You are on page 1of 10

Direito Administrativo 1 Fase Exame da OAB Curso Marcato Direito Administrativo Prof.

Alexandre Levin
supremacia do interesse pblico sobre o privado Indisponibilidade do interesse pblico

Regime Jurdico Administrativo

Funes do Estado

Funo

administrativa

exercida

por

meio

da

expedio de atos administrativos: contratao de servidores; contratao de empresas; abertura de Funo Administrativa Funo Legislativa Funo Jurisdicional concursos pblicos; expedio de licenas; desapropriao de imveis para execuo de obras; interdio de imveis; demisso de servidores; abertura de licitao etc.

Atos Administrativos a) definio: manifestao unilateral de vontade da

Obs.: o ato administrativo, enquanto manifestao de vontade unilateral expedido sob o regime de direito pblico, no exerccio da funo administrativa, pode ser expedido tambm por terceiros. Ex. atos expedidos por

Administrao, ou de quem lhe faa as vezes, que tenha por fim imediato adquirir, resguardar, transferir, modificar e declarar direitos, ou impor obrigaes aos administrados, com observncia da lei e sob regime de direito pblico, sujeita a controle de juridicidade pelo Poder Judicirio.

concessionrios e permissionrios de servios pblicos e outros particulares em colaborao com o Estado.

Obs.2: nem todo o ato da Administrao pode ser considerado ato administrativo os atos de gesto so editados pelo Poder Pblico sob o regime de direito privado (ainda que derrogado parcialmente por regras de direito pblico). Ex. locao de imvel para instalao de rgo pblico.

Atos Administrativos - diferena em relao lei: produz efeitos jurdicos imediatos (exceo: atos normativos ex: decretos). b) atributos: I presuno de legitimidade; II autoexecutoriedade quando expressamente prevista em lei ou quando se tratar de medida urgente;

III imperatividade: atos administrativos se impem a terceiros, independentemente de sua

IV tipicidade: ato administrativo deve corresponder a figuras previamente definidas em lei; decorrncia do princpio da legalidade: Administrao no pode praticar atos inominados garantia do administrado. - Afasta a possibilidade de ato totalmente discricionrio a lei prev o ato e define os limites em que a discricionariedade ser exercida.

concordncia (diferena em relao ao ato de direito privado); no existe em todos os atos, apenas naqueles que impem obrigaes (atos ampliativos e enunciativos no tem imperatividade).

Ato jurdico (art. 104 -CC) agente capaz

Ato administrativo c) Elementos do ato administrativo: Agente competente I competncia: para ser vlido, deve ser editado por quem tenha competncia definida em lei; vcios: usurpao de funo/excesso de poder/funo de fato. Obs. abuso de poder: a) desvio de poder (desvio de finalidade); b) excesso de poder (agente pblico Motivo Finalidade que exorbita de suas atribuies).

objeto lcito, possvel, objeto lcito, possvel, determinado ou determinvel determinado ou determinvel Forma prescrita ou no defesa em lei Forma prevista em lei

II forma: Administrao s pode exteriorizar os atos de acordo com a forma previamente estabelecida em lei diferena em relao ao ato privado princpio da legalidade em geral, forma escrita (mas pode ser por gestos ou verbal: sinal de trnsito, apito do guarda de trnsito). Ex: edital a nica forma possvel para convocar interessados para licitao.

III objeto: efeito jurdico imediato que o ato produz contedo do ato Ex: contedo do alvar a licena; exige-se objeto lcito, possvel, moral e determinado validade dos atos administrativos aferida pela sua compatibilidade com a lei (a validade dos atos privados aferida pela no contrariedade lei); Ex. de vcio quanto ao objeto: proibido por lei desapropriao de imvel da Unio pelo Municpio; indeterminado

desapropriao de imvel no especificado.

IV finalidade: requisito de validade apenas para os atos administrativos objetivo da Administrao perseguir o interesse pblico; caso contrrio ocorre o desvio de finalidade ou desvio de poder; Ex: desapropriao para perseguir inimigo poltico do Chefe do Executivo.

V motivo: pressuposto de fato e de direito que fundamenta o ato administrativo motivo inexistente: ato nulo; Administrao Pblica deve explicitar os motivos do seu ato: motivao; - teoria dos motivos determinantes: validade do ato se vincula aos motivos indicados como seu fundamento => ainda que a deciso seja amplamente discricionria. Ex: motivao de servidor que exerce cargo em comisso.

d) classificao: I quanto aos destinatrios: gerais (ex: portaria) ou individuais funcionrio); II quanto ao alcance: internos (geram efeitos dentro da estrutura da Administrao ex: parecer) ou externos (geram efeitos fora da estrutura da Administrao ex: permisso de uso) (ex: nomeao/exonerao de

III quanto ao objeto: atos de imprio (praticados unilateralmente pela Administrao com supremacia sobre os particulares ex: interdio de

IV quanto ao grau de liberdade: vinculados ou discricionrios mrito); V quanto formao do ato: simples (convenincia e oportunidade -

estabelecimento, embargo de obra, sanes) e atos de gesto (Administrao afasta-se de suas prerrogativas ex: contratos de locao com particulares).

(manifestao de vontade de um nico rgo unipessoal ou colegiado), composto (manifestao de dois ou mais rgos, em que a vontade de um instrumental em relao a do outro na verdade so dois atos: um principal e outro acessrio -

ex: nomeao do Procurador Geral da Repblica que depende de prvia aprovao pela Senado art. 128, 1, CF), e complexo (ato que resulta da manifestao de dois ou mais rgos singulares ou colegiados, cuja vontade se une para formar um ato nico vontades so homogneas ex: investidura de funcionrio nomeao feita pelo chefe do executivo e posse dada pelo chefe da repartio).

e) espcies: I atos normativos: contem um comando geral exarado pelo Executivo art. 84, IV, CF: regulamento para fiel execuo da lei expresso do poder normativo ex: decretos, resolues, portarias atos infralegais. II atos ordinatrios: visam disciplinar o funcionamento da Administrao e a conduta dos seus agentes: poder hierrquico (supremacia especial) ex: ordem interna, instrues, circulares, avisos, ordens de servio, portarias, ofcios.

III atos negociais: resultam do consentimento entre Administrao e particular no h imperatividade efeitos so queridos por ambas as partes ex: licena, autorizao, permisso, nomeao, exonerao a pedido.

IV atos enunciativos: Administrao limita-se a certificar ou atestar um fato ou emitir opinio sobre determinado assunto no h declarao de vontade no h produo de efeitos jurdicos imediatos alguns autores no consideram

atos administrativos Obs: no so negcios jurdicos, pois efeitos decorrem da lei (no h autonomia da vontade). propriamente ditos e sim atos da administrao ex: certides, atestados, pareceres, apostilamento de direitos, voto em rgo colegiado.

V atos punitivos: contem uma sano imposta pela Administrao queles que infringem disposies legais poder disciplinar ex: interdio de estabelecimento comercial, aplicao de multas, apreenso de mercadorias.

f) Formas de extino: I anulao: tem como fundamento a ilegalidade do ato extino pela prpria Administrao (autotutela) ou pelo Poder Judicirio efeitos, em regra, ex tunc (excees: ato nulo pode gerar efeitos se particular estiver de boa f vedao ao enriquecimento sem causa do Estado).

II revogao: tem como fundamento razes de convenincia e oportunidade somente pela

Obs.:

Smula 346 - STF: A Administrao pode declarar a

nulidade dos seus prprios atos. Smula 473 STF: A Administrao pode anular seus prprios atos, quando eivados de vcios que os tornem ilegais, porque deles no se originam direitos; ou revog-los, por motivo de convenincia e oportunidade, respeitados os direitos adquiridos, e ressalvada, em todos os casos, a apreciao judicial.

Administrao Judicirio no pode revogar atos da Administrao, sob pena de violao separao de poderes efeitos ex nunc.

Obs.:

art.

54

da

Lei

9.784/99

(processo

III cassao: retirada do ato em funo do descumprimento de condies que deveriam

administrativo no mbito da Administrao Federal): direito da Administrao de anular os atos

permanecer atendidas ex: cassao de licena de hotel que se converteu em casa de tolerncia; IV caducidade: retirada em funo de sobrevir norma jurdica que torna inadmissvel a situao antes permitida pelo direito e outorgada pelo ato -

administrativos de que decorram efeitos favorveis para os destinatrios decai em 5 anos da data em que foram praticados, salvo comprovada m-f.

ex: caducidade de permisso para explorar parque de diverses em local que, em face da nova lei de zoneamento, tornou-se incompatvel com aquele tipo de uso; V contraposio: retirada em funo de ter sido emitido ato com efeitos contrrios ex: exonerao contraposta nomeao.

VI renncia: extingue-se o ato porque o prprio beneficirio abriu mo da vantagem que desfrutava. g) convalidao: tornar vlido ato anulvel - a tendncia da doutrina pelo acolhimento da tese que torna possvel a convalidao. Lei 9784/99 arts. 50 e 55.

Lei 9784/99, art. 50 Os atos administrativos devero ser motivados, com indicao dos fatos e fundamentos jurdicos quando: (...) VIII importem anulao, revogao, suspenso ou convalidao de ato administrativo;

Questo: (OAB/Exame Unificado2008.1) Com relao aos diversos aspectos que regem os atos administrativos, assinale a opo correta. a) Segundo a teoria dos motivos determinantes do ato administrativo, o motivo do ato deve sempre guardar

Art. 55. Em deciso na qual se evidencie no acarretarem leso ao interesse pblico nem prejuzo a terceiros, os atos que apresentarem defeitos sanveis podero ser

compatibilidade com a situao de fato que gerou a manifestao de vontade, pois, se o interessado comprovar que inexiste a realidade ftica mencionada no ato como determinante da vontade, estar ele irremediavelmente inquinado de vcio de legalidade.

convalidados pela prpria Administrao.

b) Motivo e motivao do ato administrativo so conceitos equivalentes no direito administrativo. c) Nos atos administrativos discricionrios, todos os

(OAB/Exame unificado 2006.1). Os atos administrativos possuem atributos que os diferenciam dos atos privados. Assinale a opo que no configura atributo exclusivo do ato administrativo.
a) b) c) d)

requisitos so vinculados. d) A presuno de legitimidade dos atos administrativos uma presuno jure et de jure, ou seja, uma presuno absoluta.

Presuno de legitimidade Imperatividade Autoexecutoriedade legalidade

(OAB/Exame unificado 2008.2) No configura, segundo a doutrina dominante, elemento ou requisito do ato

administrativo
a) b) c) d)

a forma; o objeto a finalidade a discricionariedade

You might also like