You are on page 1of 26

EM NOME DOS ARTISTAS

MATERIAL EDUCATIVO

TICA! E AO! STRA B

PIA! CO

TICA! POE
Glossrio

LICO! PUB
1 / 26

OETI P

EM NOME DOS ARTISTAS

MATERIAL EDUCATIVO

EDUCATiVo FUNDAo BiENAl DE so PAUlo EM NoME Dos ArTisTAs ColEo AsTrUP FEArNlEY MUsEUM oF MoDErN ArT

Glossrio

2 / 26

EM NOME DOS ARTISTAS

MATERIAL EDUCATIVO

Este o material educativo da mostra Em nome dos artistas Arte contempornea norte-americana na Coleo Astrup Fearnley, que acontece no segundo semestre de 2011, em comemorao aos 60 anos da Bienal de so Paulo. Nele, voc e seus alunos so os cartgrafos que inventam mapas e percursos a partir das relaes que investigam, criam ou descobrem. o material dirigido aos professores de escolas das redes pblica e privada, educadores de oNGs e lderes comunitrios para ser trabalhado com adultos, jovens e crianas a partir de seis anos. No caso das crianas entre seis e catorze anos, o adulto que coordenar o trabalho com este material poder estud-lo previamente e apresentar seus contedos com leitura compartilhada. isso facilitar a aproximao entre a linguagem do material e a do grupo orientado. Este material permite propor uma diversidade de aes, tais como conhecer mais sobre os artistas nas chas, ler imagens, criar mapas conceituais que sejam como uma fotograa das conexes e ideias que voc e seus alunos possam inventar. Cartografe a mostra Em nome dos artistas e invente novos caminhos para pensar a arte!

Glossrio

3 / 26

EM NOME DOS ARTISTAS

MATERIAL EDUCATIVO

o material composto por:

este livreto e textos de apresentao sobre a mostra, os principais conceitos da

exposio, as linhas de trabalho do setor educativo e glossrio onde voc encontra todas as palavras que aparecem em negrito nas chas.

40 chas dos artistas que apresentam textos e imagens sobre dezesseis artis-

tas participantes da exposio, enfocando suas trajetrias e questes poticas sobre suas obras. Foram elaboradas pistas para aes educativas que complementam o material e funcionam como sugestes para que possa criar propostas para seu grupo de trabalho. Cada cha traz a imagem de uma obra e oferece diferentes possibilidades de aproximaes. Pode-se criar questionamentos, desde primeiras impresses at observaes mais atentas e reexivas. As chas tambm podem ser utilizadas para leitura compartilhada.

5 chas de perguntas, com textos sobre os eixos conceituais, cinco pontuaes

localizadoras criadas pelo Educativo em sintonia com a curadoria geral da mostra que sugerem modos de olhar para as obras e conceitos: o que faz a arte ser arte? Como voc v o que voc v? Que caminhos os espaos inventam? Como est o corpo? H certezas que podem ser derrubadas?

40 conectores (frases e cores) para fazer ligaes entre conceitos e chas do mapa. so 30 frases conectoras que podem aparecer repetidas, criando sentidos para as relaes construdas entre as peas. Possuem, no verso, apenas cores para que sejam criadas outras possveis ligaes. Tags so 40 palavras, conceitos e contedos que se relacionam plataforma potica da exposio e que tambm podem ser usadas para criar conexes e ampliar a discusso sobre a arte contempornea e a atualidade.

Glossrio

4 / 26

EM NOME DOS ARTISTAS

MATERIAL EDUCATIVO

EM NOME DOS ARTISTAS: ARTE CONTEMPORNEA NORTE AMERICANA NA COLEO ASTRUP FEARNLEY
Gunnar B. Kvaran Diretor, Museu de Arte Moderna Astrup Fearnley

O Museu de Arte Moderna Astrup Fearnley uma instituio privada em Oslo, Noruega, que coleciona e exibe arte contempornea internacional. Embora tenha sido aberto apenas em 1993, a histria de sua coleo data dos anos 1960. A Coleo Astrup Fearnley sempre se concentrou em artistas e trabalhos individuais e no em movimentos ou perodos histricos um enfoque diversicado na aquisio de grandes obras de arte contempornea que desaam os limites dos cnones artsticos. Esta coleo excepcional no tem a inteno de apresentar um panorama enciclopdico da arte contempornea internacional. Ao contrrio, um agrupamento de obras de artistas que ocupam uma posio fundamental, seja por terem criado linguagens visuais, objetos e imagens de grande originalidade e qualidade, ou por terem reinventado aspectos signicativos da produo cultural. Na ltima dcada, o museu se dedicou intensamente a artistas americanos contemporneos Jeff Koons, Richard Prince, Cindy Sherman, Matthew Barney e artistas mais jovens como Paul Chan, Frank Benson, Nate Lowman e Dan Colen, entre outros. Recentemente, a ateno se voltou para os trabalhos de artistas contemporneos japoneses, chineses e indianos e, no momento, estamos realizando uma pesquisa importante sobre a arte europeia e brasileira. O objetivo do museu colecionar e apresentar estes grandes trabalhos de artistas contemporneos internacionais de forma profunda e esclarecedora, mas tambm em dilogo com cenrio da arte norueguesa, propiciando uma presena real tanto na cidade de Oslo como no mundo da arte. Nos ltimos anos, com o aparecimento de ambiciosas fundaes e museus privados, vivenciamos uma mudana importante na comunidade artstica, especialmente na Europa, com destaque para instituies na Grcia, Itlia, Frana, Alemanha e Noruega. Todos estes museus privados esto colecionando e divulgando a arte contempornea internacional em pases com longa tradio de poltica cultural estatal. A maior parte dos museus nacionais tem a clara misso de colecionar e divulgar sua prpria histria da arte em dilogo com o mundo da arte internacional. Enquanto estes se vinculam a uma poltica cultural denida, e at mesmo a um certo tipo de ideologia, os museus privados tm a liberdade de criar suas opinies e polticas prprias. O surgimento destas instituies privadas na paisagem cultural afetou os valores consensuais orientadores do universo artstico e vem mudando o papel e a natureza dos museus de arte contempornea. Museus privados, incluindo o Astrup Fearnley, contribuem com a polifonia dos artistas, galerias, crticos, universidades e museus estatais que escrevem a histria da arte. Em uma sociedade baseada em valores social-democrticos, a escolha do Museu Astrup Fearnley de se concentrar intensamente na aquisio de arte contempornea americana inusitada. Em sua maior parte, museus escandinavos tm mais anidade com artistas europeus, ao mesmo tem-

po em que o alto custo da arte contempo fosse mais difcil adquirir trabalhos signi papel de museus privados como o Astrup independentemente seus temas, concent rea durante um certo perodo, desenvolve regio cultural.

Esta pesquisa, ento, se cristaliza na form Organizamos de trs a quatro mostras por pblica e editorial de dimenses ambicio os principais especialistas, crticos e cura emprega educadores especialmente pre paos expositivos, que informam o pblic as exposies, artistas e obras. Tambm escolas e pblico em geral, coordena club lescentes, e utiliza sosticadamente a tecn possibilitar e disseminar a interao com site: www.afmuseet.no.

O Museu de Arte Moderna Astrup Fearnl colaborao com outras instituies inter es que viajam a diferentes partes do m sua coleo aos principais museus e espa Por isso, foi um grande prazer e honra qu da Bienal de So Paulo, lanou a ambicios sio da coleo do Museu, com sua cura

um privilgio ter esta oportunidade de ap lhos da Coleo Astrup Fearnley na Bienal seu, gostaria primeiro de agradecer a Heito extremamente interessante e inspiradora. mente afortunados tendo a assistncia de ganizao da exposio que, junto a Dora de Projetos e Produo, e sua equipe, se ssionais, competentes e interessados. Al a Andr Stolarski, coordenador da rea d por sua paixo e criatividade em vrias et o, incluindo o trabalho editorial, design e novas tecnologias. Tambm sou muito g educacional, e sua equipe, por sua genero rio no desenvolvimento dos programas e m em um dilogo prximo com a natureza e -me tambm em dvida com os autores dos brilhantes do assunto e seus textos profu deixar de agradecer especialmente a todos em nome dos artistas.

Glossrio

5 / 26

EM NOME DOS ARTISTAS

MATERIAL EDUCATIVO

S: ARTE CONTEMPORNEA COLEO ASTRUP FEARNLEY

rna Astrup Fearnley

a instituio privada em mpornea internacional. ria de sua coleo data

u em artistas e trabalhos histricos um enfoque arte contempornea que coleo excepcional no ciclopdico da arte congrupamento de obras de seja por terem criado linriginalidade e qualidade, da produo cultural. Na te a artistas americanos Cindy Sherman, Matthew Frank Benson, Nate Lowa ateno se voltou para ses, chineses e indianos a importante sobre a arte ecionar e apresentar esos internacionais de fordilogo com cenrio da tanto na cidade de Oslo

po em que o alto custo da arte contempornea americana fez com que fosse mais difcil adquirir trabalhos signicativos. Justica-se, assim, o papel de museus privados como o Astrup Fearnley, que podem escolher independentemente seus temas, concentrar todos seus recursos em tal rea durante um certo perodo, desenvolvendo sua pesquisa em qualquer regio cultural. Esta pesquisa, ento, se cristaliza na forma de exposies e catlogos. Organizamos de trs a quatro mostras por ano e temos uma programao pblica e editorial de dimenses ambiciosas, que facilita parcerias com os principais especialistas, crticos e curadores da atualidade. O Museu emprega educadores especialmente preparados para trabalhar em espaos expositivos, que informam o pblico sobre o Museu, sua coleo, as exposies, artistas e obras. Tambm oferece visitas orientadas para escolas e pblico em geral, coordena clubes de arte para crianas e adolescentes, e utiliza sosticadamente a tecnologia de telefonia celular para possibilitar e disseminar a interao com a coleo. Para saber mais, visite: www.afmuseet.no. O Museu de Arte Moderna Astrup Fearnley tem uma longa tradio de colaborao com outras instituies internacionais, organizando exposies que viajam a diferentes partes do mundo e emprestando obras de sua coleo aos principais museus e espaos expositivos internacionais. Por isso, foi um grande prazer e honra quando Heitor Martins, presidente da Bienal de So Paulo, lanou a ambiciosa ideia de organizar uma exposio da coleo do Museu, com sua curadoria, para So Paulo. um privilgio ter esta oportunidade de apresentar uma seleo de trabalhos da Coleo Astrup Fearnley na Bienal de So Paulo. Em nome do Museu, gostaria primeiro de agradecer a Heitor Martins por esta colaborao extremamente interessante e inspiradora. Tambm nos sentimos imensamente afortunados tendo a assistncia de Emilo Kalil na preparao e organizao da exposio que, junto a Dora Silveira Corra, coordenadora de Projetos e Produo, e sua equipe, se mostraram extremamente prossionais, competentes e interessados. Alm disso, gostaria de agradecer a Andr Stolarski, coordenador da rea de Comunicao, e sua equipe, por sua paixo e criatividade em vrias etapas da preparao da exposio, incluindo o trabalho editorial, design grco, comunicao, internet e novas tecnologias. Tambm sou muito grato a Stela Barbieri, curadora educacional, e sua equipe, por sua generosidade e envolvimento visionrio no desenvolvimento dos programas e materiais educacionais, sempre em um dilogo prximo com a natureza e contedo da exposio. Sinto-me tambm em dvida com os autores dos textos por suas interpretaes brilhantes do assunto e seus textos profundos e inventivos. No poderia deixar de agradecer especialmente a todos os artistas que aqui honramos, em nome dos artistas.

ciosas fundaes e muortante na comunidade que para instituies na s estes museus privados ornea internacional em statal. A maior parte dos nar e divulgar sua prpria e internacional. Enquannida, e at mesmo a um a liberdade de criar suas tas instituies privadas uais orientadores do unieza dos museus de arte rup Fearnley, contribuem versidades e museus es-

democrticos, a escolha samente na aquisio de sua maior parte, museus uropeus, ao mesmo tem-

Glossrio

6 / 26

EM NOME DOS ARTISTAS

MATERIAL EDUCATIVO

REDES EM EXPANSO
Heitor Martins Presidente da Fundao Bienal de So Paulo

A comemorao dos 60 anos da Bienal de So Paulo, em 2011, um marco na histria do desenvolvimento da arte brasileira. Seu impacto, porm, transcende em muito o plano estritamente cultural. Atuando como instrumento de educao e insero social, a Bienal de So Paulo tem como misso promover o contato do pblico com o que h de mais expressivo da produo artstica atual e oferecer os subsdios estticos essenciais para o crescimento humano e o desenvolvimento de uma nao. Ciente da importncia da arte na formao dos cidados, a Bienal, mais um vez, rearma sua vocao educativa e, partindo do extraordinrio trabalho desenvolvido pelo Projeto Educativo da 29 Bienal, estabeleceu um Educativo permanente. A inteno dessa iniciativa poder seguir oferecendo a todos, agora de maneira sistemtica, as possibilidades de transformao que o acesso arte permite. O nosso compromisso propor dilogos e reexes sobre a arte contempornea e sobre as experincias de cada um, sejam individuais ou coletivas. Para estender e aprofundar os encontros com diferentes pblicos e dar lugar pluralidade de pontos de vista, a escuta e o discurso em constante transformao so fundamentais. A organizao da mostra Em nome dos artistas Arte contempornea norte-americana na coleo Astrup Fearnley, em um ano em que no se realiza a Bienal de So Paulo, representa outro grande passo em direo aproximao do pblico com a expresso e a sensibilidade do nosso tempo. Formada por obras da coleo do renomado Astrup Fearnley Museum of Modern Art, de Oslo, Noruega, a exposio oferece ao espectador uma viso selecionada da arte contempornea norte-americana dos ltimos trinta anos, incluindo grandes conjuntos de trabalhos inditos no Brasil. Para levar esse contedo de maneira dinmica e atraente ao pblico, a Bienal preparou esta publicao especialmente para professores, educadores, lderes comunitrios ou prossionais dedicados formao dos nossos jovens. uma honra poder trocar experincias e trabalhar em rede com vocs. Temos certeza da extrema importncia da sua atuao para o desenvolvimento do nosso pas.

Glossrio

7 / 26

EM NOME DOS ARTISTAS

MATERIAL EDUCATIVO

MAPEANDO PENSAMENTOS
Stela Barbieri

Ideias, intuio, imagens, mobilizao interna, novas signicaes. A arte possibilidade de estabelecer relaes troca de percepes e reexes, compartilhadas no tempo/espao da experincia. Implica a construo individual e coletiva de sentidos. Acreditar na voz do impossvel, no territrio da liberdade, na criao, na voz que fala e nem sempre ouvimos, permite ampliar o campo da experincia. A voz da nossa intuio tem o poder de revitalizar qualquer rea da nossa vida. Uma ideia pode vir dessa regio do impossvel. Dar voz intuio amplia nossa perspectiva de vitalidade. Para aproximar as pessoas dessas experincias, criamos possibilidades de encontros por meio de publicaes, cursos, presenciais e a distncia, palestras, ocinas e visitas orientadas. Este material que voc tem em mos mais um convite para perceber e pensar a arte, fazer perguntas. um novo caminho para estudar e investigar a arte contempornea e foi especialmente pensado para voc e para seus alunos. Ao longo da 29 Bienal aprendemos muito com cada uma das pessoas que utilizou o material educativo oferecido. Avaliamos as observaes e sugestes recebidas e criamos este novo material, que se aproxima ainda mais das realidades das salas de aulas e das comunidades: aqui voc encontrar chas maiores e mais peas para criar seu mapa conceitual, alm de propostas que permitam estabelecer uma variedade de conexes entre conceitos, linguagens e obras dos artistas. Mapas so instrumentos de localizao que orientam nossos deslocamentos e nossa relao com os lugares, que permitem desbravar territrios desconhecidos e viver novas aventuras. As pessoas consultam e inventam mapas para contar histrias, orientar-se no espao, organizar pensamentos e descobrir caminhos. Ao realizarmos uma trajetria pelos caminhos da arte, podemos nos surpreender com encontros, o que, fatalmente, nos colocar frente a desaos. Em alguns momentos, os enfrentaremos, em outros, silenciaremos e, em tantos mais, pensaremos em desvios ou percursos alternativos. Este material foi elaborado com a inteno de ajud-lo a explorar novas trajetrias no dilogo com a arte contempornea. Em 2011, a mostra Em nome dos artistas Arte contempornea norte-

-americana na coleo A Paulo ocupar o Pavilho vo do Astrup Fearnley M posio oferece ao pbl uma parte importante da anos e alguns de seus p Jeff Koons, Matthew Ba bm sero expostos trab a produo desses artis contempornea apresen ram do lugar e podem n

Temos, ainda, uma boa n tivo permanente na Bien cientes da importncia d de seu trabalho signica um Educativo Permanen o pblico.

A cada nova mostra, o Ed por jovens universitrios educadores para acomp palestras e cursos de for nossa equipe. Alm disso parceria com outras insti ao Educativo sempre qu qualidade para incluir em

Nossa proposta de ree zando as experincias co tes a escuta atenta e a c de suas principais inten rincias pessoais colabo e coletivos, o que ativa, a do a relao dos artistas convite para que tenha s

Glossrio

8 / 26

EM NOME DOS ARTISTAS

MATERIAL EDUCATIVO

TOS

as signicaes. A arte percepes e reexes, ia. Implica a construo

iberdade, na criao, na mpliar o campo da experevitalizar qualquer rea do impossvel. Dar voz

-americana na coleo Astrup Fearnley apresentada pela Bienal de So Paulo ocupar o Pavilho com um conjunto expressivo de obras do acervo do Astrup Fearnley Museum of Modern Art, de Oslo, na Noruega. A exposio oferece ao pblico brasileiro a experincia de conhecer de perto uma parte importante da produo artstica norte-americana dos ltimos anos e alguns de seus principais artistas contemporneos. Nomes como Jeff Koons, Matthew Barney e Cindy Sherman estaro na mostra. Tambm sero expostos trabalhos do ingls Damien Hirst que dialogam com a produo desses artistas. Em nome dos artistas evidencia como a arte contempornea apresenta questionamentos que frequentemente nos tiram do lugar e podem nos fazer repensar a vida e traar novos trajetos. Temos, ainda, uma boa nova para compartilhar! Implementamos o Educativo permanente na Bienal de So Paulo. A presidncia e diretoria atuais, cientes da importncia dos servios educativos das bienais anteriores e de seu trabalho signicativo, decidiram, depois da 29 Bienal, consolidar um Educativo Permanente, responsvel pela relao direta da Bienal com o pblico. A cada nova mostra, o Educativo oferece visitas orientadas acompanhadas por jovens universitrios que participam de formao continuada como educadores para acompanharem os grupos, novas propostas de ateli, palestras e cursos de formao especialmente preparados para voc por nossa equipe. Alm disso, o Educativo da Bienal de So Paulo trabalha em parceria com outras instituies culturais da cidade. Voc poder recorrer ao Educativo sempre que precisar, contando com uma programao de qualidade para incluir em seu planejamento anual. Nossa proposta de reetir e dialogar sobre a arte contempornea, valorizando as experincias cotidianas, de encontros em que se fazem presentes a escuta atenta e a celebrao da voz em movimento, tem como uma de suas principais intenes provocar a construo de sentidos. As experincias pessoais colaboram para a elaborao de signicados individuais e coletivos, o que ativa, afeta e efetiva a concretizao da obra, desvelando a relao dos artistas com seu entorno e seu pblico. Fica aqui nosso convite para que tenha sua prpria experincia potica.

, criamos possibilidades presenciais e a distncia,

convite para perceber e ho para estudar e invesensado para voc e para

cada uma das pessoas iamos as observaes e ial, que se aproxima aincomunidades: aqui voc ar seu mapa conceitual, a variedade de conexes

entam nossos deslocaermitem desbravar terriAs pessoas consultam e se no espao, organizar rmos uma trajetria per com encontros, o que, lguns momentos, os enos mais, pensaremos em

jud-lo a explorar novas .

e contempornea norte-

Glossrio

9 / 26

EM NOME DOS ARTISTAS

MATERIAL EDUCATIVO

GLOSSRIO

abstrao

em termos gerais, abstrao refere-se ao processo de isolar algo de um contexto, generalizando-o. Na arte moderna, artistas como Kandinsky, Mir, Paul Klee, os construtivistas russos, entre outros, buscaram dar autonomia s cores, formas e elementos que utilizavam em suas obras, sem a necessidade de um referencial externo ou representao objetiva de algo (como uma paisagem, um retrato ou gura imediatamente reconhecvel), criando, assim, composies que obedeciam apenas as suas prprias relaes internas; a esse conjunto de obras deu-se o nome de arte abstrata (em oposio arte gurativa) e que veio a desdobrar-se em inmeras manifestaes artsticas, em particular na primeira metade do sculo 20. Surpreendentemente, Leonardo da Vinci j prescrevia aos jovens pintores de sua poca: Sou da opinio de que no se devia desprezar aquele olhar atento para as manchas da parede, para os carves sobre a grelha, para as nuvens, para a correnteza da gua, descobrindo assim coisas maravilhosas. termo cunhado pelo crtico norte-americano Harold Rosenberg em 1952 para descrever a pintura de Jackson Pollock e que mais tarde se estendeu a outros pintores norte-americanos, como Willem De Kooning e Franz Kline, cujas pinturas compartilhavam de suas pinceladas e gestos carregados de expressividade. Ao pintar, Pollock estendia a tela branca sobre o cho e respingava, distribua ou mesmo atirava tinta sobre ela, algumas vezes diretamente da lata, ou usando pincis, gravetos e hastes, mas sem tocar diretamente nela. O pintor gira sobre o quadro, como numa dana, subvertendo a imagem do artista contemplativo ou que realiza o trabalho de acordo com um projeto. A obra concebida como fruto de uma relao corporal imediata do artista com a pintura: Antes da ao, diz Pollock, no h nada: nem sujeito, nem objeto.

apropriar-se de imagens derivadas da indstria cultural, tais como fotos de estrelas do cinema e da mdia, como Marilyn Monroe, Jacqueline Kennedy, Elvis Presley, Mao TsTung e Pel, ou imagens de objetos de consumo, como latas de sopa ou de Coca-Cola, embalagens de produtos ou notcias de jornal, e reproduzi-las por meio de tcnicas como a serigraa (reproduo mecnica), Warhol evidenciava os processos de saturao das imagens por sua hiperexposio atravs da repetio em srie de uma mesma imagem original, alterando apenas as cores. Assim, sua obra liga-se aos processos de massicao da cultura, em que todos somos expostos continuamente aos mesmos contedos culturais produzidos por canais privilegiados de produo e difuso. sua a clebre frase: No futuro todos sero famosos durante quinze minutos. Para o crtico e lsofo Arthur C. Danto, as Brillo Boxes (caixas Brillo, uma marca de sabo em p) de Warhol representam a consumao ou o m da arte baseada na imitao.

dade de algum. O cuja qualidade art so expostos, ser reelaborao da c

arte pop

action painting

arqutipo

modelo, prottipo ou padro original sobre o qual outros so copiados ou reproduzidos em simulacros ou de forma semelhante. Arqutipos (de smbolos, de ideias, de comportamentos, de personagens) so frequentemente utilizados em mitos e lendas, entendidos como herana comum e compreensvel por todas as pessoas, universalmente e em todas as pocas. Para a psicologia, um arqutipo um modelo de pessoa, personalidade ou comportamento (tambm entendido como esteretipo); para Plato e alguns lsofos ps-platnicos, arqutipos se referem s formas ideais ou originrias do mundo sensvel.

em m gleses e norte-am obras materiais, re cinema, das histr vas e de revistas arte erudita e arte de massa. Sem pro Andy Warhol, Roy Hamilton se assem desenho simplica o concedida aos particular, ao univ artista Richard Ha nova sensibilidade transitria, consum sa, jovem, espiritu grande negcio. arte pop de arte pessoas sem educ datas), vindos de econmico-cultura cas e crenas da r de carrancas no in vidades religiosas

Arte/Cidade Cidade sem janelas

Albert Einstein

(1879, Ulm, Alemanha 1955, Princeton, Estados Unidos) alemo radicado nos Estados Unidos, desenvolveu a Teoria da Relatividade e reconhecido como um dos maiores fsicos de todos os tempos.

primeira edio do evento Arte/Cidade, idealizado por Nelson Brissac e Agnaldo Farias, que ocorreu no antigo Matadouro Municipal da Vila Mariana (atual Cinemateca de So Paulo) em 1994 com a participao de artistas contemporneos brasileiros de diversas linguagens (artes visuais, msica, cinema, dana e teatro), cujos trabalhos apresentados estivessem calcados na ideia da cidade como suporte e forjadora de sensibilidades.

arte relacion

Arthur Schop

1860, Frankfurt, A mundo como vonta tro volumes em 18 modernos e conte Sigmund Freud, He tambm notvel po duo de conceitos

apropriao

uso, por uma pessoa ou grupo, de algo pertencente ou criado por outro(s), geralmente sem o conhecimento ou aprovao do(s) ltimo(s). O termo empregado pela histria e pela crtica de arte para indicar a incorporao de objetos extra-artsticos, como tambm de outras obras, em trabalhos de arte. Acusaes de roubo ou plgio tm sido comuns toda vez que uma obra apresenta, parcial ou integralmente, e declaradamente ou no, contedos apropriados de outra.

arte conceitual

Andy Warhol

(1928, Pittsburgh, Estados Unidos 1987, Nova Jersey, Estados Unidos) pintor, cineasta e empresrio, considerado a gura mais expressiva da arte pop. Iniciou a carreira como designer grco e criador de imagens publicitrias, para posteriormente ingressar no meio das artes plsticas com imagens e procedimentos tcnicos derivados de seu contato com a publicidade. Ao

vanguarda artstica surgida na Europa e nos Estados Unidos no m da dcada de 1960 e meados de 70, cujos artistas priorizam a ideia ou conceito aparncia ou execuo da obra. Importava a eles antes a inveno da obra que sua materializao. Num momento de aproximao da arte com a losoa, enfatizavam a arte como coisa mental, sempre em potncia, e no apenas um produto acabado a ser olhado, e o artista como pensador e no arteso; tampouco havia a exigncia de que fosse o prprio artista quem construsse a obra (h obras que so instrues para o espectador, mais ou menos precisas, de como realizar o trabalho ou projeto). Fizeram duras crticas s instituies, o sistema de seleo de obras e o mercado de arte. Por isso, muitos artistas conceituais optavam pela imaterialidade do pensamento criao de objetos artsticos, como uma pintura ou escultura, passveis de serem comercializados ou de se tornarem proprie-

articialidad

sio ao que da ticialidade est humanos e serve nas muito diversas artifcio, materiais bora os limites ent sejam imprecisos. articium, que que partilham da mesm

Dubuffet em 1953 do ele, vo alm todo e qualquer tip poca, artistas em Tpies na Espanh

assemblage

Glossrio

10 / 26

EM NOME DOS ARTISTAS

MATERIAL EDUCATIVO

indstria cultural, e da mdia, como s Presley, Mao Tse consumo, como agens de produtos por meio de tcninica), Warhol evis imagens por sua srie de uma mess cores. Assim, sua o da cultura, em ente aos mesmos ais privilegiados de e: No futuro todos . Para o crtico e caixas Brillo, uma esentam a consuao.

dade de algum. Os ready-mades de Marcel Duchamp, cuja qualidade artstica conferida pelo contexto em que so expostos, seriam um antecedente importante para a reelaborao da crtica dos artistas conceituais.

arte pop

dro original sobre zidos em simulas (de smbolos, de gens) so frequenentendidos como odas as pessoas, Para a psicologia, personalidade ou mo esteretipo); icos, arqutipos se do mundo sensvel.

em meados da dcada de 1950, artistas ingleses e norte-americanos passaram a incorporar as suas obras materiais, referncias e tcnicas da publicidade, do cinema, das histrias em quadrinhos, de imagens televisivas e de revistas populares, borrando as fronteiras entre arte erudita e arte popular, ou entre arte elevada e cultura de massa. Sem programas ou manifestos, os trabalhos de Andy Warhol, Roy Lichtenstein, Claes Oldenburg e Richard Hamilton se assemelham pelas temticas abordadas, pelo desenho simplicado, pelas cores saturadas e pela ateno concedida aos objetos comuns, vida cotidiana e, em particular, ao universo do consumo. Em carta de 1957, o artista Richard Hamilton dene os princpios centrais da nova sensibilidade artstica: trata-se de uma arte popular, transitria, consumvel, de baixo custo, produzida em massa, jovem, espirituosa, sexy, chamativa, glamourosa e um grande negcio. Deve-se distinguir, no entanto, o termo arte pop de arte popular, ligado produo artstica de pessoas sem educao formal em artes (em geral autodidatas), vindos de regies afastadas dos grandes centros econmico-culturais e que retratam costumes, cenas tpicas e crenas da regio que habitam (como os escultores de carrancas no interior brasileiro ou os pintores de festividades religiosas populares como a festa junina).

Unidos, utilizavam recursos semelhantes ao agregarem objetos dspares s suas obras, numa espcie de esttica da acumulao, relembrando alguns procedimentos dadastas de justaposio disparatada de elementos como nas obras Merz de Kurt Schwitters e nos ready-mades de Marcel Duchamp.

belas, pois, de aco determinado do ju

ativismo poltico

atitude que privilegia a prtica efetiva de transformao da realidade. O ativismo muitas vezes sintetiza uma postura crtica disposta a mudar o mundo e a lutar por direitos e deveres na sociedade, seja em questes ambientais, artsticas, sociais, polticas ou econmicas. Muitas obras, de carter ambguo, criaram uma indistino entre o gesto artstico e o poltico, sem prioridade entre um ou outro (como em obras de Goya, Chico Buarque e Cildo Meireles).

tistas ou obras, qu ou procedimentos cas, pode-se ente a gravura, a insta outros, como cate tido mais amplo, o artstico, formaliza semelhana (por os performers nor

categoria art

Charles Cha

autor

aquele a quem se atribui uma ao. Em toda produo artstica, atribui-se a um autor a criao, elaborao ou concepo de uma obra. produo coletiva de alguma obra ou ao, diz-se coautoria. Na contemporaneidade, muitas obras reclamam do espectador a participao, interveno ou alterao da proposio artstica original, alando o espectador condio de coautor da obra.

autoria barroco

(ver autor)

Corsier-sur-Vevey, te, danarino, rote dos atores mais fa lizado pelo uso de das cenas de Temp mais famosos, o p esteira de linha de s engrenagens da mecanizao hum do trabalho na era

primeilizado por Nelson o antigo Matadouro eca de So Paulo) s contemporneos es visuais, msica, apresentados esomo suporte e for-

janelas

arte relacional

(ver esttica relacional)

Arthur Schopenhauer

(1788, Danzig, Alemanha 1860, Frankfurt, Alemanha) lsofo alemo cujo livro O mundo como vontade e representao, publicado em quatro volumes em 1819, inuenciou o pensamento de autores modernos e contemporneos, como Friedrich Nietzsche, Sigmund Freud, Henri Bergson, Franz Kafka, entre outros. tambm notvel por seu pessimismo extremo e pela introduo de conceitos do budismo e hindusmo em suas obras.

tstica surgida na dcada de 1960 e a ideia ou conceito tava a eles antes a o. Num momento enfatizavam a arte ncia, e no apenas rtista como pensagncia de que fosobra (h obras que s ou menos precieto). Fizeram duras eo de obras e o tistas conceituais mento criao de u escultura, passtornarem proprie-

articialidade

qualidade do que articial, por oposio ao que da naturalidade ou natural. A ideia de articialidade est intimamente ligada criao ou fazer humanos e serve para qualicar objetos ou aes humanas muito diversas (como uma perna mecnica, fogos de artifcio, materiais plsticos, jogos de videogame etc.), embora os limites entre o que se considera natural ou articial sejam imprecisos. As palavras arte e articial (do latim articium, que quer dizer literalmente: feito com arte) compartilham da mesma origem.

perodo cultural que oresceu entre o nal do sculo 16 e meados do sculo 18 na Itlia, difundiu-se pelos pases catlicos da Europa e da Amrica, inclusive no Brasil. Em contraposio ao perodo renascentista, de caractersticas clssicas e idealistas, toda produo artstica do perodo barroco (expressada na arquitetura, msica, pintura, escultura, literatura, mobilirio etc.) apresenta tendncia ao assimtrico, ao extravagante, ao apelo emocional, inexistente at ento na arte renascentista. As obras barrocas, como as pinturas de Caravaggio, Rembrandt, Tintoretto, Rubens e nas esculturas de Bernini, abusam de contrastes abruptos de luz e sombra, diagonais impetuosas e temas que sugerem um certo naturalismo ou veracidade da imagem, ao retratar coisas e seres humanos tal como aparecem, com suas marcas do tempo, seus defeitos fsicos, seus traos bizarros e feios, sem retoque algum. O termo barroco pode servir tambm para qualicar algo que prime pelo excesso, pela sinuosidade, pelo ruidoso, ou pela riqueza de detalhes (como nos lmes de Pedro Almodvar ou nas apresentaes da cantora Lady Gaga).

Charles Saat

galerista (fundou a tido e patrocinado de o nal da dca principal promotor um grupo de joven da dcada de 199 Rachel Whiteread

Christo e Jea

Frana 2009, Es duziram juntos o comumente classi terstica marcante cido para embrulh Em um de seus pr 1969, utilizaram ap dos de tecido sint uma regio costei

belo

assemblage termo criado pelo artista francs Jean Dubuffet em 1953 para designar suas obras que, segundo ele, vo alm das colagens ao poderem assimilar todo e qualquer tipo de material obra de arte. Na mesma poca, artistas em vrias partes do mundo, como Antoni Tpies na Espanha e Robert Rauschenberg nos Estados

o conjunto de certas caractersticas que despertam sentimentos de prazer ou admirao pode ser chamado de belo. Porm, estas noes mudam de cultura para cultura, de tempos em tempos, e so perseguidas de maneiras diferentes por artistas, assim como sua percepo. H algumas reexes sobre o belo na tradio losca: como ideia objetiva, segundo Aristteles: As principais formas de beleza so a ordem e a simetria, e a denio clara; e outra determinada pela experincia suscitada por coisas

citao men ou integralmente, jornal, vdeo, imag fala no registrada utilizadas para ap ou ilustrar um racio uso de citaes ou usual entre criado utilizam-nas como

Claude Mone

Frana) pintor fra

Glossrio

11 / 26

EM NOME DOS ARTISTAS

MATERIAL EDUCATIVO

s ao agregarem obpcie de esttica procedimentos dae elementos como os ready-mades de

belas, pois, de acordo com Kant, o belo um carter no determinado do juzo esttico.

privilegia a prtica e. O ativismo muidisposta a mudar res na sociedade, s, sociais, polticas r ambguo, criaram o e o poltico, sem m obras de Goya,

categoria artstica agrupamento ou classe de artistas ou obras, que dividem ou no caractersticas, ideias ou procedimentos artsticos em comum. Nas artes plsticas, pode-se entender a pintura, a escultura, o desenho, a gravura, a instalao, a performance, o vdeo, entre outros, como categorias artsticas distintas. Em um sentido mais amplo, o termo serve para denir um conjunto artstico, formalizado ou no, ao qual se atribua alguma semelhana (por exemplo: a literatura barroca brasileira; os performers norte-americanos da dcada de 1960 etc.) Charles Chaplin
(1889, Londres, Inglaterra 1977, Corsier-sur-Vevey, Sua) ator, diretor, produtor, comediante, danarino, roteirista e msico britnico. Chaplin foi um dos atores mais famosos da era do cinema mudo, notabilizado pelo uso de mmica e da comdia pastelo. Numa das cenas de Tempos modernos (1936), um de seus lmes mais famosos, o personagem Carlitos engolido por uma esteira de linha de produo industrial e perde-se em meio s engrenagens da fbrica, numa stira ainda atual sobre a mecanizao humana e a alienao dos modos de diviso do trabalho na era industrial.

pintores do grupo impressionista. Sua pintura Impresso, nascer do sol, do incio de sua carreira, motivou o comentrio desdenhoso do escritor e pintor Louis Leroy, que diria que a imagem no passava de uma impresso de cena marinha, inacabada e pintada sem preciso. O termo foi adotado pelo grupo para designar suas obras, que mais sugeriam do que representavam impresses visuais, atravs de pinceladas rpidas e com as cores justapostas sobre a prpria tela, criando a impresso visual de luzes, sombras e espacialidade.

colagem

ao. Em toda proriao, elaborao o coletiva de algucontemporaneidador a participao, o artstica original, autor da obra.

ceu entre o nal do lia, difundiu-se pemrica, inclusive no nascentista, de caa produo artstirquitetura, msica, etc.) apresenta tenao apelo emociocentista. As obras aggio, Rembrandt, Bernini, abusam de gonais impetuosas alismo ou veraciseres humanos tal mpo, seus defeitos m retoque algum. O ara qualicar algo ade, pelo ruidoso, s lmes de Pedro ntora Lady Gaga).

Charles Saatchi

colecionador de arte, publicitrio e galerista (fundou a Saatchi Gallery, em Londres). Tem investido e patrocinado obras de artistas contemporneos desde o nal da dcada de 1960. Tornou-se conhecido como principal promotor dos Young British Artists, nome dado a um grupo de jovens artistas britnicos evidenciados no m da dcada de 1990, que inclui Damien Hirst, Tracey Emin, Rachel Whiteread e outros. (1935, Bulgria; 1935, Frana 2009, Estados Unidos) casal de artistas que produziram juntos obras de larga escala. Seus trabalhos, comumente classicados como land art, tm como caracterstica marcante utilizar quantidades gigantescas de tecido para embrulhar elementos naturais e arquitetnicos. Em um de seus projetos mais famosos, Wrapped Coast, de 1969, utilizaram aproximadamente cem mil metros quadrados de tecido sinttico para embrulhar dois quilmetros de uma regio costeira.

a colagem como procedimento tcnico tem uma histria antiga, mas sua incorporao na arte do sculo 20, com os experimentos cubistas de Picasso e Braque, representa um ponto de inexo na medida em que deixa de entender a pintura como uma janela aberta ou imagem por onde o olhar e a imaginao do espectador penetram, mas como superfcie sobre a qual se depositam materiais retirados da realidade pedaos de jornal e papis de todo tipo, tecido, madeira, objetos e outros para a construo da imagem. Com a colagem na pintura, o estabelecimento de fronteiras rgidas entre pintura e escultura, ou bidimensionalidade e tridimensionalidade, tornou-se impreciso ou irrelevante. Usa-se o termo colagem tambm para designar a justaposio ordenada de elementos de procedncias variadas (como faz um DJ de msica ao ordenar msicas e sons diversos, tocados em sequncia ou sobrepostos em um aglomerado sonoro).

comissionar

Christo e Jeanne-Claude

subsidiar, nanciar, investir. No contexto do mercado de arte, signica patrocinar, investir ou fomentar a produo de um artista ou grupo de artistas. Desde o Renascimento at o incio do sculo 20, artistas, msicos e literatos eram, em geral, comissionados por patronos ou mecenas, pessoas ricas ou inuentes que nanciavam suas produes artsticas, e que em alguns casos determinavam aspectos da obra, da ideia ao resultado (como nas intervenes do mecenas Lorenzo de Mdici durante a realizao da Capela Sistina pelo artista Michelangelo).

composio

cas que despertam de ser chamado de cultura para cultuuidas de maneiras percepo. H alo losca: como principais formas denio clara; e scitada por coisas

citao meno de uma informao ou dado, parcial ou integralmente, extrado de uma fonte publicada (livro, jornal, vdeo, imagem, site) ou no (como no caso de uma fala no registrada). As citaes na produo textual so utilizadas para apoiar uma hiptese, sustentar uma ideia ou ilustrar um raciocnio. Desde o incio do modernismo, o uso de citaes ou sua apropriao tem sido uma prtica usual entre criadores de diversas reas, que muitas vezes utilizam-nas como parte constituinte de sua obra. Claude Monet
(1840, Paris, Frana 1926, Giverny, Frana) pintor francs e, talvez, o mais clebre entre os

ato de construir um conjunto organizado de diferentes elementos. A composio pode ser o ponto de partida para a realizao de uma obra, quando um artista elege regras com as quais vai trabalhar. Por outro lado, um trabalho criativo nem sempre precisa desse planejamento, podendo primeiro ser feito e depois analisado, identicando-se uma estrutura de composio. Na msica, por exemplo, uma composio pode ser feita com notas tocadas em determinada sequncia e ritmo por um instrumento ou mesmo com barulhos de objetos do cotidiano ou com a durao de um silncio. Em uma pintura, a composio a ordenao dos elementos pictricos no espao da tela.

Constantin Brancusi

(1876, Hobita, Romnia 1957, Paris, Frana) clebre escultor romeno atuante em Paris e um dos principais nomes das vanguardas modernas, Brancusi criou formas escultricas extremamente simpli-

Glossrio

12 / 26

EM NOME DOS ARTISTAS

MATERIAL EDUCATIVO

cadas e elementares, muitas vezes no limite entre a gurao e a abstrao. considerado, ao lado de Auguste Rodin, um dos maiores precursores da escultura moderna.

construtivismo russo

movimento artstico-poltico iniciado na Rssia revolucionria a partir de 1919, que, comprometido com os ideais revolucionrios, rejeitava a ideia de uma arte autnoma em favor da arte com propostas sociais. Com uma esttica radicalmente nova para o perodo, impactou praticamente todos os movimentos de vanguarda da poca, na arquitetura, design industrial, produo grca, teatro, cinema, dana, moda e msica. Teve inuncia determinante na concepo da Bauhaus e do De Stijl holands. Para o construtivismo, a pintura e a escultura so pensadas como construes e no como representaes, com grande nfase para os materiais empregados e os processos de elaborao das obras.

a uma imagem. Sua principal funo expressar ou comunicar uma mensagem, contedo ou ideias de um emissor a um receptor. O discurso que se faz para caracterizar ou apreender determinado objeto pode, por vezes, confundir-se ou mesmo substituir a percepo imediata que se tem desse objeto (por exemplo, na mediao de obras de arte numa exposio feita por meio do discurso), dicultando no receptor uma percepo pessoal e espontnea do que se encontra a sua frente.

estampar camiset entre outros usos.

esttica

Edgar Morin

(1921, Paris, Frana) antroplogo, socilogo e lsofo. considerado um dos principais pensadores contemporneos e tericos da complexidade, autor de livros como Introduo ao pensamento complexo (1990) e Os sete saberes necessrios para a educao do futuro (2000).

ramo da arte, do belo e denida como o e que permeiam a pe julgamentos, gost percebido pelos se dida como uma re de arte, cultura e n corrente, pode se servios que visam esttica relacion

efmero

cpia

imitao exata ou aproximada, feita manualmente ou por processos de reproduo mecnica ou industrial, de textos, imagens, objetos, lmes, gestos, sequncias genticas etc. Antes do surgimento das tcnicas de reproduo mecnica, a cpia ou imitao servia como sistema de aprendizado das tcnicas dos mestres pelos aprendizes (como no caso dos antigos pintores que visitavam museus para copiar as obras de grandes mestres). (ver tambm imitao e simulacro)

algo breve, transitrio, passageiro ou que dura pouco tempo. O interesse pelo uso de materiais perecveis, orgnicos ou que alteravam seu estado aps certo tempo (como gordura, alimentos, gua) por alguns artistas a partir da dcada de 1960 (como o alemo Joseph Beuys e os artistas italianos da arte povera) deu origem ao termo arte efmera.

esttica relac

El Lisstzki

cubo branco

termo forjado por tericos e artistas da dcada de 1970 para designar o modelo de espao expositivo de galerias ou museus modernos. O terico Brian ODoherty descreve-o como sendo quase sempre um cubo de janelas lacradas, pintado de branco, com luz vinda do teto. Essa cenograa supostamente neutra, isenta de ideologias e no contaminada pelo exterior, serviria para criar uma atmosfera assptica, que favorecesse a ateno exclusiva do espectador na obra, acionando neste apenas sua viso. Segundo ODoherty, esse modelo expositivo induziria os artistas a conceberem obras previamente pensadas para tais espaos. Artistas como os norte-americanos da land art foram alguns dos que questionaram e problematizaram a exposio de obras nesses espaos internos, ao conceberem obras especicamente para grandes espaos externos e realizadas com os materiais do prprio local escolhido, como desertos, montanhas e lagos.

(1890, Pochinok, Rssia 1941, Moscou, Rssia) artista, designer grco, fotgrafo, tipgrafo, arquiteto e professor. Participou ativamente da vanguarda russa revolucionria e seu trabalho inuenciou a Bauhaus, o construtivismo russo e o De Stijl, em particular com a sua produo grca em cartazes e nas pesquisas fotogrcas que realizou.

1990 pelo crtico e ttica relacional po ca e mtodo crtico na preocupao co ta com seu entorn as experincias e da construo de s a participao do p efetivao de tais

lme noir am

escolas/movimentos artsticos

grupo de artistas que compartilham de ideias, estilos, procedimentos artsticos ou tcnicas em comum, em grupos formalizados ou no. Romantismo, classicismo, expressionismo, cubismo e surrealismo so alguns exemplos de movimentos artsticos. O perodo moderno na arte foi prodigioso na proliferao de movimentos artsticos, cada qual com um pensamento pretensamente original e em geral conitante com o pensamento de outros grupos, no que hoje entendido como a Era dos Manifestos.

o gnero noir (que cs) caracteriza-se investigativas, che adas por persona duvidosa, como d so ambientadas to contraste entre Hitchcock, Orson W duziram alguns do

Flvio de Ca

Diego Velzquez

(1599, Espanha 1660, Espanha) foi um dos principais pintores do perodo barroco. Nomeado retratista ocial da corte do Rei Filipe IV de Espanha, Velzquez pintou importantes cenas histricas, notveis guras europeias e plebeus. Sua obra-prima As meninas (1656), na qual compe uma perspectiva de extrema complexidade e inmeros pontos de vista, referncia para inmeros pintores, como douard Manet, Salvador Dal e Francis Bacon.

espectador aquele que presencia ou assiste a um fato ou a uma ao. Em algumas produes artsticas, como o teatro, h o encontro entre o artista e o espectador. Em outras, como o cinema e a literatura, esse encontro se d pela obra. Nas artes visuais, existem obras que caminham nas duas direes. Diante de uma obra o espectador pode assumir uma postura indiferente, interessada ou interativa.
tcnica usada para aplicar imagem ou texto sobre uma superfcie de papel, tecido, parede, cermica etc., a partir de uma matriz (denominada mscara) cortada ou perfurada, que permita a passagem da tinta aerosol ou no. Tambm chamado de molde vazado, o estncil muito utilizado para a reproduo em srie, seja para

Janeiro 1973, Va mes da gerao m participou ativam ca operada no Br Multifacetado, atu grafo, teatrlogo, p former e msico. para os costumes Experincias ou n colorida e com as corrente de terno ser mais adequada

estncil

Francis Alls

discurso

geralmente se refere a uma forma de comunicao, expresso ou debate, falado ou escrito, ou mesmo

residente na Cidad artstica. Suas obr frequentemente en prprio artista. Es mentados em vde Participou da 29 B

Glossrio

13 / 26

EM NOME DOS ARTISTAS

MATERIAL EDUCATIVO

xpressar ou comuas de um emissor ara caracterizar ou r vezes, confundirmediata que se tem o de obras de arte urso), dicultando spontnea do que

estampar camisetas, criar panetos ou cartazes, grates, entre outros usos.

documentava em vdeo e textos sua prtica de tentar penetrar no meio de tornados nos desertos do Mxico.

iconograa c

esttica

antroplogo, socincipais pensadores idade, autor de limplexo (1990) e Os o do futuro (2000).

ramo da losoa que estuda os fundamentos da arte, do belo e do gosto. Cienticamente, a esttica denida como o estudo dos valores sensoriais-emotivos que permeiam a percepo humana e que denem nossos julgamentos, gostos e sentimentos em relao ao que percebido pelos sentidos. Assim, a esttica pode ser entendida como uma reexo crtica sobre a natureza das ideias de arte, cultura e natureza. O termo esttica, em seu uso corrente, pode se referir tambm a uma ampla gama de servios que visam embelezar as pessoas. (ver tambm esttica relacional)

Frank Gehry

(1929, Toronto, Canad) arquiteto canadense naturalizado estadunidense. Tornou-se mundialmente conhecido pela criao do Museu Guggenheim de Bilbao, na Espanha, com suas imensas estruturas curvas metlicas revestidas de titnio que concorrem visualmente com as obras que abrigam e fazem do prdio uma atrao turstica da cidade. Sua arquitetura composta por formas extremamente complexas, em geral curvas e retorcidas, e com grande variedade de texturas, materiais e cores. Ganhou o Pritzker Prize em 1989, considerado o Prmio Nobel da arquitetura.

los que compem Desde seu surgim mas cristos com de Cristo, os trs tre outros, tm est produtores cultura

imagem de

imagem reprodu da imagem origin suporte ou em sup objeto de terceira

assageiro ou que o de materiais peestado aps certo por alguns artistas mo Joseph Beuys u origem ao termo

esttica relacional

a 1941, Moscou, rafo, tipgrafo, arente da vanguarda enciou a Bauhaus, m particular com a as pesquisas foto-

teoria elaborada na dcada de 1990 pelo crtico e curador francs Nicolas Bourriaud, a esttica relacional pode ser denida como plataforma esttica e mtodo crtico cujo enfoque est predominantemente na preocupao com as relaes humanas na arte, do artista com seu entorno e com seu pblico. Na arte relacional, as experincias e repertrios individuais esto a servio da construo de signicados coletivos, o que faz com que a participao do pblico seja fundamental na ativao ou efetivao de tais propostas.

Frank Stella

lme noir americano

cos grupo de aros, procedimentos upos formalizados essionismo, cubisos de movimentos foi prodigioso na cada qual com um m geral conitante o que hoje enten-

na literatura e no cinema, o gnero noir (que signica preto ou negro, em francs) caracteriza-se primariamente por tramas policiais ou investigativas, cheias de intrigas, crimes e mistrio, povoadas por personagens corruptos, alienados ou de moral duvidosa, como detetives, maosos e mulheres fatais, e so ambientadas em regies urbanas soturnas com muito contraste entre luzes e sombras. Os cineastas Alfred Hitchcock, Orson Welles, Roman Polanski, entre outros, produziram alguns dos lmes mais signicativos do gnero.

(1936, Estados Unidos) pintor e artista grco atuante desde a dcada de 1950. Fez parte do grupo de artistas ligados ao minimalismo norte-americano e renovao da pintura abstrata no perodo ps-guerra. Com suas Black Paintings, de 1958, tornou-se um dos maiores representantes da nova abstrao; prosseguiu suas pesquisas no campo pictrico com seus quadros-objetos e pinturas-relevo, criando telas e chassis que fugiam forma padro do retngulo, com formas geomtricas recortadas e pinturas, em geral planas e monocromticas, que acompanhavam as formas das telas.

imitao

(ver

impermann

gesto

forma de comunicao no verbal em que aes visveis do corpo comunicam uma mensagem especca, juntamente ao discurso verbal (fala) ou sem ele. Inclui movimentos da face, das mos ou de outras partes do corpo. Um gesto tambm pode se referir a uma ao simblica, como o hasteamento de uma bandeira branca denotando paz.

Hlio Oiticica

Flvio de Carvalho

a ou assiste a um dues artsticas, rtista e o espectaura, esse encontro tem obras que cauma obra o especrente, interessada

(1899, Barra Mansa, Rio de Janeiro 1973, Valinhos, So Paulo) um dos grandes nomes da gerao modernista brasileira, Flvio de Carvalho participou ativamente da vontade de renovao esttica operada no Brasil a partir da clebre Semana de 22. Multifacetado, atuou como arquiteto, engenheiro, cengrafo, teatrlogo, pintor, desenhista, escritor, lsofo, performer e msico. Tinha ideias extremamente polmicas para os costumes da poca, como sua srie de quatro Experincias ou na criao de uma vestimenta unissex, colorida e com as pernas mostra, que se opunha ao uso corrente de terno e chapu pelos brasileiros ao pretender ser mais adequada ao clima tropical.

r imagem ou texto parede, cermica mscara) cortam da tinta aerosol azado, o estncil m srie, seja para

Francis Alls

(1959, Anturpia, Blgica) artista belga residente na Cidade do Mxico, onde iniciou sua trajetria artstica. Suas obras so compostas por diversas mdias, frequentemente envolvendo a participao e presena do prprio artista. Esses eventos performticos so documentados em vdeo, fotos, pinturas, escritos e animaes. Participou da 29 Bienal de So Paulo com uma obra que

(1937, Rio de Janeiro 1980, Rio de Janeiro) artista performtico, pintor e escultor de crescente importncia e interesse no cenrio da arte contempornea nacional e internacional por sua trajetria experimental e inovadora. Iniciou sua produo com pinturas cujas composies geomtricas e abstratas destoavam da produo construtivista realizada no mesmo perodo por artistas paulistas. Foi um dos fundadores e, com Ferreira Gullar, o principal terico do movimento neoconcreto carioca. Progressivamente, suas formas e composies geomtricas, antes elaboradas sobre superfcies bidimensionais, passaram a assumir volumes monocromticos que se desdobravam no espao. Com a criao dos Parangols em 1968, vestimentas cromticas que exigiam que o espectador as vestisse para a ativao da obra, seu pensamento artstico passa a pressupor o espectador como centro ativo e cocriador de suas obras. Seus trabalhos posteriores reclamavam cada vez mais uma atitude ativa e no apenas contemplativa do espectador, ao criar espaos labirnticos, porm acessveis, multissensoriais, que possibilitassem ao observador penetr-los e criar ele mesmo experincias estticas.

tivo passagem d riedade, mutao diretamente mo o grego Herclito zes) e o romano da vida) detiveram cia das coisas. Ma pensamento budis e difundido. Podeideias e prticas b enso de que tudo tao, uma vez qu no tenha sofrido de seu estado ant produo de muit especial o msico seus experimentos e a aleatoriedade.

instalao

o na dcada de 196 pao utilizado co na criao de um a para um espao (i ambos) ou ao pro entanto, desde se ampla e imprecisa siderado precursor quando passou a r nas ruas para a co nalizada de uma dcada de 1920, e pao interior de su

institucional

tao e assimila centros culturais) d tos, tcnicas ou id rter de legitimida antes estava na e um respaldo instit

Glossrio

14 / 26

EM NOME DOS ARTISTAS

MATERIAL EDUCATIVO

ica de tentar penedo Mxico.

iconograa crist

ad) arquiteto caornou-se mundialu Guggenheim de estruturas curvas orrem visualmente rdio uma atrao composta por foral curvas e retorci, materiais e cores. siderado o Prmio

conjunto de imagens e smbolos que compem o imaginrio relativo ao Cristianismo. Desde seu surgimento at os dias de hoje, smbolos e temas cristos como a Cruz, a Crucicao e Ressurreio de Cristo, os trs reis magos, o sacrifcio de Abrao, entre outros, tm estimulado ou servido de mote a inmeros produtores culturais nas mais diversas reas da criao.

imagem de terceira gerao

quando uma imagem reproduzida, e, posteriormente, a reproduo da imagem original tambm reproduzida, num mesmo suporte ou em suportes variados, tem-se uma imagem ou objeto de terceira gerao.

Frana) foi um dos primeiros artistas a questionar os critrios de validao de uma obra de arte quando, ao no ser selecionado para um salo ocial, exps suas pinturas na rua, num espao montado por ele ao lado do museu onde acontecia o salo; mas foi Marcel Duchamp, ao inscrever um mictrio assinado por ele (mas comprado pronto numa loja) para participar de uma exposio coletiva em 1917, quem operou a crtica mais incisiva s instituies artsticas, num dos gestos mais determinantes para a reavalio, por artistas, instituies e pblico, do que possa ser uma obra de arte.

Jasper Johns

os) pintor e artista . Fez parte do gruo norte-americano perodo ps-guertornou-se um dos ao; prosseguiu seus quadros-obhassis que fugiam as geomtricas remonocromticas, s.

imitao

(ver cpia e simulacro)

impermanncia

rbal em que aes sagem especca, em ele. Inclui moviartes do corpo. Um simblica, como o enotando paz.

iro 1980, Rio de cultor de crescente te contempornea ria experimental e nturas cujas comtoavam da produerodo por artistas om Ferreira Gullar, concreto carioca. posies geomes bidimensionais, ticos que se desos Parangols em iam que o especra, seu pensamenador como centro rabalhos posteriotitude ativa e no o criar espaos lasoriais, que possie criar ele mesmo

conceito fundamentalmente relativo passagem do tempo, anlogo a ideias de transitoriedade, mutao e transformao. Tambm se relaciona diretamente morte. Muitos lsofos ocidentais, como o grego Herclito (no se entra no mesmo rio duas vezes) e o romano Sneca (no tratado Sobre a brevidade da vida) detiveram-se em reexes sobre a impermanncia das coisas. Mas na losoa oriental, em particular no pensamento budista, que esse conceito foi mais utilizado e difundido. Pode-se armar que a essncia de todas as ideias e prticas budistas parte da constatao e compreenso de que tudo na vida est em constante e eterna mutao, uma vez que no h nada que no instante seguinte no tenha sofrido uma alterao, ainda que imperceptvel, de seu estado anterior. O pensamento budista norteou a produo de muitos artistas ocidentais no sculo 20, em especial o msico e artista multidisciplinar John Cage em seus experimentos de composio musical com o acaso e a aleatoriedade.

(1930, Augusta, Estados Unidos) pintor e artista grco tido como pioneiro da arte pop americana, mas independente de grupos ou estilos. Em suas primeiras pinturas, ao utilizar a tcnica da encustica (tinta base de cera), cuja secagem rpida e pouca uidez impediam grandes pinceladas expressivas, sua pintura causa grande reao gestualidade carregada do expressionismo abstrato em voga no cenrio artstico da poca. Johns elegia temas banais ou corriqueiros para a composio de suas imagens, como alvos, mapas, nmeros, letras e bandeiras. Realizou muitas pinturas monocromticas, com interesse particular pelo cinza.

John Cage

instalao

o termo instalao passou a ser usado na dcada de 1960 para se referir a trabalhos onde o espao utilizado como elemento constitutivo da obra, seja na criao de um ambiente, na construo de algo em um/ para um espao (interno, externo ou numa articulao de ambos) ou ao problematizar esses mesmos espaos; no entanto, desde seus primrdios sua denio bastante ampla e imprecisa. O artista alemo Kurt Schwitters considerado precursor na construo de instalaes artsticas, quando passou a recolher materiais ordinrios e cotidianos nas ruas para a construo sempre em processo e nunca nalizada de uma obra que nomeou Merzbau, iniciada na dcada de 1920, e que se estendia por grande parte do espao interior de sua prpria casa.

(1912, Los Angeles, Estados Unidos 1992, Nova York, Estados Unidos) artista multidisciplinar, foi uma das guras centrais da vanguarda modernista no ps-guerra. Conhecido por suas composies musicais, experincias sonoras, uso no convencional de instrumentos musicais e ideias relativas a msicas, sons, rudos, acaso, aleatoriedade e silncio. Foi um dos pioneiros da msica eletrnica, ao utilizar tas magnticas e rdios em suas composies. Nutria grande interesse pela losoa oriental, especialmente pelo zen-budismo e pelo I-Ching O livro das mutaes. Uma de suas peas sonoras mais famosas, emblemtica e polmica, intitulada 433, uma composio em trs movimentos, com durao total de quatro minutos e 33 segundos, em que nenhuma nota tocada pelo(s) intrprete(s) ao longo da pea. Em outra pea da mesma poca, anunciou a apresentao de um concerto no qual durante os trinta primeiros minutos nem um nico som foi emitido no palco, e nos trinta minutos seguintes uma gravao dos trinta minutos iniciais, com as vaias e movimentos do pblico inquieto, foi tocada no auditrio, convocando tudo e todos a intrpretes sonoros do instante presente, em constante mutao e sempre renovado. Cage diria sobre seu processo de composio que o mais importante a ausncia de inteno e a aceitao do que acontece.

institucionalizao da arte

processo de aceitao e assimilao por instituies culturais (museus, centros culturais) de obras, procedimentos, comportamentos, tcnicas ou ideias artsticas, atribuindo, assim, um carter de legitimidade ou validao e formalizando algo que antes estava na esfera da informalidade ou no possua um respaldo institucional. douard Manet (1832-83, Paris,

kitsch objetos decorativos ou peas de arte e design considerados por algumas pessoas como feios, bregas, com falta de estilo ou falsos, mas admirados por outras, na maioria das vezes, por serem divertidos, possurem valor emocional ou por assumirem valores estticos dependendo do contexto histrico ou cultural em que esto inseridos.

Glossrio

15 / 26

EM NOME DOS ARTISTAS

MATERIAL EDUCATIVO

Leonardo da Vinci (1452, Anchiano, Itlia 1519, Amboise, Frana) considerado a gura mxima do Renascimento (perodo posterior Idade Mdia e anterior Era Moderna, aproximadamente entre os sculos 14 e 17), Leonardo da Vinci encarnou como poucos o ideal renascentista do homem como centro do universo e medida de todas as coisas (como em seu desenho O homem de Vitrvio). Dotado de curiosidade e capacidade de inveno praticamente inesgotveis, destacou-se como cientista, matemtico, engenheiro, inventor, anatomista, pintor, escultor, arquiteto, botnico, poeta e msico. Suas pinturas, embora poucas (cerca de trinta), esto entre as de maior expresso do perodo; entre elas, o mural A ltima ceia e a pintura La Gioconda (conhecida como Mona Lisa). litograa
processo de gravao qumica executado sobre uma matriz de pedra calcria (chamada pedra litogrca) e baseado no fenmeno de repulso entre gordura e gua. Foi uma tcnica de impresso muito utilizada no sculo 19 para a impresso de selos, jornais, textos ou imagens de grande tiragem. Artistas como Goya, Degas, Daumier e Toulouse-Lautrec popularizaram a tcnica no meio artstico.

Mark Rothko

(1903, Daugavpils, Letnia 1970, Nova York, Estados Unidos) embora rejeitasse os rtulos de pintor ligado ao expressionismo abstrato e mesmo de pintor abstrato, suas telas caracterizavam-se por criar campos de cor de grande intensidade luminosa que pareciam projetar-se para fora da tela e tomar o espao externo imagem, sentimento este favorecido pelo enorme tamanho dos quadros que sugeriam uma imerso do espectador no espao cromtico. Em sua maturidade artstica, Rothko usou exclusivamente tons indecisos, s vezes monocromticos, declaradamente pretendendo expressar o drama espiritual do homem moderno.

surgidos a partir d s utuaes dos de jovens artistas artstica ou a inter

Marshall McLuhan

Luiz Zerbini

(1959, So Paulo) artista vinculado Gerao 80, que designa um grupo de artistas paulistas e cariocas que, na dcada de 1980, passam a produzir uma grande quantidade de pinturas. Embora seja mais conhecido por suas telas gurativas com cores fortes, tambm produz vdeos, instalaes, esculturas e fotos. Faz parte do grupo Chelpa Ferro que trabalha com obras sonoras e msica experimental.

(1911, Edmonton, Canad 1980, Toronto, Canad) professor, lsofo e crtico literrio, McLuhan foi um dos mais inuentes pensadores e tericos da comunicao. Autor da clebre frase O meio a mensagem, de 1967, defendeu a hiptese de que os meios e as tecnologias de comunicao so determinantes ao transmitir contedos. Dessa maneira, McLuhan reala as tecnologias em detrimento dos contedos. Em A galxia de Gutenberg (1962), aponta trs grandes perodos ou culturas, que distinguem as formas de pensar o mundo e como o homem se situa: a cultura oral ou acstica, que caracteriza a comunicao de sociedades no alfabetizadas; a tipogrca ou visual (galxia de Gutenberg), prpria das sociedades alfabetizadas e que privilegiaram a escrita e, consequentemente, a leitura; e a cultura eletrnica (aldeia global), espcie de profecia que entende a sociedade pautada pela velocidade quase instantnea de veiculao de informao pelos meios de comunicao.

Itlia) contempor com este ao ttulo ta. Pintor, escultor toda sua produo Catlica, que abrig So Pedro no Vati Juzo Final, e escu Moiss. Admirado pre de altssima q contemporneos c produo cultural mares para a prod

Michelangel

mdia

manipulao

originalmente, gesto ou ao transformadora sobre algo que j existe em determinada congurao. Tambm associada ao controle, direto ou indireto, de um objeto, animal ou pessoa para atuar de acordo com os desejos do agente manipulador. Assim, ela pode se referir tanto modelagem, manipulao de medicamentos, ferramentas ou informaes, como inuncia social, coero ou manipulao mental.

matria

em fsica, matria qualquer substncia fsica que possui massa, ocupa lugar no espao e est sujeita inrcia. A matria aquilo que existe, que forma as coisas e que pode ser percebida como tal. Na educao formal, matrias so as diferentes disciplinas ministradas em aula (geograa, matemtica, qumica etc.). Materialidade um termo usado correntemente no contexto artstico para enfatizar qualidades tteis, fsicas e/ou plsticas de uma determinada obra de arte.

qualquer informaes ou co te um meio de ex transmitir uma me pode se referir tan computador, CD et determinado sistem dio, jornais), gran grupo e, desde o opinio pblica em da sociedade, mui sendo por isso ape trs poderes Exe de um Estado dem

minimalismo

Marcel Duchamp

(1887, Blainville-Crevon, Frana 1968, Neuilly-sur-Seine, Frana) desaou o pensamento convencional sobre processos artsticos e as dinmicas de comercializao de obras de arte. Inicialmente, prximo aos cubistas, o artista se envolveu com uma investigao sobre a descontextualizao dos objetos do cotidiano, como proposta artstica os ready-mades. Para o artista, essas operaes deviam deslocar a ateno do objeto de arte e enfatizar a atitude ou pensamento do artista. A Roda de bicicleta (1913), Porta-garrafas (1914) e a Fonte (1917) so seus ready-mades mais conhecidos. Mesmo tendo abandonado a produo desses objetos, a obra de Duchamp segue inuenciando experincias artsticas que tm como expresso o desejo de aproximar arte e vida.

materializao

ato ou efeito de materializar, manifestar sicamente algo antes invisvel ou imaterial, conferindo qualidades tteis e presenciais. Dar corpo. Em arte, o processo de criao de uma pintura, por exemplo, parte da ideia inicial (imaterial) execuo da pintura utilizando tinta, tela, pincis e chassi (materiais). As sociedades capitalistas, ao darem muito valor aos bens materiais, so usualmente qualicadas como materialistas.

mercado de arte

sistema ou circuito organizado de comercializao de obras de arte, composto por galerias de arte e seus funcionrios, galeristas, marchands, colecionadores e artistas. Algumas obras de arte so tambm comercializadas atravs de leiles. A existncia de mercados de arte organizados tem sido fator determinante na produo artstica contempornea, de Van Gogh aos artistas

gens artsticas, em e ao design, embo em cada rea. Em seus elementos m plsticas foi um m 1960 nos Estados to do modernism de simplicao e Rodin, Brancusi Frank Stella, Don priorizaram forma industrialmente em padas uorescente forma a valorizar n em relao pea se inserem. Assim artista (ver manip escultura, tais com subjetividade ou s e seriao de volum frequentes entre e que voc v (Fran (Donald Judd) e [

Glossrio

16 / 26

EM NOME DOS ARTISTAS

MATERIAL EDUCATIVO

s, Letnia 1970, ejeitasse os rtuabstrato e mesmo zavam-se por criar luminosa que paomar o espao execido pelo enorme ma imerso do esa maturidade artsndecisos, s vezes ndendo expressar

surgidos a partir da dcada de 1980, por estarem sujeitos s utuaes dos modismos, especulao sobre a obra de jovens artistas, a critrios no objetivos de validao artstica ou a interesses estritamente comerciais.

monton, Canad sofo e crtico litentes pensadores e ebre frase O meio iptese de que os so determinantes a, McLuhan reala edos. Em A galandes perodos ou pensar o mundo e u acstica, que cano alfabetizadas; nberg), prpria das giaram a escrita e, a eletrnica (aldeia e a sociedade paua de veiculao de o.

Michelangelo (1475, Caprese, Itlia 1564, Roma, Itlia) contemporneo de Leonardo da Vinci, concorre com este ao ttulo de arqutipo do homem renascentista. Pintor, escultor, arquiteto, poeta e engenheiro, realizou toda sua produo na Florena da famlia Mdici e na Roma Catlica, que abrigam obras como a cpula da Baslica de So Pedro no Vaticano, o teto da Capela Sistina, o mural Juzo Final, e esculturas como o imenso Davi, a Piet e Moiss. Admirado pela enorme capacidade produtiva, sempre de altssima qualidade, sua obra era vista por seus contemporneos como o pice e consumao de toda a produo cultural do perodo, estabelecendo novos patamares para a produo artstica posterior. mdia
qualquer meio, suporte ou veculo de difuso de informaes ou contedos que constitua simultaneamente um meio de expresso e um intermedirio capaz de transmitir uma mensagem a um grupo. Enquanto mdia pode se referir tanto a suportes de menor alcance (livro, computador, CD etc.) quanto aos principais veculos de um determinado sistema de comunicao social (televiso, rdio, jornais), grande mdia refere-se apenas ao segundo grupo e, desde o incio do sculo 20, tem inuenciado a opinio pblica em aspectos culturais e comportamentais da sociedade, muitas vezes determinando suas escolhas, sendo por isso apelidada de quarto poder (em aluso aos trs poderes Executivo, Legislativo e Judicirio tpicos de um Estado democrtico).

mente poderosas (Donald Judd sobre exposio de Robert Morris) ajudam a ilustrar as ideias do grupo. O minimalismo nas artes plsticas hoje visto como ponte entre os movimentos artsticos do ps-guerra (expressionismo abstrato, arte pop) e as prticas artsticas contemporneas.

modernismo

ainda que para muitos historiadores e tericos o perodo moderno, ou Modernidade, possa remontar ao Renascimento ou Revoluo Industrial e aludir a transformaes culturais que atravessaram as sociedades ocidentais industrializadas, em um sentido estritamente artstico, refere-se profunda vontade de renovao cultural por criadores ocidentais de variadas linguagens, no perodo entre o trmino do sculo 19 at o m da primeira metade do sculo 20, e cujo epicentro foi a Paris da virada dos sculos. O modernismo nas artes plsticas caracteriza-se por diversos movimentos artsticos (tais como o cubismo, futurismo, fauvismo, surrealismo, dadasmo, construtivismo etc.), que, em geral, buscavam romper com os padres vigentes de produo artstica, cada qual armando novas possibilidades de criao atravs de obras, manifestos, tcnicas e comportamentos. Esses movimentos compartilhavam uma atitude progressista, muitas vezes frontalmente oposta tradio e revolucionria em diversos mbitos (social, cultural, comportamental, perceptivo), e eram movidos sob o signo da utopia. (ver tambm ps-modernismo)

simultaneamente contexto de revis to vigentes, busc artsticas tradicio msica), valorizand rincia e buscando mance artstica u combinar diversas Por seu carter ef de registros, em fo

perspectiva

elaborado por pint posio de image culo 19, visando su sobre uma superfc um ou mais pontos trama perspectiva o olhar um supost quadros se tratass do sculo 19 para o modelo mais el d espao pelo olho h da por cientistas, a

negociao

er substncia fsica o e est sujeita ue forma as coisas educao formal, inistradas em aula aterialidade um o artstico para ensticas de uma de-

minimalismo

materializar, maniu imaterial, confear corpo. Em arte, por exemplo, parte a pintura utilizando As sociedades caens materiais, so listas.

uito organizado de posto por galerias marchands, coleciote so tambm concia de mercados erminante na proGogh aos artistas

conceito comum a diversas linguagens artsticas, em particular s artes plsticas, msica e ao design, embora apresente caractersticas particulares em cada rea. Em geral, refere-se a obras reduzidas aos seus elementos mais essenciais. O minimalismo nas artes plsticas foi um movimento surgido no nal da dcada de 1960 nos Estados Unidos, fundamentado no pensamento do modernismo artstico europeu e em sua vontade de simplicao e abstrao (como nas esculturas de Rodin, Brancusi e Picasso). Artistas como Dan Flavin, Frank Stella, Donald Judd, Robert Morris e Agnes Martin priorizaram formas geomtricas elementares, produzidas industrialmente em ao, compensado de madeira ou lmpadas uorescentes, e dispostas no espao expositivo de forma a valorizar no espectador a percepo de seu corpo em relao pea escultrica e ao espao em que ambos se inserem. Assim, descartavam qualquer ao manual do artista (ver manipulao) ou qualquer atributo interno escultura, tais como tema, representao, composio, subjetividade ou signicado. Procedimentos de repetio e seriao de volumes escultricos no espao tornaram-se frequentes entre estes artistas, e frases como voc v o que voc v (Frank Stella), uma coisa depois da outra (Donald Judd) e [] visualmente mnimas, mas espacial-

processo em que duas ou mais partes, atravs de um entendimento mtuo, pretendem chegar a um acordo que favorea todas as partes. O termo tambm tem sido aplicado pelos tericos da arte para situaes em que o artista ou a sua obra e o pblico estabelecem entre si uma relao, direta ou indireta, de troca, como a negociao do sentido.

neorrealismo italiano

movimento cultural de maior expresso no cinema, surgido na Itlia aps a Segunda Guerra Mundial. Os lmes de Luchino Visconti, Roberto Rossellini, Vittorio de Sica, Michelangelo Antonioni e Pier Paolo Pasolini (os dois ltimos em suas primeiras obras) traziam em comum um forte teor social, econmico e poltico, em geral ambientando suas histrias no prprio local onde elas se passavam (fora, portanto, dos grandes estdios cinematogrcos) com atores amadores oriundos do prprio local elegido, aproximando suas narrativas ccionais de um documentrio sobre as precrias condies de vida das classes trabalhadoras e/ou pobres da Itlia do ps-guerra.

Picasso (188 Frana) grande ar cidade produtiva d de Michelange seus ltimos dias turas, desenhos, gr Nascido na Espan sua vida na Frana versas vezes ao lo azul e rosa de sua tor Georges Braqu da pintura ocident colagem de mate pelos experimento o de sua trajet fase clssica. re versteis da arte o chamada arte mod plasticidade

performance

gnero artstico surgido na dcada de 1960, cuja origem deriva igualmente das artes visuais e das artes cnicas. Contrariamente ao teatro, que apresenta personagens em uma situao espao-temporal ctcia, o performer apresenta-se numa durao real de tempo, sem qualquer forma de encenao ou representao, com grande nfase ao contato direto do performer com o pblico. Ganha evidncia no nal da dcada de 1960, quase

terao de sua for dades fsicas do pl formas que pode a tersticas fsicas/m densidade, peso, f tersticas atravs d

plstico (a pa qumica e tecnolo polimrico sinttic apresenta a propr mas), facilmente t calor e presso, e

Glossrio

17 / 26

EM NOME DOS ARTISTAS

MATERIAL EDUCATIVO

xposio de Robert po. O minimalismo nte entre os movisionismo abstrato, mporneas.

tos historiadores e nidade, possa reo Industrial e aludir saram as sociedaentido estritamenade de renovao riadas linguagens, 9 at o m da priicentro foi a Paris nas artes plsticas os artsticos (tais urrealismo, dadaal, buscavam romo artstica, cada criao atravs de mentos. Esses morogressista, muitas revolucionria em rtamental, percepopia. (ver tambm

simultaneamente arte conceitual e ao happening, num contexto de reviso crtica dos preceitos artsticos at ento vigentes, buscando romper a diviso entre categorias artsticas tradicionais (como dana, teatro, artes visuais e msica), valorizando o corpo como suporte de toda a experincia e buscando fundir a arte com a vida. Hoje, a performance artstica uma modalidade interdisciplinar que pode combinar diversas linguagens, como vdeo, teatro e poesia. Por seu carter efmero e presencial, sobrevive atravs de registros, em fotograa, vdeo ou memoriais descritivos. sistema de representao do espao elaborado por pintores renascentistas e utilizado na composio de imagens por artistas ocidentais at ns do sculo 19, visando sugerir uma espacialidade tridimensional sobre uma superfcie bidimensional, em geral orientada por um ou mais pontos de fuga. As imagens criadas sobre uma trama perspectiva permitiam ao espectador penetrar com o olhar um suposto espao em profundidade, como se os quadros se tratassem de janelas abertas. At a passagem do sculo 19 para o 20, a perspectiva era entendida como o modelo mais el de representao da percepo visual do espao pelo olho humano, mas essa viso foi desacreditada por cientistas, artistas e tericos ao longo do sculo 20.

bricao dos mais variados objetos. No contexto das artes plsticas, as caractersticas plsticas de um material se referem a propriedades como peso, densidade, volume, textura, cor, tamanho, espessura, brilho, opacidade etc.

potica

perspectiva

o conjunto de ideias, conceitos, tcnicas, procedimentos, materiais, sensaes que formam, permeiam e denem o conjunto da obra de um artista. A potica se diferencia do estilo, pois um mesmo artista pode utilizar recursos completamente diferentes, mas que dialogam com o todo de sua produo. Potica tambm o nome dado disciplina terica que estuda as obras literrias e suas caractersticas.

ps-modernismo

as ou mais partes, etendem chegar a . O termo tambm rte para situaes blico estabelecem , de troca, como a

vimento cultural o na Itlia aps a Luchino Visconti, elangelo Antonioni em suas primeiras social, econmico istrias no prprio anto, dos grandes amadores oriundos uas narrativas cecrias condies pobres da Itlia do

Picasso (1881, Mlaga, Espanha, 1973, Mougins, Frana) grande artista da subverso das formas, a capacidade produtiva de Pablo Picasso comparvel apenas de Michelangelo, tendo criado desde sua infncia at seus ltimos dias uma quantidade impressionante de pinturas, desenhos, gravuras, peas em cermica e esculturas. Nascido na Espanha, mas tendo vivido a maior parte de sua vida na Frana, Picasso revolucionou a si mesmo diversas vezes ao longo de sua trajetria artstica, das fases azul e rosa de sua pintura inicial, cofundao com o pintor Georges Braque do cubismo (que redeniria as bases da pintura ocidental), s pioneiras experimentaes com colagem de materiais sobre o plano pictrico, passando pelos experimentos com o surrealismo e pela reavaliao de sua trajetria artstica e da histria da arte em sua fase clssica. reconhecido como um dos artistas mais versteis da arte ocidental e talvez o mais emblemtico da chamada arte moderna.
propriedade dos corpos que sofrem alterao de sua forma. A palavra pode se referir s propriedades fsicas do plstico, material notvel pela variedade de formas que pode assumir. Pode tambm remeter a caractersticas fsicas/materiais/plsticas de algo (como textura, densidade, peso, forma, cor) ou sugesto dessas caractersticas atravs de sons, uma descrio textual ou oral.

seja entendido como extenso do modernismo, como reao a ele ou como consequncia do esgotamento dos pressupostos modernistas (que alguns tericos datam a partir do ps-guerra, outros da dcada de 1960 e um terceiro grupo a partir da queda do muro de Berlim), o termo ps-modernismo vem sendo utilizado amplamente e de forma bastante generalizada, para designar tanto esse perodo da histria contempornea como toda a produo cultural baseada na ausncia de um centro, no m das dualidades (como homem/mulher, preto/branco, colnia/imprio, falso/verdadeiro), entendendo a realidade como plural e relativa, onde todas as questes devem ser analisadas caso a caso, como frutos de interesses especcos e pontuais. A profunda reviso operada sobre os preceitos modernos caracteriza o perodo ps-moderno como uma era em que todas as antigas verdades ou crenas perpetradas no mundo ocidental, pelo iluminismo e pelo surgimento de uma mentalidade cientco-racionalista, so hoje entendidas como construes culturais passveis de serem desconstrudas; se a arte moderna notabilizou-se por inmeros movimentos estticos em que cada grupo apresentava um manifesto pregando supostas verdades, atualmente a falta de referenciais objetivos para a atribuio de valor a um objeto artstico torna a produo contempornea uma constelao multifacetada e de difcil valorao, e cada proposta artstica pode inaugurar e encerrar em si mesma uma ideia de arte, no raro dentro do prprio conjunto da obra de um mesmo artista.

plasticidade

pblico (substantivo)

gido na dcada de as artes visuais e atro, que apreseno-temporal ctcia, o real de tempo, presentao, com former com o pda de 1960, quase

plstico (a partir de caractersticas plsticas) em qumica e tecnologia, o plstico um material orgnico polimrico sinttico, dotado de grande maleabilidade (que apresenta a propriedade de adaptar-se em distintas formas), facilmente transformvel mediante o emprego de calor e presso, e que serve de matria-prima para a fa-

conjunto de espectadores em um evento ou espetculo (exposio de arte, exibio de lme, concerto musical, apresentao de circo, evento esportivo etc.). Esse pblico pode ser o grupo de pessoas/ espectadores presentes em um evento em andamento, ou previstos e imaginados pelos idealizadores de um evento ainda a ocorrer. Historicamente o pblico assumiu um papel de receptor passivo em sua relao com uma obra e seus produtores, entretanto, na atualidade, tem recebido e/ou assumido um papel de protagonista em muitas produes artsticas e culturais.

Rafael Sanzio

(1483, Urbino, Itlia 1520, Roma, Itlia) um dos grandes mestres da pintura renascentista italiana, juntamente com Leonardo da Vinci e Michelangelo,

Glossrio

18 / 26

EM NOME DOS ARTISTAS

MATERIAL EDUCATIVO

foi fortemente inuenciado por ambos em seus anos de formao, mas distingue-se deles por obras com qualidades lricas, delicadas, at mesmo singelas (apesar da grandiosidade e envergadura de trabalhos como A escola de Atenas, de 1509). Em 1509, mudou-se para Roma a servio do papa Jlio II, onde produziu a maior parte de suas pinturas, afrescos, esculturas e projetos arquitetnicos. Morreu precocemente em Roma, no dia em que completava 37 anos.

o da natureza foi o grande pilar da arte ocidental desde a antiguidade clssica at o advento da fotograa e das tcnicas de reproduo mecnica da realidade em meados do sculo 19.

reproduo

recurso artstico

qualquer meio ou procedimento que os artistas utilizam para a realizao de obras. A imitao, a apropriao ou guras de linguagem como a metfora ou a alegoria podem ser considerados recursos artsticos.

Regina Silveira

(1939, Porto Alegre) pintora, desenhista e gravadora, a artista demonstrava, no incio de sua carreira, grande interesse por uma imagem gurativa com ares expressionistas. A partir da dcada de 1970, ao entrar em contato com a arte conceitual, concentrou-se em processos grcos de reproduo da imagem, utilizando, alm da serigraa, fotocpias e microlmes, atuando entre o ldico e mensagens de grande teor crtico. Na dcada de 1980, com a srie Anamorfas, Regina Silveira abre um amplo horizonte em sua carreira e passa a distorcer objetos atravs de perspectivas ilusionistas, reconstruindo sombras, vestgios e rastros, ocupando os espaos de museus e galerias. Para o crtico de arte Walter Zanini, a fecunda produo de Regina Silveira se apresenta como uma geometria do absurdo.

cpia, imitao ou repetio, nica ou em uma srie. Tornou-se um conceito fundamental para a compreenso dos sistemas de produo econmica, industriais e culturais na modernidade. O terico Walter Benjamin, ao referir-se inveno da fotograa em seu ensaio A obra de arte na era de sua reprodutibilidade tcnica (1936), diz que a possibilidade da reproduo em srie criou uma nova relao do espectador com uma obra, pois no mais se distingue o original de uma cpia tecnicamente idntica, tornando insignicantes ou irrelevantes noes de autenticidade ou aura relativas a um objeto nico.

retculas

tcnica grca que consiste em imprimir, por decalque, texturas diversas sobre papel ou outro suporte. Foi e ainda muito utilizada na criao de histrias em quadrinhos, em imagens grcas e no design (antes do surgimento das tcnicas digitais); artistas da arte pop utilizaram as retculas na composio de suas imagens (como, notoriamente, Roy Lichtenstein).

Runa Islam

Ren Magritte

(1898, Lessines, Blgica 1967, Bruxelas, Blgica) pintor belga ligado ao surrealismo. Criava paradoxos visuais atravs da representao realista de situaes inslitas, improvveis ou impossveis, como na representao de uma paisagem onde no cu dia e no cho noite. Em suas pinturas, preferia armar a dvida s certezas. Uma de suas imagens mais clebres traz a representao de um cachimbo e o escrito: Isto no um cachimbo.

(1970, Dhaka, Bangladesh) sua produo se situa principalmente em experimentaes sobre prticas cinematogrcas, explorando a visualidade de equipamentos obsoletos, como cmeras de 8 e 16 mm, para produzir uma linguagem com efeitos visuais nostlgicos. A artista constri narrativas lentas, atmosferas nas quais os acontecimentos so muito sutis e quase despercebidos, onde o tempo parece passar desaceleradamente, para que nos atentemos aos detalhes e nuances dos objetos e das sensaes que ele pode nos passar.

Sigmund Freud, e Interpretao dos dos em Paris na d importncia ao m consciente. O car loca-o em posio construtivas e form aps a Primeira G es muito variad des artsticas (com artes grcas e ci manifestos, expos cal de valores que instintos ou dos c tornar o delrio um admiravam a arte postamente isento e criaram inmero prpria mente, da vos que ao produt imagens, como Sa outros, tcnicas co largamente utilizad taposio de senti de escolha aleatr

surrealismo

Tintoretto

srie

repertrio

conjunto de conhecimentos, informaes ou experincias acumuladas por um indivduo ou grupo, podendo tambm o termo se referir ao nvel de instruo cultural ou de conhecimento de algum. Para uma orquestra ou banda musical, o repertrio a lista de msicas que sero ou costumam ser executadas numa apresentao. Obras de arte podem exigir um repertrio de conhecimentos especcos do espectador (como ao fazer referncia a um artista ou movimento artstico) ou no solicitar nada alm de seu repertrio individual.

sequncia ou sucesso ordenada de eventos, aes ou coisas semelhantes que formam um conjunto. Uma produo industrial d origem a uma srie de objetos ou bens idnticos. J uma srie fotogrca, televisiva, de livros, de esculturas etc. pode ser formada por um conjunto onde h um tema, ideia, procedimento ou caracterstica comum a todos os elementos da srie.

(15 italiano considera forte carga emotiva res fortes, contrast los acentuados e aumentando assim Sua representa to e drama, estil Vinci, que a pintou

Yves Klein

simulacro

representao

contrariamente apresentao de algo, quando o que se quer mostrar est presente, toda representao est no lugar de seu referencial ausente. Assim, a representao de um cachimbo em um desenho no o cachimbo em si; um ator teatral representa um papel, um performer apresenta-se ao pblico. A representa-

as prticas de simulao no so processos prprios apenas da atualidade. O teatro grego e os heternimos de alguns poetas j relatam intenes de forjar impresses da realidade. Os lsofos e socilogos Jean Baudrillard e Guy Debord viram que essas prticas tornaram-se preponderantes na ps-modernidade, apontando uma preferncia da imagem coisa real, da cpia ao original, da representao realidade, da aparncia ao ser. Para eles, o mundo se assemelha a um grande espetculo, onde as relaes sociais so mediadas por imagens, iluses e simulaes de conscincias acerca da cultura. Dessa maneira, vivemos uma representao, onde a mdia um dos veculos de efetivao do simulacro.

(1 artista do ps-gue pinturas monocrom tom de azul, conhe do pelo artista. Foi do happening ao re ra em uma exposi conhecidas, Salto n de uma casa em d

Glossrio

19 / 26

EM NOME DOS ARTISTAS

MATERIAL EDUCATIVO

te ocidental desde a fotograa e das ealidade em mea-

epetio, nica ou fundamental para duo econmica, . O terico Walter fotograa em seu rodutibilidade tcproduo em srie om uma obra, pois cpia tecnicamenrelevantes noes objeto nico.

te em imprimir, por el ou outro suporao de histrias e no design (antes tistas da arte pop de suas imagens

esh) sua produo aes sobre prtisualidade de equie 8 e 16 mm, para suais nostlgicos. osferas nas quais ase despercebidos, damente, para que dos objetos e das

surrealismo impulsionados pelas teorias de Sigmund Freud, em particular as expressas em seu livro Interpretao dos sonhos (1899), artistas e literatos reunidos em Paris na dcada de 1920 passaram a dar grande importncia ao mundo onrico, irracionalidade e ao inconsciente. O carter antirracionalista do surrealismo coloca-o em posio diametralmente oposta s tendncias construtivas e formalistas na arte que orescem na Europa aps a Primeira Guerra Mundial, reunindo artistas de feies muito variadas, e que usavam diferentes modalidades artsticas (como escultura, literatura, pintura, fotograa, artes grcas e cinema) e canais de expresso (revistas, manifestos, exposies e outros) para a contestao radical de valores que empreendiam. Contra a represso dos instintos ou dos condicionamentos mentais, pretendiam tornar o delrio um mecanismo produtivo, criador; assim, admiravam a arte feita pelos loucos e pelas crianas (supostamente isentos de fatores culturais ou racionalidade), e criaram inmeros jogos e estratgias para burlar sua prpria mente, dando maior nfase aos processos criativos que ao produto nal. Entre os pintores e criadores de imagens, como Salvador Dal, Max Ernst, Man Ray, Mir e outros, tcnicas como a colagem e a assemblage foram largamente utilizadas, ancoradas na possibilidade da justaposio de sentidos desconexos, nas ideias de acaso e de escolha aleatria. Tintoretto
(1518, Veneza, Itlia 1594, Veneza) pintor italiano considerado precursor do perodo barroco, pela forte carga emotiva e gestual de suas pinturas. Utilizava cores fortes, contrastes intensos entre luzes e sombras, ngulos acentuados e guras humanas em poses contorcidas, aumentando assim a dramaticidade das imagens criadas. Sua representao da ltima ceia, onde tudo movimento e drama, estilisticamente oposta de Leonardo da Vinci, que a pintou serena, geomtrica e harmnica.

nada de eventos, mam um conjunto. ma srie de objetos ca, televisiva, de da por um conjuno ou caracterstica

Yves Klein

o no so procesatro grego e os hentenes de forjar e socilogos Jean sas prticas tornanidade, apontando l, da cpia ao oria aparncia ao ser. grande espetcuadas por imagens, acerca da cultura. o, onde a mdia ulacro.

(1928, Nice, Frana 1962, Paris, Frana) artista do ps-guerra conhecido principalmente por suas pinturas monocromticas que utilizavam sempre o mesmo tom de azul, conhecido hoje como azul Klein e patenteado pelo artista. Foi um dos precursores da performance e do happening ao realizar, por exemplo, uma festa de abertura em uma exposio vazia. Uma de suas fotograas mais conhecidas, Salto no vazio, simula o prprio artista pulando de uma casa em direo ao cho.

Glossrio

20 / 26

EM NOME DOS ARTISTAS

MATERIAL EDUCATIVO

CRDITOS

ASTRUP FEARNLEY MUSEUM OF MODERN ART Diretor e curador Gunnar B. Kvaran Conservadores Grete rbu Hanne Beate Ueland secretrio de administrao Ingvild Hersvik Arquivista Therese Mllenhoff Webmaster e assessoria de imprensa Gard Andreas Frantzsen Produo e gerenciamento da loja Veronique Svarstad Tcnicos de instalao Audun Erikstad Roger Hyer Kai Mikalsen

BIENAL DE SO PAULO

Fundador Francisco Matarazzo Sobrinho (1898-1977) presidente perptuo Conselho de Honra Oscar P. Landmann presidente Membros do Conselho de Honra composto de ex-presidentes Alex Periscinoto Carlos Bratke Celso Neves Edemar Cid Ferreira Jorge Eduardo Stockler Jorge Wilheim Julio Landmann Luiz Diederichsen Villares Luiz Fernando Rodrigues Alves Maria Rodrigues Alves Manoel Francisco Pires da Costa Oscar P. Landmann Roberto Muylaert Conselho de administrao Elizabeth Machado presidente Alfredo Egydio Setubal vice-presidente Membros vitalcios Adolpho Leirner Alex Periscinoto Benedito Jos Soares de Mello Pati Ernst Guenther Lipkau Giannandrea Matarazzo Gilberto Chateaubriand Hlne Matarazzo Jorge Wilheim Julio Landmann Manoel Ferraz Whitaker Salles Miguel Alves Pereira Pedro Franco Piva Roberto Duailibi Roberto Pinto de Souza Rubens Jos Mattos Cunha Lima Membros Alberto Emmanuel Whitaker Alfredo Egydio Setubal Aluizio Rebello de Araujo lvaro Augusto Vidigal Antonio Bias Bueno Guillon Antonio Bonchristiano Antonio Henrique Cunha Bueno Beatriz Pimenta Camargo Beno Suchodolski Cacilda Teixeira da Costa Carlos Alberto Frederico Carlos Bratke Carlos Francisco Bandeira Lins Carlos Jereissati Filho

Cesar Giobbi Claudio Thomas Lo Decio Tozzi Elizabeth Machado Emanoel Alves de A Evelyn Ioschpe Fbio Magalhes Fernando Greiber Fersen Lamas Lemb Gian Carlo Gasperi Gustavo Halbreich Jackson Schneider Jean-Marc Robert N Jens Olesen Jorge Gerdau Johan Jos Olympio da Ve Marcelo Mattos Ara Marcos Arbaitman Maria Ignez Corra Marisa Moreira Salle Nizan Guanaes Paulo Srgio Coutin Pedro Aranha Corr Pedro Paulo de Sen Roberto Muylaert Rubens Murillo Mar Susana Leirner Stei Tito Enrique da Silv

Conselho scal Manoel Ferraz Whit Carlos Francisco B Tito Enrique da Silv

suplentes Pedro Aranha Corr Carlos Alberto Fred Gustavo Halbreich

Diretoria executiv Heitor Martins pres Eduardo Vassimon Justo Werlang v Diretores Jorge Fergie Luis Terepins Miguel Chaia Salo Kibrit

Diretores represe Antonio de Aguiar P Ana de Hollanda M Andrea Matarazzo Carlos Augusto Cal

Diretor superinten Rodolfo Walder Via

Glossrio

21 / 26

EM NOME DOS ARTISTAS

MATERIAL EDUCATIVO

presidente perptuo

posto de

Cesar Giobbi Claudio Thomas Lobo Sonder Decio Tozzi Elizabeth Machado Emanoel Alves de Arajo Evelyn Ioschpe Fbio Magalhes Fernando Greiber Fersen Lamas Lembranho Gian Carlo Gasperini Gustavo Halbreich Jackson Schneider Jean-Marc Robert Nogueira Baptista Etlin Jens Olesen Jorge Gerdau Johannpeter Jos Olympio da Veiga Pereira Marcelo Mattos Arajo Marcos Arbaitman Maria Ignez Corra da Costa Barbosa Marisa Moreira Salles Nizan Guanaes Paulo Srgio Coutinho Galvo Pedro Aranha Corra do Lago Pedro Paulo de Sena Madureira Roberto Muylaert Rubens Murillo Marques Susana Leirner Steinbruch Tito Enrique da Silva Neto Conselho scal Manoel Ferraz Whitaker Salles Carlos Francisco Bandeira Lins Tito Enrique da Silva Neto suplentes Pedro Aranha Corra do Lago Carlos Alberto Frederico Gustavo Halbreich Diretoria executiva Heitor Martins presidente Eduardo Vassimon vice-presidente Justo Werlang vice-presidente Diretores Jorge Fergie Luis Terepins Miguel Chaia Salo Kibrit Diretores representantes Antonio de Aguiar Patriota Ministro das Relaes Exteriores Ana de Hollanda Ministra da Cultura Andrea Matarazzo Secretrio de Estado da Cultura Carlos Augusto Calil Secretrio Municipal de Cultura Diretor superintendente Rodolfo Walder Viana

Glossrio

22 / 26

EM NOME DOS ARTISTAS

MATERIAL EDUCATIVO

EM NOME DOS ARTISTAS ARTE CONTEMPORNEA NORTE AMERICANA NA COLEO ASTRUP FEARNLEY Arquivo Histrico Wanda svevo Adriana Villela coordenadora Ana Paula Andrade Marques assistente de pesquisa Fernanda Curi pesquisadora Giselle Rocha tcnica em conservao Jos Leite de A. Silva (Seu Ded) auxiliar administrativo Cenotcnico Metro Cenograa | Quind de Oliveira Comunicao Andr Stolarski coordenador geral Felipe Taboada coordenador de comunicao Jlia Frate Bolliger analista de comunicao Ana Elisa de Carvalho Silva coordenadora de design Felipe Kaizer designer grco Roman Iar Atamanczuk assistente de design Eduardo Lirani produtor grco Andr Noboru estagirio de design Douglas Higa estagirio de design Cristina Fino coordenadora editorial Diana Dobrnszky editora Alcia Toffani assistente editorial Victor Bergmann coordenador de internet e novas tecnologias Anderson de Andrade analista de TI Jefferson Pedro assistente de TI Cibele Tayna Jeronimo estagiria Gerncia de recursos humanos e manuteno Mrio Rodrigues gerente Geovani Benites Rodrigo Martins Valdemiro Rodrigues da Silva Vincius Robson da Silva Arajo Wagner Pereira de Andrade Gerncia nanceira Ktia Marli Silveira Marante gerente Amarildo Firmino Gomes Felipe Arajo Machado Lisnia Praxedes dos Santos Thatiane Pinheiro Ribeiro Gerncia de secretaria geral Maria Rita Marinho gerente Anglica de Oliveira Divino M. da Glria do E.S. de Arajo Josefa Gomes Educativo Bienal Stela Barbieri curadora educacional Carolina Melo assistente de curadoria Daniela Gutfreund assistente de curadoria Guga Queiroga secretria Laura Barboza supervisora geral Carlos Barmak coordenador de ensino Marisa Szpigel supervisora da educao a distncia Josca Baroukh coordenadora da educao a distncia Pablo Talavera coordenador da formao dos educadores Elaine Fontana coordenadora da formao dos educadores Helena Kavaliunas coordenadora de relaes externas Cssia Vergnia supervisora de relaes externas Ana Lua Contatore assistente de relaes externas Mara Martinez assistente de relaes externas Denise Adams fotgrafa e palestrante Fernando Pio assistente fotogrco Beatriz Corts coordenadora de documentao e avaliao Galciani Neves produtora de contedo e palestrante Matheus Leston produtor de contedo e palestrante Tiago Lisboa produtor de contedo e palestrante Guilherme Teixeira palestrante Simone Castro comunicao Valria Prates coordenadora de produo Marcelo Tamassia produtor Natlia Tonda produtora Dayves Augusto Vegini assistente de produo Danilo Guimares Santos estagirio Rosa Maia Antunes coordenadora dos voluntrios Andra Guedes Garrido voluntria Ary Potyguara voluntrio Felipe Tenrio voluntrio Rodolfo Pitarello voluntrio Vera Cerqueira voluntria Supervisores de educadores Branca Helena Mantoan Pimentel Carlos Alberto Negrini Carolina Suarez Copa Velasquez Y Castro Cristiane Barros Muniz Maralice Camillo Mayra Oi Saito Otvio Zani Teixeira Paula Yurie Torelli Hijo Tatiane Alves Arantes Educadores Ana Claudia de Silveira Takenaka Ana de Carvalho Dias de Andrade Ana Paula Monteiro de Sousa Ana Paula Robira Morgado Ana Regina Correia Neves Andr Barbosa Arantes Andr Soares da Silva Andreia Cristina Campinho Brbara Sabrina Calixto dos Santos Beatriz Nascimento Bonifacio Bruna Bertoldo Bruna Piovani Caio Reina Lotufo Carla Delgado Meireles Carolina Aparecida Vargas Hanke Carolina de Angelis Mologni Carolina Oliveira Ressurreio Carolina Rocha Pradella Carolina Tami Umezawa

Caroline Hellen Mar Cinthia Guimares R Claudia Roberta Do Cleber Ferreira de O Daniele Elene Corte Darlan Gonalves T Dbora Rosa da Sil Deborah Santiago G Dina Ioanna F. L. Pa rica da Costa San Eva Vilma de Jesus Felicia Cappoccia P Felipe Augusto Brac Felipe Teixeira Rocio Fernando Augusto F Filipe Lima Pinheiro Filipe Monguilhott F Francisco Ferreira M Gabriel Lima Garcia Gabrielle Ferreira de Gabriela Levy Dinkh Graziela Rosendo d Guilherme Pacheco Gustavo Almeida A Helena da Silva Sou Isaura de Oliveira O Jeferson Braga Pere Jessyca Adriana Ga Julia Augusto Pereir Juliana Marachlian N Laura da Silva Mont Leonardo Matsuhei Luara Alves de Carv Lucas Lopes Queiro Lucas Ribeiro da C Luciara Santos Ribe Luisa Caetano Esco Marcella Klimuk Ych Marcello Alfaro Mar Marco Antonio Bigli Maria Augusta Bort Maria Filippa C. Jorg Maria Lvia Nobre G Mariana Ferreira Am Mariana Schmidt de Marlia Alves de Ca Marina Laraia Alegre Marina Ribeiro Arru Martin Prado Sande Matias Barboza Pin Mayara Medeiros M Maysa Martins Nayara Datovo Prad Omotayo Itunnu Yus Osvaldo SantAnna Paloma de Almeida Paola Ribeiro da Sil Paula Carolina Rod

Glossrio

23 / 26

EM NOME DOS ARTISTAS

MATERIAL EDUCATIVO

o a distncia dos educadores o dos educadores es externas externas s externas ernas

ntao e avaliao palestrante palestrante estrante

duo

luntrios

Caroline Hellen Martins Dias Cinthia Guimares Ramos Claudia Roberta Dos Santos Pinto Cleber Ferreira de Oliveira Daniele Elene Corte Cardoso Darlan Gonalves Teles Dbora Rosa da Silva Deborah Santiago Guimares Dina Ioanna F. L. Pappou rica da Costa Santos Eva Vilma de Jesus Felicia Cappoccia Pilli Felipe Augusto Bracco de Aguilar Felipe Teixeira Rocio Fernando Augusto Fileno Filipe Lima Pinheiro Filipe Monguilhott Falcone Francisco Ferreira Menezes Gabriel Lima Garcia Gabrielle Ferreira de Souza Patino Cceres Gabriela Levy Dinkhuysen Graziela Rosendo da Silva Guilherme Pacheco Alves de Souza Gustavo Almeida Amat Helena da Silva Souza Isaura de Oliveira Ogawa Jeferson Braga Pereira Jessyca Adriana Gatto Nery Silva Julia Augusto Pereira Lima Juliana Marachlian Nersessian Laura da Silva Monteiro Chagas Leonardo Matsuhei Araki Normande Luara Alves de Carvalho Lucas Lopes Queiroz Lucas Ribeiro da Costa Souza dos Santos Luciara Santos Ribeiro Luisa Caetano Escobar da Silva Marcella Klimuk Ychiyama Marcello Alfaro Martin Avelasco Marco Antonio Biglia Junior Maria Augusta Bortolasi De Souza Aranha Maria Filippa C. Jorge Maria Lvia Nobre Ges Mariana Ferreira Ambrosio Mariana Schmidt de Oliveira Iacomo Marlia Alves de Carvalho Marina Laraia Alegre Marina Ribeiro Arruda Martin Prado Sander Smit Matias Barboza Pinto Mayara Medeiros Miussi Maysa Martins Nayara Datovo Prado Omotayo Itunnu Yussuf Osvaldo SantAnna Junior Paloma de Almeida Durante Paola Ribeiro da Silva Paula Carolina Rodrigues de Carvalho

Paula Franco Paula Isabela Gonalves de Araujo Mendes Paulo Victor F. de B. M. Delgado Pedro Gabriel Amaral Costa Pedro Henrique Ferreira Costa Pedro Henrique Moreira Rafael Frattini Coimbra Longhi Rafaela Priolli de Oliveira Rebeca Chiarini Alcntara Renan Hernandes Silvrio Renato Akio da Cruz Yamaguchi Renato Nonato Ogasawara Ricardo Rodrigues Seram Roberta Borges de Oliveira Rodrigo Pereira Fernandes Rmulo dos Santos Paulino Stella Abreu Miranda De Souza Tmara Oliveira Santos Tamara Takaoka de Oliveira Thiago Bueno Ferraz Thiago de Almeida Prado Thisby Alarcon Khury Tiago da Paixo Nunes Tiago Salles Rizzo Vanessa Rigo Vanusa de Alcntara Souza Victor Leite de Oliveira Victor Tasso Garcia Vieira Albertini Viviane Cristina da Silva Yule Liberati Barbosa Marketing e captao de recursos Marta Delpoio coordenadora Bruna Azevedo assistente Glucia Ribeiro assistente Raquel Silva assistente administrativa Montagem de obras Install Produo Cultural e Montagem Projetos e produo Emilio Kalil consultor de projetos Dora Silveira Corra coordenadora geral Felipe Isola produtor Fernanda Engler produtora Joaquim Millan produtor Marina Scaramuzza produtora Mnica Shiroma de Carvalho produtora Viviane Teixeira assistente Waleria Dias produtora Projeto expogrco Felipe Tassara & Daniela Thomas Camila Schmidt arquiteta coordenadora Iara Ito Tania Menecucci Stella Tennembaum

Projeto luminotc Samuel Betts

suporte tcnico p Richard Vannucci

relaes instituc Flvia Abbud coord

Tecnologia e inov Marcos Machuca a

Glossrio

24 / 26

EM NOME DOS ARTISTAS

MATERIAL EDUCATIVO

PUBLICAO

Projeto luminotcnico Samuel Betts suporte tcnico para website Richard Vannucci relaes institucionais e projetos especiais Flvia Abbud coordenadora Tecnologia e inovao Marcos Machuca assessor especial

Concepo Stela Barbieri Galciani Neves superviso geral Stela Barbieri Coordenao geral Daniela Gutfreund Textos Galciani Neves Matheus Leston Glossrio Affonso Prado superviso de textos Marisa Szpigel Carlos Barmak Guilherme Teixeira Preparao Alcia Toffani reviso Regina Stocklen Coordenao editorial Cristina Fino Produo editorial Diana Dobrnszky Assistente editorial Alcia Toffani Coordenao de design Andr Stolarski Direo de design Felipe Kaizer Design grco Aninha de Carvalho Felipe Kaizer Roman Atamanczuk Assistncia de design Andr Noboru Douglas Higa Produo grca Eduardo Lirani Signorini Produo Grca Pr-impresso e impresso Pancrom

Glossrio

25 / 26

EM NOME DOS ARTISTAS

MATERIAL EDUCATIVO

Copyright Fundao Bienal de So Paulo. Em nome dos artistas Arte contempornea norte-americana na Coleo Astrup Fearnley, com curadoria de Gunnar B. Kvaran, organizada em colaborao com o Astrup Fearnley Museum of Modern Art, Oslo, Noruega. Todas as imagens reproduzidas nesta publicao foram cedidas pelo Astrup Fearnley Museum of Modern Art (exceto quando mencionado) so protegidas por leis de direitos autorais e no podem ser reproduzidas sem a expressa autorizao dos artistas e fotgrafos. www.bienal.org.br

Glossrio

26 / 26

You might also like