You are on page 1of 23

Setembro de 2010 | Ano IX | Jornal do Litoral Paranaense | N .

165
o

E-mail: dolitoralpr@onda.com.br smsmachado@hotmail.com | Fone: 9944 7974 / 9171 9233 | Antonina, Guaratuba, Ilha do Mel, Matinhos, Morretes, Paranagu e Pontal do Paran

R$ 2,50

CNPJ=12.178.951/0001-34

Se voc do Litoral
Classificados - consulte o site:

V em candidatos do litoral ote


Aguardem!!
RESERVA E ENTREGAS

Frase do dia
O seu voto no uma mercadoria que pode ser trocada caso venha ter um defeito o eleito, por isso, vote conciente.

N5

VEM A

3457-5897

CNPJ: 12.205.238/0001-32

02 | Jornal do Litoral Paranaense 02 | Jornal do Litoral Paranaense

Setembro de 2010 | Ano IX 159 165 2a quinzena de maio de 2010 | Ano VIII | No. | No./117

Editorial

Jornal DoLitoral Paranaense


A edio de nmero 165 est trazendo para os leitores, colaboradores, clientes e amigos os destaques do ms de setembro. Entre eles esto: As colunas de nossos colaboradores, o momento de deciso na politica, os acontecimentos do litoral, os aniversariantes do ms, os acontecimentos da ISULPAR, os trabalhos realizados pela Prefeitura Municipal de Pontal do Paran, entre outros. Boa leitura a todos!
O Editor

165

LEI N 1108, DE 10 DE SETEMBRO DE 2010. Smula: Autoriza o Municpio de Pontal do Paran-Paran a integrar o Consrcio de Sade da regio do litoral CISLIPA, e d outras providncias. A CMARA MUNICIPAL DE PONTAL DO PARAN, ESTADO DO PARAN, APROVOU E EU, PREFEITO MUNICIPAL, SANCIONO A SEGUINTE LEI:

Jantar

Danante
16 de outubro s 20:00 h.

****

O jantar foi transferido para o dia

Art. 1 Esta Lei dispe sobre a participao do Municpio de Pontal do Paran no CONSRCIO INTERMUNICIPAL DE SADE DO LITORAL do Estado do Paran, CISLIPA. 1. O Consrcio de que trata esta Lei ter como finalidade desenvolver em conjunto aes e servios de sade, observados os preceitos que regem o Sistema nico de Sade, no mbito dos municpios que compem a regio do litoral do Estado do Paran. 2. Para o cumprimento de suas finalidades o Consrcio poder: I firmar convnios, contratos e acordos de qualquer natureza, receber auxlios, contribuies e subvenes sociais e econmicas de outras entidades e rgos governamentais; II ser contratado pela administrao direta ou indireta dos entes da Federao consorciados, obedecendo aos princpios da Lei n8666/93. Art.2. Fica o Poder Executivo do Municpio de Pontal do Paran autorizado a participar do Consrcio Intermunicipal de Sade do Litoral do Estado do Paran CISLIPA, podendo, para tanto, formalizar Protocolo de Intenes com os demais entes da Federao. 1. A autorizao prevista neste artigo dispensa a ratificao, por lei, do Protocolo de Intenes a ser firmado pelo Poder Executivo para constituio do Consrcio Intermunicipal de Sade do Litoral do Estado do Paran CISLIPA, nos termos da Lei Federal n11.107/2005. 2A minuta do Protocolo de Intenes ser encaminhada ao Poder Legislativo do Municpio para conhecimento e acompanhamento. Art.3. Esta Lei entra em vigor na data de sua publicao. Pontal do Paran, 10 de setembro de 2010. RUDISNEY GIMENES Prefeito Flora Eugnia C. L. Abraho Secretria Municipal de Sade Verginia Mara Pedroso Procuradora-Geral

Na Capela Sagrado Corao de Jesus no Balnerio Shangri-l

Expediente
Jornal DoLitoral Paranaense - Shangri-l - Cx. Postal 56035 Rua Corais n 50 - CEP 83255-000 Pontal do Paran-PR E-mail: dolitoralpr@onda.com.br ou shangri-la@onda.com.br Diretor Geral Jos Luiz Teixeira (41) 9171- 9233 Direo Comercial, Diagramao e Arte Sandra M. S. Machado (41) 9944-7974 smsmachado@hotmail.com Contato Comercial Mauro (41) 9117-4290
Os artigos assinados e inscritos em box no refletem necessariamente a opinio do jornal, sendo de exclusiva responsabilidade dos seus autores. Os anncios e propagandas enviados ao jornal so de inteira responsabilidade dos anunciantes, eximindo o Jornal DoLitoral Paranaense da veracidade ou responsabilidade sobre os mesmos. As fotografias e originais fornecidos para publicao no sero devolvidos.

Edital de convocao Ficam convocados os senhores membros do SINTAP, para assemblia geral a ser realizada no dia 28/09 s 20:00 h, na sede provisria, situada na PR 412, km 10 Balnerio Shangri-l, Restaurante Sol Nascente - Hinode, para tratar do assunto que segue: 1o Retificao regimentar 2o Assuntos gerais Maria Amabile Loregian

Silva, no Conexo Ilha, da Radio Ilha do Mel FM - 90,3 de


segunda sabado das 12:30 s 13:00 Fique por dentro do que acontece em Pontal do Paran

com Beto

Noticias de Pontal do Paran

Comunicado

Setembro de de maio de 2010 NAno VIII | No. 159 /117 2a quinzena 2010 | Ano IX | | o. 165 EDITAL DE CONVOCAO
Assemblia Geral Ordinria Pelo presente Edital, orientados pelo estatuto da Aciapar, ficam convocados os Srs. Membros da atual Diretoria, Conselhos Fiscal e Consultivo (titulares e suplentes), bem como a todos os associados desta entidade, para se reunirem em Assemblia Geral Ordinria, No dia 25 de outubro de 2010, s 19:00 horas, em primeira convocao e as 19:30 horas em segunda convocao em nossa sede, sito Av. Santa Monica, 485 Praia de Leste - Pontal do Paran/PR. Para tomarem conhecimento e deliberarem sobre a seguinte ordem do dia:

Jornal do do Litoral Paranaense | 03 Jornal Litoral Paranaense | 03

Para o litoral Paranaense, o momento no poderia ser melhor. O partido do Governador (PDT) possui forte representao nas maiores cidades do Litoral, especialmente em Paranagu e Matinhos. Apesar de fazer 48 anos que o litoral no tem um representante na Cmara Federal, hoje existe uma forte oportunidade de o litoral eleger suas obrigaes. um Deputado Federal e um ou dois Os deputados tm deputados Estaduais. Para qualquer compromisso com suas bases regio fundamental a representao e regio, onde inclusive, mais poltica e eleger deputados da prpria arrecadam votos. Assim por 1 Eleio da Diretoria da Aciapar, regio mais do que uma necessidade bvio, ser em sua prpria 2010/2013 uma questo de coerncia. Sem regio que o Deputado representao poltica, a regio fica Pontal do Paran, canalizar seus esforos e em desigualdade de condies na 28/09/2010 verbas disponveis. Assemblia Legislativa e na Cmara Isto explica por que por Odalbor Ferreira Alvez Federal. Sem um representante legtimo tantos anos o litoral no Presidente-Aciapar da regio a preferncia dos recursos possui projetos prprios raramente sero disponibilizados para CNPJ 01.667.704/0001-85 de desenvolvimento, de Fone 3458-1510 atender nossos interesses. assistncia, de infraestrutura, Nos ltimos anos, sem representao etc.... porque no possumos poltica, nenhum projeto deputados do litoral. Os d e i n t e r e s s e d o l i t o r a l moradores do litoral no tm paranaense foi apresentado nenhum acesso aos deputados por parlamentares na cmara das outras regies at porque estadual. O governo do Estado eles, tendo sido pouco votados Atendendo a pedidos da comunidade, a Prefeitura Municipal atravs do Departamento de liberou verbas, veculos, no litoral devido grande Cultura, lana turmas a noite de teclado e Teatro, para alunos acima de 18 anos. nibus escolares, reformas pulverizao dos votos locais, Teclado - Segunda-feira - 18h - 20h. Prof Ligia e ampliaes de escolas, no sentem compromisso Teatro - Tera e Quinta-feira - 18h-20h. Prof Juliane recursos para pescadores, com a populao do litoral. Inscries e Aulas: Na Casa da Cultura Balnerio de Ipanema. Informaes: 3975-3102 ( LUCIA ) etc. Em quase todos alguns Os deputados da regio deputados oportunistas c o n h e c e m a s p e s s o a s vieram para dizer que foi da regio, conhecem os ele que aprovou os recursos problemas, as necessidades e e aparecer na foto. Anuir angstias, as caractersticas, ao de governo uma a s o r i g e n s a c u l tu ra e obrigao do deputado, no seus potenciais diferente podia ser diferente e eles no dos deputados distantes e fizeram nada alm do que ausentes que nada sabem.

Estou convencido que, nunca antes na histria desse pas, em uma campanha poltica, houve um alinhamento to favorvel de foras polticas para o Estado do Paran. Este alinhamento no foi casual e foi inteligentemente costurado pelo Senador Osmar Dias que conseguiu trazer para o mesmo palanque representantes polticos que contam com grande aprovao popular. Seguramente, o resultado das prximas eleies, far uma diferena da gua paro o vinho, para o futuro do Paran. O apoio peso pesado do Presidente Lula, d uma idia de como se configurar os horizontes paranaenses para os prximos anos com Osmar Dias, mas, ao contrrio, os anos de ostracismo e abandono que estaremos condenados se assumirem os tucanos. Dilma, Gleisi e Requio, Osmar Dias e os Deputados aliados formam no uma linha, mas uma corrente que permite ao Paran uma posio de destaque nunca antes possvel. Todos conhecem e presenciaram as lutas do Requio contra a quadrilha tucana que solapou o Estado do Paran por quase 20 anos. Os paranaenses no merecem esse retrocesso.

Coluna do Tx

Quem do litoral vota em candidatos do litoral

Inscries Abertas

COLGIO ABSOLUTO
Do Maternal ao Ensino Mdio
Informaes: 3458-3037 Fax: 3458-2825

Jos Luiz Teixeira

Valores e Princpios, uma necessidade atual.

Ao inserir um filho no espao escolar tem incio uma autntica parceria. Do mesmo modo que para estabelecer uma sociedade sria responsvel, eficaz, cada membro precisa desempenhar a parte que lhe confiada de forma comprometida. Pais responsveis alunos e escola devem conhecer com clareza suas atribulaes, tendo conscincia de que somente uma sinergia que perpasse todos os envolvidos no processo faz a educao formal, desenvolver sua ao, transmitindo os conhecimentos pedaggicos com qualidade, senso crtico, esprito de busca e ao mesmo tempo, formar cidados srios, envolvidos e comprometidos com os valores humanos e ticos to necessrios ao mundo atual. Por isso a proposta de trabalho do Colgio Absoluto consiste em experincia prticas, que jamais sero esquecidas procurando transpor essa aprendizagem para alm do ambiente escolar, envolvendo tambm as famlias e a comunidade.

Prefeito Gimenes entrega casas populares

O prefeito Rudisney Gimenes entregou nesta ltima quinta feira casas populares do programa do Governo Federal Minha casa minha vida que est realocando e dando moradia para 180 famlias em Pontal do Paran. Durante a cerimnia , marcada de forte emoo, o prefeito agradeceu o empenho de todos os secretrios municipais pelo empenho e especialmente ao grupo de empresrios que construram as casa, mesmo com prejuzo financeiro, mas que, por determinao e senso comunitrio, no deixaram de cumprir os cronogramas. Texto e fotos Teixeira

Acesse o site: www.colegioabsoluto.blogspot.com

www.colegioabsolutopontalpr.com.br

N5
Aguardem!!

Vem a

Joo Feio lamenta incidente com Requio: a minha indignao foi santa
Desde a ltima segunda-feira (6) no se pergunta outra coisa no Paran: afinal, quem Joo Feio? A curiosidade de muitos ficou aguada depois do entrevero protagonizado entre Feio e o ex-governador Roberto Requio (PMDB) durante uma agenda poltica em Praia de Leste, no Litoral. Joo Batista Lopes, o Joo Feio, tem 56 anos, diretor empresarial do porto de Paranagu. J foi chefe de gabinete da Casa Civil na gesto de Requio e amigo do governador Orlando Pessuti (PMDB) h 40 anos. Ele no surgiu ontem na praa. militante do MDB velho de guerra h 30 anos. Feio um homem trabalhador, marido e pai de dois jovens portadores de necessidades especiais. Um deles autista e outro deficiente auditivo. ele e a esposa que diariamente atendem de perto os dois filhos. Est casado h 31 anos com Janja Hoebel, de famlia tradicional do municpio de Faxinal, no Vale do Iva. Ex-engraxate em Santo Antnio da Platina, com 13 anos foi morar em Ivaipor onde trabalhou como pacoteiro nas Lojas Riomar e escrevente juramentado no cartrio de Joo Maria Rocha. Joo Feio estudou em Curitiba e voltou a Ivaipor. Finalmente em 1983 que estabeleceuse na Capital para assumir a chefia de gabinete do amigo Orlando Pessuti eleito deputado estadual em 1982. O diretor do porto companheiro inseparvel do governador. Ambos so como se fossem irmos. Em 1985, ajudou na mobilizao que deu a eleio para Requio na prefeitura de Curitiba, quando derrotou Jaime Lerner. Em 1990 e 1994, foi um dos coordenadores da campanha no Vale do Iva para o Governo e Senado, respectivamente. Mesmo com a derrota para Jaime Lerner em 1998, Feio permaneceu prximo a Requio. Joo Feio lamenta o episdio ocorrido na segunda-feira. Ele afirmou que no bateu em ningum, mas que se defendeu de uma agresso. Disse tambm que vai contratar o advogado Luiz Fernando Pereira, para entrar com ao de calnia e difamao contra Requio. Requio no tem amigos, os nicos amigos dele so os seus familiares, comentou Joo Feio, a minha indignao santa, por isso me defendi e defendi a honra de Pessuti que ali no estava para defender-se, completa.
Fonte: Assessoria de Comunicao Administrao dos Portos de Paranagu e Antonina

04 | Jornal do Litoral Paranaense

Setembro de 2010 | Ano IX | No. 165

ALGO TO SIMPLES QUE FAZ A DIFERENA.


O Carto de visita tem um importante papel no marketing pessoal e empresarial. Ele o agente responsvel por causar a primeira boa impresso e em segunda instncia, funcionar como memria de curto e longo prazo, se bem cuidado e devidamente arquivado.

Coluna Marketing P no Cho

Em todo encontro social, evento ou solenidade o carto de visita est presente, servindo de ponto de contato e troca de informaes pessoais. Porm, apenas carregar seus cartes e distribu-los por a no basta para que ele cumpra plenamente seus objetivos. O carto de visita a representao grfica do seu contato e para cumprir bem este papel deve desempenhar algumas poucas, mas importantes tarefas. Um bom carto de visita deve: Criar ou manter uma boa primeira impresso Criar uma ncora (associao) com sua pessoa Oferecer algum atrativo ou vantagem Servir de memria para dados importantes

Meu caro Logista, nesta idia, voc j pensou em prover a sua equipe de vendedores, melhor a sua equipe de consultores de soluo com carto de visita? Voc j imaginou que assim estar gerando vnculo com o cliente e se diferenciando da concorrncia? Sem considerar a motivao proporcionada sua equipe? Lembre-se: O cliente pode no fechar uma compra, mas levar consigo um pedao da sua Loja para retornar e/ ou indicar. Pense Nisto e Sucesso!
Reynaldo Alves Professor de Graduao, Ps-Graduao e Coordenador do Curso de Administrao do ISULPAR. Professor de Ps-Graduao de Marketing Empresarial da Fundao Getlio Vargas/ACIAP. Consultor, Escritor e Palestrante. Diretor de Marketing do Grupo de Ensino ISULPAR. Diretor de Marketing da ITEPAR Incubadora Tecnolgica e Empresarial do Litoral do Paran. Apresentador do Programa Dicas de Marketing com o Prof. Reynaldo Alves Segundas e sextas-feiras pela FM ILHA DO MEL 90,3 Mhz. email:reynaldoalves@ reynaldoalves.com

. . . .

Porto de Paranagu pode ser escala de cruzeiros martimos Copa Integrao


Administrao dos Portos de Paranagu e Antonina (Appa) est trabalhando para que o Porto de Paranagu atenda s exigncias das grandes operadoras e a cidade passe a ser escala de cruzeiros martimos. Na semana passada, o superintendente dos Portos do Paran, Mrio Lobo Filho, recebeu a visita do gerente de operaes da MSC Cruzeiros, Antnio Duarte. Ele veio a Paranagu para fazer um levantamento tcnico das condies do porto para receber navios deste tipo. O Porto de Paranagu poder entrar de vez na rota dos navios de turismo. A Administrao dos Portos de Paranagu e Antonina (Appa) est trabalhando para que o Porto de Paranagu atenda s exigncias das grandes operadoras e a cidade passe a ser o escala de cruzeiros martimos. Na semana passada, o superintendente dos Portos do Paran, Mrio Lobo Filho, recebeu a visita do gerente de operaes da MSC Cruzeiros, Antnio Duarte. Ele veio a Paranagu para fazer um levantamento tcnico das condies do porto. A visita a segunda etapa do projeto de recepo de navios de cruzeiros, coordenado pela diretoria empresarial da Appa e que teve incio h um ms, quando representantes dos portos paranaenses e o superintendente da Appa estiveram em Santos para visitar a MSC e propor o Porto de Paranagu como alternativa para a escala de navios de cruzeiro. Pelo que percebemos, o porto de Paranagu atende as exigncias tcnicas para receber um de nossos navios. Fora isso, temos aqui um elemento muito importante que a vontade da administrao em receber os cruzeiros e isso conta bastante, disse Duarte. A administrao dos portos far o que for preciso para atender as demandas exigidas para recepcionar navios de passageiros. Esta uma vontade antiga porque a atrao destes navios fomenta o turismo e isso se reverte em benefcios diretos para a cidade de Paranagu, afirmou Lobo Filho. INTEGRAO - Vencida a etapa de qualificao tcnica, Duarte explicou que necessrio medir o apelo turstico da cidade e da regio do entorno do Porto. Para isso, a Appa far uma parceria com a Secretaria Estadual de Turismo do Paran e a Fundao Municipal de Turismo com o objetivo de apresentar empresa as alternativas de turismo da regio. imprescindvel a participao de vrios segmentos neste projeto. A incluso de Paranagu na rota dos cruzeiros aumentar o turismo em todo o estado, trazendo benefcios e promovendo o Paran em diversos pases, disse o diretor empresarial da Appa, Joo Batista Lopes dos Santos. Ele lembrou que os atrativos tursticos de Paranagu so inmeros e suficiente

rene equipes do setor porturio

Fonte: Assessoria de Comunicao APPA / FOTOs: Rodrigo Leal

para atrair turistas. Temos a Ilha do Mel, o centro histrico de Paranagu, estamos prximos a Morretes e Antonina, sem falar de Curitiba, disse. Alm da MSC, a Appa realizou no ltimo ms uma visita Inchcape Shipping Services, empresa lder mundial no agenciamento martimo que representa 95% dos navios de cruzeiro vindos do exterior e 45% dos navios de cruzeiro que fazem rota apenas no litoral do pas. Estamos somando esforos para atender mais esta fatia de mercado. No que depender da Appa, Paranagu estar na lista de escalas dos grandes transatlnticos j na prxima temporada, disse o superintendente. O ltimo navio de passageiros que atracou em Paranagu foi o holands, Veendam, em maro deste ano. Vindo de Punta Del Este, no Uruguai, o navio trazia 1300 turistas canadenses e americanos e fez escala de 12 horas em Paranagu. Na ocasio, a Appa, a Fumtur e a Secretaria Estadual de Turismo trabalharam em conjunto para recepcionar o grupo.

Comeou no ltimo dia 14 de setembro a Copa Integrao APPA 75 anos, um campeonato de futebol que conta com a participao de 18 times representando organizaes do setor porturio. Haver entrega de trofus e medalhas para os times que se classificarem em primeira, segunda e terceira colocao. O quarto colocado tambm receber trofu, assim como o time fair play (aquele que cometeu menos faltas no campeonato). Sero premiados ainda o artilheiro e o goleiro menos vazado. As 18 equipes combinaram o pagamento de cestas bsicas para cada derrota ou empate de seus times durante o campeonato. Ao final, o campeo doar todas as cestas recolhidas pelas equipes, para a instituio ou entidade de sua escolha. Os jogos acontecem na sede do Sintraport, s teras, quartas e quintas-feiras, a partir das 19h45 e vo at o ms de novembro. Times Participantes: AOCEP APPA BUNGE CATTALINI - CLUBE OLMPICO CLUBE SELETO CONFERENTES/APPA COTRIGUAU DESPACHANTES - HARBOR MARCON ROCHA ROMANI SADIA SILO/APPA - SIND. BLOCO - SIND. CONFERENTES - TCP
Fonte: Assessoria de Comunicao Administrao dos Portos de Paranagu e Antonina

Setembro de 2010 | Ano IX | No. 165

Jornal do Litoral Paranaense | 05

15 Camacho e 3Litoral Fest


O prefeito Gimenes recebeu homenagem pelo grande apoio a este evento.

06 | Jornal do Litoral Paranaense 02 | Jornal do Litoral Paranaense

Setembro de 2010 | Ano IX 159 165 2a quinzena de maio de 2010 | Ano VIII | No. | No./117

Parabns a todos que colaboraram para que a realizao desta festa tenha sido um sucesso
O sucesso da festa pode ser comprovado pela tima presena de pblico em todas as noites

Atraes musicais todas as noites com artistas consagrados e, no esquecendo dos artistas locais, foram mais de 20 apresentaes

A noite de humor divertiu a platia com Joo Lopes - O Bicho do Paran e apresentaes de humoristas locais, banda humor sertanejo, animadores do SESC e teatro da casa da cultura - Anjos da Areia

Para os iniciantes - foi dedicada uma noite especial onde eles puderam apresentar seu talento no palco - e ainda concorrer a prmios!

A melhor idade teve um final de semana todo especial com eleio do rei e rainha, atividades recreativas com o SESC Paranagu, baile, apresentaes, e um grande bingo com apoio da MM MERCADO MOVEIS Tambm as atividades esportivas marcaram presena na 15Camacho e 3Litoral fest Grupos de Capoeira e Corrida Inter Praias foi realizada em parceria com o Departamento de Esporte.

Artistas de renome nacional - Leonel Rocha e Campos, Lunara e Vitor Fontana, Sorriso Lindo e muitos outros estiveram prestigiando unio e realizao destas duas grandes festas. Resta-nos agradecer a toda a populao comerciante, ambulante, apoiadores que contriburam para o grande sucesso desta festa, e claro, o apoio da Prefeitura Municipal de Pontal do Paran
Texto:Carlos Roberto Silva / Fotos: Raul Milicio - PMPPR

Prestao de servio em parceria com o SESC Paranagu

Setembro de de maio de 2010 NAno VIII | No. 159 /117 2a quinzena 2010 | Ano IX | | o. 165

Jornal do do Litoral Paranaense | 07 Jornal Litoral Paranaense | 03

Lanamento do Projeto Minha Cidade L

Inaugurao da Sala de Leitura do PROVOPAR e do Memorial do Guaraguau


No PROVOPAR em Praia de Leste foi inaugurada a Sala de Leitura, que contou com a presena da Secretria de Estado da Cultura Sra. Vera Mucci , tambm do Prefeito Gimenes e da Presidente do PROVOPAR Cida Gimenes. Na oportunidade foi entregue ao Gerente da Agncia do Banco do Brasil em Pontal do Paran o Sr. Alcides Dias a 1 Bolsa de Livros. Este Projeto consiste no incentivo a leitura com a colocao de bolsas de livros em lugares pblicos frequentados por um grande nmero de pessoas, para que durante a espera pelo atendimento elas tenham a sua disposio livros de literatura, os quais elas podem ler no local ou ento levar para casa e aps a leitura, devolve-los em qualquer outro estabelecimento que tenha a Bolsa de Livros. Cada Bolsa conta com aproximadamente 15 livros e aqueles comerciante que si interessarem em ser parceiros neste projeto e ter uma bolsa de livros em seu estabelecimento, podem entrar em contato com o Departamento de Cultura pelo telefone 3975-3102. Na oportunidade tambm foi inaugura a sala de Leitura do Memorial do Guaraguau.
Texto:Carlos Roberto Silva / Fotos: Raul Milicio - PMPPR

O dia das crianas est chegando, corra e aproveite as ofertas que o Hamud Shopping preparou especialmente para voc fazer a alegria dos baixinhos!!
As crianas vo se divertir com estes brinquedos Carreta cegonhera......................de R$ 38,00..........................por R$ 29,90 Max jip 4x4 .................................de R$ 31,90..........................por R$ 25,90 Caminhonete Platinum...............de R$ 26,90..........................por R$ 21,90 Maxi transporte resgate..............de R$ 8,90............................por R$ 6,90 Torre de Camando......................de R$ 25,90..........................por R$ 19,90 Pic k up Turbo Max.....................de R$ 27,90..........................por R$ 22,90 Boneca Jhely...............................de R$ 13,90..........................por R$ 11,90 Boneca dinho e dinha................de R$ 11,90...........................por R$ 9,90 Boneca Duduca Negra..............de R$ 27,90...........................por R$ 22,90 Boneca Duduca.........................de R$ 29,90...........................por R$ 24,90 Boneca Nelinha Baby................de R$ 26,90...........................por R$ 21,90 Boneca Yula Garota da Moda...de R$ 23,90...........................por R$ 19,90

6 x nos cartes; 6 x pela Funserv e cooperativa; 5 x no credirio ou se preferir, cheque direto para 10 de janeiro de 2011

E o Hamud, tem as melhores condies de pagamento:

DIA DAS CRIANAS COM ECONMIA NO HAMUD SHOPPING!


No deixe de conferir nos departamentos de calados e confeces a nova coleo primavera vero do Hamud Shopping. Hamud, o Shopping de toda estao!

Hamud Shopping 3422-6363, em frente Praa dos Lees. HAMUD, O SHOPPING DO CORAO!!!!

ProJovem adolescentes participaram de capacitao


Os adolescentes do ProJovem participaram nos dias 15, 16 e 17 de setembro, do Curso Profissionalizante Tcnicas de Atendimento / Vendas e Balconista de Loja, realizado na ACIAPAR em Praia de Leste, sob a coordenao do Sr. Josu da Silva Santos. Os jovens aprenderam tcnicas de atendimento ao consumidor, os diversos tipos de vendedores e compradores, dicas de tratamento ao cliente, conscientizao s o b r e a s discriminaes ocorridas em estabelecimentos comerciais. Em grupos, os jovens elaboraram u m a

apresentao com o intuito de vender o produto por eles confeccionado. Ao final do curso, os adolescentes receberam Certificado e, a possibilidade de enviar currculo aos estabelecimentos comerciais do Municpio. Esta iniciativa se desenvolve devido s parcerias que o PROVOPAR atravs de D.Cida Gimenes realiza em nosso municpio.
Texto:Carlos Roberto Silva / Fotos: Raul Milicio - PMPPR

Produto natural e biolgico no txico, de grande eficcia e baixo custo.


Encomendas: (41) 9941-9696 com Flvio Agncia do Trabalhador de Pontal do Paran
Ao lado da Agncia do Trabalhador de Pontal do Paran esto localizados vrios postos de servios, como o setor de identificao do municpio, que emite carteiras de identidade. No local, tambm funcionam a junta militar e o setor de emisso de carteiras de trabalho. Mais informaes sobre esses servios na PR 407 (estrada das praias) logo aps o trevo da Praia de Leste, ao lado da Agncia do Trabalhador de Pontal do Paran. Agncia do Trabalhador em Pontal do Paran . Fone:(0xx41) 3458-3372 e em Paranagu (0xx41) 3422-3233 Para eliminar fungos, bolor, caros de qualquer superfcie, paredes de alvenaria e madeira, pisos acimentados ou sermicos, telhados, caules de plantas etc...

Produto ANTI FUNGOS

Policia Rodoviria presente PROJOVEM


Os adolescentes do Projeto Social ProJovem Adolescente, receberam no dia 02 de setembro a visita do Sub-Tenente Sandro Jos da Maia do Destacamento da Polcia Rodoviria Estadual do nosso municpio. Nesta visita, o Sub-Tenente prestou esclarecimentos informativos e educativos aos adolescentes do Centro de valorizao Social Proteo J. Demonstrou atravs de ilustraes as sinalizaes que devem ser respeitadas, como se comportar no trnsito; evidenciando os possveis riscos que crianas, adolescentes e adultos correm ao serem imprudentes no trnsito, sendo pedestres, ciclistas, ou condutor de outros veculos. Houve muitas dvidas pelos participantes que puderam ser respondidas obtendo assim uma participao e ateno neste encontro, onde receberam no final material ldico e educativo. A coordenadora do Centro de Valorizao Edilene Spirandio comenta que a palestra veio de encontro s nossas necessidades principalmente ao uso do coletivo que nossas crianas utilizam, bem como, a conscientizao dos danos que a imprudncia, a falta de ateno no trnsito possam vir a causar.
Texto:Carlos Roberto Silva / Fotos: Raul Milicio - PMPPR

Carto SUS
O Ministrio da Sade informou que o atendimento em hospitais e Postos de Sade s sero feitos para quem possuir a Carteirinha do SUS. Cadastre-se - Procure informaes junto aos Agentes Comunitrios ou na Secretaria de Sade, na sala de recepo. Traga seus Documentos e os de toda a famlia: 1 Indispensveis: RG e Certido de Nascimento 2 Outros: CPF, Carteira de Trabalho, PIS/PASEP, Ttulo Eleitoral 3 Desejvel: Comprovante de Residncia. Obs.: O carto no ser feito nos postos de sade

A Escola Especial Ilha do Saber abre suas portas comunidade


O ano de 2010 tem sido um ano de grandes mudanas na Escola Especial Ilha do Saber. Atendendo s solicitaes da comunidade e aos anseios da Equipe Pedaggica da escola e da SMED, aquilo que at bem pouco tempo atrs era um sonho, hoje j realidade. Os alunos mais do que especiais de Pontal do Paran j desfrutam dos inmeros benefcios do Centro de Equoterapia e do Centro de Convivncia. A construo desses centros amplia a possibilidade de atendimento em contra turno aos nossos alunos, que tero no Centro de Convivncia acesso a oficinas de capacitao voltadas insero dos mesmos no mercado de trabalho. No Centro de Equoterapia (Atendimento Especializado com cavalos) os alunos so submetidos a uma avaliao mdica para posterior atendimento fisioterpico e psicopedaggico. Os resultados oportunizados por esses centros tendem a minimizar as dificuldades d e aprendizagem, garantindo uma educao bsica de qualidade, que o principal objetivo desta administrao. J em relao a todo o processo da Equoterapia, conseguimos apurar por tratamentos j realizados pela ANDEBRASIL, que reconhece a Equoterapia como mtodo educacional que favorece tanto na alfabetizao, socializao e o desenvolvimento global dos praticantes no geral e com necessidades fsicas e educativas especiais e o mais importante ressaltar que uma sesso de Equoterapia de 30 minutos equivale a 7 sesses de fisioterapia convencional. Cada praticante atendido por uma equipe profissional composta por fisioterapeutas e profissionais especializados no curso de Equoterapia pela ANDE BRASIL, os praticantes so atendidos uma vez por semana, so alunos da rede Municipal de Educao de Pontal do Paran . E as mudanas no param por a... A Escola Ilha do Saber, alm de estar de cara nova tambm mudou seu nome para se ajustar s leis que buscam minimizar o preconceito e promover sempre a incluso social e educacional, passou ento a se chamar Escola Municipal Ilha do Saber, Educao

08 | Jornal dodo Litoral Paranaense 02 | Jornal Litoral Paranaense

Setembro de 2010 | Ano IX 159 165 2a quinzena de maio de 2010 | Ano VIII | No. | No./117

A Prefeitura Municipal de Pontal do Paran, informa a toda populao Pontalense, que as quadras esportivas esto abertas para uso da comunidade para pratica esportivas, culturais e de lazer, no perodo das 17h00 s 22h00 horas. Voce que morador no balnerio primavera e jardim canada pode agendar seu horario gratuitamente pelo telefone 39727124 ou 84124934 Paulo Ateno contribuintes que ainda no regularizaram os dbitos referente aos exerccios 2007, 2008,E 2009, procure o quanto antes a prefeitura Municipal de Pontal do Paran e faa a regularizao, evitando com isso a cobrana judicial. Segundo a Procuradora do Municpio Dra Virgnia, a prefeitura j vem comunicando os proprietrios e contribuintes desde o ano passado para que eles faam a regularizao pois existe a possibilidade de parcelamento em at 36 vezes com parcelas fixas. J os comerciante e pessoas que possuem empresas que esto inativas mais tem dbitos na Prefeitura, que atendendo a determinao do Prefeito a Procuradoria encaminhe projeto Cmara Municipal para que a situao destas empresas seja regularizadas pois encontram-se inativas perante a Receita Estadual e Receita Federal mais permanece com dbitos Junto a Prefeitura, como j acontece em outros Municpios preciso adequar a legislao Municipal pra permitir que estas empresas se regularizem e voltem a funcionar dentro da legalidade.

UTILIDADE PBLICA

Infantil, Ensino Fundamental/Sries iniciais, Educao Profissional/ Inicial na Modalidade Especial. Diante de tantas novidades e da ampliao da estrutura fsica e de atendimento, muitas so as necessidades que surgem nesse processo. Sendo assim, a Escola Ilha do Saber abre as suas portas para a comunidade, que tem muito a contribuir para o sucesso dessa empreitada. Se voc possui habilidades com artesanato, esporte, contao de histrias, teatro, dana, e outras atividades artsticas, procure-nos, seja um voluntrio, d a sua contribuio, demonstre que voc tambm especial e faa a diferena! Cadastro de voluntrios: Escola Ilha do Saber, Rua Rio Grande do Norte 286 Balnerio Praia de Leste, fone: 39727094. Falar com Keller ou Marcos.
Texto:Carlos Roberto Silva / Fotos: Raul Milicio PMPPR

A AVAPAR, Associao de Vendedores Ambulantes de Pontal do Paran, informa que o prazo para RENOVAO das Licenas para Comrcio Ambulante no municpio, foi prorrogada at 30 de Setembro de 2010. Os documentos necessrios so: RG CPF titulo de eleitor do municpio comprovante de residncia 1 foto 3 x 4.
CURSO PR VESTIBULAR GRATUITO A Secretaria de Educao de Pontal do Paran Informa que as inscries para o Curso Pr Vestibular Gratuito podem ser feitas das 19:00h s 21:00h, no Centro de Capacitao (Rua Ddio Costa, s/n - Praia de Leste). INCIO DAS AULAS: 13 DE SETEMBRO Documentao necessria: - Cpia do RG, CPG e Ttulo de Eleitor; - Comprovante de Renda e Comprovante de Endereo. Maiores Informaes: 41 3975-7095 / 3458-3037 educacao@pontaldoparana.pr.gov.br Ateno Beneficirios do Bolsa Famlia! Verifiquem nas listagens que encontram-se nos CRAS e tambm nos Postos de Sade se seu nome consta na lista de REVISO CADASTRAL e comparea nos CRAS de sua regio at 30 de OUTUBRO para fazer o recadastramento. Se no atualizar poder ter seu benefcio bloqueado pelo GOVERNO FEDERAL. CRAS CANOAS - 2 e 3-feira - moradores de Guarapari Mones, Colnia Pereira e Guaragua; CRAS IPANEMA - 5 feira - moradores de Ipanema a Pontal do Sul e Ilha do Maciel. HORRIO DE ATENDIMENTO: 8:30 S 12:00HRS e das 13:00 s 16:00hrs Levar todos os documentos das pessoas que moram na casa (RG, CPF, CARTEIRA DE TRABALHO, TTULO DE ELEITOR, CERTIDO DE NASCIMENTO DE FILHOS MENORES Beneficirios, qualquer dvida, tratar com Vanessa da Ao Social

Concluso da lei oramentaria anual LOA-2011


Foi realizada no dia 15 de Setembro a ltima audincia pblica de concluso da lei oramentaria anual para 2011. Na primeira audincia publica que aconteceu em agosto, a secretaria de planejamento apresentou s unidades administrativas os recursos que estavam dispostos para as funes pblicas que cada uma delas executa. Durante uma semana atravs de reunies entre secretrios e conselhos municipais eles expuseram estes recursos naquilo que eles precisariam realizar no prximo ano, cuidando para executar tudo o que fosse necessrio dentro das suas obrigaes .Na segunda audincia foram verificado que as propostas das unidades administrativas ultrapassavam a previso oramentaria para 2011 ou seja o municpio iria gastar mais do que o previsto, novamente atravs de reunies feitas com as unidades administrativas e conselhos, foram mostradas onde poderiam ser efetuados os cortes naquilo que realmente o municpio no teria condies de executar frente a previso de arrecadao. Efetuado estes acertos e correes

e a disposio correta dos recursos pela fonte, hoje o municpio tem o seu projeto de lei formulado e elaborado com todos os estudos tcnicos e anexos exigidos pela lei de responsabilidade fiscal, este projeto ser enviado ao chefe do executivo, e dentro das especificaes exigidas ser encaminhado para a cmara de vereadores at o dia 30 para aprovao. A participao popular atravs dos conselhos muito importante pois serve para validar ainda mais todo este processo.
Texto:Carlos Roberto Silva / Fotos: Raul Milicio - PMPPR

o Setembrode 2007 | Ano VI | NoN113/71 | No. 159 /117 Outubro de de maio de 2010 | Ano VIII 2a quinzena 2010 | Ano IX | . . 165

Jornal do Litoral Paranaense | | 09 Jornal do Litoral Paranaense 03 9

www.marmoreegranitos.com.br/tropical

3458-1445
Ha 6 anos oferecemos a mxima qualidade, menor preo e melhor atendimento. Faa nos uma visita e comprove!!

E-mail: bertialves@brturbo.com

Rod. das Praias, Km 17,5 Praia de Leste - Pontal do Paran - PR - Email - Zampiri@onda.com.br

* Mveis * Eletrodomesticos * Materiais de Construo * Ferragens e Equipamentos *Fone: 41 - 3457-9379


PR 412 - Balnerio Graja - Pontal do Paran - PR

MVEIS EM PONTAL DO PARAN, COM OS MENORES PREOS, EXCELNCIA E QUALIDADE VOC S ENCONTRA NA

MM EM PRAIA DE LESTE

T ETRO EM A EL

24 X
SEM

M ENTRADA SE MVE IS EM

10 X
JURO S

PR 412, km 1 - Praia de Leste Pontal do Paran

10 | Jornal doLitoral Paranaense 10 02 Jornal do Litoral Paranaense

POUSADA POUSADA
SANDY &

Setembrode | 2010 Ano | No.| oNo 165 Outubro de Ano | Ano | . 113/71 2a quinzena de maio de 2010 2007 | VIII VIIXN159. /117

JUNIOR

Aluga-se suites e kitinetes

Balnerio Praia de Leste ...................................................................


Rua Beira Mar s/no............................................................................ (41)

3458-1912

Fone: 41 - 3665-7721 -

O PI PIZZA G CO C SUCO S GELO CAF RVO CA Balnerio Primavera - Pontal do Paran - PR


Venha conferir os menores preos e melhor atendimento!!

ERIA RVET SO COL

LANC HO HOT NETE D

Balnerio Shangri-l........................................................................................
Av. Sebastio Caboto, 1151............................................................. (41)

3457-5318

Balnerio Pontal do Sul........................................................................


Av. Beira Mar, 1380............................................................................ (41)

O melhor atendimento com os menores preos em Pontal do Paran

3455-2729

Acrlico r 18 L ca ional Da arias cores) Profiss 49,90 (v R$


Tel: (41) 3458-2421
Rod. PR 412 - Km 2,5 Baln. Santa Terezinha - Pontal do Paran - PR

Tel: (41) 3038-2421


Rua Manoel Correia, 2185 Bairro Palmital - Paranagu - PR

Madeiras
Tudo para o seu lar num pulinho
Av. Beira Mar - 1865 - Pontal do Sul

3455-1421 Fone / Fax

Materiais de Construo Mveis e Eletrodomsticos

Sol Nascente Hinode


RESERVA E ENTREGAS

PR 412, Balnerio Shangri-l - Pontal do Paran * Peixes * Carnes * Marmitex * Moqueca * Barreado * Peixe na telha * Frutos do mar * Petiscos variados * Lanches no prato
Aceitamos todos os cartes de crdito e dbito, tickets eletrnicos e papel (sob consulta).

Ilha Bela
VENHA SABOREAR NOSSAS DELCIAS

Restaurante * Petiscaria

*Camaro na Moranga * Prato Surfista ( partir de R$ 8,00) * Paella Valentina (sob encomenda)

Balnerio Shangri-l - Av. Paranagu ( entrada principal ) Pontal do Paran - PR

3457-5897

SUSHI - SASHIMI - YAKISSOBA HOT FILADELFIA - SALMO SKIN e mais...

Aberto de segunda a sbado

Todas as quartas feiras

RODZIO

pontalao@gmail.com Para sua comodidade e nossa satisfao, nas compras acima de R$ 100,00 buscamos e levamos voc de Barrancos a Pontal do Sul! Menor preo, maior qualidade, melhor atendimento e vasta variedade em um s lugar! ALUGUEL DE CASAS E APTOS - ARTIGOS DE PESCA - CONVENINCIA - DISK GS E GUA

CAIXA ELETRNICO

O QUE J ERA BOM FICOU MELHOR AINDA

Setembro de 2010 | Ano 2010 NAno VIII | No. 159 /117 2a quinzena de maio de IX | | o. 165

Jornal Litoral Paranaense | 11 Jornal dodo Litoral Paranaense |03

CRIATIVA E
Fone: (41) 3457-2876
Rod. PR 412 - Shopping Emidio Baro - 5545 Ipanema - Pontal do Paran - PR

ovais nx

SERRALHERIA

SANTA TEREZINHA

Cama, Mesa, Banho e Artigos para praia

Grades - Vitrs - Pantogrficas Portes e Portas

41 - 3458-6167 / 8882-0461
Rod. PR 412, Km 2,5 s/no - Balnerio Sta Terezinha CEP 83255-000 - Pontal do Paran - PR

Arrase na balada com a nossa nova coleo

41 - 3458-2211

Moda fashion, Lingerie e Pijamas


Par a mel hor aten de -los; m ud am o s pa ra o c orredor ao lado, s ala 31
Shopping Emdio Baro - PR 412 Km 5,5 n 5545 - Lj 31 - Ipanema - Pontal do Paran - 41 - 3457-2807
o

CRECI: 12.682

www.ideallitoral.com.br contato@ideallitoral.com.br Rod. PR 407, no 47 - Praia de Leste - cep 83255-000 - Pontal do Paran - PR

PASTELARIA E BUFFET DE SORVETES

Della - Torre
Venham nos prestigiar com a sua familia!! Estamos na Praa Central do Balnerio Shangri-l

s lamo Parce arto c no

(41) 3458-2679 / 9934-2534

TIM

/ 9107-7873

Praia de Leste Pontal do Paran


VIVO

Dro. Joo Paulo B. Rodrigues


CRMV - 5185 PR CRMV - 6727 PR

Seu co gosta de carinho. Aqui ele tem profissionalismo e excelncia, produtos de qualidade e muito carinho! Ligue e reserve um horario para o seu pet, aqui, ele se sente em casa!!

Dra. Marina Rene Salgado

Fone:

Av. Sebastio Caboto no 9815 Balnerio Shangri-l - Pontal do Paran PR - ao lado da Locadora Show Video

8507-6008

3455-1783 Emergncia 8836-5138 Av. Beira Mar - Pontal do Sul

Agropecuria

CALADOS & CONFECES

A sua loja de calados no litoral


Temos o melhor atendimento e os menores preos o ano inteiro

Disk entrega: 41 - 3457-5551 Av. Sebastio Caboto, s/no - Balnerio Shangri-l - Pontal do Paran

. . . . . . .

PRATINHA
Distribuidora de
Bebidas em geral MENTO Gs ATENDI NRIO gua VETERI DIRIO Raes Medicamentos Produtos para piscina Produtos para pesca em geral

HOSPEDAGEM, CIRURGIAS INTERNAMENTOS, BANHO E TOSA

Pelucias Chocolates Produtos Natura Arranjos, buqus etc. Vinhos personalizados Tele mensagem fonada Cesta de cafe da manh Canecas personalizadas

Floricultura Girassol

www.floragirassol.com.br

CLINICA VETERINRIA

12 Jornal do Litoral Paranaense 12 02 | Jornal do Litoral Paranaense

Setembrode | 2010 Ano | No.| oNo 165 Outubro de Ano | Ano | . 113/71 2a quinzena de maio de 2010 2007 | VIII VIIXN159. /117

Vem a
Anel - Aliana - Brinco - Corrente Tornozeleira - Pircing Pingente - Pulseira culos Le Blanc Relgios Euro Linha infantil Atendimento em horrio comercial Parcelamos em at 3x nos cartes

41 - 3457-9934

Shopping Emidio Baro - Loja 03 - Balnerio Ipanema - Pontal do Paran / PR

Agua

5 Nm rde
!

www.meulitoral.com.br
Regina Pessuti destaca a importncia da mulher na poltica
Em Paranagu, reunida com mais de 500 mulheres, a Regina Pessuti, primeiradama do Governo comeou destacando a importncia da participao feminina na poltica. Temos a oportunidade de eleger a primeira mulher Deputada estadual do Litoral do Paran. Jozaine Baka conhece o Litoral como ningum. A Jozaine Baka acredita que estamos vivendo um momento muito propcio para as mulheres quebrarem vrios tabus e avanarem na ocupao de postos eletivos. F a l t a m poucos dias, vamos votar concientes!

Acesse as ltimas edies do Jornal DoLitoral Paranaense no Portal Meu Litoral

CNPJ 12199365/0001-76

Vote em candidatos do litoral

Um amigo acima de tudo

Setembro de de maio de 2010 NAno VIII | No. 159 /117 2a quinzena 2010 | Ano IX | | o. 165

Profissionais da Educao comparam a Educao


no Governo Requio (PMDB) e no governo Lerner (PSDB)
No Governo do PMDB
Recomposio da SEED na formulao das polticas pblicas. Eleio para Diretores. Concursos pblicos para mais de 40 mil professores, pedagogos e funcionrios de escola (agente educacional I e II). Alterao da Constituio do Paran aumentando os recursos da Educao para 30%. Hora-atividade de 20%. Aprovao dos Planos de Carreira dos Professores e Funcionrios. Implementao do Cargo de 40 horas (dobra de padro). PDE Programa de Desenvolvimento Educacional com dispensa dos professores de 100% da carga horria no primeiro ano e 25% no segundo ano do programa nas Universidades Pblicas. Elaborao e implementao das Diretrizes Curriculares Estaduais de forma coletiva. Retorno dos Cursos de Magistrio, dos Colgios Agrcolas e da Educao Profissional. Implementao de Programas como Sala de Apoio Aprendizagem, SAREH (, Programa Viva a Escola, atividades de integrao curricular FERA/COM CINCIA. Retorno dos Jogos Colegiais. Programa Paran Alfabetizado. Implementao das polticas da Diversidade (LGBT, diversidade sexual, de igualdade racial, educao do campo, quilombola, indgena). Merenda escolar com compras diretas da agricultura familiar. Gratificao das (os) secretrias (os) das escolas. Elaborao, pelos professores da rede, do Livro Didtico Pblico para todos os alunos do ensino mdio e de todas as disciplinas da matriz curricular. Melhoria dos espaos escolares: TV Multimdia, Paran Digital, Biblioteca do Professor e TV Paulo Freire. Expressiva ampliao do acervo bibliogrfico disposio dos estudantes e professores. Programas de Formao Continuada descentralizada, disciplinar e com abordagens terico-prticas.

Jornal do do Litoral Paranaense | 13 Jornal Litoral Paranaense | 03

CURITIBA

Os anos de sofrimento na gesto tucana. (Como era a educao no governo Lerner)

Curitiba j foi uma cidade motivo de orgulho dos brasileiros, mas no mais. Faz mais de 6 anos que na antiga capital ecolgica nada feito no sentido da inovao chegando ao ponto de ter o ar mais poludo do pas. Hoje, os bons projetos de Curitiba so velhos bons projetos. As solues no mais resolvem e a cidade sorriso no mais sorri. Viramos modelo de m administrao e exemplo de maquiagem e aes incompletas.

8 anos sem reajuste salarial. Fechamento de 340 escolas de Magistrio e 1080 cursos de educao profissional. Programa Correo de Fluxo como forma de aligeiramento educacional e conteno de despesas. Contratao de consultorias para execuo de todos os projetos educacionais. Universidade do Professor (Faxinal do Cu) numa perspectiva de qualidade total e treinamento dos professores no sentido da competio alcanando sucesso pela fora interior. Fim das eleies diretas nas escolas estaduais. Reduo drstica do nmero de Funcionrios de Escola atravs do porte das escolas. Falta de concursos pblicos. Reduo da Matriz Curricular (menos de 20 aulas no noturno). No havia hora atividade. Reduo de investimento na Educao Bsica, sempre abaixo dos 25%. Tentativa de implementao de um Plano de Carreira (PLADEP) que destrua a carreira estatutria e ainda transformava todos os cargos estatutrios em celetistas. Contratao de forma terceirizada por meio da Paraneducao. Abandono da infraestutura e reformas das escolas.
Fonte: Maristela Quintana

12 razes para refletir

1 O prefeito eleito da capital mentiu para os curitibanos e s ficou 15 meses na prefeitura, deixando os eleitores enganados na mo. 2 Comprovou ser um mau gestor de obras A Linha Verde j custou 33 milhes a mais do que o previsto, est pela metade e ainda precisa de mais 90 milhes. uma obra equivocada que divide a cidade porque no tem viadutos nem trincheiras e nem vida em torno. 3 Prometeu reiteradamente o Metr, desde 2004, e no cumpriu e esgotou at os recursos destinados aos projetos bsicos que no foram feitos. 4. Apesar da presso da sociedade organizada, mostra descaso com o transporte urbano e nas licitaes suspeitas para o setor, resultando em nibus lotados, inseguros e atrasados . 5. Lucra com os mais de 140 radares em Curitiba que faturam mais de R$ 50 milhes ao ano que, curiosamente, somente 20% entram no caixa da Prefeitura. 6. Caixa 2 Aliados dele, mostrados no Fantstico fazendo pagamentos de campanha com contas no declaradas Justia Eleitoral. 7 - Diga-me com quem andas Cssio Taniguchi, Nelson Justus, Denlson Pires, Manasses Oliveira, so fiis aliados que, ou esto presos ou esto respondendo processos. 8 Uso da Mquina. Recebeu multas do TRE por utilizar a mquina pblica, atravs do FAZ distribuindo cobertores e divulgando propostas de campanha. 9 O lixo da Caximba h muito j se esgotou e o Beto no consegue resolver o problema. 10 No lutou pelo Paran - Votou a Venda do Banestado que j pagamos 8 bilhes e temos mais 8 bilhes para pagar. Alm de perder o banco ainda tivemos que dar como garantia os precatrios que o Ita tem de crdito com o Estado e 48% das cotas da Copel e ainda sobrou uma dvida de 800 milhes para o povo do Paran pagar. 11 No se preocupa com os jovens 10 mil jovens pobres deixaram de ser atendidos pelo ProJovem, do Governo Federal porque a prefeitura perdeu o prazo na execuo do programa. Mais de 9 milhes perdidos. 12 O trecho do rio Iguau que corta Curitiba o segundo mais poludo do Brasil e no exixte um plano de drenagem para acabar com as inundaes que ocorrem na cidade.
Fonte: Coligao A Unio Faz Um Novo Amanh - PDT - PMDB - PT - PSC-PR - PC do B CNPJ: 12.205.238/0001-32

Chegou a hora de sabermos o que melhor para o Paran. Os fatos a esto para serem julgados. Queremos um Governador para Curitiba e Regio Metropolitana ou um Governador para todo o Paran? O estado fortalece a capital e no o inverso. Precisamos de algum que continue olhando e realizando polticas pblicas voltadas para o estado como um todo. Precisamos manter a opo pelos mais necessitados, mas sem esquecer-se daqueles que geram empregos. Precisamos impedir o retorno daquele grupo que vendeu parte do nosso patrimnio. O povo do Paran e dos polticos srios no vo permitir que eles vendam o resto. Precisamos continuar unidos e em defesa dos interesses coletivos. Teu voto poder ser a diferena. diga sim ao Paran... Caito Quintana, Dep Estadual....15107 Gleisi 131 e Requio 151 Senadores Osmar Dias, Governador.....12
Fonte: Maristela Quintana

Chegou a hora...

Novo Delegado toma posse em Ipanema


de Segurana Pblica, Dr. Cartacho, Delegado Geral da Polcia Civil do Paran, Comando Geral da Polcia Militar, Juzes de Direito, Membros do Ministrio Pblico, prefeitos, vereadores e demais representantes da sociedade civil, foi tambm prestada uma reconhecida h o m e n a g e m p s t u m a a o D r. Jos Antonio Zuba de Oliva, ltimo Delegado que ocupou o cargo e que tombou heroicamente no exerccio da funo. Dr Artur Luiz Zanon, Dr Jos Sudrio da Silva e Dr Cartacho Neste ltimo dia 21 de setembro de 2010 assume o cargo de Ddelegado Titular da Delegacia de Polcia do Municpio de Pontal do Paran, em Ipanema, o Dr Artur Luiz Zanon. Na solenidade, que contou com a presena do Delegado chefe Dr. Jos udrio da Silva, do Secretrio

A Coordenao estadual da campanha do Beto Richa definiu que a campanha da coligao em Pontal do Paran est sob coordenao geral do vereador Sr Honorato Chaves, com a superviso em Praia de Leste do Sr Aramis Calixto, em Ipanema o Sr. Carlos Moura, em Shangri-l o vice prefeito Rubens da Veiga e em Pontal do Sul o empresrio Soyos.

14 | Jornal do Litoral Paranaense 02 | Jornal do Litoral Paranaense

Setembro de 2010 | Ano IX 159 165 2a quinzena de maio de 2010 | Ano VIII | No. | No./117

Censura de pesquisa
OAB e ANJ condenam a proibio de pesquisas no PR Para Associao de Jornais, deciso judicial constitui censura prvia. Ordem dos Advogados pede transparncia no processo eleitoral
30/09/2010 | 00:07 | Bruna Maestri Walter e Rogerio Waldrigues Galindo

A proibio da divulgao dos resultados de pesquisas eleitorais no Paran pela Justia Eleitoral foi condenada ontem pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e pela Associao Nacional de Jornais (ANJ). As duas instituies afirmaram que a as decises da Justia paranaense, tomadas nos ltimos dias, ferem a liberdade de expresso e trazem prejuzo para a democracia. Desde a semana passada, a campanha do candidato do PSDB ao governo do Paran, Beto Richa, vem impugnando na Justia todas as pesquisas de inteno de voto que seriam divulgadas no estado. Foram contestadas duas rodadas do Datafolha, uma do Ibope, uma do Vox Populi e uma do Instituto Brasil. De acordo com o PSDB, a contestao foi feita porque as pesquisas continham erros na sua metodologia. Em todos os casos, at o momento, a Justia acatou os argumentos da coligao. "No comigo", diz Richa sobre a proibio dos levantamentos O candidato ao governo do Paran pelo PSDB, Beto Richa, procurou ontem livrar-se da responsabilidade pelos pedidos de suspenso de pesquisas eleitorais. Afirmou que os questionamentos sobre as impugnaes dos levantamentos, formuladas por sua campanha, devem ser dirigidos ao Tribunal Regional Eleitoral do Paran (TRE-PR) ou aos advogados dele. Entrevista com o diretor-geral do Datafolha Mauro Paulino: S no Paran houve contestao Qual a sua anlise sobre a suspenso das pesquisas? Acho que um ato injustificvel, at porque o Datafolha usa no Paran a mesma metodologia dos demais estados e que sempre utilizou em todas as pesquisas que fez nos anos anteriores. Impugnao no faz sentido at porque o Datafolha registra todas as informaes exigidas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Com o bloqueio da divulgaos das pesquisas, desde o dia 16 de setembro os paranaenses esto sem saber como est a inteno de votos para o governo do estado. O ltimo levantamento, divulgado h duas semanas, trazia os candidatos Beto Richa (PSDB) e Osmar Dias (PDT) tecnicamente empatados na disputa, dentro da margem de erro de 3 pontos porcentuais para mais ou para menos. Mas o tucano aparecia frente, com 45% das intenes de voto contra 40% do pedetista. Censura A nota divulgada pela ANJ classifica que a deciso do juiz auxiliar do Tribunal Regional Eleitoral do Paran (TRE-PR) Nicolau Konkel

Jnior como censura prvia e violao ao princpio da liberdade de expresso assegurada pela Constituio Federal (veja a ntegra da nota no quadro). O diretor-executivo da ANJ, Ricardo Pedreira, afirmou ser evidente que o candidato est tentando impedir que informaes cheguem ao cidado. Isso demonstra uma falta de apreo por um dos princpios bsicos da democracia que a liberdade completa de informaes, disse. Segundo Pedreira, a inteno ficaria clara quando se v que os levantamentos contestados so exatamente iguais aos divulgados anteriormente, e que no foram objeto de ao judicial. Para o presidente nacional da OAB, Ophir Cavalcante, a deciso judicial contrria transparncia que deve existir para que o eleitor conhea a situao dos candidatos e o processo eleitoral dentro de seu estado. Em texto enviado imprensa, Cavalcante diz que o Judicirio deve ter comedimento na concesso de liminares dessa natureza, que impedem novos levantamentos da situao eleitoral e frustra o acesso do eleitor a essas informaes que podem ser importantes na sua deciso. O presidente da OAB no Paran, Jos Lcio Glomb, disse que a transparncia, nesses casos, deve ser a regra. Em princpio, a liberdade de expresso deve prevalecer, disse. Segundo ele, que afirmou no conhecer os detalhes das decises judiciais, se os erros encontrados representarem apenas mincias tcnicas, no h motivo para impedir a publicao dos nmeros. S mesmo um fator muito forte justiticaria a deciso, disse. Segundo ele, porm, cedo para dizer que a liberdade de expresso foi ferida. preciso estudar mais o caso. Servio: A ltima pesquisa divulgada, no dia 16 de setembro, foi produzida pelo Datafolha, que ouviu 1.246 pessoas entre os dias 13 e 14 de setembro. A margem de erro de 3 pontos porcentuais para mais ou para menos. A pesquisa est registrada no TRE-PR com o nmero 21.776/2010 e no TSE sob o n 30.034/2010. Associao de Jornais Confira a ntegra da nota da Associao Nacional de Jornais (ANJ) condenando a proibio da divulgao de pesquisas eleitorais no Paran: A Associao Nacional de Jornais (ANJ) expressa sua discordncia com a deciso do juz auxiliar do Tribunal Regional Eleitoral do Paran Nicolau Konkel Jnior de proibir a divulgao de pesquisas eleitorais a pedido do candidato Beto Richa. A ANJ considera medidas judiciais dessa natureza como censura prvia e violao ao princpio da liberdade de expresso assegurada pela Constituio Federal. O intuito de subtrair opinio pblica informaes sobre o andamento da disputa eleitoral fica evidenciada pelo fato de que as edies anteriores das mesmas pesquisas, enquanto apontaram vantagem do reclamante, no foram por ele questionadas. Diante dos fatos, a ANJ reitera o apelo formulado em episdios semelhantes, para que o prprio Poder Judicirio restabelea o primado constitucional da liberdade de expresso. Braslia, 29 de setembro de 2010 Associao Nacional de Jornais.

Censura de Richa s pesquisas vira manchetes nacionais

Recortes de Jornais

Ivan Santos/Jornal do Estado - O indito apago de pesquisas eleitorais no Paran, provocado pelas seguidos pedidos de impugnao do candidato do PSDB ao governo do Estado, Beto Richa, ganhou tera-feira as manchetes dos principais veculos de comunicao do Pas, e crticas de entidades de defesa do direito informao. Desde 16 de setembro, quando foi divulgado um levantamento do Datafolha, nenhuma pesquisa sobre a disputa pelo governo pode ter seus resultados conhecidos pelo eleitorado, graas ao do candidato tucano, que alega problemas de metodologia nos levantamentos. A notcia ocupou cerca de cinco minutos na edio de ontem noite do Jornal Nacional - telejornal de maior audincia do Pas - na Rede Globo. Na reportagem, a emissora destacou que as aes de Richa contra as pesquisas coincidiram com o momento em que ele viu sua vantagem inicial em relao ao principal adversrio, Osmar Dias (PDT) se reduzir, aproximando-se do empate tcnico, e indicando uma tendncia de virada na disputa estadual em favor do pedetista... (leia mais no site) HoraHnews - O jornal Folha de S. Paulo criticou na edio desta quarta-feira o apago de pesquisas promovido pelo candidato tucano ao governo do Paran, Beto Richa. Segundo o jornal, Beto mostrou que no sabe conviver com contraditrio e com as notcias negativas. Ainda na Folha, o jornalista Fernando Rodrigues, no texto Censura no tem partido, disse que a atitude do tucano ajuda assim a ilustrar como generalizado e sem ideologia partidria o atraso mental no meio poltico brasileiro quando se trata de conviver com as diferenas ou ms notcias. Paran nico estado brasileiro sem pesquisa na reta final - Os eleitores paranaenses correm o risco de irem votar sem saber o candidato favorito para as eleies deste ano. Normalmente, a tendncia do eleitorado medida nas pesquisas de opinio, divulgadas toda semana e na boca de urna. No entanto, h 14 dias nenhuma pesquisa divulgada por sistemticos pedidos de impugnao da Coligao de Richa do PSDB. Nesta tera-feira, a pesquisa Datafolha foi impugnada liminarmente pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que entendeu que a metodologia apresentada pelo instituto de pesquisas ainda falho... O Instituto Brasil Pesquisas, encomendada pela Tribuna de Cianorte, tambm teve a sondagem ontem suspensa por determinao judicial... O pedido de impugnao foi feito pela coligao de Beto Richa. Alm da Datafolha, podem ser impugnadas nas prximas horas as pesquisas Ibope, Alvarada e Radar - que buscam saber a preferncia dos eleitores em todo o estado do Paran. Luciana Pombo/Jornal do Estado A Pesquisa que deveria sair na quinta feira, encomendada pela Globo que apresentava Richa em desvantagem de 5 a at 10 pontos em relao ao seu principal adversrio pelos institutos Ibope, Data folha e Vox Populi, tambm foram impugnados e no puderam ser veiculados pelos meios de comunicao. Sua assessoria de comunicao tenta justificar dizendo que, agora que esto em desvantagem, a culpa da metodologia ou da amostragem. Beto perde comerciais at o final da campanha Por ter invadido o horrio de televiso dos seus aliados para fazer ataques apcrifos a Osmar

Dias (PDT), o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) proibiu, nesta segunda-feira (27), todos os comerciais de Beto Richa (PSDB) at o final das eleies. Beto Richa perdeu todos os espaos de inseres de propaganda eleitoral na televiso por invadir os horrios destinados a senadores e deputados federais e estaduais da sua coligao para atacar Osmar Dias. At 3 de outubro, o candidato tucano ficar restrito apenas ao seu horrio eleitoral gratuito, no meio do dia e noite. Os juzes foram unnimes em aplicar a pena para Richa, que sofreu uma derrota por seis votos zero no julgamento do caso no TRE. - Gazeta de Novo Ao tomar para si o espao destinado aos candidatos ao Senado na propaganda eleitoral para atacar Osmar Dias, Beto Richa (PSDB) sem querer acabou passando uma mensagem ao eleitorado: a de que a eleio para o cargo j estaria definida em favor dos candidatos da chapa adversria, Roberto Requio (PMDB) e Gleisi Hoffmann (PT), lderes das pesquisas. Com isso, jogou s feras os candidatos de sua coligao, Gustavo Fruet (PSDB) e Ricardo Barros (PP), que obviamente necessitavam de todo o tempo disponvel nessa reta final da campanha para tentar reverter a situao. Ao mesmo tempo, deixou claro que para ele, vale o velho ditado: farinha pouca, meu piro primeiro. Josianne Ritz/JE Osmar venceu o debate na RPC TV Blog do Esmael Morais - O candidato do PDT ao governo do Paran, Osmar Dias, foi o grande vencedor do debate promovido pela RPC TV/Globo na noite desta tera-feira (28). Tranquilo e sereno, o pedetista mostrou-se mais preparado para enfrentar os problemas da administrao pblica estadual. Beto Richa (PSDB), principal oponente do pedetista, ficou bastante tempo nas cordas. Teve de explicar o abandono do mandato na prefeitura de Curitiba para disputar o Palcio Iguau; lixo; pedgio; segurana; caixa 2; etc. AS SABUGADAS: 1 Osmar disse que Beto abandonou Curitiba. Perguntou se o tucano tivesse ficado na prefeitura teria cumprido as promessas que fez durante a reeleio de 2008. 2 Osmar Dias afirmou que Beto esta confuso no debate, pois, o moo assumiu compromisso de ficar na prefeitura at 2012 e lembrou a perda prazo do Projovem. 3 Osmar: eu no vi pesquisa em que 80% aprovaram a sada de Beto da prefeitura. Talvez seja uma das pesquisas impugnadas, censuradas. 4 Osmar disse que conhece campanha feita por a com caixa 2 que saiu at no Fantstico. Blog do Jota Asgostinho - Seguro e com bom preparo, no caiu no jogo de Beto e produziu bons momentos provocando seu principal concorrente at na hora de responder a outros candidatos. Ao comentar doadores de sua campanha passada lascou que na minha campanha no teve caixa 2, como de uns e outros, que at apareceu no fantstico. Ironizou a colocao de Beto de que seu secretrio do Trabalho cochilou e a prefeitura de Curitiba perdeu 7 milhes de um convnio com o governo federal. Disse Osmar: Beto est que nem o Luxemburgo, treinador demitido do Atltico Mineiro. Quando ganha ele, quando perde so os jogadores. E mais. No deixou passar em branco a pecha de censurador que Beto est carregando: A pesquisa que Beto diz que 80% dos curitibanos queriam que ele fosse candidato a governador deve ter sido impugnada por ele mesmo, pois at hoje ningum viu.

Setembro de de maio de 2010 NAno VIII | No. 159 /117 2a quinzena 2010 | Ano IX | | o. 165

Jornal do do Litoral Paranaense | 15 Jornal Litoral Paranaense | 03

Veja como a imprensa avalia a censura s pesquisas no Paran


A proibio da divulgao de pesquisas de inteno de voto no Paran, determinadas a pedido da coligao Novo Paran, de Beto Richa, est prejudicando no s a imagem do candidato mas tambm a do Estado. Veja abaixo a repercusso que a censura s pesquisas est tendo na imprensa nacional e regional e reflita: esse o tipo de atitude e comportamento que esperamos de nossos governantes?
FOLHA DE SO PAULO Z Man & Beto Richa Fernando de Barros e Silva - Folha de S. Paulo - 01/10/2010 E, por falar em Man, o candidato tucano ao governo do Paran, Beto Richa, vem contando com a mo da Justia do Estado para barrar a divulgao de pesquisas eleitorais, entre elas duas feitas pelo Datafolha. O nome disso censura. No se sabe se Richa ser eleito. Mas, no decorrer da campanha, ele chegou a ser saudado como uma liderana emergente no pas. De que tipo de lder estamos falando? Com sua atitude obscurantista, o filho de Jos Richa est se revelando um poltico de provncia, uma figura tacanha e de pendores autoritrios. Se o futuro do PSDB for esse, coitado do PSDB. BAND NEWS FM
Jos Simo - 01/10/2010

Jos Simo comenta a proibio da divulgao de pesquisas no Paran. Oua: http://www.rochaloures.com GAZETA DO POVO Especialistas veem censura e autoritarismo de Beto Richa - Gazeta do Povo 01/10/2010 Para especialistas ouvidos ontem pela Gazeta do Povo, a srie de impugnaes de pesquisas de inteno de voto para o governo do Paran, a pedido da coligao de Beto Richa (PSDB), um ato de autoritarismo e censura. Para Srgio Braga, professor de Cincia Poltica da Universidade Federal do Paran (UFPR), alm de atentar contra a liberdade democrtica o candidato Beto Richa est perdendo votos. lamentvel e um erro poltico

muito grande da campanha do Beto. Muita gente mudou o voto por causa disso, afirma. um ato de desespero da campanha, de quem perdeu o rumo na campanha eleitoral. As pesquisas de inteno de voto, avalia Srgio Braga, so um elemento a mais para os eleitores definirem o voto. Para ele, quando esses resultados no chegam populao um sinal de autoritarismo. Isso uma grande mancha na vida poltica do Beto. VEJA Beto Richa, candidato ao governo do PR, censura imprensa e impede divulgao de pesquisas
VEJA online 29/09/2010

Brasil. Nas ltimas semanas, diversas decises desse tipo beneficiaram o candidato ao governo do Paran Beto Richa (PSDB). Por cinco vezes, institutos de pesquisa foram impedidos de divulgar levantamentos eleitorais que, em princpio, trariam resultados desfavorveis ao candidato tucano. As decises acabaram por atingir tambm publicaes e blogs que faziam referncia a tais pesquisas ainda que sem esmiuar seus resultados. Nesta quarta-feira, a Associao Nacional de Jornais (ANJ) repudiou a ao do ex-prefeito de Curitiba. POCA Quando os tucanos pedem censura
28/09/2010

as denuncias de ameaa liberdade de imprensa levantadas nos ltimos dias. Eu sempre disse que eram acusaes de fundo eleitoral. O vexame paranaense demonstra isso. Ao promover a censura, uma semana depois de acusar o governo Lula de pretender faz-lo, os tucanos do Paran deram uma demonstrao da fraqueza de seus anunciados compromissos com a liberdade, no mesmo? JORNAL NACIONAL Assista na ntegra, a matria do Jornal Nacional sobre a impugnao das pesquisas no Paran pelo candidato Beto Richa - entre no site e assista - http://www.youtube.com/wat ch?v=N4Y0c7JvFL4&feature= player_embedded

Em recorrentes decises que ferem a prpria Constituio, o judicirio tem restringido a liberdade de expresso no

Paulo Moreira Leite poca Online

Trata-se de um caso didtico para quem levou a srio

Passeio Ciclistico do dia 7 de setembro


Agradecemos a todos os participantes e colaboradores

16 | Jornal do Litoral Paranaense 02 | Jornal do Litoral Paranaense

Setembro de 2010 | Ano IX 159 165 2a quinzena de maio de 2010 | Ano VIII | No. | No./117

Coluna do Leitor Alimentos Refinados


O que vem acontecendo com a nossa dieta para justificar nmeros to alarmantes de obesidade? Independente da cultura e das condies econmicas dos povos, este fenmeno no poupa nenhuma delas. Segundo Paiva (2010), o sedentarismo da sociedade moderna um dos mais importantes fatores causais da obesidade. Controles remotos, robotizao, carros, so fatores que diminuem o gasto calrico tornando este praticamente igual ao gasto calrico noturno (perodo de sono). Dois viles tambm so responsveis pelo aumento da obesidade: O acar e a gordura. Justamente os dois mais saborosos componentes do nosso cardpio. O a c a r, i n c o r p o r a d o na maioria dos alimentos industrializados, leva a um consumo expressivamente alto desse ingrediente, causando um aumento das calorias das dietas com um poder de saciedade muito pequeno. As gorduras, tanto as boas quanto as ms, tambm no escapam da fama de engordativas. Porm, o aumento no consumo de gorduras e acares no so o principal motivo da obesidade. O fato que vem chamando a ateno dos estudiosos o progressivo refino dos alimentos consumidos em todo o mundo. Farinhas de trigo e arroz aparecem nos cardpios totalmente desprovidos de seus resduos fibrosos. E esses so os ingredientes bsicos da maior parte dos alimentos que consumimos, por exemplo: bolachas, massas, tortas, pizzas, pes e sopas. Junto a isso, h uma reduo do consumo de frutas e vegetais dieta moderna. Precisamos das fibras pois elas saciam mais e so menos calricas, levando ao consumo de menor volume de alimentos e de calorias. As fibras tornam mais lenta a digesto, aumentando assim a secreo de hormnios relacionados saciedade. Elas tambm podem impor uma barreira mecnica digesto enzimtica dos demais macronutrientes como as gorduras e amido no intestino delgado. Finalmente, com a maior lentido imposta pelas fibras absoro dos carboidratos, pode haver menor elevao da glicemia que ocorre aps as refeies, a s s i m como uma reduo nas taxas de colesterol. Felizmente, a indstria de alimentos tem investido na suplementao de fibras em seus produtos, tendo em vista as crescentes recomendaes mundiais do seu consumo. Encontramos leites, bolachas, pes, massas, iogurtes e at gua suplementados com fibras. Mesmo assim, o nosso consumo de fibras ainda pouco. Para aument-lo, deveramos reintroduzir rotineiramente os gros como o feijo e assegurar nossas fartas pores de frutas e verduras de antes. Talvez assim teramos mais chances de controlar o avano da obesidade mundial.

ESTE ESPAO PODE SER SEU!!!

Esteja entre os melhores e anuncie aqui!!


(41) 9171-9233 / 9944-7974

Oramento sem compromisso:

dolitoralpr@onda.com.br ou shangri-la@onda.com.br

Brbara Aline Teixeira Estudante de Nutrio Referncia Bibliogrfica: PAIVA, Ellen Simone. Alimentos Refinados: O Consumo em Excesso pode Explicar a Obesidade? [internet] Disponvel em: http://www.minhavida. com.br/conteudo/11888-Alimentos-refinadoso-consumo-em-excesso-pode-explicar-aobesidade.htm

Winter Challenge 2010


O Evento reuniu Equipes de todo o Brasil, e tambm uma equipe do Mxico. A Equipe PUCPR, estava presente para representar a Pontifcia Universidade Catlica do Paran, e tambm o estado do Paran. Depois de muita batalha, e muitos concertos aps combates, a Equipe PUCPR conquistou o segundo lugar na categoria HobbyWeigth (5,44 kg), com o rob LOBO D O KAES. "Mesmo ficando em segundo l u g a r, f o i uma grande vitria para todos ns, esse o primeiro rob de 5,44 kg que a equipe faz, e conseguimos vencer duas vezes o atual campeo mundial, o rob Touro Jr. da Equipe RioBots da PUCRJ, que nunca havia perdido

6 Edio, realizado no Centro de Eventos TARANDU na cidade de Campos do Jordo SP nos dias 5 e 6 de Setembro.
no Brasil." Diz Daniel Kaminski, aluno de Eng. Mecatrnica da PUC-PR e responsvel pelo projeto LOBO DO KAES, filho de Francisca Moura Kaminski secretria Municipal de Desenvolvimento e do empresrio Marcos Kaminski do Caf Mulatinho. Agora os trabalhos da equipe sero voltados ROBOGAMES, campeonato mundial que ocorre no ms de Maro em So Francisco Califrnia EUA. Alm do ViceCampeo LOBO DO K A E S , pretendem levar tambm um rob na categoria de 13,6 kg e um de 54,4 kg. A me que neste ultimo dia 09 de setembro comemorou mais um ano de vida, ficou muito feliz com presente que o filho lhe deu, Francisca diz que no gosta de badalao, mas esta

Weg Informtica
Tcnico de Informtica Formatao Acessrios e Upgrades Remoo de vrus e Spywares Manuteno em CPUs e Notebooks Vendas de micros NOVOS e USADOS
a.weglandala@hotmail.com paulo.weglandala@hotmail.com

s 9 ano ncia eri de exp

vitoria do filho merece ser divulgada, para os que jovens Pontalenses saibam que eles so capazes, pois o Daniel s saiu do litoral quando terminou o ensino mdio.

41 - 8503-1532 8410-0142

INFORMTICA E PAPELARIA
41 - 3422-8450 3424-9813 8431-0709 E-mail: tassiline@hotmail.com
o

Tassi Line

Suprimentos Computadores Cartuchos originais Recarga de cartuchos Narguile e suprimentos


Cartuchos remanufaturados

Rua Prof . Cleto, 1151 - Leblon - cep 83.203-070 - Paranagu - PR

Parabns pelo seu aniversrio e por ter feito de seu filho um garoto brilhante! Que a sua vida continue sempre assim, cheia de grandes realizaes! Parabns

17 quinzena de maio de Paranaense VIII | No. 159 /117 2a | Jornal do Litoral 2010 | Ano

Jornal do Litoral Paranaense N 165 Setembro de 2010 | Ano IX | | o.03

Programa Farmcia Popular A Hiperfarma em Ipanema tambm faz parte do Farmcia Popular, um programa do Ministrio da Sade e do Governo Federal que leva medicamentos mais baratos para mais perto de voc, atravs do sistema de copagamento, ou seja, reduzindo os preos em at 90%. Voc paga uma pequena parcela e o Governo Federal se encarrega do restante. Na Hiperfarma voc encontra medicamentos para hipertenso e diabetes e anticoncepcionais. S precisa trazer sua receita e CPF. Hiperfarma. Rodovia PR 412, n5720. Ipanema. Pontal do Paran. De sade e preo baixo a gente entende Fone: 3457-9023

Fone: 41 - 9944-7974 / 9171-9233 Email: dolitoralpr@onda.com.br / shangri-l@onda.com.br / smsmachado@hotmail.com Uno Mille ELX 95 - azul escuro, 4 portas, gazolina, R$ 9,000.00. Tratar - 41 -3457-1056 CACHORRINHO - Vendo um lindo filhote da raa Lhasa-Apso macho,vacinado e desverminado com 3 meses enteressados entrar em contato pelo fone 9657-9954 VENDO chcara em Pontal do Paran - Tr. 3457- 5474 VENDO - Avirio e Banho e Tosa - Completa ponto e instalaes, excelente clientela - mais de 6 anos no mercado - em Praia de Leste. Tr. 3458-3967 / 9640-9246 Computador adm Semprom 3600 + 1 Gb ram, placa me ECS Geforce6100, Hd de 40 gb com jogos de lan house, monitor Dell 15, Kit preto. R$ 600,00. Tr. 9108-1222 Fabiano Vendo uma loja de trajes - para festa, noivas, debutantes e etc. Completa, com 2 manequim feminino e 1 masculino. Com clientela formada, 4 anos de estabelecimento. Rodovia PR 412,km 05, n 5699Loja 07, Prdio Comercial Ipanema, Ipanema, Pontal do Paran. Obs.ao lado da Sanepar. Valor a combinar. Fone: 9929-6037/9602-7869 falar com Franciele Vendo Gol 2002 - special, 1000 cc, alcool, cor chumbo. R$ 14.000,00. Tr. 9838-9668 / 8417-5491 com Denise Vendo balana eletrnica Filizola - para pesar pessoas, ideal para farmcia, seminova, R$ 300,00. Tr: 9688-2907 Mrcio Vende-se uma camara fria para aougue - Tr 9149-2273 / 9688 8809 Vende-se uma mquina de sorvete - (picol, e massa) batedor de sorvete, 2 frezer 1 carrinho de sorvete total no valor de R$ 6.500,00 ( seis mil e quinhentos reais), fone: 9119-6682/3455-3073 Claudio. End. Pontal do Sul, Mangue Seco PR. Vendo Lanchonete com instalao e clientela formada - Rua So Luiz (principal de Ipanema) no 491 em frente a Pastelaria da Praia. Tr 3457-2807 Vende-se Piscina Nautika - com bomba de limpeza, medindo: 3,80m x 2,40 m - Prof.: 0,80 cm - Litros: 7.500 - Valor R$ 600,00. Tratar 9108-1222 Fabiano Lote no Jacarand Vendo lote com entrada de R$ 1.200,00 e parcelas de R$ 200,00 mensais. Tr 41 - 34584369 / 9117-4290 Caminho Marca GMC 2000/2000 Mod 7-111 c/ Tacgrafo, Volante escamotevel 5 marchas Vendo ou troco por casa em Shangri-l aceita-se carros de menor valor Tratar com Zenaide 9817 6449

ANUNCIE GRTIS, ESCLUSIVO PARA PARTICULARES

Casa em madeira com 60 m em terreno de 575 m, aterrado, seco, com muros de arrimo e em avenida asfaltada. Taxa de ocupao de 50%. Excelente para moradia, ponto comercial e casas de aluguel. Valor R$ 150.000,00. Aceito troca por imvel em balnerio prximo a Shangri-l, at R$ 60.000,00. Tr. (41) 9239-9513 ou com a redao deste jornal.
Vendo maquina de sorvete Italianinha R$ 12 mil. Tr:41 34581003/ 9619-0579 Vendo CELTA 2003 - Bsico 4 portas. Estudo troca / financio. R$ 16.500,00. Telefone 47 3804-9695 com Peter Vendo Picasso 2003 - Prata completa. Estudo troca / financio. R$ 26.500,00. Telefone 47 3804-9695 com Peter Vende-se casa no Balnerio Shangri-l / Guape - casa de alvenaria com grades e alarme contendo, 2 qts, 1 suite com ar cond., sala 3m x 8m, cozinha 3m x 6m, dispensa 2m x 3m, edcula 3m x 6m. Tr. 41 - 3457-5508 / 8871-7075 Vendo Loja com 250 m2 - fundao para sobrado 12 mts de frente, p direito de 4,20 m, 3 bwc, excelente localizao na Praia de Leste. PR 412 Km 1,5, no1278. Fone: 41 - 84278705. Vendo casa no Balnerio Arco Iris - a 300 mts do mar com 55 m2, com 2 qts, sala, cozinha, bwc. Entrada de 20 % e saldo atravez de FGTS e financiamento pela Caixa Economica Federal. Valor R$ 60 mil. Tratar: 99026548 / 3457-1242 Vendo casa no Balnerio Leblon casa mista 70m2 , toda murada, com 3 qts, varanda com churrasqueira nos fundos mais garagem para 3 carros. A 1 quadra do Posto Ipanema. RS 39 mil. Tratar: 9127-4774 / 9800-4577 Vendo Loja de moto-peas com ou sem o imvel - ou troco por veculo, terreno ou imvel. A loja est situada em Pontal do Paran. Tr 41 9688-7663 Vendo chacara na Colonia Sta Cruz Alexandra/Matinhos - 10.000 m2 Casa com 2 quartos grandes, 2 salas, cozinha, BWC mais um rancho. Produzindo cana, banana, limo, laranja, lima, fruta do conde. Com corrego, com gua e luz. Tratar com Clodomira. Fone: 3424-5310 a noite. VENDO - MiniCmara frigorfica em Inox 2 portas, capacidade 1000kg com capacitor de temperatura. Motor HP novo, com Garantia PR 412, 9891 Fone 3457 5299

OPORTUNIDADE NICA Casa em So Jos dos Pinhais - Vendo ou troco

VENDO
nibus Mercedes Bens 1113, Ano 79, cor branca, motor dianteiro, particular. Tr. 41 - 3457-5529 com Araldo

GRUPO GEOMETRICA
Endereo: Avenida Bento Munhoz da Rocha Neto, n. 5461, Sala C Parque So Joo, Paranagu/PR - Fone/fax: (41) 3423-9811 E-mail: contabilmelo@onda.com.br Home Page: www.contabilidademelo.com.br

CONTRATA
- PEDREIRO/ CARPINTEIRO: Salrio bruto: R$ 1.560,00 - de segunda a sbado. - E M P R E I T E I R O PA R A CONSTRUO DE PISCINA: - EMPREITEIRO: ALVENARIA: R$ 7,00/M2 REBOCO: R$ 7,00/M2 MURO: R$ 30,00/M2 - SERVENTE PEDREIRO: Salrio bruto: R$ 840,00.- de segunda a sbado.

Requisitos: - documentos pessoais (RG/CPF/CART TRABALHO) - experincia comprovada Interessados comparecer munidos de documentos relacionados e/ou curriculum.

End.: Auto Posto Geometrica Bal Shangri-l - Fone: 3457-6500

MATERIAIS DE CONSTRUO CONTRATA:

GEOMTRICA

MOTORISTA
Experincia comprovada - Carteira de Habilitao Interessados enviar curriculum p/ Geomtrica Mat. de Construo Bal Shangri-l Pontal do Paran Pr - Fone: 3457-5859 evandro@geometricaconstrucoes.com.br

Requisitos:

Setembro de 2010Litoral Paranaense 02 | Jornal do | Ano IX | No. 165


Troco Apto. em Curitiba por casa no litoral - Apartamento com 3 quartos, 2 garagens, ltimo andar, de frente, na melhor localizao do AH. Com vista maravilhosa. Aceito casa de at R$ 80.000.00 (oitenta mil). Tr. 9117-4290 Procuro casa para alugar anual, na regio de Praia de Leste - Com 3 quartos, sala, cozinha, banheiros, garagem, e com uma edcula nos fundos. Casa sozinha no terreno. Tr com Fabiane 41 - 3424-0752

Jornal do Ano VIII | No. 159 | 18 2a quinzena de maio de 2010 | Litoral Paranaense /117
Pequenos consertos em Geral Pisos e Revestimentos Churrasqueiras Forro PVC Carpintaria Reformas Eltrica Muros

Empresa Contrata
1 Garom 2 Cozinheiras 2 Auxiliares de cozinha Tratar: 3457-5658 9122-8186 / 9623-9914
dormitrios, sala wc social cozinha, ar.servio, garagem. R$75.000,00 Ref. 3687 5 - Gaivotas Casa: 04 dormitrios, sala de estar, 02 wc social, copa, cozinha, r.servio, garagem, churrasqueira, depsito. R$170.000,00 Ref 3782 6 - Santa Terezinha Casa: 3 quartos, 2 sutes, lavabo, sala de estar, cozinha, edcula com wc, depsito e lavanderia, churrasqueira canil e garagem. R$150.000,00 Ref. 3772 7 - Praia de Leste Casa: 2 dormitrios, wc social, sala de estar, cozinha, rea de servio. R$110.000,00 Ref. 3758 8 - Santa Terezinha Casa: 2 dormitrios, 02 wc social, sala de estar, copa, cozinha, ar.servio, garagem, edcula c/ churrasqueira. R$90.000,00 Ref. 3773 9 - Caravelas Casa: 02 dormitrios, sala e cozinha conjugada, 2wc social, ar. servio, garagem. R$40.000,00 Ref. 3743
38.000,00 Ilha dos Valadares: Casa com quarto, sala, cozinha, BWC, lavanderia - R$ 15.000,00 Ilha dos Valadares: Casa com 3 quartos, sala, cozinha, BWC; Medindo 22x57=1254m; R$ 80.000,00. Ilha dos Valadares: Sobrado, prximo ao Colgio Cidlia; Terreno medindo 20x35=700m - R$ 180.000,00 Jardim Eldorado: Terreno 12X33 com casa - R$ 100.000,00 - Estrada dos Correas Jardim Esperana: 02 casas de alvenaria - R$ 50.000,00 Jardim Guraituba: Terreno medindo 12x40=480m. com 380m de rea construda; rea de servio, 3BWC, piscina R$180.000,00. Jardim Igua: Rua Jacatirana s/n, terreno 12X27 e casa 120m, estrutura para sobrado - R$ 70.000,00 Jardim Ouro Fino: 720m na Avenida Pontal do Sul - R$ 20.000,00 Jardim Ouro Fino: Frente para a Br, 100m de rea construda e terreno de 400m - R$ 100.000,00 Jardim Samambaia: Casa com 75,1m de rea construda, lote 200m - R$ 140.000,00 Jardim Samambaia: Casa com piscina, timo espao, aceita troca de maior valor - R$ 90.000,00 Jardim Samambaia: Casa - R$

ATENO

Esteja entre os melhores, anuuncie aqui!

Silveira
Assistncia Domiciliar
Oramento sem compromisso

(41) 9171-9233 (41) 9944-7974


Oramento sem compromisso:

dolitoralpr@onda.com.br shangri-la@onda.com.br Sobrados 1 - Praia de Leste Sobrado: 3 dormitrios, sendo 1 sute, sala de estar e jantar, wc social, lavabo, garagem churrasqueira. R$80.000,00 - Ref. 3764 2 - Itapo Sobrado: 3 quartos sendo um com sute, wc social, lavabo, sala estar, cozinha, rea de servio (garagem), churrasqueira e abrigo para 3 carros. R$90.000,00 - Ref. 3749 Apartamentos 1 - Praia de Leste Apto: Edifcio Ilha dos Corais contendo 1 quarto, WC, e sala e cozinha conjugada, estacionamento play grd, churrasqueira, sl.festas. R$43.000,00 Ref. 3724 Chcaras 1 - Chcara Colnia Pereira: So 145.200m de rea, casa de alvenaria com aproximadamente 50m, churrasqueira com wc, energia eltrica, gua encanada, nascente, rvores frutferas e natureza exuberante. R$80.000,00 - Ref. 3573
116.000,00 Morretes: Morro Alto; Chcara c/ rea 3.200m, perto Belvedere, casa com 90m. Nilson Neves: Rua dos Girassis financivel - R$ 65.000,00 Parque Agari: Casa - R$ 65.000,00 Parque So Joo: Rua Rodolph Soares Shuarzebac, 347, terreno medindo 16X45 = 720m, 03 casas de madeira no terreno - R$ 105.000,00 Parque So Joo: Sobrado, Rua Renato Leoni - R$ 25.000,00 Praia de Leste: Casa de 112m alvenaria, terreno com 434m - R$ 50.000,00 Revenda de Gs: Clientela P13, P45, P20, c/ botijo, em pleno funcionamento. Shangri-l: Comercial, 02 lotes murados, com barraco, 720m, frente para o asfalto - R$ 200.000,00 Vila Cruzeiro: 204m de rea construda - R$ 100.000,00 Vila Divinia: Casa com 3 quartos, sala, cozinha, BWC, garagem R$ 48.000,00 Vila Garcia: 6 lotes, cada um R$ 10.000,00 Vila Garcia: Frente para a Pr 407 - R$ 55.000,00 Jardim Amrica: Casa - Rua Estados Unidos - s/n- R$ 35.000,00.
ou

9212-5550 / 9612-3353 / 8514-4147

Rosely Corretora
CRECI F. 18386.

CONSTRUO CIVIL
Reforma pintura e manuteno em geral
Moiss (41) 3457-5752
Rua Corais,787 Balnerio Shangri-l - Pontal do Paran - PR

Vendo e alugo imveis


41 - 3458-6622 / 9931-3778
Atraz do Restaurante Fundo de Quintal.

contato@ideallitoral.com.br
Residncias 1-Praia de Leste Casa: 3 dormitrios,WC social, sala de estar e jantar, cozinha, ar.servio, garagem, churrasqueira.R$107.000,00 - Ref. 3768 2-Jd Jacarand Casa: 3 dormitrios,sala de estar, wc social, cozinha, ar.servio, edcula, churrasqueira. R$55.000,00 - Ref. 3770 3 - Itapu Casa: 3 dormitrios, sala de estar, cozinha, ar.servio, edcula com churrasqueira e garagem coberta. R$105.000,00 R$ 3754 4 - Mones 2 Casas: 03 e 02

41 - 3458-2211

Banco inflvel 3,60 mt - casco de fibra, marca Flex Boat, ano 2006, com capota, motor 25 HP Jhonson, ano 2006. Carreta rodoviria galvanizada a fogo, ano 2006. R$ 10,000.00. Tr: Joo Victor 41 - 8504-3027

VEN D E- SE
IMVEL RESIDENCIAL / COMERCIAL 360m2 RUA O BRASIL P/ CRISTO BOQUEIRO / CURITIBA

CASA - 100 m2 - 3 quartos / 2 bw / sala / cozinha / garagem /


canil e churrasqueira. BARRAO - 180m2 - garagem para 4 carros. Aceito imvel de menor valor em Curitiba ou Litoral. (41) 3286-5288 / 9993-3038

3423 4591 - 9694 5325


Alexandra: Km 18 - 13 alqueires - desmatado, escriturado, Incra, Registro de Imveis, rio, fonte de gua, gua e luz, 03 casas de 60m R$ 230.000,00 Alexandra: 12.000 m desmatado R$ 300.000,00 Apartamento: Bell Mar I - R$ 50.000,00 Populares: Casa com aprox. 160m de rea construda - R$ 120.000,00 Cominese: Casa com 100m, escriturado - R$ 85.000,00 Costeira: Av. Coronel Jos Lobo, casa com 120m - Prx. A Isulpar - R$ 140.000,00 Curitiba: Apartamento - Vila Guara, prx. Ao Jumbo - R$ 110.000,00 Ilha dos Valadares: Casa R$

Casa de alvenaria com 4 qts ,em Praia de Leste/ Jd. Canad, com 112m, terreno com 434m R$ 50.000,00
Fone/Fax: (41) 3423 - 4591 9694-5325

VENDO

Oramento sem compromisso:

dolitoralpr@onda.com.br ou shangri-la@onda.com.br

( 4 1 ) 9 17 1 - 9 2 3 3 / ( 4 1 ) 9 9 4 4 - 7 9 7 4

Esteja entre os melhores. Anuncie aqui!

B rascon

Construtora & Pr - Moldados Ltda Construindo solues!! * Projetos e Execues * Estrutura e Cobertura Metlica * Galpes Pr Moldado de Concreto

Fone/Fax: (41) 3423 - 4591 9694-5325 apolonioimoveis.com.br

19 | Jornal do Litoral 2010 | Ano 2a quinzena de maio de Paranaense VIII | No. 159 /117
Ola amigo leitor, hoje vamos enfatizar a importncia da castrao de ces e gatos, principalmente em nossa cidade, onde a quantidade de animais semidomiciliados (aqueles que tem lugar fixo para alimentao mais tem livre acesso s ruas) muito grande e enraizada na cultura da populao local. O grande problema da reproduo descontrolada dos animais encontra-se justamente nos semidomiciliados, pois sendo alimentados diariamente eles no perdem o potencial reprodutivo, o que aumenta, cada vez mais o numero de animais errantes no municpio. A soluo perfeita do problema descrito acima vem do conceito do co/gato comunitrio - um animal castrado que tratado por varias famlias de uma mesma regio e no se afasta da vida que a cultura local entende como saudvel. Esse conceito objetiva uma convivncia mais harmoniosa entre homem e animal (isso

Jornal do Litoral Paranaense N 165 Setembro de 2010 | Ano IX | | o.03


Agropecuria e Distribuidora de Bebidas

Coluna Dr Joo Paulo - mdico veterinrio

possvel, acreditem), pois quando o bicho no se reproduz na rua, o numero Farmcia Veterinria de filhotes sofrendo Raes e Bebidas sem auxilio diminui 41 - 3457-5551 consideravelmente. Para alcanarmos essa Rod. PR 412 - Shangri-l idia, a cirurgia de esterilizao o primeiro passo. Em alguns locais colaboradores da idia, a cirurgia de castrao realizada a preos populares. Depois disso, a convivncia entre vizinhos simpatizantes do conceito, determina quem se responsabiliza pela vacinao, desverminao, alimentao e acompanhamento veterinrio - situaes tambm necessrias para que o animal tenha uma vida digna. Lembrem-se A GRANDEZA DE UMA NACAO PODE SER JULGADA PELO MODO QUE SEUS ANIMAIS SO TRATADOS.Gandhi.

Pratinha

E ai? Ser que ou no verdade? Investidor milionrio afirma ter vindo do futuro para explicar lucros fabulosos justia americana. NOVA YORK - Investigadores federais prenderam um enigmtico aplicador de Wall Street acusado de ter acesso a informaes internas e privilegiadas.

Coluna GermanoCWB

E, incrivelmente, ele alega ser um viajante do tempo do ano 2256! Fontes da Comisso de Segurana confirmam que Andrew Carlssin, de 44 anos, ofereceu esta bizarra explicao para seu incrvel sucesso no mercado de aes, aps ser levado algemado em 28 de janeiro. No acreditamos na histria desse cara - ou ele um luntico ou um mentiroso patolgico, disse um membro da Comisso. Mas o fato que, com um

investimento inicial de apenas 800 dlares, em duas semanas ele tinha um portflio avaliado em 350 milhes de dlares. Toda transao que ele fez deu lucros, em reas inesperadas dos negcios, o que no pode ser simplesmente sorte. Ele s pode ter conseguido atravs de informaes internas ilegais. Ele vai ficar sentado em uma cela na Ilha Riker at concordar em divulgar suas fontes. Quando investigadores pressionaram Carlssin durante o interrogatrio, foram surpreendidos por uma confisso que durou quatro horas. Carlssin declarou que viajou de volta no tempo a partir de 200 anos no futuro e que seu conhecimento dessa era lhe permitiu acumular a fortuna que obteve. Era tentador demais para resistir, teria dito Carlssin durante a confisso, que foi gravada em videotape. Para provar que estava falando a verdade, Carlssin se

ofereceu para falar s o b r e f a t o s histricos como a cura da AIDS e o real esconderijo de Osama Bin Laden. Tudo o que ele quer que permitam que volte ao futuro em sua nave temporal. Mas ele se recusa a revelar a localizao da mquina ou falar como ela funciona, supostamente com medo de que a tecnologia caia em mos erradas. O mais intrigante que os agentes ainda no encontraram nenhum registro existente sobre qualquer Andrew Carlssin antes de dezembro de 2002. Adendo: a histria totalmente doida... Mas o cidado acertou em 126 casos sem erro em operaes de alto risco...
(Fonte: Internet - sem referncias para confirmar a veracidade e nem a autoria).

ACIAPAR..........................................................0**41-3458-1510 Banco do Brasil................................................0**41-3458-2016 Banestado........................................................0**41-3458-3397 Caixa Economica Federal Praia de Leste.....0**41-3458-4877 Cartrio Praia de Leste....................................0**41-3458-1200 Correios............................................................0**41-3458-2149 Corpo de Bombeiros........................................0**41-3972-7001 Corpo de Bombeiros........................................0**41-3972-7085 Corpo de Bombeiros........................................0**41-3972-7036 Copel................................................................0**41-3458-2345 Delegacia Ipanema..........................................0**41-3457-1546 Forum Civel......................................................0**41-3453-4272 Forum Eleitoral/ Criminal..................................0**41-3453-4153 Jornal DoLitoral Paranaense........0**41-9944-7974 / 9171-9233 Juizado Especial Ipanema................................0**41-3457-9763 Juizado Especial Ipanema................................0**41-3457-9309 Ocenica Sul....................................................0**41-3458-2189 Polcia Militar....................................................0**41-3458-1055 Polcia Militar....................................................0**41-3458-1551 Polcia Rodoviria............................................0**41-3458-2377 Posto de sade Praia de Leste........................0**41-3972-7076 Prefeitura de Matinhos.....................................0**41-3452-8000 Prefeitura de Paranagu..................................0**41-3420-2716 Prefeitura Municipal de Pontal do Paran........0**41-3972-7000 Prefeitura de Morretes......................................0**41-3462-1266 Prefeitura de Antonina......................................0**41-3432-1122 Prefeitura de Guaratuba...................................0**41-3442-8107 Ponto de Embarque - Pontal do Sul.................0**41-3455-1144 Rodoviria Praia de Leste................................0**41-3458-1277 Rodoviria Ipanema.........................................0**41-3457-1333 Rodoviria Shangri-l.......................................0**41-3455-1341 Registro de Imveis - Matinhos........................0**41-3453-2686 Sanepar - Ipanema...........................................0**41-3457-9596 CENTRO DE EDUCAO INFANTIL GUA VIVA (Pontal do Sul)..........................0**41-3972-7053 Estrela do Mar (Graja)..................................0**41-3972-7087 Golfinho Azul (Praia de Leste)..........................0**41-3972-7088 Peixinho Dourado (Shangri-l).........................0**41-3975-3301 Peixinho Sapeca (Praia de Leste)....................0**41-3972-7084 Especial Ilha do Saber (Praia de Leste)...........0**41-3972-7094 Cavalo Marinho (Primavera).............................0**41-3458-4971 Siri Azul(Shangri-L)........................................0**41-3457-5516 ESCOLAS MUNICIPAIS Bem Vinda de Miranda Lopes (P. do Sul).........0**41-3972-7054 Primavera.........................................................0**41-3975-7075 Anita Mir Vernalha (Ipanema)........................0**41-3972-7090 Ezequiel Pinto da Silva (Praia de Leste)..........0**41-3972-7092 Luiz Antonio Amatuzi (Shangri-L)...................0**41-3972-7093 Artur Tavares (Vila Nova)...............................0**41-3972-7099 ESCOLAS ESTADUAIS Hlio de Souza ................................................0**41-3458-2086 Hlio de Souza ................................................0**41-3458-3232 Maria Helena....................................................0**41-3457-5424 Paulo Freire......................................................0**41-3458-3397 Sonia - Escola Rene........................................0**41-9104-6675 Sully da Rosa Vilarinho....................................0**41-3455-1560 Colgio Absoluto..............................................0**41-3458-3037

Telefones teis

Reflexo
Ao acordar, no permita que algo que saiu errado ontem seja o primeiro tema do dia. Pense em algo agradvel e na nova oportunidade que Deus lhe concede para tornar seu trabalho cada vez mais eficaz. Pensar positivo qualidade. Ao entrar na sua empresa, cumprimente cada um que lhe dirigir o olhar, mesmo que no seja seu amigo ou colega. Ser educado qualidade. Seja metdico ao abrir seu armrio, ligar seu terminal, disponibilizar os recursos ao redor. Comece relembrando as boas notcias de ontem e os compromissos de hoje. Ser organizado qualidade. No se deixe envolver pela primeira informao de erro recebida de quem talvez no saiba de todos os detalhes. Junte mais dados que lhe permitam obter um parecer correto sobre o assunto. Ser cauteloso qualidade. Use os equipamentos e os materiais da empresa com moderao e sem desperdcios. Respeitar as coisas alheias qualidade. Quando algum lhe buscar tente adiar sua prpria tarefa, pois quem veio lhe procurar deve estar precisando bastante de sua ajuda e confia em voc. Esse algum ficar feliz pelo auxlio que voc lhe der. Ser atencioso qualidade. No deixe de se alimentar na hora do almoo, ainda que seja um pequeno lanche, mas respeite suas necessidades fsicas. Aquela tarefa urgente pode aguardar alguns minutos. Se voc adoecer, dezenas de tarefas tero que aguardar a sua volta, menos aquelas que acabaro por sobrecarregar seu colega. Respeitar a sade qualidade. Dentro do possvel, procure organizar sua agenda para os prximos 10 dias. No fique trocando datas a todo momento, principalmente pouco tempo antes do evento. Lembre-se de que voc afetar o horrio de vrios colegas. Cumprir o combinado qualidade. Ao comparecer aos eventos, leve tudo o que for preciso para a ocasio, principalmente suas idias e divulgue-as sem receio. O mximo que pode ocorrer no serem aceitas. Talvez mais tarde, em dois ou trs meses, voc tenha nova chance de mostrar que estava com a razo. Saiba esperar. Ter pacincia qualidade. No prometa o que est alm das suas possibilidades s para impressionar quem lhe ouve. Se voc no cumprir vai comprometer o conceito que levou anos para construir. Falar a verdade qualidade. Na sada do trabalho, esquea-o. Pense como vai ser bom chegar em casa e rever a famlia ou os amigos que lhe do segurana para desenvolver suas tarefas com equilbrio. Amar a famlia e os amigos uma das maiores qualidades. CONCLUSO A qualidade no se resume unicamente em produzir muito e fazer bem feito. Humanizar o ambiente de trabalho tambm fator importante de qualidade. Respeitar as diferenas, colaborar de boa vontade, comprometer-se com a harmonia geral, ter qualidade. Para alcanarmos a qualidade total preciso considerar, alm da nossa qualificao profissional, tambm o nosso lado moral. E para fechar com chave de ouro: Q U A L I D A D E FA Z E R CERTO J NA PRIMEIRA VEZ E PRINCIPALMENTE QUANDO NINGUM ESTIVER OLHANDO!
Prof.Osmar Coutinho

Setembro de 2010Litoral Paranaense 02 | Jornal do | Ano IX | No. 165


Um jovem vai igreja se confessar: - Padre, eu toquei nos seios da minha namorada. - Voc tocou por cima ou por baixo da blusa dela? - Foi por cima, padre.. - Da prxima vez pega por baixo, pois a penitncia a mesma. -----------------------------------------------------O velho acaba de morrer. O padre encomenda o corpo e se rasga em elogios: - O finado era um timo marido, um excelente cristo, um pai exemplar!!... A viva se vira para um dos filhos e lhe diz ao ouvido: - Vai at o caixo e veja se mesmo o seu pai que t l dentro... -----------------------------------------------------Na hora do almoo, a madre superiora anuncia: - Irms, hoje teremos bananas de sobremesa!! - Ehhhhhhhhh!!!! Vibram as freiras. - Em rodelas!! E as freiras, decepcionadas: Ahhhhh!!!.... -----------------------------------------------------O paciente est na capital para um exame peridico de sade. - Voc bebe? - Dois copos de vinho por dia... - Fuma? - Dez cigarros por dia. - E sexo? - Duas ou trs vezes ... por ms.

Jornal do Ano VIII | No. 159 | 20 2a quinzena de maio de 2010 | Litoral Paranaense /117
rezar 10 posso dormir com ele hoje de novo? ----------------------------------------------------A campainha toca na casa de um camarada muito po-duro. Quando ele atende d de cara com duas freiras pedindo donativos. - Meu filho, ns somos irms de Cristo e... - Nossa!!! Como vocs esto conservadas!!! ---------------------------------------------------Um burro morreu bem em frente de uma Igreja e, como uma semana depois, o corpo ainda estava l, o padre resolveu reclamar com o Prefeito. - Prefeito, tem um burro morto na frente da Igreja h quase uma semana! E o Prefeito, grande adversrio poltico do padre, alfinetou: - Mas Padre, no o senhor que tem a obrigao de cuidar dos mortos? - Sim, sou eu! Mas tambm minha obrigao avisar os parentes! ----------------------------------------------------Tarde da noite, o padre passa perto de um cemitrio e leva o maior susto quando escuta: - Hum, hum, hum! O padre pra, reza um pai-nosso, faz o sinal da cruz, enche-se de coragem e pergunta: - Do que que essa pobre alma est precisando? - Papel higinico !!!

Humor

- S? Com a sua idade e a sua sade, era pr ser duas ou trs vezes por semana. - Sabe como , n, doutor? Se eu fosse bispo na capital at que dava, mas numa diocese pequena, no interior... ----------------------------------------------------A freira vai ao mdico: - Doutor, estou com um ataque de soluo horrvel. No consigo comer, nem dormir, nada. - Tenha calma, irm, que vou examin-la. Ele a examina e diz: - Irm, a senhora est grvida! A freira se levanta em pnico e sai correndo do consultrio. Uma hora depois o mdico recebe um telefonema da madre superiora do convento: - Doutor, o que o senhor disse pra irm Carmem? - Madre superiora, como ela tinha uma forte crise de soluo, passeilhe um susto dizendo que estava grvida. Ela parou de soluar? - Sim, a irm Carmem parou de soluar, mas o padre Paulo fez as malas e sumiu!!! ----------------------------------------------------- Padre, ontem eu dormi com meu namorado. - Mas isso pecado, e pecado mortal minha filha. Reze cinco Pai Nosso de penitncia! A jovem fica mais algum tempo ajoelhada, pensa um pouco, e depois pergunta: - Se eu

DA TERRA -

Sade Plantas & Curas - Produtos Naturais - Ipanema Center - Lj 4 - 9644-5110 Feijo Azuki - A infuso de Para ajudar a dissolver filtrar. Usar tambm em feijo azuki particularmente clculos renais, adiciona casos de dores de estmago indicada para fortalecer meia chvena de rbano, e i n t e s t i n a i s . U t i l i z a d o os rins, a bexiga e os nabo ou rabanete ralados, tambm para clicas, gases rgos reprodutores; ajuda no final da cozedura, aps e diarreia em crianas. tambm a lidar com casos teres coado os feijes. N a m u l h e r, e s t i m u l a a de obstipao e a eliminar Bebe o lquido, come os menstruao e a lactao. o excesso de produtos vegetais. Ca o lquido e O funcho txico quando animais. bebe quente. consumido em doses Coloca uma chvena de excessivas. azuki num tacho, juntamente Funcho ou anis-doce com uma tira de alga kombu O infuso tem uma aco Gengibre - Indicado como (opcional). Adiciona quatro calmante e alivia inflamaes, a u x i l i a r n o t r a t a m e n t o chvenas de gua e deixe por exemplo dos olhos. da diabetes, dietas de levantar fervura. Baixa a Em caso de tosse, utilizar emagrecimento e como chama para o mnimo e uma infuso com uma colher tnico pancretico, ptimo deixa o lquido borbulhar de frutos de funcho pisados anti-reumtico e evita os durante cerca de meia hora. em 250 ml de gua a ferver, enjoos nas viagens Ca e bebe quente. durante 10 minutos e depois
Fonte: Simes Touro: Momento de definio no campo amoroso e dos empreendimentos pessoais. Veja os avanos que foram possveis. Acrescente ainda alguma criao pessoal nestes assuntos. Leo: H algo dos recursos materiais que precisa ser melhor organizado em definitivo. Entre em contato com as questes financeiras, sem receio de que isso lhe seja incmodo demais. Escorpio: Momento de atividade social e afetiva, de estar junto s pessoas e de participar dos ambientes amistosos. Trabalhe em prol de realizar seus sonhos mais pessoais e caros. Aqurio:ALua Cheia estimula os processos de transformaes e regenerao, que agora atingem o seu pice. Pode ser um momento de crise ou de alvio. O melhor estar desapegado. Gmeos: O momento de definio para os assuntos familiares e de sua residncia. Talvez possa construir um pouco mais se voc se dispuser a dar mais de si ou de seus recursos. Virgem: Um dia importante, pois est definindo uma atitude diante da vida. De preferncia esta atitude deveria estar em linha com seus ideais e com os projetos que busca empreender. Sagitrio: Ponto culminante nas definies de trabalho e da profisso. Mas talvez no seja o caso pensar s em voc, e sim na contribuio que esteja dando para o ambiente sua volta. Peixes: A Lua Cheia em Peixes estimula tremendamente as emoes e a sua sensibilidade - que j so, por natureza, imensas. tempo de viver seus sentimentos com as pessoas.

HORSCOPO

ries: Momento de definio no campo do trabalho e das instalaes e instrumentos de atuao. Acrescente aquilo que voc quer que faa parte de sua atuao profissional. Cncer: A reorganizao das rotinas, assim como do modo de comunicao e de pensar, est chegando em seu auge. Seja mais pessoal e faa as coisas do seu jeito. Libra: Momento em que se pode definir uma superao de problemas e pendncias. Ou no, e perceber que preciso pacincia, ainda, diante deles. Mas tudo ficar mais esclarecido. Capricrnio: Boa satisfao nos estudos e na atividade intelectual ou cultural. Momento de dividir e distribuir o que sabe, divulgando o conhecimento e sendo generoso para com as pessoas.

2a quinzena de maio de Paranaense VIII | No. 159 /117 21 | Jornal do Litoral 2010 | Ano

Jornal do de 2010 | Ano IX N 165 Setembro Litoral Paranaense | | o.03

Aniversariante

Aparecida Marcondes (Colgio Absoluto), a querida Tia cida, estar apagando velinhas no dia 28/09 . Amigos e familiares desejam a voc muita sade, paz e realizaes

Eliane ou Nena, (Pet Shop Co Carinho) como carinhosamente conhecida, esta simptica moa, que cuida da higine dos nossos cezinhos. Queremos parabeliza-la por seu aniversrio no dia 17/09 e tambm por seu excelente trabalho.
Maria Helena Dina completou mais um ano de vida no dia 16/09, e, recebe os parabns de seus amigos e familiares em especial do Maurinho!

Quem comemorou mais um ano de vida foi a Magali (Supermercado DomLevi), que aniversariou no dia 15/09 . Seus familiares, clintes e amigos a felicitam desejando a voc muitas felicidades. Parabns

Comemorando seu aniversrio no dia 27/09, Jos Luiz Teixeira (Jornal DoLitoral Paranaense) recebe o carinho de sua familia e amigos. Que em todos os dias de sua vida exista demanda crescente de muito amor, sade, realizaes e felicidades! Parabns!!

O melhor atendimento com os menores preos voc encontra s aqui!! NO PERCAM NOSSAS SUPER OFERTAS! VENHA E CONFIRA!!

5 57-5 4

82
04

Entrega em domicilio para compras acima de R$ 60,00

Em dois endereos no Balnerio Shangri-la Av. Paranagua 442 e Rua Sereias (ao lado do colgio Nova Era)

24

Setembro de 2010Litoral Paranaense 02 | Jornal do | Ano IX | No. 165


Faa parte dos melhores anuncie aqui!
9171-9233 / 9944-7974 dolitoralpr@onda.com.br
Oramento sem compromisso: shangri-la@onda.com.br

Jornal do Ano VIII | No. 159 | 22 2a quinzena de maio de 2010 | Litoral Paranaense /117

Cinema no Litoral

theremodaspontal@yahoo.com.br

Sou o produtor e Roteirista dos filmes: Desespero e Desespero 2 Acabamos de lanar nas videos-locadoras do Litoral o primeiro da srieFilme Desespero -Curta Metragem-com elenco e produo local Gravado em Caiob. O filme mostra a histria de um grupo de amigos que se reune sempre na casa de um amigo e certo dia um deles leva uma arma de fogo e o que era para ser apenas uma descontrao se torna em desespero total dentro de uma casa onde ninguem sai, ninguem entra, exceto um. um suspense de tirar o folego. O filme j participuo de vrios festivais e foi bem recebido pela crtica especializada. Devido aceitao, resolvemos ir um pouco mais longe produzindo o segundo filme, - Desespero 2 - que j um longa-metragem que terminamos as gravaes h 3 meses atrs. (Foram 8 meses de filmagens pelo litoral) A estria ser no ms de outubro prximo com a presena de toda a imprensa e depois, em Dezembro, lanaremos em todas videos locadoras possiveis. Esta uma atividade cultural pouco difundida em nosso litoral e realizada exclusivamente com o esforo pessoal da equipe de produtores e atores. A equipe formada por 19 pessoas entre atores e produtores, todos voluntrios. Por esta razo, procuramos parceiros e at mesmo empresrios que se interessem em divulgar seus produtos e marcas em nossas produes. Abaixo, email e telefone para contato,alm de sites para obter Fotos e links de trailers dos nossos projetos.
Site oficial:www.desespero2.com Msn: versatillmusical@hotmail.com Fone.41-9932-1059 Trailer Filme Desespero http://www.youtube.com/watch?v=UCcF04eSPtY Trailer Filme Desespero 2 http://www.youtube.com/watch?v=lJz4w8euTxI&feature=channel Todo Elenco dos Projetos http://www.youtube.com/watch?v=_cozIU9smn4

Pontal limpa ,Pontal linda !


A Prefeitura de Pontal do Paran conta hoje com uma comisso de funcionrios que planejam e viabilizam aes para a melhoria das questes ambientais e coleta de lixo do Municpio. As reunies acontecem na Sede do PROVOPAR mensalmente e tem como foco principal a formao de um trabalho em rede com representantes de todos os segmentos da administrao pblica municipal para a garantia da implantao do Programa Pontal Limpa, Pontal Linda.
Texto:Carlos Roberto Silva / Fotos: Raul Milicio - PMPPR

9189-3764

A. A. Amigos da Bola Projeto Formando Cidado


Temos as categorias feminino e masculino para crianas e jovens de 6 a 16 anos. Traga o seu filho (a) at ns!!

Casa de Massas D`Madi


Produtos prontos para assar
Disk entrega: 3457-5481 * 9662-7758
Salgados para festa - Kibes - Sfihas - Empado Po de queijo - Croissant de chocolate, ma e canela, 4 queijos, frango c/catpiry, Palmito e mais

Aceitamos doaes

Av. Sebastio Caboto s/no Balnerio Shangri-la - Pontal do Paran PR

Gs - gua - Cerveja Raes p/ Ces & Gatos Medicamentos e Veterinrio

A Distribuidora Donda est com uma super novidade!! Alm do melhor atendimento e produtos com qualidade que voc j conhece; agora tambm com produtos veterinrios e servio de Banho e Tosa com esttica!! e para seu conforto e comodidade, buscamos e levamos seu animalzinho de estimao!!

Balnerio Shangri-l - ao lado da Imobiliria S Praias - Pontal do Paran PR

TEMOS A MELHOR CANCHA DE BOCHA OFICIAL DO LITORAL

23 quinzena de maio de Paranaense VIII | No. 159 /117 2a | Jornal do Litoral 2010 | Ano

Jornal do Litoral Paranaense N 165 Setembro de 2010 | Ano IX | | o.03

Parabns a Distribuidora Donda!!

9 anos de bom atendimento!

Vem a

N5 m!
Agu

ar de

You might also like