You are on page 1of 108

IFRS ao seu alcance 2009

Orientaes para aproximar sua empresa do novo padro contbil global

Introduo
Seja bem vindo edio de 2009 do IFRS ao seu alcance, que contm as atualizaes estabelecidas at o primeiro trimestre de 2009. O guia aborda os mesmos assuntos que fizeram esta publicao ganhar a preferncia mundial informaes de referncia sobre a estrutura e os trabalhos do Conselho de Normas Contbeis Internacionais (IASB1); anlise da aplicao do IFRS2 no mundo, resumo de todas as Normas e Interpretaes e detalhes atualizados da agenda de projetos do IASB e do IFRIC 3. um guia ideal para empresas que esto se preparando para a mudana para o IFRS e uma atualizao para as empresas que j elaboraram seus relatrios com base nos novos padres. A crise financeira mundial que teve incio em 2007 atingiu o IASB com fora total em 2008 e continua a ser o ponto principal de sua agenda tcnica em 2009. Uma alterao importante no IAS 39 ocorrida em outubro de 2008 permitiu a reclassificao de certos ativos financeiros no derivativos classificados como valor justo atravs do resultado para outras categorias. Alm disso, foram feitas outras alteraes no IFRS, algumas por meio do processo de Melhorias anuais s IFRS e outras por meio de projetos separados, muitas das quais j esto em vigor. A data de 1 de janeiro de 2009 foi tambm a data em que entrou em vigor o IFRS 8 Segmentos Operacionais. O IFRS 3 e o IAS 27 revisados entraram em vigor em 1 de julho de 2009. Estima-se que os prximos dois anos sero quase sem precedentes em termos de volume de atividades relacionadas com o IFRS. Dentre os projetos importantes em fase de discusso em 2008 e 2009 esto os instrumentos financeiros, apresentao de demonstraes financeiras, arrendamentos, benefcios ps-emprego e reconhecimento de receitas. O IASB espera concluir todas as demais etapas do processo formal destes projetos at a metade de 2011. Minutas de Exposio sobre outros tpicos tm sinalizado ou espera-se que sinalizem mudanas significativas nas prticas atuais, principalmente no que se refere a consolidao, baixa, mensurao pelo valor justo, contratos de seguro e impostos sobre a renda. As datas planejadas para a concluso destes projetos vo do final de 2009 at a metade de 2011. Somado a tudo isso, h as reformulaes e manutenes do IFRS por meio do processo de Melhorias Anuais s IFRS e outros projetos menores, e evidente que o IFRS continua evoluindo em ritmo acelerado.

1 2 3

International Accounting Standards Board (IASB) International Financial Reporting Standards (IFRS) International Financial Reporting Interpretation Committee (IFRIC)

O resumo acima no inclui os efeitos sobre a agenda do IASB que possam resultar de aes solicitadas pelo Frum de Estabilidade Financeira, o G20, ou qualquer um dos diversos elementos globais que buscam solues para a crise financeira. Os padres de relatrios financeiros tiveram uma projeo inesperada nos ltimos anos algo que provavelmente ir continuar. Parece que vivenciaremos tempos interessantes por um bom perodo. Voc pode manter-se atualizado sobre os ltimos acontecimentos a respeito do IFRS atravs de nosso boletim IAS Plus, no site www.iasplus.com. O IAS Plus a fonte de informaes mais completa sobre o IFRS na Internet acesse-o regularmente. Ken Wild Lder Global de IFRS Deloitte Touche Tohmatsu

Nosso site IAS Plus

O site www.iasplus.com da Deloitte fornece, gratuitamente, informaes completas sobre a emisso de relatrios financeiros internacionais e as atividades do IASB em particular. Entre os recursos disponveis esto: Notcias dirias sobre relatrios financeiros no mundo; Resumos de todas as normas, interpretaes e propostas; Publicaes relativas ao IFRS disponveis para download; Modelos de demonstraes financeiras em IFRS e checklists de divulgao; Biblioteca eletrnica com centenas de recursos relacionados ao IFRS; Todas as cartas-comentrio da Deloitte endereadas ao IASB; Links para centenas de sites sobre normas contbeis internacionais; Mdulos de e-learning para cada IAS 4 e IFRS; Histrico completo da adoo do IFRS no mundo; Informao sobre as adoes do IFRS em outras partes do mundo; Atualizaes sobre a evoluo das normas contbeis nacionais; Comparaes entre o IFRS e os GAAPs locais.
4 International Accounting Standards

Abreviaturas
CE CESR DP ED EEE Comisso Europia Comit dos rgos Reguladores Europeus de Valores Mobilirios Documento de Discusso Minuta de Exposio Espao Econmico Europeu (UE 27 + 3 pases)

EFRAG Grupo Consultivo Europeu sobre Informaes Financeiras EITF FASB FEE GAAP IAS IASB IASC IASCF IFRIC IFRS Fora Tarefa de Questes Emergentes (do FASB) Conselho de Normas Contbeis e Financeiras (EUA) Federao Europia de Contabilidade Princpios Contbeis Geralmente Aceitos Normas Contbeis Internacionais Conselho de Normas Contbeis Internacionais Comit de Normas Contbeis Internacionais (antecessor do IASB) Fundao IASC (matriz do IASB) Comit de Interpretao de Normas Internacionais de Contabilidade e interpretaes por ele publicadas Padro Contbil Global

IOSCO Organizao Internacional das Comisses de Valores Mobilirios PNC SAC SEC SIC PME UE
6

Participaes No Controladoras (anteriormente, participaes minoritrias) Conselho Consultivo de Normas (ligado ao IASB) Comisso de Valores Mobilirios (EUA) Comit Permanente de Interpretaes do IASC e interpretaes por ele publicadas Pequenas e Mdias Empresas Unio Europia (27 pases)

ndice
Estrutura do IASB .........................................................................................................8 Membros do IASB ..................................................................................................... 10 Processo Formal do IASB ........................................................................................ 12 Histria do IASB ......................................................................................................... 14 Adoo do IFRS no mundo .................................................................................... 18 Adoo do IFRS na Europa ..................................................................................... 23 Adoo do IFRS nos Estados Unidos .................................................................. 25 Adoo do IFRS no Canad ................................................................................... 27 Adoo do IFRS na Amrica .................................................................................. 27 Adoo do IFRS na sia-Pacfico .......................................................................... 28 Pronunciamentos recentes ..................................................................................... 29 Resumo das normas atuais e interpretaes correspondentes .................. 32 Agenda dos projetos atuais do IASB ................................................................... 98 Tpicos ativos de pesquisa do IASB .................................................................. 102 Agenda atual do IFRIC ...........................................................................................104 E-learning da Deloitte sobre IFRS ......................................................................104 Endereos de Internet ............................................................................................ 105 Assinatura para receber atualizaes do Boletim IAS Plus ........................106

Estrutura do IASB
Conselho de Monitoramento
Aprovar e fiscalizar os curadores

Fundao IASC
22 Curadores. Nomear, fiscalizar e captar recursos

Conselho
16 membros (mximo 3 em tempo parcial). Definir agenda tcnica, aprovar normas, minutas de exposio e interpretaes

Conselho Consultivo de Normas


Cerca de 40 membros

Comit de Normas Contbeis Internacionais


14 membros

Grupos de trabalho
Para grandes projetos em agenda

Nomeia Reporta a Assessora

Reviso do estatuto 2008-2009 Os curadores do IASC esto conduzindo uma reviso abrangente da estrutura e do estatuto do IASB. A primeira parte da reviso foi concluda em janeiro de 2009. Importantes alteraes no estatuto do IASCF foram anunciadas (com vigncia a partir de 1 de fevereiro de 2009), inclusive a formao de um Conselho de Monitoramento, a expanso do IASB de 14 para 16 membros (com at 3 membros em tempo parcial) e um nmero de representantes por rea geogrfica especfica para o IASB. A segunda parte da reviso (que abranger, entre outras coisas, o processo formal, financiamento, escopo do IFRS e o Conselho Consultivo de Normas SAC ) ser concluda em 2009. Conselho de Monitoramento O objetivo principal do Conselho de Monitoramento atuar como um mecanismo para a interao formal entre autoridades dos mercados de capitais e a Fundao IASC a fim de facilitar o cumprimento efetivo, por parte das autoridades dos mercados de capitais que permitem ou exigem o uso do IFRS em suas jurisdies, de suas responsabilidades no que se refere proteo de investidores, integridade de mercado e formao de capital.
8

As responsabilidades do Conselho de Monitoramento incluem: participar do processo de nomeao de curadores e aprovao da nomeao de curadores de acordo com as diretrizes estabelecidas no estatuto da Fundao IASC; revisar e aconselhar os curadores para o cumprimento de suas responsabilidades estabelecidas no estatuto da Fundao IASC. Os curadores apresentaro anualmente um relatrio por escrito ao Conselho de Monitoramento. Currculo dos membros: o Conselho de Monitoramento composto por lderes importantes da Comisso Europia, da Agncia de Servios Financeiros do Japo, da Comisso de Valores Mobilirios dos Estados Unidos, do Comit de Mercados Emergentes da Organizao Internacional das Comisses de Valores Mobilirios (IOSCO) e do Comit Tcnico da IOSCO. O presidente do Comit de Superviso Bancria da Basilia atua como observador sem direito a voto. Fundao IASC Equilbrio geogrfico: seis curadores da Amrica do Norte, seis da Europa, seis da regio da sia/Oceania e quatro provenientes de qualquer regio (sujeitos manuteno do equilbrio geogrfico global). Currculo dos curadores: o estatuto requer um equilbrio de experincias profissionais dos curadores, incluindo auditores, reguladores, usurios, acadmicos e outros funcionrios a servio do interesse pblico. Normalmente, dois deles sero scios seniores de renomadas firmas de auditoria internacionais. Conselho de Normas Contbeis Internacionais Equilbrio geogrfico: para assegurar uma ampla diversidade internacional, at julho de 2012 haver quatro membros da regio da sia/Oceania, quatro da Europa, quatro da Amrica do Norte, um da frica e um da Amrica do Sul e dois provenientes de qualquer regio (sujeitos manuteno do equilbrio geogrfico global). Currculo dos curadores: a qualificao principal dos membros a competncia profissional e experincia prtica. O grupo deve representar a melhor combinao disponvel de qualificao tcnica, diversidade de negcios internacionais e experincia de mercado.

Membros do IASB
David Tweedie (Presidente) Tornou-se o primeiro presidente do IASB em 1 de janeiro de 2001, aps ter atuado como primeiro Presidente em tempo integral do Conselho de Normas Contbeis do Reino Unido entre 1990 e 2000. Foi scio tcnico nacional da KPMG e professor de contabilidade na Esccia, onde nasceu. Trabalhou na definio de normas internacionais como primeiro Presidente do G4+1 e membro do IASC. Trmino do mandato: 30 de junho de 2011. Thomas E. Jones (Vice-Presidente) Ex-Diretor Financeiro do Citicorp e Presidente do Conselho do IASC, acumula vasta experincia na definio de normas e elaborao de demonstraes financeiras para instituies financeiras. Trmino do mandato: 30 de junho de 2009. Mary E. Barth (Membro do Conselho em tempo parcial) Vice-Reitora Associada da Faculdade de Administrao da Stanford University. Foi scia da Arthur Andersen. Trmino do mandato: 30 de junho de 2009. Stephen Cooper Nomeado em agosto de 2007, inicialmente como membro do IASB em tempo parcial, passando a membro em tempo integral em janeiro de 2009. Foi tambm diretor-gerente e comandou a rea de pesquisas de valorizao e contabilidade do banco de investimento UBS. Foi membro do Frum de Usurios de Relatrios Corporativos (CRUF5), do Grupo Representante de Analistas do IASB e do grupo de trabalho de Apresentao de Demonstraes Financeiras. Trmino do mandato: 30 de junho de 2012. Philippe Danjou Foi diretor da diviso de contabilidade da Autorit des Marchs Financiers (AMF), a comisso de valores mobilirios francesa. Foi Diretor Executivo da Ordre des Experts Comptables (OEC) entre 1982 e 1986, alm de ter atuado como conselheiro em vrios grupos europeus e internacionais de contabilidade e auditoria. Trmino do mandato: 30 de junho de 2011. Jan Engstrm Cidado sueco, ocupou cargos seniores nas reas financeira e operacional do Grupo Volvo, inclusive como Diretor Financeiro. Tambm atuou como Presidente da Volvo Bus Corporation. Trmino do mandato: 30 de junho de 2014. Robert P. Garnett Foi Vice-Presidente Executivo de Finanas da Anglo American plc, empresa sul-africana listada na Bolsa de Londres. Atuou como redator e analista de demonstraes financeiras na frica do Sul, onde nasceu. Presidente do IFRIC. Trmino do mandato: 30 de junho de 2010.

Corporate Reporting User Forum (CRUF)

10

Gilbert Glard Como scio da KPMG na Frana, adquiriu vasta experincia na indstria francesa. Fala oito idiomas e foi membro do rgo normatizador francs (CNC). Foi tambm membro do antigo Conselho. Trmino do mandato: 30 de junho de 2010. Prabhakar (PK) Kalavacherla Nomeado membro em tempo integral do IASB em 1 de janeiro de 2009. Foi scio da KPMG LLP, onde atuou como scio-revisor de demonstraes financeiras preparadas segundo o IFRS e de relatrios entregues Comisso de Valores Mobilirios dos Estados Unidos. Possui vasta experincia na ndia e na Europa, especializou-se na rea de tecnologia e biotecnologia. membro do Instituto de Auditores Pblicos da ndia e do Instituto Americano de Contadores Pblicos Certificados. Trmino do mandado: 30 de junho de 2013. James J. Leisenring Trabalhou com questes relacionadas definio de normas contbeis nas ltimas trs dcadas como Vice-Presidente e, mais recentemente, como Diretor de Atividades Internacionais do FASB nos Estados Unidos. No FASB, atuou durante vrios anos como observador nas reunies do Conselho do antigo IASC. Trmino do mandato: 30 de junho de 2010. Warren McGregor Desenvolveu um conhecimento profundo das questes relacionadas definio de normas durante o seu trabalho de 20 anos na Australian Accounting Research Foundation, da qual se tornou Diretor-Presidente. Trmino do mandato: 30 de junho de 2011. John T. Smith Foi scio da Deloitte & Touche (EUA) e membro da Fora-Tarefa de Questes Emergentes do FASB, Grupo de Implementao de Derivativos e da Fora-Tarefa de Instrumentos Financeiros. Atuou na Fora-Tarefa de Instrumentos Financeiros do IASC e presidiu o Comit de Orientao de Implementao do IAS 39 do IASC. Foi membro do IASC, do SIC e do IFRIC. Trmino do mandato: 30 de junho de 2012. Tatsumi Yamada Foi scio da firma-membro japonesa da PricewaterhouseCoopers. Possui vasta experincia na definio de normas internacionais como representante japons do Conselho do antigo IASC entre 1996 e 2000. Trmino do mandato: 30 de junho de 2011. Zhang Wei-Guo Entre 1997 e 2007, foi Contador-Chefe da China Securities Regulatory Commission (CSRC). Antes de atuar na CSRC, foi professor da Universidade de Finanas e Economia de Xangai (SUFE), onde recebeu o grau de doutor em Economia. Trmino do mandato: 30 de junho de 2012.

11

Processo Formal do IASB


O processo formal para projetos, normalmente, mas no necessariamente, inclui as seguintes etapas: Identificao e analise das questes relacionadas com um tpico potencial da agenda e examinao da aplicao da estrutura voltada a essas questes; Estudo das exigncias e prticas contbeis nacionais e troca de opinies sobre as questes com os elaboradores nacionais dos padres; Consulta ao Conselho Consultivo de Normas sobre a convenincia de incluir o tpico na agenda do IASB*; Formao de um grupo consultivo (geralmente chamado de grupo de trabalho) para assessorar o IASB e sua equipe no projeto; Publicao do documento para audincia pblica (normalmente chamado de Documento de Discusso, que geralmente inclui as consideraes iniciais do IASB sobre algumas das questes do projeto); Publicao, para audincia pblica, de um texto de minuta de exposio com aprovao mnima de nove votos do IASB, incluindo opinies divergentes de alguns de seus membros (nas minutas de exposio, as opinies divergentes so denominadas opinies alternativas)*; Publicao no corpo de texto da minuta de exposio, dos fundamentos que levaram s concluses; Anlise de todos os comentrios recebidos durante o perodo de audincia pblica dos documentos de discusso e minutas de exposio*; Anlise da convenincia de promover uma audincia pblica e de conduzir testes de campo e, se for apropriado, empreend-los; Aprovao de uma Norma com a obteno de, no mnimo, nove votos do IASB e incluir na norma publicada as opinies divergentes*; Incluso, na Norma final, dos fundamentos que levaram concluso, explicando, entre outras coisas, as etapas do processo formal do IASB e como o Conselho lidou com os comentrios obtidos com a audincia pblica sobre o texto da minuta de exposio.
* Etapas exigidas pela Constituio da Fundao para o IASC.

12

Obtendo pronunciamentos e publicaes do IASB Os pronunciamentos e publicaes do IASB podem ser adquiridos em formato impresso ou eletrnico atravs do site do IASB (vide pgina anterior). O IASB anunciou que pretende disponibilizar suas Normas (incluindo orientaes de aplicao obrigatria, mas no diretrizes de implementao ou bases para concluses) em seu site para download gratuito no decorrer de 2009. Documentos de discusso e minutas de exposio podem ser baixados do site do IASB gratuitamente durante o perodo de audincia pblica.

13

Histria do IASB
1973 Acordo de constituio do IASC celebrado pelos representantes dos rgos de classe de contabilidade na Austrlia, Canad, Frana, Alemanha, Japo, Mxico, Holanda, Reino Unido/ Irlanda e Estados Unidos. Comits Diretores nomeados para os primeiros trs projetos do IASC. Primeiros padres IAS em verso final publicados: IAS 1 (1975) Divulgao de Polticas Contbeis e IAS 2 (1975) Avaliao e Apresentao de Estoques no Contexto do Sistema de Custo Histrico. O nmero de curadores do IASC aumenta para 17, incluindo membros de 13 pases nomeados pelo Conselho da Federao Internacional de Contadores (IFAC) e at quatro representantes de organismos envolvidos na emisso de relatrios financeiros. O IFAC reconhece e passa a considerar o IASC como o rgo global para definio de padres contbeis. A Federao Europia de Contabilidade (FEE) apoia a harmonizao internacional e um maior envolvimento dos pases europeus no IASC. O IFAC adota uma orientao para o setor pblico que requer a adoo do IAS pelas empresas estatais. Estabelecimento do Conselho Consultivo do IASC, com responsabilidade de fiscalizao e financeira. A Comisso Europia apoia o acordo entre o IASC e a Organizao Internacional das Comisses de Valores Mobilirios (IOSCO) para concluso das normas-base e decide que os padres IAS devem ser cumpridos pelas multinacionais que integram a Unio Europia. A SEC anuncia apoio ao objetivo do IASC de desenvolver, o mais rapidamente possvel, normas contbeis que possam ser utilizadas na elaborao de demonstraes financeiras para fins de ofertas internacionais. constitudo o Comit Permanente de Interpretaes (SIC), com 12 membros com direito a voto. Sua misso desenvolver interpretaes do IAS para aprovao final pelo IASC. formado o Grupo de Trabalho Estratgico para fazer recomendaes com relao futura estrutura e funcionamento do IASC. 1998 O nmero de membros do IFAC/IASC aumenta para 140 rgos de contabilidade em 101 pases. O IASC conclui as normas-base com a aprovao do IAS 39.
14

1975

1982

1989

1994 1995

1996

1997

1999

Os Ministros das Finanas do G7 e o Fundo Monetrio Internacional pedem apoio para que o IAS fortalea a arquitetura financeira internacional. O Conselho do IASC aprova por unanimidade a reestruturao para um Conselho de 14 membros (12 em tempo integral), subordinado a um conselho de curadores independente.

2000

A IOSCO recomenda aos seus membros que permitam a emitentes multinacionais o uso das normas do IASC em ofertas e listagem em bolsas internacionais. instalado um comit de nomeao ad hoc, presidido pelo Presidente da SEC, Arthur Levitt, para nomear os curadores que iro fiscalizar a nova Estrutura do IASB. Os rgos membros do IASC aprovam a sua reestruturao e o novo Estatuto. O comit de nomeao anuncia os primeiros curadores. Os curadores nomeiam David Tweedie (presidente do Conselho de Normas Contbeis do Reino Unido) como o primeiro Presidente do Conselho Internacional de Normas Contbeis reestruturado.

2001

Anncio dos membros e do novo nome do IASB. constituda a Fundao IASC. Em 1 de abril de 2001, o novo IASB assume as suas responsabilidades de definio de normas do IASC. Os atuais padres IAS e SIC so adotados pelo IASB. O IASB muda-se para a nova sede em Cannon Street, Londres. O IASB rene os presidentes de seus oito rgos nacionais de contabilidade para iniciar a coordenao de agendas e a definio dos objetivos de convergncia.

2002

O SIC renomeado como Internacional Financial Reporting Interpretations Committee (IFRIC) com a responsabilidade no s de interpretar os IASs e os IFRSs existentes, mas tambm de prestar orientaes tempestivas sobre questes no abordadas em um IAS ou IFRS. A Europa passa a exigir a adoo do IFRS pelas companhias abertas a partir de 2005. O IASB e o FASB publicam um acordo conjunto sobre a convergncia.

15

2003

Primeiro IFRS em verso final e primeira Minuta de Interpretao do IFRIC publicada. Concluso do projeto de melhoria importantes alteraes em 14 IASs.

2004

Extensas discusses sobre o IAS 39 na Europa, levando a CE a endossar duas sees do IAS 39. Incio das transmisses das reunies do IASB pela Internet. Publicao dos IFRSs 2 a 6. Publicao dos IFRICs 1 a 5.

2005

Membro do Conselho do IASB torna-se o presidente do IFRIC. Mudanas estatutrias. A SEC publica o Roteiro para eliminar a reconciliao IFRS-US GAAP. A CE elimina a opo de valor justo do IAS 39. Reunies de grupos de trabalho abertas ao pblico. Publicao do IFRS 7. Publicao dos IFRICs 6 e 7 (e retirada do IFRIC 3).

2006

IASB/FASB atualiza acordo sobre convergncia. Pronunciamento do IASB sobre relaes de trabalho com outros rgos reguladores. O IASB anuncia que nenhuma norma de importncia crtica entrar em vigor antes de 2009. Publicao do IFRS 8. Publicao dos IFRICs 8 a 12.

2007

Expanso do IFRIC de 12 para 14 membros. A SEC remove a exigncia para conciliao com o US GAAP de empresas estrangeiras listadas que usem o IFRS e solicita comentrios das empresas americanas listadas sobre o uso do IFRS. Publicao das revises dos IASs 1 e 23. Publicao dos IFRICs 13 e 14. Proposta do IASB para a adoo do IFRS para pequenas e mdias empresas.

16

2008

Declarao da IOFCO exigindo que as empresas informem sobre sua adequao ao IFRS segundo pronunciamentos adotados pelo IASB. O IASB e o FASB aceleram os projetos conjuntos para concluso em meados de 2011, em antecipao adoo do IFRS por outras jurisdies, inclusive pelos Estados Unidos, at 2014. O Instituto Americano de Contadores Pblicos Certificados designa o IASB como o rgo responsvel pela definio de normas segundo suas regras ticas. A SEC prope a adoo de um roteiro para uso do IFRS por empresas americanas listadas. Emisso dos Aditamentos ao IFRS 1, IFRS 2, IFRS 3, IFRS 7, IAS 1, IAS 27, IAS 32 e IAS 39. Emisso da Primeira Norma de Melhorias anuais s IFRS. Publicao dos IFRICs 16 e 17. A resposta do IASB crise financeira mundial inclui novas orientaes sobre mensurao ao valor justo, acelerao dos aditamentos ao IAS 39, acelerao de projetos sobre mensurao ao valor justo, consolidao e baixa, divulgaes melhoradas de instrumentos financeiros e nomeao de dois grupos de consultoria especializada.

2009

O nmero de membros do IASB aumenta para 16 (incluindo no mximo 3 membros em tempo parcial). O nmero de representantes por rea geogrfica estabelecida. A Fundao IASC constitui um Conselho de Monitoramento de autoridades pblicas. Emisso do IFRS 7, do IAS 39 e do IFRIC 9 revisados. Emisso do IFRIC 18. A resposta crise financeira mundial continua (vide o ano de 2008).

17

Adoo do IFRS no mundo


Uso do IFRS por empresas listadas em bolsa at maro 2009. Essa lista constantemente atualizada. Informaes sobre o uso do IFRS por empresas no listadas em bolsa tambm podem ser encontradas no endereo www.iasplus.com/country/useias.htm

Pas

IFRS no permitido

IFRS permitido

Obrigatrio para algumas empresas nacionais listadas em bolsa

Obrigatrio para todas as empresas listadas em bolsa

Abu Dhabi (Emirados rabes Unidos) X frica do Sul X Albnia No h bolsa de valores. As empresas usam o GAAP da Albnia. Alemanha X (a) Anguilla X Antgua e Barbuda X Antilhas Holandesas X Arbia Saudita X Arglia No h bolsa de valores. O IFRS no permitido. Argentina X Armnia X Aruba X Austrlia X (b) ustria X (a) Azerbaijo X (c) Bahamas X Bahrain X Bangladesh X Barbados X Blgica X (a) Belize No h bolsa de valores. As empresas podem adotar o IFRS. Benin X Bermuda X Bancos a partir Bielo-Rssia de 2008 Bolvia X Todas as empreBsnia e Herzesas de grande e govina mdio porte Botsuana X Brasil X A partir de 2010 Brunei Darussalam No h bolsa de valores. As empresas podem adotar o IFRS. Bulgria X (a) Burkina Faso X Buto X Camboja No h bolsa de valores. As empresas podem adotar o IFRS. Canad A partir de 2011

18

Pas

IFRS no permitido

IFRS permitido

Obrigatrio para algumas empresas nacionais listadas em bolsa

Obrigatrio para todas as empresas listadas em bolsa X X X

Catar Cazaquisto Chile China Chipre Cingapura Cisjordnia/Gaza Colmbia Coreia do Sul Costa do Marfim Costa Rica Crocia Cuba Dinamarca Dominica Dubai (Emirados rabes Unidos) Egito El Salvador Equador Eritria Eslovnia Espanha Estados Unidos Estnia Fiji Filipinas Finlndia Frana Gmbia Gana Gergia Gibraltar Granada Grcia Groenlndia Guam Guatemala Guiana Haiti Holanda Honduras

X X (a) X (f) X X Padres da Coreia equivalentes ao IFRS permitidos para companhias listadas, exceto bancos, a partir de 2009. Obrigatrio a partir de 2011. X X X X X (a) X Obrigatrio para bancos X X Gradativamente 2010-2012 No h bolsa de valores. O IFRS obrigatrio para empresas pblicas e algumas do setor privado. X (a) X (a) X (h) X (a) X X (f) X (a) X (a) No h bolsa de valores. As empresas podem adotar o IFRS. X X X X X (a) No h bolsa de valores. As empresas podem adotar o IFRS. No h bolsa de valores. As empresas utilizam o US GAAP. X X X X (a) X

19

Pas

IFRS no permitido

IFRS permitido

Obrigatrio para algumas empresas nacionais listadas em bolsa

Obrigatrio para todas as empresas listadas em bolsa X (d) X (a)

Hong Kong Hungria Imen Ilha da Reunio Ilhas Caiman Ilhas Maurcio Ilhas Virgens Britnicas Ilhas Virgens dos Estados Unidos ndia Indonsia Ir Iraque Irlanda Islndia Israel Itlia Jamaica Japo Jordnia Kuwait Laos Lesoto Letnia Lbano Liechtenstein Litunia Luxemburgo Macau Macednia Malsia Malau Maldivas Mali Malta Marrocos Mauritnia Mxico Mianmar (Birmnia) Moambique Moldova Monglia

No h bolsa de valores. As empresas podem adotar o IFRS. No h bolsa de valores. As empresas podem adotar o IFRS. X X X No h bolsa de valores. As empresas utilizam o US GAAP. X X X X X (a) X (a) Todas, exceto bancos X (a) X X X X X X X (a) X X (a) X (a) X (a) No h bolsa de valores. As empresas podem adotar o IFRS. X X X X X X (a) Que no Bancos sejam bancos No h bolsa de valores. O IFRS no permitido. X(e) X Que no Bancos sejam bancos X X

20

Pas

IFRS no permitido

IFRS permitido

Obrigatrio para algumas empresas nacionais listadas em bolsa

Obrigatrio para todas as empresas listadas em bolsa X X X X

Montenegro Nambia Nepal Nicargua Nger Nigria Noruega Nova Zelndia Om Panam Papua-Nova Guin Paquisto Paraguai Peru Polnia Portugal Qunia Quirguisto Reino Unido Repblica Dominicana Repblica Eslovaca Repblica Tcheca Romnia Rssia Samoa Samoa Americana So Cristvo e Nvis Serra Leoa Srvia Sria Sri Lanka Suazilndia Sucia Sua Suriname Tailndia Taiwan Tajiquisto Tanznia Togo Trinidad e Tobago Tunsia

X X X (a) X (b) X X X X X X X (a) X (a) X X X (a) X X (a) X (a) X (a) Que no Bancos sejam bancos No h bolsa de valores. As empresas podem adotar o IFRS. No h bolsa de valores. As empresas podem adotar o IFRS. X No h bolsa de valores (uma em fase de desenvolvimento). O IFRS obrigatrio para todas as empresas no listadas em bolsa. X X X X X (a) X X X X X X X X X

21

Pas

IFRS no permitido

IFRS permitido

Obrigatrio para algumas empresas nacionais listadas em bolsa

Obrigatrio para todas as empresas listadas em bolsa X

Turquia Ucrnia Uganda Uruguai Uzbequisto Vanuatu Venezuela Vietn Zmbia Zimbbue

X (g) X X(c) X No h bolsa de valores. As empresas podem adotar o IFRS. X X X X

(a) O relatrio de auditoria e a base de apresentao referem-se ao IFRS conforme adotado na Unio Europia. (b) O cumprimento com o IFRS est demonstrado em nota explicativa e relatrio de auditoria. (c) Por lei, todas as empresas devem adotar o IFRS aprovado pelo governo, e a aprovao no est atualizada. (d) Padres locais idnticos ao IFRS, mas algumas datas de vigncia e disposies de transio diferem. (e) Plano anunciado para adoo iniciar em 2012. (f) IFRS adotado em sua maioria, com algumas modificaes relevantes. (g) Empresas da Turquia podem adotar a verso em ingls do IFRS ou a traduo turca. No caso desta ltima, em virtude de atraso na traduo, o relatrio de auditoria e a base de apresentao referem-se ao IFRS conforme adotado para uso na Turquia. (h) A SEC permite que emissores privados estrangeiros apresentem as demonstraes financeiras preparadas de acordo com o IFRS, conforme emitido pelo IASB, sem incluir uma nota explicativa de reconciliao entre o IFRS e o US GAAP.

22

Adoo do IFRS na Europa


Regulamentao Contbil Europia em vigor desde 2005 Empresas listadas Para implementar a estratgia de divulgao de informaes financeiras adotada pela Comisso Europia (CE) em junho de 2000, a Unio Europia (UE) aprovou em 2002 uma Regulamentao Contbil exigindo que todas as companhias abertas da UE listadas em mercados regulamentados (cerca de 8.000 no total) adotassem o IFRS na elaborao de suas demonstraes financeiras consolidadas a partir de 2005. A obrigatoriedade de elaborao em conformidade com o IFRS aplica-se no somente aos 27 pases da UE, mas tambm aos trs pases do Espao Econmico Europeu (EEE). A maioria das grandes empresas da Sua (no membros da UE ou da AEE) tambm adota o IFRS. Para fins de apresentao das demonstraes financeiras por empresas fora da Unio Europia listadas em mercados regulados pelo bloco, em dezembro de 2008, a Comisso Europia designou os princpios contbeis (GAAPs) dos Estados Unidos, Japo, China, Canad, Coreia do Sul e ndia como equivalentes ao IFRS adotado pela Unio Europia. (A situao da China, Canad, Coreia do Sul e ndia ser revista at 31 de dezembro de 2011). Empresas de outros pases devem utilizar o IFRS adotado pela Unio Europia ou o IFRS adotado pelo IASB a partir de 2009. Empresas no listadas e demonstraes financeiras separadas Os Estados-Membros da UE podem estender a exigncia de adoo do IFRS s empresas no listadas e demonstraes financeiras separadas. Quase todos os Estados-Membros permitem que algumas ou todas as empresas no listadas em bolsa utilizem o IFRS em suas demonstraes financeiras consolidadas, e a maioria permite o uso de demonstraes financeiras separadas. Detalhes sobre esse assunto esto disponveis no site www.iasplus.com. Endosso do IFRS para adoo na Europa Nos termos da Regulamentao Contbil da UE, o IFRS deve ser endossado individualmente para que possa ser adotado na Europa. O processo de endosso inclui os seguintes passos: Traduo do IFRS para todos os idiomas europeus pela UE; O Grupo Consultivo Europeu sobre Informaes Financeiras (EFRAG) do setor privado apresenta suas opinies CE; O Grupo de Reviso de Recomendaes sobre Normas (SARG) da CE apresenta a sua opinio CE sobre as recomendaes da EFRAG; O Comit Regulador de Contabilidade da CE endossa as recomendaes; e Apresentao de proposta de endosso, encaminhada pela CE ao Comit de Investigao de Procedimentos Regulatrios do Parlamento Europeu e ao Conselho dos 27 pases da UE. A confirmao deve ser aprovada por ambos ou a proposta ser devolvida CE para maiores consideraes.
23

At o final de maro de 2009, a CE havia votado a aprovao de todos os IFRSs, exceto a reviso do IFRS 1, IFRS 3, IFRS 7, IAS 27, IAS 32 e IAS 39 emitidos em 2008 e incio de 2009, alm de todas as interpretaes, com exceo dos IFRICs 15, 16, 17 e 18 e os aditamentos ao IFRIC 9 em maro de 2009 mas com uma parte (carved-out) do IAS 39 Instrumentos Financeiros: Reconhecimento e Mensurao. Essa parte (carved-out) permite o uso de contabilizao de hedge de valor justo para hedges de taxas de juros dos principais depsitos com base em carteiras. Fiscalizao do IFRS na Europa Os mercados de aes europeus so regulamentados pelos EstadosMembros, em conformidade com certos regulamentos adotados no nvel da UE. A regulamentao para toda a Unio Europia inclui: Normas adotadas pelo Comit dos rgos Reguladores Europeus de Valores Mobilirios (CESR 6), um consrcio de reguladores nacionais. A Norma n 1 Aplicao das Normas de Informaes Financeiras na Europa prev 21 princpios de alto nvel que os Estados-Membros da UE devem adotar na aplicao do IFRS. A Norma n 2 Coordenao das Atividades de Aplicao prope diretrizes para a implementao da Norma n 1. A Diretiva sobre Auditoria Legal de Contas Anuais e Consolidadas foi editada em setembro de 2006. A nova Diretiva substitui a 8 Diretiva e alterou a 4 e a 7 Diretivas. Entre outras coisas, a Diretiva adotou as Normas Internacionais de Auditoria em toda a UE e exigiu que os Estados-Membros constitussem rgos de superviso de auditores. Alteraes das Diretivas da UE que estabelecem a responsabilidade coletiva dos membros do Conselho pelas demonstraes financeiras da empresa. Em maro de 2009, um grupo de estudos de alto nvel da UE recomendou a transformao dos atuais grupos reguladores de bancos, seguros e valores mobilirios da UE em trs novas autoridades europias (a Autoridade Bancria Europia, a Autoridade de Valores Mobilirios Europia e a Autoridade de Seguros Europia) com maior poder de superviso e, em alguns casos, poderes legais. Estas propostas encontram-se atualmente em estudo. Em fevereiro de 2009, a Comisso Europia aprovou um plano para disponibilizar fundos de 5 milhes por ano ao IASB, de 2011 a 2013.

Committee of European Securities Regulators (CESR)

24

Adoo do IFRS nos Estados Unidos


Reconhecimento do IFRS pela SEC Das quase 13.000 empresas listadas na SEC, mais de 1.150 so estrangeiras. Anteriormente a novembro de 2007, caso esses emissores estrangeiros privados apresentassem suas demonstraes financeiras segundo o IFRS ou GAAPs locais, era necessrio fazer a conciliao do lucro lquido e do patrimnio lquido para os valores do US GAAP. Em novembro de 2007, a SEC deu seu voto favorvel para permitir que emissores estrangeiros privados apresentassem suas demonstraes financeiras com base no IFRS conforme emitido pelo IASB, sem necessidade de apresentar a reconciliao dos valores do IFRS com os do US GAAP. Essa nova regra aplica-se s demonstraes financeiras para os anos findos depois de 15 de novembro de 2007. Em agosto de 2007, a SEC disponibilizou ao pblico um relatrio conceitual para estimular o debate sobre a convenincia de permitir aos emissores americanos apresentar suas demonstraes financeiras com base no IFRS para fins de cumprimento das normas e regulamentaes da SEC. . Em novembro de 2008, a SEC props ao pblico um roteiro de implementao do IFRS. O roteiro descreve as etapas importantes que, se cumpridas, podem levar a uma transio obrigatria do IFRS, a partir dos exerccios fiscais findos em 15 de dezembro de 2014 ou aps essa data. O roteiro proposto permitiria a certas entidades adotarem o IFRS antes dessa data. Convergncia IFRS-US GAAP O Acordo de Norwalk Em outubro de 2002, o FASB e o IASB formalizaram seu compromisso com a convergncia entre o US GAAP e o IFRS emitindo um protocolo de intenes (normalmente chamado de Acordo de Norwalk). Os dois conselhos concordaram em envidar seus melhores esforos para: Tornar seus princpios contbeis totalmente compatveis, assim que possvel; e Coordenar seus programas de trabalho futuros para assegurar que a compatibilidade seja mantida, depois de alcanada. Princpios compatveis no significam princpios literalmente idnticos, mas que no existem diferenas significativas entre os dois conjuntos de normas.

25

Protocolo de Intenes 2006-2008 Em fevereiro de 2006, o FASB e o IASB divulgaram um Protocolo de Intenes identificando projetos de convergncia de curto e longo prazo com etapas e metas a serem atingidas. O Protocolo de Intenes foi atualizado em 2008. Projetos de curto prazo O FASB e o IASB estabeleceram o objetivo de concluir at 2008 se as principais diferenas em poucas reas focadas devem ser eliminadas por meio de um ou mais projetos de curto prazo e, nesse caso, concluir ou substancialmente concluir o trabalho nessas reas. O status desses projetos de curto prazo o seguinte: Projetos concludos Em conjunto: Combinaes de Negcios FASB: Opo pelo Valor Justo Ativos relativos a pesquisa e desenvolvimento adquiridos em uma combinao de negcios IASB: Custos de Emprstimos Segmentos Operacionais Convergncia de curto prazo em andamento FASB: Eventos Subsequentes Propriedades para Investimento Pesquisa e Desenvolvimento IASB: Acordos Conjuntos Tributos sobre a Renda Trabalho de convergncia de curto prazo diferido Subvenes Governamentais Impairment Projetos de longo prazo A meta para 2009 para os projetos a seguir relacionados avanar significativamente nas reas identificadas para desenvolvimento (status IASB demonstrado entre parntesis): Estrutura conceitual (Minuta de Exposio - ED sobre objetivos e Documentos de Discusso DP, sobre entidade emissora de demonstraes financeiras emitidas em 2008; DP sobre mensurao programado para 2009; e DP sobre elementos e reconhecimento programado para 2010). Diretrizes sobre mensurao ao valor justo (ED programada para o primeiro semestre de 2009; em 2008, como etapa intermediria, o IASB publicou diretriz desenvolvida por um Grupo de Especialistas). Apresentao das demonstraes financeiras Fase B (ED programada para 2010).
26

Benefcios ps-emprego (ED programada para o segundo semestre de 2009). Reconhecimento de receitas (ED programada para 2010). Passivos e patrimnio lquido (ED programada para o segundo semestre de 2009). Instrumentos financeiros substituio do IAS 39 (ED programada para o segundo semestre de 2009). Baixa (ED emitida em maro de 2009). Consolidao, inclusive Entidades de Propsitos Especficos (ED emitida em dezembro de 2008). Ativos intangveis (no includo na agenda ativa ). Arrendamentos (DP emitido em maro de 2009). Foram estabelecidas metas mais especficas para cada um dos projetos.

Adoo do IFRS no Canad


Atualmente, as empresas do Canad listadas nos Estados Unidos podem usar o US GAAP para elaborao de seus relatrios nacionais. Emissores estrangeiros no Canad podem emitir seus relatrios financeiros de acordo com o IFRS. Entidades canadenses obrigadas a publicar seus balanos financeiros devero adotar o IFRS para os exerccios fiscais que iniciam em 1 de janeiro de 2011 ou aps essa data. A adoo antecipada do IFRS permitida, sujeita analise de cada caso individualmente e aprovao do rgo regulador de valores mobilirios. Entidades sem fins lucrativos e planos de penso esto excludos e no esto obrigados a adotar o IFRS.

Adoo do IFRS na Amrica


As empresas no Chile listadas em bolsa esto adotando o IFRS de forma gradual a partir de 2009. Empresas listadas em bolsa e bancos no Brasil devem comear a utilizar o IFRS em 2010. A Comisso de Bancos e Valores Mobilirios do Mxico anunciou que todas as empresas listadas devem adotar o IFRS a partir de 2012. A classe contbil na Argentina adotou um plano, sujeito aprovao do governo, para exigir a adoo do IFRS pelas empresas listadas a partir de 2011, sendo opcional a adoo para empresas no listadas. O IFRS j exigido em vrios pases da Amrica Latina, inclusive Equador e Venezuela.
27

Adoo do IFRS na sia-Pacfico


As jurisdies da sia-Pacfico vm adotando diferentes enfoques na convergncia dos princpios contbeis locais com o IFRS. Obrigatoriedade de substituir princpios contbeis locais pelo IFRS A Monglia exige a adoo do IFRS por todas as companhias listadas. Todos os princpios contbeis nacionais so praticamente idnticos ao IFRS Os padres esto sendo adotados na Austrlia, em Hong Kong, na Coreia (em vigor em 2011, permitido em 2009), na Nova Zelndia e no Sri Lanka (em vigor em 2011). As datas de entrada em vigor e as transies podem ser diferentes dependendo do modelo do IFRS. A Nova Zelndia eliminou algumas opes de normas contbeis e adicionou algumas divulgaes e diretrizes. Quase todos os princpios contbeis so praticamente idnticos ao IFRS As Filipinas e Cingapura adotaram a maioria dos IFRSs, com algumas modificaes significativas. Alguns princpios locais so parecidos com o IFRS A ndia, a Malsia, o Paquisto e a Tailndia adotaram quase que totalmente determinadas linhas do IFRS, mas existem diferenas significativas em outras normas nacionais e existem atrasos para adoo de IFRS novos ou modificados. A ndia divulgou um plano de adoo completa do IFRS como Padro Contbil Indiano a partir de 2011, enquanto a Malsia adotar o IFRS como Padro de Divulgao de Relatrios Financeiros Locais at 2012 e o Paquisto at 31 de dezembro de 2009. O desenvolvimento dos GAAPs nacionais espelha-se no IFRS Acontece em diferentes graus na Indonsia, no Japo, em Taiwan e no Vietn, mas existem diferenas significativas. Em fevereiro de 2006 a China adotou uma nova Norma Bsica e 38 novas Normas Chinesas de Contabilidade consistentes com o IFRS, com poucas excees. O Japo e Taiwan comearam a estudar se devem exigir a adoo do IFRS por parte das empresas listadas. Algumas empresas listadas podem adotar o IFRS Aplica-se China (empresas com aes na bolsa de Hong Kong), em Hong Kong (empresas com operaes em Hong Kong, mas estabelecidas em outro pas), em Laos e em Mianmar.
28

Pronunciamentos recentes
Em vigor para exerccios findos em 31 de dezembro de 2008
Novas normas No h Aditamentos s normas IAS 39/IFRS 7 Novas interpretaes IFRIC 11 IFRIC 12 IFRIC 14

Reclassificao de ativos financeiros IFRS 2 Transaes entre Empresas do Grupo e com Aes em Tesouraria Acordos de Concesso de Servios IAS 19 Limite sobre Ativos Decorrentes de Planos de Benefcio Definidos, Exigncias mnimas de Financiamento e sua Interao entre essas Variveis

Disponvel para adoo antecipada para os exerccios findos em 31 de dezembro de 2008 Obs.: Disposies transitrias so complexas e h interdependncia entre as Normas. Veja Normas e Interpretaes para mais detalhes
Novas Normas IFRS 8 Normas Revisadas IFRS 1 (2008) Descrio Segmentos Operacionais Em vigor para exerccios fiscais com incio ou aps 1 de janeiro de 2009 Em vigor para perodos anuais iniciados em ou aps 1 de julho de 2009

Descrio Adoo Inicial das Normas Internacionais de Contabilidade (reestruturao de novembro de 2008) Combinaes de Negcios

IFRS 3 (2008)

IAS 1 (2007) IAS 23 (2007)

IAS 27 (2008)

Condies para perodo de aquisio e cancelamentos Exigncias revisadas para apresentao de determinadas demonstraes financeiras e terminologia totalmente revisada Demonstraes Financeiras Consolidadas e Separadas

Prospectivamente para combinaes de negcios ocorridas em perodos iniciados em ou aps 1 de julho de 2009. Permitida adoo antecipada mas no para perodos anuais iniciados antes de 30 de junho de 2007. 1 de janeiro de 2009 1 de janeiro de 2009

1 de julho de 2009.

29

Aditamentos das Normas IFRS 1 IFRS 2 IFRS 7 IAS 27 IAS 32 e IAS 1

Descrio Custo de investimento na adoo inicial Condies para perodo de aquisio e cancelamentos Aperfeioando divulgaes sobre instrumentos financeiros Remoo de definio do mtodo de custo Instrumentos financeiros de opo de revenda (puttable financial instruments) e obrigaes decorrentes da liquidao Itens elegveis como objeto de hedge

Em vigor para perodos anuais iniciados em ou aps 1 de janeiro de 2009 1 de janeiro de 2009 1 de janeiro de 2009 1 de janeiro de 2009 1 de janeiro de 2009

IAS 39

1 de julho de 2009

Melhorias anuais s IFRS (Maio 2008)* IFRS 5 IAS 1 IAS 16 IAS 16/IAS 7 IAS 19

Descrio Plano de venda de participao controladora em subsidiria Classificao de derivativos no circulante / no circulante Valor recupervel Venda de ativos destinados locao Custos de administrao de planos Substituio do termo fall due Orientao sobre passivos contingentes Emprstimos governamentais com taxa de juros abaixo da taxa de mercado Componentes de custos de emprstimos Mensurao em demonstraes financeiras separadas Impairment de investimentos em coligadas Divulgaes obrigatrias quando investimentos em coligadas e controladas em conjunto so contabilizados pelo valor justo atravs do resultado Descrio das demonstraes financeiras pelo custo histrico Divulgao de estimativas usadas para determinar o valor recupervel

Em vigor para perodos anuais iniciados em ou aps 1 de julho de 2009 1 de janeiro de 2009 1 de janeiro de 2009 1 de janeiro de 2009 1 de janeiro de 2009

IAS 20

1 de janeiro de 2009

IAS 23 IAS 27 IAS 28 IAS 28/IAS 31/ IAS 32/IFRS7

1 de janeiro de 2009 1 de janeiro de 2009 1 de janeiro de 2009 1 de janeiro de 2009

IAS 29 IAS 36

1 de janeiro de 2009 1 de janeiro de 2009

30

IAS 38

Atividades promocionais e de publicidade. Mtodo de amortizao por unidade de produo Reclassificao de instrumentos dentro e fora da categoria mensurado pelo valor justo atravs do resultado Designao e documentao de hedge no nvel de segmentos Taxa de juros efetiva aplicvel mediante descontinuao da contabilizao de hedge de valor justo Propriedade em construo ou incorporao Taxa de desconto para clculo de valor justo Transformao biolgica adicional

1 de janeiro de 2009

IAS 39

1 de janeiro de 2009

IAS 40/IAS 16 IAS 41

1 de janeiro de 2009 1 de janeiro de 2009

*Alteraes resultantes das Melhorias anuais s IFRS (maio de 2008) identificadas pelo IASB em virtude de mudanas contbeis para fins de apresentao, reconhecimento e mensurao foram includas acima. Alteraes relativas exclusivamente a terminologia ou mudanas editoriais, que o IASB espera que ter pouco ou nenhum efeito na contabilidade, no foram includas nesta lista. Para mais informaes, veja as respectivas Normas e Interpretaes emitidas pelo IASB e consulte o site www.iasplus.com.

Novas Descrio Interpretaes IFRIC 13 Programas de Fidelizao de Clientes IFRIC 15 Contratos de Construo do Setor Imobilirio IFRIC 16 Hedges de Investimentos Lquidos em Operaes no Exterior IFRIC 17 Distribuies de Ativos no monetrios para controladores IFRIC 18 Transferncia de Ativos de Clientes

Em vigor para perodos anuais iniciados em ou aps 1 de julho de 2008 1 de janeiro de 2009 1 de outubro de 2008

1 julho de 2009

Transferncias de ativos de clientes em ou aps 1 de julho de 2009

Disponvel para adoo aps o trmino do exerccio de 2008

Aditamentos Descrio das Normas IAS 19 Redues de benefcios e custos de servios negativos IAS 39 Reavaliao de derivativos e IFRIC 9 embutidos

Em vigor para perodos anuais iniciados em ou aps 1 de janeiro de 2009 Findos em ou aps 30 de junho de 2009

31

Resumo das normas atuais e interpretaes correspondentes


Apresentamos nas pginas 32 a 97 um resumo de todas as Normas Contbeis Internacionais divulgadas at 31 de maro de 2009, assim como o Prefcio para o IFRS e a Estrutura Conceitual para Elaborao e Apresentao das Demonstraes Financeiras. Esses resumos destinam-se a informao geral e no substituem a leitura na ntegra da Norma ou Interpretao. As recentes alteraes das Normas e Interpretaes j esto refletidas no texto, mesmo em caso de alteraes vigentes para o exerccio de 2009 e exerccios subsequentes. Para obter informaes sobre verses anteriores das Normas, veja edies anteriores do IFRS ao seu alcance. Data de vigncia significa a data de vigncia da ltima reviso completa da Norma ou Interpretao, no necessariamente da emisso original.

Prefcio s Normas Internacionais de Contabilidade Adoo Resumo Adotado pelo IASB em maio de 2002. Abrange, entre outros temas: os objetivos do IASB; o escopo do IFRS; processo formal de desenvolvimento o de Normas e Interpretaes; esmo status de pargrafos em negrito m e em cinza; poltica sobre datas de vigncia; e uso do ingls como idioma oficial. Estrutura Conceitual para Elaborao e Apresentao das Demonstraes Financeiras Adoo Aprovado pelo Conselho IASC em abril de 1989. Adotado pelo IASB em abril de 2001. Todos os requisitos da Estrutura esto no momento sendo analisados como parte do projeto conjunto IASB/FASB de Estrutura Conceitual.

32

Resumo

A Estrutura: Define o objetivo das demonstraes financeiras para fins gerais. O objetivo prestar informaes sobre a situao patrimonial, o desempenho e as mutaes na posio financeira de uma entidade que sejam teis para um vasto leque de usurios ao tomar decises econmicas; Identifica as caractersticas qualitativas que tornam teis as informaes nas demonstraes financeiras. A Estrutura identifica quatro caractersticas qualitativas principais: compreensibilidade, relevncia, confiabilidade e comparabilidade; e Define os elementos bsicos das demonstraes financeiras e os conceitos para o seu registro e mensurao nessas demonstraes financeiras. Os elementos diretamente relacionados situao patrimonial e financeira so ativos, passivos e patrimnio lquido. Os elementos diretamente relacionados ao desempenho so receitas e despesas.

IFRS 1 Adoo Inicial das Normas Internacionais de Contabilidade Data de vigncia Primeiras demonstraes financeiras em IFRS para um perodo iniciado em ou aps 1 de janeiro de 2004. Aditamentos (janeiro de 2008) relativos ao custo de investimentos na adoo inicial so vlidas a partir de 1 de janeiro de 2009, sendo permitida a adoo antecipada. Reestruturada da Norma (novembro de 2008) entra em vigor em 1 de julho de 2009 (sem reviso do contedo tcnico) Objetivo Estabelecer os procedimentos para entidades que estiverem adotando o IFRS pela primeira vez como base para preparao de suas demonstraes financeiras. Viso geral para empresas que adotam o IFRS pela primeira vez (atravs de declarao de forma explcita e sem reservas) em suas demonstraes financeiras anuais para o exerccio findo em 31 de dezembro de 2008: scolher polticas contbeis com base nas normas E do IFRS em vigor em 31 de dezembro de 2008
33

Resumo

laborar no mnimo as demonstraes financeiras E de 2008 e 2007 e reapresentar retrospectivamente a demonstrao da posio financeira inicial aplicando o IFRS em vigor em 31 de dezembro de 2008, exceto para os assuntos tratados em excees especficas no IFRS 1: - a demonstrao da posio financeira inicial elaborada em 1 de janeiro de 2007 (mas pode anteceder essa data se a empresa decidir apresentar mais de um ano de informaes comparativas com base no IFRS); - a demonstrao da posio financeira inicial apresentada nas primeiras demonstraes financeiras de acordo com o IFRS (portanto, trs demonstraes da posio financeira); e - se em 31 de dezembro de 2008 a entidade divulgar dados financeiros selecionados (mas no as demonstraes financeiras completas) com base no IFRS para os perodos anteriores a 2007, em complemento s demonstraes financeiras completas de 2008 e 2007, isso no muda o fato de sua primeira demonstrao da posio financeira com base no IFRS ser datada de 1 de janeiro de 2007. Interpretaes Publicao til da Deloitte No h. First-time adoption: A guide to IFRS 1 Atualmente sendo revisada. Estar disponvel para download no site www.iasplus.com/dttpubs/ pubs.htm IFRS 2 Pagamentos Baseados em Aes Data de vigncia Exerccios iniciados em ou aps 1 de janeiro de 2005. Aditamentos (janeiro de 2008) para esclarecer a definio de condies para aquisio (vesting conditions) e o tratamento contbil de cancelamentos pela contraparte em um acordo de pagamento baseado em aes entram em vigor em 1 de janeiro de 2009, sendo permitida a adoo antecipada. Objetivo Definir a contabilizao de transaes em que uma entidade recebe ou adquire bens ou servios pela entrega de seus instrumentos patrimoniais ou incorra

34

em passivos cujos valores so baseados no preo das suas aes ou outros instrumentos patrimoniais. Resumo odas as transaes envolvendo pagamentos T em aes so registradas nas demonstraes financeiras, com base em seus valores justos. A despesa reconhecida quando os bens ou servios recebidos so consumidos. O IFRS 2 aplica-se a companhias abertas ou no. Entretanto, se o valor justo dos instrumentos patrimoniais de empresas no negociadas em bolsa no puder ser mensurado com segurana, os instrumentos sero avaliados pelos seus valores intrnsecos. Em princpio, as transaes em que bens ou servios so recebidos de terceiros (no empregados da entidade), como forma de pagamento por instrumentos patrimoniais da entidade, devem ser avaliadas pelo valor justo dos bens ou dos servios recebidos. O valor justo dos instrumentos patrimoniais concedidos s ser aplicado se o valor justo dos bens ou dos servios recebidos no puder ser mensurado com segurana. Em transaes com empregados e prestadores de servios similares, a entidade deve avaliar o valor justo dos instrumentos patrimoniais concedidos, uma vez que, normalmente no possvel estimar o valor justo dos servios prestados pelo empregado. Em transaes avaliadas pelo valor justo de instrumentos patrimoniais concedidos (por exemplo, transaes com empregados), o valor justo apurado na data da outorga das opes. Em transaes avaliadas pelo valor justo dos bens ou dos servios recebidos, esse valor justo apurado na data em que os bens ou os servios so recebidos. No caso de bens ou servios avaliados com base no valor justo dos instrumentos patrimoniais concedidos, em geral, as condies para aquisio (vesting conditions), (exceto as condies de mercado) no so consideradas na apurao do valor justo das aes ou de opes na data de mensurao pertinente (especificada anteriormente). Em vez disso, as condies para aquisio de direitos so consideradas atravs do ajuste na quantidade de instrumentos patrimoniais includos na avaliao da transao para que, no final, o valor registrado dos bens ou dos servios
35

recebidos em contrapartida do pagamento com instrumentos patrimoniais concedidos se baseie na quantidade de instrumentos patrimoniais efetivamente adquiridos. Os aditamentos de janeiro de 2008 restringem a definio de condies para aquisio para incluir apenas as condies de servios e condies de desempenho e alteram a definio de condies de desempenho para exigir o cumprimento de um perodo de servio em adio s metas de desempenho especificadas. O valor justo dos instrumentos patrimoniais concedidos devem ter como base os preos de mercado, quando disponveis, e levar em conta os termos e as condies na qual estes instrumentos patrimoniais foram outorgados. Na ausncia de preos de mercado, o valor justo apurado atravs de modelos de avaliao. Tais modelos tm por finalidade determinar o preo na data de mensurao considerando que a transao fora realizada entre partes independentes, conhecedoras do negcio, livres de presses ou de outros interesses que no a essncia da transao. O IFRS 2 no especifica o modelo de avaliao que deve ser utilizado. Interpretaes IFRIC 8 Escopo do IFRS 2 O IFRIC 8 esclarece a aplicao do IFRS 2 para transaes com pagamentos baseados em aes nas quais uma entidade no pode identificar especificamente algum ou todos os bens ou servios recebidos. IFRIC 11 IFRS 2 Transaes entre empresas do Grupo e com Aes em Tesouraria O IFRIC 11 esclarece a aplicao do IFRS 2 a determinados acordos de pagamentos baseados em aes envolvendo os instrumentos patrimoniais da prpria entidade e outros envolvendo os instrumentos patrimoniais da sua controladora. Publicao til da Deloitte Share-based payments: A guide to IFRS 2 (segunda edio Junho de 2007) Instrues para a aplicao do IFRS 2 s transaes mais comuns de pagamento baseado em aes. Disponvel em ingls no site www.iasplus.com/ dttpubs/pubs.htm
36

IFRS 3 (2008) Combinaes de Negcios Data de vigncia O IFRS 3 (2008), emitido em janeiro de 2008, substitui o IFRS 3 (2004), em vigor para combinaes de negcios ocorridas em perodos iniciados em ou aps 1 de julho de 2009. A aplicao antecipada permitida, mas no para perodos iniciados anteriormente a 30 de junho de 2007. Veja edies anteriores do IFRS ao seu alcance para obter um resumo das exigncias do IFRS 3 (2004). Objetivo A empresa adquirente de um negcio reconhece os ativos adquiridos e passivos assumidos por seus valores justos na data de aquisio e divulga as informaes que possibilitam aos usurios avaliarem a natureza dos efeitos financeiros da aquisio. ma combinao de negcios uma transao U ou um evento no qual um comprador obtm o controle de um ou mais negcios. Um negcio definido como um conjunto de atividades e ativos integrados capazes de serem conduzidos e administrados para fins de fornecer retorno direto aos investidores ou outros proprietrios, membros ou participantes. O IFRS 3 no se aplica formao de joint ventures, combinaes de entidades ou negcios sob controle comum, nem aquisio de um ativo ou grupo de ativos que no constituam um negcio. O mtodo de aquisio usado para todas as combinaes de negcios. Os passos para aplicao do mtodo de aquisio so: 1. Identificao da adquirente a entidade que atravs da combinao de negcios obtm controle sobre a adquirida. 2. Determinao da data de aquisio a data na qual a adquirente obtm o controle da adquirida. 3. Reconhecimento e mensurao dos ativos identificveis adquiridos, do passivo assumido e qualquer Participao No Controladora (PNC) na empresa adquirida. 4. Reconhecimento e mensurao do gio ou ganho na negociao.
37

Resumo

tivos e passivos so avaliados pelos seus valores A justos na data da aquisio (com um nmero limitado de excees especificadas). A entidade tem a opo de avaliar a PNC: (a) por seu valor justo; ou (b) pela proporo do valor justo dos ativos identificveis lquidos do negcio adquirido (opo disponvel transao a transao). O gio mensurado pela diferena entre: - a soma: (a) do valor justo na data de aquisio da importncia transferida; (b) do valor de qualquer PNC; e (c) em uma combinao de negcios realizada por etapas (veja a seguir), do valor justo na data de aquisio da participao societria no capital social da adquirida, previamente detida pela adquirente; e - o valor lquido na data da aquisio dos ativos identificveis adquiridos e das obrigaes assumidas (mensurados de acordo com o IFRS 3). Se a diferena anterior for negativa, o ganho resultante reconhecido como ganho na negociao no resultado. Para as combinaes de negcios realizadas em etapas, se a adquirente aumentar a sua participao societria j existente com o objetivo de conseguir o controle da adquirida, a participao societria precedente mensurada pelo seu valor justo na data de aquisio e qualquer ganho ou perda reconhecido no resultado. Se o registro inicial de uma combinao de negcios puder ser realizado somente provisoriamente quando do fechamento do exerccio social que a transao ocorreu, a combinao registrada por seus valores apurados preliminarmente. Os ajustes aos valores preliminares correspondentes aos fatos e s circunstncias existentes na data da aquisio podem ser feitos no prazo de um ano. No devero ser realizados ajustes aps um ano, exceto para correo de erro de acordo com o IAS 8. A importncia paga pela aquisio inclui o valor justo na data da aquisio da considerao contingente. (valor adicional a ser pago futuramente que depende da ocorrncia de eventos futuros) As variaes na considerao contingente, classificada como passivo, resultantes de eventos ocorridos aps a data de aquisio so geralmente reconhecidas no resultado.
38

Todos os custos relacionados aquisio (exemplo: comisso de intermediao, honorrios profissionais ou de consultoria e custos internos do departamento de fuses e aquisies) so reconhecidos no resultado do exerccio/perodo, com exceo dos custos de emisso de ttulos de dvida ou aes, os quais so reconhecidos de acordo com o IAS 39 e IAS 32, respectivamente. Expande as orientaes sobre alguns aspectos especficos de combinao de negcios, incluindo-se: - combinaes de negcios realizadas sem transferncia de contraprestao; - aquisies reversas; - identificao de ativos intangveis adquiridos; - relacionamentos pr-existentes entre a adquirente e a adquirida (exemplo: direitos readquiridos); e - reavaliao dos acordos contratuais da adquirida na data da aquisio. Interpretaes Publicao til da Deloitte No h. Business combinations and changes in ownership interests: A guide to the revised IFRS 3 and IAS 27 Complementa as instrues do prprio IASB sobre a aplicao desta norma. Disponvel em ingls no site www.iasplus.com/dttpubs/pubs.htm IFRS 4 Contratos de Seguros Data de vigncia Exerccios iniciados em ou aps 1 de janeiro de 2005. Objetivo Definir as informaes financeiras sobre contratos de seguros at o IASB concluir a segunda fase do seu projeto sobre contratos de seguros. s seguradoras esto isentas de aplicar a estrutura A do IASB e certos IFRSs em vigor; Ficam proibidas as provises para catstrofes e equalizao. Exige o teste da adequao dos passivos de seguros registrados e de impairment dos ativos de resseguros.
39

Resumo

Os passivos de seguros no podem ser compensados com os ativos de resseguros correspondentes. Limitao das mudanas na prtica contbil. Exigncia de novas divulgaes. Os contratos de garantia financeira esto no escopo do IAS 39, salvo se o emissor tiver anteriormente (antes da adoo inicial do IFRS 4) declarado especificamente que considera tais contratos como contratos de seguro e tiver usado a contabilizao apropriada a estes. Nesses casos, pode-se optar entre o IAS 39 e o IFRS4. Interpretaes No h.

IFRS 5 Ativos No Circulantes Mantidos para Venda e Operaes Descontinuadas Data de vigncia Exerccios iniciados em ou aps 1o de janeiro de 2005. Aditamentos resultantes das Melhorias anuais s IFRS (maio de 2008), no que se refere a situaes em que uma entidade planeja vender a participao controladora em uma subidiria, entram em vigor em 1 de julho de 2009, sendo permitida a adoo antecipada, desde que o IAS 27 (conforme alterado em 2008) seja aplicado a partir da mesma data. Objetivo Definir a contabilizao de ativos no circulantes mantidos para venda e a apresentao e divulgao de operaes descontinuadas. ntroduz a classificao mantidos para I venda (disponvel para venda imediata e alta probabilidade de baixa ou alienao dentro de um perodo de 12 meses) e o conceito de grupo de alienao (um grupo de ativos a ser baixado ou alienado em uma nica transao, incluindo qualquer obrigao correspondente). Esses ativos no circulantes ou grupos de alienao mantidos para venda so avaliados pelo menor valor entre o valor contbil e o valor justo menos o custo de venda. Esses ativos no circulantes mantidos para venda (seja individualmente ou como parte de um grupo de alienao) no so depreciados.

Resumo

40

Um ativo no circulante classificado como mantido para venda e os ativos e passivos em um grupo de alienao classificados como mantidos para venda, so apresentados separadamente no corpo da demonstrao da posio financeira. As alteraes de maio de 2008 exigem que os ativos e passivos de uma subsidiria sejam classificados como mantidos para venda se a controladora estiver comprometida com um plano que envolve perda de controle da subsidiria, no importando se a entidade ir reter uma participao no controladora aps a venda. Uma operao descontinuada um componente da entidade que foi alienado ou est classificado como mantidos para venda e: (a) representa um negcio principal separado ou uma importante rea geogrfica de operaes; (b) faz parte de um nico plano coordenado para alienar um negcio principal separado ou uma importante rea geogrfica de operaes; ou (c) uma controlada adquirida exclusivamente na perspectiva de ser revendida. A entidade apresenta como um nico valor no corpo da demonstrao do resultado abrangente a soma dos lucros e dos prejuzos das operaes descontinuadas para o perodo e o ganho ou a perda resultante da alienao ou baixa das operaes descontinuadas (ou da reclassificao dos ativos e passivos de operaes descontinuadas mantidas para venda). Portanto, a demonstrao do resultado abrangente efetivamente dividida em duas partes operaes continuadas e operaes descontinuadas. Interpretaes Publicao til da Deloitte No h. Assets held for sale and discontinued operations: A guide to IFRS 5 Publicado em maro de 2008. Instrues para a aplicao do IFRS 5. Disponvel em ingls para download no site www.iasplus.com/dttpubs/ pubs.htm

41

IFRS 6 Explorao e Avaliao de Recursos Minerais Data de vigncia Exerccios iniciados em ou aps 1 de janeiro de 2006. Objetivo Definir as informaes financeiras sobre a explorao e avaliao de recursos minerais at o IASB concluir um projeto abrangente nessa rea. o exige nem probe nenhuma prtica contbil N especfica para o registro e a avaliao de ativos de explorao e avaliao. A entidade pode continuar a utilizar as suas prticas contbeis atuais, desde que cumpram as exigncias do pargrafo 10 do IAS 8, ou seja, que tais prticas gerem informaes relevantes que atendam s necessidades dos usurios para a tomada de decises econmicas e sejam confiveis. Concede uma iseno temporria para a aplicao dos pargrafos 11 e 12 do IAS 8 que estabelecem uma hierarquia das fontes de prtica contbeis de IFRS aplicveis na ausncia de uma norma especfica. Exige a realizao do teste de impairment quando h indcios de que o valor contbil dos ativos de explorao e avaliao maior que o seu valor recupervel. Ainda, ativos de explorao e avaliao so submetidos a teste de impairment antes de sua reclassificao como ativos de desenvolvimento. Permite que o impairment seja avaliado em um nvel mais alto que a unidade geradora de caixa nos termos do IAS 36, mas, o impairment deve ser mensurado conforme o IAS 36. Exige a divulgao de informaes que identifiquem e expliquem os valores derivados da explorao e avaliao de recursos minerais. Interpretaes No h.

Resumo

IFRS 7 Instrumentos Financeiros: Divulgaes Data de vigncia Exerccios iniciados em ou aps 1 de janeiro de 2007. Aditamentos (outubro de 2008) sobre divulgaes para reclassificaes de ativos financeiros so vlidas a partir de 1 de julho de 2008. O Aditamento (maro de 2008) introduz a divulgao do valor justo em nveis distintos,
42

conforme hierarquia de fontes utilizadas para determinao do valor justo e aprimora as divulgaes sobre risco de liquidez. Tais alteraes so vlidas a partir de 1 de janeiro de 2009, sendo permitida a adoo antecipada. Objetivo Prever divulgaes que permitam aos usurios das demonstraes financeiras avaliarem a relevncia de instrumentos financeiros para uma entidade, a natureza e a dimenso dos seus riscos e como a entidade gerencia esses riscos. xige a divulgao de informaes sobre a E relevncia dos instrumentos financeiros para a situao financeira e patrimonial da entidade e seu desempenho. Essa exigncia envolve: - Divulgao relacionada posio financeira da entidade inclusive informaes sobre os ativos e passivos financeiros por categoria, divulgaes especiais quando a opo pelo valor justo usada, reclassificaes, baixa dos ativos e passivos financeiros, ativos dados em garantia, derivativos embutidos e violao de termos contratuais. - Divulgaes relacionadas ao desempenho da entidade no perodo inclusive informaes sobre receita reconhecida, despesas, ganhos e perdas; despesas e receitas de juros; receitas de honorrios; e perdas por impairment; e - Outras divulgaes inclusive informao sobre polticas contbeis, contabilizao de hedge e os valores justos de cada classe de ativo e passivo financeiro. Requer a divulgao de informaes sobre a natureza e a extenso dos riscos decorrentes de instrumentos financeiros: - divulgaes qualitativas sobre exposies a cada classe de risco e como esses riscos so gerenciados; e - divulgaes quantitativas sobre exposies a cada classe de risco, separadamente para risco de crdito, risco de liquidez e risco de mercado (inclusive as anlises de sensibilidade). Interpretaes Publicao til da Deloitte No h. iGAAP 2008 Financial Instruments: IAS 32, IAS 39, and IFRS 7 Explained
43

Resumo

4 edio (maio de 2008). Instrues sobre como aplicar essas normas complexas, incluindo exemplos ilustrativos e interpretaes. Informaes. Disponvel em ingls no site www.iasplus.com/ dttpubs/pubs.htm IFRS 8 Segmentos Operacionais Data de vigncia Exerccios iniciados em ou aps 1 de janeiro de 2009, sendo permitida a adoo antecipada. Substitui o IAS 14 Divulgao de Segmentos Operacionais a partir da data de adoo . Veja edies anteriores do IFRS ao seu alcance para obter um resumo dos requisitos do IAS 14. Objetivo A entidade deve divulgar informaes que permitam aos usurios das suas demonstraes financeiras avaliar a natureza e os efeitos financeiros das atividades de negcios a que se dedica e os ambientes econmicos em que opera. plicvel s demonstraes financeiras A consolidadas de um grupo com uma controladora (e s demonstraes financeiras separadas ou individuais de uma entidade): - cujos ttulos de dvida ou instrumentos patrimoniais so negociados em um mercado de capitais; ou - que apresenta ou que est em processo de apresentar suas demonstraes financeiras (consolidadas) a uma comisso de ttulos e valores mobilirios ou outro rgo regulador com a inteno de emitir qualquer tipo de instrumento no mercado de capitais. Um segmento operacional um componente da entidade: - que realiza atividades de negcio que geram receitas e incorrem em despesas (inclusive receitas e despesas relacionadas s transaes com outros componentes da mesma entidade); - cujos resultados operacionais so regularmente revisados pelo executivo responsvel pelas decises operacionais da entidade, para a tomada de decises sobre a alocao de recursos ao segmento e avalia o seu desempenho; e - sobre a qual existe informao financeira individualizada disponvel.
44

Resumo

Existem orientaes sobre segmentos operacionais divulgveis (geralmente dentro de um limite de 10%). Pelo menos 75% das receitas da entidade devem ser includas nos segmentos divulgveis. No define receita, despesa, resultado, ativo ou passivo por segmento e nem exige a elaborao de informaes por segmentos em conformidade com as prticas contbeis adotadas para as demonstraes financeiras da entidade. Algumas divulgaes relativas ao conjunto da entidade so exigidas mesmo quando a entidade s tem um segmento divulgvel. Estas incluem informaes sobre cada produto e servio ou grupos de produtos e servios. As anlises de receitas e certos ativos no circulantes por rea geogrfica so exigidas para todas as entidades ampliando-se a exigncia divulgao de receitas/ativos por pas (se for relevante), independentemente da organizao da entidade. Tambm a divulgao de informao sobre transaes com clientes externos significativos (10% ou mais da receita da entidade). Interpretaes No h.

IAS 1 (2007) Apresentao das Demonstraes Financeiras Data de vigncia Aplica-se aos exerccios iniciados em ou aps 1 de janeiro de 2009. Substitui o IAS 1 (2003) a partir da data de sua aplicao. permitida a adoo antecipada deste pronunciamento. Veja edies anteriores do IFRS ao seu alcance para obter um resumo dos requerimentos do IAS 1 (2003). O aditamento (fevereiro de 2008) relativo s divulgaes de instrumentos financeiros com opo de revenda e obrigaes decorrentes de liquidao entram em vigor em 1 de janeiro de 2009, sendo permitida a adoo antecipada. As alteraes resultantes das Melhorias anuais s IFRS (maio de 2008) a respeito da classificao de derivativos como circulante/no circulante entram em vigor em 1 de janeiro de 2009, sendo permitida a adoo antecipada.
45

Objetivo

Formular toda a estrutura de apresentao de demonstraes financeiras para fins gerais, inclusive orientaes sobre a sua estrutura e contedo mnimo. rincpios fundamentais estabelecidos para P elaborao das demonstraes financeiras, inclusive premissas sobre a continuidade das operaes (going concern), consistncia na apresentao e classificao, regime de competncia e materialidade; Ativos e passivos e receitas e despesas no so apresentados lquidos, salvo se a compensao for permitida ou exigida por outro IFRS; As informaes comparativas do exerccio social anterior so apresentadas para os valores constantes nas demonstraes financeiras e notas explicativas; As demonstraes financeiras so geralmente preparadas anualmente. Se houver alterao da data base do exerccio social e as demonstraes financeiras forem apresentadas em perodo diferente de um ano, so requeridas divulgaes adicionais; O conjunto completo de demonstraes financeiras abrange: - demonstrao da posio financeira; - demonstrao do resultado abrangente; - demonstrao das mutaes do patrimnio lquido; - demonstrao dos fluxos de caixa; - notas explicativas; e - (somente quando uma poltica contbil tiver sido aplicada retrospectivamente ou os itens das demonstraes financeiras tiverem sido reapresentados ou reclassificados) demonstrao da posio financeira correspondente ao incio do primeiro perodo comparativo apresentado. (Portanto, nessas circunstncias limitadas, geralmente apresentam-se trs demonstraes da posio financeira). As entidades podem usar ttulos diferentes para suas demonstraes financeiras daqueles apresentados no tpico anterior, ou seja, balano patrimonial etc;

Resumo

46

O IAS 1 especifica as rubricas a serem apresentadas no corpo das demonstraes da posio financeira, do resultado abrangente e das mutaes do patrimnio e inclui instrues para identificao de rubricas adicionais. O IAS 7 fornece orientao sobre as rubricas a serem apresentadas nas demonstraes dos fluxos de caixa; Na demonstrao da posio financeira, a distino entre circulante e no circulante usada para ativos e passivos, salvo se a apresentao por ordem de liquidez fornecer informaes adicionais confiveis e mais relevantes; De acordo com as alteraes de maio de 2008, os instrumentos financeiros classificados como mantidos para negociao em conformidade com o IAS 39 nem sempre devem ser apresentados como ativos/passivos circulantes; A demonstrao do resultado abrangente inclui todos os itens de receitas e despesas (por exemplo, todas as mutaes do patrimnio que no so derivadas de seus proprietrios) inclusive: (a) componentes do resultado do exerccio; e (b) outras receitas abrangentes (por exemplo, itens de receitas e despesas no reconhecidos no resultado do exerccio conforme exigido ou permitido por outro IFRS). Esses itens podem ser apresentados: - em uma nica demonstrao do resultado abrangente (que demonstra o subtotal do resultado do exerccio); ou - em uma demonstrao do resultado separada (mostrando os componentes do resultado do exerccio) e demonstrao do resultado abrangente (iniciando com o resultado do exerccio e mostrando os componentes de outros resultados abrangentes). A anlise das despesas reconhecidas na demonstrao do resultado pode ser apresentada por natureza ou por funo. Se apresentada por funo, a entidade deve, em nota explicativa, apresentar seus resultados classificados por natureza; A demonstrao das mutaes do patrimnio lquido apresenta: - o resultado abrangente total do perodo; - os efeitos da aplicao retrospectiva ou reapresentao retrospectiva, de acordo com o IAS 8, sobre cada componente do patrimnio;
47

- transaes com proprietrios na qualidade de proprietrios; e - para cada componente do patrimnio, uma reconciliao entre os saldos de abertura e encerramento, divulgando cada mutao separadamente. O IAS 1 especifica divulgaes mnimas em notas explicativas que incluem informaes sobre: - polticas contbeis adotadas; - o julgamento da administrao no processo de aplicao das polticas contbeis da entidade com efeito mais significativo sobre os montantes reconhecidos nas demonstraes financeiras; e - estrutura de capital e conformidade com os requisitos de capital. Um apndice do IAS 1 inclui exemplos ilustrativos de demonstraes financeiras, exceto a demonstrao dos fluxos de caixa (vide IAS 7). Interpretaes SIC 29 Acordos de Concesso de Servios: divulgao A divulgao exigida se a entidade concordar em prestar servios que proporcionam acesso pblico a importantes instalaes econmicas e sociais. Publicaes IAS 1 (2007) Presentation of Financial teis da Deloitte Statements: A Compliance checklist Lista separada de pontos para apresentao e divulgao especificando as divulgaes exigidas pelo IAS 1 revisado. IFRS model financial statements Exemplifica o layout das demonstraes financeiras e as exigncias de apresentao e divulgao do IFRS. Disponvel em ingls no site www.iasplus.com/fs/ fs.htm IAS 2 Estoques Data de vigncia Exerccios iniciados em ou aps 1 de janeiro de 2005. Objetivo Definir o tratamento contbil dos estoques, inclusive a apurao do custo e o reconhecimento de despesas.

48

Resumo

s estoques devem ser avaliados ao custo ou pelo O valor lquido de realizao (VLR), o que for menor; Custos incluem o custo de aquisio, de transformao (materiais, mo-de-obra e custos fixos) e outros custos para trazer o estoque sua localizao e condio atuais, mas no as variaes cambiais; No caso de itens de estoque que no so intercambiveis, so atribudos custos especficos a determinados itens individuais; Nos itens intercambiveis, o custo determinado pelo mtodo Primeiro a Entrar, Primeiro a Sair (PEPS-FIFO7) ou pela mdia ponderada. O mtodo ltimo a Entrar, Primeiro a Sair (UEPS-LIFO8) no permitido; Quando os estoques so vendidos, o valor contbil deve ser registrado como custo no perodo em que a respectiva receita registrada; As redues ao VLR so registradas como despesa no perodo da reduo. Os estornos decorrentes de um aumento no VLR so registrados em uma conta redutora do custo de vendas no perodo em que ocorrem.

Interpretaes

No h.

IAS 7 Demonstrao dos Fluxos de Caixa Data de vigncia Perodos iniciados em ou aps 1 de janeiro de 1994. Ttulo aditado pelo IAS 1(2007) em vigor em 1 de janeiro de 2009. As alteraes resultantes das Melhorias anuais s IFRS (maio de 2008) referentes aos fluxos de caixa gerados pelas vendas de ativos destinados locao entram em vigor em 1 de janeiro de 2009, sendo permitida a adoo antecipada (vide IAS 16). Objetivo Exigir a apresentao de informaes sobre o histrico de variaes no caixa e equivalentes de caixa da empresa atravs da apresentao dos fluxos de caixa no perodo de acordo com as atividades operacionais, de investimento e de financiamento. demonstrao dos fluxos de caixa apresenta as A variaes no caixa e equivalentes de caixa durante o perodo;
49

Resumo
7 8 First In First Out (FIFO) Last In First Out (LIFO)

Equivalentes de caixa incluem aplicaes financeiras de curto prazo (prazo inferior a trs meses a partir da data de aquisio), imediatamente conversveis em um montante conhecido em dinheiro e que esto sujeitas a um risco irrelevante de variao de valor. Geralmente excluem investimentos em aes. Os fluxos de caixa gerados pelas atividades operacionais, de investimento e de financiamento so reportados separadamente; Os fluxos de caixa decorrentes de atividades operacionais so reportados pelo mtodo direto (recomendado) ou indireto; Os fluxos de caixa decorrentes de impostos sobre a renda so classificados como operacionais a menos que possam ser especificamente identificados com atividades de investimento ou de financiamento. A taxa de cmbio utilizada na converso de transaes em moeda estrangeira e dos fluxos de caixa de uma controlada estrangeira deve ser a taxa em vigor na data de cada fluxo de caixa. Os totais de fluxos de caixa relacionados obteno ou perda de controle de subsidirias ou outros negcios so apresentados separadamente e classificados como atividades de investimento, com divulgaes adicionais especficas; e As operaes de investimento e de financiamento que no exigem o uso de caixa so excludas das demonstraes dos fluxos de caixa, mas so divulgadas separadamente. Alguns exemplos de demonstraes dos fluxos de caixa esto includos no apndice do IAS 7. Interpretaes No h.

IAS 8 Polticas Contbeis, Mudanas nas Estimativas Contbeis e Erros Data de vigncia Exerccios iniciados em ou aps 1 de janeiro de 2005. Objetivo Estabelecer os critrios para a seleo e mudana de polticas contbeis, junto com o tratamento contbil e a divulgao de mudanas de polticas contbeis, mudanas em estimativas e erros.

50

Resumo

ierarquia para seleo de polticas contbeis: H - As normas e interpretaes do IASB, considerando eventuais orientaes de implementao pertinentes do IASB; - Na ausncia de IFRS diretamente aplicvel, verificar os requisitos e as orientaes do IFRS que lidam com questes similares e relacionadas, e as definies, critrios de reconhecimento e conceitos de mensurao para ativos, passivos, receitas e despesas na Estrutura Conceitual para a Elaborao e Apresentao das Demonstraes Financeiras; e - A administrao tambm pode considerar os pronunciamentos mais recentes de outros rgos reguladores que utilizam uma estrutura conceitual similar para desenvolver normas contbeis, outra doutrina contbil e prticas setoriais aceitas. As polticas contbeis so aplicadas de forma consistente para operaes semelhantes. Uma poltica contbil alterada somente se a modifidao for exigida por um IFRS ou se resultar em informao confivel e mais relevante. Se a mudana de poltica contbil for exigida por um IFRS, as exigncias de transio do pronunciamento so seguidas. Se nenhum IFRS for especificado, ou se a mudana for voluntria, a nova poltica contbil aplicada retrospectivamente, reapresentando os perodos anteriores. Na impossibilidade de reapresentao, a poltica aplicada prospectivamente a partir do incio do primeiro perodo possvel. As mudanas nas estimativas contbeis (por exemplo, mudana na vida til de um ativo) so contabilizadas no exerccio corrente ou exerccios futuros ou ambos (sem reapresentao). Todos os erros materiais so corrigidos pela reapresentao de valores comparativos do perodo anterior e, se o erro ocorreu antes do primeiro perodo apresentado, pela reapresentao da demonstrao inicial da posio financeira.

Interpretaes

No h.

51

IAS 10 Eventos Subsequentes Data de vigncia Exerccios iniciados em ou aps 1 de janeiro de 2005. Ttulos aditados pelo IAS 1 (2007) em vigor em 1 de janeiro de 2009. Objetivo Definir: quando uma entidade deve ajustar suas demonstraes financeiras com respeito a eventos subsequentes ao perodo contbil a que se referem as demonstraes financeiras; e as informaes que devem ser divulgadas sobre a data em que concedida a autorizao para emisso das demonstraes financeiras e sobre os eventos subsequentes ao perodo contbil a que se referem as demonstraes financeiras. Resumo ventos subsequentes ao perodo contbil a que E se referem as demonstraes financeiras so aqueles eventos, favorveis ou desfavorveis, que ocorrem entre a data final do perodo contbil a que se referem as demonstraes e a data na qual autorizada a emisso das demonstraes financeiras. Eventos que originam ajustes as demonstraes financeiras so ajustadas para refletir aqueles eventos que evidenciam condies que j existiam na data final do perodo a que se referem as demonstraes financeiras (como a deciso de um processo judicial aps o encerramento do perodo contbil a que se referem as demonstraes); Eventos que no originam ajustes as demonstraes financeiras no so ajustadas para refletir eventos ocorridos aps o encerramento do perodo contbil a que se referem as demonstraes (como queda dos preos de mercado aps o encerramento do exerccio, que no altera a valorizao de investimentos na data final do perodo contbil). A natureza e o impacto de tais eventos devem ser divulgados; Dividendos propostos ou declarados sobre as participaes acionrias aps o perodo contbil a que se referem as demonstraes no so reconhecidos como passivo ao final daquele perodo. Sua divulgao obrigatria; As demonstraes financeiras no so preparadas com base no pressuposto de continuidade operacional se os eventos subsequentes
52

ao perodo contbil a que se referem as demonstraes indicarem que o pressuposto de continuidade operacional no apropriado. As entidades devem divulgar a data em que foi concedida a autorizao para emisso das demonstraes financeiras. Interpretaes No h.

IAS 11 Contratos de Construo Data de vigncia Perodos iniciados em ou aps 1 de janeiro de 1995. Objetivo Definir o tratamento contbil de receitas e custos associados a contratos de construo nas demonstraes financeiras da contratada. receita do contrato compreende o valor A acordado no contrato inicial e as variaes decorrentes de outros trabalhos contratados, demandas e pagamentos de incentivos contratuais na extenso em que for provvel que venham a resultar em receita e puderem ser mensurados com segurana; Os custos do contrato compreendem os custos relacionados diretamente a um contrato especfico, custos atribuveis atividade geral contratada e que possam ser alocados ao contrato, acrescidos de outros custos que forem diretamente debitveis ao cliente nos termos do contrato; Quando a concluso de um contrato de construo puder ser estimada com segurana, a receita e os custos so reconhecidos de acordo com a evoluo da atividade contratual (mtodo de percentual de concluso da obra); Caso a concluso no possa ser estimada com segurana, no se deve reconhecer nenhum lucro. As receitas contratuais devem ser reconhecidas apenas de acordo com a previso de recuperao dos custos contratuais incorridos, que devem ser levados ao resultado quando efetivamente incorridos; Se for provvel que o total dos custos contratuais ir exceder o total das receitas contratuais, a perda esperada reconhecida imediatamente. Interpretaes Veja o IAS 18 para um sumrio do IFRIC 15 Contratos de Construo do setor imobilirio.
53

Resumo

IAS 12 Tributos sobre a Renda Data de vigncia Perodos iniciados em ou aps 1 de janeiro de 1998. Certas revises aplicam-se a perodos iniciados em ou aps 1 de janeiro de 2001. Objetivo Definir o tratamento contbil dos tributos sobre a renda. Estabelecer os princpios e fornecer orientao contbil para as conseqncias fiscais correntes e futuras: recuperao (liquidao) futura de valores contbeis de ativos (passivos) reconhecidos nas demonstraes da posio financeira da entidade, e transaes e outros eventos no perodo corrente que so reconhecidos nas demonstraes financeiras da entidade. Resumo assivos e ativos fiscais correntes so reconhecidos P para tributos de perodos anteriores e correntes, mensurados pelas alquotas vigentes para o respectivo perodo; Diferena temporria significa a diferena entre o valor contbil de um ativo ou de um passivo e sua base fiscal; O tributo diferido passivo reconhecido para os efeitos fiscais futuros de todas as diferenas temporrias tributveis, com trs excees: - quando o tributo diferido passivo decorra do reconhecimento inicial de gio; - o reconhecimento inicial de um ativo/passivo no proveniente de uma combinao de negcios, que, poca da transao, no afeta nem o resultado contbil nem o lucro tributvel; e - diferenas decorrentes de investimentos em controladas, filiais e coligadas, assim como participaes em joint ventures (exemplo, devido a lucros no distribudos), em que a entidade possa controlar o momento da reverso da diferena e onde seja provvel que a reverso no ir ocorrer em um futuro previsvel. Um tributo diferido ativo reconhecido para as diferenas temporrias dedutveis, prejuzos fiscais no utilizados e crditos fiscais no utilizados, desde que seja provvel que haver lucro
54

tributvel disponvel para compensar as diferenas temporrias dedutveis, com as seguintes excees: - O tributo diferido ativo resultante do reconhecimento inicial de um ativo/passivo no proveniente de uma combinao de negcios, que, poca da transao, no afeta nem o resultado contbil nem o lucro tributrio; e - ativos decorrentes de diferenas temporrias dedutveis associadas a investimentos em controladas, filiais e coligadas, e participaes em joint ventures, so reconhecidos somente na medida em que for provvel que a diferena temporria ser revertida em um futuro previsvel e haver lucro tributvel disponvel para compensar a diferena. Passivos (ativos) fiscais diferidos so mensurados com base nas alquotas fiscais previstas para o perodo em que o passivo liquidado ou o ativo realizado, com base nas alquotas/legislao tributria promulgadas ou substantivamente promulgadas no encerramento do exerccio; Os ativos e passivos fiscais diferidos no so descontados a valor presente; Os ativos e passivos fiscais diferidos so includos como receita ou despesa no resultado do perodo, exceto se tais ativos e passivos fiscais forem decorrentes de: - transaes ou eventos reconhecidos fora do resultado (seja no resultado abrangente ou no patrimnio lquido); ou - combinao de negcios. Os ativos e passivos fiscais diferidos so apresentados como itens No Circulantes, na demonstrao da posio financeira. Interpretaes SIC 21 Tributao sobre a Renda Recuperao de Ativos No Depreciveis Reavaliados A mensurao de passivos ou ativos fiscais diferidos decorrentes da reavaliao de um ativo no deprecivel baseada nos efeitos fiscais da alienao do ativo em vez da sua utilizao. SIC 25 Tributao sobre a renda Mudanas na Situao Fiscal de uma Entidade ou dos Seus Acionistas
55

Os efeitos fiscais correntes e diferidos de mudanas na situao fiscal so includos no resultado do perodo, exceto se esses efeitos estiverem relacionados a transaes ou eventos que foram reconhecidos fora do resultado do perodo. IAS 16 Ativo Imobilizado Data de vigncia Exerccios iniciados em ou aps 1 de janeiro de 2005. As alteraes resultantes das Melhorias anuais s IFRS (maio de 2008) referentes contabilizao de ativos destinados locao e definio de valor recupervel entram em vigor em 1 de janeiro de 2009, sendo permitida a adoo antecipada. Objetivo Estabelecer os princpios para o reconhecimento inicial e posterior contabilizao do ativo imobilizado. tens do imobilizado so registrados como ativos I sempre que for provvel que os benefcios econmicos futuros a eles associados sero auferidos pela entidade, e o seu custo puder ser avaliado com segurana; O reconhecimento inicial feito ao custo, que inclui todos os custos necessrios para preparar o ativo para o seu uso pretendido. Juros so registrados caso o pagamento seja diferido; Aps a aquisio, o IAS 16 permite a escolha do modelo de contabilizao: - Modelo de custo: o ativo registrado ao custo menos depreciao acumulada e perda de valor recupervel; ou - Modelo de reavaliao: o ativo registrado pelo valor reavaliado, equivalente ao valor justo na data de reavaliao menos depreciao e perda de valor recupervel posteriores. Segundo o modelo de reavaliao, as reavaliaes so realizadas regularmente. Todos os itens de uma determinada categoria so reavaliados. Os acrscimos de reavaliao so creditados ao patrimnio lquido. Decrscimos de reavaliao so primeiro alocados reserva de reavaliao no patrimnio lquido relacionado ao ativo especfico, sendo eventuais excedentes alocados ao resultado;
56

Resumo

Quando o ativo reavaliado alienado, a reserva de reavaliao no patrimnio lquido mantida neste grupo, no sendo levada ao resultado; Componentes de um ativo com padres de benefcios divergentes devem ser depreciados separadamente; A depreciao sistematicamente alocada ao longo da vida til do ativo. O mtodo de depreciao deve refletir o padro de consumo de benefcios. O valor residual revisado pelo menos anualmente e equivale ao valor que a entidade receberia se o ativo tivesse a idade e a condio prevista para o fim da sua vida til. A vida til tambm revisada anualmente. Caso a transao de um item do imobilizado (por exemplo, uma aeronave) exija vistorias significativas regulares, o seu custo registrado no valor contbil do ativo a cada vistoria, se os critrios de reconhecimento forem atendidos; O impairment do ativo imobilizado avaliado de acordo com o IAS 36; Todas as permutas de ativo imobilizado so avaliadas ao valor justo, inclusive permutas por itens similares, a no ser que falte operao essncia comercial ou o valor justo do ativo recebido ou do ativo entregue no possa ser avaliado com segurana. Segundo os aditamentos feitos em maio de 2008, as entidades que vendem, rotineiramente, itens do imobilizado que antes eram destinados locao devem transferir esses ativos para estoques ao valor contbil quando estes deixarem de ser locados. O resultado da alienao de tais ativos deve ser reconhecido como receita de acordo com o IAS 18. Desembolso de caixa para produzir ou adquirir tais ativos e recebimento de caixa provenientes da locao e alienao de tais ativos devem ser includos em atividades operacionais. Interpretaes Consultar o IAS 18 para obter um resumo do IFRIC 18 Transferncias de Ativos de Clientes.

57

IAS 17 Arrendamentos Data de vigncia Exerccios iniciados em ou aps 1 de janeiro de 2005. Objetivo Definir, para arrendadores e arrendatrios, as prticas contbeis e as divulgaes adequadas para arrendamentos financeiros e operacionais. m arrendamento mercantil classificado como U financeiro se ele transferir substancialmente todos os riscos e benefcios inerentes propriedade. Exemplos: - arrendamento abrange substancialmente toda a vida do ativo; e/ou - o valor presente das prestaes dos arrendamentos substancialmente igual ao valor justo do ativo. Todos os outros arrendamentos so classificados como arrendamentos operacionais; O arrendamento de imveis dividido em terrenos e prdios. Geralmente, um terreno corresponde a um arrendamento operacional. Um prdio pode ser um arrendamento operacional ou financeiro, com base nos critrios previstos no IAS 17. Entretanto, no exigida a avaliao separada de terrenos e prdios, caso a participao do arrendatrio tanto no terreno como nos prdios seja classificada como uma propriedade para investimento de acordo com o IAS 40 e seja adotado o modelo de valor justo; Arrendamentos financeiros contabilidade do arrendatrio: - ativos e passivos so reconhecidos ao valor presente dos pagamentos mnimos do arrendamento ou ao valor justo do bem arrendado, o que for menor; - a poltica de depreciao a mesma que a dos ativos prprios; e - pagamentos de arrendamento financeiro so segregados entre despesas financeiras e conta redutora do passivo. Arrendamentos financeiros contabilidade do arrendador: - reconhecer como recebvel por um valor igual ao investimento lquido no arrendamento;
58

Resumo

- reconhecer receitas financeiras com base em um padro que reflita uma taxa de retorno peridica constante sobre o seu investimento lquido; e - os arrendadores fabricantes ou comerciantes reconhecem o lucro ou prejuzo de venda de acordo com a poltica seguida para vendas definitivas. Arrendamentos operacionais contabilidade do arrendatrio: - pagamentos do arrendamento so reconhecidos como despesa no resultado em base linear durante o prazo do arrendamento, exceto se outra base sistemtica for mais representativa do padro de benefcio. Arrendamentos operacionais contabilidade do arrendador: - os ativos mantidos para arrendamento operacional so apresentados na demonstrao da posio financeira do arrendador, de acordo com a sua natureza, e so depreciados de acordo com a poltica de depreciao adotada pelo arrendador para ativos similares; e - as receitas de arrendamento so registradas em base linear durante o prazo do arrendamento, exceto se outra base sistemtica for mais representativa do padro de benefcio. Os arrendadores incluem os custos diretos iniciais no valor contbil do bem arrendado e os distribuem pelo prazo do arrendamento ( proibido o seu registro imediato como despesa); A contabilizao de transaes de sale and leaseback (venda seguida de arrendamento depende do tipo da transao - arrendamento financeiro ou operacional. Interpretaes SIC 15 Arrendamentos Operacionais Incentivos Incentivos para o arrendamento (como perodos de carncia ou aluguel zero) so registrados pelo arrendador e pelo arrendatrio como uma conta redutora das receitas e das despesas com aluguis, respectivamente, durante o prazo do arrendamento. SIC 27 Avaliao da Essncia de Transaes Envolvendo a Forma Legal de um Arrendamento

59

Caso uma srie de transaes envolva a forma legal de um arrendamento e s possa ser entendida como um todo, ento a srie contabilizada como uma nica transao. IFRIC 4 Determinar se um Acordo envolve um Arrendamento O IFRIC 4 trata de acordos que no tm a forma legal de um arrendamento, mas que prevem o direito de uso de ativos em troca de um ou uma srie de pagamentos. O acordo que atenda aos critrios a seguir , ou contm, um arrendamento que contabilizado de acordo com o IAS 17, tanto pelo arrendatrio como pelo arrendador: O cumprimento do acordo depende de um ativo especfico (explicita ou implicitamente previsto no acordo); e O acordo prev o direito de controle do uso do ativo subjacente. O IFRIC 4 fornece orientaes adicionais para identificar quando ocorre essa situao. IAS 18 Receitas Data de vigncia Perodos iniciados em ou aps 1 de janeiro de 1995. Objetivo Definir o tratamento contbil de receitas decorrentes da venda de produtos, prestao de servios, alm de juros, royalties e dividendos. receita avaliada pelo valor justo da A remunerao recebida ou a receber. A receita geralmente reconhecida quando for provvel que benefcios econmicos fluiro para a entidade e esses benefcios possam ser mensurados com segurana, e quando as seguintes condies forem atendidas: - da venda de bens: quando riscos e benefcios significativos tenham sido transferidos para o comprador, h perda do controle efetivo pelo vendedor e o custo possa ser avaliado com segurana; - prestao de servios: mtodo de percentual de realizao;

Resumo

60

- de juros, royalties e dividendos: Juros de acordo com o mtodo de juros efetivos, conforme previsto no IAS 39; Royalties pelo regime de competncia, de acordo com a essncia do contrato; Dividendos quando o direito do acionista de receber o pagamento estabelecido. Se a transao tiver mltiplos componentes (tais como a venda de bens com um montante identificvel de servios subsequentes), os critrios de reconhecimento so aplicados aos componentes separados. Interpretaes SIC 31 Receitas Provenientes de Transaes de Permuta Envolvendo Servios de Publicidade A receita proveniente de transaes de permuta envolvendo servios de publicidade somente reconhecida se tambm for recebida receita substancial de transaes que no sejam permutas. IFRIC 13 Programas de Fidelizao de Clientes (em vigor em 1 de julho de 2008) Os prmios concedidos a clientes como parte de operaes de venda so registrados separadamente como um componente de venda identificvel, com a importncia recebida ou a receber alocada entre os prmios concedidos e outros componentes da venda. IFRIC 15 Contratos de Construo do Setor Imobilirio (em vigor em 1 de janeiro de 2009) A construo de imveis enquadra-se na definio de contrato de construo segundo o IAS 11 somente quando o comprador capaz de especificar os principais elementos estruturais do projeto do imvel antes do incio das obras e/ou as principais modificaes estruturais durante as obras. Se este critrio no for atendido, a receita deve ser reconhecida em conformidade com o IAS 18. O IFRIC 15 fornece orientaes adicionais para determinar se a entidade est fornecendo produtos na prestao de servios conforme previsto no IAS 18.
61

IFRIC 18 Transferncias de Ativos de Clientes (vlido para transferncias em ou aps 1 de julho de 2009) O IFRIC 18 trata das circunstncias em que uma entidade recebe de um cliente um item do imobilizado que ela deve ento usar para conectar o cliente a uma rede ou fornecer ao cliente acesso permanente ao fornecimento de bens e servios. O IFRIC 18 fornece orientaes sobre quando a entidade que recebe o ativo deve reconhecer tais ativos nas suas demonstraes financeiras. Quando o reconhecimento for apropriado, o custo considerado do ativo o valor justo na data da transferncia. O IFRIC 18 tambm fornece orientaes sobre o modelo de reconhecimento de receitas provenientes da transferncia do ativo. IAS 19 Benefcios a Empregados Data de vigncia Perodos iniciados em ou aps 1 de janeiro de 1999. ltimas revises vigentes para vrios perodos de 1 de janeiro de 2001 a 1 de janeiro de 2006. As alteraes resultantes das Melhorias anuais s IFRS (maio de 2008) referentes ao custos de administrao de planos, substituio do termo fall due e orientaes sobre passivos contingentes, entram em vigor a partir de 1 de janeiro de 2009, sendo permitida a adoo antecipada. As alteraes referentes s redues de benefcios e custo de servio passado negativo so vlidas para mudanas nos benefcios que ocorreram em ou aps 1 de janeiro de 2009. Objetivo Definir a contabilizao e a divulgao de benefcios a empregados, inclusive benefcios de curto prazo (salrios, frias, anuais, licena mdica, participao anual nos resultados, bnus e benefcios no monetrios); penses; seguro de vida ps-emprego e benefcios mdicos; e outros benefcios a empregados de longo prazo (afastamento prolongado, deficincia, remunerao diferida e participao nos resultados e bnus de longo prazo) e verbas rescisrias.

62

Resumo

rincpio: o custo da concesso de benefcios a P empregados registrado no perodo em que a entidade recebe servios do empregado e no quando os benefcios so pagos ou se tornam exigveis; Benefcios a empregados de curto prazo (a pagar no prazo de 12 meses) so reconhecidos como despesa no perodo em que o empregado presta o servio. Passivo de benefcio no pago mensurado pelo valor no descontado; O pagamento de participao nos resultados e bnus somente reconhecido quando a entidade tem a obrigao legal ou no tcita de pagar e os custos podem ser estimados com segurana; Planos de benefcios ps-emprego (como penses e assistncia mdica) so classificados como planos de contribuio definida ou planos de benefcio definido; Nos planos de contribuio definida, as despesas so registradas no perodo em que as contribuies so exigidas; Nos planos de benefcio definido, a obrigao registrada na demonstrao da posio financeira pelo valor lquido de: - do valor presente da obrigao do benefcio definido (o valor presente dos pagamentos futuros previstos exigidos para liquidar a obrigao decorrente do servio prestado pelo empregado tanto no perodo presente quanto nos anteriores); - ganhos e perdas atuariais diferidos e custo do servio passado diferido; e - o valor justo dos ativos do plano na data do balano. Ganhos e perdas atuariais podem ser: (a) registrados imediatamente no resultado; (b) diferidos at um limite mximo, com excessos amortizados no resultado (utilizando mtodo do corredor); ou (c) reconhecidos imediatamente na rubrica de outros resultados abrangentes; Ativos do plano incluem ativos mantidos por um fundo de benefcios a empregados de longo prazo e aplices de seguros admissveis;

63

Para planos de grupos, o custo lquido registrado nas demonstraes financeiras separadas da entidade que legalmente considerada a empregadora patrocinadora, exceto se existir um contrato ou uma poltica especfica para a alocao do custo; Benefcios a empregados de longo prazo so registrados e avaliados da mesma maneira que os benefcios ps-emprego nos termos de um plano de benefcio definido. Entretanto, ao contrrio dos planos de benefcio definido, os ganhos e perdas atuariais e o custo do servio passado so sempre registrados de imediato no resultado; As verbas rescisrias so registradas quando a entidade tem a inteno expressa de demitir um ou mais empregados antes da data de aposentadoria ou de pagar verbas rescisrias em virtude da oferta de um programa de demisso voluntria. Interpretaes IFRIC 14 IAS 19 Limite de um Ativo de Benefcio Definido, Exigncias Mnimas de Financiamento e a Interao entre essas Variveis O IFRIC 14 aborda trs questes: quando reembolsos ou redues de contribuies futuras devem ser considerados disponveis no contexto do pargrafo 58 do IAS 19; como a exigncia mnima de financiamento pode afetar a disponibilidade para redues de contribuies futuras; e quando a exigncia mnima de financiamento pode originar uma obrigao. IAS 20 Contabilizao e Divulgao de Subvenes e Assistncias Governamentais Data de vigncia Perodos iniciados em ou aps 1 de janeiro de 1984. Objetivo Definir a contabilizao e a divulgao de subvenes governamentais e outras formas de assistncia governamental. As alteraes resultantes das Melhorias anuais s IFRS (maio de 2008) so vlidas prospectivamente para emprstimos do governo recebidos nos perodos iniciados em ou aps 1 de janeiro de 2009, sendo permitida a adoo antecipada.
64

Resumo

s subvenes governamentais so reconhecidas A somente quando existir segurana razovel de que a entidade cumprir as condies necessrias para sua obteno e de que a subveno ser efetivamente recebida. Subvenes no monetrias so geralmente reconhecidas pelo valor justo, embora o reconhecimento pelo valor nominal seja permitido; As subvenes so reconhecidas no resultado durante os perodos necessrios para compensar os respectivos custos; As subvenes relacionadas com as receitas podem ser apresentadas separadamente como receitas ou como deduo na demonstrao da respectiva despesa; As subvenes relacionadas com os ativos so apresentadas como receitas diferidas na demonstrao da posio financeira ou deduzidas do valor contbil final do ativo; A amortizao de uma subveno governamental contabilizada como mudana de estimativa contbil, com tratamento diferente para subvenes vinculadas a receitas e a ativos. Segundo as alteraes feitas em maio de 2008, o benefcio de emprstimos recebidos do governo com taxas de juros abaixo da taxa de mercado deve ser contabilizado como uma subveno governamental avaliado como a diferena entre o valor contbil inicial do emprstimo determinado de acordo com o IAS 39 e as importncias recebidas.

Interpretaes

SIC 10 Assistncia Governamental Sem Relao Especfica com Atividades Operacionais Assistncia governamental a entidades com o objetivo de incentivar ou apoiar atividades empresariais a longo prazo, em certas regies ou setores econmicos, deve ser tratada como subveno governamental, de acordo com o IAS 20.

IAS 21 Os Efeitos das Mudanas nas Taxas de Cmbio Data de vigncia Exerccios iniciados em ou aps 1 de janeiro de 2005. Objetivo Definir o tratamento contbil das transaes em moeda estrangeira e operaes no exterior.
65

Resumo

rimeiramente determinada a moeda funcional P da entidade (por exemplo, a moeda do ambiente econmico principal no qual a empresa opera); Em seguida, todos os itens em moeda estrangeira so convertidos para a moeda funcional: - as transaes so reconhecidas na data em que ocorrerem pela taxa de cmbio da data da transao para o reconhecimento e mensurao iniciais; - ao final dos perodos subsequentes: Os itens no monetrios registrados pelo custo histrico continuam a ser mensurados pela taxa de cmbio da data da transao; Os itens monetrios so convertidos novamente pela taxa de fechamento; e Os itens no monetrios registrados pelo valor justo so mensurados pela taxa de cmbio da data da valorizao. As variaes cambiais decorrentes da liquidao dos itens monetrios e da converso dos itens monetrios a uma taxa diferente daquela inicialmente reconhecida so registradas no resultado, com uma exceo. As variaes cambiais decorrentes dos itens monetrios que so parte dos investimentos lquidos da entidade em uma operao estrangeira so registradas nas demonstraes financeiras consolidadas que incluem a operao estrangeira na rubrica de outros resultados abrangentes. Tais variaes so reclassificadas do patrimnio para o resultado quando da alienao do investimento lquido; Os resultados e a posio financeira de uma entidade cuja moeda funcional no a moeda de uma economia hiperinflacionria so convertidos para uma moeda de apresentao diferente, por meio dos seguintes procedimentos: - ativos e passivos referentes a cada demonstrao da posio financeira apresentada (inclusive comparativas) so convertidos pela taxa de fechamento na data da demonstrao da posio financeira; - receitas e despesas referentes a cada perodo apresentado (inclusive comparativos) so convertidos pelas taxas de cmbio nas datas das transaes; e

66

- todas as variaes cambiais verificadas so reconhecidas no resultado abrangente. Existem regras especiais de converso para a moeda de apresentao dos resultados e posio financeira de uma entidade cuja moeda funcional hiperinflacionria. Interpretaes SIC 7 Introduo do Euro Explica como aplicar o IAS 21 quando da primeira introduo do euro e quando os novos membros da Unio Europia aderiram zona do euro. Consultar o IAS 39 para obter um resumo do IFRIC 16, Hedges de Investimentos Lquidos em Operaes no Exterior. IAS 23 (2007) Custos de Emprstimos Data de vigncia Perodos iniciados em ou aps 1 de janeiro de 2009, sendo permitida a adoo antecipada. Substitui a verso anterior do IAS 23 a partir da data de aplicao. Veja edies anteriores do IFRS ao seu alcance para obter um resumo das exigncias contidas na verso anterior do IAS 23 a principal diferena que era permitido lanar todos os custos de emprstimos como despesa quando incorridos. As alteraes resultantes das Melhorias anuais s IFRS (maio de 2008) referentes aos componentes de custos de emprstimos entram em vigor a partir de 1 de janeiro de 2009, sendo permitida a adoo antecipada. Objetivo Resumo Definir o tratamento contbil para custos de emprstimos. ustos de emprstimos diretamente atribuveis C aquisio, construo ou produo de um ativo qualificvel so capitalizados como parte do custo daquele ativo, mas somente quando for provvel que esses custos resultaro em benefcios econmicos futuros para a entidade e que possam ser mensurados com segurana. Todos os outros custos relativos captao de emprstimos que no satisfaam as condies para capitalizao so registrados como despesa quando incorridos.
67

Ativo qualificvel o ativo que, necessariamente, demanda um perodo de tempo substancial para ficar pronto para seu uso ou venda pretendida. Exemplos incluem unidades industriais, propriedades para investimento e alguns estoques. medida que a entidade toma emprestado recursos com o propsito de obter um ativo qualificvel, o montante dos custos capitalizveis so os custos efetivamente incorridos durante o perodo menos qualquer receita de investimentos proveniente do investimento temporrio desses recursos obtidos. Se os recursos so geralmente captados e usados para obter o ativo qualificvel, deve-se aplicar a taxa de capitalizao (mdia ponderada dos custos de emprstimos aplicvel a emprstimos em aberto no perodo) aos gastos incorridos no perodo, de forma a apurar o valor dos custos de emprstimos elegveis para capitalizao. Interpretaes No h.

IAS 24 Divulgaes de Partes Relacionadas Data de vigncia Exerccios iniciados em ou aps 1 de janeiro de 2005. Objetivo Assegurar que as demonstraes financeiras destaquem a possibilidade de a situao patrimonial e financeira e dos resultados das operaes serem afetados pela existncia de partes relacionadas. artes relacionadas so partes que controlam P ou tm influncia significativa sobre a entidade (incluindo entidades controladoras, scios e suas famlias, principais investidores e pessoal-chave da administrao) e partes que so controladas ou sofrem influncia significativa pela entidade (inclusive subsidirias, joint ventures, coligadas e planos de benefcios ps-emprego); A norma exige a divulgao de: - relacionamentos que envolvem controle, mesmo na ausncia de transaes entre as partes; - transaes entre partes relacionadas; e - remunerao dos administradores (inclusive uma anlise por tipo de remunerao).
68

Resumo

Para transaes entre partes relacionadas, exigida a divulgao da natureza do relacionamento e de informaes suficientes que permitam o entendimento do eventual efeito das transaes; Exemplos de transaes entre partes relacionadas a serem divulgadas com base na norma: - compra ou venda de mercadorias; - compra ou venda de ativos; - prestao ou obteno de servios; - arrendamentos; - transferncias de pesquisa e desenvolvimento; - transferncias com base em contratos de licenciamento; - transferncias com base em acordos financeiros (inclusive emprstimos e contribuies de capital); - prestao de garantias ou avais; e - liquidao de passivos em nome da entidade ou pela entidade em nome de outra parte. Interpretaes No h.

IAS 26 Contabilizao e Emisso de Relatrios para Planos de Benefcios de Aposentadoria Data de vigncia Perodos iniciados em ou aps 1 de janeiro de 1998. Objetivo Especificar os princpios de avaliao e divulgao de relatrios financeiros de planos de benefcios de aposentadoria. stabelece as exigncias para a emisso de E relatrios de planos de contribuio definida e de benefcio definido, inclusive uma demonstrao de ativo lquido disponvel para benefcios e divulgao do valor presente atuarial dos benefcios prometidos (segregados em adquiridos e no adquiridos); Especifica a necessidade de uma avaliao atuarial dos benefcios dos planos de benefcio definido e a utilizao de valores justos para os investimentos do plano. Interpretaes No h.

Resumo

69

IAS 27 (2008) Demonstraes Financeiras Consolidadas e Separadas Data de vigncia IAS 27 revisado, emitido em janeiro de 2008, substitui o IAS 27 (2003) para perodos anuais iniciados em ou aps 1 de julho de 2009. permitida a adoo antecipada mas somente se o IFRS 3(2008) for aplicado a partir da mesma data (portanto, no permitido para perodos iniciados antes de 30 de junho de 2007). Veja o resumo das exigncias do IAS 27 (2003) nas edies anteriores do IFRS ao seu alcance. As alteraes resultantes das Melhorias anuais s IFRS (maio de 2008), referentes avaliao nas demonstraes financeiras separadas de investimentos em subsidirias, controladas em conjunto e coligadas destinadas venda, entram em vigor a partir de 1 de janeiro de 2009. Os aditamentos para eliminar a definio do mtodo de custo entram em vigor a partir de 1 de janeiro de 2009, sendo permitida a adoo antecipada. Objetivo Definir: as exigncias para elaborao e apresentao das demonstraes financeiras consolidadas para um grupo de entidades sob o controle de uma controladora; como contabilizar as alteraes no percentual de participao em subsidirias, inclusive a perda de controle de uma subsidiria; e como contabilizar os investimentos em subsidirias, controladas em conjunto e coligadas em demonstraes financeiras separadas. Resumo ubsidiria uma entidade controlada por outra S entidade, a controladora. Controle o poder de dirigir as polticas operacionais e financeiras; Demonstraes financeiras consolidadas so demonstraes financeiras de um grupo (controladora e subsidirias) apresentadas como se fossem de uma nica entidade econmica. Quando existir a relao controladora-subsidiria, devem ser divulgadas demonstraes financeiras consolidadas.

70

As demonstraes financeiras consolidadas incluem todas as subsidirias. No h exceo para controle temporrio, diferentes linhas de negcios ou subsidiria que opera com srias restries de transferncias de recursos a longo prazo. Entretanto, se, na data da aquisio, a subsidiria atender aos critrios para classificao como mantida para venda segundo o IFRS 5, ela contabilizada conforme essa norma. Saldos, transaes, receitas e despesas entre empresas relacionadas so totalmente eliminados. Todas as entidades do grupo utilizam as mesmas polticas contbeis. A data-base de uma subsidiria no pode diferir em mais de trs meses da data-base do grupo; Participao no controladora (PNC, anteriormente denominada participao minoritria) registrada no patrimnio na demonstrao da posio financeira separadamente do patrimnio dos proprietrios da controladora. O total do resultado abrangente alocado entre a PNC e os controladores, mesmo se isso refletir em saldo de PNC negativo; A baixa parcial de um investimento em uma subsidiria com reteno do controle registrada como uma transao de capital com os controladores, sem reconhecimento de ganhos ou perdas; A aquisio de uma participao adicional no capital de uma subsidiria aps obter o controle contabilizada como uma transao de capital e no h reconhecimento de nenhum ganho, perda ou ajuste de gio. A baixa parcial de um investimento em uma subsidiria que resulte em perda de controle determina a reavaliao da participao residual ao valor justo. Qualquer diferena entre o valor justo e o valor contbil corresponde a um ganho ou perda sobre a baixa, registrado no resultado. A partir da, aplicar o IAS 28, IAS 31 ou IAS 39, conforme apropriado, participao residual; Nas demonstraes individuais da controladora: os investimentos em controladas, coligadas e joint ventures (diferentemente daquelas classificadas como destinadas venda segundo o IFRS 5) so contabilizados ao custo ou como investimentos segundo o IAS 39.
71

Interpretaes

SIC 12 Consolidao Sociedades de Propsito Especfico A entidade deve consolidar uma Sociedade de Propsito Especfico (SPE) quando, na essncia, controla essa SPE. O SIC 12 fornece indicadores de controle.

Publicao til da Deloitte

A guide to IFRS 3 (2008) and related aspects of IAS 27 (2008) anticipated May 2008. A publicao complementa as orientaes do IASB para aplicao dessas normas e abordar questes prticas de implementao. Disponvel em ingls no endereo www.iasplus.com/dttpubs/pubs.htm

IAS 28 Investimentos em Coligadas Data de vigncia Exerccios iniciados em ou aps 1 de janeiro de 2005 (1 de julho de 2009 para alteraes decorrentes do IAS 27 (2008)). Alteraes resultantes das Melhorias anuais s IFRS (maio de 2008): - exigem divulgaes quando os investimentos em coligadas so contabilizados pelo valor justo atravs do resultado; e - esclarecem as exigncias a respeito de impairment de investimentos em coligadas. As alteraes entram em vigor em 1 de janeiro de 2009. Objetivo Estabelecer a contabilizao pelo investidor de investimentos em coligadas sobre as quais ele tem influncia significativa. plica-se a todos os investimentos nos quais o A investidor tem influncia significativa, exceto se esse investidor for uma firma de capital de risco, um fundo mtuo ou um fundo de investimentos aberto, e optar por avaliar esses investimentos ao valor justo atravs do resultado, de acordo com o IAS 39. As participaes em coligadas classificadas como mantidas para venda de acordo com o IFRS 5 so contabilizadas conforme essa norma.

Resumo

72

Caso contrrio, o mtodo de equivalncia patrimonial usado para todos os investimentos em coligadas sobre as quais a entidade exerce influncia significativa. Pressuposto refutvel de influncia significativa se o investimento detido, direta e indiretamente, for superior a 20% do capital da coligada. Pelo mtodo de equivalncia patrimonial, o investimento inicialmente registrado ao custo, sendo posteriormente ajustado pela participao do investidor no acervo lquido da investida aps a aquisio. A demonstrao do resultado abrangente do investidor reflete a sua participao no resultado ps-aquisio da investida. As polticas contbeis da coligada so as mesmas que as do investidor. A data-base de uma coligada no pode diferir em mais de trs meses da data-base do investidor; Mesmo que as demonstraes financeiras consolidadas no sejam elaboradas (por exemplo, porque o investidor no possui subsidirias), a equivalncia patrimonial usada. Entretanto, o investidor no aplica o mtodo de equivalncia patrimonial quando apresentar demonstraes financeiras separadas conforme definido no IAS 27. Em vez disso, o investidor contabiliza o investimento ao custo ou como investimento segundo o IAS 39. O teste de impairment feito de acordo com o IAS 36. So aplicados tambm os indicadores de impairment do IAS 39. As alteraes feitas em maio de 2008 esclarecem que um investimento em uma coligada tratado como um ativo nico para fins de impairment. Os aditamentos resultantes do IAS 27 (2008) abordam o tratamento contbil quando h perda de influncia significativa sobre uma coligada. Quando da perda de influncia significativa, o investimento reavaliado ao seu valor justo naquela data, com o ganho ou a perda reconhecidos no resultado. A partir da, aplicar o IAS 39 participao remanescente. Interpretaes No h.

73

IAS 29 Relatrios Financeiros em Economias Hiperinflacionrias Data de vigncia Perodos iniciados em ou aps 1 de janeiro de 1990. As alteraes resultantes das Melhorias anuais s IFRS (maio de 2008), referentes descrio de demonstraes financeiras ao custo histrico, entram em vigor a partir de 1 de janeiro de 2009, sendo permitida a adoo antecipada. Objetivo Fornecer orientao especfica para entidades com relatrios em moeda de economia hiperinflacionria, de forma que as informaes financeiras apresentadas sejam significativas. s demonstraes financeiras de uma entidade A apresentadas em moeda de economia hiperinflacionria so apresentadas com base em uma unidade de avaliao corrente na data final do perodo de divulgao; Os valores comparativos de perodo(s) anterior(es) so reapresentados na mesma unidade de avaliao corrente; Geralmente uma economia hiperinflacionria quando h inflao de 100% durante 3 anos. Interpretaes IFRIC 7 Aplicao do Mtodo de Reapresentao Conforme o IAS 29 Quando a economia da moeda funcional da entidade se torna hiperinflacionria, a entidade aplica os requisitos do IAS 29 como se a economia tivesse sido sempre hiperinflacionria. IAS 31 Participao em joint ventures Data de vigncia Exerccios iniciados em ou aps 1 de janeiro de 2005. (1 de julho de 2009, para aditamentos decorrentes do IAS 27 (2008)). As alteraes resultantes das Melhorias anuais s IFRS (maio de 2008), que esclarecem as divulgaes exigidas quando as participaes em entidades controladas em conjunto so contabilizadas ao valor justo atravs do resultado, entram em vigor a partir de 1 de janeiro de 2009, sendo permitida a adoo antecipada.

Resumo

74

Objetivo

Definir o tratamento contbil exigido para participao em joint ventures, independentemente da estrutura ou da forma jurdica das atividades da joint venture. plica-se a todos os investimentos em que o A investidor detm controle conjunto, exceto se for uma firma de capital de risco, um fundo mtuo ou um fundo de investimentos aberto, e opta a ou deve avaliar esses investimentos a valor justo atravs do resultado, de acordo com o IAS 39; A caracterstica-chave de uma joint venture o contrato de compartilhamento de controle. As joint ventures podem ser classificadas como operaes, ativos ou sociedades controladas em conjunto. H princpios de reconhecimento diferentes para cada tipo de joint venture. Operaes controladas em conjunto: cada scio reconhece os ativos que controla e as despesas e os passivos que incorre, e a parte do lucro que lhe cabe, tanto nas demonstraes financeiras separadas como nas consolidadas. Ativos controlados em conjunto: cada scio reconhece a sua parte dos ativos controlados em conjunto, os passivos incorridos diretamente e a parcela a ele atribuda relativa a passivos incorridos juntamente com os demais scios, a receita resultante da venda ou uso da sua parte na produo, a parte que lhe cabe das despesas incorridas pela joint venture, assim como outras despesas relacionadas a sua participao na joint venture. Essas regras aplicam-se s demonstraes financeiras separadas e consolidadas. Entidades de controle conjunto: so permitidas duas opes de poltica contbil: - consolidao proporcional: por esse mtodo, a demonstrao da posio financeira do empreendedor inclui sua participao nos ativos controlados em conjunto e sua parte nos passivos pelos quais conjuntamente responsvel. Na demonstrao do resultado abrangente deve ser reconhecida sua parcela no resultado da entidade controlada em conjunto; e - o mtodo de equivalncia patrimonial, conforme descrito no IAS 28.

Resumo

75

Participaes em entidades controladas em conjunto classificadas como destinadas venda de acordo com o IFRS 5 so contabilizadas de acordo com essa norma; Mesmo que as demonstraes financeiras consolidadas no sejam elaboradas (por exemplo, porque o empreendedor no possui subsidirias), o mtodo de consolidao proporcional/equivalncia patrimonial usado para entidades de controle conjunto. Entretanto, nas demonstraes financeiras individuais do empreendedor conforme a definio contida no IAS 27, as participaes em entidades de controle conjunto so contabilizadas pelo custo ou como investimentos segundo o IAS 39. Os aditamentos resultantes do IAS 27(2008) abordam o tratamento contbil quando h perda do controle conjunto de uma entidade. Na perda do controle conjunto, o investimento reavaliado ao seu valor justo naquela data, com o ganho ou a perda reconhecidos no resultado. A partir da, pode-se optar pelo IAS 28 ou IAS 39, conforme apropriado, para aplicao participao remanescente. Interpretaes SIC 13 Entidades Controladas em Conjunto Contribuies no Monetrias dos Empreendedores geralmente apropriado o reconhecimento de participao proporcional nos ganhos ou perdas decorrentes de contribuies de ativos no monetrios para uma entidade controlada em conjunto em troca de participao no capital dessa entidade. IAS 32 Instrumentos Financeiros: Apresentao Data de vigncia Exerccios iniciados em ou aps 1 de janeiro de 2005. Disposies de divulgao substitudas quando da adoo do IFRS 7, em vigor em 1 de janeiro de 2007. Aditamento (fevereiro de 2008) que trata dos instrumentos financeiros de opo de revenda (putable financial instruments) e obrigaes recorrentes da liquidao, entram em vigor a partir de 1 de janeiro de 2009, sendo permitida a adoo antecipada.
76

Objetivo

Estabelecer princpios para a classificao e apresentao de instrumentos financeiros como passivo ou patrimnio lquido e a compensao de ativos e passivos financeiros. classificao pelo emissor de um instrumento A como passivo ou instrumento patrimonial: - com base na essncia e no na forma do instrumento; - a classificao feita no momento da emisso, no sendo posteriormente alterada; - um instrumento considerado um passivo financeiro se o emissor for obrigado a entregar caixa ou outro ativo financeiro, ou o detentor tiver direito de exigir caixa ou outro ativo financeiro. Um exemplo disso so as aes preferenciais obrigatoriamente resgatveis; - um instrumento que no gere essa obrigao contratual um instrumento patrimonial; e - juros, dividendos, ganhos e perdas referentes a um instrumento classificado como passivo so registrados como receitas ou despesas, conforme apropriado. Os aditamentos de 2008 (em vigor em 2009 com aplicao antecipada permitida) dispem que instrumentos de opo de revenda (putable financial instruments) e instrumentos que impem entidade a obrigao de entregar aes do capital proporcionais aos ativos lquidos somente na liquidao, as quais: (a) estejam subordinadas a todas as outras classes de instrumentos; e (b) satisfaam os critrios adicionais, so classificados como instrumentos patrimoniais, embora de outra forma pudessem satisfazer a definio de passivo. Na emisso, o emissor classifica separadamente os componentes da dvida e do patrimnio lquido de um nico instrumento composto, tal como dvida conversvel. Ativos e passivos financeiros so compensados e o valor lquido demonstrado somente quando a entidade tem o direito legal de compensar esses valores e pretende liquid-los pelo lquido ou simultaneamente. O custo de aes de tesouraria deduzido do patrimnio lquido e a revenda das aes de tesouraria constitui uma transao de capital;
77

Resumo

Custos de emisso ou reaquisio de instrumentos patrimoniais so contabilizados como conta redutora do patrimnio lquido, deduzidos de eventual benefcio de imposto de renda. Interpretaes IFRIC 2 Cotas dos Membros de Entidades Cooperativas e Instrumentos Semelhantes So passivos, a menos que a cooperativa tenha o direito legal de recusar o resgate quando solicitado. Essas exigncias podem tambm ser afetadas pelos aditamentos de 2008 (vide acima). Publicao til da Deloitte iGAAP 2008; Financial Instruments: IAS 32, IAS 39 and IFRS 7 Explained 4 edio (maio de 2008). Orientao sobre como aplicar essas normas complexas, incluindo exemplos ilustrativos e interpretaes. Disponvel em ingls no site www.iasplus.com/dttpubs/pubs.htm IAS 33 Lucro por Ao Data de vigncia Exerccios iniciados em ou aps 1 de janeiro de 2005. Objetivo Estabelecer princpios para a apurao e a apresentao do Lucro Por Ao de forma a melhorar as comparaes de desempenho entre diferentes entidades no mesmo perodo e entre diferentes perodos contbeis da mesma entidade. O enfoque do IAS 33 o denominador do clculo do lucro por ao. plica-se a entidades listadas em bolsa, entidades A em processo de abertura de capital e quaisquer outras entidades que apresentem lucro por ao espontaneamente. Uma entidade apresenta o lucro por ao bsico e diludo: - para cada classe de aes ordinrias com direitos diferentes a participao nos lucros do perodo; - com igual importncia; - para todos os perodos apresentados.

Resumo

78

Se uma entidade apresentar somente uma demonstrao do resultado abrangente, o lucro por ao registrado nessa demonstrao. Se a entidade apresentar uma demonstrao do resultado abrangente e uma demonstrao do resultado separadamente, o lucro por ao registrado somente na demonstrao do resultado. O lucro por ao reportado para o resultado atribuvel aos acionistas da entidade controladora, para o resultado de operaes continuadas atribuveis aos acionistas da entidade controladora e para quaisquer operaes descontinuadas (este ltimo item pode estar nas notas). Nas demonstraes financeiras consolidadas, o lucro por ao reflete os lucros atribuveis aos acionistas da controladora. Diluio uma reduo do lucro por ao ou um aumento do prejuzo por ao com base na premissa de que instrumentos conversveis so convertidos, opes ou bnus de subscrio so exercidos ou que aes ordinrias so emitidas quando determinadas condies so atendidas. Clculo do Lucro Por Ao bsico: - numerador de lucro:aps deduo de todas as despesas, incluindo impostos, e aps a deduo das participaes no controladoras e dividendos preferenciais;e - denominador: mdia ponderada da quantidade de aes em circulao no perodo. Clculo do Lucro Por Ao diludo: - numerador do lucro: o lucro lquido do perodo atribuvel a aes ordinrias acrescido do valor dos dividendos aps impostos e dos juros registrados no perodo relacionados a potenciais aes ordinrias dilutivas (como opes, bnus de subscrio, ttulos conversveis e contratos de seguros contingentes) e ajustados por outras eventuais variaes do resultado decorrentes da converso de potenciais aes ordinrias dilutivas; - denominador: ajustado para o nmero de aes que seriam emitidas na converso de todas as potenciais aes ordinrias dilutivas em aes ordinrias; e - potenciais aes ordinrias antidilutivas so excludas do clculo. Interpretaes No h.
79

IAS 34 Relatrios Financeiros Intermedirios Data de vigncia Perodos iniciados em ou aps 1 de janeiro de 1999. Demonstraes includas no relatrio financeiro intermedirio so afetadas pelas revises de 2007 do IAS 1 (em vigor a partir de 1 de janeiro de 2009). Objetivo Definir o contedo mnimo de um relatrio financeiro intermedirio e os princpios de reconhecimento e mensurao de um Relatrio Financeiro Intermedirio. IAS 34 aplica-se somente quando h exigncia O ou a entidade opta por publicar o relatrio financeiro intermedirio de acordo com o IFRS. rgos reguladores locais (no pelo IAS 34) determinam: - que entidades devem publicar relatrios financeiros intermedirios; - a periodicidade; e - qual o prazo aps o encerramento de um perodo intermedirio. Um relatrio financeiro intermedirio um conjunto completo ou condensado de demonstraes financeiras para um perodo inferior ao exerccio social completo da entidade. Os componentes mnimos de um Relatrio Financeiro Intermedirio condensado so: - demonstrao condensada da posio financeira; - demonstrao condensada do resultado abrangente apresentadas como uma demonstrao condensada nica ou uma demonstrao individual condensada do resultado e uma demonstrao condensada do resultado abrangente; - demonstrao condensada das mutaes do patrimnio lquido; - demonstrao condensada dos fluxos de caixa; e - notas explicativas selecionadas. Define os perodos comparativos para os quais so apresentadas demonstraes financeiras intermedirias. A materialidade baseada nos dados financeiros intermedirios, no nos valores atuais previstos.
80

Resumo

As notas explicativas de um Relatrio Financeiro Intermedirio fornecem uma explicao dos eventos e das transaes significativas para o entendimento das variaes ocorridas desde as ltimas demonstraes financeiras anuais. Prticas contbeis iguais s usadas nas demonstraes anuais. Receitas e custos so registrados quando ocorrem e no antecipados ou diferidos. Mudana em polticas contbeis reapresentar perodos intermedirios anteriores. Interpretaes IFRC 10 Relatrios Financeiros Intermedirios e Impairment Quando a entidade registra, em um perodo intermedirio, a perda no valor recupervel do gio ou de um investimento em um instrumento patrimonial ou um ativo financeiro registrado ao custo, essa perda no valor recupervel no estornada nas demonstraes financeiras intermedirias seguintes nem nas demonstraes financeiras anuais. Publicao til da Deloitte Interim financial reporting: A guide to IAS 34 3 edio (maro de 2009). Orientao sobre os requisitos, modelos de relatrios financeiros intermedirios e checklist de conformidade. Disponvel em ingls no site www.iasplus.com/ dttpubs/pubs.htm IAS 36 Perda no Valor Recupervel de Ativos (impairment) Data de vigncia Aplica-se ao gio e a ativos intangveis adquiridos em combinaes de empresas celebradas em ou aps 31 de maro de 2004 e a todos os outros ativos prospectivamente, para perodos iniciados em ou aps 31 de maro de 2004. As alteraes resultantes das Melhorias anuais s IFRS (maio de 2008), exigindo a divulgao de estimativas usadas para determinar o valor recupervel de unidades geradores de caixa que contm gio ou ativos intangveis com vida til indefinida, entram em vigor em 1 de janeiro de 2009, sendo permitida a adoo antecipada.

81

Objetivo

Assegurar que os ativos no sejam registrados acima do seu valor recupervel e estabelecer como esse valor recupervel apurado. IAS 36 aplica-se a todos os ativos, exceto O estoques (ver IAS 2), ativos decorrentes de contratos de construo (ver IAS 11), ativos fiscais diferidos (ver IAS 12), ativos decorrentes de benefcios a empregados (ver IAS 19), ativos financeiros (ver IAS 39), propriedades para investimento avaliadas a valor justo (ver IAS 40) e ativos biolgicos relacionados atividade agrcola avaliados a valor justo menos custos de comercializao previstos (ver IAS 41). Uma perda por impairment reconhecida quando o valor contbil de um ativo excede seu valor recupervel. Uma perda por impairment reconhecida no resultado para ativos registrados ao custo e tratados como reavaliao negativa para ativos registrados pelo valor reavaliado. O valor recupervel o valor justo do ativo menos os custos de venda ou seu valor em uso, dos dois o maior. O valor em uso o valor presente do fluxo de caixa futuro estimado que ser gerado pelo uso contnuo de um ativo e sua alienao ao final de sua vida til. A taxa de desconto uma taxa antes dos impostos que reflete as avaliaes atuais de mercado do valor temporal do dinheiro e os riscos especficos para o ativo. A taxa de desconto utilizada no reflete os riscos para os quais os fluxos de caixa futuros foram reajustados e a taxa de retorno que os investidores exigiriam se eles fossem optar por um investimento que gerasse fluxos de caixa equivalentes queles esperados do ativo; No encerramento de cada perodo contbil, os ativos so revisados para averiguar qualquer indicao de possvel perda no valor recupravel. Em caso de impairment, so calculados os valores recuperveis dos ativos. O gio e outros intangveis com vida til indefinida passam pelo teste de impairment no mnimo uma vez por ano, quando feito o clculo do valor recupervel.

Resumo

82

Quando no possvel determinar o valor recupervel de um determinado ativo, determina-se ento o valor recupervel da unidade geradora de caixa que contm o ativo. O teste de impairment para o gio feito no nvel mais baixo, na entidade em que o gio monitorado para fins de gerenciamento interno, desde que a unidade ou o grupo de unidades no qual o gio est alocado no seja maior do que um segmento operacional segundo o IFRS 8 (ou, anteriormente adoo do IFRS 8, um segmento segundo o IAS 14). A reverso de perdas por impairment de exerccios anteriores permitida em certos casos (proibida para gio). Interpretaes Consultar o IAS 34 para obter um resumo do IFRIC 10 Relatrios Financeiros Intermedirios e Impairment

IAS 37 Provises, Passivos Contingentes e Ativos Contingentes Data de vigncia Perodos iniciados em ou aps 1 de julho de 1999. Objetivo Assegurar a aplicao de critrios de reconhecimento e bases de mensurao apropriados a provises, passivos contingentes e ativos contingentes e a divulgao de informaes suficientes nas notas explicativas s demonstraes financeiras para permitir que os usurios entendam a sua natureza, tempestividade e valor. ma proviso reconhecida somente quando h U uma obrigao legal ou no formalizada como resultado de eventos passados, provvel que uma sada de recursos ser necessria e uma estimativa confivel do valor da obrigao possa ser feita. O montante reconhecido como proviso deve ser a melhor estimativa da liquidao na data do balano; As provises so revisadas ao final de cada perodo de divulgao e ajustadas para refletir as mudanas de estimativas. As provises so utilizadas apenas para os fins originalmente previstos. Exemplos de provises podem incluir contratos onerosos, provises para reestruturao, garantias, reembolsos e restaurao de reas.
83

Resumo

Despesas futuras planejadas, mesmo quando autorizadas pelo Conselho de Administrao ou autoridade equivalente, ficam excludas do reconhecimento, assim como provises para aplices de seguro privado para perdas, incertezas gerais e outros eventos que ainda no aconteceram. Um passivo contingente originado quando: - existe uma possvel obrigao a ser confirmada por um evento futuro, que est alm do controle da entidade; - uma obrigao presente pode, mas provavelmente no ir exigir, uma sada de recursos; ou - uma estimativa confivel do montante de uma obrigao presente no pode ser feita (isso raro). Um passivo contingente exige apenas divulgao (sem reconhecimento). Caso a possibilidade de sada de recursos seja remota, no h divulgao. Um ativo contingente originado quando o ingresso de benefcios econmicos provvel, mas no totalmente certo, e a sua ocorrncia depende de um evento que est fora do controle da entidade. Ativos contingentes requerem apenas divulgao. Caso a realizao da receita seja praticamente certa, o respectivo ativo deixa de ser um ativo contingente, sendo o seu reconhecimento adequado. Interpretaes IFRIC 1 Alteraes em Passivos decorrentes de Desativao, Restaurao e Passivos Semelhantes Existentes Provises so ajustadas com base em alteraes no valor ou no prazo de custos futuros e variaes da taxa de desconto baseada na taxa de mercado. IFRIC 5 Direitos de Participao em Fundos de Desativao, Restaurao e Recuperao Ambiental O IFRIC 5 trata da contabilizao, nas demonstraes financeiras do contribuinte, de participaes em fundos de desativao, restaurao e de recuperao ambiental criados para financiar parte ou o total dos custos de desativao de ativos ou realizar uma atividade de recuperao ambiental.
84

IFRIC 6 Passivos Decorrentes da Participao em Mercados Especficos Resduos de Equipamento Eltrico e Eletrnico O IFRIC 6 fornece orientaes para a contabilizao de passivos de custos de tratamento de resduos. Considera, especificamente, o fato gerador apropriado para o reconhecimento da obrigao de contribuir com os custos de descarte de resduos de equipamentos com base na participao da entidade no mercado durante o perodo-base. A Interpretao conclui que o evento que gera o reconhecimento da obrigao a participao no mercado durante o perodo-base. IAS 38 Ativos Intangveis Data de vigncia Aplica-se a ativos intangveis adquiridos em combinaes de negcios celebradas em ou aps 31 de maro de 2004 e prospectivamente a todos os demais ativos intangveis para perodos iniciados em ou aps 31 de maro de 2004. Alteraes resultantes das Melhorias anuais s IFRS (maio de 2008) com respeito a: - mtodo de amortizao por unidade de produo. - atividades promocionais e de publicidade. As alteraes entram em vigor em 1 de janeiro de 2009, sendo permitida a adoo antecipada. Objetivo Definir o tratamento contbil de reconhecimento, avaliao e divulgao de todos os ativos intangveis que no sejam especificamente tratados em outro IFRS. m ativo intangvel, independentemente se U comprado ou de criao prpria, deve ser reconhecido se: - for provvel que os benefcios econmicos futuros atribuveis ao ativo sero recebidos pela entidade; e - o custo do ativo puder ser mensurado com segurana. Existem critrios adicionais para reconhecimento de ativos intangveis gerados internamente.

Resumo

85

Todos os custos de pesquisa so registrados como despesas quando incorridos. Os custos de desenvolvimento so capitalizados apenas quando for confirmada a viabilidade tcnica e comercial do produto ou servio resultante. Ativos intangveis, incluindo pesquisas e desenvolvimentos em andamento, adquiridos em uma combinao de negcios, so reconhecidos separadamente do gio se resultarem de direitos contratuais ou legais, ou puderem ser separados da entidade. Nessas circunstncias, os critrios de reconhecimento (probabilidade de recebimento de benefcios econmicos futuros e mensurao confivel vide acima) sempre so considerados satisfeitos. O gio gerado internamente, marcas, logotipos, ttulos de publicaes, lista de clientes, custos do incio das operaes, custos de treinamento, custos de propaganda e custos de transferncia das atividades para um novo local nunca so reconhecidos como ativos. Caso um item intangvel no satisfaa nem as definies nem os critrios de reconhecimento para um ativo intangvel, os gastos com o item devem ser reconhecidos como despesa quando incorridos, exceto se o custo for incorrido como parte de uma combinao de negcios, caso em que ele ser considerado no montante a ser reconhecido como gio na data de aquisio. Uma entidade pode reconhecer como ativo o pagamento antecipado de despesas com publicidade e atividades promocionais. O reconhecimento de um ativo seria permitido at o ponto em que a entidade tem direito de acessar os bens comprados ou receber os servios. O envio de catlogos para pedidos so especificamente identificados como uma forma de atividade promocional e de publicidade. Para fins de contabilizao subsequente aquisio inicial, os ativos intangveis so classificados como: - de vida til indefinida: no existe um limite previsvel para o perodo durante o qual o ativo dever gerar fluxos de caixa lquidos para a entidade. (observao: indefinido no significa infinito); e
86

- de vida til definida: existe um perodo limitado de benefcio para a entidade. Os ativos intangveis podem ser contabilizados utilizando o modelo de custo ou o modelo de reavaliao (permitido apenas em casos especiais vide a seguir). Pelo modelo de custo, os ativos so registrados ao custo menos amortizao acumulada e perdas acumuladas por impairment. Caso um ativo intangvel tenha um preo de mercado cotado em um mercado ativo (o que incomum), permitido optar pelo modelo de reavaliao. De acordo com este modelo, o ativo registrado ao valor reavaliado, que o valor justo na data de reavaliao menos depreciao e quaisquer perdas no valor recupervel subseqentes. O custo (o valor residual normalmente zero) do ativo intangvel com vida til definida amortizado durante essa vida til. Os testes de impairment segundo o IAS 36 so exigidos sempre que houver indicao de que o valor contbil excede o valor recupervel do ativo intangvel. Os ativos intangveis com vida til indefinida no so amortizados, mas so anualmente testados por impairment. Se o valor recupervel for menor do que o valor contbil, a perda por impairment reconhecida. A entidade tambm analisa se o intangvel continua a ter uma vida til indefinida. No modelo de reavaliao, as reavaliaes so registradas regularmente. Todos os itens de uma determinada classe so reavaliados (exceto na ausncia de mercado ativo para um determinado ativo). Os acrscimos ocorridos de reavaliaes so reconhecidos em outras receitas abrangentes e acumulados no patrimnio lquido. Os decrscimos de reavaliao so primeiramente debitados no patrimnio contra a reserva de reavaliao relativa ao ativo especfico e qualquer excesso ser debitado no resultado. Na alienao ou baixa de um ativo reavaliado, a reserva de reavaliao permanece no patrimnio lquido e no reclassificada para o resultado; Normalmente, os gastos subsequentes com um ativo intangvel, aps sua compra ou finalizao, so reconhecidos como despesas. Os critrios de reconhecimento so raramente atendidos.

87

Interpretaes

SIC 32 Ativos Intangveis Custos com Sites de Internet Certos custos com desenvolvimento inicial de infraestrutura e custos com design grfico incorridos no desenvolvimento de um site podem ser capitalizados.

IAS 39 Instrumentos Financeiros: Reconhecimento e Mensurao Data de vigncia Exerccios iniciados em ou aps 1 de janeiro de 2005, exceto as revises de 2004 e 2005 para a opo de valor justo, contabilizao de hedge de fluxo de caixa de transaes com partes relacionadas previstas e contratos de garantia financeira, que entraram em vigor a partir de 1 de janeiro de 2006. Alteraes resultantes das Melhorias anuais s IFRS (maio de 2008) com respeito a: - designao e documentao de hedge no nvel de segmento; - taxa de juros efetiva aplicvel na interrupo da contabilizao de hedge pelo valor justo; e - reclassificao de instrumentos dentro ou fora da categoria mensurado ao valor justo atravs do resultado. As alteraes entram em vigor em 1 de janeiro de 2009, sendo permitida a adoo antecipada. O aditamento (julho de 2008) referente a itens elegveis como objeto de hedge so vlidas para exerccios iniciados em ou aps 1 de julho de 2009, sendo permitida a adoo antecipada. O aditamento (outubro de 2008) que permite a reclassificao de determinados ativos financeiros fora das categorias mensurado ao valor justo atravs do resultado e disponvel para venda, entram em vigor a partir de 1 de julho de 2008. No permitida a adoo antecipada. O aditamento (maro de 2009) referente a reavaliaes de derivativos embutidos so vlidas para exerccios iniciados em ou aps 30 de junho de 2009. Objetivo Estabelecer os princpios de reconhecimento, baixa e avaliao de ativos e passivos financeiros.

88

Resumo

odos os ativos e passivos financeiros, inclusive T todos os instrumentos financeiros derivativos e determinados derivativos embutidos, so reconhecidos na demonstrao da posio financeira. Inicialmente, os instrumentos financeiros so avaliados ao valor justo na data de aquisio ou emisso. Normalmente, o valor justo equivalente ao custo, podendo, s vezes, requerer um ajuste. A entidade tem a opo de reconhecer aquisies e vendas normais de ttulos e valores mobilirios no mercado na data de negociao ou de liquidao, de forma consistente. Se for utilizada a contabilizao na data de liquidao, o IAS 39 exige o reconhecimento de certas variaes de valor entre as datas de negociao e de liquidao. Para fins de avaliao de um ativo financeiro aps o reconhecimento inicial, o IAS 39 classifica os ativos financeiros em quatro categorias: 1. emprstimos e recebveis no mantidos para negociao. 2. investimentos mantidos at o vencimento, como ttulos de dvida e aes preferenciais resgatveis compulsoriamente, os quais a entidade pretende e pode manter at o vencimento. Caso a entidade venda os investimentos mantidos at o vencimento (exceto em circunstncias excepcionais), todos os outros investimentos mantidos at o vencimento so reclassificados como disponveis para venda (categoria 4 a seguir) para o perodo corrente e os dois exerccios seguintes. 3. Os ativos financeiros mensurados pelo valor justo atravs do resultado, que inclui aqueles mantidos para negociao (obteno de lucro a curto prazo) e outro ativo financeiro designado pela entidade (a opo pelo valor justo). Os ativos derivativos so sempre classificados nessa categoria, exceto se designados como instrumentos de hedge. 4. Ativos financeiros disponveis para venda todos os ativos financeiros que no entram em nenhuma das outras trs categorias. Isso inclui todos os investimentos em instrumentos patrimoniais no mensurados pelo valor justo atravs do resultado. Alm disso, a entidade pode designar quaisquer emprstimos e recebveis como disponveis para venda.
89

O uso da opo pelo valor justo (item 3 anterior) restrito queles instrumentos financeiros designados no reconhecimento inicial que atendem pelo menos um dos critrios a seguir: - quando a opo pelo valor justo elimina uma divergncia contbil que, caso contrrio, decorreria da mensurao de ativos ou passivos ou do reconhecimento dos ganhos ou perdas sobre estes, em diferentes bases; - aqueles que fazem parte de um grupo de ativos e passivos financeiros, ou ambos, que so administrados e cujo desempenho avaliado pela administrao com base no valor justo de acordo com uma estratgia de gesto de risco ou uma estratgia de investimento documentada; e - aqueles contendo um ou mais derivativos embutidos, exceto se o derivativo embutido no alterar significativamente os fluxos de caixa associados ou quando ficar claro, mediante rpida anlise ou sem anlise alguma, que a separao proibida. Alguns ativos financeiros podem ser reclassificados fora das categorias mensurado ao valor justo atravs do resultado ou disponvel para venda se critrios especficos forem atendidos. Subseqentemente ao reconhecimento inicial: - todos os ativos financeiros nas categorias 1 e 2 acima so registrados pelo custo amortizado, sujeitos ao teste de impairment; - todos os ativos financeiros na categoria 3 acima so registrados pelos seus valores justos, com as variaes reconhecidas no resultado; e - todos os ativos financeiros na categoria 4 acima (disponvel para venda) so mensurados pelo valor justo nas demonstraes da posio financeira, com variaes de valores reconhecidas em outros resultados abrangentes, sujeitos aos testes de impairment. Caso o valor justo de um ativo disponvel para venda no possa ser mensurado com segurana, o ativo registrado pelo seu valor de custo.

90

Subseqentemente aquisio, a maioria dos passivos financeiros mensurada pelo valor original registrado, subtrados os pagamentos do principal e a amortizao. So trs as categorias de passivos mensurados pelo valor justo, com as variaes de valor reconhecidas no resultado: - passivos derivativos (exceto se designados como instrumento de hedge em uma efetiva operao de hedge de fluxo de caixa); - passivos mantidos para negociao (vendas a descoberto); e - outros passivos designados pela entidade, na emisso, para serem mensurados pelo valor justo atravs do resultado (a opo pelo valor justo vide acima). Valor justo o valor pelo qual um ativo pode ser trocado ou um passivo liquidado, entre partes independentes, conhecedoras do negcio, livres de presses ou de outros interesses que no a essncia da transao. O IAS 39 apresenta a seguinte hierarquia de valor justo: - o melhor o preo de mercado cotado em um mercado ativo; - caso contrrio, deve-se utilizar a tcnica de avaliao que faz o uso mximo das informaes do mercado e inclui transaes em bases comutativas, referncia ao valor justo corrente de outro instrumento praticamente igual, anlise de fluxo de caixa descontado e modelos de precificao de opes. O IAS 39 estabelece as condies para determinar quando um ativo ou passivo financeiro deve ser removido da demonstrao da posio financeira (baixado). A baixa de um ativo financeiro no permitida quando o cedente retm (1) substancialmente todos os riscos e benefcios do ativo ou parte do ativo transferido, ou (2) o controle do ativo ou parte do ativo para o qual ele nem retm nem transferiu substancialmente todos os riscos e benefcios. A contabilizao de hedge (reconhecimento dos efeitos compensatrios tanto do instrumento de hedge como do item protegido no resultado do mesmo perodo) permitida em certos casos, desde que as relaes hedge sejam claramente designadas e documentadas, mensurveis e efetivas. Conforme o IAS 39 existem trs tipos de hedge:
91

- hedge de valor justo: caso a entidade tenha proteo contra a variao no valor justo de um ativo, passivo ou compromisso assumido registrado, as variaes no valor justo do instrumento de hedge e do item protegido so reconhecidas no resultado no momento da sua ocorrncia. - hedges de fluxo de caixa: se a entidade tiver proteo contra variaes dos fluxos de caixa futuros relativos a um ativo ou passivo reconhecido ou a uma transao altamente provvel, ento as variaes no valor justo do instrumento de hedge so reconhecidas em outros resultados abrangentes com base na efetividade do hedge at a ocorrncia desses fluxos de caixa futuros; e - hedge de um investimento lquido em uma entidade estrangeira: tratado como hedge de fluxo de caixa. Um hedge de risco cambial em compromisso assumido pode ser contabilizado como hedge de valor justo ou como hedge de fluxo de caixa. O risco cambial em uma transao entre partes relacionadas altamente provvel pode ser qualificado como item protegido por um hedge de fluxo de caixa nas demonstraes financeiras consolidadas, desde que a transao seja denominada em moeda diferente da moeda funcional da entidade que realiza a transao, e o risco cambial possa afetar o resultado consolidado. Se o hedge de uma transao entre partes relacionadas se qualifica para a contabilizao de hedge, qualquer ganho ou perda reconhecidos em outras receitas abrangentes de acordo com as regras de hedge previstas no IAS 39 so reclassificados do patrimnio para o resultado no mesmo perodo ou perodos em que o risco cambial da transao protegida afeta o resultado. O aditamento de outubro de 2008 permite que uma entidade reclassifique ativos financeiros no derivativos fora das categorias mensurado pelo valor justo atravs do resultado e disponvel para venda em circunstncias especiais. As alteraes especificam os critrios para reclassificao e as exigncias de mensurao na data de reclassificao e subsequentemente.
92

O aditamento de maro de 2009 probe a reclassificao fora da categoria mensurado pelo valor justo atravs do resultado se uma entidade no puder mensurar separadamente o derivativo embutido na reclassificao. Nesse caso, o contrato inteiro (combinado) permanece classificado como mensurado pelo valor justo atravs do resultado. Um hedge de risco de taxas de juros para uma carteira (hedge sobre um montante e no sobre um ativo ou passivo especfico) pode ser classificado como hedge de valor justo se condies especficas forem atendidas. Interpretaes IFRIC 9 Reavaliao de Derivativos Embutidos Geralmente, a deciso de contabilizar um derivativo embutido separadamente do contrato principal tomada quando a entidade se torna pela primeira vez parte do contrato principal e no reavaliada subsequentemente. A entidade que adota o IFRS pela primeira vez faz sua avaliao com base nas condies existentes poca de sua entrada em um contrato hbrido e no quando da adoo do IFRS. A entidade somente rev sua avaliao caso os termos do contrato sejam alterados, os fluxos de caixa futuros previstos do derivativo embutido, o contrato principal, ou ambos, forem alterados significativamente em relao aos fluxos de caixa anteriormente previstos no contrato. Aditado em maro de 2009 para esclarecer que na reclassificao (conforme permitido pelas alteraes ao IAS 39 em outubro), o instrumento reclassificado deve ser reavaliado para separao dos derivativos embutidos. IFRIC 16 Hedges de Investimentos Lquidos em Operaes no Exterior A moeda de apresentao no cria uma exposio para a qual a entidade pode aplicar a contabilizao de hedge. Consequentemente, a controladora pode designar como risco coberto somente as diferenas cambiais decorrentes de uma diferena entre a sua prpria moeda funcional e a de sua operao no exterior.
93

O instrumento de hedge pode ser obtido por qualquer entidade ou entidades de um grupo, exceto a entidade que est sendo protegida, desde que as exigncias de designao, documentao e efetividade para um hedge de investimento lquido sejam atendidas. O IAS 39 deve ser aplicado para apurar o valor que precisa ser reclassificado da reserva de converso de moeda estrangeira para o resultado com relao ao instrumento de hedge, enquanto o IAS 21 deve ser aplicado com relao ao item protegido. Orientao do IAS 39 Publicao til da Deloitte A orientao de implementao est prevista no volume anual de IFRS do IASB. iGAAP 2008: Financial Instruments: IAS 32, IAS 39 and IFRS 7 Explained 4 edio (maio de 2008). Orientao sobre como aplicar essas normas complexas, incluindo exemplos e interpretaes. Disponvel em ingls no site www.iasplus.com/dttpubs/pubs.htm IAS 40 Propriedades para Investimento Data de vigncia Exerccios iniciados em ou aps 1 de janeiro de 2005. As alteraes resultantes das Melhorias anuais s IFRS (maio de 2008), referentes a propriedades em construo ou incorporao para uso futuro como propriedades para investimento, entram em vigor em 1 de janeiro de 2009. Objetivo Resumo Definir o tratamento contbil de propriedades para investimentos e respectivas divulgaes. ropriedade para investimento um terreno ou P edifcio mantido (seja pelo proprietrio ou pelo arrendatrio por meio de arrendamento financeiro) para auferir aluguis ou para capitalizao ou ambos. O IAS 40 no se aplica a imveis ocupados pelo proprietrio ou que esto sendo construdos ou incorporados para utilizao futura como propriedade para investimento, tampouco imveis mantidos para venda no curso normal dos negcios.
94

Imveis de uso misto (usados pelo proprietrio e mantidos para locao ou valorizao) devem ser segregados em partes e contabilizados separadamente. Permite a uma entidade optar pelo modelo de valor justo ou pelo modelo de custo: - modelo de valor justo: as propriedades para investimento so avaliadas ao valor justo e as variaes no valor justo so registradas no resultado; e - modelo de custo: as propriedades para investimento so avaliadas ao custo depreciado menos eventuais perdas acumuladas por impairment. O valor justo da propriedade para investimento tambm deve ser divulgado. O modelo de avaliao escolhido aplicado a todas as propriedades para investimento da entidade. Caso a entidade utilize o modelo de valor justo, mas, quando um determinado imvel adquirido, existe uma evidncia clara de que a entidade no ser capaz de determinar o valor justo de maneira contnua, o modelo de custo pode ser utilizado para esse imvel em base contnua at a sua alienao. A mudana de um modelo para outro permitida se resultar em uma apresentao mais adequada (altamente improvvel na mudana de modelo de valor justo para modelo de custo); A participao do arrendatrio em um imvel atravs de arrendamento operacional pode ser classificada como propriedade para investimento desde que o arrendatrio use o modelo de valor justo do IAS 40. Nesse caso, o arrendatrio contabiliza o arrendamento como se fosse um arrendamento financeiro. Interpretaes IAS 41 Agricultura Data de vigncia Perodos iniciados em ou aps 1 de janeiro de 2003. Alteraes resultantes das Melhorias anuais s IFRS (maio de 2008) referentes a: - taxa de desconto para clculo de valor justo; e - transformao biolgica adicional - entram em vigor em 1 de janeiro de 2009.
95

No h.

Objetivo

Estabelecer a contabilizao da atividade agrcola a gesto da transformao biolgica dos ativos biolgicos (plantas vivas e animais) em produtos agrcolas. odos os ativos biolgicos so mensurados pelo T valor justo menos custos estimados de ponto de venda, exceto se o valor justo no puder ser mensurado com segurana; O produto agrcola mensurado pelo valor justo no momento da colheita menos custos estimados de ponto de venda. Em razo do produto colhido ser uma mercadoria comercializvel, no existe exceo de mensurao confivel. Qualquer alterao no valor justo do ativo biolgico durante o perodo registrada no resultados. Exceo ao modelo de valor justo para ativos biolgicos: na ausncia de mercado ativo poca do reconhecimento nas demonstraes financeiras, e de algum outro mtodo de mensurao confivel, ser usado o modelo de custo somente para aquele ativo biolgico especfico. O ativo biolgico mensurado ao custo depreciado menos perda acumulada por impairment. Os preos de mercado cotados em um mercado ativo geralmente representam a melhor medida do valor justo de um ativo biolgico ou produto agrcola. Na ausncia de mercado ativo, o IAS 41 fornece orientaes para a escolha de uma outra base de mensurao. As alteraes de maio de 2008 permitem que uma transformao biolgica adicional seja considerada no clculo do valor justo de ativos biolgicos usando os fluxos de caixa descontados. A mensurao pelo valor justo termina com a colheita. O IAS 2 aplicado aps a colheita.

Resumo

Interpretaes

No h.

IFRIC 12 Acordos de Concesso de Servios Observao: Esta interpretao baseia-se em vrias normas e apresentada em separado devido sua complexidade e importncia. Data de vigncia Perodos iniciados em ou aps 1 de janeiro de 2008.
96

Objetivo

Tratar a contabilizao por operadores do setor privado que prestam servios ou fornecem ativos de infraestrutura do setor pblico. A interpretao no trata da contabilizao pelo governo (poder concedente) desses acordos. ara todos os acordos includos no escopo da P Interpretao (essencialmente aquelas cujos ativos de infraestrutura no so controlados pelo operador), os ativos de infraestrutura no so registrados como imobilizado do operador. Ao contrrio, dependendo dos termos do acordo, o operador reconhece: - um ativo financeiro quando o operador possui direito incondicional de receber um montante especificado em dinheiro ou outro ativo financeiro pelo perodo de vigncia do acordo; ou - um ativo intangvel quando os fluxos de caixa futuros do operador no so especificados (por exemplo, quando houver variao de acordo com o uso do ativo de infraestrutura); ou - um ativo financeiro e um ativo intangvel - quando o retorno do operador for gerado parte por um ativo financeiro e parte por um ativo intangvel.

Resumo

IFRIC 17 Distribuies de Ativos no monetrios aos Acionistas Observao: Esta interpretao baseia-se em vrias normas e apresentada em separado devido sua complexidade e importncia Data de vigncia Perodos anuais iniciados em ou aps 1 de julho de 2009. permitida a adoo antecipada, com algumas restries. Objetivo Resumo Tratar da contabilizao quando ativos no monetrios so distribudos aos acionistas. Um dividendo a pagar deve ser reconhecido quando o dividendo devidamente autorizado e no mais depende da deciso da entidade. A entidade deve mensurar o dividendo a pagar ao valor justo dos ativos lquidos a serem distribudos. O passivo deve ser reavaliado em cada data-base e as variaes devem ser reconhecidas diretamente no patrimnio lquido. A diferena entre o dividendo pago e o valor contbil dos ativos lquidos distribudos deve ser reconhecida no resultado.
97

Agenda dos Projetos atuais do IASB


Nosso site www.iasplus.com traz informaes recentes sobre as pautas dos projetos e os tpicos de pesquisa do IASB e do IFRIC, incluindo resumos das decises das reunies do IASB e do IFRIC. A seguir, um resumo da agenda de projetos do IASB at 31 de maro de 2009.
* Projeto de convergncia com o FASB

Tpico Melhorias anuais s IFRS

Projeto Aditamentos mnimos ao IFRS: 2008-2009 2009-2010

Status IFRS final programado para o primeiro semestre de 2009. Documento de discusso programado para o segundo semestre de 2000. Includa na agenda em dezembro de 2007. Data do trabalho a ser definida. Sees da Fase A Final programadas para o primeiro semestre de 2009. Documento de discusso da Fase B programado para 2010. Documento de discusso da Fase C programado para o segundo semestre de 2009. Minuta de exposio da Fase D programada para o segundo semestre de 2009. O IASB ainda no definiu a data das outras fases.

Transaes de controle comum

Aborda a contabilizao de combinaes entre entidades ou negcios sob controle comum nas demonstraes financeiras consolidadas e separadas do adquirente. O projeto est dividido em oito fases: A. Objetivos e caractersticas qualitativas B. Elementos e reconhecimento C. Mensurao D. Entidade divulgadora E. Apresentao e divulgao F. Objetivo e status da estrutura G. Aplicabilidade entidades sem fins lucrativos H. utras questes, se necessrio O

Estrutura conceitual*

Consolidao, inclusive Entidades de Propsito Especfico*

O objetivo do projeto fornecer orientaes mais rigorosas sobre o conceito de controle como base para a elaborao das demonstraes financeiras.

Minuta de exposio emitida em dezembro de 2008.

98

Tpico Baixa Operaes descontinuadas e ativos no circulantes destinados venda Lucro por ao

Projeto

Status

A reviso dos pontos conflitantes Minuta de exposio das orientaes para baixa contidas emitida em maro de 2009. no IAS 39. Minuta de exposio O objetivo deste projeto emitida em setembro de alterar a definio de operao 2008. descontinuada no IFRS 5. IFRS final programado Aditamento ao IAS 33 referente ao mtodo de aes em tesouraria e vrias outras questes. para o primeiro semestre de 2009. Minuta de exposio emitida em agosto de 2008. IFRS programado para o segundo semestre de 2009.

Sistemas de negociao de direitos de emisso

Aborda a contabilizao dos direitos Minuta de exposio de emisso, inclusive subvenes programada para o governamentais associadas com segundo semestre de 2009. esses direitos, mas no abordar as subvenes governamentais no geral. Documento de discusso focado no FAS 157 Mensurao do Valor Justo foi emitido em novembro de 2006. Minuta de exposio programada para o primeiro semestre de 2009. Minuta de exposio programada para o segundo semestre de 2009.

Orientao sobre Fornecer orientaes sobre como as mensurao pelo entidades devem mensurar o valor valor justo* de mercado de ativos e passivos quando exigido por outras normas. Instrumentos financeiros: projeto abrangente O enfoque da reviso do IAS 39 ser a melhoria, simplificao e, principalmente, a substituio da norma.

Instrumentos Este projeto aborda a distino financeiros com entre passivo e patrimnio. caractersticas de patrimnio Apresentao das Em duas fases: demonstraes A. Qual demonstrao financeira e financeiras informao comparativa; (relatrio de B. Apresentao nas demonstraes desempenho)* financeiras. Subvenes governamentais

Minuta de exposio programada para o segundo semestre de 2009 IFRS final emitido em setembro de 2007. Minuta de exposio programada para 2010.

O objetivo desse projeto melhorar O trabalho foi prorrogado o IAS 20. e aguarda concluso do Projeto de Passivos. O cronograma revisado ainda no foi anunciado.

Questes do IFRS 1

Questes de transio enfrentadas pelas jurisdies que devem adotar o IFRS nos prximos anos.

Minuta de exposio emitida em setembro de 2008. IFRS programado para o segundo semestre de 2009.

99

Tpico Aditamento ao IFRS 2

Projeto Pagamentos baseados em aes e liquidados em dinheiro envolvendo empresas do grupo (IFRS 2 e IFRIC 11). Reconsiderao do IAS 36 Perda no Valor Recupervel de Ativos. Objetiva a reduo das diferenas entre o IAS 12 Tributos sobre a Renda e a norma americana SFAS 109 Contabilizao de Imposto de Renda. O objetivo do projeto rever a contabilizao de contratos de seguro.

Status IFRS programado para o segundo trimestre de 2009.

Impairment* Imposto de Renda*

Pesquisas em andamento. Minuta de exposio emitida em maro de 2009. IFRS final programado para 2010. Minuta de exposio programada para o segundo semestre de 2009. Minuta de exposio emitida em setembro de 2007. IFRS final programado para o segundo trimestre de 2009. Documento de discusso emitido em maro de 2009. Minuta de exposio programada para o primeiro semestre de 2010.

Contratos de seguro Fase II

Empreendimentos Substituio do IAS 31 conjuntos (joint Participaes em joint ventures por ventures)* uma norma que reduza as opes e enfoque nos direitos e obrigaes subjacentes. Arrendamentos* O objetivo do projeto aperfeioar a contabilidade de arrendamentos mediante o desenvolvimento de uma abordagem mais coerente com as definies de ativos e passivos previstas pela estrutura conceitual.

Passivos (IAS 37 O objetivo do projeto aperfeioar Minuta de exposio aditamentos) as exigncias relativas identificao emitida em junho de 2005. e reconhecimento de passivos. IFRS final programado para o segundo semestre de 2009. Relatrio da Administrao Includos na agenda em dezembro IASB emitiu um DP para de 2007. comentrios em outubro de 2005. O objetivo deste projeto desenvolver um modelo Minuta de exposio de relatrio descritivo que programada para o acompanharia as demonstraes segundo trimestre de 2009. financeiras, porm seria apresentado em separado. O documento seria um guia das melhores prticas.

100

Tpico

Projeto

Status Documento de discusso emitido em maro de 2008. Minuta de exposio programada para o segundo trimestre de 2009.

Benefcios O projeto inclui: ps-emprego uma srie de melhorias ao IAS (inclusive penses) 19 a serem concludas em um Atividades sujeitas perodo de quatro anos; e regulamentao uma reviso abrangente do de taxas modelo contbil atual para planos de penso em conjunto com o FASB. O objetivo principal discutir se as entidades com taxas regulamentadas poderiam ou deveriam reconhecer um passivo (ou um ativo) como resultado da regulamentao das taxas pelos reguladores ou governo. Divulgaes de Partes Relacionadas Os principais objetivos do projeto so:

as exigncias do IAS 24 para entidades com uma participao IFRS final programado para estatal significativa em transaes o segundo semestre de com entidades similares; e 2009. vrias mudanas exigidas no detalhamento da definio de parte relacionada. O objetivo do projeto desenvolver Documento de discusso os princpios gerais para determinar emitido em dezembro de quando a receita deve ser 2008. reconhecida nas demonstraes financeiras. Minuta de discusso programada para 2010. Minuta de discusso emitida em fevereiro de 2007. IFRS final programado para o primeiro semestre de 2009.

Minuta de discusso revisada foi emitida em dezembro de 2008.

Reconhecimento da receita*

IFRS para O objetivo do projeto desenvolver pequenas e um Padro Internacional de mdias empresas Contabilidade para entidades sem exigncia de divulgao.

101

Tpicos ativos de pesquisa do IASB


Tpico Ativos intangveis* Status Desenvolver abordagem coerente para o reconhecimento e a mensurao de ativos intangveis, (projeto de convergncia inclusive aqueles comprados e criados internamente com o FASB) sem relao com uma combinao de negcios. Documento de pesquisa em desenvolvimento Deciso em dezembro de 2007 de no incluir este projeto na agenda, mas dar continuidade como um projeto de pesquisa. Atividades extrativistas Focar nos fatores que influenciam a estimativa de reservas e recursos e os principais cdigos de divulgao de reservas e sistemas de classificao usados na indstria extrativista. Um grupo de elaboradores de normas est desenvolvendo um documento de discusso, cuja concluso est estimada para o primeiro semestre de 2009.
Projeto da Fundao IASC

Tpico IFRS XBRL Taxonomy

Status Consultar http://www.iasb.org/XBRL/XBRL.htm

Interpretaes
As interpretaes dos IASs e dos IFRSs so elaboradas pelo Comit de Interpretao de Normas Internacionais de Contabilidade (IFRIC), que substituiu a Comisso Permanente de Interpretaes (SIC) em 2002. As interpretaes integram a literatura oficial do IASB. Portanto, as demonstraes financeiras no podem ser descritas como em conformidade com os Padres Internacionais de Contabilidade (IFRS), salvo se estiverem em total conformidade com as exigncias de cada norma aplicvel e cada interpretao aplicvel. Interpretaes IFRIC As seguintes interpretaes foram emitidas pelo Comit de Interpretaes de Normas Internacionais de Contabilidade (IFRIC 9) de 2004 at 31 de maro de 2009: IFRIC 1 Alteraes em Passivos decorrentes de Desativao, Restaurao e Passivos Semelhantes Existentes IFRIC 2 Cotas dos Membros de Entidades Cooperativas e Instrumentos Semelhantes IFRIC 3 Retirada IFRIC 4 Determinar se um Acordo Envolve um Arrendamento IFRIC 5 Direitos de Participao em Fundos de Desativao, Restaurao e de Recuperao Ambiental
102

IFRIC 6 Passivos Decorrentes da Participao em Mercados Especficos Resduos de Equipamento Eltrico e Eletrnico IFRIC 7 Aplicao do Mtodo de Reapresentao Conforme o IAS 29, Relatrios Financeiros em Economias Hiperinflacionrias IFRIC 8 Escopo do IFRS 2 IFRIC 9 Reavaliao de Derivativos Embutidos IFRIC 10 Relatrios Financeiros Intermedirios e Impairment IFRIC 11/IFRS 2 Transaes entre Empresas do Grupo e com Aes em Tesouraria IFRIC 12 Acordos de Concesso de Servios IFRIC 13 Programas de Fidelizao de Clientes IFRIC 14/IAS 19 Limite de um Ativo de Benefcio Definido, Exigncias Mnimas de Financiamento e a Interao entre essas variveis IFRIC 15 Contratos de Construo do Setor Imobilirio IFRIC 16 Hedges de Investimentos Lquidos em Operaes no Exterior IFRIC 17 Distribuies de Ativos no monetrios aos Acionistas IFRIC 18 Transferncias de Ativos de Clientes Interpretaes SIC As seguintes interpretaes emitidas pelo Comit Permanente de Interpretaes (SIC10) no perodo de 1997 a 2001 permanecem em vigor. Todas as outras interpretaes foram substitudas pelos aditamentos do IAS ou novos IFRSs emitidos pelo IASB: SIC 7 Introduo do Euro SIC 10 Assistncia Governamental Sem Relao Especfica com Atividades Operacionais SIC 12 Consolidao Sociedades de Propsito Especfico SIC 13 Entidades Controladas em Conjunto Contribuies no Monetrias dos Empreendedores SIC 15 Arrendamentos Operacionais Incentivos SIC 21 Tributao sobre Renda Recuperao de Ativos no Depreciveis Reavaliados SIC 25 Tributao sobre Renda Mudanas na Situao Fiscal de uma Entidade ou dos seus Acionistas SIC 27 Avaliao da Essncia de Transaes Envolvendo a Forma Legal de um Arrendamento SIC 29 Acordos de Concesso de Servios: Divulgao SIC 31 Receitas Provenientes de Transaes de Permuta Envolvendo Servios de Publicidade SIC 32 Ativos Intangveis Custos com Sites de Internet
9 International Financial Reporting Interpretations Committee IFRIC 10 Standing Interpretations Committee SIC

103

Itens no includos na agenda do IFRIC Mantemos no site www.iasplus.com uma lista de mais de 140 questes que o IFRIC considerou para incluso na sua agenda, mas decidiu no faz-lo. O IFRIC explica, para cada caso, a razo para no incluir a questo na sua agenda. Pela sua natureza, tais declaraes constituem uma orientao til na aplicao do IFRS. A lista encontra-se em www.iasplus.com/ifric/notadded.htm Processo Regulamentar do IFRIC Em fevereiro de 2007 os curadores da Fundao IASC publicaram uma Cartilha do Processo Formal para o IFRIC. Uma cpia do texto poder ser obtida no site do IASB www.iasb.org. O IFRIC aprova as minutas e interpretaes finais caso no recebam votos desfavorveis de mais de 4 dos 14 membros do IFRIC. As interpretaes finais devem obrigatoriamente receber aprovao do IASB (mnimo de nove votos favorveis).

Agenda atual do IFRIC


Segue um resumo dos projetos do IFRIC em 31 de maro de 2009:
Norma IFRIC 14 IAS 38 Tpico Contribuies Voluntrias Pagas Antecipadamente de acordo com Exigncia de Financiamento Mnimo REACH (Regulamentao da Comisso Europia para o Registro, Avaliao, Autorizao e Restrio de Produtos Qumicos) Status Ativo Ativo

E-learning da Deloitte sobre IFRS


A Deloitte tem o prazer de disponibilizar para o pblico, sem custo, os materiais de treinamento e-learning em IFRS. Existem mdulos disponveis para praticamente todos os IASs e IFRSs, que so atualizados regularmente. Cada mdulo exige o download de um arquivo zip de 4mb a 6mb e a extrao dos arquivos includos e da estrutura da pasta para uma pasta no seu computador. Antes de realizar o download ser solicitada a leitura e a aceitao de um aviso de iseno de responsabilidade. Os mdulos de e-learning podem ser usados e distribudos livremente por quem estiver registrado em nosso site, sem alterao do formato original e sujeito aos termos dos direitos autorais da Deloitte sobre o material. Para realizar o download, entrar em www.iasplus.com e clicar no cone lmpada na pgina principal.
104

Endereos de Internet
Deloitte www.deloitte.com.br www.iasplus.com IASB www.iasb.org Alguns orgos reguladores Australian Accounting Standards Board Canadian Accounting Standards Board China Accounting Standards Committee Conseil National de la Comptabilit (France) German Accounting Standards Board Accounting Standards Board of Japan Korea Accounting Standards Board New Zealand Financial Reporting Standards Board and New Zealand Accounting Standards Review Board Accounting Standards Board (Reino Unido) Financial Accounting Standards Board (EUA) www.aasb.com.au www.acsbcanada.org www.casc.gov.cn/internet/ internet/en.html www.minefi.gouv.fr/ directions_services/ CNCompta/ www.drsc.de www.asb.or.jp http://eng.kasb.or.kr www.nzica.com www.asrb.co.nz www.asb.org.uk www.fasb.org

International Auditing and Assurance Standards Board www.ifac.org/iaasb International Federation of Accountants www.ifac.org International Organization of Securities Commissions www.iosco.org Nosso site IAS Plus possui links para quase 200 sites relacionados a contabilidade: www.iasplus.com/links/links.htm

105

Boletim IAS Plus Update


A Deloitte publica o IAS Plus Update para tratar, detalhadamente, de pronunciamentos e propostas importantes, alm de outros eventos significativos. Caso deseje receber alertas via email sobre questes importantes tratadas nesses boletins, com links de download, a assinatura pode ser feita na pgina do site IAS Plus: www.iasplus.com/subscribe.htm Edies eletrnicas do boletim IAS Plus Update esto disponveis em www.iasplus.com/iasplus/iasplus.htm Tambm enviamos alertas atravs de nosso RSS feed inscreva-se na pgina principal do IAS Plus.

106

107

A Deloitte oferece servios nas reas de Auditoria, Consultoria Tributria, Consultoria em Gesto de Riscos Empresariais, Corporate Finance, Consultoria Empresarial e Outsourcing para clientes dos mais diversos setores. Com uma rede global de cerca de 165.000 profissionais atuando a partir de firmas-membro em mais de 140 pases, a Deloitte rene habilidades excepcionais e um profundo conhecimento local para ajudar seus clientes a alcanar o melhor desempenho, qualquer que seja o seu segmento ou regio de atuao. No Brasil, onde atua desde 1911, a Deloitte uma das lderes de mercado e seus cerca de 4.000 profissionais so reconhecidos pela integridade, competncia e habilidade em transformar seus conhecimentos em solues para seus clientes. Suas operaes cobrem todo o territrio nacional, com escritrios em So Paulo, Belo Horizonte, Braslia, Campinas, Curitiba, Fortaleza, Joinville, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Recife e Salvador. A Deloitte refere-se a uma ou mais Deloitte Touche Tohmatsu, uma verein (associao) estabelecida na Sua, e sua rede de firmas-membro, sendo cada uma delas uma entidade independente e legalmente separada. Acesse www.deloitte.com/about para a descrio detalhada da estrutura legal da Deloitte Touche Tohmatsu e de suas firmas-membro.

O contedo desta publicao no tem como objetivo esgotar todas as questes relacionadas ao IFRS e no deve ser utilizado como base na tomada de decises. Para mais informaes, contate-nos pelo e-mail comunicacao@deloitte.com ou pelo telefone (11) 5186-6686. 2009 Deloitte Touche Tohmatsu. Todos os direitos reservados.

You might also like