You are on page 1of 5

Capitulo I A posse como objeto de um direito.

A posse o poder fato sobre a coisa, exercido com animus domini. Propriedade o poder de direito sobre a coisa, podendo ser encontradas juntas ou em separado. A transferncia da propriedade pode ocorrer de forma justa atravs da livre manifestao de vontade, ou de forma injusta que quando a posse tomada de forma violenta em razo do proprietrio (posse precria, violenta e clandestina). H na posse uma situao de fato protegida por uma relao jurdica: o direito de possuir. A posse lcita permite usar, fruir e consumir, pessoalmente ou por intermdio de terceiro, de forma onerosa ou gratuita. A propriedade no pode ser transmitida sem que ocorra a transmisso da posse, assim, quem no tem posse no tem o poder de receber os frutos advindos de ser proprietrio de um bem.

Capitulo II A posse como condio para o surgimento de um direito.


A condio de PROPRIETRIO no quer dizer que este tem a posse. A posse o caminho natural para a aquisio da propriedade, como por exemplo o usucapio. A propriedade para fins de utilizao econmica, exige necessariamente o instituto da posse. Nos casos de aquisio da propriedade atravs de herana onde no havia posse, mas ocorre essa transferncia tm-se o nico caso em que a posse dispensvel para que se chegue a propriedade.

Capitulo III A posse como fundamento de direito.


Existe uma proteo contra a turbao ou perda da posse perante o seu possuidor nos casos de posse justa.

H duas de posse, uma chamada de posse juridicamente protegida e a outra de posse juridicamente desprovida de proteo. A primeira a posse jurdica civil e a segunda, a posse natural ou posse-deteno. O possuidor juridicamente protegido detm de direitos mais abrangentes em relao ao possuidor natural atravs do uso das aes possessrias, enquanto que o possuidor injusto no detm de privilgio haja vista a natureza da aquisio da propriedade (injusta).

Capitulo IV Relaes possessrias no protegidas.


A posse no protegida nos casos de posse violenta, precria e clandestina. Ainda, quando o possuidor no adquire a propriedade como quando apenas

detm a coisa sob a condio de transferir ou mesmo guard-la. Isso se d em razo do detentor no ter animus domini, ao contrrio daquele que cedeu a posse em tal condio (ex. locador), havendo reconhecimento de que a este pertence a propriedade. Mas o detentor, embora no tenha a proteo possessria, no privado de todo o direito, podendo manter-se, por si mesmo, na posse, mas tais mecanismos de proteo no so, por si mesmos, aes possessrias.

Capitulo V A razo legislativa da proteo possessria.


A proteo possessria facilita a proteo do direito de propriedade, tendo em vista que a posse a exteriorizao do direito de propriedade e decorre do fato de ela ser um complemento indispensvel da propriedade. A posse defensiva aquela que o possuidor defende sua propriedade exigir-lhe a prova da propriedade qualific-lo como fora-da-lei e permitir que qualquer um arrebatasse a sua propriedade. J a posse ofensiva, exigir-lhe a posse negarlhe o direito de propriedade, o que se coaduna com o princpio de que onde a propriedade no possvel, tampouco o a posse. Assim, podemos dizer que a razo legislativa de proteo possessria decorre de a posse transformar a relao jurdica, pois no foi criada para o proprietrio e sim para o possuidor que ostenta essa qualidade, ou seja, ostenta a utilizao econmica da propriedade, sendo o direito de possuir, portanto, indispensvel, ensejando ao possuidor um caminho propriedade, assentando-se em posio

defensiva e, finalmente, inexistindo impedimento jurdico de aquisio de propriedade.

Capitulo VI A posse um direito.


Partindo de sua definio de direito subjetivo, segundo a qual aquele o interesse juridicamente protegido, evidente a natureza jurdica da posse pois um interesse tutelado pelo ordenamento jurdico. Se legalmente protegido, no h como discordar quanto ao carter de direito que possui a posse. O direito acrescenta na posse um elemento formal que a proteo jurdica, e por esse modo concorrem todas as condies jurdicas de um direito.

Capitulo VII Lugar da posse no sistema jurdico.


A posse aparece como uma relao imediata da pessoa com a coisa, pertencendo ao direito das coisas. Sendo ela, um complemento de proteo da propriedade. Com a propriedade devem ser relacionados dois importantes institutos de socorro, o da proteo possessria e a propriedade putativa. Com elas relacionam-se os direitos reais sobre a coisa alheia, que abraam a coisa no por inteiro, mas somente em direes, denominadas desmembramentos da propriedade. Ademais, deve ser considerada a insuficincia da propriedade para o reconhecimento da proteo possessria.

Capitulo VIII Nascimento e extino da posse (existncia concreta), condio da vontade.


A posse nasce a partir do animus domini, o qual cria um lao entre a coisa e a pessoa. No preciso o ato de apreenso pelo possuidor mesmo, porque a relao de fato existe e a vontade do possuidor manifestou-se de anteriormente. Ainda, a deteno no impede o aparecimento do animus domini.

Capitulo IX A apropriao corprea da coisa.


Posse no a mera deteno fsica, mas sim a exteriorizao de propriedade. A posse se protege pelo direito para tornar possvel o seu uso econmico e relao s suas necessidades. Segundo o Direito Romano, a perturbao normal no faz perder a posse imediata, mas somente quando o possuidor a abandonou ou no, na contingncia de restabelecer a relao perturbada com a coisa. Se a consegue, no se reputa perdida a posse. Se as suas diligncias para recobrar-se a posse no conseguem bom xito, perde-se a posse. Acontece o mesmo com o esbulho das coisas imveis. Se o possuidor restabelece imediatamente a antiga relao, considera-se a posse como no perdida; se no, perdia-se, salvo ocorresse esbulho violento.

Capitulo X A posse dos direitos.


Na posse, o que se protege o estado de fato que pode ter por base um direito e, por conseguinte, pode ser considerado como o exerccio ou a exterioridade de um direito. preciso a existncia de um direito para que se possa admitir a possessio juris, ou, onde no existe o direito no pode existir a posse de direito, em linguagem processual: "onde no h petitrio no pode haver possessrio." A posse das coisas exterioridade da propriedade; a dos direitos a exterioridade dos direitos sobre a coisa alheia. A essa vantagem de se reunirem as duas espcies de posse em uma mesma noo comum se ajuntam outras, que no resultam da noo do poder fsicos. A exteriorizao do direito cria um lao ntimo entre o fato e o direito, no se contrapondo e se o estado de puro fato tivesse proteo nessa condio, deveria s-lo tambm nos casos em que no fosse considerado como o exerccio de um direito.

Capitulo XI Transformao da posse no desenvolvimento do Direito Moderno.


Posse de Coisas A transformao afeta ambos os gneros: de coisas e de direitos. A idia romanista de que sendo a coisa entregue no interesse do detentor o subordinava falta de proteo, uma vez que houve perda do poder fsico da coisa, mostrouse em flagrante contradio com os povos modernos. A soluo veio como forma de concesso da proteo at mesmo ao mero detentor. Posse de Direitos A idia diretriz era a seguinte: todo indivduo que se acha no gozo pacifico de um direito qualquer, ao qual corresponde um exerccio prolongado, e de qualquer espcie que seja o direito, monoplio, privilgio, consistente em um estado de fato, em ato daquele que tem o direito, ou em prestaes do obrigado, tais como o pagamento de rendas, prestaes, deve ser protegido provisoriamente nesse gozo quando lhe seja disputado, at que a no-existncia do direito se justifique judicialmente.

Capitulo XII A literatura.


So duas as principais obras sobre a posse. A primeira a de Savigny, Tratado da Posse e a segunda a de Burns, O direito da posse na Idade Mdia e em nossos tempos. Para Ihering a obra de Burns conservar seu valor para a cincia enquanto a de Savigny no passar de mero interesse histrico.

You might also like