You are on page 1of 89

PS-GRADUAO PROF.

ANTONIO CARLOS BARRAGAN

Artigos 70 a 75 e 163 a 169 de nossa Constituio da Repblica de 1988 Art. 1 ao 82 da Lei n 4.320/64 Art. 1 ao 59 da Lei Complementar n 101/2000 Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) Art. 68 ao 93 do Decreto-Lei n 200/67

Decreto n 93.872/86 (Unio Federal)

Prof. Barragan

Manual Tcnico do Oramento (portalsof.planejamento.gov.br) Volume I do Manual de aplicado ao setor (www.stn.fazenda.gov.br)

(MTO)

Contabilidade pblico

Portaria n 42/99 e Portaria n 163/2001 Programao Financeira(www.stn.fazenda.gov.br)

Prof. Barragan

Uma Introduo Cincia das Finanas Ed. Forense Autor: Aliomar Baleeiro Elementos de Direito Financeiro Ed. Frum Autor: J. R. Caldas Furtado

Direito Financeiro e Justia Tributria Ed. Lumen Juris Autor: Roberto Wagner Lima Nogueira Direito Financeiro e Tributrio Ed. Atlas Autor: Kyioshi Harada

Prof. Barragan

Curso de Direito Financeiro e Tributrio Ed. Renovar Autor: Ricardo Lobo Torres Curso de Direito Financeiro Ed. RT - Autor: Rgis Fernandes de Oliveira Oramento Pblico Ed. Atlas Autor: James Giacomoni

Prof. Barragan

Origem
John Locke / Jean-Jacques Rousseau / Carta Magna Inglesa do ano de 1.215

Conceito de Direito Financeiro Direito Financeiro e Cincia das Finanas

Prof. Barragan

Competncia Financeiro Fontes


Primria Secundria

para

legislar

sobre

Direito

Lei n 4.320/64 Normas Gerais

Objetos de Estudo do Direito Financeiro

Prof. Barragan

Necessidade Pblica X Necessidade Coletiva


Deciso Poltica Servios Pblicos / Poder de Polcia / Interveno no Domnio Econmico

Teoria Tridimensional do Direito Financeiro Positivo


Problemas sociais modernos Fundamento do Estado Democrtico de Direito

Prof. Barragan

CAPTAO CUSTDIA GESTO GASTO ATENDIMENTO DAS NECESSIDADES PBLICAS

Prof. Barragan

CONCEITO
O oramento pblico uma lei de iniciativa (privativa, exclusiva ou vinculada) do Chefe do Poder Executivo, em carter indelegvel, aprovada pelo Poder Legislativo, que se caracteriza por um instrumento de planejamento e controle das verbas pblicas, por meio do qual so estimadas as receitas pblicas (fontes de recursos) e fixadas as despesas pblicas (crditos oramentrios) para atender s necessidades pblicas em um determinado exerccio financeiro.

Prof. Barragan

O oramento pblico no pode ser previsto em uma Medida Provisria (Art. 62, 1, I, d, da CRFB/88). Somente podem ser fixadas despesas por Medida Provisria no caso de crditos adicionais extraordinrios.

OBS.: O oramento pblico considerado rgido e esttico.

brasileiro

Prof. Barragan

Aspectos ou dimenses oramento pblico:


Poltico Econmico Financeiro Jurdico

de

estudo

do

Prof. Barragan

Tipos de oramento pblico:


a) EXECUTIVO b) LEGISLATIVO c) MISTO

Prof. Barragan

Classificao da Lei Oramentria


a) Ordinria b) Formal (RE n 271.286 Informativo n 210, STF) X (Material RREE n 34.581 e 75.908)
PECs n 22/00, 565/2006 e 17/2011

c) Peridica d) Temporria e) Especial

Prof. Barragan

Campo de aplicao As regras do oramento pblico devem ser observadas pelos entes federativos (Unio Federal, Estados, Distrito Federal e Municpios), compreendendo a Administrao Direta, o Poder Executivo, o Poder Judicirio, o Poder Legislativo, os Tribunais de Contas e o Ministrio Pblico, alm dos fundos, autarquias, fundaes e empresas estatais dependentes de verbas pblicas para o custeio e financiamento de suas atividades.

Prof. Barragan

OBS.: O conceito de empresa estatal dependente se encontra no art. 2, III, da LRF:

Art. 2o Para os efeitos desta Lei Complementar, entende-se como: (...) III - empresa estatal dependente: empresa controlada que receba do ente controlador recursos financeiros para pagamento de despesas com pessoal ou de custeio em geral ou de capital, excludos, no ltimo caso, aqueles provenientes de aumento de participao acionria;

Prof. Barragan

O Oramento Pblico como pilar do Estado Democrtico de Direito

Prof. Barragan

Os princpios representam o ncleo do estudo de determinada disciplina, a servir de alicerce para o entendimento do funcionamento daquela. Em matria de oramento pblico, os princpios podem ser divididos em gerais, que se aplicam tanto s receitas quanto s despesas, ou especficos, se aplicando apenas s receitas.

Prof. Barragan

No que se refere aos princpios gerais, podemos ter a subdiviso da seguinte forma:
Substanciais: 1) Princpio da Anualidade ou Periodicidade 2) Princpio da Unidade 3) Princpio da Universalidade 4) Princpio do Oramento Bruto 5) Princpio da Exclusividade 6) Princpio do Equilbrio

Prof. Barragan

Formais ou de Apresentao: 7) Princpio da Especificao, Discriminao ou Especializao 8) Princpio da Legalidade 9) Princpio da Publicidade 10) Princpio da Clareza 11) Princpio da Precedncia 12) Princpio da Programao 13) Princpio da Uniformidade ou Consistncia 14) Princpio da Unidade de Caixa ou de Tesouraria

Prof. Barragan

Em relao aos princpios especficos, temos:

15) Princpio 16)Princpio Verbas 17) Princpio 18) Princpio

da No-Afetao das Receitas da Proibio do Estorno de


da Legalidade Tributria Participativo

Prof. Barragan

1) Princpio da Anualidade ou Periodicidade O oramento pblico ter durao de um exerccio financeiro (art. 34, da Lei n 4.320/64).

Prof. Barragan

Tal princpio pode ser constatado pelos arts. 2 e 34 da Lei n 4.320/64:

Art. 2 A Lei do Oramento conter a discriminao da receita e despesa de forma a evidenciar a poltica econmica financeira e o programa de trabalho do Govrno, obedecidos os princpios de unidade, universalidade e anualidade. Art. 34. O exerccio financeiro coincidir com o ano civil.
Prof. Barragan

2) Princpio da Unidade O oramento pblico um s por ente federativo (da se dizer que o oramento pblico UNO). Sua previso est no art. 2 da Lei n 4.320/64.

Prof. Barragan

3) Princpio da Universalidade Este princpio determina que a oramentria tem que conter todas receitas e despesas. lei as

OBS.: As receitas e despesas operacionais das empresas estatais no-dependentes no integraro a LOA.

Prof. Barragan

O Princpio da Universalidade tem previso nos arts. 2, 3 e 4, da Lei n 4.320/64:

Art. 3 A Lei de Oramentos compreender todas as receitas, inclusive as de operaes de crdito autorizadas em lei. Art. 4 A Lei de Oramento compreender todas as despesas prprias dos rgos do Govrno e da administrao centralizada, ou que, por intermdio deles se devam realizar, observado o disposto no artigo 2.
Prof. Barragan

4) Princpio do Oramento Bruto O Princpio do Oramento Bruto determina que a lei oramentria deve conter as receitas e despesas pelos seus valores totais, vedadas quaisquer dedues. O princpio est previsto no art. 6 da Lei n 4.320/64:

Art. 6 Todas as receitas e despesas constaro da Lei de Oramento pelos seus totais, vedadas quaisquer dedues.
Prof. Barragan

5) Princpio da Exclusividade O princpio da Exclusividade determina que o oramento pblico no deve conter matria estranha previso de receitas pblicas e fixao de despesas pblicas.

Exceo: Autorizao para abertura de crditos adicionais suplementares e a contratao de operaes de crdito, inclusive por antecipao de receita.

Prof. Barragan

O princpio est previsto no 8, do art.165 da Constituio da Repblica de 1988:

Art.165. (...) 8- A lei oramentria anual no conter dispositivo estranho previso da receita e fixao da despesa, no se incluindo na proibio a autorizao para abertura de crditos suplementares e contratao de operaes de crdito, ainda que por antecipao de receita, nos termos da lei.

Prof. Barragan

As excees ao Princpio da Exclusividade tambm podem ser encontradas no art. 7, da Lei n 4.320/64:

Art. 7 A Lei de Oramento poder conter autorizao ao Executivo para: I Abrir crditos suplementares at determinada importncia obedecidas as disposies do artigo 43; II Realizar em qualquer ms do exerccio financeiro, operaes de crdito por antecipao da receita, para atender a insuficincias de caixa.
Prof. Barragan

6) Princpio do Equilbrio Este princpio oramentrio determina que o montante previsto para as receitas tenha de ser igual ou superior quele fixado para as despesas, com o objetivo de evitar a formao de dvidas. Portanto, se as receitas arrecadadas forem em igual montante das despesas a serem pagas, no haver necessidade de se realizar operaes de crdito (Endividamento pblico. Ex.: TDP, Emprstimos), o que costuma ocorrer quando a receita menor do que a despesa.

Prof. Barragan

7) Princpio da Especificao Discriminao ou Especializao

ou

O presente princpio oramentrio determina que as receitas e despesas pblicas devem ser apresentadas de forma analtica na lei oramentria, contendo o maior nvel de detalhamento possvel.

Prof. Barragan

Este princpio tem previso nos arts. 2, 5 e 15, da Lei n 4.320/64:

Art. 2 A Lei do Oramento conter a discriminao da receita e despesa de forma a evidenciar a poltica econmica financeira e o programa de trabalho do Govrno, obedecidos os princpios de unidade, universalidade e anualidade. 1 Integraro a Lei de Oramento: I-Sumrio geral da receita por fontes e da despesa por funes do Govrno;
Prof. Barragan

Art. 5 A Lei de Oramento no consignar dotaes globais destinadas a atender indiferentemente a despesas de pessoal, material, servios de terceiros, transferncias ou quaisquer outras, ressalvado o disposto no artigo 20 e seu pargrafo nico. Art. 15. Na Lei de Oramento a discriminao da despesa far-se- no mnimo por elementos. 1 Entende-se por elementos o desdobramento da despesa com pessoal, material, servios, obras e outros meios de que se serve a Administrao Pblica para consecuo dos seus fins.

Prof. Barragan

Exceo: Reserva de Contingncia, conforme previsto pelo art. 5, da Lei de Responsabilidade Fiscal LRF.

Prof. Barragan

Art. 5. O projeto de lei oramentria anual, elaborado de forma compatvel com o plano plurianual, com a lei de diretrizes oramentrias e com as normas desta Lei Complementar: (...) III - conter reserva de contingncia, cuja forma de utilizao e montante, definido com base na receita corrente lquida, sero estabelecidos na lei de diretrizes oramentrias, destinada ao: (...) b) atendimento de passivos contingentes e outros riscos e eventos fiscais imprevistos.
Prof. Barragan

8) Princpio da Legalidade Por este princpio, verifica-se que o oramento deve ser elaborado e aprovado na forma de uma lei (que deve ser ordinria, formal, especial, temporria e peridica), ao que no se permite a sua aprovao, no Brasil, por outra espcie normativa, como as Medidas Provisrias, os Decretos, etc. para que produza os seus efeitos.
Prof. Barragan

O referido princpio est previsto nos arts. 37 e 165 da CRFB/88:

Art. 37. A administrao pblica direta e indireta de qualquer dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios obedecer aos princpios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficincia e, tambm, ao seguinte: (...)

Prof. Barragan

Art. 165. Leis de iniciativa do Poder Executivo estabelecero:


I - o plano plurianual; II - as diretrizes oramentrias; III - os oramentos anuais.

Prof. Barragan

9) Princpio da Publicidade O princpio da Publicidade previsto no art. 37, da Constituio de 1988, e determina que todos os atos e leis elaborados e aprovados pelo Governo devem ser de conhecimento de todos os governados:

Art. 37. A administrao pblica direta e indireta de qualquer dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios obedecer aos princpios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficincia e, tambm, ao seguinte:

Prof. Barragan

Atualmente, tambm exigida a publicao das informaes oramentrias na internet, conforme o art. 48, da LRF:

Art. 48. So instrumentos de transparncia da gesto fiscal, aos quais ser dada ampla divulgao, inclusive em meios eletrnicos de acesso pblico: os planos, oramentos e leis de diretrizes oramentrias; as prestaes de contas e o respectivo parecer prvio; o Relatrio Resumido da Execuo Oramentria e o Relatrio de Gesto Fiscal; e as verses simplificadas desses documentos.

Prof. Barragan

10) Princpio da Clareza


As previses e fixaes oramentrias devem ser evidenciadas de forma clara e simples, de fcil entendimento por qualquer indivduo, assim como seus planejamentos, quadros e anexos. Destaca-se que, apesar de se utilizar de uma forma compreensvel por todos, no significa dizer que o oramento pblico se afastar das terminologias oramentrias previstas em lei e na Constituio.

Prof. Barragan

11) Princpio da Precedncia ou Antecedncia O oramento deve ser aprovado antes do incio do exerccio financeiro a que se refere, para que entre em vigor no primeiro dia do exerccio financeiro seguinte ao de sua aprovao.

Prof. Barragan

12) Princpio da Programao


Este princpio tem por fundamento exigir que os gastos pblicos sejam especificados por meio de programas de governo ou de trabalho, atendendo ao oramento-programa ou funo programtica do oramento pblico.

Prof. Barragan

13) Princpio da Uniformidade ou Consistncia


Este princpio representa uma padronizao a ser seguida pelo Chefe do Poder Executivo na apresentao das informaes oramentrias.

Prof. Barragan

14) Princpio da Unidade de Caixa ou de Tesouraria Determina que o recolhimento das receitas dever ser feito Conta nica do Tesouro, no sendo admitidas fragmentaes para a criao de caixas especiais. O princpio tem previso normativa no art. 56 da Lei n4.320/64 e no art. 1 do Decreto n 93.872/86:
Prof. Barragan

Art. 56. O recolhimento de tdas as receitas far-se- em estrita observncia ao princpio de unidade de tesouraria, vedada qualquer fragmentao para criao de caixas especiais.

Art. 1 A realizao da receita e da despesa da Unio far-se- por via bancria, em estrita observncia ao princpio de unidade de caixa.
Prof. Barragan

15) Princpio da No-Afetao ou NoVinculao das Receitas


Determina que as receitas provenientes da arrecadao dos impostos no podem ser vinculadas a um fundo, despesa ou rgo especfico, na forma determinada no art. 167, IV e 4, da Constituio de 1988.

Prof. Barragan

EXCEES:
1) Recursos destinados repartio tributria obrigatria dos impostos (art. 157 ao 159 da CRFB/88) 2) Recursos destinados s aes e servios pblicos de sade (art. 198, 2, da CRFB/88) 3) Recursos destinados manuteno e ao desenvolvimento do ensino (art. 212, da CRFB/88)

Prof. Barragan

4) Recursos destinados realizao de atividades da administrao tributria 5) Recursos destinados prestao de garantias s operaes de crdito por antecipao de receita ou de garantias ou contragarantias dos entes federativos com a Unio Federal 6) Recursos vinculados a fundos que forem criados por EC (Ex.: Fundo de Combate Pobreza EC n 31/2000 Art. 80, do ADCT)

Prof. Barragan

16) Princpio da Proibio do Estorno de Verbas

Este princpio probe a transposio, o remanejamento e a transferncia de recursos sem a prvia autorizao legislativa. Foi consagrado no art. 167, inciso VI, da CRFB/88:

Art. 167. So vedados: (...) VI - a transposio, o remanejamento ou a transferncia de recursos de uma categoria de programao para outra ou de um rgo para outro, sem prvia autorizao legislativa;
Prof. Barragan

17) Princpio da Legalidade Tributria Este princpio no permite que o Governo preveja receitas tributrias sem que a lei tributria o tenha criado ou aumentado previamente aprovao do projeto de lei oramentria. Este princpio somente se aplica aos tributos (receitas tributrias).

Prof. Barragan

Este princpio tem amparo no art. 150, I, da CRFB/88:

Art. 150. Sem prejuzo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, vedado Unio, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municpios: I - exigir ou aumentar tributo sem lei que o estabelea;
Prof. Barragan

18) Princpio Participativo


O princpio em estudo determina que os Municpios, por fora do art. 44, da Lei n 10.257/2001 (Estatuto das Cidades) combinado com o art. 182, da CRFB/88, deve realizar audincias, debates e consultas pblicas sobre as propostas de lei do PPA, da LDO e da LOA, como condio obrigatria para a sua posterior aprovao pela Cmara Municipal:

Prof. Barragan

Art. 44. No mbito municipal, a gesto oramentria participativa de que trata a alnea f do inciso III do art. 4o desta Lei incluir a realizao de debates, audincias e consultas pblicas sobre as propostas do plano plurianual, da lei de diretrizes oramentrias e do oramento anual, como condio obrigatria para sua aprovao pela Cmara Municipal.

Prof. Barragan

O Oramento Pblico e o Processo Democrtico

Prof. Barragan

ETAPAS: Elaborao, apreciao, votao, sano e publicao da lei oramentria (FASE PREVENTIVA) Execuo da lei oramentria (FASE EXECUTIVA) Controle e avaliao da execuo oramentria (FASE CRTICA)

Prof. Barragan

O planejamento estratgico do oramento pblico no Brasil se d com a utilizao de trs instrumentos de planejamento oramentrio ou leis oramentrias: o Plano Plurianual (PPA), a Lei de Diretrizes Oramentrias (LDO) e a Lei Oramentria Anual (LOA).

Prof. Barragan

PPA Plano Plurianual


LDO Lei de Diretrizes Oramentrias Dever observar o contedo do PPA LOA Lei Oramentria Anual
Dever observar o contedo da LDO e do PPA
Integrao Finalstica
Prof. Barragan

PPA PLANO PLURIANUAL Atual: Lei n 12.593 de 2012 FINALIDADE


Instituir, de forma regionalizada, as diretrizes, os objetivos e as metas da Administrao Pblica, para as despesas de capital e outras dela decorrentes e para os programas de durao continuada.

Prof. Barragan

O investimento cuja execuo ultrapasse um exerccio financeiro, somente poder ser iniciado se houver prvia incluso no PPA ou em uma lei autorizando a sua incluso no PPA.
O planejamento do Governo ser obrigatrio (mandatrio ou compulsrio) para o setor pblico e indicativo (facultativo) para o setor privado.

Prof. Barragan

Vigncia

No coincide com o mandato do Chefe do Poder

Executivo

Encaminhamento

Aprovao

Prof. Barragan

LDO LEI DE DIRETRIZES ORAMENTRIAS


Atual: Lei n 12.465, de 12 agosto de 2011 FINALIDADE:
Orientar a elaborao da LOA Priorizar as metas e prioridades da Administrao Pblica para o exerccio financeiro seguinte, incluindo as despesas de capital Dispor sobre as alteraes na legislao tributria Estabelecer a poltica de aplicao das agncias financeiras oficiais de fomento (BNDES, Banco do Brasil, CEF, etc.)

Prof. Barragan

A LDO autorizar a concesso de qualquer vantagem ou aumento de remunerao, a criao de cargos, empregos e funes ou alterao de estrutura de carreiras, bem como a admisso ou contratao de pessoal, a qualquer ttulo, pelos rgos e entidades da administrao direta ou indireta, inclusive fundaes institudas e mantidas pelo poder pblico, exceto pelas sociedades de economia mista e empresas pblicas.

Prof. Barragan

Vigncia Encaminhamento Aprovao


No haver interrupo da sesso legislativa se no for aprovado

Prof. Barragan

LOA LEI ORAMENTRIA ANUAL


Atual: Lei n 12.595 de 2012
um instrumento de programao das aes a serem executadas, que viabiliza as diretrizes, objetivos e metas em consonncia com o PPA e a LDO.
PREVISO de receitas (fontes de recursos) FIXAO de despesas (crditos oramentrios)

Prof. Barragan

Oramento Fiscal

LOA

Oramento de Investimentos Oramento da Seguridade Social

Prof. Barragan

OBS.: O oramento Fiscal e o de Investimentos tero entre suas funes a de reduzir desigualdades inter-regionais, segundo critrio populacional.

vedada a utilizao dos recursos provenientes das contribuies sociais incidentes sobre a folha de pagamento das empresas e o INSS do empregado (Art. 195, I, a e II, da CRFB/88), para a realizao de despesas distintas do pagamento de benefcios do regime geral de previdncia social.
Prof. Barragan

Vigncia Encaminhamento

Aprovao

Prof. Barragan

O projeto da lei oramentria ser acompanhado de demonstrativo regionalizado do efeito, sobre as receitas e despesas, decorrente de remisses, isenes, benefcios, anistias, subsdios de natureza financeira, tributria e creditcia.

Prof. Barragan

O primeiro passo encaminhar os projetos das leis oramentrias para uma Comisso Mista Permanente do Congresso Nacional.

A CMPOF emitir um parecer prvio que ser encaminhado com o projeto da Lei Oramentria para o Congresso Nacional.

Prof. Barragan

APRECIAO
Congresso Nacional na forma do seu Regimento Interno (Votao conjunta da Cmara dos Deputados com o Senado Federal Art. 1, V, do Regimento Interno do Congresso Nacional)

Prof. Barragan

EMENDAS
Os recursos para uma nova despesa ou aumento de uma j fixada somente podero ser admitidos se provenientes de anulao de uma outra despesa j fixada no projeto, no sendo permitidas a anulao de despesas com:

Dotaes para pessoal e seus encargos Servio da dvida (pagamento da amortizao e dos juros da Dvida Pblica) Transferncias tributrias determinadas pela Constituio de 1988 para os Estados, os Municpios e o Distrito Federal.

Prof. Barragan

Os recursos que, em decorrncia de veto, emenda ou rejeio do projeto de lei oramentria anual, ficarem sem despesas correspondentes podero ser utilizados, conforme o caso, mediante crditos especiais ou suplementares, com prvia e especfica autorizao legislativa.

Prof. Barragan

CRONOGRAMA MENSAL DE DESEMBOLSO RELATRIO RESUMIDO ORAMENTRIA (RREO) DA EXECUO

RELATRIO DE GESTO FISCAL (RGF)

Prof. Barragan

PODER LEGISLATIVO FORMAS DE CONTROLE


Interno Externo Integrado

TRIBUNAL DE CONTAS
Funes

Prof. Barragan

So autorizaes de despesas que no foram computadas ou foram insuficientemente dotadas na lei oramentria de um determinado exerccio financeiro.

Os crditos adicionais so classificados, segundo as normas de direito financeiro, em trs espcies: Suplementares, Especiais e Extraordinrios.

Prof. Barragan

O ato que abrir o crdito adicional dever indicar:


a)

b)
c)

a importncia; a espcie; e a classificao da respectiva despesa.

Prof. Barragan

Serviro de fontes de recursos para justificar a autorizao de um crdito adicional suplementar ou especial:

Supervit financeiro apurado em balano patrimonial do exerccio anterior Excesso de arrecadao Operaes de credito autorizadas Reserva de Contingncia Anulao parcial ou total de dotaes oramentrias ou de crditos adicionais Recursos que ficarem sem despesas correspondentes em razo de veto, emenda ou rejeio do projeto da LOA

Prof. Barragan

A receita pblica a entrada de recursos nos cofres pblicos. A receita pblica possui uma classificao doutrinria e outra legal.

Prof. Barragan

Logo, temos a classificao da receita pblica da seguinte maneira: 1) Doutrinria: a) Quanto natureza b) Quanto regularidade c) Quanto coercitividade 2) Legal: d) Quanto econmica categoria

Prof. Barragan

Estgios, fases ou etapas da Receita Pblica: Previso Lanamento Arrecadao

1.

2.

3.

4.

Recolhimento

Prof. Barragan

A despesa pblica entendida como os gastos ou dispndios do Estado que, mediante autorizao legislativa, sero realizados para o exerccio de suas funes e atribuies tendo por finalidade o atendimento s necessidades pblicas.

Prof. Barragan

As despesas pblicas foram classificadas segundo a doutrina e a lei, da seguinte forma:

1 Doutrinria: a) Quanto natureza b) Quanto regularidade c) Quanto afetao patrimonial

2 Legal: econmica
Prof. Barragan

d) Quanto categoria

ESTGIOS, FASES OU ETAPAS DA DESPESA PBLICA: Fixao Empenho Liquidao

1. 2. 3.

4.

Pagamento

Prof. Barragan

Os restos a pagar podem ser classificados de duas formas: processados e no-processados. Restos a Pagar Processados - so aqueles em que houve a liquidao da despesa e o cumprimento de sua obrigao por parte do credor, restando ao Estado apenas o pagamento da quantia devida. Restos a Pagar No-Processados - so os que decorrem de despesas no-liquidadas, impossibilitando o Estado de efetuar o pagamento.

Prof. Barragan

Se o valor inscrito em Restos a Pagar no for pago no exerccio seguinte ao da sua inscrio, as quantias sero canceladas. Caso sejam pagas em momento posterior ao cancelamento, sero consideradas Despesas de Exerccios Anteriores (DEA). OBS.: Prazo prescricional de 05 anos.

Prof. Barragan

O Oramento Pblico e o mnimo existencial

Prof. Barragan

You might also like