You are on page 1of 6

EDIO ESPECIAL

I N F O R M AT I VO
C R EC H E F R ED ER I C O O Z A N A M
AGOSTO DE 2O12.

PRESIDENTE GERAL INTERNACIONAL DA SSVP MICHAEL THIO,


NESTA ED O: E D II O

VISITA A CRECHE FREDERICO OZANAM

ESPECIAL
AGENDA DE MICHAEL THIO

MICHAEL VISITA INSTITUIES SOCIAIS 2 BIOGRAFIA MICHAEL THIO

SSVP CRECHE FREDERICO OZANAM

Pela caridade e justia , buscando aliviar o sofrimento e promovendo a integridade e a dignidade do homem.

A visita do Confrade Michael Thio, presidente Geral Internacional da Sociedade So Vicente de Paulo (SSVP), ao Brasil, ocorrida entre os dias 1 a 9 de agosto de 2012, marcou mais uma data importantssima na histria da SSVP no Brasil, completando 140 anos em agosto de 2012. Michael Thio desembarcou no aeroporto de So Paulo no dia 2. Entre vrias atividades que participou, inaugurou a Capela do Bem Aventurado Antnio Frederico Ozanam. No dia 4, foi para o Rio de Janeiro, onde participou das comemoraes dos 140 anos de fundao da Conferencia So Jos, a primeira do Brasil. No dia 6, por volta das 22h20, ele foi recepcionado no aeroporto de Braslia por um grupo de vicentinos locais, entre eles, a Csc. Emlia Fernandes, presidente do Conselho Metropolitano de Braslia, o Cfd. Robson da Gama, vice-presidente da Regio V e o Cfd. Renato Lima, vice-presidente para Amrica do Sul. Por todos os lugares onde passou, o Cfd. Michael teve uma vasta programao a cumprir. Em Braslia a visita teve trs dimenses: poltica, religiosa e vincentina. No dia 07, logo cedo se encontrou com o Arcebispo local, Dom Sergio da Rocha. Aps, participou de audincias com o Secretrio Geral da Presidncia da Repblica Ministro Gilberto Carvalho, no Palcio do Planalto e com Secretria Nacional de Promoo e Defesa de Direitos Humanos do Ministrio da JustiaSalete Valesan.

Estamos na web!
www.crechefredericoozanam.org.br

CONTATOS:

Tel: (61) 3371-1868 Fax: (61) 3371-1868 Email:


crechefredericooanam@hotmail.com

QNM 31 Mdulo C rea Especial Ceilndia SulDF


(Av. do Hospital Regional de Ceilndia
AJUDE-NOS!

AJUDE-NOS!
Banco do Brasil

Ag.: 2911-4 C/C: 19935-4 Banco de Braslia Ag.: 026 C/C: 031108-1

INFORMATIVO CRECHE FREDERICO

Pgina 2

MINISTRO GILBERTO CARVALHO

AUDINCIA COM SALETE VALESAN

Logo aps, esteve com o Nncio Apostlico Giovanni Daniello e Secretrio Geral da do CNBB D. Leonardo Ulrich Steiner. Thio encerrou o dia ministrando uma palestra para mais de 600 vicentinos de todo o Distrito Federal, Una, Formosa, Anpolis e Goinia, que lotaram a Sala Martins Pena no Teatro Nacional.

ARCEBISPO DOM SRGIO ROCHA

NNCIO APOSTLICOGOVANNI DANIELLO

VISITAS A INSTITUIES SOCIAIS DA SSVP

CNBB CONFERNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL

No dia 08, o Presidente Internacional da SSVP comeou suas visitas pelo Centro Comunitrio Frederico Ozanam, localizado na Vila Rabelo, em Sobradinho II, em seguida foi conhecer as belas instalaes do Centro de Permanncia do Idoso de Formosa-GO, uma Obra exemplar, que atende mais de 110 idosos, visitou tambm a belssima obra da Creche So Vicente de Paulo no Cruzeiro-DF, que atende 100 crianas.

Saindo de Formosa, Thio foi direto para Ceilndia conhecer as instalaes e as crianas da Creche Frederico Ozanam, aonde chegou s 15h15 e foi recebido pelo Confrade Jos Gonalves de Oliveira, presidente da Creche. No ptio estavam os alunos, os funcionrios e um grande nmero de vicentinos de Ceilndia e Taguatinga, que esperavam ansiosos por sua chegada. Uma enorme faixa escrita em ingls e portugus dava as boas vindas ao Cfd., que fez questo de l-la, enquanto uma turma de crianas de 5 anos cantavam o hino Welcome, acompanhados pela Professora Lidiane Corra e Monitoras Maria Gorete Melo e Ana Lgia Campelo.

EDIO ESPECIAL CRECHE FREDERICO

Pgina 3

Aps as homenagens, o Cfd. Gonalves o conduziu s dependncias da Creche, comeando pela sala onde funciona a operao do servio de Telemarketing, sempre acompanhado da educadssima jovem intrprete de 21 anos, Olanna Sales, filha do Cfd. Raimundo Nonato de Sousa Sales, ex-presidente da Creche. Admirado com o trabalho, dirigiu-se s 20 Operadoras e Coordenadora, que formavam um semi circulo e disse-lhes: Telemarketing um timo meio de divulgao, e utilizado em todo o mundo. Em Singapura, onde moro, tem Telemarketing. Esse trabalho exige muita pacincia e persistncia. Vocs possuem uma doce voz.Logo convidou sua esposa Sra. Rosalind Thio e o Cfd. Manoel Bezerra Presidente do Conselho Central de Ceilndia para fotografarem junto s Operadoras.

SALA DE TELEMARKETING

SECRETARIA / DIREO PEDAGGICA

SALA DE ADMINISTRAO

Em seguida foi a Secretaria e a Direo Pedaggica, cumprimentou as funcionrias Martha Ramos - Diretora Pedaggica, Andrea Costa - Coordenadora Pedaggica e Francielma Sousa - Secretria Escolar, elogiou bastante os uniformes da equipe, disse ser bonito e profissional. Na sala seguinte, Michael foi recebido pela Coordenadora Geral Administrativa, a Csc. Elzi Ventura e as Auxiliares, Cristiane Campos e Luara Cunha. Thio comentou com a Coordenadora: Voc faz um trabalho muito importante para ns presidentes. Em seguida, Thio conheceu as nossas sete turmas de alunos, onde choveram abraos, sorrisos e simpatia. Na Creche, em cada sala de aula, h uma Professora com Graduao em Pedagogia e duas Monitoras com ensino mdio completo, inclusive no berrio.

Dirigindo-se para a Quadra de Esportes, conheceu o Projeto de Futsal que atende mais de 120 adolescentes e jovens de 7 a 15 anos. Michael aproveitou para dar uma palhinha de suas habilidades futebolsticas, chutando vrias vezes ao gol. Recebeu homenagens dos treinadores e jogadores com faixas escritas em ingls, e foi presenteado com camisetas das equipes.

Aproveitando sua visita, a direo da Creche inaugurou a to esperada Brinquedoteca e Videoteca Show de Brincar. A cerimnia iniciou com a orao do Santo Anjo, feita pelas crianas da Turma de 2 anos e em seguida Michael e sua esposa romperam o lao de inaugurao. Foi um momento mgico para as crianas que ficaram imensamente contentes pela implantao de mais um espao ldico e divertido.

A visita se encerrou no Salo Multiuso Consocia Argentina, com o Presidente Jos Gonalves agradecendo a presena do Confrade Michael e de todos os vicentinos presentes. Viajamos um pouco no tempo atravs da exibio de slide com fotos do lanamento da pedra fundamental pelo Cfd. Joseph Rouast, 1 Presidente Geral Internacional a visitar a Creche em 1977; do salo de madeira onde funcionou a escolinha durante muitos anos; da 2 visita de Presidente Internacional, Cfd. Amim de Tarrazi; do inicio das obras da creche iniciadas em dezembro 2004 e concludas em 02 de outubro de 2005, que compem hoje o complexo e luxuosas instalaes; e por ltimo, foram exibidas imagens registradas durante a presena do nosso Presidente Jos Gonalves na Beatificao de Antnio Frederico Ozanam e visita sede do Conselho Geral em Paris/Frana, no ano de 1997.

Por fim, o Presidente Michael agradeceu toda a mobilizao e organizao que realizamos para receb-lo e no faltaram elogios quanto estrutura, organizao e a seriedade do trabalho realizado na instituio. Parabns ao Presidente e a toda equipe da creche pela receptividade e organizao! No muito fcil cuidar de tantas crianas, eu sei disso, pois j fui Diretor de uma creche em Singapura onde atendamos 350 crianas de 3 a 6 anos de idade. Este um timo trabalho dos vicentinos. As crianas so muito importantes para ns, concluiu. Aps o discurso de Michael, foi servido um delicioso lanche para os presentes.

A visita de Michael foi excelente! Foi um marco na histria da Frederico Ozanam. Ele foi muito carismtico e carinhoso com nossas crianas e equipe. Gostei muito! Comentou a Diretora Pedaggica, Martha Ramos. Ficamos muito felizes em receber o Cfd.Michael Thio e poder, orgulhosamente, mostrar a ele as obras e feitos da SSVP local. Essa presena missionria, ajudou a reforar ainda mais os laos vicentinos. - Disse o Jos Gonalves, Presidente da Creche Frederico Ozanam BIOGRAFIAMICHAEL THIO
Nascido em 1945, Michael Thio entrou para a Sociedade de So Vicente de Paulo no ano de 1967. Foi secretrio e, logo depois, presidente de Conferncia, Conselho Particular e do Conselho Nacional de Singapura. Entrou no Conselho Geral Internacional em 1988 na funo de coordenador, depois, passou aos cargos de Vice-presidente Territorial Internacional para a sia e Oceania; Vice-presidente Geral Adjunto para Estrutura e Vice-presidente Geral. Tambm foi presidente da Comisso Tcnica Territorial. Suas principais propostas de trabalho so: buscar e reforar a internacionalizao da Sociedade de So Vicente de Paulo; empreender uma iniciativa de marketing e comunicao para promover e dar notoriedade SSVP, contribuindo tambm com o recrutamento de novos membros, em particular os jovens; alm de estender nossos servios e apostolado pelo projeto de mudana de estruturas e estreitar os vnculos com a Igreja e demais organizaes. a primeira vez que o confrade Michael Thio visita o Brasil.Fonte (biografia): www.ssvpbrasil.org.br

WWW.CRECHEFREDERICOOZANAM.ORG.BR
Pela caridade e justia buscando aliviar o sofrimento e promovendo a integridade e a dignidade do homem
A Creche Frederico Ozanam, da Sociedade So Vicente de Paulo, foi constituda em 12 de outubro de 1980, uma instituio de educao infantil, beneficente, de assistncia social sem fins lucrativos. Tem por finalidade a prtica da caridade crist no campo da assistncia social, da promoo humana e da proteo integral atravs do cuidar e educar nos aspectos fsico , psicolgico, tico, cultural, cognitivo, afetivo e social, complementando a ao da famlia e da comunidade. Atualmente a Creche atende a 152 crianas de 1 a 5 anos, oriundas da comunidade local, oferecendo a cada uma delas 05 refeies dirias, uniforme escolar, material pedaggico, lazer, educao, cultura, higiene, conforto, alegria e muito amor em parceria com milhares de pessoas de bom corao que fazem suas doaes mensalmente e com a Secretaria de Educao do Distrito Federal. Alm das 152 crianas atendidas, disponibilizamos, para jovens e adolescentes da comunidade, nossa Quadra Poliesportiva para realizao do Projeto de futsal, que tem por objetivo diminuir a vulnerabilidade social, retirando jovens e adolescentes das ruas e incentivando a prtica de esportes. O grupo atende atualmente mais de 100 jovens que participam de todos os torneios do Distrito Federal. EXPEDIENTE
JOS GONALVES DE OLIVEIRA FRANCISCO GOMES DE SOUZA Diretor de Patrimnio ELISNGELA SOUZA OLIVEIRA Diretora de Promoo JOO PAULO CRISTALINO Diretor de Promoo TEXTO - FRANCIELMA SOUSA IMAGEM: - FRANCIELMA SOUSA - JOO BATISTA REVISO: - JOS GONALVES OLIVEIRA

Convm amar aos pobres com um afeto especial, vendo neles a pessoa do prprio Cristo, e dandolhe a importncia que ele mesmo dava. ( So Vicente de Paulo)

Presidente SEBASTIO FERREIRA COSTA Vice-Presidente MARIA DE FTIMA COSTA Secretria LEODEMBERGUES SOUZA NAVA Tesoureiro PAULO GONALVES MOTA Tesoureiro SNIA MARIA SOUZA COSTA Diretora de Patrimnio

You might also like