o cliente, podemos ir aprendendo sobre o seu funcionamento, seu modo de ser habitual e o quanto isto restringe a sua vida. Observamos suas modalidades de relacionamento com o mundo, seu lugar na teia de relaes pessoais, seus modos de dar e receber, mandar e obedecer, pedir e tomar, agir e esperar, etc. Podemos ajudar a esclarecer estes modos e estar juntos para ampliar os seus limites e criar novos caminhos de vida. necessrio discriminar as subtilezas do vnculo, as variaes que permitem identificar que um cliente est buscando aceitao, outro (p. 115) orientao, outro confronto e outro ainda, testando confiana. A cada momento do vnculo h questes diferentes sendo maturadas. O terapeuta ocupa um lugar no mundo do cliente e este ocupa um lugar no mundo do terapeuta. H um encontro do processo formativo do cliente com o processo formativo do terapeuta, criando um processo formativo daquele vnculo, numa inter-relao naquele espao clnico. Um elemento singular do espao teraputico que o terapeuta est l para favorecer o processo formativo do cliente, para instrumentalizar o vnculo como recurso de compreenso e interveno na terapia.

A resposta teraputica

Maria de Ftima Oliveira

31

www.psicologia.com.pt

Muitas vezes um cliente no percebe os tipos de vnculo que estabelece e que contribuem, por exemplo, para que vrias coisas em sua vida acabem dando errado. Por exemplo, uma cliente veio para primeira entrevista contando histrias de rejeio, de no ser aceita pela famlia, de ser abandonada pelos amigos, etc. Ao longo da entrevista, ela foi provocando uma sensao muito ruim ao terapeuta, fazendo com que este sentisse vontade de mand-la embora. Aquela pessoa estava repetindo com o terapeuta, j na primeira entrevista, uma dinmica que ela repetiu muitas vezes em sua vida e da qual no conseguiu se diferenciar. Ela estava levando o terapeuta a querer rejeit-la tambm. Caso o terapeuta fosse apenas reagir ao seu sentimento, a teria mandado embora, dando qualquer desculpa de que no poderia atend-la e repetindo o que acontecia no quotidiano daquela mulher. Ela sairia do consultrio com as suas crenas confirmadas, seu sofrimento aumentado, seu comportamento reeditado. Porm o terapeuta no est na situao numa posio ingnua, apenas interagindo com o cliente, mas numa posio de observao e explicitao do que est acontecendo, atento aos fenmenos em si prprio e no cliente, neste campo que vai se formando. Percebendo em seu corpo as tendncias aco, porm retardando a re-aco automtica, o terapeuta pode discriminar o que o move e o que sente e assim esclarecer o funcionamento daquele cliente: em que posio o coloca, se coloca, que afectos circulam, etc. O que caracteriza a resposta teraputica a capacidade do terapeuta em conter a sua reaco, discriminar o que sente e eventualmente apontar para o cliente a sua atitude. Devolver para o cliente a percepo sobre a dinmica do vnculo, como no caso desta mulher, abriria uma porta para ela perceber seus modos frente ao mundo, iniciar diferenciaes frente ao seu prprio funcionamento, trazendo de volta para si o que ela s via projectado nos outros, etc. Quando um cliente pode discriminar como v o terapeuta, que lugar este est ocupando naquele momento para o cliente, ele est abrindo um espao para aprofundar a auto-percepo e dialogar com suas formas, percepes e afectos. O auto-dilogo um dos elementos centrais do processo teraputico formativo, onde a pessoa vai se tornando capaz de identificar as prprias formas somticas e suas relaes com a sua experincia subjectiva. A partir da ela pode aprender modos de interagir consigo mesma e influenciar os seus processos internos, trabalhando com as prprias formas, dando incio a um processo de participao activa na construo de sua existncia.

Comunicao de campo

Algumas vezes na terapia corre-se o risco do cliente ser atravessado por um excesso de excitao e insights que no so produtivos porque ultrapassam a capacidade elaborativa da pessoa naquele momento.
Maria de Ftima Oliveira

32

www.psicologia.com.pt

Por exemplo, em certa sesso em que caminhavam em terreno novo na terapia, o terapeuta sentiu uma certa presso que forava as suas costas contra a sua poltrona, na altura do diafragma. Acentuando voluntariamente esta presso, percebeu organizando-se nele uma forma somtica de conteno que enrijecia as suas costas e lhe dizia algo como: pare a, no v mais, deixe ele elaborar o que j tem, v devagar. Enfim, estava sendo dito ao terapeuta o limite da capacidade de assimilao daquele cliente naquela sesso, o que pde ser confirmado ao devolver ao cliente algumas observaes sobre como estava vivendo aquele momento. Este um exemplo de comunicao de campo, onde o terapeuta e o cliente trocam mensagens no verbais que atingem um ao outro em sua corporeidade e se afectam mutuamente. Em muitos momentos na terapia no possvel falar em minhas sensaes, mas apenas de sensaes em mim. Os afectos, sensaes e modulaes da forma so elementos do campo, do entre, e s possvel entend-los a partir daquele campo formativo e seus processos. O campo da relao teraputica extremamente rico de afectos e sentidos, de elementos visveis e invisveis. A relao teraputica atravessada por afectos de diversas ordens, o que faz do espao teraputico, o espao do sentir por natureza. O acolhimento do sentir uma das marcas maiores deste espao, onde podemos receber em ns mesmos as sensaes e sentimentos mais obscuros, subtis, indirectos e aceitar a vida em ns e em relao a ns. Espao do sentir ilimitado mas do agir cuidadoso. Esta singularidade permite uma grande explorao de muitas vertentes do existir lideradas por um compromisso tico de ajuda. Os afectos e sensaes vividos pelo terapeuta na sesso podem ser grandes orientadores sobre a dinmica do cliente. Assim, se um terapeuta est se sentindo desconfortvel na sesso, ausente, com sono, etc., deve perceber o que aquela reaco diz daquele cliente naquele momento da sesso e de sua terapia, ao invs de logo pensar que a questo sua, pessoal do terapeuta, que no dormiu direito, comeu algo que no lhe fez bem, etc. No que estes fatos no participem da sesso, determinando em parte a qualidade de presena do terapeuta, mas focar logo sobre estes eventos externos sesso pode desviar o terapeuta de algo muito importante que est se desenrolando naquele momento. Numa determinada sesso, por exemplo, um cliente falava de sua inquietao pelo "momento agitado" que vivia em seu trabalho. Seu modo de falar, no entanto, no expressava muito de agitao, alis, era de um tom mais contido do que agitado. Ao longo da sesso, o terapeuta foi sentindo um certo cansao. Para o terapeuta, este cansao comeou a representar ideias como: estou cansado de ter atendido muito ao longo deste dia, estou trabalhando muito, etc.. O terapeuta estava vendo neste cansao algo em si prprio e isto o deixava mais distante do cliente, um pouco ausente da sesso e tomado pelo seu cansao. At que o terapeuta ponderou se este cansao tambm teria algo a ver com aquele cliente. Ao sugerir ao cliente algo relacionado a cansao, este comeou a falar de desnimo, e veio tona uma situao de depresso que j tinha alguns anos e que no tinha surgido ainda naquele incio de terapia. Essa depresso mascarada mostrou-se depois como uma das questes centrais da terapia daquele cliente. Assim, mesmo sensaes do terapeuta que podem parecer simples, como um

Maria de Ftima Oliveira

33

www.psicologia.com.pt

cansao, precisam ser observadas em suas possveis relaes com o estado do cliente e do vnculo deste com o terapeuta.

As formas somticas so territrios existenciais

Podemos apreender a dinmica da sesso estando atentos aos efeitos em nosso corpo daquilo que est ocorrendo. Segundo Nina Bull, toda a aco precedida por uma pr-organizao motora preparatria. Esta pr-organizao, que Keleman denomina de forma somtica, permite os arranjos somticos necessrios para a construo de todo comportamento. As formas somticas organizam a presena, a resposta s afectaes e as aces subsequentes. Por exemplo, quando o terapeuta tem a forma de seu corpo se arredondando frente a presena do cliente, organizando em seu corpo uma atitude acolhedora, esta forma estaria preparando um comportamento de acolhimento, com suas respectivas falas, gestos, sentimentos, assim como determinando a sua percepo sobre aquele cliente. Porm, se o terapeuta retarda esta reaco automtica de acolhimento, observando em seu corpo os estados produzidos pela forma, pode discriminar as atitudes organizadas, os afectos presentes e compreender a dinmica do vnculo, antes de agir e falar. Assim ele desautomatiza o processo para operacionaliz-lo terapeuticamente. As formas somticas ocorrem antes da percepo consciente, pois primeiro respondemos internamente e ento nos damos conta destes efeitos se processando em ns. Quando uma forma somtica no se realiza imediatamente em aco, possibilita a emergncia da auto-percepo mais discriminada. Da a importncia de se inibir e retardar voluntariamente a aco para clarear os afectos e os sentidos da experincia. As formas somticas so organizaes motoras que criam os "modos de lidar" com os acontecimentos, so territrios existenciais organizados somaticamente. As formas somticas so a prpria construo dos territrios existenciais. Algumas formas somticas vo se estabilizando com o passar do tempo, criando alguns padres motores que expressam os "modos de ser" mais caractersticos de cada um. Estas "formas duradouras" tambm nascem, fenecem e se transformam para dar conta de experincias em diferentes fases de vida. Os territrios existenciais tem linhas de tempo prprias, no sentido de que h formas mais duradouras e formas mais efmeras. As formas somticas se complexificam e se diferenciam a partir dos desafios dos encontros.

Maria de Ftima Oliveira

34

www.psicologia.com.pt

Certas formas somticas podem se paralisar e perpetuar pela experincia do excessivo. As experincias excessivas ultrapassam a capacidade "de lidar" de um territrio existencial e levam cristalizao de formas somticas, criando modos mais estereotipados de comportamento, produzindo estagnaes no processo formativo de criao contnua de formas somticas. Estes estados de paralisia so os estados recorrentes na clnica em busca de recuperar o processo formativo de diferenciao, desterritorializao e reterritorializao contnuos e necessrios. O olhar para o processo formativo explicita quais formas somticas esto se criando neste momento da vida do cliente, quais formas no do mais conta dos acontecimentos, que conflitos de formas e estratgias de vida esto presentes e quais experincias excessivas paralisaram o processo de vida e esto impedindo a criao de novas formas e respostas frente s novas situaes.

Desafios formativos ao terapeuta

Cada terapeuta vive a situao de atendimento a partir de sua realidade formativa, do seu repertrio de formas somticas, dos seus modos de lidar com as situaes e vnculos. Um terapeuta vai sempre encontrar alguns modos mais caractersticos do seu jeito de estar com seus clientes, sempre haver aquelas atitudes mais "naturais" para aquele terapeuta, a partir de seu corpo, suas formas e sua histria. Cartografar seus modos de fazer clnica, suas posturas corporais que se repetem nas sesses, pode ser um recurso valioso para um terapeuta acompanhar e poder influir em seus corpos de terapeuta. Na relao com o cliente, o terapeuta tambm cresce. O terapeuta solicitado a se deixar ser afectado pelo cliente, para poder lev-lo por caminhos novos, ajud-lo a crescer, a aceitar novas afectaes e buscar novas experincias. Lidar com estas experincias do cliente traz tambm desafios forma do terapeuta. Ele precisa caminhar para que o cliente caminhe. Por isto alguns processos teraputicos paralisam num ponto em que o terapeuta tambm paralisou. O corpo do terapeuta se coloca na terapia com suas preferncias, seus modos dominantes, seus limites de tolerncia, seu momento formativo. Assim um terapeuta de algum modo tambm escolhe seus clientes. Isto vai poder explicar por exemplo, porque um terapeuta em diferentes momentos de sua clnica se d conta que tem um nmero X de clientes com uma mesma temtica tal e alguns anos depois, por exemplo, tem um nmero Y de clientes com outra temtica predominante. Estas so temticas do processo pessoal do terapeuta, vividas e elaboradas no processo clnico com os seus clientes. O terapeuta tambm chama clientes com tal e tal perfil. So estes clientes que so mandados pelo "acaso". Entre outras questes envolvidas, so

Maria de Ftima Oliveira

35

www.psicologia.com.pt

estes clientes que ficam a partir das entrevistas iniciais. A terapia um desafio tambm ao processo formativo do terapeuta. Atender em psicoterapia encontrar um modo de estar ao lado do cliente, buscar uma compreenso de seu universo, esclarecer o seu mundo, as suas dificuldades, reconhecer com ele os modos habituais, as estratgias conhecidas, cartografar o processo formativo, o que no d mais conta dos acontecimentos, o que est em vias de surgir, as transies em andamento e ajud-lo a buscar novos modos de viver, criando novas experincias, gerenciando formas, matrizes de novos comportamentos. As formas somticas so relacionais. A forma de cada um vai construindo o outro e neste processo vai surgindo um dilogo de formas somticas. Trabalhamos discriminando e actuando sobre estes processos. Toda forma somtica vincular, toda forma somtica pressupe um outro complementar. Sendo assim, querendo ou no, percebendo ou no, o terapeuta sempre chamado a uma presena somtica em relao s formas do cliente. Atentar para os efeitos da presena somtica do cliente em seu corpo, permite ao terapeuta, entre outras coisas: - Reconhecer o sentido da experincia interna do cliente pelo efeito deste na organizao somtica do terapeuta. - Reconhecer o tipo de vnculo que est se estabelecendo naquele momento do processo teraputico e o sentido formativo deste vnculo. O terapeuta aprende a conter os afectos da relao para devolver de forma mais organizada para o cliente. Este um processo de instrumentalizao da relao teraputica. A relao teraputica uma interaco de afectao contnua, onde cliente e terapeuta esto se afectando mutuamente. O terapeuta pode reconhecer os efeitos deste campo de afectao em seu corpo e assim cartografar os processos em andamento e operacionalizar o que percebe dentro do processo formativo e clnico no espao privilegiado da terapia.

9. REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS

Bnony, Herv. Chaharaoui, Khadija., A entrevista clinica, Climepsi Edtores Scarpato, Artur. Transferncia Somtica: A dinmica formativa do vnculo teraputico, Revista Hermes, So Paulo, nmero 6, 2001, p. 107-123.
Maria de Ftima Oliveira

36

www.psicologia.com.pt

Maria de Ftima Oliveira

37

You might also like